• Nenhum resultado encontrado

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 3ª.Série: (Ensino Médio)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 3ª.Série: (Ensino Médio)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

1

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista para que possam ser corrigidos. Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista.

Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista. O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista. A lista deve ser feita a caneta, somente os cálculos podem ser a lápis.

 Data de entrega e prova: 12/05/2018.

_______________________________________________________________________________________

01. O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades.

Estas características identificam o:

a) império dos persas durante o reinado de Dario. b) império babilônico durante o governo de Hamurabi. c) antigo império egípcio durante a dinastia de Quéops. d) reino de Israel sob o comando de Davi.

e) estado espartano durante a vigência das leis de Dracon.

02. Pode-se dizer que um dos elementos fundamentais da religião persa na Antiguidade, após Zaratrusta, é: a) o politeísmo caracterizado pela prática da adoração dos ídolos zoomórficos nos templos religiosos. b) o caráter local do culto, já que cada região possuía suas próprias divindades supremas.

c) o dualismo representado pela oposição entre o princípio do bem e do mal.

d) a estrita obediência por parte de toda a população dos preceitos religiosos contidos nos Vedas e) a descrença na imortalidade da alma e na ressurreição

03. Estabeleça abaixo as principais características da religião dos Persas.

04. “No reinado de Ciro, e posteriormente no de Cambises, não havia um tributo fixo, sendo o pagamento feito em presentes. Por causa da fixação de tributos e de outras medidas análogas, os persas chamavam Dario de mascate, Cambises de déspota e Ciro de pai, pois Dario negociava com tudo, Cambises era duro e insensível e Ciro era generoso e se preocupava com o bem-estar de seus súditos”.

HERÓDOTO, História. Brasília: Unb, 1988. p. 180.

Lista de exercícios

Aluno (a): ________________________________ Turma: 3ª.Série: ______ (Ensino Médio) Professor: Barros Disciplina: História

(2)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

2

Dario I foi um dos mais conhecidos reis que existiram na Pérsia antiga, sendo responsável por várias medidas administrativas e por grandes construções, que ficaram famosas. Dentre as alternativas abaixo, qual indica uma ação não efetuada durante o reinado de Dario I?

a) O dárico. b) As satrapias. c) A estrada real.

d) A biblioteca de Nínive. e) O sistema de correios.

05. Faça uma pesquisa sobre os reis citados no texto da questão 04.

06. Festa do Fogo é um dos rituais da antiga religião persa, o zoroastrismo, e representa uma homenagem à Ahura-Mazda, o deus do bem, da luz, que é era contraposto ao deus Arimã, representante do mal, das forças das trevas. O culto do zoroastrismo não requeria templos e seus fundamentos ficaram registrados no livro sagrado conhecido como:

a) Corão. b) Torá.

c) Mahabharata. d) Zend-Avesta e) Vedas.

(3)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

3

08.Com relação ao Império Persa, é incorreto afirmar:

A) Os persas desenvolveram uma administração relativamente descentralizada, com base nas satrapias. B) As estradas e os correios foram bastante aperfeiçoados durante esse Império.

C) A religião persa era o zoroastrismo, que pregava a existência de uma luta entre o mal e o bem, na qual o bem só seria vencedor no dia do juízo final.

D) Os persas perseguiram ferozmente as religiões de outros povos, matando sacerdotes e destruindo templos, como foi o caso do templo de Salomão em Jerusalém.

E) Os povos dominados pelos persas eram obrigados a pagar tributos e fornecer homens para os exércitos do Grande Rei.

09. (UESC BA/2006) A “estrada real” construída por Dario I media perto de 2400 quilômetros de comprimento e cortava o império, unindo Sardes, nas proximidades do mar Egeu (Ásia Menor) ao palácio de Susa, no golfo Pérsico. A segurança da estrada era garantida por uma constante patrulha imperial e possuía mais de 100 postos onde os mensageiros reais faziam a troca de cavalos e passavam o correio, um trajeto que durava apenas uma semana em todo o seu percurso. O historiador grego Heródoto chegou a apontar a rapidez do correio persa como inigualável, ao dizer que “não há ninguém no mundo capaz de percorrer um itinerário mais rapidamente do que estes mensageiros, graças ao hábil sistema persa”.

(VICENTINO, p. 50).

De acordo com o texto e os conhecimentos sobre a civilização persa, pode-se afirmar:

01. A eficiente administração dos persas esteve fundamentada na harmonia cultivada por Dario I, que evitou confrontos com as colônias gregas do mar Egeu.

02. A preocupação com a eficiência nas comunicações justificava-se pelo interesse de monetarizar aquela economia ainda baseada no escambo.

03. O envolvimento dos persas com as atividades artesanais e o

comércio interno impediu que, no Império, fossem direcionados investimentos no setor das grandes obras públicas nas cidades e no campo.

04. O sistema de comunicação interligando províncias e cidades-sedes de governo garantiu a arrecadação dos impostos devidos ao império.

05. A eficiente administração implementada na Pérsia de Dario I contribuiu para a permanência ininterrupta daquela civilização até os dias atuais.

10. (UEG GO/2008) O filme 300, que fez grande sucesso nos cinemas de todo o mundo em 2007, tematiza uma das batalhas mais importantes das Guerras Médicas. Tal evento pode ser caracterizado como um conflito que

A) foi causado pelo processo de expansão territorial do império persa, que ambicionava expandir seus domínios sobre os gregos.

