• Nenhum resultado encontrado

DynaPredict App MANUAL DESCRITIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DynaPredict App MANUAL DESCRITIVO"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

DynaPredict App

MANUAL DESCRITIVO

Nova Geração Bluetooth Data Logger “DynaPredict” Descrição do Aplicativo DynaPredict

(2)

Sumário

03

04

04

04

05

05

06

08

09

06

06

10

10

12

13

14

15

16

18

19

20

1 2 3 4 5 5.1 5.2 5.3 5.4 5.5 5.6 5.7 6 7 8 5.7.2 5.7.1 5.2.1 5.2.2 5.7.3 5.7.4 Introdução Pré-Requisitos Instalação

Desinstalação - Limpeza de Dados Telas Login Initial New Machine Spot List Menu Machine List Scan Spot Spot Setup Spot Details Snapshot Logs Spectral Analysis Gráficos Settings Scan Spots Informações Gerais

(3)

1. Introdução

03

Este documento apresenta um guia de utilização do DynaPre-dict App, aplicativo desenvolvido para Android®, cuja função é facili-tar a interação com o dispositivo DynaPredict.

O DynaPredict é um data logger destinado à indústria, que monitora a saúde do maquinário através do armazenamento dos dados de temperatura e aceleração (vibração) da máquina em sua memória interna. As informações adquiridas podem ser visualizadas através do DynaPredict App ou do DynaPredict Web.

Inicialmente, este documento descreve os pré-requisitos para a instalação do DynaPredict App, o método de desinstalação e de limpeza dos dados armazenados. Posteriormente, são detalhadas as telas e funcionalidades e, por fim, há uma seção em que se apre-senta uma série de informações gerais relacionadas ao aplicativo.

(4)

3. Instalação

4. Desinstalação e

Limpeza de Dados

2. Pré-Requisitos

04

O aplicativo está disponível na Google Play Store e pode ser en-contrado pelo nome “DynaPredict”. A partir disso, basta realizar o download e o aplicativo estará disponível em seu smartphone.

A remoção do DynaPredict App pode ser realizada através do desinstalador de aplicativos padrão do aparelho Android®. É impor-tante destacar que a desinstalação do aplicativo apaga os dados que ainda não foram sincronizados com a Plataforma Web. Além disso, qualquer operação de limpeza da memória do aparelho Android® terá o mesmo efeito.

O aplicativo é compatível com todos aparelhos que possuam Android® 5.0 ou superior, e que tenham conexão Bluetooth.

Apesar de ser um aplicativo autônomo e funcionar totalmente offline (armazenando seus dados na memória interna), o DynaPre-dict App é capaz de sincronizar seus dados com a Plataforma Web sempre que houver conexão com a internet.

Para instalação e utilização, o tablet ou smartphone deve ter pelo menos 15 MB de memória disponível.

Por motivos de segurança, apenas usuários cadastrados na Plataforma Web tem acesso às funcionalidades oferecidas pelo aplicativo. Isso é garantido através de uma etapa de autenticação na tela de acesso ao aplicativo.

(5)

5. Telas

5.1 Login

05

As seções a seguir descrevem de forma detalhada as telas e as funcionalidades do DynaPredict App.

No primeiro acesso ao aplicativo, ou após uma operação de logout, a tela de login será exibida.

Os campos apresentados na figura abaixo devem ser preenchi-dos com os dapreenchi-dos de acesso, já previamente obtipreenchi-dos.

(6)

5.2 Initial

5.2.1 Menu

06

Na tela principal, há dois elementos de navegação: Menu e Ma-chine List. Ambos são descritos detalhadamente a seguir.

O menu lateral exibe as seguintes opções: Scan Spots, Synchro-nize, Settings e Logout.

Nesse item do manual serão descritas as opções de Synchro-nize e Logout. As outras duas são abordadas nos itens 6 e 7.

A operação logout redireciona o usuário à tela de login, descrita anteriormente, e permite o acesso através das credenciais de outro usuário. Esta funcionalidade pode ser observada no vídeo disponível em: https://youtu.be/STxORxu79uM

Já o botão de synchronize aciona o processo de sincronização entre os dados armazenados na memória do telefone e os dados disponíveis na Plataforma Web. Assim, os dados ficam atualizados e disponíveis em ambos meios.

(7)

07

Botões de Pesquisa e Filtro

Botão de adicionar Nova Máquina

Exibe as máquinas com data loggers cuja memória interna está próxima de atingir a capacidade total. Nessa situação, é recomendado realizar a coleta dos dados.

Exibe todas as máquinas cadastradas.

Exibe as máquinas que possuem data loggers cadastrados.

All Active Critical

No canto superior direito da tela, encontram-se dois botões correspondentes a: pesquisa e filtro.

