• Nenhum resultado encontrado

Ata Reunião da Sociedade Mineira de Pediatria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ata Reunião da Sociedade Mineira de Pediatria"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Ata Reunião da Sociedade Mineira de Pediatria

Data da reunião: 23/02/2021 19h30min.

Reunião ampliada com todos Diretores de Departamentos da SMP

A reunião foi realizada online, devido ao isolamento social imposto pela pandemina de

coronavírus (SARS COV-2). Usamos o aplicativo Zoom.

Participantes online:

Presidente - Cássio da Cunha Ibiapina. Vice-presidente - Márcia Gomes Penido Machado. Secretária Geral - Flávia Cardoso Rodrigues. 1º Secretário - Nelson Conde lobo Martins.

2ª Secretária - Mônica Maria de Almeida Vasconcelos. 1º Tesoureiro - Carlos Eduardo Reis da SilvA. 2º Tesoureiro - André Bicalho Lima.

Gerente e assessora de comunicação - Ana Fazito do Vale..

Adriana Pitchon dos Reis Ana Elisa Ribeiro Fernandes Andréa Chaimowicz

Ariete do Perpétuo Socorro S. Domingues Beatriz de Oliveira Rocha

Bruno Morais Damião Carlos Eduardo Reis da Silva Catarina Amorim Baccarini Pires Cláudia Lúcia Barbosa Salomão Claudia Ribeiro de Andrade Cláudio Drummond Pacheco Clésio Gontijo do Amaral Cristiane de Freitas Cunha Denise Alves Brasileiro Eduardo Carlos Tavares

Emanuela Ribeiro da Cruz Guedes Eleonora Druve Tavares Fagundes Érika Lima Dolabella Teixeira da Costa Fernanda Gontijo Minafra Silveira Santos Flávia Cristina de Carvalho Mrad Francisco de Andrade Machado Neto Frederico Mitre Pessoa

Gabriela Araújo Costa

Heloísa Adriane de Castro Baraky Ivani Novato Silva

Jaderson Mateus Vilela antunes José Augusto de Almeida Barbosa

José Guerra Lages Karina Soares Loutfi Karla Emília de Sá Rodrigues Laís Meirelles Nicoliello Vieira Luciana Araújo Oliveira Cunha Luís Fernando Andrade de Carvalho Marcelo Rezende Libânio

Márcia Maria Leonardo

Márcio Pablo Pires Martins Miranda Marcos Carvalho de Vasconcellos Maria Amália Garcia da Silva Marisa Lages Ribeiro Marta Cristina Heloísa Duarte Naraney Rosa de Faria Navantino Alves Filho Nívea Maria Claret Diniz Paula Starling (Fonoaudióloga) Paulo Augusto Moreira Camargos Paulo Fernando Souto Bittencourt Paulo Tadeu de Mattos Pereira Poggiali Priscila Menezes Ferri Liu

Raquel Gomes de Carvalho Pinto Ricardo Neves Godinho

Roberta Maia de Castro Romanelli Rodrigo Galinari da Costa Faria Rodrigo Rezende Arantes Sandra Helena Cerrato Tibiriça Tatiana Mattos do Amaral

(2)
(3)

INÍCIO DA REUNIÃO:

Dr. Cássio Ibiapina, Presidente da SMP, iniciou a reunião cumprimentando a todos e apresentou um vídeos institucional de boas vindas, com uma mensagem de otimismo e esperança.

Após o vídeo o Dr Cássio apresentou a sua proposta de mudança de conceito na gestão da SMP. A sua intenção é fazer uma gestão compartilhada, formando um “time” de trabalho. Um modelo que contará com igual participação de todos em hierarquia horizontal, integrando as diretorias, o pessoal administrativo, os coordenadores de cursos, os Departamentos Científicos, as Regionais, a Academia Mineira de Pediatra, o Conselho Fiscal.

Dr. Cássio passou a palavra para a Sra. Ana Fazito, Gerente e Assessora de Comunicação, que coordenou as apresentações dos diretores de departamentos. Haviam sido feitas reuniões prévias com estes diretores, os quais apresentaram, nesta reunião ampliada, o planejamento e as propostas para este ano.

