• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

1

REGULAMENTO

PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL

(2)

2 REGULAMENTO

PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL EDIÇÃO – 2014 SUMÁRIO Apresentação, 4 1.0 – Dos Objetivos, 5 2.0 – Dos Participantes, 5 3.0 - Das Categorias, 6

4.0 – Da possibilidade de premiação Estadual/Distrital, 6 5.0 – Da Abrangência dos Projetos, 6

6.0 – Do Cronograma, 7 7.0 – Da Inscrição, 7

7.1 – Das Condições Gerais de Inscrição, 7 7.2 – Da Documentação de Inscrição, 8 7.3 – Do Procedimento de Inscrição, 9

8.0 – Da Comissão Técnica e da Comissão Julgadora, 9 8.1– Da Comissão Técnica, 9

8.2 – Da Comissão Julgadora, 10

9.0 – Da Metodologia de Avaliação de Projeto, 11 9.1 – Dos critérios de avaliação, 11

(3)

3 9.1.1 - Da Inovação e Criatividade, 11

9.1.2 - Da Sustentabilidade, 11 9.1.3 - Das Publicações, 11

9.1.4- Dos relatórios de acompanhamento do projeto, 11 9.1.5 - Dos beneficiários do projeto, 12

10.0 – Das Etapas de Avaliação, 12

10.1 – Da Pré-Análise dos Projetos, 12 10.2 – Da Análise de Campo dos Projetos, 12 10.3– Da Classificação dos Projetos, 12 10.4– Da Avaliação Final dos Projetos, 12 11.0 – Da Pontuação, 12

12.0 – Da Premiação, 13 12.1 – Das vedações, 14

13.0 – Da Periodicidade das Edições, 14 14.0 – Da Divulgação, 14

15.0 – Dos Resultados, 14

16.0 – Do Regulamento da Edição 2013, 15

16.1 – Das Informações sobre o Regulamento, 15 17.0 – Das Omissões do Regulamento, 15

18.0 – Da Aprovação do Regulamento Edição 2014, 15 Anexo I (Formulário de inscrição), 16

(4)

4 APRESENTAÇÃO

A Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - FEBRAFITE – entidade representativa do Fisco Estadual e Distrital, em âmbito nacional, tem observado que a grande maioria dos brasileiros desconhece a função socioeconômica do tributo e pagam seus impostos sem o conhecimento do que estão efetivamente pagando.

Ante o panorama narrado, a FEBRAFITE assinou convênio com o Programa Nacional de Educação Fiscal, desenvolvido pela ESAF – Escola de Administração Fazendária, órgão integrante da estrutura do Ministério da Fazenda, tendo por meta disseminar a educação fiscal na sociedade brasileira.

Nesse sentido, lançou e executou de forma pioneira em 2012 com muito sucesso o Prêmio Nacional de Educação Fiscal com a parceria da ESAF e o apoio das associações filiadas à FEBRAFITE, sindicatos do Fisco Estadual/Distrital, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, ENCAT – Encontro Nacional das Administrações Tributárias, Congresso em Foco, Rede Globo de Televisão, Mapfre Seguros, VIP’s Corretora de Seguros.

Agora, põe em execução a Edição 2014 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal com a expectativa de renovado sucesso e ampliação dos apoios recebidos na 1ª Edição.

Brasília/DF, em 20 de março 2014.

Roberto Kupski Presidente FEBRAFITE

(5)

5 1.0 – DOS OBJETIVOS

A Edição 2014 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal será realizada pela FEBRAFITE em parceria com a ESAF – Escola de Administração Fazendária com o apoio das associações filiadas e outras entidades de classe parceiras e patrocinadoras, tendo por principais objetivos:

 Valorizar, promover e premiar ações que envolvam matérias específicas de Educação Fiscal, oportunizando a discussão sobre a importância social do tributo.  Incentivar o acompanhamento da qualidade dos gastos públicos por meio de

mecanismos de controle social, como forma de efetivo exercício da cidadania.  Desenvolver atividades em parceria com suas associações filiadas e Administração

Pública de qualquer esfera de governo, no sentido de aperfeiçoar conhecimentos teórico-práticos referentes à Educação Fiscal em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

 Incentivar mecanismos de aprendizagem com propósito de permitir ao cidadão o acompanhamento da correta aplicação dos recursos materiais colocados à disposição da Administração Pública para atendimento das demandas sociais existentes.

 Propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado por meio de atividades de educação fiscal.