O botão de pesquisa permite realizar uma busca de uma máquina específica já cadastrada.

O botão de filtro permite a exibição seletiva das máquinas cadastradas de acordo com os três grupos descritos na tabela abaixo.

5.2.2 Machine List

Nesta tela, apresentada na figura seguinte, as máquinas cadas-tradas são exibidas para o usuário.

Novas máquinas podem ser criadas no aplicativo através do botão de símbolo “+”, presente no canto inferior esquerdo da tela.

(8)

5.3 New Machine

08

Botão de NEXT Botão de Tirar Foto

Botão de Localização

Uma demonstração das opções de Pesquisa e Filtro é realizada no vídeo a seguir: https://youtu.be/-H-vyT1cebw

Além disso, nesta mesma tela, é possível adicionar fotos através do ícone de câmera disposto no lado esquerdo do nome de cada máquina. É realizada uma demonstração da operação no vídeo a seguir: https://youtu.be/sZWyxXbFNmQ

Esta tela tem a função de cadastrar uma nova máquina no aplicativo e é acessada através do botão de símbolo “+” presente na tela MACHINE LIST.

A tela NEW MACHINE é um formulário e deve ser preenchida durante o cadastro da nova máquina com as seguintes informações: •Name: Nome da máquina. Utilizado para identificação;

•Details: Detalhes quanto a sua função, posição, formato, etc; •Unit: Unidade da empresa em que a máquina está localizada. A informação será definida a partir de uma lista disponibilizada pela Plataforma Web;

(9)

Endereço MAC Nome do

spot coleta de dadosData da última

5.4 Spot List

09

Botão de adicionar Spot Esta tela é exibida quando uma máquina é selecionada a partir da tela “MACHINE LIST” ou quando uma nova máquina é criada. Ela apresenta uma lista com os spots associados à máquina em questão. São exibidos o nome, endereço MAC e a data da última leitura do spot.

•Address: Endereço no qual a máquina está localizada. O aplica-tivo oferece opção de utilizar Google Maps para indicar a localização da máquina;

•Power: Potência da máquina em kW;

•RPM: Número de rotações por minuto da máquina.

Além dessas informações, pode-se cadastrar uma foto da máquina através do ícone de câmera, localizado no canto superior direito da tela.

O botão NEXT, também localizado no canto superior direito, faz com que o aplicativo prossiga para a tela SPOT LIST, para seleção e/ou cadastro dos pontos de monitoramento (spots) associados à máquina.

As funcionalidades de criação de máquinas podem ser vistas no vídeo a seguir: https://youtu.be/f2CPf4RUnrs

(10)

Potência do Sinal

5.5 Scan Spot

5.6 Spot Setup

10

Novos spots podem ser criados no aplicativo através do botão de símbolo “+”, presente no canto inferior esquerdo da tela.

Essa tela tem como função determinar qual dispositivo Dyna-Predict será adicionado no spot em criação e é acessada através do botão de símbolo “+” presente na tela SPOT LIST.

Quando acessada, esta tela exibirá o nome e endereço MAC dos dispositivos DynaPredict disponíveis dentro do alcance Blue-tooth do smartphone ou tablet. A potência do sinal recebido é apre-sentada através do indicador de força de sinal.

Ao selecionar um dispositivo DynaPredict, o aplicativo redire-cionará o usuário para a tela de SPOT SETUP.

Esta tela tem como função definir as características do monito-ramento a ser realizado no spot que está sendo criado.

(11)

11

Botão de SAVE

A tela possui um formulário, que deve ser preenchido durante o cadastro do novo ponto de monitoramento (spot), com as seguin-tes informações:

•Label: Nome/identificação do spot.

A seguir, há uma barra deslizante, com valores entre 1 e 60, uti-lizada para definir o intervalo de amostras desejado para o spot, ou seja, a cada quanto tempo o data logger irá coletar medidas do com-ponente no qual está instalado. Do lado esquerdo, um campo oferece a opção de escolha entre minutos ou horas para unidade deste intervalo.

Na parte central da tela de configuração, há duas barras desli-zantes que determinam os limites aceitáveis para os sensores de temperatura e aceleração.

Quanto à aceleração, o valor pode ser digitado no campo dis-posto ao lado da barra deslizante.

(12)

5.7 Spot Details

12

Ao selecionar um spot da tela SPOT LIST, o aplicativo exibe uma tela auxiliar de carregamento dos dados do spot.

A seguir, a tela SPOT DETAILS, responsável por informar os de-talhes do spot em questão, será exibida. É possível adicionar uma foto do spot através do ícone de três pontos localizado no canto su-perior direito e pressionando a opção Take a Picture.

