• Nenhum resultado encontrado

AS AFIRMAÇÕES DE CRISTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AS AFIRMAÇÕES DE CRISTO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Introdução

No evangelho de João é onde encontramos, pelo menos diretamente, a expressão usada por Jesus: "Eu Sou". Jesus afirmou ser o que nenhuma outra pessoa poderia afirmar. Ou Ele sabia o que estava falando sobre si mesmo, ou era um lunático em plena crise da síndrome de Narciso. São afirmações precisam ser consideradas porque nenhum outro fundador de uma religião ousou fazer as afirmações que Jesus fez de si mesmo. Logo no início de seu ministério sua grande preocupação foi: "Quem dizem os homens que sou eu?" E depois: "Mas vós, quem dizeis que eu sou?" (Mc 8.27, 29). Jesus tinha plena consciência do propósito de sua vinda ao mundo. Quando leu o texto de Isaías 61.1-2 disse: hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir" (Lc 4.18-21). Ou seja, Jesus estava dizendo que aquele

Texto básico:

Jo 4.26

"Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.". Textos auxiliares Domingo: Jo 6.35-51 Segunda: Jo 8.12-19 Terça: Jo 10.1-15 Quarta: Jo 11.25-27 Quinta: Jo 15.1-5. Sexta: Jo 16.1-14 Sábado: Mc 14.61-69

PARA MEDITAR

"Nunca alguém tão grande se fez tão pequeno para tornar

grandes os pequenos." Augusto Cury

AS AFIRMAÇÕES

DE CRISTO

(2)

texto falava dele. No entanto, sabemos que Jesus não era narcisista. O seu grande desejo era que nós tomássemos conhecimento de quem ele é, porque veio e a diferença que existe naquele que o conhece, crê nele e nEle tem vida. Sobre isso, Jesus fez uma a fi r m a ç ã o , q u e J o h n S t o t t c i t a n d o - a c h a m o u - a d e " r e c h e a d a d e egocentrismo" (Cristianismo Básico, p. 29): "E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo." (Jo 12.32). Aqui, temos o poder da cruz e da ressureição de Cristo! Vejamos, então, oito afirmações (Há muitas outras) que Jesus fez de si mesmo e suas implicações para a vida.

1- Eu sou o Messias.

Jo 4.26

A mulher Samaritana disse: "Eu sei que o Messias, que se chama Cristo, vem; quando ele vier, nos ensinará tudo." Jesus prontamente lhe respondeu: "Eu o sou, eu que falo contigo" (Jo 4.25-26). Essa resposta de Jesus foi para além da declaração de ser o Messias, pois Ele usou a mesma expressão que Deus usou quando se revelou a Moisés: "Eu Sou" (Ex. 3.14-15; 6.2). Jesus ainda disse: "Antes que Abraão existisse, eu sou", Jo 8.58. Quando Jesus perguntou sobre o que o povo dizia ser ele, Pedro, cheio de fervor, imediatamente respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". (Mt 16.16). Os discípulos passavam, então, a enxergar Jesus como o Messias prometido. A partir desse momento (Cf. Mt 16.21) Jesus passou a lhes ensinar que o seu caminho era Jerusalem, a cruz e a ressurreição. O Messias veio para nos libertar do império das trevas, perdoar nossos pecados e nos dar vida.

2- Eu sou o pão da vida.

João 6.35

”...o que vem a mim, jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede".

Fome e sede saciados para sempre! Verdadeira bebida é verdadeira comida! Ao usar essa expressão Jesus lembrou do que comeram nossos pais no deserto e, mesmo assim, tiveram fome e morreram. O verdadeiro pão do céu não nos é dado por Moisés ou por qualquer outro homem, mas é o que desce do céu, do Pai (Jo 6.32-33). Isso nos leva a uma inevitável pergunta: O pão é para os filhos e não para os cachorrinhos, mas do que os filhos têm se alimentado? Não estaríamos vivendo em chiqueiros da vida? Lembremos que na casa do Pai até os servos comem pão! A mulher sírio fenícia comeu pão e não migalhas! Jesus, o pão da vida, veio para nos dar da verdadeira comida que alimenta com vida. Como se faz para comer desse pão? Jesus disse: venha a mim e creia em mim!

3- Eu sou a Luz do mundo.

