• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO EXECUTIVA. São Paulo - Barcelona 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO EXECUTIVA. São Paulo - Barcelona 2011"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

EDUCAÇÃO EXECUTIVA

AdvAnced MAnAgeMent

ProgrAM BrASIL

ProgrAM for MAnAgeMent

deveLoPMent BrASIL

(2)
(3)

ÍndIce

Boas-vindas

IeSe Business School Projeção Internacional executive education Benefícios

Associação de Antigos Alunos

Advanced Management Program Brasil Program for Management development Brasil Programas Internacionais

Admissão aos Programas 5 6 8 10 12 13 14 15 16 18

(4)
(5)

5 EXECUTIVE EDUCATION • AMP / PMD Brasil

A missão do IESE é contribuir ativamente para o processo de desenvolvimento de líderes capazes de influenciar – positiva, profunda e duradouramente – pessoas, empresas e também a sociedade através de suas inerentes características: bons serviços, profissionalismo e integridade. Há mais de cinquenta anos, o IESE estrutura programas de educação executiva, planejados para responder a demandas e necessidades de altos executivos e empresários em diferentes estágios profissionais. Com atuação nos principais centros de negócios do mundo, no Brasil o IESE conta, desde 2001, com a competência e expertise do ISE para promover

e operacionalizar dois desses programas: o Advanced Management Program (AMP) e o Program for Management Development (PMD).

Diante das várias oportunidades de crescimento e desafios corporativos, o IESE, em conjunto com o ISE, oferece espaços para que empresários e executivos reflitam e revejam suas estratégias profissionais, adquiram novos conceitos e ideias e alinhem suas práticas de negócios com tendências atuais e coerentes com o contexto econômico mundial. Esperamos encontrá-lo em um dos nossos programas e que você se torne parte de uma exclusiva comunidade de Antigos Alunos, uma rede com mais de 32 mil alunos, profissionais sempre reconhecidos pelo trabalho eficiente e pautados pela integridade. Tudo isso porque, para o IESE, um líder aprende sempre.

Jordi Canals

Diretor Geral do IESE

BoAS-vIndAS

Paulo Roberto Ferreira

(6)

o IeSe é uma das melhores escolas de direção empresarial do mundo. consolidou-se como uma marca internacional de reconhecido prestígio por seu rigor e sua excelência profissional nos âmbitos acadêmico e empresarial.

IeSe

BUSIneSS ScHooL

rIgor AcAdêMIco e exPerIêncIA PrátIcA

O corpo docente do IESE é respeitado pelas comunidades acadêmica e empresarial pelo rigor de suas ideias e pela excelência do seu ensino. 99 professores, de 27 diferentes nacionalidades, dedicados integralmente ao ensino e à pesquisa, garantem a compreensão das diferentes dimensões culturais, institucionais e sociais incidentes nos cargos de direção das empresas. cULtUrA de APrendIzAgeM A atenção individualizada, o ambiente de troca de experiências e a riqueza das discussões dirigidas pelos professores marcam a forma como o IESE planeja o desenvolvimento de empresários e executivos. O uso de casos reais de negócios pauta a construção desse trabalho.

O IESE é uma iniciativa do Opus Dei, uma Prelazia Pessoal da Igreja Católica. Know-How e reconHecIMento

InternAcIonAL

Fundado em 1958, em Barcelona, o IESE é pioneiro na busca de soluções educativas para executivos e empresários de todo o mundo. É consistentemente reconhecido como uma das melhores escolas de educação executiva pelas prestigiadas publicações internacionais The Economist e Financial Times.

O IESE tem como missão desenvolver líderes capazes de influenciar, positiva, profunda e duradouramente, pessoas, empresas e também a sociedade através de suas inerentes características: bons serviços, profissionalismo e integridade. Na busca pela excelência do ensino e por impactantes descobertas no mundo da gestão de negócios, o IESE mantém dois

campi, em Barcelona e Madri, e instalações

em São Paulo, Nova York e Munique, oferecendo também programas de educação executiva em importantes centros de negócios do mundo.

fUndAMento HUMAnIStA e étIco No IESE, uma visão diferenciada quanto à direção de negócios situa as pessoas no centro das empresas e de seus desafios. Nesse sentido, seus programas de educação executiva enfatizam os valores humanos e éticos, indispensáveis para o processo de tomada de decisão.

#2 Mundo / Programas Abertos de Educação Executiva

Financial Times, 2010

#1 Mundo / Full-time MBA

The Economist, 2009

#3 Mundo / Educação Executiva

Financial Times, 2009

#2 Mundo / Full-time MBA

(7)

7 EXECUTIVE EDUCATION • AMP / PMD Brasil

No Brasil, o IESE conta com a experiência e o profissionalismo do ISE para promover e operacionalizar seus programas de educação executiva.

Também dedicado ao desenvolvimento de empresários e executivos, o ISE possui expertise no planejamento de programas customizados – In Company – e de programas cujo caráter local assume particular relevância, como, por exemplo, programas direcionados a empresas familiares ou a pequenas e médias empresas. É também reconhecido por seus programas de liderança e gestão estratégica de recursos humanos.

Seus professores – com dedicação acadêmica exclusiva e titulação obtida em escolas internacionais – possuem sólida experiência na administração de empresas nacionais e multinacionais e participam de conselhos de administração de empresas de diversos setores.

Na América Latina, o ISE opera em colaboração com oito escolas internacionais de formação executiva. O constante intercâmbio de professores e a realização de programas de formação e de pesquisas acadêmicas conjuntas garantem um particular conhecimento da região nas dimensões econômica, política, social e cultural.

(8)

novA YorK

BoSton

wASHIngHton

MIAMI

SILIcon vALLeY

cIdAde do MéxIco

gUAteMALA

Bogotá

gUAYAqUIL

LIMA

SAntIAgo

São PAULo

BUenoS AIreS

MontevIdéU

LISBoA

MAdrI

PArIS

LondreS

BArceLonA

LAgoS

joHAnneSBUrgo

nAIroBI

MUMBAI

xAngAI

MILão

cAIro

MUnIqUe

frAnKfUrt

MoScoU

oSLo

vArSÓvIA

PrAgA

BUdAPeSte

cULtUrA de ALIAnçAS

A primeira aliança se estabeleceu em 1963 com a Harvard Business School, através da criação de um comitê de assessoria para a formação do programa de MBA. A relação foi tão frutífera que se mantém até hoje. Anualmente, professores das duas universidades se reúnem para compartilhar suas visões de mundo e experiências. Graças a essa colaboração surgem numerosas iniciativas, incluindo programas internacionais conjuntos, como o Global CEO Program for China.

Atualmente, o IESE mantém estreita relação com mais de cinquenta universidades em todo o mundo e colaborou com a criação de escolas de direção em mais de 17 países.

Projeção

InternAcIonAL

o IeSe desenvolveu e mantém alianças com mais de cinquenta instituições acadêmicas em todo o mundo.

Desde a sua fundação, o IESE cultiva uma sólida cultura de alianças, tornando-se uma escola global, com capacidade para ensinar nos cinco continentes. Presente na Espanha, no Brasil, nos Estados Unidos e na Alemanha, o IESE também ministra programas de educação executiva em países como China, Índia, Polônia e Quênia.

(9)

9 EXECUTIVE EDUCATION • AMP / PMD Brasil

novA YorK

BoSton

wASHIngHton

MIAMI

SILIcon vALLeY

cIdAde do MéxIco

gUAteMALA

Bogotá

gUAYAqUIL

LIMA

SAntIAgo

São PAULo

BUenoS AIreS

MontevIdéU

LISBoA

MAdrI

PArIS

LondreS

BArceLonA

LAgoS

joHAnneSBUrgo

nAIroBI

MUMBAI

xAngAI

MILão

cAIro

MUnIqUe

frAnKfUrt

MoScoU

oSLo

vArSÓvIA

PrAgA

BUdAPeSte

(10)

execUtIve

edUcAtIon

no IeSe, acreditamos que um bom dirigente deve continuar a aprender sempre. dirigir uma organização, inspirar confiança e coordenar os esforços de uma equipe é possível apenas se o líder se mantiver ativo e na vanguarda do conhecimento e da inovação empresarial.

Há mais de cinquenta anos, o IESE organiza e promove programas de formação executiva, planejados para responder a demandas e necessidades de altos executivos e empresários em diferentes estágios profissionais. Nesse sentido, a formação executiva é vista em três dimensões: a capacidade estratégica, isto é, levar a empresa a dar

resultados; a dimensão ética, mostrar às

pessoas que todas as ações têm um fim, e que, em cada decisão, há um caminho certo e um errado; finalmente, a dimensão política, que permite coordenar e alinhar

pessoas e ações para que possamos chegar a esse fim comum.

Em um ambiente especialmente organizado para promover discussões, trocas de experiências e reflexões, empresários e executivos com níveis de responsabilidade semelhante e grande experiência profissional compartilham suas vivências. Professores com larga experiência acadêmica e executiva são responsáveis por mediar esse processo e garantir a exploração dos temas em profundidade. Para isso, são analisados e discutidos casos reais de negócios, ocorridos em empresas de diferentes setores e países, que proporcionam oportunidades de questionamento sobre conceitos e paradigmas.

O formato dos programas é organizado para minimizar sua interferência na rotina profissional e pessoal dos participantes e para maximizar o estabelecimento de relações duradouras.

No Brasil, o IESE oferece dois programas de educação executiva:

• Advanced Management Program (AMP) • Program for Management Development (PMD)

(11)

11 EXECUTIVE EDUCATION • AMP / PMD Brasil

o Método do eStUdo de cASoS O método se estrutura em três momentos.

MoMento 1: eStUdo IndIvIdUAL

O caso coloca o participante no centro de uma importante decisão relacionada ao futuro de um projeto empresarial em um momento-chave. O participante tem como desafio elaborar sua própria estratégia e sugerir encaminhamento para as questões propostas.

MoMento 2: trABALHo eM eqUIPe

Organizados em pequenas equipes heterogêneas, os participantes expõem suas análises e soluções. Nesse momento, reafirmam sua linha de pensamento e argumentação ou encontram alternativas enriquecedoras construídas com a equipe.

MoMento 3: SeSSão PLenárIA

Finalmente, o grupo se reúne para uma sessão plenária conduzida pelo professor, que, com rigor metodológico, dirige a discussão e avalia as diferentes soluções exploradas. Nesse momento, são alinhados conceitos, decisões e riscos. Cada caso permite um enriquecimento singular a cada participante.

“A troca de experiência entre

profissionais de diversas áreas

foi muito rica para a abordagem

dos casos discutidos.

A habilidade dos professores

em conduzir as discussões

com o nível de profundidade

necessário permitiram aos

alunos desenvolver novas

formas de tratar questões que

desafiam a liderança

das organizações.”

Oséas Santos

Vice-presidente Financeiro Walmart

(12)

BenefÍcIoS

refLexão SoBre oS vALoreS HUMAnoS e étIcoS nA AtUAção eMPreSArIAL

A educação executiva no IESE está fundamentada nos valores éticos e no tratamento do fator humano e das atitudes pessoais. A questão ética amplia a dimensão das decisões; o tratamento do fator humano, a começar pelo autoconhecimento, ajuda a revisar atitudes.

reAvALIAção e AMPLIAção dA vISão de negÓcIoS

O estimulante ambiente de reflexão criado pelo IESE permite que empresários e executivos revejam suas estratégias e práticas de negócio. Participantes e professores interagem continuamente e ampliam seus horizontes.

AqUISIção de novoS conceItoS e IdeIAS

Novas ideias e conceitos são introduzidos durante as discussões dos casos,

promovendo o alinhamento de práticas de negócios com tendências atuais e coerentes com o contexto econômico mundial.

networKIng ProfISSIonAL Terminado o programa, você se torna membro da Associação de Antigos Alunos do IESE, uma rede com mais de 32 mil alunos de diferentes nacionalidades, que vivem e trabalham em 105 países. Eventos de integração e uma potente estrutura de informação permitem que você se conecte e amplie seu relacionamento com esses prestigiados profissionais.

em conexão com a realidade empresarial, o IeSe convida os participantes de seus programas a viverem uma experiência transformadora, originária da reflexão pessoal e do enriquecedor intercâmbio de vivências com outros dirigentes.

(13)

13 EXECUTIVE EDUCATION • AMP / PMD Brasil

forMAção contInUAdA

A formação continuada se estrutura em dois pilares: programas de educação continuada e e-conferences. Os programas de educação continuada consistem em workshops e reuniões sobre temas atuais e pertinentes aos negócios e à economia mundial. As conferências virtuais são sessões acadêmicas disponíveis na internet.

networKIng

Antigos alunos se conectam e estreitam relacionamentos através de comunidades virtuais: espaços de encontro e diálogo para troca de experiências. Além disso, o acesso a uma base de dados exclusiva permite que antigos alunos tenham contato com mais de 32 mil profissionais, de diferentes nacionalidades, que vivem e trabalham em 105 países. Finalmente, palestras e sessões acadêmicas são organizadas periodicamente para promover a reflexão e discussão de casos recentemente publicados.

revIStA IESE INSIGHT

A cada trimestre, os Antigos Alunos Membros recebem a revista IESE Insight, com artigos sobre pesquisas feitas por professores das melhores universidades.

gLoBAL ALUMnI reUnIon

A Assembleia Anual dos Antigos Alunos é uma das atividades mais marcantes. É a ocasião de se reunir e de se relacionar com antigos alunos de todo o mundo; é um foro de informação, formação e debate.

rePreSentAçÕeS regIonAIS O crescimento do número de antigos alunos em diversos países e regiões levou à constituição de 32 Representações da Associação de Antigos Alunos. Esses organismos colaboram para a promoção local dos serviços e dos benefícios. Estão presentes nos seguintes países: Alemanha, Argentina, Uruguai, Bélgica-Luxemburgo, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Itália, Japão, México, Peru, Polônia, Portugal, Rússia, Suíça e nos países nórdicos.

ASSocIAção

de AntIgoS ALUnoS

concluído um programa, o participante torna-se

membro da Associação de Antigos Alunos, promotora da formação continuada e incentivadora de relacionamentos fundamentados na colaboração de todos os membros entre si e com o IeSe.

(14)

AdvAnced

MAnAgeMent ProgrAM

BrASIL

o Advanced Management Program (AMP) é dirigido a executivos que já alcançaram um nível sênior e que desejam renovar e ampliar suas habilidades na direção empresarial.

InforMAçÕeS AdIcIonAIS Informações detalhadas sobre os professores podem ser encontradas em

www.ise.org.br/professores/amp

As aulas são ministradas em português e espanhol. Parte do material de leitura é entregue em espanhol. Nas sessões plenárias, os participantes podem utilizar seu idioma nativo.

vALor dA InScrIção R$ 48.000,00

Esse valor inclui o trabalho dos professores e o material de leitura entregue antes e durante as aulas. Despesas de estadia e viagens não estão incluídas.

PArtIcIPAnteS

• Empresários que buscam aprofundar e atualizar seus conhecimentos de gestão e suas habilidades de liderança

• Executivos com aproximadamente dez anos de experiência de gestão e atuação em comitês de direção

• Executivos com, pelo menos, cinco anos de experiência como diretores-gerais oBjetIvoS do ProgrAMA

• Promover a reflexão sobre a atuação dos líderes na gestão das empresas

• Potencializar a capacidade de projetar mudanças no ambiente de negócios e ponderar riscos

• Promover a reflexão sobre práticas positivas de governança corporativa e sustentabilidade do negócio

• Analisar práticas e estratégias de gestão atuais e avaliar seu impacto no

desempenho do negócio

eStrUtUrA do ProgrAMA

O programa é composto por cinco módulos residenciais com duração de uma semana. Os quatro primeiros módulos são realizados no Grande Hotel Senac, na cidade de Campos do Jordão, e o quinto módulo, no campus do IESE, em Barcelona.

Módulo 1

Understanding Business Landscape 6 a 10 de junho de 2011

Módulo 2

Enhancing Business Performance 8 a 12 de agosto de 2011

Módulo 3

Innovation and Marketing Strategy 12 a 16 de setembro de 2011

Módulo 4

Transforming Business Leaders 17 a 21 de outubro de 2011

Módulo 5

Corporate Strategy and Global Economics 21 a 25 de novembro de 2011,

em Barcelona O AMP é um programa estruturado para

promover a reflexão de empresários, de diretores-gerais e de diretores de comitês executivos. O dinamismo dos mercados desafia profissionais e empresas a continuamente aperfeiçoarem sua

capacidade de análise e tomada de decisão. Nesse contexto, nada mais útil que compartilhar experiências.

(15)

15 EXECUTIVE EDUCATION • AMP / PMD Brasil

ProgrAM for

MAnAgeMent deveLoPMent

BrASIL

o Program for Management development (PMd) é destinado a profissionais com amplo domínio de uma área de negócios e que desejam avançar ainda mais em suas carreiras.

