• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: O COMPLIANCE NA GOVERNANÇA CORPORATIVA E NO ENGAJAMENTO DA ÉTICA DE UMA ADMINISTRAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E TECNOLÓGICA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: O COMPLIANCE NA GOVERNANÇA CORPORATIVA E NO ENGAJAMENTO DA ÉTICA DE UMA ADMINISTRAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E TECNOLÓGICA."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: O COMPLIANCE NA GOVERNANÇA CORPORATIVA E NO ENGAJAMENTO DA ÉTICA DE UMA ADMINISTRAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E TECNOLÓGICA.

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS ÁREA:

SUBÁREA: Administração SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE PERUIBE - FPBE INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): GICÉLIA PESSOA DO NASCIMENTO AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): CÉLIA DE LIMA PIZOLATO, FLEURI CANDIDO QUEIROZ ORIENTADOR(ES):

(2)

TÍTULO:

O compliance na governança corporativa e no

engajamento da ética de uma administração socioambiental e

tecnológica.

CATEGORIA: CONCLUÍDO

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO

INSTITUIÇÃO: UNISEPE – FACULDADE PERUÍBE

AUTOR (ES) : GICÉLIA PESSOA DO NASCIMENTO

ORIENTADOR (ES): CÉLIA DE LIMA PIZOLATO, FLEURI CÂNDIDO QUEIROZ

(3)

RESUMO

O presente estudo traz a cultura brasileira e seus valores culturais, sugerindo subsídios na atuação dos profissionais competentes e atualizados com os preceitos dentro das necessidades e legalidades.

O compliance na governança corporativa previne os riscos, orienta os impactos que podem ser causados, atuando de forma transparente e reguladora, que permita aos gestores, funcionários, fornecedores, clientes e comunidades inter-relacionarem-se com a organização de forma ética, associando uma melhor forma de comunicação e convivência organizacional na prática da legislação. A governança corporativa com a tecnologia avançada é consciente de sua relevância e transparência, associa os valores profissionais, socioambiental e tecnológica, priorizando o bem-estar no engajamento de boas praticas internas e externas, na administração da revolução tecnológica da cultura brasileira para o novo milênio.

Palavras chave: ética, cultura brasileira, globalização, compliance, governança

corporativa.

INTRODUÇÃO

Procura-se nesta pesquisa identificar o papel da governança corporativa junto ao compliance em um Brasil globalizado. O compliance com a governança corporativa dentro das organizações é ético e transparente, com o intuito de motivar o ambiente organizacional com todos os colaboradores, tornando uma administração mais participativa, buscando melhorias de evolução e inovação, sendo transparente seguindo as normas da legislação vigente e essencialmente atualizada.

Esse estudo tem o intuito de esclarecer que a ética profissional e o socioambiental com o avanço da tecnologia, torna-se de uma visão futura para a administração dentro da governança corporativa, como foco principal a cultura brasileira, com o objetivo de estabelecer os princípios das responsabilidades sociais corporativas de forma ética.

(4)

Barros (2010) agrega que a Ética Profissional pode ser definida como um conjunto de normas e valores que direcionam as condutas dos colaboradores para que estes mantenham uma reputação positiva no ambiente de trabalho.

No Brasil temos algumas organizações que buscam um grande desenvolvimento, com práticas sociais e corporativas em todo o mundo, o zelo com o meio ambiente, vida humana e a valorização da boa conduta empresarial.

As mudanças dentro das organizações têm se revolucionado cada vez mais no mundo da globalização, trazendo para o mercado a inovação, como robóticas da internet e a tecnologia avançada, que tem diminuído a quantidade de colaboradores e inserindo neste momento um número de máquinas cada vez maior neste processo de reengenharia e avanços da tecnologia atualizada.

O Brasil tem grandes riquezas naturais e ambientais, sendo assim se faz necessário das organizações em dar especial importância á sustentabilidade.

No novo milênio, com as variações de novas culturas, as organizações não podem se centralizar-se somente em procriar e granjear os lucros, sem se comprometer com o socioambiental. É necessário que a ética prevaleça e faça-se presente no cotidiano dentro das organizações, aumentando a competitividade da governança corporativa, associando com ética e o socioambiental e tecnologia avançada.

