• Nenhum resultado encontrado

VIVENDO EM CRISTO. Vivendo em Cristo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VIVENDO EM CRISTO. Vivendo em Cristo"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

51

3

Vivendo em Cristo

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Efésios 1:3).

Em muitas culturas do mundo, o uso de um anel simboliza o compromisso matrimonial entre um homem e uma mulher. O sinal visível desse compromisso é pequeno (e quase sempre caro), mas o significado dele é de promessa para toda a vida. Esse pequenino símbolo do casamento nos faz lembrar que itens menores muitas vezes transmitem idéias importantes.

A expressão neotestamentária “em Cristo”, um binô- mio às vezes quase imperceptível, é sempre muito signifi- cativa. Ela nunca aparece sem carregar um conceito espiritual de peso. Apresenta-se nas seguintes variações:

“em Cristo” (Romanos 12:5); “em Cristo Jesus” (Romanos 3:24); “em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8:39);

“nele” (2 Coríntios 5:21); “no Senhor Jesus” (Romanos 14:14); “no Senhor” (1 Coríntios 4:17); “no seu Filho” (1 João 5:11); “em Jesus” (Efésios 4:21); “naquele” (Efésios

(2)

4:15); “no qual” (Efésios 2:21); “no Senhor Jesus Cristo” (2 Tessalonicenses 3:12); “mediante Jesus” (1 Tessaloni- censes 4:14) ou “em seu Filho, Jesus Cristo” (1 João 5:20); mas suas conotações teológicas não podem ser negligen- ciadas. A expressão sugere uma união com Cristo, uma ligação no corpo espiritual de Cristo. Não podemos, portanto, entender o significado e o lugar da igreja no plano de Deus, se ignorarmos as implicações dessa expressão.

As duas expressões “em Cristo” e “na igreja” pos- suem essencialmente o mesmo significado nos escritos do Novo Testamento. Quando Paulo escreveu sobre a exaltação de Jesus, afirmando que todas as coisas foram colocadas debaixo dos Seus pés e que Ele se tornou o cabeça sobre todas as coisas “à [para a] igreja”, ele disse que a igreja é “o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” (Efésios 1:22, 23). De acordo com Paulo, a igreja é o corpo de Cristo; por isso, estar “em Cristo” é estar na igreja de Cristo.

Quando investigamos a expressão “em Cristo” ou seus equivalentes em todo o Novo Testamento (especial- mente nos escritos de Paulo), vemos o interessantíssimo significado teológico da igreja e nossa relação com ela1. Uma análise cuidadosa disso nos impressiona com a magnificência das bênçãos espirituais que são nossas em Seu corpo. Sem um entendimento dessa expressão, não podemos esperar ter uma visão bíblica do que significa ser um membro da igreja de Cristo.

UM LUGAR DE PRIVILÉGIO

Primeiro, a expressão “em Cristo” sugere o privilégio

1 O Apêndice 3 inclui todas as ocorrências da expressão “em Cristo” e seus equivalentes no Novo Testamento. Essa lista lhe dará a oportunidade de estudar cuidadosamente o uso dessa expressão e analisar suas tremendas aplicações para o significado da igreja.

(3)

que pertence aos que são membros da igreja do Senhor.

“Em Cristo” somos os escolhidos de Deus.

Na prolongada doxologia de Efésios 1:3–14, Paulo louvou a Deus por fazer dos que estão “em Cristo” Seus escolhidos:

Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado (Efésios 1:4–6).

Paulo não estava escrevendo a respeito de uma predestinação individual, um sendo escolhido para ser salvo e outro, para se perder. Ele estava se referindo à maravilhosa escolha predeterminada de Deus em salvar todos os que viessem a Cristo e fielmente permanecessem nEle. Antes da fundação do mundo, Deus escolheu que o corpo de Cristo seria o lugar de privilégio, optando por adotar como Seus filhos os que entram no corpo de Cristo.