2.0 – DOS PARTICIPANTES

Poderão participar do Prêmio Nacional de Educação Fiscal escolas, universidades, órgãos públicos, dentre outras pessoas jurídicas que desenvolvam, diretamente, projetos voltados à área da Educação Fiscal em suas comunidades locais, excetuando-se entidades ligadas à categoria dos

Fiscos.

3.0 – DAS CATEGORIAS

Os inscritos ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal, Edição 2014 concorrerão nas seguintes categorias:

(6)

6 a. Escolas: Esta categoria abrange instituições de educação infantil, ensino

fundamental e ensino médio.

b. Instituições: Categoria que abrange Organizações Não Governamentais (ONG’s),

universidades, Prefeituras Municipais e Secretarias Municipais e demais instituições da iniciativa privada.

4.0 – DA POSSIBILIDADE DE PREMIAÇÃO ESTADUAL/DISTRITAL

As Associações estaduais/distrital filiadas à FEBRAFITE (entidade instituidora do presente certame nacional) poderão instituir no âmbito das respectivas unidades federadas premiação regional aos projetos inscritos no Prêmio Nacional de Educação Fiscal implantados na respectiva unidade da Federação.

4.1.1 – A premiação estadual/distrital se dará por iniciativa da respectiva associação estadual/distrital filiada à FEBRAFITE e observará, por simetria, os critérios adotados para a premiação nacional descritos neste Regulamento.

4.1.2 – Todas as despesas inerentes à premiação estadual/distrital correrão por conta da associação organizadora.

4.1.3 – As melhores iniciativas em educação fiscal selecionadas em âmbito estadual/distrital serão submetidas à Comissão Julgadora para avaliação final.

5.0 – DA ABRANGÊNCIA DOS PROJETOS

Poderão ser inscritos projetos em desenvolvimento que abranjam as seguintes ênfases em Educação Fiscal, permitindo aspectos de transversalidades com outras áreas de formação ou de conhecimento, como por exemplo: iniciação tributária – conceitos básicos de tributo;

a. Iniciação tributária – conceitos básicos de tributo; b. A importância social dos tributos;

c. Atuação fiscal no Estado Brasileiro; d. O retorno dos tributos para a sociedade; e. Acompanhamento das Contas Públicas;

(7)

7 g. Combate à pirataria;

h. A exigência da Nota e do Cupom Fiscal, direito e dever; i. Outras (justifique).

6.0 – DO CRONOGRAMA

Em 2014, a execução do PRÊMIO obedecerá ao seguinte cronograma de desenvolvimento:

a. Lançamento: 20 de março de 20141;

b. Período de divulgação e inscrição: de 21 de março a 30 de maio de 2014; c. Prazo máximo para postagem de documentação: 10 de junho de 2014;

d. Período de verificação pelas equipes técnicas: de 01 de julho a 19 de setembro de 2014;

e. Período de trabalho da Comissão Julgadora: de 01 de outubro a 31 de outubro de 2014;

f. Divulgação nominal dos dez projetos inscritos com maior pontuação até: 05 de novembro de 2014, no site do Prêmio;

g. Solenidade de premiação: 18 de novembro de 2014, em Brasília/DF. 7.0 – DA INSCRIÇÃO

O prazo de inscrição, previsto no item b da seção anterior deste Regulamento, poderá ser prorrogado a critério e por ato da FEBRAFITE.

7.1 – Das Condições Gerais de Inscrição

7.1.1 – A inscrição dar-se-á por iniciativa dos órgãos/pessoas jurídicas interessadas, observadas as condições estabelecidas nesta seção, bem como o prazo de que trata o item b da seção anterior deste Regulamento.

1

(8)

8 7.1.2 – Os projetos inscritos deverão:

a) estar em execução ou, já executados com previsão de continuidade, na data da verificação in loco, desde que seja possível mensurar os resultados atingidos; b) ter data de início e estimativa de término;

c) estimular a conscientização do valor social do tributo; e

d) estarem devidamente inscritos, com observância de todas as demais normas e condições previstas neste Regulamento.

7.1.3 – Não serão aceitas, sob qualquer condição, inscrições fora do dos padrões ou dos prazos exigidos neste Regulamento, salvo eventual decisão de prorrogação do prazo nos termos do estabelecido no item 7.0.

7.2 – Da Documentação de Inscrição

7.2.1 – A inscrição deverá conter os seguintes documentos:

a. Formulário de Inscrição de Projeto (Anexo I), devidamente preenchido; b. Envio da seguinte documentação:

1. Cópia do formulário de inscrição de projeto (Anexo I) devidamente preenchido; 2. Projeto;

3. Recursos materiais utilizados no projeto;

4. Especificação dos meios de comunicação social utilizados para execução e divulgação do projeto, tais como fotos, DVD’s, CD’s, reportagens, panfletos; 5. Demais materiais/documentos utilizados pelo projeto.

