• Nenhum resultado encontrado

Tema central: Comunicação, Inovação e Ética na pós-pandemia das Cidades MIL (Media and Information Literacy)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tema central: Comunicação, Inovação e Ética na pós-pandemia das Cidades MIL (Media and Information Literacy)"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

VII ENCONTRO INTERNACIONAL

CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING

E COMUNIDADE

Primeira fase (digital)28 de janeiro 2021

Segunda fase (presencial em HAVANA, CUBA)

do 28 a 29/07/2021

Tema central: Comunicação, Inovação e Ética na pós-pandemia das Cidades MIL (Media and Information Literacy)

O Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (CEACOM) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), a Direção Provincial de Cultura de Cidade de Habana e a Faculdade de Comunicação (FCOM) da Universidade de Havana (UH) convidam para participar do VII Encontro Internacional Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade, a ser realizado em 28 de Janeiro de 2021 de forma digital (primeira fase) e 28 e 29 de julho, presencial em Havana, Cuba (segunda fase). Este encontro foi realizado nas suas edições anteriores em Cuba e no Brasil e como sempre contará com o apoio da União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC).

(2)

O evento na sua versão presencial acontecerá na Casa da Música, na esquina que fazem as ruas de 31 e 2, bairro Vedado, Município Plaza, Havana. O tema central será Comunicação, Inovação e Ética na pós-pandemia e nas Cidades MIL (Media and Information Literacy). O encontro contará com o apoio da UNESCO, UNICEF e UNEAC (União de Escritores e Artistas de Cuba).

Objetivos

 Promover um espaço para a articulação e troca de experiências sobre os temas de criatividade, inovação, comunicação e marketing no contexto dos projetos educativo-culturais, comunitários e organizacionais, dentro e fora da Internet que contribuam a construir Cidades MIL.

 Favorecer a complementaridade entre as pessoas envolvidas nessas áreas e projetos; assim como a reflexão, discussão e análise sobre o aporte desses temas ao desenvolvimento póshumano.

 Promover a reflexão sobre a contribuição dessas variáveis (criatividade, inovação, comunicação, marketing) para o desenvolvimento das comunidades e seus projetos culturais responsáveis, por meio da produção e socialização de ações que utilizam as novas tecnologias da informação e da comunicação (TCI).

 Discutir experiências inovadoras através de visitas a comunidades que hospedem projetos culturais comunitários, assim como analisar a possível contribuição das novas tecnologias na construção das Cidades MIL.

Justificativa:

Este evento tem seu antecedente nas suas cinco edições anteriores. Os organizadores acreditam que os quatro pilares: Comunicação, Inovação, Ética e Media and Information Literacy, sobre os quais se sustenta este encontro, são fatores que, se bem articulados e gerenciados, conduzem à expressão em altos níveis de valores como a criatividade, resiliência, trabalho em comunidades e redes, diversidade, multiculturalidade, espirito crítico, solidariedade, sustentabilidade, entre outros.

A cultura é entendida aqui como estilo de vida construída e a comunidade e sociedade são vistas, de forma blended, misturando o entorno físico no qual as pessoas realizam suas relações sociais, culturais, tecnológicas e educativas, como também os diversos ecossistemas virtuais onde elas se reencontram e constroem novas identidades.

Entre os tópicos específicos presentes dessa vez está o do enfrentamento e recuperação cidadã através da comunicação da pós-pandemia e o das Cidades MIL (Media Information Literacy), conceito apoiado pela UNESCO.

