• Nenhum resultado encontrado

Hoje no Comércio. Receita paga restituições do IR 2013 para 1,7 milhão nesta sexta-feira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Hoje no Comércio. Receita paga restituições do IR 2013 para 1,7 milhão nesta sexta-feira"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Hoje no Comércio

NOTÍCIAS E ATUALIDADES DE INTERESSE DO EMPRESÁRIO | 20 de dezembro de 20132

1

Receita paga restituições do IR 2013 para 1,7 milhão

nesta sexta-feira

G1

A Receita Federal libera nesta sexta-feira (20) o pagamento das restituições restantes do sétimo e último lote do Imposto de Renda 2013 (ano-calendário 2012).

Ceia de Natal sobe 8,7% em Curitiba

Gazeta do Povo

Os curitibanos vão gastar mais com a ceia de natal deste ano. De acordo com pesquisa do Disque-Economia, serviço da Prefeitura Municipal, os preços de dezembro estão 8,7% maiores que os praticados no mesmo mês de 2012. No total, 14 itens – como arroz, panetone, azeite e peru – foram analisados. O levantamento levou em consideração os preços de 10 mercados da cidade.

Investimentos puxam recuperação da economia

brasileira, aponta Ipea

Agência Brasil

O desempenho da economia brasileira no terceiro trimestre de 2013 mostra recuperação com relação ao ano passado, mas ainda com taxa inferior ao que seria desejado. A expansão é puxada pelos investimentos, que cresceram 6,5% entre janeiro e setembro. O número significa mais que o dobro do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma dos bens e serviços fabricados no país, que no período atingiu 2,4%.

Clique aqui Clique aqui

(2)

Hoje no Comércio

NOTÍCIAS E ATUALIDADES DE INTERESSE DO EMPRESÁRIO | 20 de dezembro de 20132

2

BC projeta inflação de 5,6% em 2014 e mantém projeção

para este ano em 5,8%

Agência Brasil

A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve ficar em 5,8%, este ano. A es-timativa consta no Relatório de Inflação, divulgado trimestralmente pelo Banco Central (BC). Essa é a mesma eses-timativa divulgada em setembro. Para 2014, a estimativa para a inflação passou de 5,7% para 5,6%. Em 2015, a previsão é que a inflação fique em 5,4%.

Receita lança aplicativo para importador acompanhar

liberação de carga

Agência Brasil

Os importadores poderão acompanhar, pelos celulares e tablets, o andamento dos processos de liberação de cargas. A Receita Federal lançará aplicativo que permite o monitoramento das importações em tempo real, sem a necessidade de habilitação em sistemas ou a utilização de certificado digital (ferramenta de assinatura eletrônica).

Vendas dos supermercados crescem em novembro,

segundo Abras

Agência Brasil

As vendas do setor supermercadista tiveram alta real de 3,26% em novembro, com relação ao mês anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com novembro de 2012, houve alta de 9,78%. No acumulado do ano até novembro, houve crescimento de 5,65% em relação ao mesmo período do ano passado.

Clique aqui Clique aqui

(3)

Boletim Diário

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 20 de dezembro de 20132

3

Nesta quinta-feira, 19 de Dezembro, dia em que se comemorou os 160 anos de emancipação política do Paraná, o Governo do Estado homenageou 51 personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação e fizeram a diferença para contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Paraná. O governador Beto Richa as condecorou com a Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria do Estado. Foram homenageadas pesso-as de destaque npesso-as árepesso-as da ciência, artes, religião, política, economia e na administração pública.

Na cerimônia, realizada em fren-te ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador enalteceu a atuação de cada um dos homenageados. “Uma honraria que distingue as pessoas que tanto contribuem com o nosso Estado. É sempre bom reverenciar quem faz parte da nossa história”, disse ele. A solenidade teve a presença do vice-governador do Paraná, Flávio Arns; do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni; do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Guilherme Luiz Gomes; da secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; do secretário chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Reinhold Stephanes, do secretário de

Governo, César Silvestri e do chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas, parlamentares e familiares dos homenageados.

Entre os homenageados estão o maestro e compositor Waltel Branco, o artista plástico Domício Pedroso, o diretor de teatro Márcio Abreu, a escritora e professora Marta Morais da Costa, o cartunista Luiz Antônio Solda, o arcebispo metropolitano de São Paulo, Odilo Pedro Scherer; o

ex--governador de São Paulo, José Serra; o senador Álvaro Dias, o ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, os empre-sários Mário José Gonzaga Petrelli, Reni Muffato, Jörg Hofmann, Adriano Hüb-ner, Milton Serligman e o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Edson Campagnolo.

O governador enalteceu os 160 anos de emancipação política do Para-ná e enfatizou o desenvolvimento que

Governador condecora personalidades com a

Ordem Estadual do Pinheiro

Agência Estadual de Notícias

O presidente do Grupo Condor, Pedro Zoanir Zonta e seus familiares, ao lado do presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, e do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana

(4)

Boletim Diário

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 20 de dezembro de 20132

4

o Estado vem alcançando nos últimos anos. “Esse desenvolvimento é fruto do trabalho de todos os paranaenses. Um Estado que ao longo de sua traje-tória conquistou importantes avanços e destaque no cenário nacional. Hoje, somos a quarta economia brasileira e estamos vivendo o maior ciclo indus-trial da nossa história”, afirmou Richa.

“Esses novos cenários da vida pa-ranaenses têm como pano de fundo uma ampla massa crítica formada por trabalhadores, engenheiros, profes-sores, estudantes, artistas, médicos, empresários e tantos outros profis-sionais, que fornecem sua cotidiana contribuição para que vivamos em um Paraná melhor”, afirmou Richa.

Instituída em 1972, a Ordem do Pinheiro é atribuída em cinco graus:

Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Os homenageados foram indicados por diversos setores da administração e da sociedade e selecionados por um conselho forma-do por membros da Casa Militar, Casa Civil, Chefia de Gabinete e Secretaria da Cultura. “Elas simbolizam milhares de pessoas que, anonimamente, traba-lham e ajudam a construir o Paraná”, disse o secretário chefe da Casa Civil, Reinhold Stephanes.

Zonta e Campagnolo

entre os homenageados

O empresário Pedro Joanir Zonta, presidente do Condor Super Center, e o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, foram duas das

persona-lidades que receberam do governador Beto Richa as comendas no grau de Grande Oficial da Ordem Estadual do Pinheiro.

O presidente do Sistema Fecomér-cio Sesc Senac Paraná, Darci Piana, destacou as homenagens. “São dois expoentes do empresariado parana-ense, como empreendedores que vêm prestando uma contribuição notável para o desenvolvimento do estado”.

“Receber esta comenda, que é a mais alta condecoração paranaense, é muito gratificante e motivador. É o reconhecimento de um trabalho árduo que vem sendo realizado há 39 anos no Paraná e mostra que estamos no caminho correto”, disse Joanir Zonta.

O Senac Guarapuava encerrou em 18 de dezembro o curso de Auxiliar Adminis-trativo, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os concluintes são estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, encaminhados pela Secretaria Estadual de Educação.

(5)

Boletim Diário

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 20 de dezembro de 20132

5

Em sessão solene realizada ontem (19), no Palácio Iguaçu, a Academia Paranaense de Letras assinou convê-nio com o governo para a implanta-ção, já em 2014, do projeto “A Aca-demia vai à Escola”, que vai permitir o ensino da História do Paraná nas escolas públicas paranaenses.

A presidente da APL, Chloris Casa-grande Justen, assinou o termo com o Vice-Governador e Secretário de Educação, Flávio Arns.

O Belverede

como sede da APL

Na mesma sessão, foi assinada carta de intenções entre a Acade-mia e a Secretaria de Cultura, para cessão do Belvedere, construção his-tórica localizada na região hishis-tórica da cidade.

O antigo castelinho, que já abri-gou os estúdios da Rádio Clube Pa-ranaense, deverá ser adaptado para abrigar as instalações da APL.

Academia assina convênio com o governo do estado

A tela monumental de Theodoro de Bona, no salão nobre do Palácio Iguaçu, emoldurou a cerimônia

Os membros da Academia Paranaense de Letras durante a sessão solene de ontem, no Palácio Iguaçu

A presidente Chloris Casagrande Justen, da APL, e o Vice-Governador e Secretário de Educação, Flávio Arns, assinam o convênio

(6)

Boletim Diário

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 20 de dezembro de 20132

6

A noite de ontem (19) foi especial para os membros e amigos do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Far-macêuticos do Estado do Paraná (Sindi-farma PR). Além da confraternização de fim de ano realizada no Restaurante do Senac Curitiba, os convidados puderam conhecer um pouco mais sobre o sindi-cato que completa 77 anos de atividade, sendo o segundo fundado no Paraná e no Brasil, no ano de 1936.

