• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação PROEJA 2008 Prova de Português

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação PROEJA 2008 Prova de Português"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

No meu tempo

Luiz Fernando Veríssimo

05 10 15 20 25 30 35

No meu tempo de freqüentador de aulas (“estudante” seria um exagero) era assim. A não ser quando a professora ou o professor designasse o lugar de cada um segundo alguma ordem, como a alfabética – e nesse caso eu era condenado pelo sobrenome a sentar no fundo da sala, junto com os Us, os Zs e outros Vs -, os alunos se distribuíam pelas carteiras de acordo com uma geografia social espontânea, nem sempre bem definida, mas reincidente.

Na frente sentava a Turma do Apagador, assim chamada porque era a eles que a professora recorria para ajudar a limpar o quadro-negro e os próprios apagadores. Nunca entendi bem por que se sujar com pó de giz era considerado um privilégio, mas a Turma do Apagador era uma elite, vista pelo resto da aula como favoritos do poder e invejada e destratada com a mesma intensidade. Quando passavam para os graus superiores, os apagadores podiam perder sua função e deixar de ser os queridinhos da tia, mas mantinham seus lugares e sua pose, esperando o dia da reabilitação. Como todas as aristocracias tornadas irrelevantes.

Não se deve confundir a Turma do Apagador com os Certinhos e os Bundas de Aço. Os Certinhos ocupavam as primeiras fileiras para não se misturarem com a Massa que sentava atrás, os Bundas de Aço para estarem mais perto do quadro-negro e não perderem nada. Todos os Apagadores eram Certinhos mas nem todos os Certinhos eram Apagadores e os Bundas de Aço não eram necessariamente certinhos. Muitos Bundas de Aço, por exemplo, eram excêntricos, introvertidos, ansiosos – enfim, esquisitos. Já os Certinhos autênticos se definiam pelo que não eram. Não eram nem puxa-sacos como os Apagadores nem estranhos como os Bundas de Aço nem medíocres como a Massa e nem bagunceiros como as Criaturas do Abismo, que sentavam no fundo. Sua principal característica era os livros encapados com perfeição.

Atrás dos Apagadores, dos Certinhos e dos Bundas de Aço ficava a Massa, dividida em núcleos, como o Núcleo do Nem Aí, formado por três ou quatro meninas que ignoravam as aulas, davam mais atenção aos próprios cabelos e, já que tinham esse interesse em comum, sentavam juntas; o Clube de Debates, algumas celebridades (a garota mais bonita da aula, o cara que desenhava quadrinho de sacanagem) e seus respectivos círculos de admiradores, e nós do Centrão Desconsolado, que só tínhamos em comum a vontade de estar em outro lugar.

E no fundo sentavam as Criaturas do Abismo, cuja única comunicação com a frente da sala eram os ocasionais mísseis que disparavam lá de trás e incluíam desde o gordo que arrotava em vários tons até uma proto-dark, provavelmente a primeira da história, com tatuagem na coxa.

Mas isso tudo, claro, foi na Idade Média.

Rio de Janeiro, Jornal O Globo, Opinião, p. 7, 10jan.2008. Exame de Seleção e Classificação – PROEJA – 2008 Prova de Português

(2)

PROEJA

QUESTÃO 1 (VALOR:0,5)

De que modo os Certinhos se definiam?

( a ) Por não serem puxa-sacos nem estranhos como os Bundas de Aço. ( b ) Por serem idênticos aos alunos da Turma do Apagador.

( c ) Por não desejarem ser excêntricos e estranhos como os Bunda de Aço. ( d ) Por serem puxa-sacos e excêntricos como os Bundas de Aço.

QUESTÃO 2 (VALOR:0,5)

“Quando passavam para os graus superiores, os apagadores podiam perder sua função (...). (l.11-12) Marque a alternativa em que o termo destacado no trecho acima foi substituído, mas não ocorreu mudança de sentido.

( a ) Porque passavam para os graus superiores os apagadores podiam perder sua função (...). ( b ) Se passassem para os graus superiores poderiam perder sua função (...).

( c ) No instante em que passavam para os graus superiores os apagadores podiam perder sua função (...). ( d ) Do mesmo modo que passavam para os graus superiores os apagadores podiam perder sua função (...).

QUESTÃO 3 (VALOR:0,5)

De acordo com o texto, qual era a única comunicação mantida entre as Criaturas do Abismo e a frente da sala?

( a ) Os sinais ocasionais. ( b ) Os ocasionais bilhetes. ( c ) Os barulhos ocasionais.

( d ) Os ocasionais mísseis disparados.

QUESTÃO 4 (VALOR:0,5)

Em que posição da sala ficava a Massa?