7.2.2 – Caso haja a necessidade de outras informações, a Coordenação do Prêmio poderá entrar em contato para atendimento da solicitação desejada.

7.3 – Do Procedimento de Inscrição

(9)

9 A – PREENCHIMENTO DO ANEXO I – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO (Anexo I), a ser disponibilizado de 21 de março a 30 de maio de 2014, exclusivamente via internet, pelo site www.premioeducacaofiscal.com.br deve ser preenchido e enviado pelo referido site no ato da inscrição. Será enviado ao e-mail da pessoa jurídica inscrita o comprovante de envio de inscrição; Desde que devidamente preenchido.

B – ENVIO DE DOCUMENTAÇÃO À FEBRAFITE

A candidata deverá imprimir o Anexo I na página do Prêmio no site www.premioeducacaofiscal.com.br, preenchê-lo com a assinatura do responsável pela candidata, e em conjunto com os documentos elencados no item 7.2.1, B encaminhar no prazo máximo de 10 (dez) dias, contados da data em que houver remetido eletronicamente o Formulário de Inscrição de Projeto (Anexo I):

a. via correio (sedex) ou em mãos, diretamente à sede da FEBRAFITE, se possível e preferencialmente em mídia eletrônica, no seguinte endereço: SRTVN QD. 702, Bl. “P”, Ed. Rádio Center, 1º andar, salas 1056/1057, Asa Norte, Brasília/DF. CEP: 70.719-900.

C - HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Mediante a apresentação, no prazo e forma definidos nos itens 7.3 A e B deste Regulamento, do formulário de inscrição devidamente assinado pelo representante legal do órgão/pessoa jurídica interessada, e documentos elencados no item 7.2.1, B, desta seção.

8.0 – DA COMISSÃO TÉCNICA E DA COMISSÃO JULGADORA 8.1– Da Comissão Técnica

À Comissão Técnica compete:

a. Analisar e avaliar, em caráter preliminar e subsidiário, os projetos inscritos, observados os critérios e etapas definidos neste Regulamento;

(10)

10 A Comissão Técnica será constituída por até 03 (três) integrantes da carreira do Fisco Estadual/Distrital, Federal e Municipal, por Unidade da Federação com projeto inscrito no Prêmio e atuarão unicamente em regime de “trabalho voluntário”.

8.2 – Da Comissão Julgadora

Compete à Comissão Julgadora, observadas as normas estabelecidas neste Regulamento, o julgamento e seleção dos projetos premiados.

A Comissão Julgadora, de composição interinstitucional, será integrada por:

 Representante da FEBRAFITE;

 Representante da ESAF;

 Representante do Ministério da Educação;

 Representante da Câmara dos Deputados;

 Representante do Senado Federal;

 Representante do Ministério Público;

 Representante do Poder Judiciário;

 Representante da Ordem dos Advogados do Brasil;

 Representante do Tribunal de Contas;

 Representante do ENCAT;

 Representante de entidades representativas do Fisco das três esferas de Poder;

 Outras Entidades/Órgãos convidados pela organização do Prêmio.

8.2.1 – A Comissão Julgadora deverá ser constituída por 01 (um) representante de cada entidade acima elencada, respeitado o mínimo de 05 (cinco) participantes.

(11)

11 9.0 - DA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE PROJETO

A entidade instituidora do PRÊMIO executará a avaliação dos projetos mediante a aplicação dos critérios e cumprimento das etapas estabelecidas nesta secção, através do trabalho exclusivo da Comissão Técnica, sendo que a definição e aplicação dos critérios são privativas da equipe avaliadora (Comissão Técnica).

9.1 – Dos Critérios de Avaliação 9.1.1 – Da Inovação e Criatividade

Neste quesito serão avaliados as técnicas e os documentos relacionados à fase do planejamento do projeto inscrito pelo órgão/pessoa jurídica interessada participante, sendo considerados a justificativa do projeto, a definição clara do objetivo geral e dos objetivos específicos, se o projeto estimula a conscientização do valor social do tributo e controle do gasto público e promove ações com este foco, inclusive de forma criativa e inovadora.

9.1.2 – Da Sustentabilidade

Tendo em vista que os projetos devem estar em conformidade com as instruções do Regulamento, notadamente do item 5.0, deve – se analisar também se o projeto apresenta transversalidade dos temas, bem como analisar a existência do cronograma de execução do projeto, a presença de indicador(es) para análise de acompanhamento da execução e dos resultados alcançados, o desenvolvimento e a periodicidade do projeto.

