• Nenhum resultado encontrado

DADOS DO PROJETO. TÍTULO DO PROJETO Desenvolvimento de ferramentas didáticas utilizando realidade virtual VINCULAÇÃO CONFORME SUBITEM 1.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DADOS DO PROJETO. TÍTULO DO PROJETO Desenvolvimento de ferramentas didáticas utilizando realidade virtual VINCULAÇÃO CONFORME SUBITEM 1."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

DADOS DO PROJETO

TÍTULO DO PROJETO

Desenvolvimento de ferramentas didáticas utilizando realidade virtual

VINCULAÇÃO – CONFORME SUBITEM 1.2 CECS – Professor Adjunto

COORDENAÇÃO Dados do (a) Coordenador (a) do Projeto

Nome completo: Rafael Celeghini Santiago CPF: 346.826.088-19 e RG: 32.241.552-4 Email: Rafael.santiago@ufabc.edu.br

SIAPE: 2281705

Área de Formação/Atuação: Engenharia mecânica / Aeroespacial

EQUIPE COLABORADORA

Nº Nome completo Titulação Função no projeto

Carga horária semanal no

projeto

01 Rafael Celeghini Santiago Dr. Coordenação 4

02 Rodrigo Luengo Aluno interessado Desenvolvimento de material didático

12 03 Gian Basso Aluno interessado Desenvolvimento de

material didático

12 04 Hugo Lapa Aluno interessado Desenvolvimento de

material didático

(2)

INTRODUÇÃO (JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA DO PROJETO) O desenvolvimento de dispositivos portáteis (celulares e tablets) e computação gráfica

permitiram a disseminação de ferramentas de Realidade Virtual (RV). A RV é uma tecnologia avançada entre o usuário e sistema operacional em tempo real, buscando recriar ao máximo a sensação de outro ambiente, incluindo possibilidade de interação com esta outro ambiente. Além disso, a RV para criar elementos virtuais através de computação gráfica que

complementam o mundo real, também conhecido como Realidade Aumentada. A Fig. 1 exemplificada exemplifica aplicações de Realidade Virtual.

(a) (b)

Figura1: Exemplo de (a) Realidade Virtual, criando um ambiente de montanha russa; e (b) utilização para visualização topográfica, onde a topografia é criada em um ambiente virtual

(também conhecida como Realidade Aumentada).

É evidente que a RV cria ambiente promissor para desenvolvimento de ferramentas didáticas buscando aprimorar a compreensão dos alunos. Entende-se por “ferramenta didática” qualquer conteúdo de aula que possa ser utilizado para o ensino, como uma experiência, um trecho de aula expositiva, uma atividade (classe/casa) ou avaliação. Por exemplo, a visualização de sistema mecânico complexo, como um motor de combustão interna, é um processo oneroso de ser feito em sistemas tradicionais de ensino (“lousa e giz”) e que seria extremamente promissora ao utilizar RV.

Deve-se frisar que atualmente dispositivos portáteis e computadores comuns são capazes processarem RV. A empresa Google disponibilizou gratuitamente um óculos feito em papel-cartão para visualização de RV chamado Google Cardborad, Fig. 2. O programa comercial Autodesk A360 possibilita a visualização de peças e ambientes utilizando óculos de RV. Além disso, a Autodesk também possui módulos do Programa Autodesk Inventor para criação de realidade aumentada para visualização de desenhos CAD.

(3)

Figura2: Google CardBorad para visualização de RV.

Em especial para o ensino de disciplinas de análise estrutural em engenharia (como as disciplinas Mecânica dos Sólidos I e II e Teoria da Elasticidade) é notável a dificuldade do aluno em compreender estruturas tridimensionais complexas, como por exemplo, Treliças Espaciais e Estado de Tensão Triaxial. Dificuldades de aprendizado semelhantes também são vivenciadas no ensino de Mecânica dos Fluidos e Ciências Térmicas.

Atualmente ferramentas de RV não são utilizadas para o ensino em Engenharia Aeroespacial e a UFABC já possui convênio para utilização gratuita de programas da empresa Autodesk. O docente Rafael Celeghini Santiago está escalado para lecionar as disciplinas Teoria da Elasticidade e Mecânica dos Sólidos II em 2017-1 e 2017-2, respectivamente, já tendo

lecionado anteriormente em 2016 na UFABC, assim como em outras instituições de ensino que trabalhou no passado. O docente Rafael Celeghini Santiago, quando cursava o mestrado junto À EPUSP, desenvolveu uma bancada didática para compreensão do funcionamento de um

dispositivo automotivo, a partir de desenhos técnicos utilizando Autodesk Inventor. Está experiência é utilizada até hoje na EPUSP, na disciplina de Introdução à Engenharia.

OBJETIVOS

O objetivo deste projeto é criar ferramentas didáticas utilizando ferramentas de Realidade Virtual disponíveis nos programas Autodesk A360 e Autodesk Inventor.

Inicialmente estas ferramentas seriam utilizadas para ensino de disciplinas de análise estrutural em Engenharia Aeroespacial e BC&T, e posteriormente expandida para outras disciplinas.