InforMAçÕeS AdIcIonAIS Informações detalhadas sobre os professores podem ser encontradas em

www.ise.org.br/professores/pmd

As aulas são ministradas em português e espanhol. Parte do material de leitura é entregue em espanhol. Nas sessões plenárias, os participantes podem utilizar seu idioma nativo.

vALor dA InScrIção R$ 48.000,00

Esse valor inclui o trabalho dos professores e o material de leitura entregue antes e durante as aulas. Despesas de estadia e viagens não estão incluídas.

PArtIcIPAnteS

• Executivos com, pelo menos, oito anos de experiência em gestão de equipes funcionais

• Executivos que se preparam para assumir uma posição de direção geral

• Diretores-gerais recém-nomeados que pretendem aprofundar seus conhecimentos e habilidades

oBjetIvoS do ProgrAMA

• Aprimorar a visão integral da empresa e de seu papel como líder

• Ampliar a capacidade de planejamento estratégico

• Aprofundar a capacidade de liderança e inovação

• Orientar ações voltadas à criação de valor

• Potencializar a implementação e execução de estratégias

eStrUtUrA do ProgrAMA

O programa é composto por cinco módulos residenciais com duração de uma semana. Os quatro primeiros módulos são realizados no Grande Hotel Senac, na cidade de Campos do Jordão, e o quinto módulo, no campus do IESE, em Barcelona.

Módulo 1

Understanding Business Landscape 13 a 17 de junho de 2011

Módulo 2

Making It Happens 15 a 19 de agosto de 2011

Módulo 3

Managing Value Creation 19 a 23 de setembro de 2011

Módulo 4

Leadership Keys

24 a 28 de outubro de 2011

Módulo 5

Corporate Strategy and Global Economics 28 de novembro a 2 de dezembro de 2011, em Barcelona

O PMD foi especialmente desenvolvido para profissionais que dominam uma área funcional, colaboram para a definição de estratégias e garantem a comunicação e a implementação dessas ações. Todos os temas são explorados a partir da visão de um diretor-geral.

(16)

ProgrAMAS

InternAcIonAIS

os participantes atualizam seus conhecimentos interagindo com outros executivos de experiência semelhante dos mais variados segmentos e culturas.

Para diretores-gerais e experientes executivos, esse programa traz à consideração dos participantes modelos de negócios inovadores e modernas formas de pensar sobre seus mercados locais em um mundo globalizado.

PArtIcIPAnteS

• Empresários e altos executivos com grande interesse no mercado latino-americano

• Executivos com, aproximadamente, dez anos de experiência em gestão de empresas, responsáveis pelas operações na América Latina

eStrUtUrA do ProgrAMA

O programa é composto por três módulos residenciais, realizados na Europa, América do Norte e Ásia, com duração de uma semana cada.

Módulo 1

Understanding the Business Landscape IESE Business School

Madrid, Espanha

Módulo 2

Managing Value Creation The Wharton School Filadélfia, Estados Unidos

Módulo 3

Making It Happens

China Europe International Business School (CEIBS)

Xangai, China

InforMAçÕeS AdIcIonAIS

Início em abril de 2011 gLoBAL LeAderSHIP ProgrAM

(17)

17 EXECUTIVE EDUCATION • AMP / PMD Brasil

Especificamente planejado para atender líderes da indústria de mídia e entretenimento, esse programa oferece os fundamentos e habilidades necessários para dirigir negócios sustentáveis em um cenário de rápidas e impactantes transformações tecnológicas e de desafios competitivos decorrentes dessas mudanças.

PArtIcIPAnteS

• Altos executivos de empresas de mídia e entretenimento de todo o mundo, com larga experiência em direção

eStrUtUrA do ProgrAMA

O programa é composto por quatro módulos, realizados nas cidades de Nova York e Los Angeles.

Módulo 1

Getting the Big Picture: Context and Cash Nova York

Módulo 2

Achieving Competitive Advantage in a Digital Age

Nova York

Módulo 3

Creating Value and Managing Creativity Los Angeles

Módulo 4

Preparing for What Lies Ahead Nova York

InforMAçÕeS AdIcIonAIS

Início em janeiro de 2011

Fluência em inglês para negócios. AdvAnced MAnAgeMent ProgrAM In MedIA & entertAInMent

(18)

AdMISSão

AoS ProgrAMAS

o IeSe dedica especial atenção ao momento profissional e às necessidades concretas de cada um dos interessados em seus programas de educação executiva.

