• Nenhum resultado encontrado

Código de Conduta. Grupo Seculus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Código de Conduta. Grupo Seculus"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Código de Conduta

Grupo Seculus

Inspirados no DNA do Grupo Seculus, retratamos em nosso Código de Conduta os seus princípios, crenças e valores, abordando a genética que confere a todas as empresas, independentes de região, cultura ou mercado.

I. Objetivo

A criação deste Código de Conduta vem para acrescentar valor, apoiar o crescimento e a constante busca pela excelência. É mais uma importante ação do Grupo Seculus no desenvolvimento do processo de Governança Corporativa.

II. Abrangência

Este Código aplica-se, indistintamente, a todos os administradores e colaboradores das empresas do Grupo Seculus. Entende-se como administradores, os conselheiros e os diretores dessas empresas.

Espera-se, que todos os fornecedores e prestadores de serviços das empresas do Grupo Seculus tenham ciência deste Código e observem os seus termos em todas as negociações com, ou, em nome das empresas do Grupo Seculus.

Caberá aos administradores e colaboradores das empresas do Grupo Seculus zelar para que este Código seja amplamente divulgado e adequadamente cumprido.

III. Princípios Fundamentais

O Grupo Seculus desenvolve seus negócios com observância dos mais elevados e rigorosos padrões éticos e morais, sempre com respeito às pessoas, à vida e à liberdade, para que, com responsabilidade e atendimento às normas da boa convivência, os objetivos profissionais de seus colaboradores e das empresas possam ser adequadamente atingidos.

É com base nesses padrões, assim como no cumprimento das normas legais em vigor, que o Grupo Seculus pretende progredir e manter-se sólido e merecedor do respeito e da confiança de todos os parceiros com os quais se relaciona.

É compromisso do Grupo Seculus agir sempre de forma correta e transparente com seus colaboradores, clientes, investidores, bancos,

(2)

Código de Conduta

Grupo Seculus

fornecedores e prestadores de serviços, conviver com lealdade com seus concorrentes e exercer, com responsabilidade, sua função social.

O Grupo Seculus não admite qualquer atitude guiada por preconceitos relacionados à raça, naturalidade, religião, ideologia política, sexo, opção sexual, deficiência de qualquer natureza, nas contratações e promoções de seus colaboradores, os quais devem preencher os requisitos técnicos e o perfil para o cargo, mantendo um ambiente de trabalho que respeite a dignidade de todos, de forma a permitir o crescimento profissional isento de qualquer tipo de discriminação. Para a boa conduta profissional, não será aceito qualquer ato relacionado a assédio sexual e moral entre colegas, mesmo sem vinculação hierárquica.

O Grupo Seculus agirá sempre com responsabilidade social e respeito ao meio-ambiente. Suas decisões e ações buscarão sempre as melhores formas de interação e o desenvolvimento das comunidades com as quais se relaciona.

Contratação de Parentes

A contratação de parentes de administradores e de colaboradores com subordinação direta nas empresas do Grupo Seculus será permitida, desde que aprovada pelo Comitê de Conduta.

Caberá ao RH de cada empresa do Grupo e ao gestor da área contratante verificar com o candidato ao cargo sobre a existência de parentes nesta ou em qualquer empresa do Grupo Seculus.

Em caso de existência de parentes dos candidatos em processos eliminatórios ou aprovados com subordinação indireta deverá ser levado ao conhecimento do Comitê de Conduta.

A não observância das diretrizes descritas neste Código sujeitará à aplicação das punições previstas em lei, podendo, inclusive, levar à rescisão contratual conforme ordenamento jurídico.

(3)

Código de Conduta

Grupo Seculus

IV. Diretrizes de Relacionamento

1) Colaboradores

O relacionamento do Grupo Seculus com seus colaboradores baseia-se no respeito e no cumprimento da legislação em vigor, nos contratos, acordos ou convenções coletivas e normalizações internas.

O Grupo Seculus manterá diálogo aberto e leal com as organizações sindicais, buscando a harmonia nas relações trabalhistas, observando sempre as condições de eficiência e competitividade do Grupo.

As relações no ambiente de trabalho devem se pautar por atitude positiva, urbanidade, cortesia, com todos se empenhando para que predomine a transparência, foco no resultado, respeito, ação social e honestidade.

São considerados critérios justos para admissão e promoção de colaboradores o preparo técnico, a experiência profissional e a capacidade de integração em grupos de trabalho.

