• Nenhum resultado encontrado

TESTE SELETIVO 2015 CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TESTE SELETIVO 2015 CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT’ANA

FACULDADE SANT’ANA Recredenciada pela Portaria MEC nº 1473 de 07 de Outubro de 2011.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SANT’ANA Credenciado pela Portaria MEC nº 2812 de 3 de outubro de 2002

Rua Pinheiro Machado, 189 – Ponta Grossa – PR - CEP 84010-310 – (42) 3224-0301 http://www.iessa.edu.br - secretaria @iessa.edu.br

TESTE SELETIVO 2015 – CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS EDITAL Nº 03/2015

Estabelece normas para o TESTE SELETIVO para provimento do cargo de PROFESSOR COLABORADOR para o curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da Faculdade Sant’Ana.

A Direção Geral da Faculdade Sant’Ana, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e regimento interno, torna público as normas para o Processo Seletivo para Professor.

I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

Art.1º. O Processo de teste seletivo para provimento do cargo de Professor Colaborador da Faculdade Sant’Ana será realizado no dia 14 de julho de 2015 com a finalidade de preenchimento de vagas para professor nas disciplinas ofertadas no anexo 01.

II. DAS INSCRIÇÕES:

Art. 2º. As inscrições poderão ser efetuadas no período de 17 de junho a 09 de julho de 2015, pessoalmente ou por intermédio de representante, atendendo às exigências do Edital e dos seus anexos, de segunda-feira a sexta-feira das 17h30min às 21h, junto à Tesouraria Acadêmica da IESSA, sito à Rua Pinheiro Machado, 189, centro, Ponta Grossa – Paraná.

Art.3º No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Requerimento de inscrição, fornecido pela IESSA (no site: www.iessa.edu.br), no qual o candidato deverá declarar conhecer e estar de acordo com todas as normas do presente teste seletivo;

b) Original e fotocópia da conclusão do curso de graduação; c) Original e fotocópia do Histórico Escolar de graduação;

d) Original e fotocópia do diploma ou certificado de conclusão de curso de pós-graduação; e) Fotocópia da cédula de identidade ou documento equivalente, com foto;

f) Curriculum Vitae – somente Plataforma Lattes, impresso no formato HTML, documentado apenas dos últimos cinco (5) anos.

g) Comprovante original do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) que deverá ser recolhido junto à tesouraria da IESSA.

h) Atencão! Os documentos (cópias) citados acima deverão ser autenticados (sem custo) junto à Secretaria Acadêmica da IESSA, de (segundas a sextas-feiras das 17h30min às 21h).

Art.4º. Encerrado o prazo de inscrição, os requerimentos, com a respectiva documentação, serão apreciados pela Comissão Organizadora.

Art.5º. Os títulos obtidos no exterior serão aceitos se convalidados pelo Ministério da Educação ou Instituição de Ensino Superior Oficial e acompanhado de tradução efetuada por Oficial Juramentado. Art.6º A inexatidão de declarações ou dados e a irregularidade na documentação verificadas em qualquer

(2)

etapa da seleção implicarão na eliminação automática do candidato.

Art.7º Os candidatos que tiverem suas inscrições indeferidas ou não forem classificados, deverão retirar documentação no prazo de 30 dias.

Art.8º Em hipótese alguma haverá restituição do valor referente à inscrição.

Art.9º As provas serão realizadas no dia 14 de julho de 2015, com seu início a ser divulgado conforme cronograma a ser disponibilizado a partir das 21h do dia 10 de julho de 2015, no site www.iessa.edu.br III – DAS VAGAS EXISTENTES

Art.10. As vagas existentes estão de conformidade com o Anexo I deste edital.

Art.11. Durante o prazo de validade do teste seletivo, em caso de abertura de novas vagas, os candidatos classificados poderão ser contratados.

IV- DA BANCA EXAMINADORA

Art.12. A Banca Examinadora será constituída por 3 (três) professores de reconhecida qualificação, indicados pela IESSA.

Art.13. Não caberá recurso por parte dos candidatos de impugnação das bancas indicadas.

V - JULGAMENTO DOS CANDIDATOS

Art 14. O julgamento da Banca Examinadora é irrecorrível.

VI – DAS PROVAS

Art.15. O teste seletivo constará de: a) Prova didática;

b) Análise e Avaliação do Curriculum Vitae - Lattes.

Art.16. A prova didática tem como objetivo apurar a capacidade de planejamento, de comunicação e de síntese do candidato sobre um dos temas propostos pela disciplina em oferta, no tempo máximo de 30 (trinta) minutos.

Parágrafo único - O tema será de livre escolha do candidato desde que respeitado os pontos indicados em edital.

Art.17. Para a prova didática, o candidato poderá utilizar o material didático que julgar necessário, não cabendo a responsabilidade da Instituição em ofertá-lo. A Instituição poderá a seu critério, colocar a disposição dos candidatos o material didático utilizado pela mesma. A disponibilidade só será efetuada através de consulta prévia e posterior agendamento. O agendamento poderá ser realizado pelo email: letraslibras@iessa.edu.br (Assunto Teste Seletivo).

Art.18. Ao iniciar a prova didática, o candidato deverá apresentar à Banca Examinadora o plano de aula específico, em três vias, conforme tema escolhido. Portanto o candidato deverá estar munido dos planos dos temas propostos.

Art.19. O não comparecimento na prova didática, por qualquer motivo, implicará na desclassificação automática e irrecorrível no presente teste seletivo.

Art. 20. O roteiro de itens para avaliação didática consta do anexo II deste edital.

