• Nenhum resultado encontrado

2ª Edição PALESTRAS FBJC 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2ª Edição PALESTRAS FBJC 2021"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

2ª Edição

PALESTRAS

(2)

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Diante dos rápidos avanços tecnológicos, o que o futuro nos reserva? Qual o novo

perfil de profissional e cientista? No momento atual, mais uma vez se reforça o

potencial das pesquisas científicas para o alcance do bem social e garantia da saúde.

23

/

06

19h

SÔNIA GUIMARÃES

É doutora em Física e Professora do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do ITA, sendo a primeira mulher a ocupar esta posição. Possui vasta experiência no ensino de Física Aplicada e Experimental. Com sua trajetória inspiradora, combate o racismo e a discriminação de gênero, lutando para que mais meninas sejam inseridas na ciência.

CAMILA ACHUTTI

É bacharel e mestre em Ciência da Computação pela USP e reconhecida internacionalmente como um grande talento brasileiro em tecnologia. Foi eleita uma das 100 Líderes do Amanhã pela Forbes. Tem experiência em estratégias educacionais e atualmente é CEO da MasterTech, instituição que visa formar profissionais em tecnologia.

MAÍRA HABIMORAD

CEO do Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), a mais nova faculdade de tecnologia do Brasil e focada em formar os futuros líderes de tecnologia que vão transformar o Brasil. Estudou relações internacionais e é coach certificada pela Associação Brasileira de Coaching, além de ser comentarista no Conta Corrente, da Globo News.

PABLO GONÇALVES

| Moderação

Editor-chefe da Scientific American Brasil, revista brasileira que faz parte do ciclo de periódicos da Scientific American (SciAm) presente em 18 países. Possui experiência em jornalismo científico em revistas e em meio digital, atuando portanto na divulgação científica para o público em geral.

(3)

RESGATE HISTÓRICO:

A CIÊNCIA DESENVOLVIDA POR MULHERES

Por muito tempo as mulheres cientistas sofreram um apagamento histórico. Por isso

é importante reconhecer e divulgar essas histórias inspiradoras! Vamos desconstruir

estereótipos e colaborar para uma nova geração de cientistas que busca a equidade!

24

/

06

16h

ELAS PELAS EXATAS

| Moderação

Laura é aluna de Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP e integra o grupo Elas Pelas Exatas, que tem por objetivo incentivar jovens mulheres a seguirem seus estudos e carreiras não apenas no âmbito de engenharia mas em toda área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

CÍNTIA TORTATO

Pedagoga por formação, possui Mestrado e Doutorado em Tecnologia e Sociedade. Atualmente é professora do IFPR - Campus Paranaguá, atuando nos cursos de Graduação em Licenciatura em Física e em Ciências Sociais e Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade.

EVA BLAY

Socióloga, publicou livros e artigos sobre questões urbanas, habitação operária, participação política da mulher, violência contra a mulher, feminismo e masculinidades e Imigração Judaica. É membra de várias associações científicas e consultora do grupo de investigação MCCLA (Mulheres, Cultura, Ciência, Letras e Artes).

Acessar Palestra

ESTA PALESTRA

TERÁ SORTEIO!

RACHEL LOPES

É estudante de Geologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi estagiária na Agência Nacional do . Pelos últimos três anos, se dedica ao projeto Meninas e Mulheres na Ciência (@mmciencia) para divulgar ciência para meninas e que foi apoiado pela UN Women.

(4)

CIÊNCIA EM VERTIGEM?

A CIÊNCIA NO CONTEXTO ATUAL

Qual o papel da universidade e da mídia na popularização dos avanços científicos à

sociedade? Preparamos um espaço de discussão provocador e ao mesmo tempo

esclarecedor para colaborar para uma nova geração de cientistas!

24

/

06

20h

GABRIELA BAILAS

Doutora, Mestre e Bacharel em Física, atua na área de Física Teórica de Partículas. Tem diversas experiências no desenvolvimento de pesquisas fora do Brasil e promove a desmistificação da Física através de vídeos esclarecedores e diversos conteúdos que produz e compartilha nas redes sociais.

GUILHERME TELLES

Cientista e divulgador científico, possui formação em Educação Física e foi vencedor do FameLab Brasil 2018, uma iniciativa do British Council e o maior concurso de comunicação científica do mundo, sendo classificado para representar o Brasil no Reino Unido no mesmo ano. Atualmente é autor no “Canal do Gui”, onde fala sobre ciência de forma descontraída.

(5)

O MITO DA GENIALIDADE E OS ASPECTOS

SUBJETIVOS DE SER CIENTISTA

Que tal promover uma trajetória acadêmica de maior bem-estar para os(as)

cientistas? Discutiremos a inserção de estudantes na academia e exploraremos as

consequências do atual sistema educativo, que dificilmente acolhe as diferenças e

põe em risco a saúde mental de estudantes e pesquisadores.

25

/

06

19h

NATÁLIA TERUEL

Graduada em Ciências Moleculares USP e doutoranda em Farmacologia Molecular pela Université de Montréal (UdeM), tem experiência em pesquisas interdisciplinares com aplicações em problemáticas das ciências da vida. É entusiasta da educação científica e defende que o progresso social passa necessariamente pelo desenvolvimento científico.

LARISSA DUMBÁ

É bióloga, paleontóloga e mestre em Zoologia, mesma área do doutorado em curso. Tem experiência nas áreas de Biologia Celular e Zoologia. Atua na divulgação científica, discutindo pontos relacionados à vida acadêmica descomplicada. Em 2019, foi premiada pela Royal Belgian Zoology Society e pelo Florida Museum 2019.

