• Nenhum resultado encontrado

Circuito Ayrton Senna de Juventude Orientações para a Comissão de Líderes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Circuito Ayrton Senna de Juventude Orientações para a Comissão de Líderes"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Parabéns, jovens líderes!

Vocês foram os escolhidos para fazer parte da Comissão de Líderes

Representantes de Turma!

Esse super time será responsável por planejar e executar um evento muito especial na escola, o Desafio Pecha Kucha Protagonista. Esse evento reunirá os professores, os estudantes, a equipe gestora e os demais funcionários da escola para conhecerem as ações de intervenção e os projetos protagonistas realizados pelos times participantes do Desafio de Leitura, Desafio de Protagonismo e pelos jovens parceiros da sala de leitura.

Para dar conta dessas responsabilidades é preciso estar bem preparado. Para isso, vocês contam com o apoio deste pequeno guia, que traz superdicas, informações e orientações que os ajudarão a se prepararem para realizar com sucesso o evento Desafio Pecha Kucha Protagonista na escola.

A escola desafia a nossa força protagonista!

A Comissão é formada por jovens líderes de diferentes times que participam dos Desafios de Leitura e de Protagonismo na sala de leitura, além de representantes dos jovens parceiros. Essa é uma oportunidade incrível para conhecer uma galera nova e mostrar a força da juventude!

Para aquecer a sintonia do time, que tal fazer uma rodada de apresentação de todos os integrantes da Comissão? Para fazer isso, é fácil:

 Cada jovem se apresenta dizendo seu nome e em qual ano e turma está.  Em seguida, cada um reflete e responde: Com quais qualidades, habilidades

e competências eu vou colaborar para o trabalho da Comissão de Líderes na realização do evento?

Circuito Ayrton Senna de Juventude 2014

Orientações para a Comissão de Líderes

Que tal contar para a galera da fanpage do Programa SuperAção como foi a conversa que rolou entre os integrantes da Comissão de Líderes Representantes? Utilizem a hashtag #EscolaQueDesafia e contem para toda a galera protagonista qual é a força protagonista desse time!

(2)

Quando o comissão se reúne?

Vocês precisam marcar as reuniões da Comissão de Líderes em horários em que todos possam participar. Conversem entre si, peçam ajuda do professor da sala de leitura e do professor coordenador para montar a agenda com as datas, os horários e os locais dos encontros.

Caso algum líder não possa participar das reuniões, elejam um protagonista para contar tudo o que aconteceu no encontro. Não vale deixar ninguém para trás! A comunicação será a maior competência a ser exercitada nesse momento!

Para um bom trabalho em time!

Antes de seguir em frente, vale a pena relembrar as 3 regras básicas para um bom trabalho em time:

 Colaborar com os colegas!

 Unir forças e competências para realizar o evento Desafio Pecha Kucha Protagonista na escola!

 Não deixar ninguém para trás e trabalhar para que todos os integrantes da Comissão de Líderes tenham a oportunidade de falar, ouvir e ter suas opiniões respeitadas!

Superdicas para organizar o evento “Desafio Pecha Kucha

Protagonista” na escola!

Durante a realização do desafio Pecha Kucha Protagonista, os times participantes da etapa escolar do Circuito Ayrton Senna de Juventude produziram apresentações para mostrar para toda a escola os aprendizados que rolaram, as leituras realizadas, as ações de intervenção protagonista e os projetos realizados, além das ações de promoção da sala de leitura realizadas pelos jovens parceiros.

Como vocês já sabem, o desafio da Comissão de Líderes será planejar e executar um evento na escola para que essas apresentações possam ser compartilhadas com a comunidade escolar. Vocês contarão com o apoio e a parceria do professor

coordenador e do professor da sala de leitura!

Preparados para

começar o planejamento

do evento Desafio Pecha

Kucha Protagonista?

(3)

Quando e onde será realizado o evento Desafio Pecha Kucha?

Definam a data e o local da realização do evento. A melhor estratégia é contar com a ajuda do professor coordenador para definir um dia e horário que respeite o calendário da escola.

Além disso, é importante escolher um espaço que garanta aos times a estrutura necessária para realizar as apresentações dos projetos e a participação da galera da escola que prestigiará o evento. Portanto, vale pensar em um espaço onde possa acontecer as projeções dos PowerPoints, e contar com uma estrutura de som (microfone e amplificador, por exemplo). Este espaço precisa ser amplo e comportar não só os protagonistas que irão apresentar os projetos como a plateia que irá conferir o evento. Sugestões: Auditório ou espaço amplo que permita a projeção dos

slides.

Além disso, é preciso pensar em como organizar a decoração do espaço escolhido, para deixá-lo aconchegante para os participantes e convidados.

Quem será o público do evento?

Os convidados especiais serão: a equipe de gestão, os professores, os funcionários, e, é claro, os estudantes da escola.

A Comissão de Líderes precisa elaborar um convite para garantir a participação dos convidados no evento. Usem e abusem da criatividade e peçam ajuda ao professor da sala de leitura e ao professor coordenador para garantir que todos serão convidados.

Quais são as ações e tarefas a serem executadas para a

realização do evento?



Escolher o espaço e marcar a data e horário do evento com o

professor da sala de leitura e o professor coordenador.