A situação provocada pela pandemia tem propiciado diversos impactos, oportunidades e desafios novos que devem ser superados com resiliência e inovação

A framework de Cidades MIL (UNESCO, 2018), supera e engloba os de Cidade Inteligente e da Cidade do Conhecimento, dado que para serem verdadeiramente

(3)

sustentáveis, as cidades inteligentes também devem ser cidades MIL. Isto implica educar, capacitar e empoderar aos moradores das cidades de todas as faixas etárias e classes sociais, assim como os diversos stakeholders para que estabeleçam redes de cooperação e façam um uso crítico, ético, verdadeiramente criativo e responsável das novas infraestruturas e tecnologias, presentes nas cidades contemporâneas. Isto implica também ensinar aos cidadãos, assim como as organizações públicas e privadas a ter um olhar crítico que lhes facilite ler e superar e/ou contornar de forma criativa, às Barreiras culturais à comunicação que causam ou enfrentam, como foi visto durante os recentes Global MIL Weeks de 2018 e 2019, celebrados em Kaunas e Guthemburg, respectivamente, onde este tema foi amplamente discutido. Barreiras culturais à comunicação, como o etnocentrismo, religiocentrismo, entre outras, costumam estar presentes na educação formal oferecida hoje e em livros e peças de comunicação e marketing veiculadas nas mídias tradicionais e digitais.

As fake news, deep fakes, pós-verdades, a desinformação, criação de factoides e fatos alternativos, propaganda negativa contra um candidato ou projeto político, criação proposital de narrativas e histórias seletivas com intenções manipuladoras, das pós-verdades (acreditar apenas naquilo que reforça “minha verdade” ou crenças), intolerância, radicalização etc. obscurecem os benefícios de ter mais acesso à informação, à tecnologia e às novas mídias digitais.

Fomentando as cidades MIL, pode se ajudar as sociedades a pensar e agir de maneira mais crítica e reflexiva, e dessa forma colocar-nos no caminho para uma mudança positiva e sustentável. Tudo isto tem se incrementado durante a pandemia do COVID-19 em 2020, assim como fenômenos como a não informação e a desinformação, adotando conteúdos relativos à saúde.

O framework Cidade MIL inclui a ação nos espaços físicos e digitais e inclui tanto os atores tradicionais da educação formal (escolas, universidades, professores, alunos, familiares), mas também profissionais de mercado e jornalistas, instituições públicas e privadas, criando redes de pesquisadores, ativistas, ecologistas, empresários, governantes, policemakers, comissões eleitorais, sistema de transporte, saúde pública, grupos artísticos e culturais, ONGs, associações de classe, bibliotecas, museus, projetos comunitários etc. Tudo no intuito de contribuir a educar e transformar a cidade e seus moradores num espaço tecnológico, interativo, mas também ético, sustentável e respeitoso das diversidades, através do empoderamento e engajamento de cada cidadão, seja este, pessoa física ou jurídica.

Dessa forma a inovação social e o desenvolvimento de uma economia criativa e colaborativa aconteceriam por osmoses. Sobre este assunto foi publicado os livros “MARKETING, COMUNICAÇÃO, TENOLOGIA E INOVAÇÃO NAS CIDADES MIL” e DAS CIDADES INTELIGENTES ÀS CIDADES MIL, Métricas inspiradas no olhar da UNESCO (2020) organizados junto com Mitsuru Yanaze e com autores de capítulos de mais de 20 países, editado pela USP com apoio do GAPMIL da UNESCO. Estes dois livros são recomendados no site da UNESCO, especificamente no subtítulo, Resources developed by Partners: https://en.unesco.org/themes/media-and-information-literacy/resources

Por causa da situação criada pelo COVID -19 este ano o evento terá duas etapas. Uma primeira digital que acontecerá o 28 de janeiro de 2021 das 13:00 hs às 17:00

(4)

hs, horário de São Paulo ou 11:00 h a 16: 00 h hora de Havana, e uma segunda presencial que acontecerá em Havana, Cuba, nos dias 28 e 29 de julho de 2021, das 09:00 hs às 17:00 hs, horário de Havana ou 10:00 h a 18:00 hora de São Paulo.

Subtemas:

1. Construir Cidades MIL (Media Information Literacy), novo olhar da UNESCO 2. Ações de comunicação MIL pós-pandemia: impactos, oportunidades e desafios. 3. Competências MIL pós-pandemia para organizações, startups, equipes e cidadãos 4. Marketing, Comunicação, Criatividade e Inovação social de projetos socioculturais 5. O uso educativo da Internet por crianças, adolescentes e jovens na pandemia e na

pospandemia.