A Dra. Eleonora Druve Tavares Fagundes, apresentou a proposta da

Diretoria Científica.

Neste primeiro semestre serão mantidos eventos online, com periodicidade um pouco menor. Salientou que o formato online amplia o alcance dos eventos, principalmente para os colegas do interior.

A programação é fazer um Simpósio mensal, no sábado pela manhã, com quatro horas de duração, como o que já está marcado para o próximo dia 03 de março sobre doenças respiratórias, com a importante participação das regionais.

Uma vez por mês haverá o Momento Científico, à noite, com 90 minutos de duração, abordando temas específicos, com abordagem prática para o pediatra geral.

Para a “construção” dos Simpósios e do Momento Científico, haverá integração dos vários

Departamentos Científicos, para uma abordagem global e interdisciplinar.

Será resgatado o “Conversando Sobre”, para contato com a comunidade leiga, com a importante participação do Dr. Eduardo Carlos Tavares, através de “lives” no Instagram.

Dra Eleonora solicitou a participação das diversas diretorias científicas, para sugestão de temas e material para os próximos eventos.

A Dra Eleonora destacou que, para os eventos online, haverá cobrança de uma taxa, mesmo que em valor simbólico, para que sejam cobertos gastos logísticos e com a emissão de certificados.

(4)

Finalizando sua participação, a Dra. Eleonora fala da sua expectativa que em breve possamos retornar às atividades presenciais, com destaque para o nosso congresso, o XVI Congresso Mineiro de Pediatria, marcado para o dia 27 de outubro de 2021.

Continuando, Sra. Ana Fazito passou a palavra para Dra. Gabriela Araújo Costa Diretora de Redação, Publicações e Divulgação que destacou a fusão desta diretoria com a Diretoria de Informática, para que possa haver maior velocidade, agilidade, adequação e aproveitamento das novas formas digitais de comunicação.

A Diretoria de Comunicação está atenta à demanda imposta à SMP, tanto pelo público médico de sócios e não sócios da SMP, como também pelo público leigo. Queremos atingir o maior público possível, oferecendo informação científica, técnica, baseada em evidências, em formato acessível a todos.

Enfatizou que os principais parceiros da

Diretoria de Comunicação são os

Departamentos Científicos, que irão fornecer o conteúdo técnico e leigo: Boletins Científicos, E-books, artigos para a Revista Médica de Minas Gerais, etc. Cada produção deverá vir em “combo” com o conteúdo

técnico e a informação equivalente

formatada também para o público leigo. Haverá redução do número de publicações para concentração do conteúdo no novo Sitio da internet da SMP.

O Dr. Bruno Morais Damião, Diretor de Informática falou em seguida, complementando a proposta do conteúdo digital. Relatou que o Sítio da SMP será totalmente repaginado e modernizado com conteúdo para os profissionais de saúde e uma área específica para o público leigo. As mídias sociais serão usadas para atrair o público e divulgar o Sitio da SMP. Serão usados o Instagram, Youtube e podcasts.

Os conteúdo destas redes sociais serão baseados nos temas apresentados nos nossos eventos científicos, artigos da Revista Médica de Minas Gerais, ou resumo de aulas de nossos congressos.

A diretoria sugere o “apadrinhamento” de serviços de pediatria que tem residentes e acadêmicos que poderão ajudar na produção de conteúdo.

O Dr. Eduardo Carlos Tavares, Diretor Adjunto de Redação, Publicações e Divulgação, falou sobre a sua participação em “lives” no Instagram, voltadas principalmente ao público leigo. Lembrou que o objetivo será estimular este público a interessar-se pelas informações que a SMP tem a oferecer. Como há “por ai”, muito conteúdo na internet sem o respaldo da SMP, queremos que a nossa rede social torne-se referência para este público leigo, ajudando-os com informação confiável. Portanto, queremos passar informações com embasamento científico, que sejam práticas, em linguagem acessível, direcionada aos pais, avós, babás e todos interessados no cuidado das crianças. A primeira “Live” já sendo organizada será sobre vacinação, com participação do Dr. José Geraldo Ribeiro.