O primeiro passo para a admissão em um dos programas é o preenchimento da ficha de inscrição disponível no endereço eletrônico www.ise.org.br/inscricao

Recebida essa informação, o IESE agenda uma entrevista pessoal com o candidato. Essa entrevista garante o entendimento das necessidades e desafios profissionais do candidato e orienta a escolha do programa adequado.

Finalmente, um comitê interno se reúne para auxiliar e ratificar o alinhamento entre o perfil do profissional e a proposta do programa.

Um processo personalizado, conduzido com dedicação e respeito ao futuro profissional de cada interessado.

contAtoS

Prof. José Paulo Carelli

ISE

Rua Maestro Cardim, 370 01323 000 São Paulo SP Tel.: + 55 11 3284 8577 www.ise.org.br

admissao@ise.org.br

Prof. Prudencio Pedrosa

IESE – Universidad de Navarra Camino del Cerro del Águila, 3 28023 Madrid, Espanha Tel.: +34 91 211 3000 www.iese.edu

ppedrosa@iese.edu

eMPreSAS PArtIcIPAnteS doS ProgrAMAS AnterIoreS

• Aços Villares • Ask Rendacerta • Atento • Atlas Schindler • Avon • Banco Santander • Bradesco • CAB Ambiental • CEG • Celestica • Concrejato • Concremat

• Construtora Andrade Gutierrez • Convergis

• Correios

• Editora Gazeta do Povo • Editora Moderna • EDP • FEMSA • Galvão Engenharia • Goodyear • Grupo Algar • Grupo Lwart • Grupo Ultra • Grupo Unipar • Harmonia Corretora • Haver & Boecker

• Hirota Supermercados • Hydronorth • Idom • Iharabras • La Serenísima • Lâmpadas Golden • Livraria Cultura • Mapfre Seguros • MRS • Nazca • Petrobras • Pirelli • Quest • Rede Globo • Rhodia • Sanofi-Aventis • Seculus da Amazônia • SESC • Siemens • Singulare • Solbrasil • Telefônica • Via Célere • Visa • Vale • Vivo • Walmart

(19)

19 EXECUTIVE EDUCATION • AMP / PMD Brasil Os papéis utilizados neste folheto são compostos por fibras mistas, certificados pelo FSC (Conselho Brasileiro de Manejo Florestal) e pelo Cerflor (Programa Brasileiro de Certificação Florestal).

(20)

o IeSe oferece oPortUnIdAdeS de APrendIzAdo

e de deSenvoLvIMento ProfISSIonAL e PeSSoAL

eM AMBIente AcAdêMIco rIgoroSo e reLevAnte,

orIentAdo A MeLHorAr A toMAdA de decISÕeS A

PArtIr de UMA PerSPectIvA gLoBAL dA eMPreSA.

Av. Pearson, 21

08034 Barcelona, Espanha Tel.: + 34 93 253 42 00 Fax: + 34 93 253 43 43

Camino del Cerro del Águila, 3 (Ctra. de Castilla, Km 5,180) 28023 Madrid, Espanha Tel.: + 34 91 211 30 00 Fax: + 34 91 357 29 13

165 W. 57th Street

New York, NY 10019-2201 USA Tel.: +1 212 421 96 00 Fax: +1 212 421 96 16 deveLoPIng LeAderS

Referências

Documentos relacionados

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

duplamente encadeada com este valor caso o mesmo ainda não exista na lista, em ordem CRESCENTE, ou seja, sempre entre um nó contendo um valor menor e outro contendo um valor

 São TADs representados através de listas sequenciais.. (fixas) ou encadeadas (dinâmicas), em que a seguinte regra deve

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) em Programas de atenção

Em Reflections of Women in the ew Kingdom, Robbins dedica uma pequena parte à rainha e apresenta algumas fontes (escaravelhos comemorativos) onde ela aparece

Na realidade, os governos do PT optaram pela linha de menor resistência, ampliando os mecanismos compensatórios da assistência social (RIDENTI, 2018) ou os “direitos das

In that sense, this paper aimed (a) to prepare CUR-loaded polyethylene glycol-poly( ε-caprolactone) nanocapsules; (b) to validate an analytical method by high

Entretanto, algumas melhorias em rela¸c˜ao `as estrat´egias de compensa¸c˜ao de movimento do H.261 (como o uso de meio pixel de resolu¸c˜ao para a compensa¸c˜ao de movimento,