• Nenhum resultado encontrado

SPAUN SPAROS 609. Que mais poderíamos pedir? TELE-satellite World. Analisador de Sinais de Satélite TEST REPORT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SPAUN SPAROS 609. Que mais poderíamos pedir? TELE-satellite World. Analisador de Sinais de Satélite TEST REPORT"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TEST REPORT

08-09/2009

TELE-satellite World

www.TELE-satellite.com/...

Arabic ﺔﻴﺑﺮﻌﻟﺍ www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/ara/spaun.pdf

Indonesian Indonesia www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/bid/spaun.pdf

Bulgarian Български www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/bul/spaun.pdf

Czech Česky www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/ces/spaun.pdf

German Deutsch www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/deu/spaun.pdf

English English www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/eng/spaun.pdf

Spanish Español www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/esp/spaun.pdf

Farsi ﻲﺳﺭﺎﻓ www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/far/spaun.pdf

French Français www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/fra/spaun.pdf

Greek Ελληνικά www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/hel/spaun.pdf

Croatian Hrvatski www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/hrv/spaun.pdf

Italian Italiano www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/ita/spaun.pdf

Hungarian Magyar www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/mag/spaun.pdf

Mandarin 中文 www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/man/spaun.pdf

Dutch Nederlands www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/ned/spaun.pdf

Polish Polski www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/pol/spaun.pdf

Portuguese Português www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/por/spaun.pdf

Romanian Românesc www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/rom/spaun.pdf

Russian Русский www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/rus/spaun.pdf

Swedish Svenska www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/sve/spaun.pdf

Turkish Türkçe www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-0909/tur/spaun.pdf

Available online starting from 31 July 2009 Download this report in other languages from the Internet:

50 TELE-satellite — Broadband & Fiber-Optic — 08-09/2009 — www.TELE-satellite.com

Analisador de Sinais de Satélite

Que mais poderíamos pedir?

SPAUN SPAROS 609

Os receptores de Televisão digital estão cada vez mais versáteis

e complexos. Quando que pensa que um novo analisador de

sinais tem tudo o que precisa, aparece um analisador de sinais

ainda mais recente e de repente descobre que tem algo que

o modelo mais antigo não tinha. Quando se trata de adicionar

novas funções e fazer com que o instrumento seja mais útil

– o céu é o limite. Foi exactamente o caso do SPAROS 609 da

SPAUN.

SPAUN SPAROS 609

Extremely versatile and easy-to-use state of the art TV signal

analyzer

O medidor de sinais é muito leve – pesa apenas 2,1 kg (incluindo a bateria interna). Vem com um saco protector inteligente, com aberturas necessárias para as ligações por cabo. O saco tem duas tiras, de forma que o instalador pode utilizar o medidor de sinais mesmo em situações muito difíceis de funcionamento. O anali-sador tem um grande ecrã (7 polegadas), luminoso e fácil de ler. Como era de esperar tem um ecrã 16:9. Na parte inferior do LCD, temos 8 botões inteligentes. A descri-ção das suas funções está na parte inferior do ecrã. Altera dependendo do modo actual de operação. Graças a este truque, a Spaun anula um grande número de botões dedicados.

Por falar em botões, temos um botão interrup-tor ON/OFF na linha supe-rior e 9 botões de função por baixo. Na linha superior temos os botões: Autoset, Parâmetros, Spectrum, TV-set, Medições. E na linha inferior temos os botões: LNB-DiSEqC, Configuração, Save-Recall e o Mapa das Medições. O teclado numé-rico está localizado no canto inferior esquerdo e um ele-mento específico de controlo está localizado à direita.

Basic configuration

Setting up the blind scan

O cursor não é apenas um conjunto de botões e com o botão OK no centro. Ao tocar na “roda” com os dedos e girar no sentido do relógio ou no sentido contrário do relógio o medidor vai ter um comportamento idêntico a um botão de sintonia.