As avaliações dos administradores e colaboradores deverão ser por mérito, com base em metodologia própria, bem como, atingimento de metas corporativas e individuais, tendo como base a eficiência com que exerçam suas funções.

É dever de todos os administradores e colaboradores dedicar suas horas de trabalho aos interesses da empresa, evitando quaisquer atividades que possam vir a comprometê-los, bem como manter em sigilo os fatos e informações de natureza confidencial a que tiverem acesso, inclusive após eventual desligamento do Grupo.

Os administradores ou colaboradores deverão levar ao conhecimento do superior imediato qualquer irregularidade de que tiverem ciência, bem como levar a conhecimento dos níveis hierárquicos apropriados dados ou fatos concretos que possam prejudicar terceiros ou o próprio Grupo.

Tanto administradores como colaboradores deverão manter uma postura de cuidado com a eliminação de desperdícios e, conseqüentemente, com a eliminação de custos e gastos desnecessários.

São vedados:

1º O uso do cargo para obter facilidades ou qualquer outra forma de favorecimento para si ou para terceiros;

2º Qualquer tipo ou espécie de propaganda política ou religiosa nas dependências do Grupo Seculus, por iniciativa de qualquer colaborador do Grupo.

(4)

Código de Conduta

Grupo Seculus

Parágrafo Único: O Grupo Seculus declara-se de origem Católica e poderá praticar os rituais católicos no dia-a-dia das empresas, respeitando a opção individual de cada colaborador, não admitindo qualquer tipo de discriminação em função da opção de religião.

3º A realização de qualquer tipo ou espécie de propaganda comercial nas dependências das empresas do Grupo Seculus, ou a utilização da condição de colaborador ou administrador do Grupo, quando essa propaganda não tiver sido previamente aprovada, segundo as normas internas.

4º A utilização dos meios eletrônicos, como e-mail e internet, para arquivar ou enviar malas diretas, correspondências ou arquivos estranhos às atividades profissionais, especialmente as de conteúdo imoral ou leviano. Deve vigorar as normas e políticas de TI das empresas do Grupo Seculus.

Não serão toleradas, condutas abusivas que induzam a um ambiente de intimidação e constrangimento, como abordagens sexuais, ações, insinuações ou atitudes que atinjam a dignidade ou a integridade psíquica ou física das pessoas.

Além das responsabilidades cabíveis a todos os demais colaboradores, os administradores, adicionalmente, devem:

• Evitar a propagação de fatos e informações sem confirmação que possam comprometer os negócios e a imagem do Grupo Seculus, praticando sempre o diálogo franco e sincero; • Exercer o papel de líder, orientando e auxiliando seus subordinados

para melhor execução dos serviços de que estejam encarregados e apoiando-os nas justas pretensões; fazer cumprir as normas do Grupo; reconhecer seus esforços, dedicação e capacidade de trabalho, através da avaliação de resultados, e dar retorno constante de seu desempenho; • Promover relações funcionais harmoniosas, pela prática de ações que caracterizem transparência, adesão, confiança e afetividade, estimulando a auto-estima e o respeito pelo Grupo, o desenvolvimento da iniciativa e da criatividade, de modo a impedir a estagnação e o desinteresse dos colaboradores.

2) Clientes

O atendimento ao cliente é fator primordial para o sucesso do Grupo Seculus. Todas as relações com clientes serão conduzidas em termos leais e honestos.

(5)

Código de Conduta

Grupo Seculus

O Grupo procurará, através da oferta de serviços de qualidade, satisfazer e se antecipar às necessidades dos clientes, superando suas expectativas em termos de agilidade, confiabilidade e inovação.

É dever de todos os administradores e colaboradores o Grupo Seculus atender aos clientes com respeito, cortesia, presteza e eficiência.

Deve-se evitar o tratamento preferencial a qualquer cliente por critérios pessoais. Todas as decisões do Grupo Seculus relativas ao relacionamento com os clientes serão sempre tratadas com imparcialidade e livres de preconceito de qualquer natureza, obedecendo rigorosamente às leis e regulamentações, particularmente aquelas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

3) Fornecedores e Prestadores de Serviços

O relacionamento com quaisquer fornecedores ou prestadores de serviços deverá ser conduzido em termos leais e honestos, visando os interesses do Grupo Seculus.