A trajetória da entidade foi apresenta-da pelo atual presidente, Edenir Zandoná Junior, que aproveitou a ocasião para homenagear um de seus antecessores, David Guntowski, que presidiu a casa por três mandatos e foi responsável por muitas conquistas a frente do Sindifarma PR. “Essa é a primeira homenagem em vida que prestamos a um ex-presidente da nossa entidade. O David Guntowski contribuiu não apenas para o nosso sindicato, mas para o comércio varejista do Paraná como um todo”, explicou Zan-doná, que fez a entrega de um quadro com a foto de Guntowski que ficará na galeria da sede do Sindifarma PR.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, prestigiou o

evento e entregou uma placa ao home-nageado. Piana ressaltou a importância que o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Paraná tem no estado. “O Sindifarma é um dos sindicatos que ajudou a fundar a nossa Federação. Só posso agradecer ao apoio nas ações da nossa entidade, como ao trabalho extraordinário em

defesa do setor farmacêutico”, enfatizou. Vice-presidentes da Fecomércio PR, presidentes, diretores e representantes de sindicatos e da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negó-cios, diretores do Sesc e do Senac, empresários, entre outras autoridades, participaram do evento.

Sindifarma PR homenageia David Guntowski em

confraternização da entidade

O diretor do Sindifarma PR, Ricardo Colauto; o presidente do Sindifarma PR, Edenir Zandoná; o presidente do Sistema Fecomércio PR, Darci Piana; e o homenageado David Guntowski durante jantar de confraternização da entidade

O Senac Guarapuava concluiu em 11 de dezembro o curso de Técnico em Vendas pelo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).Os alunos são estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de En-sino, encaminhados pela Secretaria Es-tadual de Educação por meio do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava e Escolas Estaduais.

(7)

Boletim Diário

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 20 de dezembro de 20132

7

A clássica história escrita por Hans Christian Andersen “Soldadinho de Chumbo e a Bailarina”, adaptada e encenada na Praça Generoso Marques nos dias 10 e 11 de dezembro, durante o espetáculo Natal no Paço, será repri-sada pela ÓTV nos dias 24, 29 e 31 de dezembro, a partir das 22h.

Essa foi a primeira vez que o es-petáculo recebeu transmissão ao vivo

pelo canal, no dia 10 de dezembro. De acordo com a emissora do GRPCOM, as reprises estarão disponíveis ao público pelo canal 11 da Net Digital Curitiba, pelo site www.otv.tv.br ou pela página no Facebook da ÓTV.

O Natal no Paço completou cinco edições em 2013 e foi realizado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR com apoio da Prefeitura e Fundação Cultural

de Curitiba e promoção da RPCTV. A pro-dução artística do espetáculo foi assina-da pela empresa TempoArte Produções.

Serviço

Reprise Natal no Paço na ÓTV

Data: 24, 29 e 31 de dezembro de 2013 Horário: 22h

www.otv.tv.br

Natal no Paço será reprisado pela ÓTV

O Sesc Guarapuava encerrou em 11 de dezembro a turma de Operador de Caixa pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Prona-tec). Os participantes são profissionais em seguro desemprego, encaminhados pela Agência do trabalhador e benefici-ários do Bolsa Família, encaminhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência de Assis-tência Social, por meio da Prefeitura de Guarapuava

Senac Guarapuava encerra turma do Pronatec

Comunicamos que o Boletim Diário entra em recesso a partir desta sexta-feira, 20 de dezembro de 2013.

No próximo dia 6 de janeiro as edições do Hoje no Comércio

vol-tarão a ser publicadas diariamente. Já o Boletim Diário retorna em 13 de janeiro.

Agradecemos a participação dos colaboradores do Sistema Fecomércio

Sesc Senac Paraná na elaboração das 246 edições do Boletim publicadas este ano.

Feliz Natal, Feliz 2014.

(8)

Boletim Diário

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 20 de dezembro de 20132

8

Com um abraço cordial,

Darci Piana

Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná

Caras (os) Colaboradoras (os):

Chegamos ao fim de mais um ano com muito a comemorar. Nossas três

entidades demonstraram mais uma vez sua excelência, com resultados

que nos orgulham e incentivam.

Desde as inaugurações das três novas unidades, incluindo a unidade integrada

Sesc Senac de Ivaiporã, até o desempenho dos alunos do Colégio Sesc São José,

passando pela brilhante participação do Senac no World Skills, em Leipzig, na

Alemanha, com Uesley Felipe de Oliveira, nossas realizações fizeram de 2013 um

ano para deixar saudades.

Mas tudo se deve ao trabalho de quem esteve conosco, nesta jornada tão

gratificante: nossas colaboradoras e nossos colaboradores. Todos vocês são

merecedores do nosso respeito, por sua extrema dedicação. Graças a vocês

é que conseguimos expandir os limites e chegar a novos níveis de exigência.

Tenho certeza que, em 2014, também teremos muito a festejar.

Recebam meus votos de Feliz Natal e um Ano Novo pleno de saúde, paz e

realizações.

(9)

Boletim Diário

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 20 de dezembro de 20132

9

Alunos do curso de Recepcionista do Senac Guarapuava, por meio do Programa Nacional de Aceso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), visitaram o Hotel Harbor em Guarapuava. Na visita os alunos conheceram a organização do local e rotinas de trabalho, aliando os transcorridos durante o curso.