9.1.3 – Das Publicações

As publicações realizadas pelos projetos inscritos serão analisadas taxativamente, considerando como material didático todo aquele destinado ao apoio pedagógico da iniciativa, tais como cartilhas, panfletos, vídeos, impressos ou confeccionados pelos próprios alunos, etc..

9.1.4 – Dos Relatórios de acompanhamento do projeto

Neste quesito será examinada a metodologia de acompanhamento da execução e dos resultados do projeto, em especial a utilização de formulários, planilhas e programas de gerenciamento, devendo comprovar o atendimento dos objetivos propostos, por meio de documentos, tais como:

a. Relatórios de progresso do projeto;

(12)

12 c. Relatório da entidade financeira, se for o caso.

9.1.5 – Dos beneficiários do projeto

Neste quesito serão avaliadas as participações dos gestores e/ou responsáveis do projeto, bem como os beneficiários diretos atingidos pelo mesmo em relação ao potencial de abrangência do projeto. Estes dados devem ser quantificados em números pela pessoa jurídica participante. 10 – DAS ETAPAS DE AVALIAÇÃO

10.1 – Da Pré-Análise dos Projetos:

Os projetos inscritos serão submetidos à análise preliminar com o objetivo específico de verificação do correto preenchimento dos quesitos e informações previstas na seção.

10.2 – Da Análise de Campo dos Projetos

A análise de campo será executada por equipe designada pela FEBRAFITE, ficando facultada à entidade instituidora do Prêmio, a realização de pesquisa de satisfação junto aos beneficiários diretos e população em geral onde se localiza a ação, para fins de complementação da avaliação do projeto analisado.

10.3 – Da Classificação dos Projetos

Após a análise de campo, a Comissão Técnica procederá, em caráter preliminar e subsidiário, a análise e avaliação dos projetos, organizando o rol daqueles que serão submetidos à Comissão Julgadora para avaliação final.

10.4 – Da Avaliação Final dos Projetos

Será procedida pela Comissão Julgadora com base nos critérios definidos nesta seção. 11 – DA PONTUAÇÃO

A pontuação máxima atribuível aos projetos será de 100 pontos divididos da seguinte forma:

a. 30 pontos – referente à inovação e criatividade; b. 20 pontos – sustentabilidade;

(13)

13 c. 10 pontos - números de publicações, se houver;

d. 20 pontos - referente ao número de atividades já executadas;

e. 10 pontos - número de beneficiários diretos já atendidos pelo projeto (estudantes); f. 10 pontos - número de pessoas envolvidas (gestores e/ou responsáveis pelo

projeto). 12 – DA PREMIAÇÃO

Serão agraciadas com Certificado de Reconhecimento as 10 (dez) melhores iniciativas nas categorias Escolas e Instituições selecionadas pela Comissão Julgadora, sendo 06 (seis) da categoria “Escolas” e 04 (quatro) da categoria “Instituições”.

Na categoria Escolas serão contemplados, dentre as selecionadas, as três melhores iniciativas, conforme deliberado pela Comissão Julgadora, com o Troféu PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL, categoria Escolas e com a seguinte premiação financeira:

1º - Colocado – R$ 15,000.00 (quinze mil Reais); 2º - Colocado – R$ 10,000.00 (dez mil Reais); 3º - Colocado – R$ 5,000.00 (cinco mil Reais).

Na categoria Instituições serão contempladas, dentre as selecionadas, as duas melhores iniciativas, conforme deliberado pela Comissão Julgadora, com o Troféu PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL, categoria Instituições, e com a seguinte premiação:

1º - Colocado – R$ 15,000.00 (quinze mil Reais); 2º - Colocado – R$ 10,000.00 (dez mil Reais).

A coordenação do Prêmio irá convidar 01 (um) representante dos órgãos/pessoas jurídicas das dez primeiras selecionadas para participar da solenidade de premiação que ocorrerá no dia 18 de novembro de 2014, em Brasília-DF, com custos por conta da organização do Prêmio.

12.1. Das vedações

As iniciativas em Educação Fiscal premiadas nas Edições anteriores do certame não poderão ser premiadas nesta edição 2014.

(14)

14 Àquelas que por ventura se inscrevam na edição 2014 poderão ser agraciadas, por deliberação da Comissão Julgadora do certame, com Certificado de Reconhecimento.

13 – DA PERIODICIDADE DAS EDIÇÕES

O PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL poderá ser realizado por prazo indeterminado.