O mundo globalizado requer avanço tecnológico saudável que não prejudique a vida humana e o meio ambiente, conduzindo as boas práticas da governabilidade e transparência no Brasil, conciliando-se ás mudanças tecnológicas que surgem atualizadas para o novo milênio.

OBJETIVOS Objetivo Geral

O objetivo desse estudo é identificar que o Brasil antecipa a grande preocupação de estabelecer os princípios de responsabilidades sociais corporativas dentro das organizações. Embora algumas empresas brasileiras já encontram-se dentro dos

(5)

padrões da ética e sustentabilidade, ainda é necessário expandir a qualidade e manter a essência das empresas, mantendo e praticando as boas condutas da ética profissional da administração moderna. O incentivo tem a finalidade de prevalecer uma maior quantidade de procedimentos e práticas, com a cidadania das populações e das organizações nas preservações ambientais.

A ética profissional tem o desígnio para alcançar os prosseguimentos organizacionais.

Segundo, Adolfo Vasquez "Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade". Para tanto, o comportamento ético sempre deve prevalecer nas decisões empresariais.

A transparência nas atividades e o total engajamento do compliance na governança corporativa com o socioambiental fazem a grande diferencia com todos os colaboradores internos e produzem reconhecimentos profissionais e éticos com a sociedade externa.

Na conjunta atual em que vivemos, existe o conhecimento das responsabilidades sociais e organizacionais de todos com a natureza e os benefícios que ela traz para o bem-estar da sociedade, generalizando as necessidades que ocorrem, todavia, muita das vezes não havendo a conscientização da sua relevância e os benefícios que fazem a diferencias nas organizações.

Objetivo Específico

Ter a visão que a governança corporativa somado com a ética e o socioambiental faz um grande diferencial em uma administração moderna, tecnológica e inovadora, beneficiando todos os que estão engajados em um único objetivo de trazer as melhorias contínuas dentro das organizações interna e externa, neste novo milênio da cultura brasileira.

Este artigo tem como objetivo buscar o avanço para a administração moderna, fazendo reflexão e tendo como referência nas contribuições de melhorias contínuas dentro das organizações em todas as áreas no novo contexto.

(6)

METODOLOGIA

Para este estudo, utilizou-se como metodologia o estudo bibliográfico de livros, revistas e artigos científicos, as referências bibliográficas direcionadas a legislações, manuais, pesquisa em sites relevantes e artigos que se inter-relacionaram. Buscando trazer esclarecimento e evidenciar acontecimentos surgidos no Brasil em modalidades do socioambiental em diferentes pilares da tecnologia e da globalização, interligando as culturas brasileiras e trazendo a importância do compliance na governança corporativa na administração de um novo milênio.

DESENVOLVIMENTO

O presente estudo procurou esclarecer que no novo milênio reacende a preocupação de sustentabilidade dentro das organizações. Faz-se necessário uma conscientização maior da importância em destacar a ética e a sustentabilidade dentro das organizações em uma tecnologia avançada e inovadora.

O que é a sustentabilidade: “O desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades.” (BRUNTLAND, 1987).

As práticas administrativas do novo milênio encontram-se modernizadas, mas sofrem uma colisão com as mudanças das legislações e exigências.

A administração torna-se cada vez mais modernizadora, mas são de difícil implantação no Brasil, devido ás mudanças culturais.

A administração contemporânea corrobora cada vez mais com o processo de modernização, mas, são de difícil implantação no Brasil, devido ás características culturais do país.

Existem dois potenciais benefícios principais que a boa governança pode acarretar ás empresas: os benefícios externos, associando á maior facilidade de captação de recursos e a redução do custo de capital, e os benefícios internos, vinculados ao aprimoramento do processo decisório na alta gestão. (SILVEIRA, 2010.p.7)

(7)

O gráfico a seguir, subjetivamente revela as transparências em percentuais da importância de conservar e manter o meio ambiente para garantir a existência de futuras vidas humanas.

Questionamento da importancia de conservar o meio ambirnte Fonte: Disponivel em: (http://revistaea.org/pf.php?idartigo=2580)

Podemos observar a importância que o meio ambiente tem em relação á vida humana e quais os cuidados que devemos ter com a natureza pelos benefícios que trás para a globalização organizacional e sociedade.

RESULTADOS

A governança corporativa tem impacto com as empresas e seus colaboradores em uma administração ampla, inovadora de zelar as empresas com transparências. Surgiu através das necessidades do perfil de investidores e demais parceiros sociais, visando á empresa como um todo e trazendo melhorias que ganhou forças no Brasil no ano de 1998.

Em conjunto com o compliance a governança corporativa é reconhecida por

manter e conduzir as boas aplicações profissionais dentro das organizações. A cultura empresarial não devem somente visar os valores em moedas correntes, deve

(8)

tecnologias avançadas. Somente desta forma, alcançará o sucesso com efetividade e o reconhecimento da sociedade pelo exemplo da empresa, mostrando o desenvolvimento e objetivo para todos os participantes, repercutindo naturalmente de forma positiva e comprometida no aumento de clientes e resultados financeiros. O tema conecta a organização com a tecnologia e favorece a natureza que traz o ar puro e a beleza do nosso país, se adaptando e preparando para o novo processo de perspectivas da nova “Revolução tecnológica”.

Os gestores devem ter o conhecimento dessas práticas para manter as organizações futuras, com as práticas de melhorias, conciliando as organizações com ética, sustentabilidade e tecnologia avançada, em um novo milênio de culturas diferentes, tendo a boa convivência com a sociedade e o respeito com o meio ambiente, para um alcance de sucesso organizacional e profissional.

O Compliance no engajamento com governança corporativa tem o intuito de melhorias continuas, trazendo transparência e trabalhando dentro da legislação vigente. O Brasil encontra-se em difícil implantação ás novas modalidades de mudanças da empresa com o socioambiental, por outro lado, torna-se de grande importância a preocupação brasileira, pois depende desse zelo pelo meio ambiente e as reservas naturais o futuro para novas gerações.

Os gestores e empresários das organizações precisa conscientizar-se que o meio ambiente, a tecnologia e a empresa tem que estar associado um a o outro, trazendo transparência e viver dentro da legislação que se faz presente no novo milênio da governança corporativa implantada no Brasil, se beneficiando da boa convivência da globalização em todo o Brasil, aplicando o compliance que respeita as leis e têm o comprometimento com normas reguladoras na forma de aplicação das legislações.

Podemos evidenciar que o compliance pode garantir para as organizações um resultado positivo e elevado nas transparências em um engajamento de participação de todos. Para a organização ter o compliance, se faz necessário englobar na cultura organizacional e aplicar as normas das disciplinas interna, na gestão de alertar os riscos e na transparência geral entre os participantes.

(9)

Segundo Lethebridge (1997), a governança corporativa deverá se transformar numa preocupação importante no Brasil na medida em que as mudanças em curso dos seus sistemas de propriedade estatal e familiar acelerem e atraem novos investidores, especialmente estrangeiros.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Brasil é um país que tem vários gestores e empresários e cada um com formas diferenciadas de administrar uma empresa. Agora em comum, todos os gestores que administram ou governam uma empresa, tem a visão de obter crescimento no mercado e lucrar recursos financeiros.

A grande expectativa é que o Brasil possa ter a visão da importância da vida humana com o socioambiental e evolução tecnológica, trata-se de um assunto de extrema relevância, relacionando as pessoas com a natureza em uma gestão de responsabilidade em novas modalidades.

O compliance junto á governança corporativa veio ao Brasil para trazer uma gestão de transparência, resiliência e responsabilidade na governabilidade de uma nova modalidade de administração moderna, onde seu maior objetivo é a busca do aperfeiçoamento profissional e ético que traga melhorias continuas e aceitas no Brasil.

Podemos afirmar que a ética tem valores nas governanças corporativas e deve ser a principal meta, direcionando-se nas práticas cotidianas. O compliance na governança corporativa não trás transitoriedade dentro da administração moderna a ser executada, ela tem trazido benefícios e engajamento profissional dentro das legalidades e transparências com os colaboradores. É necessário cobrar das empresas a participação com a natureza e a sociedade, garantindo a vida com qualidade e o bem-estar de todos.