6. O combate as fake news, deep fakes e post-verdades

7. Transcendendo Barreiras Culturais à Comunicação: gerando dialogo de género, inter-religioso, inter-geracional, diversidade funcional, inter-étnico, emigrantes etc.

Formas de participação

 Apresentação de trabalhos individuais (10 minutos)

 Apresentação de trabalhos em painéis organizados em Grupos de Trabalho (com duração de uma hora em total de uma hora, distribuída em 10 minutos para cada um de 4 apresentadores, restando 20 minutos para discussão geral dos 4 trabalhos)

 Conferências magistrais (45 minutos de fala do palestrante e 15 minutos para debate)

 Apresentação de livros, cartazes, post, peças e obras de arte, sobre os temas do evento.

 Propor e coordenar visitas físicas ou digitais a museus, bibliotecas, projetos socioculturais e open social innovation, ONGs e startups.

 Participação como delegado ou ouvinte (sem apresentar trabalhos ou peças) Destinatários:

Concebido inicialmente para os alunos e ex-alunos do curso de Gestão de Comunicação e Marketing da ECA/USP, hoje também está aberto para estudantes, professores e pesquisadores de outros cursos e universidades, assim como para profissionais do mercado, artistas, funcionários públicos, gestores de projetos e demais interessados em conhecer como é a prática da comunicação e do marketing focada em fatores socioculturais em outros países.

Principais palestrantes:

Prof. Dr. Alton Grizzle - Especialista do Quartel Geral UNESCO (Jamaica) Prof. Dr. Miguel Barnet - Presidente de honra da UNEAC (Cuba)

Prof. Dr. Mitsuru Yanaze - Coordenador do CEACOM da USP (Brasil)

Prof. Dr. Felipe Chibás – Representante UNESCO MIL Alliance para América Latina(Cuba-Brasil)

Prof. Dr. Hilda Saladrigas – Diretora de FCOM de UH/Cuba)

Prof. Dr. Santiago Tejedor – Director de Comunicación da Universidad Autonoma de Barcelona (Espanha)

(5)

Presidente de honor

Prof. Dr. Miguel Barnet Presidente de honra da UNEAC (Cuba)

Presidentes

Prof Dr. Mitsuru Higuchi Yanaze – Coordenador do CEACOM/USP (Brasil) Prof. Dra. Hilda Saladriga Diretora da FCOM da UH (Cuba)

Coordenadores Gerais:

Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz - UNEAC/CEACOM/ Representante UNESCO MIL Alliance para América Latina (Cuba-Brasil)

Profa. Dra. Maria Elena Lopez León, FCOM da UH (Cuba) Prof. Msc. Orlando Gutierrez, FCOM da UH (Cuba)

Comitê organizador

Prof. Msc. João Castanheira Filho - CEACOM (Brasil) Lic.. Seyli Rodriguez – FCOM da UH

Profa. Esp. Mileydi Castro (Cuba)

Profa. Esp. Celia Rosa Alonso - Direção Provincial de Cultura de Cidade Havana (Cuba)

Prof. Esp. José Manuel Martinez Batista - Direção Provincial de Cultura de Cidade Havana (Cuba)

Prof. Dr. Virgilio Martinto Ruiz - EGREM(Cuba)

Profa. Dra. María Antonieta Tarafa - MINISTÉRIO DE CULTURA (Cuba)

Comissão científica

Profe. Dr. Mitsuru Higuchi Yanaze - CEACOM / ECA / USP (Brasil) Profe. Dr. Felipe Chibás Ortiz - UNEAC / CEACOM / USP (Cuba) Profe. Dr. Heliodoro (Dorinho) Bastos - CEACOM / ECA / USP (Brasil) Profa. Dra. Eloiza Matos - CEACOM / ECA / USP (Brasil)

Profa. Dra. Divina Frau-Meigs - Universidad Nueva de la Sorbona (Francia) Profe. Tema Dr. Santiago Tejedor Universidad Autonoma de Barcelona (España) Profa. Dra. Almudena Barrientos-Báez - Universidad de La Laguna (España) Profe. Dr. Alfonso Gutiérrez Martín - Universidad de Valladolid (España) Profe. Dr. David Caldevilla Domínguez - Universidad Complutense de Madrid, (España)

Profa. Dr. Giovanna Gianturco - Universidad de la Sapienza en Roma (Italia) Profa. Dra. Veronica Yarnykh - Universidad Estatal de Humanidades de Rusia (Rusia)

Profa. Dra. Maryluz León Avila - Instituto Superior de Arte- ISA (Cuba) Profe. Dr. Venancio Elias Caballero Universidad de Panamá (Panamá) Profe. Esp. Sociedad Elber Bravo de Psicólogos del Perú (Perú)

Profa. Dra. María Antonieta Tarafa - Ministerio de Cultura (Cuba) Profe. Dr. Avelino Víctor Couceiro Rodríguez - UNEAC - (Cuba)

(6)

Contato:

Prof. Dr. Felipe Chibás email: chibas_f@yahoo.es

Investimento para a primeira fase do evento (digital):

Por causa da situação criada pelo COVID -19 este ano o evento terá duas etapas. Uma primeira digital que acontecerá o 28 de janeiro de 2021 das 13:00 hs às 17:00 hs, horário de São Paulo. Esta fase do evento acontecerá de maneira digital e de

forma gratuita. Só exigirá a inscrição neste link

https://forms.gle/t5Fj7ZoopZnhKVP97

Plano de Atividades para a primeira fase do evento(digital): Se utilizará a plataforma Zoom e oportunamente se lhes passará o link aos palestrantes e participantes.

 13:00 h a 13:30 h (Hora de São Paulo) – Palavras de boas vindas das autoridades presentes, entre as que se destacam as do Prof. Dr. Alton Grizzle, Especialista de MIL do Quartel Geral de UNESCO em Paris, Profa. Dra. Hilda Saladriga, Directora de FCOM-UH, Prof. Dr. Mitsuru Yanaze, Presidente deste evento e o Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz, Representante para América Latina de UNESCO MIL Alliance e coordenador geral deste evento.

 13:30 h a 17:30 h (Hora de São Paulo) – Apresentação de trabalhos nas comissões temáticas, nas quais cada um terá 10 minutos para falar e após a apresentação. Pode utilizar slides no sistema Power point.

 17:30 h a 17:50 h (Hora de São Paulo) – Palavras de encerramento das autoridades presentes, entre as que se destacam as do Prof. Dr. Miguel Barnet Presidente de honra da UNEAC e deste evento, Prof. Msc Orlando Gutierres e a Profa. Dra. Maria Elena Lopez León, coordenadores de este evento.

 17:50 a 18:00 h (Hora de São Paulo) – Atividade artística cultural de encerramento

Investimento para a segunda fase do evento (presencial):

O valor para a segunda fase que acontecerá dos dias 28 e 29 de julho de 2021, será de 200,00 CUC, moeda cubana ou seu equivalente em USD. De acordo com o câmbio atual seria em torno de R$ 1.100,00, assim divididos: metade a ser depositada a favor de Mitsuru Higuchi Yanaze & Associados, de CNPJ 59696591/0001-26, na conta do Banco Bradesco - Agência: 0156-2 - Conta Corrente: 163583-2. (R$ 550,00) para garantir sua presença e a outra metade (equivalente a US$ 100) no ato da Inscrição em Cuba no dia 27/07/2020. Favor enviar o comprovante de pagamento para o mail chibas_f@yahoo.es

(7)

A inscrição inclui a participação em todas as atividades do programa científico do VII Encontro, pasta com materiais do evento, informações sobre os temas e Certificado de participação no evento Internacional.

Línguas oficiais do evento:

Você pode escolher em ambas fases do evento (digital ou presencial)falar Português ou Espanhol.

Investimento no Pacote Turístico para a segunda fase (presencial):

Você pode escolher a forma de viajar. Quanto mais rapidamente fizer sua reserva o valor será menor. Pode ser por meio da agência ou de pacote turístico escolhido de forma independente. Recomendamos procurar nos sites Air BnB, Trip Avisor e CNC.

Datas previstas para a segunda fase (presencial):

Chegada: 25 de julho/2021 Retorno: 31de janeiro/2021

Certificações:

Os participantes receberão dois Certificados: 1 -CEACOM- da ECA/USP, Brasil

2 –FCOM da Universidade de Havana, Cuba

Plano de Atividade para a segunda fase (presencial):

O evento acontecerá nos dias 28 e 29 de julho, mas sugere-se chegar no dia 25 de julho e sair de Cuba o 31 de julho;2021.

O evento inclui palestras magistrais, apresentação de trabalhos, exposições de artistas plásticos, desfile de modas, apresentação de cantores e bandas, visitas técnicas, entre outras atividades.

(8)

A Havana, verso de tantos ritmos musicais como a salsa e o bolero, é considerada por muitos como uma cidade mágica. Passear num dos seus carros antigos também virou uma atração.

(9)

As praias próximas à cidade de Havana são também famosas mundialmente.

A Universidade de Havana fundada em 1728, é uma das mais antigas da América Latina, e é também considerada um centro de excelência por entidades mundiais como a UNESCO.

Sessão do evento

(10)

Lugares inesquecíveis como a Catedral de Havana

Professores Miguel Barnet, Mitsuru Yanaze e Felipe Chibás na V edição do evento.

Professores Misturu Yanaze, Davi Mayer, João Castanheira e Dorinho Bastos, na inauguração de exposição de cartoons do Dorinho e lançamento de livro do qual participaram todos.

(11)

Parte da maravilhosa equipe de FCOM da UH que trabalha conosco e os professores Alfonso Gutierrez Martin (Espanha) y Agustin García Mantilla (Espanha)

Participantes no evento Julie Roberge (Canadá), Dorinho Bastos (Brasil), João Castanheira (Brasil), Ana Belen Hernandez Guerra (Cuba), Felipe Chibás (Cuba), Orlando Gutierrez (Cuba) e Mitsuru Yanaze (Brasil).

Durante a visita à Fabrica de charutos Tabacuba, o Prof. João Castanheira, quase fica fazendo charutos em Havana de tanto que gostou.

(12)

Visita ao projeto de Inovação e Empreendedorismo Comunitário “Entimbalao”, em Havana.

Durante visita ao projeto educomunicativo + A, Casa do Adolescente na Havana Velha, patrocinado pela UNICEF e Comunidade Europeia., adolescentes cubanos interagem com telas toch de

(13)

Sempre o ato de encerramento se realiza com um show artístico cultural, com participação do ballet, bandas de salsa, atores e cantores, etc.

Referências

Documentos relacionados

Recomenda-se durante a aplicação o mínimo de trânsito possível sobre a manta e a utilização de um calçado de sola macia afim de garantir a integridade da manta acrílica.

Os funcionários pediram sigilo em suas identidades ale- gando ainda trabalharem na empresa “o complicado é que já recebemos pouco, a gente não dá atestado porque quer, se

O uso de silagem na forma de ração à base de palma na alimentação de animais ruminantes torna-se uma alternativa interessante que permite um melhor aproveitamento dos

2.3 Para candidatos que tenham obtido certificação com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens

Os trabalhos foram realizados durante um ano, janeiro/2003 e dezembro/2003, quando foram registrados o tamanho da colônia em termos do número de pares reprodutores, sucesso

Evento pelo Edital/Scajho “Novos Talentos – Centenário” um Edital lançado pela Scajho em homenagem ao Centenário de Joaçaba.. Apresentação da Academia de Dança: Espaço Bela

O pescado é um importante constituinte da dieta humana, entretanto, a presença de parasitos pode constituir um risco à saúde pública, além de impor prejuízos econômico

Το πρόσωπο του άβελ ήταν καλυμμέ­ νο από μύγες, υπήρχαν μύγες (πα ανοιχτά του μάτια, μύγες στη σχισμή των χειλιών του, μύγες <ττις πληγές που είχε δε­