A seguir, apresenta-se o campo de Monitoring Location, onde deve-se escolher o tipo de componente no qual o data logger está fixado. São 4 opções: Bearing Housing, ou seja, mancal de rolamen-to. Gearbox, caixa de engrenagens ou ainda Shaft, correspondente a eixo. Caso o componente não se encaixe em nenhuma das classifi-cações, selecione Other, para outros.

O próximo campo corresponde ao RPM (rotações por minuto) do componente giratório próximo da posição dada ao data logger. Como padrão, esse campo retorna o valor do RPM da máquina, mas pode ser alterado se assim desejado.

Por último, deve-se preencher a orientação de posicionamento do dispositivo. Ao clicar no ponto de interrogação, destacado em vermelho na foto da página anterior, será exibida uma imagem com as orientações dos eixos X, Y e Z do data logger. Após visualizá-la, selecione o posicionamento real dado ao data logger para cada um dos três eixos. São cinco opções: axial, horizontal, radial, tangencial e vertical.

Para salvar as configurações do spot, deve-se pressionar o botão SAVE no canto superior direito. Ao pressioná-lo, um dialog é exibido, relatando um resumo das configurações preenchidas e solicitando sua confirmação. É importante que o usuário VERIFIQUE AS INFORMAÇÕES ANTES DE SALVÁ-LAS.

Todas as funcionalidades descritas neste item, são exibidas no vídeo a seguir: https://youtu.be/QBDa-w7Sx8A

(13)

5.7.1 Snapshot

13

Percentual restante de carga da bateria

Percentual de memória interna disponível do data logger Valor instantâneo da temperatura

Valor instantâneo da velocidade RMS nos eixos axial, radial e horizontal

Battery Memory Temperature Velocity RMS

A aba de snapshot exibe as seguintes características do disposi-tivo DynaPredict:

Os dados dos sensores (temperatura e velocidade) são exibidos na forma de gráficos do tipo Gauge. Por padrão, o preenchimento dos gráficos é na cor azul. Entretanto, caso a leitura de algum dos sensores ultrapasse o limite, pré-estabelecido na configuração do spot, o Gauge terá seu preenchimento alterado para a cor vermelha.

A tela é composta por três abas: snapshot, logs e spectral analysis. As abas são descritas nas seções a seguir e no vídeo dis-ponível em: https://youtu.be/OSYK6QSBBrU

(14)

5.7.2 Logs

14

Botões de Filtro e Atualização Botão de Eixos Barra de desconexão Esta aba apresenta os gráficos cartesianos com a série tempo-ral de cada um dos sensores do dispositivo DynaPredict. Apenas um gráfico é apresentado por vez e, por padrão, é exibido inicialmente o gráfico de temperatura. Para alterar a exibição, de forma que os dados de velocidade RMS sejam exibidos, deve-se pressionar o botão em formato de filtro localizado no canto superior direito da tela, conforme indicado na figura seguinte.

Em ambos os gráficos, o eixo X representa o instante em que ocorreram as amostras e o eixo Y os valores das medidas. O gráfico de velocidade, entretanto, é formado por 3 linhas, que correspon-dem às medições nos eixos horizontal, radial e axial do sensor.

A fim de minimizar o consumo da bateria do dispositivo Dyna-Predict, ele possui uma rotina de desconexão automática, que atua caso nenhuma operação via Bluetooth seja realizada durante 16 segundos. Na parte inferior da tela é exibida uma barra horizontal que se esvazia gradativamente, indicando o tempo restante em relação à essa rotina de desconexão.

(15)

5.7.3 Spectral Analysis

15

Botão de Seleção de Eixos

Botão de Seleção de Gráficos A aba spectral analysis fornece um diagnóstico da saúde da máquina através da análise espectral de sua vibração.

A aquisição de dados pode ser realizada em um eixo específico ou nos três eixos. A escolha é realizada através do botão em formato de filtro na parte superior direita da tela.

Após essa escolha, dois gráficos são exibidos: um com a série temporal adquirida e outro com os componentes do espectro de fre-quência.

No canto superior direito, há um ícone de atualização, responsável por baixar novos dados do data logger. Ao selecioná-lo, serão exibidas as informações armazenadas no data logger desde a última coleta até o momento atual.

Além dos gráficos de aceleração, exibidos por primeiro, também é possível visualizar os gráficos de velocidade. Para fazer essa troca, basta selecionar o botão de seleção de gráficos repre-sentado por uma flecha, conforme imagem acima.

(16)

5.7.4 Gráficos

16

5.7.4.1 5.7.4.2

Os gráficos apresentados nas abas logs e spectral analysis per-mitem uma variedade de opções de interação, descritas a seguir.

5.7.4.1 Mover eixos X e Y

Para mover o gráfico no eixo X ou Y, deve-se manter o dedo dentro do gráfico e mexer horizontalmente para a direita ou esquer-da, ou verticalmente para cima ou para baixo, conforme necessi-dade.