MARIA VITÓRIA VALOTO

| Moderação

Psicóloga em formação, iniciou ainda muito jovem sua jornada científica. Participou da INTEL-ISEF e chegou à final da competição de jovens cientistas da Google Science Fair, nos EUA. Conta com mais de 40 prêmios em eventos nacionais e internacionais e faz palestras para despertar o interesse de todos pela Ciência.

(6)

FRONTEIRAS DA CIÊNCIA E INTERCÂMBIO

CULTURAL

De que forma experiências interculturais fazem você enxergar pesquisa? Venha para

uma discussão a respeito de pesquisas consideradas “groundbreaking” para os dias

de hoje. Onde o Brasil se insere nesse cenário e como a valorização do intercâmbio

cultural contribui para o(a) cientista em formação?

26

/

06

18h

RAFAEL STERN

É doutorando no Instituto Weizmann de Ciências, em Israel, e sua pesquisa é focada na área alterações climáticas, interações entre os diferentes tipos de vegetação a condições variadas no ambiente. Rafael já passou por lugares como o INPA e acumula experiências científicas multiculturais em sua formação.

(7)

Acessar Palestra

PROFESSORES EM AÇÃO: TECNOLOGIAS DE

ENSINO E EFICIÊNCIA NO APRENDIZADO

Qual o verdadeiro potencial da utilização da tecnologia para a educação? É possível

avaliar a efetividade da sua utilização? É isso que será discutido com base em

experiências em planejamento e execução de educação à distância.

26

/

06

19h30

Profa. JULIANA FURLANI

Doutora em Ciências e professora na Unifei. Tem experiência em Métodos e Técnicas de Ensino e na formação de Professores. É investigadora da evasão de alunos dos cursos de Licenciatura em Física e Química à distância. Fundadora e vice-presidente do Instituto Sua Ciência, que busca disseminar o conhecimento científico a todos os públicos.

Profa. ELMARA SOUZA

Doutora em Difusão do Conhecimento. É vice-diretora professora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura em Vitória da Conquista (BA). Sua vasta atuação em docência abrange a gestão de tecnologias digitais na educação, lógica de programação, criação de games e aplicativos. Recebeu diversos prêmios na área de educação, além de ser engajada em desafios de tecnologia na aprendizagem e na busca de difundir o ensino STEAM.

Profa. MARIANE KRAVISKI

| Moderação

Professora e Mestre em Educação em Novas Tecnologias. Sua atuação vai além da docência, abrangendo também a formação de professores e tutores EAD. Em suas consultorias educacionais promove a orientação de professores para o uso de tecnologias, auxilia a elaboração de modelos de ensino na modalidade híbrida e a aplicação de métodos disruptivos e interativos em sala de aula.

(8)

Acessar Palestra

PROFESSORES EM AÇÃO:

REVOLUCIONANDO A EDUCAÇÃO

A Educação é a principal ferramenta de transformação social. Todos têm o direito de

escolher o seu lugar na sociedade, mas também é preciso agir. Traremos experiências

da desmistificação da Ciência a públicos externos à Universidade.

27

/

06

14h30

Profa. JULIANA FEDOCE

Doutora em Química e professora no Instituto de Física e Química da Unifei. Sua área de pesquisa envolve Química Computacional, nos temas de Estrutura e propriedade de polímeros e biomoléculas, mecanismos de reações, termodinâmica da formação de complexos de inclusão e simulação computacional em fase líquida.

Profa. KARLA ESQUERRE

Doutora em Engenharia Química e professora nos cursos de graduação em Engenharia Química e Engenharia de Controle e Automação, na UFBA. Sua área de pesquisa envolve Aprendizagem Estatística, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Análise de Confiabilidade. Idealizadora dos projetos Ciência de Dados na Educação Pública e Meninas na Ciência de Dados.

(9)

ATIVIDADE CULTURAL

Na atividade cultural, vamos conhecer outras habilidades dos jovens cientistas da

FBJC! Participe desse momento especial para relaxar antes da Cerimônia de

Premiação e ouvir música boa de alguns artistas convidados!

27

/

06

19h30

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

FEIRA BRASILEIRA DE JOVENS CIENTISTAS 2021

Após meses de preparo e apresentações, esse momento é para valorizarmos os

jovens cientistas que fizeram parte da 2º edição da FBJC. Além da divulgação dos

prêmios, teremos convidados especiais e outras surpresas da programação!

27

/

06

20h

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

MARATONA DE INOVAÇÃO 2021

Depois de quase um mês desde o início da Maratona de Inovação, chegou a hora de

conhecermos as equipes premiadas de cada trilha! Além dos prêmios em dinheiro aos

primeiros colocados, também serão distribuídas medalhas e outros prêmios!

02

/

07

19h

O link de acesso para a cerimônia de premiação e atividade cultural será

divulgado nos próximos dias, mas você também pode encontrá-lo acessando o

canal da FBJC no YouTube neste dia.

O link de acesso para a cerimônia de premiação da Maratona de Inovação será

divulgado nos próximos dias, mas você também pode encontrá-lo acessando o

(10)

Referências

Documentos relacionados

A análise contém números sobre o crescimento mobile, share de dispositivos, ticket médio e são coletados dos mercados principais da zanox: Benelux, Leste Europeu, França,

Em forma não raro explícita, essa apologia desdobra-se na explicação do atraso relativo, econômico e social, das comunidades caboclas, nativas e afro-descendentes, em relação ao

Partindo da compreensão de Educação como “processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Além de envolver os docentes com os programas da Secretaria, ligados ao Saerjinho, é preciso propiciar, aos mesmos, condições para uma correta e

ambiente e na repressão de atitudes conturbadas e turbulentas (normalmente classificadas pela escola de indisciplina). No entanto, as atitudes impositivas da escola

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor