• Nenhum resultado encontrado

Questão 89. Questão 90. Questão 91. alternativa B. alternativa B

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questão 89. Questão 90. Questão 91. alternativa B. alternativa B"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Qual das alternativas classifica corretamente o vírus HIV, o tronco de uma árvore, a se-mente de feijão e o plasmódio da malária, quanto à constituição celular?

Vírus HIV Tronco de árvore Semente de feijão Plasmó-dio da malária a) acelular acelular unicelular unicelular b)

acelular multicelu-lar multicelu-lar unicelular c)

acelular multicelu-lar unicelular unicelular d)

unicelu-lar acelular

multicelu-lar acelular e)

unicelu-lar acelular unicelular acelular

alternativa B

Os vírus não possuem estrutura celular, são macro-moléculas de ácidos nucléicos envolvidos por cáp-sulas protéicas (ou lipoprotéicas). Tronco de árvore e semente de feijão são partes vegetais multicelula-res. O plasmódio é um protozoário unicelular.

A figura mostra etapas da segregação de um par de cromossomos homólogos em uma meiose em que não ocorreu permuta.

cromossômica que precede a meiose, um dos representantes de um par de alelos mutou por perda de uma seqüência de pares de nu-cleotídeos.

Considerando as células que se formam no fi-nal da primeira divisão (B) e no fifi-nal da se-gunda divisão (C), encontraremos o alelo mu-tante em

a) uma célula em B e nas quatro em C. b) uma célula em B e em duas em C. c) uma célula em B e em uma em C. d) duas células em B e em duas em C. e) duas células em B e nas quatro em C.

alternativa B

O alelo mutante será encontrado em uma célula de B e em duas células de C. Veja esquema:

O esquema representa o fluxo de energia en-tre os níveis tróficos (pirâmide de energia) de um ecossistema.

Questão 89

Questão 90

(2)

Essa representação indica, necessariamente, que

a) o número de indivíduos produtores é maior do que o de indivíduos herbívoros.

b) o número de indivíduos carnívoros é maior do que o de indivíduos produtores.

c) a energia armazenada no total das molécu-las orgânicas é maior no nível dos produtores e menor no nível dos carnívoros.

d) cada indivíduo carnívoro concentra mais energia do que cada herbívoro ou cada produ-tor.

e) o conjunto dos carnívoros consome mais energia do que o conjunto de herbívoros e produtores.

alternativa C

A pirâmide mostra que o fluxo de energia é unidi-recional em uma cadeia alimentar. Além disso, a energia disponível para o nível trófico seguinte é menor que a do nível anterior. A energia nada nos produtores é maior que aquela armaze-nada nos herbívoros e que aquela armazearmaze-nada nos carnívoros, e assim por diante.

As variações na concentração de gás carbô-nico (CO2) em um ambiente podem ser detec-tadas por meio de soluções indicadoras de pH. Uma dessas soluções foi distribuída em três tubos de ensaio que foram, em seguida, hermeticamente vedados com rolhas de bor-racha. Cada rolha tinha

pre-sa a ela uma folha recém-ti-rada de uma planta, como mostrado no esquema. Os tubos foram identificados por letras (A, B e C) e coloca-dos a diferentes distâncias de uma mesma fonte de luz. Após algum tempo, a cor da solução no tubo A continuou rósea como de início. No tubo B, ela ficou amarela, in-dicando aumento da concen-tração de CO2 no ambiente.

Já no tubo C, a solução tornou-se arroxeada, indicando diminuição da concentração de CO2 no ambiente. Esses resultados permi-tem concluir que a posição dos tubos em re-lação à fonte de luz, do mais próximo para o mais distante, foi

a) A, B e C. d) B, C e A. b) A, C e B. e) C, A e B. c) B, A e C. alternativa E

O tubo C está mais próximo da fonte de luz. Isso se conclui devido à coloração roxa, que indica menor concentração de CO2, o que pode ser tra-duzida como maior atividade fotossintética em re-lação à atividade respiratória.

O tubo B está mais distante da fonte de luz. Isso porque a solução tornou-se amarela, indicando um aumento da concentração de CO2 , o que pode ser traduzida como menor atividade fotos-sintética em relação à maior atividade respirató-ria.

O tubo A manteve-se em equilíbrio, durante todo o experimento. Assim, a seqüência dos tu-bos, do mais próximo para o mais distante, será: C, A, B.

O esquema abaixo representa a aquisição de estruturas na evolução das plantas. Os ra-mos correspondem a grupos de plantas re-presentados, respectivamente, por musgos, samambaias, pinheiros e gramíneas. Os nú-meros I, II e III indicam a aquisição de uma característica: lendo-se de baixo para cima, os ramos anteriores a um número correspon-dem a plantas que não possuem essa carac-terística e os ramos posteriores correspon-dem a plantas que a possuem.

As características correspondentes a cada nú-mero estão corretamente indicadas em:

(3)

I II III a) presença de vasos condu-tores de seiva formação de sementes produção de frutos b) presença de vasos condu-tores de seiva produção de frutos formação de sementes

c) formação desementes produção defrutos presença devasos condu-tores de seiva d) formação desementes presença de vasos condu-tores de seiva produção de frutos

e) produção defrutos formação desementes

presença de vasos condu-tores de seiva

alternativa A

De musgos para samambaias, a aquisição evolu-tiva foi a presença de vasos condutores de seiva; de samambaias para pinheiros, foi a formação de sementes; e de pinheiros para gramíneas, a pro-dução de frutos.

Qual das seguintes situações pode levar o or-ganismo de uma criança a tornar-se imune a um determinado agente patogênico, por mui-tos anos, até mesmo pelo resto de sua vida? a) Passagem de anticorpos contra o agente, da mãe para o feto, durante a gestação. b) Passagem de anticorpos contra o agente, da mãe para a criança, durante a amamenta-ção.

c) Inoculação, no organismo da criança, de moléculas orgânicas constituintes do agente. d) Inoculação, no organismo da criança, de anticorpos específicos contra o agente. e) Inoculação, no organismo da criança, de soro sangüíneo obtido de um animal imuniza-do contra o agente.

alternativa C

As moléculas orgânicas constituintes do agente patogênico agem como antígenos no organismo da criança. Assim, estimulam o seu sistema

imu-nológico a produzir anticorpos. Se as moléculas (antígenos) desse agente patogênico não sofre-rem alterações genéticas (mutações), este pro-cesso poderá imunizar a criança pelo resto de sua vida, pois, em novas situações de contato desses antígenos com o sistema imunológico, células de memória participam da produção de anticorpos.

Considere os seguintes grupos de animais: I- Animais aquáticos fixos, com poros na su-perfície do corpo e que englobam partículas de alimento da água que circula através de sua cavidade interior.

II- Animais parasitas que se alojam no intes-tino de vertebrados e que se alimentam de substâncias geradas pela digestão realizada pelo hospedeiro.

III- Animais aquáticos, de corpo mole, reves-tidos por concha calcária e que se alimentam de organismos do plâncton.

Esses animais obtêm nutrientes orgânicos, como aminoácidos e monossacarídeos, por:

Grupo I Grupo II Grupo III a) digestão in-tracelular assimilação direta, sem realizar digestão digestão ex-tracelular b) digestão in-tracelular digestão in-tracelular digestão ex-tracelular c) assimilação direta, sem realizar digestão digestão in-tracelular digestão extracelular d) assimilação direta, sem realizar digestão assimilação direta, sem realizar digestão digestão in-tracelular e) digestão ex-tracelular digestão ex-tracelular assimilação direta, sem realizar digestão alternativa A

O grupo I caracteriza poríferos com digestão intra-celular exercida pelos coanócitos.

Questão 94

(4)

O grupo II refere-se a parasitas (por exemplo, ver-mes platielmintes) que absorvem alimentos resul-tantes de digestão, portanto não realizam esse processo.

O grupo III refere-se a moluscos (por exemplo, bi-valves), animais que realizam digestão extracelu-lar.

Num exercício prático, um estudante anali-sou um animal vertebrado para descobrir a que grupo pertencia, usando a seguinte chave de classificação:

O estudante concluiu que o animal pertencia ao grupo VI.

Esse animal pode ser a) um gambá. c) um tubarão. e) um sapo. b) uma cobra. d) uma sardinha. alternativa B

O animal em questão pode ser um réptil (cobra).