14 – DA DIVULGAÇÃO

Os participantes cedem automaticamente à entidade instituidora, sem exclusividade, em caráter não oneroso e por prazo indeterminado, o direito de divulgação dos projetos inscritos e apresentados para efeito de concorrer ao PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL – Edição 2014, nos sites das entidades filiadas, apoiadoras e também em revista alusiva ao prêmio.

A cessão de direitos de que trata o item anterior abrange o direito de veiculação na mídia impressa, televisiva, em emissoras de rádio, sites na internet, congressos, seminários, cursos e outros meios de comunicação social, inclusive publicação em qualquer idioma e lugar, e, em especial o direito de reprodução dos projetos.

15 – DOS RESULTADOS

O rol dos projetos premiados e os resultados mensurados de cada projeto avaliado serão formalizados em documentos próprios pela entidade instituidora em sua sede na cidade de Brasília/DF.

A FEBRAFITE manterá um Banco de Dados contendo todas as informações sobre os projetos inscritos.

16 – DO REGULAMENTO DA EDIÇÃO 2014 16.1. Das informações sobre o Regulamento

Todas as informações sobre este Regulamento poderão ser obtidas no: a. site: www.premioeducacaofiscal.com.br;

b. e-mail: premionacionaledfiscal@gmail.com; c. Telefone: (61) 3328-1486 / 2907.

(15)

15 17 – DAS OMISSÕES DO REGULAMENTO

Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos por ato da Entidade promotora do Prêmio.

18 - DA APROVAÇÃO DO REGULAMENTO EDIÇÃO 2014

Este Regulamento da Edição 2014 do PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL foi aprovado na reunião do Conselho deliberativo da FEBRAFITE – Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais, realizada nos dias 20 e 21 de março de 2014, em Brasília/DF.

Brasília/DF, 20 de março de 2014.

Roberto Kupski, Presidente da FEBRAFITE

(16)

16 Formulário de Inscrição - Prêmio Nacional de Educação Fiscal

ANEXO I [campos obrigatórios]

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO/ÓRGÃO EXECUTOR DO PROJETO

Nome (ex: nome da escola, da Universidade, Prefeitura, etc):

CNPJ: Telefones: Endereço: Cidade: UF: CEP: Marque a Categoria ( ) Escolas ( ) Instituições

(17)

17 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Nome do Projeto:

Nome do Coordenador Responsável:

E-mail do Coordenador:

Telefone fixo:

Telefone celular:

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Utilize este espaço para descrever resumidamente o projeto (Histórico, detalhes técnicos, objetivos, resultados alcançados e materiais elaborados, se houver). Limitação para 2,4 mil caracteres.

(18)

18 Observações importantes:

Após envio via internet, imprima este formulário preenchido e encaminhe via sedex, com data de postagem em até 10 dias, juntamente com os materiais que comprovam a execução da iniciativa (Item 7.2.1-b do Regulamento), tais como: fotos em arquivo eletrônico, cartilhas, DVDs, CDs, reportagens, panfletos e outros.

Endereço para envio da documentação:

FEBRAFITE

Prêmio Nacional de Educação Fiscal – 2014

SRTVN - Qd. 702 - Bl. "P" - Ed. Rádio Center - Salas 1056 e 1057 - Asa Norte CEP: 70.719-900

Brasília / DF

Mais informações: (61) 3328-1486 / 2907

Referências

Documentos relacionados

2.5.1.1 – Titulação exigida: Bacharel em Enfermagem, Especialista em Saúde do Adulto, Especialista em Gestão em Saúde, com experiência comprovada em docência das disciplinas:

A Comissão Nacional do Descobrimento (que vem dando palestras, inclusive em Santa Cruz Cabrália) também vem se aproximando dos índios a fim de anunciar a festa

74 Nas seguintes 3 tabelas, apresentam-se os deslocamentos mínimos e máximos, obtidos para uma malha com o número de elementos finitos variável, tal como os instantes em

Ainda de acordo com a polícia Civil, houve troca de tiros entre os bandidos e o grupo armado que fazia o transporte de dinheiro nos carros-fortes.. De acordo com a Polícia

Neste contexto base, propõe-se o desenvolvimento de uma metodologia de micro-análise das mesmas interações face a face, na qual todos os movimentos cinésicos (com particular destaque

II. Planta de cada nível da edificação, indicando: a) Localização dos aparelhos de iluminação, seus respectivos comandos, tomadas comuns, especiais e de força

A maior parte dos coeficientes associados a estas variáveis de controlo anuais são significativos, o que contribui para reforçar a hipótese de que a envolvente macroeconómica

DEG Marketing e Comportamento do Consumidor Marketing mix Produto Preço Distribuição Promoção Envolvente geral (Macro ambiente) Envolvente transaccional (Micro ambiente)