Além das “lives” serão produzidos podscasts de 2 ou 3 minutos, com informações sobre temas atuais. Destacou mais uma vez que conta com a ajuda dos diversos Comitês Científicos para elaboração deste conteúdo.

Finalmente Dr Eduardo parabenizou o Dr. Cássio Ibiapina pela sua proposta de mudança da hierarquia da SMP, de verticalizada para a hierarquia “entrelaçada”.

(5)

Dra. Gabriela Araújo apresentou a parte que cabe aos acadêmicos e residentes, da “Liga Acadêmica unificada de pediatria”.

Os acadêmicos e residentes irão ajudar na produção de conteúdo técnico e digital, apadrinhados pelos comitês científicos. Serão também divulgadas as ações de extensão da Liga Acadêmica, que atua de diversas formas junto à comunidade.

A proposta é que os residentes e acadêmicos produzam também conhecimento e conteúdo voltado aos próprios estudantes de medicina (sob orientação da SMP) .

Visamos também dinamizar a captação de residentes de pediatria para tornarem-se sócios da SMP.

Dra. Raquel Gomes de Carvalho Pinto, Diretora de Arte e Cultura fez sua apresentação, enfatizando que a nova Diretoria de Arte e Cultura deverá atuar em todos os eventos da SMP, os quais terão momentos culturais, feitos por pediatras, residentes, e acadêmicos, e também inserções de projetos sociais ligados à criança e ao adolescente e de experiências educacionais diversificadas.

Durante os nossos eventos este projeto será divulgado e os colegas serão convidados a participar deste movimento cultural. O objetivo é fomentar não só o conhecimento científico, mas também incentivar cultura e educação.

Em nome do Dr Salvador Henrique Ceolin e da Dra Vânia Viotti, coordenadores do Centro de Treinamento da SMP, a Sra. Ana Fazito apresentou a proposta deste setor.

Destacou as qualidades do nosso atual Centro de Treinamento à rua Grão Pará 85, inaugurado em 2012, na gestão do Dr. Paulo Poggiali, com 150 m2, contatando com 5 salas e um auditório com 55 lugares.

Foi apresentado o mais novo espaço adquirido pela SMP no novo prédio da AMMG, que terá uma área total de 186m2, e será também usado principalmente como centro de treinamento, já em fase final de construção e aguardando propostas de arquitetos para a sua finalização.

A Presidência da SMP propões manter os dois centros de treinamento, com proposta de aumentar o público dos cursos da SMP (NALPS e PALS) e reestruturar o efetivar mais cursos, como o de Transporte de Recém-nascidos, Curso de Urgências em Pediatra e o Curso de Trauma.

(6)

A seguir o Dr. Carlos Eduardo Reis da Silva, 1º Tesoureiro da SMP, fez sua participação.

Destacou que o ano de 2020 foi um ano especialmente difícil, devido à pandemia de Coronavírus e seus desafios.

Houve queda nas reservas financeiras da SMP após a aquisição do nosso novo espaço no prédio da AMMG, por R$1.508.520,00. Quanto às receitas, enfatizou que houve uma queda importante devido à drástica redução no número de cursos administrados no ano passado. Houve também queda no número de médicos associados à SMP, cuja anuidade contribui substancialmente para a nossa arrecadação.

Dr. Carlos Eduardo apresentou uma planilha com as receitas e custos da SMP nos últimos anos. Destacou que, graças a um esforço da gestão anterior, da Dra. Marisa Lages Ribeiro, foi feito um “enxugamento” nos gastos administrativos.

Dr. Carlos Eduardo destacou o importante papel nas receitas geradas pelo “I Congresso Online de Pediatria”, realizado no final de 2020.

(7)

O Diretor de Captação de Sócios, Dr Jaderson Mateus Vilela Antunes apresentou suas propostas.

Inicialmente enfatizou que, tão importante quanto captar novos sócios, é manter os sócios atuais.

Propõe conhecer o perfil dos sócios atuais, sua idade, formação, localização, etc. Proõe que, havendo “perda” de um sócio, deveremos fazer contato, tentar entender o motivo da sua saída, tentar cativá-lo novamente.