O painel superior tem todas as tomadas e conec-tores: entrada de sinal (conector BNC - precisamos de usar um dos adaptadores incluídos), entrada para for-necimento de energia, porta USB, mini USB, Ethernet e soquetes RCA com entrada e saída de áudio e vídeo para TV. As descrições no painel sugerem que podemos vir a ter no futuro mais 2 conec-tores: interface serial assín-crona (ASI), com saída de corrente de luz e PCIMCIA para CAM. O medidor é for-necido com um carregador de bateria externo, adapta-dores de ligação (F-para-BNC e IEC-para-BNC), cabo USB e um USB Pendrive contendo software para PC. Tudo é fabricado com uma especial atenção nos detalhes.

Guia rápido

Quando recebemos o SPAROS 609 para análise, este modelo tinha acabado de sair e o seu manual em Inglês ainda não estava dis-ponível. Será que devíamos ter esperado pelo manual? De jeito nenhum! Nós querí-amos começar de imediato. Para nossa grande satisfa-ção, a sua interface era tão intuitiva nas utilizações que, em poucos minutos, estáva-mos bastante confortáveis com as funções básicas. E não foi apenas nas suas fun-ções mais básicas, como:

(2)

visualização do espectro, medir um repetidor selec-cionado ou ver Televisão. Conseguimos fazer um blind scan de um satélite, mede automaticamente todos os seus repetidores e guarda os resultados num Pendrive ligado à sua porta USB. Tudo isto com a ajuda de apenas algumas páginas básicas do produto escrito em Inglês. A isto é o que chamamos de “ensaio exploratório”.

Funções

básicas

Com um analisador tão complexo como o SPAROS

609, seria necessário muito tempo para descobrir todas as suas possibilidades e os modos possíveis. Pedimos um manual em Inglês e passados uns dias, recebe-mos uma versão preliminar do manual. Foi então, que percebemos até onde podia chegar este medidor de sinais!

SPAROS 609 pode medir praticamente qualquer tipo de sinal televisivo. Tem todos os modos analógico e digital: satélite, cabo e terrestre. É compatível com as seguin-tes normas via satélite: PAL, SECAM, NTSC, S,

DVB-S2 e DSS (este é usado em um E.U.A.). O espectro do analisador cobre continua-mente a banda de 45 MHz a 2150 MHz. Por isso, é óbvio que este medidor pode fazer muito mais do que apenas ter sinal IF do satélite na saída de sinal de um LNB (950-2150 MHz).

O medidor SPAROS mede os seguintes parâmetros do sinal DVB-S: channel power, C/N, LNB voltage, LNB cur-rent, channel bit error rate (CBER), Viterbi bit error rate (VBER), number of uncorrec-ted packet (UNC) e modu-lation error ratio (MER). E

ainda exibe: transponder frequency, band/polariza-ton, standard, symbol rate e FEC. Não falta nada! O DVB-S2 tem ligeiramente os parâmetros diferentes rela-cionados com taxa de erro: LDPC, BCH e PER que subs-titui os parâmetros conhe-cidos CBER, VBER e UNC. Não iremos descrever todos os parâmetros de DVB-C e DVB-T mas, acreditem, estes sinais são medidos de forma tão extensa como a dos satélites.

Alinhamento

do Satélite

(3)

52 TELE-satellite — Broadband & Fiber-Optic — 08-09/2009 — www.TELE-satellite.com

Autoset (varinha mágica) e o medidor de sinais vai procu-rar o nome do satélite/posi-ção no NIT do repetidor que se encontra sob o cursor. Às vezes funciona, outras vezes - não. Isto porque nem todos os repetidores NIT contêm a informação ade-quada. Outros medidores de sinais oferecem outro tipo de método. Reconhecem um satélite sobre a possibilidade de encontrarem um repetidor escolhido. Estes medidores de sinal memorizam os parâ-metros sintonizados de um repetidor por cada satélite. Esses parâmetros do repeti-dor devem ser únicos, para que o medidor de sinal con-siga bloquear o sinal apenas quando a antena apontar para o satélite correcto.