B) enfraqueceu as cidades-Estado gregas e persas, facilitando o domínio macedônico sobre a região. C) culminou no domínio dos gregos sobre os persas e no florescimento cultural de Esparta.

(4)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

4

D) marcou o processo de unificação entre medas e persas, garantindo a sua supremacia econômica na região da Mesopotâmia.

10. O q foram as Guerras Médicas?

11.Quem era considerado cidadão em Atenas?

12. Como funciona uma democracia Direta?

13. Quando se é considerado cidadão no Brasil e quando ela se torna plena?

14. O que é uma Cidade Estado?

15. Quais as características da Tirania dentro de Atenas?

(5)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

5

17. Faça um comentário sobre a vida das mulheres em Atenas.

18. Comente sobre as Guerras do Peloponeso.

19. (Fatec) "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoção, fora de si mesma."

(Toynbee, Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO)

Na antiguidade clássica, as cidades-estados representavam

a) uma forma de garantir territorialmente a participação ampla da população na vida política grega. b) um recurso de expansão das colônias gregas.

c) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre si. d) uma característica da civilização helenística no sistema político grego.

e) uma instituição política helenística no sistema político grego.

20. Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Sobre o regime democrático ateniense, é CORRETO afirmar que:

a) Era baseado na eleição de representantes para as Assembléias Legislativas, que se reuniam uma vez por ano na Ágora e deliberavam sobre os mais variados assuntos.

b) Apenas os homens livres eram considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na Cidade-Estado.

(6)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

6

c) Os estrangeiros e mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da Cidade-Estado.

d) Era erroneamente chamado de democrático pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo. e) A inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total da população da Cidade-Estado na política.

21. A Guerra do Peloponeso (431 a.C.- 404 a.C.), que teve importância fundamental na evolução histórica da Grécia antiga, resultou, entre outros fatores, de

a) um confronto econômico entre as cidades que formavam a Confederação de Delos. b) um esforço da Pérsia para acabar com a influência grega na Ásia Menor.

c) um conflito entre duas ideologias: Esparta, oligárquica, e Atenas, democrática. d) uma manobra de Esparta para aumentar a sua hegemonia marítima no mar Egeu. e) uma tentativa de Atenas para fracionar a Grécia em diversas cidades-estado.

22.. (Fgv) A Guerra do Peloponeso, ocorrida na Grécia entre 431 e 401 a.C., foi:

a) uma guerra defensiva empreendida pelos gregos contra a invasão dos persas e a ameaça de perda de suas principais praças de comércio do Mar Mediterrâneo;

b) uma luta entre dórios e aqueus na época da ocupação do território grego que resultou na formação das cidades de Esparta e Atenas;

c) uma luta comandada pelas cidades de Esparta e Corinto contra a hegemonia da Confederação de Delos - liderada por Atenas - sobre o território grego;

d) uma guerra entre gregos e romanos, pelo desejo de implantação de uma cultura hegemônica sobre os povos do Oriente Próximo;

e) uma invasão do território grego pelas tropas de Alexandre - O Grande, na época de expansão do Império Macedônico que herdara de seu pai.

23. ) As chamadas Guerras Médicas, contra os persas, no século V. a.C., condicionaram uma série de transformações políticas, econômicas e sociais no mundo grego. Dentre essas transformações é correto apontar

a) a consolidação da hegemonia de Esparta sobre toda a Grécia, em virtude da forte concentração militar produzida por aquela cidade na região do Peloponeso.

b) a relativa decadência comercial de Atenas, que teve sua frota mercante severamente reduzida pelos ataques persas no mar Egeu.

c) a formação da Confederação de Delos, uma liga militar de forças terrestres comandada por Esparta. d) a intensificação da luta interna entre os partidos democrático e aristocrático em Atenas.

(7)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

7

HISTÓRIA DO BRASIL

1. Quem era o coronel que dominou boa parte da política brasileira nas primeiras décadas da República?

2. Qual o significado do voto de cabresto?

3.Quais foram os vetores motivadores da Revolta da Vacina?

4.Além da vacinação obrigatória, quais foram as outras situações que ocorreram no Rio de Janeiro, que foram responsáveis pela revolta?

5.Sobre o movimento de Canudos, responda:

a. Quais as mensagens dos movimentos messiânicos.

b. O que significa dizer que Canudos tornou-se autossuficiente?

Referências

Documentos relacionados

1. Observa-se um intenso processo migratório ilegal do México com destino aos Estados Unidos, desencadeando ações radicais por parte do governo americano, como a construção de um

Rasuras podem invalidar a lista.  Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista para que possam ser corrigidos.  Questões discursivas deverão

d) Problemas urbanos referentes à ineficácia dos transportes públicos; e) Processo de migração em massa de pessoas do campo para a cidade. 10- Esta é uma clássica definição sobre

Para mitigar esses riscos, a Companhia e suas controladas definiram em sua Política de Gestão de Riscos parâmetros para análise das situações financeira e patrimonial de

Há 16 programas incluindo 1 Programa Manual, 6 Programas Pré-definidos, 1 Programa de Gordura Corporal, 4 Programas de Controle de Frequência Cardíaca e 4 Programas Definidos

43 - (UFPR/2011) Ftalatos correspondem a uma classe de compostos que são empregados como plastificantes na confecção de utensílios. Ftalatos são muito utilizados para

03- Trata-se do país que já foi considerado como a “Suíça Sul Americana” por várias razões, como na educação, saúde e até mesmo na presença de bancos que

• Oportunidade para obtenção de recursos em projetos ligados às metas do Plano de Bacia... Enquadramento para a bacia do