( a ) Ao lado dos Apagadores, dos Certinhos e dos Bundas de Aço. ( b ) Entre os Apagadores, os Certinhos e os Bundas de Aço

( c ) Na frente dos Apagadores, dos Certinhos e dos Bundas de Aço ( d ) Atrás dos Apagadores, dos Certinhos e dos Bundas de Aço.

QUESTÃO 5 (VALOR:0,5)

“Nunca entendi bem por que se sujar com pó de giz era considerado um privilégio, “(l.8-9) Assinale a alternativa em que é apresentada uma expressão que substitui a que está destacada no trecho acima, sem alteração de sentido:

( a ) a condição de ( b ) o motivo pelo qual

(3)

PROEJA

QUESTÃO 6 (VALOR:0,5)

Em seu tempo de escola, o narrador se considera um: ( a ) aluno estudioso

( b ) freqüentador de aula

( c ) aluno preocupado com sua aparência ( d ) aluno cumpridor de seus deveres.

QUESTÃO 7 (VALOR:0,5)

O narrador do texto “No meu tempo” se incluiu em que grupo de alunos? ( a ) Massa

( b ) Certinhos

( c ) Centrão Desconsolado ( d ) Criaturas do Abismo

QUESTÃO 8 (VALOR:0,5)

Ao ocuparem fileiras da frente da sala, os Bundas de Aço tinham que finalidades? ( a ) Estar mais perto do quadro e de não perder nada.

( b ) Estar ao lado dos Certinhos e não perder nada. ( c ) Estar mais perto do quadro e ao lado dos certinhos. ( d ) Estar mais perto da professora e do quadro.

QUESTÃO 9 (VALOR:0,5)

“Quando passavam para os graus superiores, os apagadores podiam perder sua função e deixar de ser os queridinhos da tia, mas mantinham seus lugares e sua pose, esperando o dia da reabilitação.” (L.11-13) No trecho acima, trocando o termo destacado por EMBORA, ocorreria conseqüentemente mudança na forma verbal. Assinale a alternativa em que a forma verbal correta é apresentada.

( a ) manteriam ( b ) mantêm ( c ) mantivessem ( d ) mantiveram

QUESTÃO 10 (VALOR:0,5)

Na linha 31, foi empregada a palavra CUJA, pronome CUJO em sua forma de feminino. A que termo do parágrafo esse pronome se refere?

( a ) Às Criaturas do Abismo ( b ) À única comunicação ( c ) À frente da sala ( d ) A uma proto-dark.

(4)

PROEJA

(5)

PROEJA

Na matéria apresentada acima, são abordadas questões relativas a 3 grupos historicamente discriminados na sociedade brasileira:

1) as mulheres; 2) os negros; e

3) as pessoas com necessidades especiais (“deficientes”).

Em relação a todos eles, são mostrados dados e percentuais em que são indicadas as dificuldades enfrentadas por esse grupos para assumir cargos de supervisão ou gerência.

Escolha UM desses três grupos citados na matéria (mulheres, negros ou pessoas com “deficiência”) e escreva uma carta à redação do jornal. Nessa carta, você:

a) em primeiro lugar, apresentará sua opinião sobre os dados relacionados no texto “Perfil difícil de mudar”, referentes ao grupo por você escolhido;

b) depois, proporá medidas que possam ou devam ser tomadas pelo governo e pela sociedade para superar as dificuldades enfrentadas por esse grupo.

R A S C U N H O

Utilize este espaço para RASCUNHO (não será considerado para efeitos de correção).

_____________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 5 10 15 20

(6)

PROEJA

R E D A Ç Ã O

Esta folha, com seu texto definitivo, será corrigida pela Banca Examinadora.

• Passe o texto a limpo com atenção.

_____________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 5 10 15 20

Referências

Documentos relacionados

0 cilindro de relojoaria pode ser girado em qualquer sentido, porém, o último movimento deverá ser sempre da esquerda para a direita, isto é, contrária a marcha normal do

(2) Qual é a contribuição efetiva de uma teoria lingüística voltada para a crítica no que concerne a questões como família, pobreza, negligência familiar, negligência do

As várias devoluções ocorridas durante o ano no mercado classe B, resultaram em uma absorção líquida acumulada de -22 mil m² e somada a entrega do novo inventário, fizeram com que

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

No entanto, quando se eliminou o efeito da soja (TABELA 3), foi possível distinguir os efeitos da urease presentes no grão de soja sobre a conversão da uréia em amônia no bagaço

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS..

No entanto, as perdas ocasionadas na cultura do milho em função da interferência imposta pelas plantas daninhas têm sido descritas como sendo da ordem de 13,1%, sendo que em casos

Na tentativa de responder ao problema de pesquisa traçamos, entre outros, como objetivo geral: analisar até que ponto as relações afetivas podem contribuir para a superação