A administração corporativa aponta os fatores de uma organização de sucesso associando a organização com a tecnologia sem prejudicar o meio ambiente, trazendo para a organização o engajamento das pessoas com socioambiental e uma tecnologia inovadora e arrojada. Tudo dentro da ética, da cultura brasileira para o novo milênio, corroborando para uma nova modalidade de aperfeiçoamento e qualidade profissional.

(10)

O compliace age em constante reciprocidade com as regras e normas estabelecidas por legislação e interage a participação interna e externa de todos. Trabalha com as diretrizes para a empresa, dentro das regulamentações, assegurando a empresa a cumprir e trabalhar nos conformes das legislações, oferecendo designo para diversas esferas cuja elas estão inter-relacionadas com a forma: Trabalhista, fiscal, contábil, financeira, socioambiental, jurídica, previdenciária, ética e órgãos participantes entre outras.

Compliance na governança corporativa é muito mais do que somente interpretar as leis, é bem complexo e aplica-se no cotidiano das legislações atualizadas, de acordo com as normativas de todas as necessidades e climas organizacionais. A sinergia do compliance na governança corporativa, socioambiental e tecnológica avança para o novo futuro, traz para o Brasil o caminho do equilíbrio, da ética, da responsabilidade e da justiça, em uma administração esclarecedora de “missão, visão, valores” para a cultura brasileira no novo milênio.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ANDRADE, Adriana: ROSSETTI, José Paschoal. Governança Corporativa:

fundamentos, desenvolvimento e tendências. São Paulo: Atlas ,2014.

ANDRADE, R. O. B. Tecnologias da informação aplicadas ás instituições de ensino e ás

universidades corporativas. São Paulo: Atlas, 2003

ALENCASTRO, M. S. C. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e

responsabilidade corporativa. Curitiba: Ibpex, 2010.

BARROS, M. F. R. A ética no exercício da profissão contábil. 2010. Monografia

(Bacharelado em Ciências Contábeis) – Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo horizonte, 2010.

BRUNDTLAND, comissão. Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento: o nosso futuro comum. Universidade de Oxford. Nova Iorque .1987.

(11)

BORGES, L.; SERRÃO, C. Aspectos da Governança Corporativa no Brasil. Revista do

BNDES, v. 12, n.24, Rio de Janeiro, dez. 2005.

ÉTICA e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

EXAME. Guia exame de sustentabilidade, São Paulo. Disponível em: portalexame.

abril.com.br

Gestão ambiental. Revista Brasileira de Administração, Brasília: Conselho Federal de

Administração, ano 11, n° 32, abr. 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA (IBGC). Código das

Melhores Práticas de Governança Corporativa. 3ª edição, São Paulo, 2004.

LETHBRIDGE, E. Governança corporativa Revista BNDS, Rio de Janeiro, n.8, dez.1997

SILVEIRA, Alexandre Di Miceli da. Governança Corporativa no Brasil e no Mundo: teoria

e pratica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Referências

Documentos relacionados

A citação de Davidov contraria o discurso hegemônico na psicologia tradi- cional, em que o aluno se torna refém de suas próprias limitações cognitivas ou emocionais – seja por

agenda. NGOs, the media and politicians will stimulate this heightened sensitivity. Investors will more clearly see the relationships between integrity management, competitiveness

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Espaço (mesa) para divulgação de produtos e materiais Breve apresentação institucional na abertura do Fórum Divulgação no Jornal da SBOT com créditos aos

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

0 assunto abordado e de grande interesse para atividades na area da presta9a0 de servi9os, a fim de conhecer o valor percebido pelo cliente como fator

• “A Companhia dentro de sua estratégia de hedge utiliza contratos futuros de moeda (Dólar, Euros e Pounds), como ( , ), forma de mitigar os impactos das variações da taxa

O quadro mostrado quanto às especificidades do espaço neste momento, com aumento pela demanda de áreas às famílias originariamente moradoras das chapadas, pela