Alunos do curso de Recepcionista visitam Hotel Harbor

O Sesc Pato Branco realizou no dia 17 de dezembro a última entrega dos brinquedos recebidos na Campanha do Brinquedo 2013. Os brinquedos foram entregues para a instituição social, Fundabem e a para a creche municipal Frei Sergio. Foram 16 pontos de arreca-dação na cidade, incluindo as empresas parceiras.

Campanha do Brinquedo do Sesc Pato Branco

leva alegria as crianças

(10)

Boletim Diário

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 20 de dezembro de 20132

10

Encerrou em 18 de dezembro a turma de Cabeleireiro do Senac Cataratas. Os alunos do curso tiveram a oportunidade de aprender sobre organização do salão, higienização dos equipamentos, escova, cortes e químicas em geral.

Senac Foz do Iguaçu finaliza a turma de cabeleireiro

Na quarta-feira (18), encerrou em Pa-ranavaí os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pro-natec). A cerimônia aconteceu na Asso-ciação Comercial de Paranavaí. Os alunos foram acompanhados das coordenadoras dos cursos, instrutores e familiares.

(11)

Boletim Diário

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 20 de dezembro de 20132

11

O Senac Guarapuava concluiu, na quarta-feira (18), a turma de Auxiliar Administrativo por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec ). O curso aconteceu na sede do Projeto Projeção Jovens em Ação, na Colônia Vitória, distrito de Entre Rios. Os participantes são estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, encaminhados pela Secretaria Estadual de Educação.

Senac Guarapuava conclui turma do Pronatec

no distrito de Entre Rios

O Sesc Água Verde desenvolveu diver-sos eventos do projeto A Magia do Natal, que iniciou em 1° de dezembro e teve seu ponto culminante na festa da Campanha do Brinquedo 2013. No dia 16 de dezem-bro teve a apresentação do Balé Quebra Nozes realizada pela escola de dança do Teatro Guaíra e a entrega dos presentes a 180 crianças de entidades assistenciais. No sábado (14), aconteceu o Almoço Cultural Natalino, com a apresentação da Eruditu Orquestra Philarmonic, regida pelo maes-tro Carlos Domingues, com apresentação

de músicas clássicas e natalinas, para o público aproximado de 120 pessoas. No domingo (15), o Sesc Água Verde promo-veu o evento Corais Cantam no Memorial de Curitiba. O público foi presenteado com interpretações de músicas de temática Natalina com os Corais do Sesc Água Verde, Coral Thalia, Coral ABRH, Coral Redentor da Igreja Luterana e Coral Vozes do coração.

(12)

Boletim Diário

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 20 de dezembro de 20132

12

No dia 19 de dezembro o Sesc e o Senac Apucarana entregaram os brinquedos para o Centro Municipal de Educação Infantil Geralda Siqueira Bor-maita. A ação é referente à Campanha do Brinquedo 2013. Foram parceiros da campanha as empresas: Athetic Sport, Dias Couro, Ecopostos, Farmácia Nissei, Fom's, Fom's Café, Foto Nikkon, O Doi-dão, Gonçales Pneus, Posto Solon, Ula--Ula Sorvetes, Supermercados Alvorada, Supermercado Cidade Canção e Todimo Contrução e Acabamento.

Sesc e Senac Apucarana entregam brinquedos para o

Centro Municipal de Educação Infantil

Referências

Documentos relacionados

No período de 2006 a 2008, buscando identificar se o consumidor, último elo da cadeia de mercado, conhece quais produtos consumidos são da floresta e, ao mesmo

- adipometria: um instrumento chamado adipômetro será utilizado par pinçar a área abdominal para estimar a espessura da camada adiposa. Em um segundo ambiente, você será

Segundo Patrono (2011), além do disco de frações possibilitar a visualização da representação de uma fração por meio da figura geométrica, o professor ainda

Através da análise de 142 empresas cotadas nos mercados de capitais dos três países, no período 1998-2005, o autor conclui que quanto maior o grau de desenvolvimento e

Embora o fim do tráfico atlântico não implicasse numa previsão de fim da escravidão, o governo adotou em 1850 uma medida que visava ao reforço da hierarquia social, preparando

The median PRL at this time in patients with complete headache resolution was 17 ng/mL, in those who reported partial recovery was 21 ng/mL, and in those in whom the headache did

especificidade 1,0, quando os soros foram usados na diluiçáo 1:B para o antígeno ES e 1:16 para o antígeno ES

Art. 10 – As ações desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado obedecerão a carga horária posta na matriz curricular do projeto do curso de pedagogia, tendo em