Jo 8.12

(3)

contrário, terá luz da vida". Nos dias de Jesus não havia luz elétrica. As festas e as caminhadas pelas estradas só podiam acontecer se fossem acompanhadas pelos candeeiros. Sem luz não há festa. Sem luz não há caminho. Sem luz não há vida. Jesus disse: "quem me segue não andará em trevas". Que promessa maravilhosa para dias tão tenebrosos! Andar na escuridão é ter a certeza de erros no caminho, de topadas, de quedas, de ermos. João disse algo interessante sobre a luz: "A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.". A palavra "prevaleceram" em várias versões é traduzida como "compreenderam". Será que você já a compreendeu? Compreendeu que sem Jesus você está em trevas, sem saber para onde vai e sem festa? Jesus disse que quem o segue não anda em trevas, pelo contrário terá a luz da

vida. Luz da vida, luz pra vida! Jesus é quem dá sentido à vida! Não temos realidade

aqui apenas para uma vida depois da morte, mas para luz para a vida. Gente que não anda em trevas, que tem entendimento, que celebra festa em luz, que anda em caminho iluminado, que é desejado (atrai), por aqueles que andam nas trevas. Você compreende a luz?

4- Eu sou a porta.

João 10.9.

"...Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem".

Observe sempre o que Jesus diz depois do que fala ser! Ele não diz apenas que é a porta! Diz que quem entrar por essa porta será salvo, mas não ficará dentro. É um entrar pra sair e achar pastagem. Jesus, como porta, abre o acesso a verdadeira realidade de uma vida liberta. Quem entra não fica eternamente salvo dentro. Quem entra por essa porta, entra pra sair e encontrar pastagem. Entra pra ser livre, pra saber o que é veneno na pastagem e não comer; pra saber discernir aonde vai enquanto caminha livre, pra contemplar as cores enquanto é livre! O ladrão de ovelhas vem somente pra roubar, matar e destruir, mas Jesus veio pra nós dá vida em abundância ( Jo 10.10). Quem cega ovelha de sonhos, de liberdade, de pastos verdejantes, não é o bom pastor, porque o bom pastor da a vida pelas ovelhas.

5- Eu sou o bom pastor.

João 10.11, 14

"O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. ...conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim".

Como um pastor da a vida por suas ovelhas? Enfrentando lobos, leões e outros animais ferozes, tempestades, calor, frio. Mas só um bom pastor faz assim, pois um pastor qualquer, nessa hora, foge (Jo 10.12). Jesus é o Bom Pastor porque Ele garante a salvação e a segurança das Suas ovelhas. Durante todo o capítulo 10 vemos o Senhor expondo a Sua bondade em garantir a salvação daqueles que são Seus. Que bendita segurança! A alma atribulada, cansada de seus pecados e atemorizada pelas suas fraquezas, pode muito bem encontrar um porto seguro nessas palavras abençoadoras do nosso Senhor. Aqui vemos e entendemos que a nossa força vem de Deus, que a nossa perseverança vem de Deus, e que a nossa segurança depende exclusivamente de Deus, e graças a Deus por isso. Aqui nós vemos

(4)

o motivo pelo qual o pavio que fumega não se apagará (Isaías 42:3, Mateus 12:20), e o porquê o mais débil e fraco dos santos chegará à salvo nas mansões celestiais. É Deus quem opera em nós tanto o querer como o efetuar segundo a Sua boa vontade (Filipenses 2:13). É Cristo quem salva PERFEITAMENTE os que, por Ele, se chegam a Deus (Hebreus 7:25). Não há motivos para temor, apenas para adoração e humilhação diante de Deus. Qual tem sido a sua atitude diante desta verdade? Jesus é o Bom Pastor para você? Ele é o Bom Pastor que dá a Sua vida pelas Suas ovelhas? Ele é o Bom Pastor que cuida da vida das Suas ovelhas? Ele é o Bom Pastor que guarda as Suas ovelhas em Sua mão? Ele é o Bom Pastor que dá a vida ETERNA às Suas ovelhas? Ou Ele é um mercenário para você? Conheça o bom pastor, pois ele já conhece você.

6- Eu sou a ressurreição e a

vida.

Jo 11.25

"Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Crês isto?" (25-26).

Diante da declaração de Jesus, Maria fez sua profissão de fé, semelhante à de Pedro, dizendo: sim, eu creio que tu és o Cristo, o filho de Deus que devia vir ao mundo, v. 27. Jesus não disse que era só a ressureição, mas disse que era a ressurreição e a vida. Ou seja, ele tem poder de parar o poder da morte e dá ao ressuscitado vida. Mas se o morto ressuscitou não é lógico que ele vive? Não. Jesus não está falando de fazer voltar simplesmente o coração bater de novo, mas fazer com que aquele que estava morto, ressuscitando, tenha vida. Quando Lázaro ressuscitou, imediatamente Jesus disse: desatai-o e deixai-o ir, v. 44. Lázaro agora era um vivo vivo, um vivo livre, desatado! E ainda que morresse novamente, o que aconteceu, não ficará morto eternamente. Não precisamos mais temer a morte, pois crendo naquele que é a ressurreição e a vida, temos vida eterna.

7- Eu sou o caminho, a verdade

e a vida.

Jo 14.6

"Ninguém vem ao Pai, senão por mim." Me parece que Jesus quis resumir seu ensino aqui: Eu sou o caminho". Israel andou por tantos caminhos no deserto. Tantos caminhos nos são apresentados hoje, mas Jesus é o caminho. Pedro disse: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna;" (Jo 6.68). Não há caminho a tomar se não for o Caminho. Por isso o que Jesus diz sobre ele mesmo é muito profundo, pois Ele determina o fim para esse caminho: chegar ao Pai. É o Caminho para chegar ao Pai é um Caminho de verdade e vida. E Cristo é o único caminho da salvação. Portanto, todos os caminhos não levam a Deus; só o Caminho de verdade e vida, Jesus.

(5)

8- Eu sou a videira verdadeira.

Jo 15.1

"E meu Pai é o agricultor."

Observe a insistência de Jesus em verdade e vida. A videira é verdadeira e quem está nela está vivo dando frutos. Enquanto caminhamos seguindo Cristo pela fé, vamos vivendo a verdadeira vida que dá muito fruto. É um relacionamento de completa dependência, pois para sobreviver tem que se estar ligado a videira e produzindo fruto. Ninguém que diz ter a vida de Cristo pode viver sem dar fruto e mais, tem que se submeter a poda para produzir mais fruto, v. 2. Mas é interessante que Jesus afirma: "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado." Pela palavra já estamos limpos, prontos para uma vida que frutifica. Permaneçamos nEle e produziremos fruto de vida: "amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei" (Gl 5.21-22). Vindo para Cristo, vida agora na dependência dele e dê muito fruto.

CONCLUSÃO

As afirmações de Cristo tem, todas, um objetivo, levar o homem a ter vida nele. A vida eterna não começa quando vamos para o céu, mas quando morremos na terra, ressuscitamos com Cristo e temos, desde já, a vida abundante nEle. Só um louco faria as afirmações que ele fez; e muitos pensam assim. Só que há tanta contundência em suas palavras e verdade na forma como as expressou e viveu, que achá-lo louco é declarar-se mais louco ainda.

Referências

Documentos relacionados

“Em Jesus Cristo” temos vida eterna: “Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna

Quando cremos firmemente que morremos com Cristo para a velha vida e ressuscitamos para uma nova vida, experimentamos o poder de Cristo em nós.. Peça a Deus para beber das

O delineamento experimental utilizado foi o em blocos casualizados, em esquema fatorial, constituído pelos fatores tipo de poda (A), com seis níveis: (1) poda drástica;

Com o propósito de diminuir o risco de lesões durante o período de trabalho ou, também, a insatisfação neste ambiente, existem métodos ergonômicos para avaliação das

Com a metodologia pronta e suporte você irá apenas divulgar seu site para as

A inovação desse trabalho foi obter blendas condutoras com boas propriedades mecânicas a partir da polimerização in situ de monômero de anilina em látex prevulcanizado e

A CONTRATANTE efetuará o pagamento após o ateste da Nota Fiscal, de acordo com as descrições contidas na Nota de Empenho, por meio de Ordem Bancária, creditada na

Outros autores Miranda e Rabelo (2006), realizaram um estudo com 20 mulheres idosas que participaram de um programa de exercícios físicos terrestres e após