Essa escolha divina não entra em conflito com a liberdade de escolha do homem. Pelo contrário, ela dá ao homem a liberdade para optar por estar entre os escolhidos. Deus já escolheu salvar o corpo de Cristo; mas o homem precisa escolher entrar nesse corpo e precisa escolher permanecer nele.

Deus escolheu um lugar para Noé ser salvo (Gênesis 7:1), mas Noé e sua família tiveram de entrar nele e permanecer nele (Gênesis 7:7). A arca era o lugar de privilégio para Noé e sua família. De todas as pessoas da terra, Noé, sua esposa, seus filhos e noras, que estavam na arca, foram as pessoas escolhidas por Deus — foram protegidos e abastecidos pela graça e o cuidado de Deus.

(4)

Alguém disse que, quando nós chegarmos ao céu, veremos um grande cartaz ao lado da entrada do céu. Na parte da frente do cartaz haverá as palavras: “Venham a mim”. Ao entrarmos no céu, leremos essas palavras e pensaremos no convite do Senhor para irmos até Ele em busca da salvação e pensaremos na escolha que Deus deu a cada homem de responder a esse convite. Depois de entrar no céu, nos viraremos para ler o verso do cartaz. Estará escrito: “Escolhidos de Deus”. Então, pensaremos na escolha que Deus fez antes da criação do mundo de salvar o corpo de Cristo e no privilégio incomparável que Deus concedeu a todos que entram e permanecem nesse corpo.

Qualquer um que entre no corpo de Cristo, a igreja, entra no lugar de privilégio, o lugar da escolha divina. Ser ou não ser um filho de Deus não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha. Deus escolheu o lugar da salvação, mas nós precisamos escolher entrar nesse lugar e permanecer nele. Quando escolhemos entrar no corpo de Cristo, Deus nos escolhe para sermos Seus filhos e herdeiros conforme as Suas promessas.

UM LUGAR DE PROVISÃO

Além de estar num lugar de privilégio, a pessoa “em Cristo” tem acesso a todas as abundantes provisões espirituais de Deus. Paulo escreveu que o corpo de Cristo é “a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” (Efésios 1:23). E disse mais: “Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude” (Colossenses 1:19). Por essa razão, ele podia dizer: “Também, nele, estais aperfeiçoados” (Colossenses 2:10).

Toda bênção espiritual que Deus nos provê encontra- se “em Cristo”. Quando Paulo começou sua doxologia em Efésios 1, ele resumiu o que Deus fez por nós em Cristo em uma sentença arrebatadora: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem

(5)

abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Efésios 1:3). O termo paulino “toda sorte” é exaustivo. Nenhuma pessoa, porém, pode receber as abundantes e liberais provisões espirituais se não estiver em Cristo e nEle permanecer.

T

oda sorte de bênção espiritual que Deus nos provê

encontra-se “em Cristo”.

Pense nas bênçãos que nos são acessíveis “em Cristo”. Primeiro, temos bênçãos relativas à salvação “em Cristo”.

“Nele” temos perdão: “No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça” (Efésios 1:7). “Em Cristo” somos uma nova criação: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17). “Em Jesus Cristo” temos vida eterna: “Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória” (2 Timóteo 2:10).

Segundo, temos bênçãos relativas à filiação “em Cristo”. “Em Cristo Jesus” temos pleno acesso ao Pai:

“Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo” (Efésios 2:13); “porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito” (v. 18). “Nele” temos uma herança eterna: “... nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade” (Efésios 1:10, 11).

Terceiro, temos bênçãos relativas à segurança “em Cristo”. “Nele” somos selados com o Espírito Santo:

(6)

“Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa” (Efésios 1:13). “Em Cristo” somos livres de condenação: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1).

Nosso Pai do céu escolheu o corpo de Cristo para ser o lugar de todas as bênçãos espirituais. Somente os que entram nesse corpo e permanecem nele têm acesso às Suas generosas liberalidades.