Escolham dois jovens da Comissão para conversar com os professores e definir quando e onde será realizado o evento.

Se liguem: O evento é um

momento especial para

compartilhar com toda a

escola as conquistas e

aprendizados que rolaram

durante esse ano. Não dá para

(4)



Organizar o roteiro com a programação do evento.

É importante que o evento tenha uma sequência de ações que inclua as apresentações dos projetos e a interação do apresentador ou MC (Mestre de Cerimônia) com o público e os convidados.

Confiram algumas dicas para ajudá-los no planejamento da programação:



Definir quem será o apresentador ou MC (mestre de

cerimônia) do evento.

Confiram algumas dicas para ajudá-los a escolher o jovem que tem o perfil para ser MC:



Definir a lista de equipamentos necessários para a realização

do evento.

Para este tipo de evento alguns equipamentos podem facilitar a execução das apresentações: datashow, telão, som, microfones, computador etc.

Não se esqueçam de fazer um teste com todos os equipamentos alguns dias antes do evento, para não ter surpresas desagradáveis!

Escrevam um roteiro com as ações previstas para o evento e o tempo para cada uma delas. Definam se o evento contará com atividades culturais, pausa para o lanche ou outros momentos que podem influenciar a programação.

Além disso, o roteiro pode ter pequenos textos e informações para o apresentador/MC (mestre de cerimônia) usar em sua fala durante o evento.

Definam a ordem de apresentação dos participantes. Pensem em uma sequência que facilite a organização do evento e a participação dos protagonistas que irão se apresentar.

Não deixem de compartilhar o roteiro com os professores que estão apoiando a realização do evento.

Para escolher o mestre de cerimônia ou apresentador é preciso levar em consideração as funções que essa pessoa realizará durante o evento. O MC ou apresentador interage diretamente com o público e estimula a sua participação ao longo do evento.

Apresenta a dinâmica do evento e ajuda todos a entenderem como vai acontecer a apresentação dos projetos no evento.

O MC ou apresentador precisa ser uma pessoa carismática, extrovertida e sem timidez. É importante que tenha alguma experiência com o palco, microfone etc., ou que queira enfrentar esse desafio!

Caso vocês avaliem que tenham algum jovem na escola que tenha esse perfil e não faz parte da Comissão de Líderes, que tal convidá-lo?

(5)



Dividir tarefas para o planejamento e execução do evento.

Dividir tarefas serve para organizar o time para realizar as ações. Este é um fator decisivo para o sucesso do evento. Confiram algumas ações necessárias:

Planejamento realizado! Parabéns!

Agora é só colocar a mão na massa para fazer o evento

acontecer!

Façam uma lista com todas as ações que precisam ser realizadas antes do dia do evento e dividam as tarefas entre a Comissão de Líderes. É importante distribuir igualmente as ações e apoiar os colegas no trabalho. No dia do evento, várias ações precisam ser realizadas:

- Testar os equipamentos;

- Receber e cuidar dos participantes

- Receber os materiais dos times (pendrive, CD etc.) - Filmar e tirar fotos do evento.

- Receber e cuidar dos convidados.

Façam uma lista completa das ações necessárias e dividam as responsabilidades entre vocês.

Que tal compartilhar ideias e dicas com outros protagonistas? Mandem mensagens para a fanpage do Programa SuperAção Jovem no Facebook, com a

hashtag #EscolaQueDesafia, contando como está sendo a organização desse

super evento na escola. Aproveitem e contem quais são as expectativas para o grande dia!

www.facebook.com/ProgramaSuperacãoJovem

Cara Comissão de Líderes,

Envie fotos e relatos do evento Desafio Pecha Kucha Protagonista, para a

fanpage do Programa SuperAção Jovem no Facebook, com a hashtag #EscolaQueDesafia, para compartilhar tudo o que aconteceu na escola!

www.facebook.com/ProgramaSuperacãoJovem

Nos vemos na etapa estadual virtual

do Circuito:

Referências

Documentos relacionados

2.1.40 - Deve ser disponibilizado local de fácil acesso para higienização das mãos com água e sabão, preferencialmente na entrada do refeitório ou lanchonete, estando

Em sua análise, Lopez (1979) afi rma que as regras acima valem para a maioria dos casos, exceto para as palavras derivadas, pois elas têm a silabifi cação do radical igual à da

A cor cinza apresentou a maior força inicial quando submetida à tração, em relação aos grupos roxo, rosa, verde, preto e vermelho, mas não houve diferença significativa entre

All patients considered severe by complementary examination also had the same classification in the Phalen test, showing that the two tests have similar results in more

O objetivo principal desta Dissertação consiste na otimização da máquina de ensaio de impacto (MEI), presente no departamento de engenharia mecânica da universidade

presente cláusula não será considerado salário in natura para todos os fins de direito, razão pela qual não integrará a remuneração, de acordo com os

Para cada Área Temática, e para Tema do Curso e por um Intervalo temporal, listar o Número Total de Acções de Formação realizadas, o Número Total de Formandos que frequentaram as

(b) Considera-se a provisão do 13º salário, atualização dos recursos do PMPP (vide item 3.5.1., letra d), do Fundo Mútuo da Reserva de Cobertura (vide item 3.5.1., letra b), do