Será que o SPAROS 609 também tem algo idên-tico? Até tem muito mais! O SPAROS não controla apenas um, mas quatro repetido-res por satélite. Pode ver ao mesmo tempo o estado de todos os quatro repeti-dores (o seu nível de sinal e as barras de qualidade e percentagem). Os dez saté-lites europeus mais popula-res estão pré-programados pela SPAUN. Se desejar-mos podedesejar-mos acrescentar mais outros dez. Para isso

só temos de instalar e usar o software incluído no PC. Da mesma forma, podemos editar os satélites existentes - no caso de se verificarem alterações nos parâmetros do repetidor.

Assim que acabar de acti-var o modo “Check sat”, o último satélite utilizado é apresentado com os seus quatro repetidores. Se não estiver fixado, pre-cisa apenas de pressionar os botões da esquerda ou direita para alterar o saté-lite. Após uns segundos, vai conseguir encontrar o saté-lite que a sua antena neste momento a apontar. Agora é muito mais fácil, porque graças ao SPAROS fica a saber se a antena está apon-tar muito para o Oeste ou para o Este.

Pode utilizar o mesmo ecrã para ajustar a sua antena. Apenas precisa de acti-var ou inclinar um pouco e observar a barra de qua-lidade. Pessoalmente, eu prefiro mudar para o modo de medidor e observar a lei-tura MER. Ao mesmo tempo é sensível e estável. É real-mente fácil encontrar o azi-mute adequado, elevação e a inclinação do LNB quando maximizar a leitura MER. Talvez uma das mais

inte-ressantes características deste instrumento é a sua utilidade para o alinhamento das antenas de satélite. Reco-mendamos usar da seguinte

maneira. Mude para o Modo espectro do analisador, depois rode e incline o prato até apanhar algum sinal no espectro. Tente maximizar. A seguir, pressione o botão

Measurements results can be stored in an onboard memory Automatic measurement of all transponders on the list - one by one 11 transponders found so far in a blind scan

Such a list of transponders can be a result of a blind scan or transfe-red form a PC

(4)

Alinhamento

de um LNB

Monobloco

Os LNB’s Monobloco são mais difíceis de alinhar. Por norma primeiro alinhamos a antena para obter a melhor recepção da estação cen-tral do LNB, depois altera-mos a configuração DiSEqC e verificamos o outro LNB. Normalmente, o sinal é demasiado baixo. Viramos a antena para aumentar o sinal. Depois, voltamos ao primeiro LNB para ver se não piorou muito o seu

desempe-nho. Se fizer isso no telhado, não vai ser assim tão fácil. Podemos simplificar? Sim! Aqui está a outra surpresa que a Spaun preparou para nós. Pode exibir as barras de nível/qualidade para quatro repetidores de satélite A e a seguir quatro repetidores de satélite B. Agora comece a virar a sua antena. Não se preocupe com a mudança da definição DiSEqC. O SPAROS faz tudo automaticamente. Ele actualiza as leituras de cada repetidor tão rápido que vai ter quase a certeza que mede todos os 8 repeti-dores a partir de 2

diferen-tes satélidiferen-tes em simultâneo! Não pode ser mais simples e confortável.

Medição

dos mapas

Outra característica única do SPAROS 609 é a sua capa-cidade de efectuar um Blind Scan num satélite qualquer e criar uma lista dos seus repetidores. Após essa veri-ficação, podemos medir automaticamente o sinal do repetidor um após o outro e criar um mapa de todos os repetidores com os seus resultados das medições

feitas. Mas isso não é tudo. O medidor mede os repe-tidores da lista, num abrir e fechar de olhos - desde o primeiro ao último e repete. Pode guardar os resultados das medições numa memória interna do medidor ou numa externa Pendrive.

