• Nenhum resultado encontrado

Óxido Férrico Sacarosado Generis 100 mg/5 ml Solução injectável

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Óxido Férrico Sacarosado Generis 100 mg/5 ml Solução injectável"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

APROVADO EM 07-11-2013 INFARMED Folheto informativo: Informação para o utilizador

Óxido Férrico Sacarosado Generis 100 mg/5 ml Solução injectável

Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá ajudar, comunicando quaisquer efeitos secundários que tenha. Para saber como comunicar efeitos secundários, veja o final da secção 4.

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si.

- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou enfermeiro.

- Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença. - Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou enfermeiro. Ver secção 4.

O que contém este folheto:

1 - O que é Óxido Férrico Sacarosado Generis e para que é utilizado

2 - O que precisa de saber antes de lhe ser administrado Óxido Férrico Sacarosado Generis

3 - Como utilizar Óxido Férrico Sacarosado Generis 4 - Efeitos secundários possíveis.

5 - Como conservar Óxido Férrico Sacarosado Generis 6 - Conteúdo da embalagem e outras informações

1 - O que é Óxido Férrico Sacarosado Generis e para que é utilizado

O ferro é um mineral importante em muitas funções do organismo, especialmente no transporte do oxigénio no sangue e produção de glóbulos vermelhos.

O hidróxido de ferro(III)-sacarose pertence ao grupo dos medicamentos usados em casos de deficiência de ferro como anemias ferropénicas.

Indicações terapêuticas

Óxido Férrico Sacarosado Generis está indicado no tratamento de deficiência de ferro nas seguintes situações:

- terapêutica com eritropoietina - antes ou após uma cirurgia em doentes que necessitem de uma rápida reposição de ferro (autotransfusões de sangue)

- estádios finais de gravidez

- doentes que não toleram ou não respondem ao ferro oral

- doentes com má-absorção ou não aderentes à terapêutica com ferro oral - doentes que sofram de artrite reumatoide (inflamação das articulações).

2 - O que precisa de saber antes de lhe ser administrado Óxido Férrico Sacarosado Generis

Não lhe deve ser administrado Óxido Férrico Sacarosado Generis

- se tem alergia (hipersensibilidade) ao medicamento ou a qualquer dos componente deste medicamento (indicados na secção 6)

(2)

APROVADO EM 07-11-2013 INFARMED - se já teve reações alérgicas (hipersensibilidade)graves a outras preparações de ferro injetável

- se sofre de anemia não provocada por deficiência em ferro

- se sofre de sobrecarga de ferro ou de perturbações de utilização de ferro (hemocromatose – patologia hereditária que se caracteriza por uma predisposição para a absorção excessiva de ferro da alimentação; hemossiderose - excesso de ferro, que se pode acumular nas células esplénicas ou hepáticas, comprometendo a sua função)

- se sofre de cirrose hepática (doença grave do fígado) descompensada - se sofre de hepatite infeciosa (Hepatite A).

Advertências e precauções

Fale com o seu médico ou enfermeiro antes de receber Óxido Férrico Sacarosado Generis:

- se tiver antecedentes de alergia a medicamentos - se tiver lúpus eritematoso sistémico

- se tiver artrite reumatoide

- se tiver asma, eczema ou outras alergias graves.

Se sofre de asma brônquica, com uma baixa capacidade de fixação de ferro e/ou deficiência de ácido fólico, o risco de uma reação alérgica ou anafilática está aumentado.

Outros medicamentos e Óxido Férrico Sacarosado Generis

Informe o seu médico ou enfermeiro se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos.

Utilizar Óxido Férrico Sacarosado Generis com preparações orais de ferro

Óxido Férrico Sacarosado Generis não deve ser administrado concomitantemente com preparações orais de ferro, pois a capacidade de absorção oral de ferro fica reduzida.

A terapêutica oral com ferro deve ser iniciada, pelo menos 5 dias após a última injeção.

Gravidez e amamentação Gravidez

Óxido Férrico Sacarosado Generis não foi testado em mulheres grávidas. É importante informar o seu médico se estiver grávida, se pensar que pode estar grávida, ou se planeia engravidar.

Se engravidar durante o tratamento, solicite aconselhamento ao seu médico. O seu médico decidirá se deverá ou não ser-lhe administrado este medicamento.

Óxido Férrico Sacarosado Generis não deve ser administrado durante o primeiro trimestre de gravidez.

Amamentação

Se estiver a amamentar, solicite aconselhamento ao seu médico antes que lhe seja administrado Óxido Férrico Sacarosado Generis.

(3)

APROVADO EM 07-11-2013 INFARMED Não se esperam efeitos prejudiciais na condução de veículos ou utilização de máquinas. No entanto, não conduza nem utilize máquinas perigosas até conhecer a sua suscetibilidade individual ao Óxido Férrico Sacarosado Generis.

3 - Como utilizar Óxido Férrico Sacarosado Generis

Utilize este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico. Fale com o seu médico ou enfermeiro se tiver dúvidas.