No desenvolvimento e seleção de fornecedores serão considerados para a tomada de decisão, de forma imparcial, fatores técnicos perfeitamente definidos e preestabelecidos, de forma a obter as propostas que melhor combinem os aspectos de qualidade, capacidade de fornecimento, prazos de execução, entrega e preços.

É terminantemente proibido aos administradores e colaboradores das empresas do Grupo Seculus solicitar presentes, gratificações ou qualquer vantagem pessoal de fornecedores e prestadores de serviços.

O recebimento de comissões, presentes (salvo brindes promocionais e gentilezas de valor simbólico) e privilégios nas compras de materiais/outros e serviços cria conflito de interesses (comprometimento do colaborador com o fornecedor) e prejudica a imagem do Grupo Seculus e, portanto, não será tolerado.

4) Responsabilidade Social

Todos os administradores e colaboradores devem agir com responsabilidade e em conformidade com os princípios éticos na defesa da imagem e da reputação do Grupo, sempre e quando estiverem participando de atividades junto à comunidade.

O Grupo estimula os colaboradores a contribuir com ações sociais e de voluntariado.

(6)

Código de Conduta

Grupo Seculus

5) Concorrência

A competitividade do Grupo será exercida com base na gestão ética de seus negócios. O relacionamento com empresas concorrentes e com seus colaboradores deve ser pautado pelo respeito e observação das normas legais. Não devem ser feitas declarações, verbais ou escritas, que possam afetar a imagem dos concorrentes ou contribuir para divulgação de boatos sobre eles, devendo o concorrente ser tratado com o respeito com que o Grupo Seculus espera ser tratado.

É expressamente proibido fornecer informações estratégicas, confidenciais ou, de qualquer natureza, prejudiciais aos negócios do Grupo Seculus a terceiros, incluindo, mas não se limitando, aos concorrentes.

É vedado a qualquer administrador ou colaborador das empresas do Grupo Seculus, manter, adotar ou influenciar a adoção de conduta de cartéis e trustes que possam ser lesivos à livre concorrência e aos consumidores.

6) Meio Ambiente

Todos os administradores e colaboradores das empresas do Grupo Seculus devem, no exercício de suas funções, ter compromisso com a preservação do meio ambiente, procurando sempre adotar práticas preservacionistas, evitar desperdícios e seguir as normas e regulamentações sanitárias de forma a nunca prejudicar o equilíbrio natural.

7) Relações com Imprensa e Divulgação de Informações

O Grupo Seculus responde de modo transparente às consultas do público, tornando disponíveis todas as informações necessárias ao esclarecimento e divulgação de suas ações, especialmente quando solicitadas pela imprensa, comunidade financeira e autoridades, sempre resguardando, em primeiro lugar, os interesses comerciais e/ou os cuidados com a segurança dos bens do Grupo.

Todas as informações do Grupo Seculus a serem divulgadas à imprensa devem ser dadas por administradores e colaboradores especialmente designados e autorizados, com precisão e transparência, de forma a manter a relação de confiança com os meios de comunicação e a imagem positiva do Grupo junto à opinião pública.

(7)

Código de Conduta

Grupo Seculus

V. Registros Contábeis

A transparência é fundamental para permitir a correta avaliação do Grupo Seculus e de seus negócios pelos agentes de mercado. Os registros contábeis devem ser precisos, completos e verdadeiros, devidamente lançados nos livros oficiais e suportados por documentação idônea.

A escrituração obedecerá às normas e princípios contábeis geralmente aceitos, bem como às normas legais – inclusive de agências reguladoras - e fiscais, de forma a gerar registros e relatórios consistentes e criar uma base uniforme de avaliação e divulgação das operações das empresas do Grupo.

VI. Utilização e Preservação dos Bens das empresas do Grupo Seculus

Cabe aos colaboradores e aos administradores zelar pela conservação dos ativos das empresas do Grupo Seculus, que compreendem instalações, máquinas, equipamentos, móveis, veículos, valores e outros bens que lhe forem confiados.

Os colaboradores e administradores deverão também respeitar a propriedade intelectual do Grupo Seculus sobre produtos, processos, marcas, patentes de tecnologia, estratégias de negócios e de marketing, dados, informações, pesquisas e direitos afins, em todas as fases de desenvolvimento, registro e uso, conforme a legislação em vigor.