(17)

17

5.7.4.3 5.7.4.3

5.7.4.2 Zoom Preciso

Caso se deseje aumentar o zoom sobre um ponto específico, deve-se efetuar um duplo toque em cima do ponto desejado.

5.7.4.3 Zoom eixo X e Y

Para aumentar o zoom no eixo X ou Y, deve-se colocar os dois dedos juntos em cima do ponto dentro do gráfico e afastar os mesmos em direção horizontal, vertical ou inclinada, conforme dese-jado.

Para diminuir, deve-se colocar os dois dedos afastados dentro do gráfico e aproximá-los em direção horizontal, vertical ou inclina-da, conforme desejado.

(18)

18

6. Settings

Essa tela é acessada no menu lateral da tela de Machine List, conforme pode ser observado na figura da página 6.

A primeira opção “Wipe Application Data” apaga os dados do aplicativo e remove todas as permissões. É a mesma operação de limpeza de dados abordada no item 4.

A segunda opção “Download/Clean data logger routine” altera a rotina de limpeza da memória do data logger. Por padrão, sempre que os dados de um data logger são coletados, a memória interna desse dispositivo é zerada, ficando livre para armazenar medições futuras. Caso o usuário queira alterar esse padrão, basta selecionar essa opção. Dessa forma, sempre que uma coleta for realizada, um dialog perguntando se o usuário gostaria de limpar a memória do data logger será exibido.

É recomendado ter atenção para que a memória interna do data logger não fique cheia, pois isso faz com que o dispositivo pare de armazenar novos dados.

(19)

7. Scan Spots

19

Nome da máquina/label do spot

A última opção “Default axis nomenclature” tem como função definir a orientação padrão dos eixos X, Y e Z dos data loggers.

Essa tela é acessada no menu lateral da tela de Machine List, conforme pode ser observado na figura da página 6.

Ela exibe todos os data loggers já cadastrados em uma máqui-na que estão dentro do alcance Bluetooth.

O objetivo dessa opção é que o usuário não tenha que buscar por uma máquina, mas sim que possa acessar um data logger dese-jado diretamente. Para isso, basta estar suficientemente perto do dispositivo e selecioná-lo na tela do aplicativo.

O nome da máquina é exibido no lado esquerdo, enquanto a label/nome do spot é apresentado no lado direito. Há ainda o sinal de potência do sinal exibido na extrema direita de cada ponto de monitoramento.

(20)

8.2 Fotos

8.1 Notificações

20

As fotos capturadas com o aplicativo serão armazenadas dentro da pasta “Pictures” do aparelho Android®.

Sempre que novos dados forem coletados pelo aplicativo, deve-se sincronizá-los com a Plataforma Web. A cada nova coleta, o aplicativo manda uma notificação para o smartphone ou tablet uti-lizado, lembrando o usuário de realizar esse procedimento. Recomenda-se ainda, a realização da sincronização antes de efetuar logout no aplicativo.

Lembrando que a sincronização pode ser realizada através da opção synchronize, presente no menu lateral do aplicativo, conforme descrito no item 5.2.1.

(21)

Dynamox – Exception Management

Parque Tecnológico Alfa – Edifício Celta

Rodovia José Carlos Daux, KM 01

CEP: 88030-000

Florianópolis / Santa Catarina - Brasil

+55 (48) 3024-5858

Referências

Documentos relacionados

Pressionando o botão de configurações na tela principal (representado pela chave) uma senha será requerida para conceder acesso à tela de configuração da máquina.. A

#PrimeiroAssedio https://t.co/k9GcTjcZJn Notamos que o perfil do Portal Brasil, o mais re- tweetado no nosso conjunto de dados, fez 8 postagens com uso de imagens e, em algumas

Ação pode ser acessada via tela de Visualizar Livros, ao pressionar o botão excluir ao lado do livro em que deseja inativar.. Essa tela do sistema tem

Os autos virtuais são apresentados na tela de “Visualização de Processos”, que pode ser acessada a qualquer momento. Essa tela é dividida em duas partes básicas. No lado direito

Em pesquisa de caráter comportamental realizada em 2014 na cidade do Recife, entre 500 não usuários (não ciclistas) e usuários esporádicos da bicicleta (potenciais ciclistas)

3.1.7- Serão convocados para as demais etapas do concurso os candidatos classificados no Exame de Escolaridade, ou seja, en- quadrados no subitem 3.1.6, em até quatro

Em caráter excepcional: § 4º - Persistindo a necessidade de docente interlocutor da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, na forma de que trata o parágrafo anterior, poderão

É nessa perspectiva de “experiências” que cabe salientar um dos porquês da escolha da obra Esaú e Jacó para relacionar com a história, e em especial a história do