• Nenhum resultado encontrado

QUESTIONÁRIO FORUM DE DISCUSSÃO SUGESTÃO DE TEMA PARA O PRÓXIMO FORUN. (Quais as dificuldades de servir NA?) GRUPO DE ESCOLHA: CSA: ENCARGO:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTIONÁRIO FORUM DE DISCUSSÃO SUGESTÃO DE TEMA PARA O PRÓXIMO FORUN. (Quais as dificuldades de servir NA?) GRUPO DE ESCOLHA: CSA: ENCARGO:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

QUESTIONÁRIO

GRUPO DE ESCOLHA:______________________________________

CSA:______________________ENCARGO:_____________________

NÃO SERVE (O POR QUÊ ?) :________________________________

O QUE ACHOU DO FORUN:_________________________________

_______________________________________________________

SUGESTÃO DE TEMA PARA O PRÓXIMO FORUN

___________________________________________

FORUM DE DISCUSSÃO

(Quais as dificuldades de servir NA?)

________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

(2)
(3)

Manual de Tesoureiro de Grupo

Esta é uma tradução do manual proposto no CAR 2002.

Feita pelo DR para ser estudado e votado (moção 1).

ATENÇÃO!! Material não aprovado!!

Não reproduzir.

Para estudo apenas

Introdução

O Livreto do Tesoureiro existe para nos ajudar a usar responsavelmente o dinheiro de NA, em todos os níveis de serviços. Nós entendemos que as comunidades locais ao redor do mundo enfrentam diferentes circunstâncias então, encorajamos a adaptarem essas diretrizes, usando senso comum, para atenderem as necessidades locais.

Nosso 11º Conceito nos diz que “Os recursos de NA devem ser usados para promover nosso propósito primordial, e devem ser administrados com responsabilidade”.O 11º Conceito, extraído do Livreto Os Doze Conceitos para o Serviço de NA nos diz um pouco mais:

Os recursos de Narcóticos Anônimos devem ser sempre usados para promover nosso propósito primordial. Dinheiro é usado para pagar as despesas decorrentes das reuniões, para informar o público sobre NA, e para alcançar adictos que não podem freqüentar reuniões. É usado para desenvolver, produzir, traduzir e distribuir nossa mensagem de forma escrita e juntar nossos membros em um comitê de serviços comprometido com a visão de expandir nossa mensagem ao redor do mundo para aqueles que precisarem. Tudo isso feito para apoiar o objetivo espiritual de NA, levar a mensagem para o adicto que ainda sofre.

Auto-sustento: Nossa responsabilidade Comum

No mundo de hoje, é impossível levar a mensagem de Narcóticos Anônimos sem a disponibilidade de recursos. Custa dinheiro imprimir e distribuir literatura, ter linhas de ajuda e outros serviços que nos conectam aos recém chegados e aos quadros de serviços. Nossa responsabilidade como servidores de confiança começa no momento em que o dinheiro suado de nossos membros é depositado na cesta (sacola). É nossa incumbência fazer todo o possível para que o dinheiro seja usado criteriosamente e com sabedoria, e isso inclui não só prover as necessidades individuais dos grupos, mas também as necessidades de serviço de NA. Um Guia para os Serviços Locais de Narcóticos Anônimos sugere doações diretas de grupos e áreas para todos os níveis de serviço: “Com o dinheiro que sobra após cobrirem suas despesas, os grupos de Narcóticos Anônimos sustentam com dinheiro os serviços de área, região e mundial. Comitês de áreas... são encorajados a fazer o mesmo com o excedente de seus recursos, repassando-os para outros níveis da estrutura de serviço”.