Em relação à captação de novos sócios, foi demostrado que temos poucos sócios entre 25 e 30 anos, mostrando que precisamos procurar e cativar esta faixa etária.

Devemos divulgar e mostrar aos potenciais sócios, as vantagens e os benefícios da associação. Para isso temos que fazer “valer a pena”. Os eventos abertos da SMP devem ser aproveitados para nossa promoção e conquista de novos sócios. Devem ser divulgados eventos de qualidade que são específicos ou que tem taxa menor de inscrição para sócios. Também pensamos em criar benefícios como “vouchers” de estacionamento, restaurantes, descontos. Devemos incentivar os atuais sócios a indicar novos sócios, seja nas cidades do interior, nos hospitais, nas Residências Médicas, etc.

Finalizando, Sra. Ana Fazito fez nova participação, apresentando algumas ações já definidas pela Presidência da SMP para este ano.

Os processos na secretaria da SMP, como pagamentos, inscrições em eventos e emissão de certificados serão automatizados.

Foi assinado ainda em 2020 um contrato para melhoria do nosso Sitio na internet. Será marcada uma reunião com a empresa Vector para dar início a esta reformulação.

Foi assinado contrato com a empresa Gravasom para realização dos eventos online, em plataforma profissional, que propiciará uma experiência mais agradável aos expectadores.

Dr. Cássio fez reuniões com a Alstra, empresa de consultoria e auditoria, para melhoras os processos de gestão da SMP. O Nosso objetivo é profissionalizar cada vez mais a nossa gestão.

Para a questão do “Volta às Aulas” que tem sido tão discutida em toda sociedade, a SMP tem contribuído com a emissão de documentos científicos, participação em inúmeras reuniões com as Secretarias de Saúde, Ministério Público, SESI MG e em diversa audiências públicas sobre o assunto.

A nossa vice-presidente, Dra. Márcia Gomes Penido Machado cumprimentou os participantes e o Dr. Cássio Ibiapina, pelo seu dinamismo e energia da condução da nossa Sociedade de Pediatria.

Foi aberta a palavra a todos, com a participação do Dr. José Guerra Lages, que nos lembrou sobre fatos na história da SMP. Teceram comentários finais também a Dra. Marisa Lages Ribeiro, Dra. Cláudia Barbosa Salomão e Dra Ariete do Perpétuo Socorro Domingues, Dra Marta Cristina Duarte e Nadyla Vasconcelos Braz (acadêmica).

A Sra. Ana Fazito apresentou então um resumo dos assuntos apresentados nesta reunião e convocou os colegas representantes dos Departamentos Científicos a atenderem a demanda da imprensa para entrevistas, oportunidade para nos posicionarmos e colocar a voz da Pediatria Mineira.

Dr Cássio Ibiapina finalmente cumprimentou os participantes, agradecendo a participação de todos e convocando para a sua gestão horizontal.

Referências

Documentos relacionados

Fazendo um comparativo entre a produtividade total (PT) e a produtividade de raízes comerciais (PRC), fica evidente que, embora o esterco de galinha promova

mimoseavam. Perceberam-no e suprimiram-na da lista. Estava escrito que não teria um gostinho só na vida — nem esse de personalizar a peste... O corpo de Negrinha era

Em sua análise de políticas das instituições financeiras, o Fair Finance Guide International avalia com cuidado como a instituição financeira toma decisões de seus investimentos

Peças especialmente desenhadas para profissionais de Saúde, empregados de clínicas estéticas e veterinárias, spas, balneários ou empregados de limpeza.. Como principal novidade

do modelo ao conjunto de dados reservado para validação enquanto na figura 4.7 se observa que as respostas ao degrau dos modelos teórico (real) e identificado são

No entanto, quando cruzados os dados do uso de violência por parte dos manifestantes e a repressão policial em Porto Alegre apenas nos casos em que o objeto de reivindicação é

Nesta descrição devem ser conside- rados tanto os sujeitos que abandonaram o estudo, ainda durante a fase de recolha de dados, assim como também aqueles que posteriormente

Os CC dos Departamentos Científicos se reunirão sempre com sete de seus representantes, compostos por seu Presidente, Secretário e cinco membros efetivos, que