Art. 21. A avaliação da prova didática será efetuada pela Banca Examinadora respectiva, cabendo a cada um de seus membros atribuir a sua nota, na escala de 0 (zero) a 10 (dez). A nota final será a média aritmética das notas atribuídas pelos membros, na escala de 0 (zero) a 10 (dez).

Art.22. A análise do Curriculum Vitae dos candidatos será realizada pela Comissão Organizadora, em sessão reservada, observados a ficha de pontos indicada.

(3)

Art. 23. A pontuação para análise do Curriculum Vitae consta do anexo III deste edital.

VII – DA CLASSIFICAÇÃO

Art. 24. Para efeito de cálculo da média final das provas será obedecido o seguinte critério: Prova Didática – 0 a 10,0 (zero a dez); Curriculum Vitae – 0 a 10,0 (zero a dez).

Art. 25. A pontuação será efetuada através de uma média aritmética simples entre a Prova Didática e análise de Currículum Vitae.

Art. 26. Será considerado classificado o candidato que obtiver a média final mínima de 6,0 (seis).

Art.27. Será considerado aprovado o candidato que obtiver a maior média final entre os candidatos concorrentes.

Art. 28. Em caso de empate, o critério de desempate será a maior nota da prova didática, em seguida a avaliação do Curriculum Vitae e, persistindo o empate, será considerado o tempo de serviço no Magistério Superior.

Art. 29. O resultado final será publicado e disponibilizado no site da IES, conforme relação dos candidatos classificados, em 17 de julho de 2015 a partir das 20h no site: www.iessa.edu.br.

Art. 30. A aprovação do candidato não gera qualquer direito à contratação. VIII - DA CONTRATAÇÃO:

Art. 31. A contratação dos candidatos classificados, observando-se rigorosamente o número de vagas e a ordem de classificação, dar-se-á, em princípio, a partir de 01 de agosto de 2015.

Art. 32. Os candidatos aprovados e de acordo com o número de vagas, serão contratados por tempo determinado, contrato de experiência, conforme prevê legislação trabalhista.

Art. 33. A contratação dos candidatos classificados obedecerá rigorosamente a Política Docente vigente e observada a titulação máxima do candidato classificado.

IX – CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Art. 34. O teste seletivo terá validade até 15/06/2016.

Art. 35. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora indicada para o presente teste seletivo.

Irmã Maria Aluísia Rhoden

(4)

LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS

ANEXO I - EDITAL Nº 03/2015

Área de Conhecimento LIBRAS II e IV

Nº de vagas: 01

Carga horária total: 120 horas (06 horas aulas semanais). Titulação mínima exigida: Graduação em Letras Libras ou

Graduação em Letras e

Especialização em Letras, Linguística, Educação Especial ou Libras Requisitos: Experiência como docente na área

Temas: LIBRAS II - MORFOLOGIA

1. Formação dos sinais

2. Substantivos, pronomes e adjetivos 3. Verbos, advérbios e conjunções LIBRAS IV – SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA

4. Anáfora e pressuposição 5. Tempo, aspecto, modalidade 6. Operadores e quantificadores 7. Dêixis e incorporação

Bibliografia: Bibliografia básica

CAPOVILLA, F. C., RAPHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira, v 1 e 2. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. (Ed.). Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira. v. 1 e 2. São Paulo: EDUSP, 2004

FERREIRA, L. Por uma gramática de língua de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995

QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. ArtMed: Porto Alegre, 2004.

Área de Conhecimento FUNDAMENTOS DA INTERPRETAÇÃO TEATRAL

Nº de vagas: 01

Carga horária total: 80 horas (4 aulas semanais)

Titulação mínima exigida: Graduação em Belas Artes ou Artes Visuais Especialização em Teatro ou áreas afins Requisitos: Experiência como docente na área

Temas: 1. Fundamentos da interpretação e tradução.

2. Problemas teóricos e práticos da interpretação. 3. A representação do intérprete na educação de surdos. 4. O teatro como recurso pedagógico.

(5)

Bibliografia: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002.

GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. São Paulo. Martins Fontes, 2009

COSTA, J.P.P., A educação do surdo ontem e hoje, posição sujeito e identidade. São Paulo: Mercado das letras. 2010.

FIORIN, J. L.Linguagem e ideologia. São Paulo : Ática, 2007 REVERBEL, O. G Jogos Teatrais na Escola. São Paulo: Scipione, 2009.

GUARRINELLO.A.C.O papel do outro na escrita de sujeitos surdos. São Paulo: Plexus , 2007

JAKOBSON,R. Linguística e Comunicação 22ª. ed. São Paulo: Cultrix, 2010.

JURACH, J. M., FERNANDES, M,R, TEIXEIRA, N.C.R.B. Diálogos entre língua, literatura e outras linguagens. Guarapuava: Letras em ação, 2011.

Referências

Documentos relacionados

• A Revolução Industrial corresponde ao processo de industrialização que teve início na segunda metade do.. século XVIII no

[r]

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

Então Ulisses, que todos diziam ser o mais manhoso dos homens, pensou, pensou e teve uma ideia: construir um enorme, um gigantesco cavalo de pau, assente num estrado com rodas para

vassourar – varrer... Que género de texto acabaste de ler? Justifica a tua resposta. Transcreve alguns versos que ilustrem a azáfama da vassoura. A dona da casa está descontente com

E, a certa altura, ela murmurava para o seu prostrado e inconsciente guerreiro: «não te deixarei morrer, David Crockett!» Não sei porquê, esta frase e esta cena viajaram comigo

A bicharada já andava toda admirada, mas muito desconfiada!.

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP