• Nenhum resultado encontrado

IRRIGAÇÃO E DRENAGEM Ensino Médio Integrado 2º ano 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IRRIGAÇÃO E DRENAGEM Ensino Médio Integrado 2º ano 1"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IRRIGAÇÃO E DRENAGEM

Ensino Médio Integrado – 2º ano

1

Ano letivo 2021

(2)

1- Irrigação: conceito, histórico e importância

1.1- Conceito de irrigação

Pode parecer que irrigação é a mesma coisa que molhar, mas não é simples assim. Molhar é simplesmente fornecer água de modo irregular sem se preocupar com a quantidade fornecida até que o solo aparente estar molhado ou mesmo úmido. Irrigação é um método artificial pelo qual se calcula a

quantidade de água aplicada na planta, com o objetivo de suprir as necessidades hídricas totais ou suplementares da planta na falta de chuva.

A irrigação viabiliza o cultivo de espécies de plantas em locais onde sem sua aplicação seria impossível, como em locais áridos ou até em locais onde há uma disposição regular de chuvas (fig. 1.1).

Apesar de se constituir em uma técnica que proporciona alcançar a máxima produção, a irrigação não deve ser considerada isoladamente para se garantir o sucesso da produção, deve ser acompanhada com as demais práticas agrícolas.

No Brasil, em especial, a irrigação tem sido alvo de considerável interesse, principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Sul, visto ser de fundamental importância em regiões áridas.

1.2- Histórico da irrigação

A irrigação é uma técnica milenar, uma das mais antigas conhecidas e praticadas pelo homem. A história da

irrigação revela um percurso de riqueza, prosperidade e muita segurança.

As civilizações antigas tiveram seu crescimento em regiões secas ou áridas, onde a produção oriunda da agricultura só acontecia mediante a irrigação (fig. 1.2).

Dessa forma, grandes civilizações surgiram às margens dos rios, como por exemplo, o rio Nilo (fig. 1.3) no Egito e o rio Eufrates na Mesopotâmia. Com o tempo essas civilizações se tornaram grandes produtoras de alimentos.

Os camponeses

descobriram que o rebaixamento do nível dos rios proporcionava condições ideais para o plantio, pois a semente iria encontrar o solo com umidade suficiente para a sua germinação. Porém, quando os rios enchiam novamente os camponeses que haviam plantado perdiam tudo.

Nesse contexto, surgiu a idéia de controlar a cheia dos rios.

(3)

Foi construída, então, às margens do Nilo, a primeira obra de

irrigação a partir da construção de diques, represas e canais,

para o aproveitamento das águas do rio (fig. 1.4).

No geral, parte da água do rio era desviada para um canal de derivação que o levava, por gravidade, ao local onde seria utilizada.

De um modo geral, o aproveitamento da irrigação para a agricultura nas civilizações antigas se deu simplesmente pela necessidade de se obter uma maior produção de alimentos para suprir as necessidades dos povos. Diante disso, se buscava sempre melhorar e aumentar as áreas agricultáveis próximas ou às margens dos rios.

1.3- Histórico da irrigação no Brasil

A história da irrigação no Brasil tem sua origem no Rio Grande do Sul, durante a colonização do país. Naquela época, iniciaram-se grandes cultivos de arroz irrigado, porém, iniciaram-sem tecnologia. O Brasil começou a ter uma expressiva ocupação das áreas irrigadas por volta de 1970 a 1980, devido a incentivos dos governos através de projetos e programas no combate à seca. Diante disso, foi inevitável o seu desenvolvimento através de obras, como a construção de barragens e de perímetros irrigados.

Em meados dos anos 80, houve um grande avanço, tanto na fabricação como na modernização dos equipamentos de

irrigação, isso devido

à grande demanda por produtos mais modernos e que suprissem as necessidades dos pequenos e grandes produtores. Esse comportamento refletiu-se de maneira notável sobre o uso dos recursos hídricos. De acordo com o Censo Agropecuário do IBGE das décadas de 70, 80 e 90, o Brasil mostra um crescimento de suas áreas irrigadas. Isso fica mais notório de 2000 a 2007, quando a área irrigada no Brasil teve um incremento médio de 120.000 ha por ano, nas áreas irrigadas por sistemas pressurizados (fig. 1.5).

(4)

Na figura 1.6, podemos observar as áreas irrigadas pelos diferentes métodos de

irrigação por região

do Brasil, destacando-se a região Sul. Diante do contexto, podemos dizer que a

irrigação no Brasil

nos próximos anos irá sofrer um incremento

devido às

necessidades de maiores produções e melhor qualidade dos produtos agrícolas.

1.4 - Importância da irrigação para a agricultura

Alguns aspectos demonstram a importância da irrigação para a agricultura e para o desenvolvimento socioeconômico:

 garantia de produção e redução dos riscos na produção de alimentos: o produtor ao irrigar garante sua produção e poderá até mesmo fazer um planejamento baseado no mercado, ou seja, poderá escalonar a produção, fornecendo o produto no período de entressafra (fig. 1.7).

(5)

 Geração de empregos permanentes: com a

irrigação, é necessário pessoal para a

instalação, manutenção e operação dos sistemas de irrigação.

 Aumento de produtividade das culturas e melhoria da qualidade do produto: ao fornecer água em quantidades adequadas para o pleno desenvolvimento da cultura, o produtor obterá não só maiores produtividades, mas também melhor qualidade de seus produtos (fig. 1.9).

(6)

 Aumento no número de safras agrícolas: dependendo da cultura, o produtor terá um aumento de safras. Um exemplo é o feijão-caupí, que terá 3 safras durante o ano (fig. 1.10).

Desenvolvimento socioeconômico: com a implantação da irrigação, ocorreram mudanças socioeconômicas como, por exemplo, o aumento da renda per capita, crescimento dos estabelecimentos comerciais e industriais, melhoria das condições de saúde (fig. 1.11).

Referências

Documentos relacionados

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

Tendo em vista assegurar um reporte de maior qualidade clarifica-se a forma de preenchimento deste campo, designadamente, através da referência à identificação individualizada

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

O presente estudo permitiu verificar que na comunidade do povoado de Piedade (Itapetim-PE) ocorre a utilização de uma significativa diversidade de

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), utilizando-se de recursos do Fundo de Apoio à Extensão - FAEX, torna