Considere este exemplo do Antigo Testamento. Is- rael está se preparando para sair do Egito e viajar até a terra prometida de Canaã. A primeira Páscoa está acontecendo. Deus instruiu os israelitas a passarem o sangue do cordeiro pascal nos batentes das portas de suas casas e permanecerem dentro de casa, durante aquela noite (Êxodo 12:22). Aqueles que não seguirem essas instruções vão perder mortalmente seus primo- gênitos, quando Deus passar por ali. Que misteriosa será essa noite histórica! Cada família israelita ficará acordada a noite toda numa vigília solene. Pouco antes de anoitecer, podemos imaginar um filho mais velho perguntando ao pai: “Pai, o senhor tem certeza de que passou o sangue nos umbrais da porta?” O pai res- ponde: “Tenho, meu filho. Eu mesmo passei. Está feito”. Um pouco depois, o filho pergunta novamente: “Pai, o senhor não acha que devemos verificar se está tudo certo? Já vai anoitecer e teremos de ficar dentro de casa; não vamos poder verificar mais”. O pai diz: “Está bem. Vou verificar se está tudo certo”. O pai verifica e confirma que o sangue está nos umbrais conforme Deus instruiu, voltando para confortar o filho com esta segurança:

“Está tudo certo, meu filho. Seguimos as instruções de Deus. Você está seguro conforme a vontade de Deus”.

Esse pai pôde garantir segurança ao filho porque estavam vivendo dentro do círculo de instruções de

(7)

Deus. Igualmente, “em Cristo” estamos dentro da esfera da vontade de Deus. Nosso Pai suprirá todas as nossas necessidades espirituais, desde que permaneçamos fielmente em Seu Filho.

UM LUGAR DE PROMESSA

Em terceiro lugar, nossa única esperança para o futuro está “em Cristo”. A sabedoria humana falha como um guia seguro e sem erros para esta vida, mas em Cristo “todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos” (Colossenses 2:3). Este mundo está destinado à destruição (2 Pedro 3:10). Qualquer esperan- ça, portanto, baseada neste mundo perecerá finalmente, mas “em Cristo” temos uma herança eterna e imar- cescível (Efésios 1:11).

Quanto à nossa esperança em Cristo, João escreveu:

“E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho” (1 João 5:11). Essa vida eterna vem a nós de duas maneiras: como vida abundante neste mundo e como vida eterna no mundo vindouro. Em Cristo temos esperança nesta vida e esperança para a vida vindoura — vida abundante agora e vida eterna no céu. Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10). João disse mais:

“Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 João 5:12). E João ainda escreveu: “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus” (1 João 5:13).

Debaixo da lei do Antigo Testamento, um homem que havia matado acidentalmente alguém podia fugir para uma cidade de refúgio para proteger-se do homem conhecido como “o vingador de sangue”, o qual procura- ria vingar a morte de seu parente (Josué 20). Enquanto ele permanecesse na cidade de refúgio, estaria protegido. Nessa cidade ele podia ter uma vida normal e um futuro

(8)

normal. Se saísse dali, seria constantemente perseguido pelo vingador de sangue e, muito provavelmente, morto por ele. Ele só teria uma vida e um futuro dentro da cidade de refúgio.

Da mesma maneira, nossa única esperança está “em Cristo”. Fora dEle, não temos as provisões de que necessitamos para uma vida abundante neste mundo nem a esperança segura da eternidade. Paulo disse que os gentios que estavam separados de Cristo estavam sem esperança no mundo (Efésios 2:12). Da mesma maneira, qualquer um que esteja fora de Cristo está sem esperança neste mundo.

CONCLUSÃO

À luz da significância da expressão “em Cristo”, seríamos insensatos se não perguntássemos: “Como estar em Cristo”? Duas passagens respondem essa pergunta. A primeira delas está em Romanos 6:3, quando Paulo disse que somos introduzidos a Cristo através do batismo do Novo Testamento: “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?” A segunda passagem está em Gálatas 3:27, onde Paulo comunicou a mesma verdade:

“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes”.