Posologia e modo de administração Adultos e idosos:

1 a 2 ampolas de Óxido Férrico Sacarosado Generis (100 a 200 mg de ferro) duas a três vezes por semana.

Se a situação clínica o justificar, administrar até 0,35 ml de Óxido Férrico Sacarosado Generis /kg de peso corporal (= 7 mg de ferro /kg de peso corporal), nunca ultrapassando as 5 ampolas, diluído em 500 ml de soro fisiológico e administrado em perfusão gota a gota durante, pelo menos, 3,5 horas, uma vez por semana.

Crianças:

0,15 ml de Óxido Férrico Sacarosado Generis /kg de peso corporal /dia ) = 3 mg de ferro /kg de peso corporal /dia) duas a três vezes por semana.

Fale com o seu médico ou enfermeiro se tiver a impressão de que o Óxido Férrico Sacarosado Generis é demasiado forte ou demasiado fraco.

Como é administrado Óxido Férrico Sacarosado Generis

O seu médico ou enfermeiro administrará Óxido Férrico Sacarosado Generis através de injeção intravenosa lenta ou por perfusão; Óxido Férrico Sacarosado Generis será administrado numa estrutura onde eventos imunoalérgicos possam receber tratamento adequado e imediato.

Será observado durante pelo menos 30 minutos pelo seu médico ou enfermeiro após cada administração.

Se utilizar mais Óxido Férrico Sacarosado Generis do que deveria

Em caso de sobredosagem, pode ocorrer uma sobrecarga aguda de ferro que pode manifestar-se como uma hemossideros (excesso de ferro, que se pode acumular nas células esplénicas ou hepáticas, comprometendo a sua função).

Nestes casos deve-se administrar ao doente um agente quelante de ferro.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou enfermeiro.

4 - Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.

(4)

APROVADO EM 07-11-2013 INFARMED Ocasionalmente foram referidos os seguintes efeitos indesejáveis: sabor metálico, cefaleias, náuseas, vómitos e hipotensão, parestesias (sensação anormal de picadas, formigueiro, impressão de pele empergaminhada), queixas abdominais, dores musculares, febre, urticária (lesão cutânea caracterizada por erupção de pápulas róseas ou esbranquiçadas), rubor facial, edemas das extremidades.

No local da administração foram observados flebites (formação de coágulos na veia) e espasmos venosos.

Comunicação de efeitos secundários

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou enfermeiro. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente através do:

INFARMED, I.P.

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa Tel: +351 21 798 71 40 Fax: + 351 21 798 73 97 Sítio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice. seramhomepage E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt

Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

5 - Como conservar Óxido Férrico Sacarosado Generis

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças. Conservar a temperatura inferior a 25ºC.

Óxido Férrico Sacarosado diluído numa solução de soro fisiológico deve ser administrado imediatamente ou até 6 horas após a diluição quando conservado a temperatura inferior a 25ºC. Caso tal não aconteça, poderá ser conservado no frigorífico (2-8 ºC) até um limite máximo de 24 horas após diluição.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso no blister e na embalagem exterior, após 'VAL.:'. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

6 - Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Óxido Férrico Sacarosado Generis A substância ativa é o hidróxido de ferro(III)-sacarose.

(5)

APROVADO EM 07-11-2013 INFARMED Qual o aspeto de Óxido Férrico Sacarosado Generis e conteúdo da embalagem

Óxido Férrico Sacarosado Generis apresenta-se na forma de solução injectável, estando disponível em embalagens de 1, 5 e 10 ampolas.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado Generis Farmacêutica, S.A.

Rua João de Deus, 19 2700-487 Amadora Portugal

Fabricante

Rafarm Pharmaceuticals S.A. 12 Korinthou Str.

N. Psihico Atenas – Hellas Grécia

Referências

Documentos relacionados

 Uma Comissão de Seleção formada por dois profissionais da área de artes visuais, indicados pela coordenação do Núcleo de Artes Visuais SESI/PR será responsável pela

despesas com materiais para aplicação e manutenção de veículos rodoviários, viaturas blindadas e tratores em geral, tais como: água destilada, amortecedores, baterias,

Tomamos como referência a Lei nº 10.436/2002, que oficializa o ensino de Libras e a Política Nacional de Educação de Especial na Perspectiva da Educação inclusiva, para

Fredeen (1959) utilizou em labora- tório, para larvas de Simulium, caldo de levedura como alimento, obten- do como resultado uma sobrevida de poucos dias, com o desenvolvimento

O armazenamento da embalagem vazia, até sua devolução pelo usuário, deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo de chuva e com piso impermeável, no próprio local

a plataforma do Twitter para livre manifestação, o que possibilita o aparecimento do discurso de adiamento. 35), “ninguém entrará na ordem do discurso se não satisfazer

Leia com atenção as passagens bíblicas citadas e responda às perguntas por escrito. Enumere algumas razões pelas quais não falamos de Jesus

nas proximidades do local onde foi disposta a cápsula de ventilação em cada setor de cada tratamento, foram coletados os seguin- tes dados: temperatura superficial da