Durante a gestação, os filhotes de mamíferos placentários retiram alimento do corpo ma-terno. Qual das alternativas indica o cami-nho percorrido por um aminoácido resultante da digestão de proteínas do alimento, desde o organismo materno até as células do feto? a) Estômago materno → circulação sangüínea materna → placenta → líquido amniótico → circulação sangüínea fetal → células fetais. b) Estômago materno → circulação sangüínea materna → placenta → cordão umbilical → estômago fetal → circulação sangüínea fetal → células fetais.

c) Intestino materno → circulação sangüínea materna → placenta → líquido amniótico → circulação sangüínea fetal → células fetais. d) Intestino materno → circulação sangüínea materna → placenta → circulação sangüínea fetal → células fetais.

e) Intestino materno → estômago fetal → cir-culação sangüínea fetal → células fetais.

alternativa D

O caminho percorrido pelo aminoácido será: intestino materno→circulação sangüínea mater-na→placenta→circulação sangüínea fetal→ cé-lulas fetais.

Foram feitas medidas diárias das taxas dos hormônios: luteinizante (LH), folículo estimu-lante (FSH), estrógeno e progesterona, no sangue de uma mulher adulta, jovem, duran-te vinduran-te e oito dias consecutivos. Os resulta-dos estão mostraresulta-dos no gráfico:

Os períodos mais prováveis de ocorrência da menstruação e da ovulação, respectivamente, são a) A e C. d) E e C. b) A e E. e) E e A. c) C e A. alternativa E

Menstruação e ovulação, de acordo com a análise dos gráficos, ocorrem respectivamente em E e A.

Questão 96

Questão 97

(5)

A égua, o jumento e a zebra pertencem a es-pécies biológicas distintas que podem cruzar entre si e gerar híbridos estéreis. Destes, o mais conhecido é a mula, que resulta do cru-zamento entre o jumento e a égua. Suponha que o seguinte experimento de clonagem foi realizado com sucesso: o núcleo de uma célula somática de um jumento foi transplantado para um óvulo anucleado da égua e o embrião foi implantado no útero de uma zebra, onde ocorreu a gestação. O animal (clone) produzi-do em tal experimento terá, essencialmente, características genéticas a) de égua. c) de mula. e) das três espécies. b) de zebra. d) de jumento. alternativa D

O clone produzido em tal experimento terá essen-cialmente características genéticas do jumento e herança mitocondrial da égua.

O gráfico mostra a variação na concentração de gás carbônico atmosférico (CO )2 , nos últi-mos 600 milhões de anos, estimada por dife-rentes métodos. A relação entre o declínio da concentração atmosférica de CO2 e o estabe-lecimento e a diversificação das plantas pode ser explicada, pelo menos em parte, pelo fato de as plantas

a) usarem o gás carbônico na respiração celu-lar.

b) transformarem átomos de carbono em áto-mos de oxigênio.

c) resfriarem a atmosfera evitando o efeito estufa.

d) produzirem gás carbônico na degradação de moléculas de glicose.

e) imobilizarem carbono em polímeros orgâni-cos, como celulose e lignina.

alternativa E

As plantas imobilizam carbono em polímeros or-gânicos como celulose e lignina. As plantas ab-sorvem CO2no processo fotossintético.

Questão 99

Referências

Documentos relacionados

em que cada quadrado era uma tecla. Aper- tou duas delas, voltando a respirar bem. Esse componente do ar precisa ser transformado em compostos. Isso ocorre, na atmosfera, durante

Contabilizando os dados coletados pelo QFF, sem considerar ainda nenhum contexto, a variante mais utilizada é a alveolar, corroborando com os dados de Cruz (2004) no

Neste momento, é importante a atenção às regras de execução abaixo para garantirmos o sucesso da transição para o novo portfólio.. NUNCA abastecer no mesmo PDV o mesmo sabor

As Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores: 2002; 2015 e 2019 Diniz-Pereira (2016) afirma que, em resposta à nova regulamentação da LDBEN, que delegou às

• Caso a presente proposta não mereça acolhimento, propõe-se que, no mínimo, seja estipulado – à semelhança do que já se encontra previsto na presente Proposta

Java EE esten- de a Java Platform, Standard Edition (Java SE), fornecendo uma API para mapeamento objeto-re- lacional, arquiteturas multicamada e distribuídas e web-services.

Toxicidade para órgãos-alvo específicos Não classificado com base nas informações disponíveis.. (STOT) - exposição repetida: Toxicidade por

ECOSSIS- TEMA MANGUE- ZAIS LAGOS CERRA- DO CAATIN- GA 1 Raízes pro- fundas; Espinhos Pneuma- tóforos Espinhos; Caules tortuosos Pneumató- foros 2 Raízes-es- cora; Glândulas de