Aqui vai um fluxograma de como o dinheiro pode fluir através de nossa estrutura de serviços:

O COMITÊ DE SERVIÇO REGIONAL INTRODUÇÃO

Cada elemento da estrutura de serviço de Narcóticos Anônimos – seja um grupo, quadro de serviços ou comitê – existe para servir as necessidades daqueles que o criou. Por exemplo, os grupos de Narcóticos Anônimos têm reuniões onde os membros podem compartilhar sua recuperação uns com os outros e levar a mensagem de \na diretamente ao adicto que ainda sofre. Os comitês de serviço de área fornecem os serviços diretos que ajudam os grupos a trabalhar melhor e a levar a mensagem mais longe do que poderiam sozinhos. Neste capítulo, nós vamos focalizar os comitês de serviço regionais (CSR’s). Os comitês regionais normalmente não prestam serviços diretos – quer dizer que não administram linhas de ajuda, não organizam painéis de H&I, nem realizam os programas de informação ao público. As regiões são formadas simplesmente para reunir e desenvolver os recursos para os serviços locais que podem ser aproveitados tanto pelos grupos quanto pelas áreas no melhor cumprimento de suas responsabilidades.

Que tipo de recursos são desenvolvidos pelo comitê regional, e como ele os desenvolve?

Membros individuais do comitê recebem designação de recursos em cada campo de serviço, agindo como contatos informados para os subcomitês de áreas.

Os comitês regionais organizam fóruns de serviço para destacar e aumentar as habilidades nos vários ramos de serviço. Os temas dos fóruns variam de como manter eficazes as reuniões de Narcóticos Anônimos, até como começar e coordenar os trabalhos dos subcomitês de áreas.

A assembléia regional, conduzida pelo menos uma vez por ano pelo CSR, reúne os representantes dos grupos junto aos DR’s para discutirem os assuntos que afetam a Irmandade mundial.

Neste capítulo, na maior parte do tempo, vamos examinar o modelo básico de um CSR, um plano simples e não oneroso, para reunir os recursos de serviço a serem utilizados por todos os grupos e áreas da região. Um apêndice deste capítulo descreve algumas variações no modelo básico que algumas regiões utilizam para melhor preencher as necessidades locais. Nós encorajamos seu CSR a experimentar este modelo para descobrir maneiras de melhor servir a comunidade local de NA, sempre lembrando de manter as coisas simples.

OS PARTICIPANTES DO COMITÊ REGIONAL

Membros do comitê regional (MCR’s) formam o núcleo do CSR, complementado pelos DR’s. Algumas regiões também escolhem membros de comitês para curto e longo prazos, por seus talentos especiais de executar tarefas específicas.

(4)

Sub-Comitê Regional de Revisão e tradução de literatura

O SRTL tem a função de traduzir a literatura de NA aprovada pela irmandade e revisa-la , deixando os itens das literaturas em português prontos para produção e distribuição. Seu propósito é o de possibilitar que a mensagem escrita em NA, em português seja levada ao adicto que ainda sofre. Quem define quais literaturas são prioridades serão os Grupos através de uma moção ou de uma lista enviadas aos mesmo pelos MCR’S e trazida na próxima Reunião do CSR

Podendo este Sub-Comitê elaborar estudos via Internet, desde que se reúnam no mínimo uma vez por mês para apreciação de interessados sendo a aprovação somente em uma reunião fisica

Traduções

Os subcomitês de traduções realizam um dos mais básicos serviços possíveis para uma comunidade de NA: Eles asseguram que a mensagem escrita de NA esteja disponível no idioma falado pelos membros locais. Os subcomitês de tradução também fazem a tradução de periódicos e correspondências para que os membros e suas comunidades possam participar de uma forma mais abrangente na vida mundial da Irmandade de NA. Se sua comunidade de NA precisa de um subcomitê de tradução, mas ainda não conta com um, o Comitê de Traduções dos Serviços Mundiais estará feliz em ajudar você a iniciar um. Para mais assistência, entre em contato com o coordenador de traduções do WSO.

FOLHETOS DE SERVIÇO

Folhetos de Serviço (SP) foram feitos para uso como recurso para os grupos e corpos de serviço. O Quadro Mundial foi direcionado por uma moção na WSC de 2006 a desenvolver folhetos relacionados ao serviço para uso pela irmandade. Os folhetos de serviço não foram feitos para ser literatura de recuperação nem para serem usados como tema básico durante reuniões de recuperação. O seu objetivo é ajudar nas suas discussões nas reuniões de serviço de grupo ou em comitês de serviço. São a nossa melhor tentativa de relacionar algumas das práticas mais bem sucedidas em nossa irmandade ao lidar com questões difíceis ou sensíveis. Estes folhetos são semelhantes ao que foi anteriormente lançado como Boletins do NAWS e devem ser tratados basicamente da mesma maneira.

Os Serviços Mundiais de NA (NAWS) podem adaptar estes folhetos facilmente. Portanto, suas idéias e sugestões são bem-vindas e nós os convidamos a enviá-las. Estes folhetos têm o objetivo de ser uma ferramenta a mais em assistir a todos nós em nossos esforços de levar a mensagem ao adicto que ainda sofre.

1. Comportamento perturbador e violento 2. Reuniões de serviço dos grupos

3. Servidores de confiança dos grupos

(5)

Quadro de Custódios do Serviço Mundial Boletim n

o

15

Reuniões Abertas e Fechadas de NA

O Quadro de Custódios do Serviço Mundial recomenda as seguintes diretrizes e definições:

1. Uma reunião de Narcóticos Anônimos, quer aberta ou fechada, é um refúgio para adictos. Pretende ser um lugar seguro e benéfico, onde um adicto pode ouvir a respeito e participar da recuperação da doença da adicção às drogas. Por mais que pudéssemos desejar, não podemos ser todas as coisas para todas as pessoas.

2. Uma reunião fechada em Narcóticos Anônimos é para aqueles indivíduos que se identificam como adictos ou para aqueles que não têm certeza e pensam que podem ter um problema com drogas. Uma reunião fechada de Narcóticos Anônimos proporciona uma liberdade que é necessária para uma partilha mais íntima e pessoal pelos seus membros. Realiza isso ao proporcionar uma atmosfera em que os adictos podem se sentir mais seguros de que aqueles que estão presentes serão capazes de se identificar com eles e partilhar sua própria experiência, força e esperança.

3. Uma reunião aberta é uma reunião de NA a que podem comparecer todos aqueles (por ex., juízes, assistentes sociais, profissionais, membros da família) interessados em como encontramos recuperação da doença da adicção. No entanto, a participação verbal é restrita aos membros de NA. Uma reunião aberta em Narcóticos Anônimos permite que as pessoas de fora da irmandade observem o que é e como funciona Narcóticos Anônimos. Isto pode ser muito útil para aqueles indivíduos que estão se esforçando para chegar a uma conclusão sobre sua condição pessoal como um adicto. Uma reunião aberta em Narcóticos Anônimos é um método que nossos grupos utilizam para realizar seu propósito primordial de levar a mensagem ao adicto que ainda sofre. Alguns grupos também fazem reuniões abertas como um meio de permitir que os amigos não adictos e parentes dos membros de NA celebrem os aniversários de recuperação com eles.

4. Nossa estrutura de serviço fornece amplos meios para a participação de não adictos em Narcóticos Anônimos. Além de reconhecer a necessidade e o valor de custódios não adictos (Guia Temporário de Trabalho para Nossa Estrutura de Serviço) e trabalhadores especializados não adictos (Oitava Tradição), a irmandade aprovou um material (Manual de Informação ao Público) que serve para reuniões comunitárias de informação pública. Estas reuniões são o veículo para os esforços dos comitês de serviço, que estão orientados para transmitir informação sobre nossa irmandade para o público em geral; não são reuniões regulares de NA e são a

abordagem preferida para informar ao público em geral sobre Narcóticos Anônimos. Essa abordagem evita confusão, não representa ameaça ao anonimato, não afeta a mensagem de NA nas reuniões regulares e nos permite continuar nossa recuperação e serviço, ao mesmo tempo que vai de encontro às necessidades dos não adictos interessados em NA.

