• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE HERVAL D OESTE EDITAL Nº 001/2013/SMECE CADERNO DE PROVAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE HERVAL D OESTE EDITAL Nº 001/2013/SMECE CADERNO DE PROVAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE HERVAL D’OESTE

EDITAL Nº 001/2013/SMECE

(2)

ORIENTAÇÕES GERAIS LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:

• Você recebeu do fiscal de sala o material: caderno de prova e cartão-resposta.

• A prova terá duração de 3 (três) horas incluindo o tempo de preenchimento do CARTÃO-RESPOSTA. • O prazo mínimo de permanência em sala é de 1 (uma) hora.

• Autorizado o início da prova, verifique se este caderno contém questões objetivas de conhecimentos específicos, conforme solicitado no ato da inscrição. E questões de conhecimentos gerais e de língua portuguesa. Verifique se o material está em ordem e se o seu nome, CPF e número de inscrição conferem com os que aparecem no CARTÃO-RESPOSTA. Caso contrário comunique imediatamente o fiscal.

• Todas as questões da prova são de múltipla escolha. Para cada umas das questões objetivas, são apresentadas quatro alternativas (A, B, C ou D) e somente uma corresponde à alternativa correta. Assinale UMA RESPOSTA: a marcação em mais de uma alternativa anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.

• No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras que correspondem às respostas corretas deve ser realizada com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, de forma contínua e densa cobrindo todo o espaço compreendido pelos círculos. A Leitora Óptica é sensível a marcas escuras, portanto preencha os campos de marcação completamente. Exemplo: • CUIDADO COM O CARTÃO-RESPOSTA: não risque, não amasse, não dobre, não suje, pois ele é insubstituível.

• SERÁ ELIMINADO DO PROCESSO SELETIVO o candidato que:

a) durante a realização da prova utilizar, relógio, telefone celular, qualquer tipo de equipamento eletrônico ou fontes de consultas de qualquer espécie; b) se ausentar da sala de prova levando consigo o CADERNO DE PROVA e/ou o CARTÃO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o CADERNO DE PROVA e/ ou CARTÃO-RESPOSTA, quando terminar o tempo estabelecido;

d) manter ou tentar manter qualquer tipo de comunicação com outros candidatos.

• Os fiscais não estarão autorizados a emitir opinião, nem prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe, exclusivamente, ao candidato interpretar o enunciado da questão e decidir a resposta.

• Ao terminar a prova, entregue ao fiscal de sala o CADERNO DE PROVA E O CARTÃO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENÇA. Está permitido levar apenas o rascunho do gabarito que encontra-se na última página do caderno de prova.

• Após a realização da prova o candidato deverá imediatamente sair das instalações físicas do local da prova.

• Os três últimos candidatos permanecem em sala onde deverão entregar as provas simultaneamente. • Na hipótese de ocorrer anulação de questões, as mesmas serão consideradas como respondidas corretamente por todos os candidatos.

• O gabarito da prova estará disponível em 19/01/2014, a partir das 17h, na página da Prefeitura Municipal de Herval d’Oeste (http://www.hervaldoeste.sc.gov.br) e em 20/01/2014, a partir das 14h, na página da Unoesc (http://unoesc.edu.br/).

PROCESSO SELETIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE HERVAL D’OESTE

CADERNO DE PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS E LÍNGUA PORTUGUESA

(3)

São rios que banham Herval d’Oeste:

(A) Rio Barra Verde, Rio do Peixe, Rio Veado, Rio Lajeado Bonito, Rio Barreiros e Rio Mário.

(B) Rio Barra Verde, Rio Uruguai, Rio do Peixe, Rio Veado, Rio Lajeado Bonito, Rio Barreiros e Rio Mário. (C) Rio do Peixe, Rio Veado, Rio Lajeado Bonito, Rio Barreiros e Rio Mário.

(D) Rio Barra Verde, Rio do Peixe, Rio Veado, Rio Lajeado Bonito, Rio Canoas e Rio Mário.