METODOLOGIA

A metodologia adotada para desenvolvimento deste projeto consiste nas seguintes etapas: 1. Aprendizado dos programas Realidade Virtual: Nesta etapa, o monitor irá aprender o

(4)

dispositivos necessários para a execução destas (Computadores, tablets e óculos). A escolha deste priorizará programas abertos ou disponibilizados na UFABC, assim como acessórios de baixo custo para distribuição/aquisição por parte da instituição e/ou alunos. 2. Seleção de tópicos a serem utilizados: Nesta etapa serão selecionados tópicos das

disciplinas de Mecânica dos Sólidos e Teoria da Elasticidade onde a utilização de RV é promissora. Estima-se o desenvolvimento de 3 a 5 tópicos para utilização nas aulas das disciplinas mencionadas.

3. Desenvolvimento de ferramentas didáticas utilizando RV: Nesta etapa, o tópico

selecionado na etapa 2 será desenvolvido utilizando RV. Também serão desenvolvidos apostilas, vídeos, tutoriais e estudos guiados para a orientação dos alunos.

4. Utilização experimental da ferramenta didática: uma vez desenvolvida a ferramenta didática, esta será colocada em prática durante as aulas de Mecânica dos Sólidos II e Teoria da elasticidade. Posteriormente, será solicitado aos alunos que respondam um formulário de avaliação sobre a utilização da ferramenta.

5. Melhoria da ferramenta didática: Após a utilização experimental, a ferramenta didática será revida, assim como as apostilas e tutoriais complementares. Serão desenvolvidos apostilas, vídeos, tutoriais e estudos guiados para a orientação dos professores na utilização da ferramenta didática desenvolvida.

6. Disponibilização da ferramenta para a comunidade docente da UFABC: Após a

finalização da ferramenta didática, está será disponibilizada para os demais docentes, da UFABC através de workshops. O desenvolvimento desta também será devidamente documentado, buscando o desenvolvimento de novas ferramentas didáticas similares a esta.

PÚBLICO-ALVO

Alunos de graduação do BC&T e Engenharias, que cursam matérias de Teoria de Estruturas, como Mecânica dos Sólidos I e II, Teoria da Elasticidade, Elementos Finitos e Técnicas de Análise Estrutural.

Considerando 4 turmas (aprox.. 40 alunos) de Mecânica dos Sólidos I por semestre (matéria obrigatória) e que pelo menos uma das demais materiais sejam oferecidas por quadrimestre (por serem optativas), estima-se que cerca de 200 alunos (5 turmas x 40 alunos) sejam auxiliados pela ferramenta didática utilizado RV na UFABC por semestre.

Deve-se frisar que a utilização desta ferramenta no ensino das matérias acima citadas é uma aplicação inicial, podendo ser facilmente ampliado para outras disciplinas após o término deste projeto.

(5)

(especificar plano de atividades para cada um deles) Solicita-se que o número de bolsistas seja de 1 (mínimo) e 3 (máximo).

A quantidade de bolsistas disponibilizados irá impactar diretamente na quantidade de tópicos bordados para utilização de RV. Estima-se que cada bolsista seja capaz de devolver cerca de 3 a 5 tópicos, considerando também o desenvolvimento de material de apoio necessário (vídeos, apostila de classe e guia de apoio para o professor).

Todos os casos descritos acima seguirão a Metodologia descrita anteriormente em seu plano de atividades, sendo de responsabilidade de cada monitor:

 Aprender o funcionamento do programa de VR;

 Estudar os tópicos em questão para desenvolvimento da ferramenta didática;

 Desenvolver a ferramenta didática em VR, assim como material de apoio ao aluno e professor.

 Auxiliar o coordenador na utilização experimental da ferramenta, assim como na execução do workshop para divulgação dentro da UFABC.

CRONOGRAMA DE TRABALHO (vigência compreendendo de 1 a 10 meses) As Etapas de 1 a 6 estão descritas em “Metodologia”. O cronograma de trabalho está apresentado abaixo: Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Mês 7 Mês 8 Mês 9 Mês 10 Etapa 1 2 3 4 5 6

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS Os resultados serão avaliados das seguintes formas:

 Formulário de avaliação preenchido pelos alunos após a utilização experimental da ferramenta didática;

(6)

6

 Comparação de conceitos atribuídos a turmas nas quais a ferramenta didática foi utilizada, em relação a turmas similares nas quais esta não foi utilizada.

Referências

Documentos relacionados

No caso de uma apresentação de Artigo em formato Áudio, o arquivo deverá ser enviado em CD por correio postal para:.. Comitê Editorial INFEIES - RM

A região de CDR-2 é caracterizada por conter elementos regulatórios positivos, que coordenam a expressão tecido-específica do promotor de gsBiP9, sendo capaz de restaurar em parte,

Dirigia-se Celso, evidentemente, aos chefes da missão da Agência dos Estados Uni- dos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) no Brasil, mas também, para bom entendedor, às

João de Deus Santos de Sampaio e Regina Lúcia da Silva Nascimento, no texto “O advento do movimento escoteiro no Território Federal do Amapá: uma política de

Monografia: Associação entre tireoidite de Hashimoto e carcinoma papilífero da tireoide: um estudo de 1.049 pacientes avaliados por punção aspirativa guiada

Conforme Casanova (2017), Heidegger reconhece que, Descartes acentuou que o ser não poderia nos afetar, uma vez que não possui propriamente a constituição ôntica e, assim, não

O imposto é devido pelo proprietário, usufrutuário ou superficiário do prédio em 31 de Dezembro do ano a que o mesmo respeitar (artigo 8.º). Não há liquidações correspondentes

Se você estiver tratando infecções em áreas do corpo com dobras (submamária, dedos dos pés e das mãos, nádegas ou axila, região da virilha), você pode cobrir a área tratada