VII. Saúde e Segurança do trabalho

O Grupo Seculus dedica todos os esforços para proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro, realizando todas as inspeções regulares para eliminar quaisquer condições ou comportamentos perigosos desde as suas causas, bem como implantando e desenvolvendo programas destinados à segurança e bem-estar do colaborador e parceiros. O colaborador deve obedecer aos padrões e regulamentos do Grupo, para garantir a segurança e o bem estar de todos.

VIII. Comitê de Conduta

O Comitê de Conduta das empresas do Grupo Seculus é composto por 06 (seis) membros titulares, sendo um representante do RH Corporativo, e 02

(8)

Código de Conduta

Grupo Seculus

(dois) suplentes, com mandato de 02 anos, permitida a reeleição. Suas atribuições são:

• Promover a divulgação sistemática do Código e a disseminação de conceitos, normas e diretrizes pertinentes;

• Receber idéias e sugestões de colaboradores e parceiros para melhoria do Código, analisá-las em reunião do Comitê e dar retorno formal sobre as definições pertinentes;

• Apurar, examinar e avaliar questões apresentadas relativas a responsabilidade, comportamento e ética, fornecendo parecer sugestivo para decisões sobre os casos de violação deste Código;

1) 1)1)

1) Solicitações de exame de casos de violação deste Código

As solicitações dos administradores e colaboradores ao Comitê de Conduta devem ser feitas de maneira formal, ou seja, por meio de mensagem escrita (carta) ou eletrônica (e-mail), devendo ser nominal a qualquer um dos membros do Comitê.

Todas as correspondências impressas ou eletrônicas ao Comitê de Conduta são válidas como solicitações formais de estudos e avaliações. É dever de o Comitê dar retorno, também formal (por meio de carta ou e-mail), ao solicitante.

Está à disposição dos administradores e colaboradores, caso queiram utilizar, não só para solicitações, mas também para envio de idéias e sugestões de conteúdo para o Código, o seguinte endereço eletrônico: codigodeconduta@seculus.com.br

2) Ações Disciplinares

O Comitê de Conduta tem autoridade para aplicar as medidas disciplinares para os casos que venha a julgar, de acordo com sua gravidade, utilizando como referência o seu regulamento interno. Casos leves: advertência verbal. Demais casos serão julgados pelo Comitê.

As ações disciplinares aplicadas pelo Grupo Seculus não dispensam nem substituem eventuais penalidades legais por infrações a normas ou regulamentos de órgãos ou entidades com os quais o Grupo se relaciona.

(9)

Código de Conduta

Grupo Seculus

Qualquer ato que seja considerado uma violação ao Código de Conduta por parte dos Presidentes das empresas do Grupo Seculus deverá ser julgado diretamente pelo Conselho de Administração.

IX. Disposições Gerais

Todos os administradores e colaboradores devem apresentar uma conduta íntegra, compatível com os valores das empresas do Grupo Seculus e seus princípios éticos, sendo todos responsáveis pelo cumprimento do Código de Conduta.

Assim sendo:

Ao tomar conhecimento sobre alguma situação que caracterize conduta ilegal, duvidosa ou não ética, qualquer pessoa deve notificar ao seu líder, a um representante de recursos humanos, ao responsável pela unidade ou ao Comitê de Conduta, sem omissões ou anonimato.

É inadmissível a divulgação de informações falsas ou adulteradas, bem como a sua propagação. É inaceitável a prática de atos que violem este Código, bem como a autorização, a omissão e a conivência com eles.

Os eventuais erros cometidos devem ser honestamente reconhecidos e informados de imediato à liderança ou ao Comitê.

Em caso de dúvida, o colaborador deve sempre obter orientação de seu líder ou do Comitê de Conduta.

Referências

Documentos relacionados

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

ten- do em vista a garantia de imunização da população, os idosos e profissionais de saúde, tanto homens quan- to mulheres, com idade igual ou acima de 70 anos que não

Após a escolha da imagem estética, proposta pela disciplina, três (3) narrativas foram construídas de modo a pensar e se atentar a cada movimento dado na disciplina. Aqui,

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

O evento teve a assinatura de dois realizadores: o Centro de Referência em Governança Social Integrada – criado neste ano de 2013, com o apoio do BNDES, com o objetivo

anos; Experiência Licenciamentos área ambiente e industrial (monitorização), Co- nhecimento atividade industrial; Conhecimentos mercado resíduos; Bons conheci- mentos

Foram pesquisadas a taxa de adesão à higienização das mãos, obtida através de observações realizadas pela equipe do Controle de Infecção Hospitalar, o número