As principais culturas agrícolas de Herval d’Oeste são:

(A) arroz, milho e cebola. (B) milho, feijão e uva. (C) feijão, alfafa e alho. (D) milho, alfafa e fumo.

Assinale a alternativa que contém todos os municípios limítrofes de Herval d’Oeste:

(A) Ibicaré, Luzerna, Erval Velho, Campos Novos, Joaçaba e Lacerdópolis.

(B) Ibicaré, Luzerna, Erval Velho, Campos Novos, Ibiam, Joaçaba e Lacerdópolis.

(C) Ibicaré, Luzerna, Erval Velho, Campos Novos, Tangará, Joaçaba e Lacerdópolis.

(D) Ibicaré, Luzerna, Erval Velho, Campos Novos, Ibiam, Joaçaba e Catanduvas.

Conforme Estatuto do Servidor Público de Herval d’Oeste:

(A) Os cargos em comissão somente podem ser ocupados por servidores efetivos do Município de Herval d’Oeste.

PROCESSO SELETIVO | PREFEITURA DE HERVAL D´OESTE | NÍVEL SUPERIOR

QUESTÃO 1 QUESTÃO 5 QUESTÃO 6 QUESTÃO 2 QUESTÃO 3 QUESTÃO 4 UNOESC

CONHECIMENTOS GERAIS

(B) As funções de confiança, criadas por lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento e são exercidas, em caráter transitório, com nomeação livre pela autoridade superior, inclusive para pessoas sem qualquer vínculo com a administração.

(C) Os cargos públicos são criados por lei em número certo, com denominação, descrição, atribuições e vencimentos próprios, pagos pelo erário, para provimento em caráter efetivo ou em comissão. (D) Não há previsão na lei da existência de emprego público.

Segundo o Estatuto do Servidor Público de Herval d’Oeste, está CORRETO:

(A) Reintegração é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada por perícia médica oficial. (B) Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando, por junta médica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria.

(C) A Recondução é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

(D) Readaptação é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; ou reintegração do anterior ocupante.

Segundo a Lei Orgânica, é competência privativa da Câmara Municipal: (A) representar o Município em juízo ou fora dele. (B) nomear e exonerar os Secretários Municipais. (C) exercer a fiscalização da administração financeira e orçamentária do Município, com auxílio do Tribunal de Contas do Estado, e julgar as contas do Prefeito. (D) sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para a sua fiel execução.

(4)

QUESTÃO 8 QUESTÃO 11 QUESTÃO 12 QUESTÃO 9 QUESTÃO 10

LÍNGUA PORTUGUESA

QUESTÃO 7

Segundo a Lei Orgânica, é atribuição privativa do Prefeito Municipal:

(A) Dispor sobre a organização e o funcionamento da administração municipal, na forma da lei.

(B) Propor a criação e extinção dos cargos do Município, inclusive Câmara de Vereadores, dispor sobre o provimento dos mesmos, bem como fixar e alterar seus vencimentos e outras vantagens.

(C) Autorizar os Secretários Municipais a prestarem informações sobre matéria de sua competência à Câmara de Vereadores.

(D) Criar a Comissão Parlamentar de Inquérito.

Segundo a Lei Orgânica, com relação aos vereadores é CORRETO dizer que:

(A) são invioláveis, no exercício de seus mandatos e na circunscrição do Município, por suas opiniões, palavras e votos.

(B) podem a qualquer tempo firmar ou manter contrato com o Município, suas autarquias, empresa pública, sociedade de economia mista, fundações ou empresa concessionária de serviço público.

(C) não podem concorrer, em concurso público, a cargo, função ou emprego remunerado no Município de Herval d’Oeste.

(D) podem cumular o cargo de vereador com outro cargo público eletivo.

São de iniciativa privativa do Prefeito Municipal as leis que dispõem sobre:

(A) código de posturas, obras e edificações.

(B) a fixação da alíquota do Imposto Sobre Serviços – ISS.

(C) zoneamento urbano.

(D) servidores públicos do Município, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria.

Todas as alternativas abaixo estão corretas quanto à colocação pronominal, EXCETO:

(A)Vi-o no supermercado.

(B) Eu o havia avisado do encontro. (C) Traga o livro para mim ler.

(D) Lembro-me dos velhos tempos de escola.

Assinale a alternativa na qual todas as palavras estão grafadas corretamente:

(A) linguiça – cortesia – depressão – frouxo. (B) cinqüenta – analisar – acessível – rejeição. (C) tranquilo – agonizar – regresso – mecher. (D) consequência – legalização – exceção – geito.

O Estatuto do Servidor Público de Herval d’Oeste prevê o pagamento do adicional por titulação. Sobre este adicional, assinale a alternativa CORRETA:

(A) Para efeito de aposentadoria, o adicional por titulação não será incorporado aos proventos. (B) O servidor público municipal, quando apresentar comprovação de outra habilitação de maior nível, terá o direito de acumular os percentuais de cada nível. (C) A concessão do adicional de titulação far-se-á por ato exclusivo da Câmara de Vereadores.

(D) O adicional de titulação será devido para especialização a nível de Doutorado no índice de 25% (vinte e cinco por cento) sobre o vencimento do respectivo cargo público em provimento efetivo.

(5)

PROCESSO SELETIVO | PREFEITURA DE HERVAL D´OESTE | NÍVEL SUPERIOR

QUESTÃO 13

UNOESC

QUESTÃO 14

QUESTÃO 15

Todas as alternativas abaixo estão corretas quanto à concordância verbal, EXCETO:

(A) Será que vão caber todos os pratos no armário? (B) São vocês que irão acompanhar a senhora. (C) Haviam muitas pessoas no clube.

(D) Pode ter havido um engano.

Todas as alternativas abaixo estão corretas quanto à concordância nominal, EXCETO:

(A) Segue anexa a tabela de valores. (B) A janela está meia aberta.

(C) É necessário cautela com os rebeldes.

(D) É permitida a entrada de maiores de 16 anos.

Dadas as frases abaixo, assinale conforme se pede:

I. Você nunca vem na aula, por quê? II. Minha filha quer saber o porquê de tudo. III. Não fomos ao cinema porque estava frio. IV. Pergunte por que ele chegou atrasado.

Quanto ao uso dos porquês estão CORRETOS os itens:

(A) I, III e IV. (B) II, III e IV. (C) I, II e IV. (D) I, II, III e IV.

Referências

Documentos relacionados

Durante a realização da prova, não será permitido ao candidato o uso de relógio de qualquer tipo, de objetos eletroeletrônicos (telefone celular, rádios, MP3, iPod, iPad,

Considerando o papel das Células-Tronco Cancerígenas (CSCs) na manutenção tumoral e a escassez de estudos utilizando esses marcadores para os eventos biológicos em

Durante a realização das provas, não será permitido ao candidato portar arma, celular (ligado ou não), relógio de qualquer tipo, calculador a, câmera

Essa alimentação de ar é devida ao sistema de exaustão que mantém uma pressão negativa no interior dos fornos e à um orifício de entrada de ar com área

Durante a realização das provas, não será permitido ao candidato portar arma, celular (ligado ou não), relógio de qualquer tipo, ca lculadora, câmera

Deste modo, em oposição às ideologias políticas nacionais, os fronteiriços foram construindo um conjunto socioterritorial unindo os dois lados do limite por

Este trabalho demostra a utilidade das bases de dados geográficas voluntárias na análise de actividades recreativa e de lazer em espaços verdes urbanos, ajudando a compreender

O serviço de refeições visa assegurar, exclusivamente, o fornecimento de almoços e lanches escolares durante os dias letivos, fixados em calendário escolar para o 1º