Quando cremos em Cristo, nos arrependemos da vida de pecado e nos convertemos a Deus, confessamos que Jesus é o Cristo e somos batizados para a remissão dos pecados, somos introduzidos em Cristo pela ação graciosa de Deus. Nossa posição é imediatamente mudada, pois fomos colocados num lugar de privilégio, provisão e promessa. Nossa condição continuará mudan- do, na medida em que crescermos dia a dia através do alimento da Palavra de Deus, da comunhão com Cristo e com a família de Deus, e através do andar na luz.

Li a respeito de uma igreja denominacional que

(9)

descobriu petróleo em sua propriedade. Era um poço de petróleo e, de repente, a igreja ficou rica. Imediatamente, eles fecharam o quadro de membros e decidiram dividir os lucros mensais entre todos os membros igualmente. Logo, a igreja tornou-se um negócio e gerou muita riqueza aos que nela estavam.

A igreja do Novo Testamento é tão diferente dessa denominação e de todas as demais denominações! Ela é o corpo espiritual de Cristo e está cheia das riquezas celestiais. Seu rol de membros nunca se fecha. Qualquer um que obedeça ao evangelho pode entrar nela e participar das liberalidades de Deus. Todo membro tem livre acesso pelo Espírito através de Jesus a todas as bênçãos espirituais, a qualquer hora. Ninguém jamais encontrará o banco celestial fechado nem incapaz de dispor do inesgotável suprimento de tesouros espiri- tuais.

Se quem está em Cristo tem o privilégio de ser um filho de Deus, tem toda sorte de bênção espiritual e tem a esperança de vida eterna, certamente não há pergunta mais importante que se possa fazer do que esta: “Você está em Cristo?”

QUESTÕES PARA ESTUDO E DISCUSSÃO 1. Aliste maneiras diferentes em que a expressão “em Cristo”

aparece no Novo Testamento.

2. Compare as expressões “em Cristo” e “na igreja”. 3. Descreva a predestinação sobre a qual Paulo escreveu em

Efésios 1:4–6.

4. Relacione o conceito de predestinação a Noé, sua família e a arca.

5. Enumere algumas das principais bênçãos que temos “em Cristo” e descreva cada uma brevemente.

6. Relacione “vida abundante” com “vida eterna”.

7. Descreva as cidades de refúgio e sua função na época do Antigo Testamento.

8. Descreva Efésios 2:12 em relação a estar “em Cristo”.

(10)

9. O que Romanos 6:3 diz sobre estar em Cristo? 10. O que Gálatas 3:27 diz sobre estar em Cristo?

11. Compare nossa posição em Cristo com nossa condição em Cristo.

12. Como podemos estar seguros de que estamos “em Cristo”?

©Copyright 2003, 2006 by A Verdade para Hoje TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Referências

Documentos relacionados

Moderada Pacientes hospitalizados em cirurgias eletivas, câncer, doença inflamatória intestinal. Elevada Pacientes hospitalizados em terapia intensiva com

Porém, Deus promete a vida eterna por meio de Seu Filho Jesus Cristo: “E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna” (1 João 2:25).. Que

Introdução A consola do Data Security fornece acesso a aplicações que garantem a segurança de todos os utilizadores do computador, para ver e gerir o estado de encriptação

Fazendo uma aproximação com o resgate dos escra- vos que lhes dava a liberdade, Paulo mostra que Cristo nos resgatou da maldição da Lei (Gl 3,13), assim pelo Batismo e seguimento

ebook download for mobile, ebooks download novels, ebooks library, book spot, books online to read, ebook download sites without registration, ebooks download for android, ebooks

Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade, Em esperança da vida eterna, a qual Deus,

Com o propósito de diminuir o risco de lesões durante o período de trabalho ou, também, a insatisfação neste ambiente, existem métodos ergonômicos para avaliação das

Com a metodologia pronta e suporte você irá apenas divulgar seu site para as