(6)

ROTEIRO

10:00

1. Abertura “ORAÇÃO DA SERENIDADE”

10:15

2. Os serviços Regionais.

10:45

3. Comitê de tradução e revisão de literatura.

11:15

4. Temática - Reunião aberta - como

coordená-la.

12:00

5. Temática-Como lidar com membros

agressivos e sob efeito de remédios nas

reuniões.

13:00 Almoço

14h30

6. Temática- Nossa 5a tradição.

15h30

7. Temática - Tesouraria de grupo.

16h30

8. Fórum de discução. Quais as dificuldades

de servir NA?

9.

18hs. Encerramento.

ORAÇÃO DA SERENIDADE

Diretrizes para o Membro

Como membro de NA há duas coisas que você pode fazer para assegurar que o dinheiro de seu grupo será manuseado corretamente:

1. Você pode pedir que o tesoureiro de seu grupo traga seus registros a todas as reuniões de serviço;

2. Você pode pedir que seu grupo tenha reuniões de serviços pelo menos uma vez por mês.

Diretrizes para o Tesoureiro de Grupo

1. Um Guia para os Serviços Locais em Narcóticos Anônimos diz que tempo limpo deve ser considerado quando escolhemos servidores de grupo:

Há um par de coisas a serem consideradas quando procuramos servidores de grupo. Uma é a maturidade na recuperação. Quando aqueles que são novos na recuperação são eleitos para encargos, eles podem se sentir privados de tempo e energia que precisam para sua recuperação incipiente. Membros de grupos com 1 ou 2 anos limpos estão provavelmente estabilizados em suas recuperações pessoais. Eles estão também mais familiarizados com as Tradições, os Conceitos e os procedimentos do grupo.

É claro que padrões de tempo limpo variam de uma comunidade de NA para outra. Como diz no Guia, é importante estabelecer termos de serviços e tempo limpo requeridos realistas, que funcione em sua comunidade.

2. É uma boa idéia ter duas pessoas para contar a 7ª Tradição, não apenas o tesoureiro ou qualquer outro;

3. Não pegue emprestado o dinheiro do grupo. Nossa experiência diz que tesoureiros ou outros que assim o fazem tendem a não voltar mais para a irmandade, e nem devolver os recursos;

4. Não gaste o dinheiro do grupo sem antes perguntar ao grupo em reuniões de serviços; 5. Se for prático, abra uma conta bancária para o grupo, e tenha mais de uma assinatura

para a conta. Isso irá proteger o dinheiro de seu grupo e poderá facilitar rastreá-lo; 6. É importante relembrar nossa 5ª Tradição: “Cada grupo tem apenas um único propósito

primordial – levar a mensagem ao adicto que ainda sofre”.Quando seu grupo tiver mais dinheiro do que precisa, assegure o repasse do dinheiro extra para os níveis de serviço área, região e mundial. Dinheiro extra, guardado no grupo não ajuda NA a levar a mensagem sua mensagem de recuperação;

7. Deve haver apenas uma pessoa manuseando o dinheiro em seu grupo, preferencialmente o tesoureiro;

8. É muito importante que os tesoureiros passem seus relatórios aos tesoureiros seguintes. Assim poderá ajudar o grupo a perceber no futuro o que se passou com o dinheiro no passado.

Referências

Documentos relacionados

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma. a) Vimos um cisne moribundo.. Assinala com um X o

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

 Ambulância da marca Ford (viatura nº8), de matrícula XJ-23-45, dotada com sirene, luz rotativa e equipamento de comunicação (Emissor/Receptor com adaptador);.  Ambulância da

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..