Se deixar ligado o medidor durante várias horas, vai poder recolher um conjunto total de dados de medições: todos repetidores versus tempo. A seguir abrir o arquivo com o programa Excel e, por exem-plo, criar vários gráficos que mostram como o sistema de recepção funcionou ao longo

Top panel view

(5)

56 TELE-satellite — Broadband & Fiber-Optic — 08-09/2009 — www.TELE-satellite.com

do tempo. Este mapa pode conter até 100 repetidores. Em vez de efectuar uma varre-dura do satélite, pode preferir preparar a sua lista de repeti-dores ou transferir a partir da

Internet. Tudo é explicado de forma muito clara no manual do utilizador.

Interface do

utilizador

Foi realmente muito diver-tido aprender a manusear este instrumento. A ideia foi óptima de utilizar as teclas inteligentes. Todas as telas estão bem legíveis - temos de agradecer à Spaun que não tentou colocar dema-siada informação sobre o ecrã.

Por exemplo, as medi-ções do sinal estão dividi-das em 2 imagens. Graças a isso não vai precisar de ter uma lupa quando estiver no terreno a usar o aparelho. Pode até mesmo colocar no chão e ainda ver os resul-tados. Os resultados são actualizados muito rapida-mente. Nós nunca tivemos a impressão de ficar à espera que a máquina responde-se. Parece incrível pensam os utilizadores de informática? Isto é verdade.

Também gostei a ideia de transferir os arquivos atra-vés de uma Pendrive. Não precisa de cabos, sem ins-talações de software e os resultados estão no seu PC, num abrir e fechar de olhos. Pode também usar a Pendrive para actualizar o firmware. A única coisa que achamos fazer falta, seria um pouco de sombra no ecrã. A bolsa é bastante ergonómica, mas se tivesse uma aba para

fazer sombra, seria simples-mente perfeito.

Desempenho

Temos falado sobre a sua usabilidade, mas o que acontece com a precisão do instrumento? Fomos com-parar o analisador SPAROS 609 com outro da mesma classe. Primeiro fizemos uma varredura no Eurobird 1 e Astra 28.2° 2A/2B/2D Oeste (11.224 – 12.691 MHz) e depois, a 13° HOT-BIRD Oeste (10.797 – 11.624 MHz).

Na maioria dos casos, o SPAROS tem um melhor desempenho a nível de ruído. Parece que tinha menor ruído interno na entrada do que o seu concorrente. O que foi ainda mais interes-sante, tivemos 5 repetidores em que o concorrente não foi capaz de medir MER. A leitura foi <3 dB. O SPAROS não teve qualquer tipo de problema! Este aparelho é excepcional!

Testamos o analisador com sinal por cabo (analógico e 256QAM) e terrestre (PAL e DVB-T). Tudo funcionou na perfeição. A única coisa que faltou foi não poder obter imagens de canais que utilizam a compressão em MPEG4.

Anayzer in a protective bag

Measuring a DVB-S2 transponder - the second screen Measuring a DVB-S2 transponder - the first screen Measuring DVB-S transponder - basic results

(6)

DATA

TECHNIC

Jacek Pawlowski TELE-satellite Test Center Poland

+

Extremely versatile TV signal analyzer with all modes and standards that a professional installer may need. Unique features: monitoring both LNB’s of a monoblock at the same time, identifying sat-ellite by its four transponders or received NIT. Very easy automatic recording of large number of transponders over time. File transfer to PC either via pendrive, USB cable or Ethernet cable.

-No sun shade. -No MPEG4 decoding.

Expert Opinion

Spectrum display (low band, vertical polarization)

This transponder had a NIT with a correct information

Analyzer is compatible with DiSEqC protocols O SPAROS 609 é uma obra

de arte: está preparado para o que actualmente se conse-gue produzir, ao utilizar os mais sofisticados compo-nentes, com a ajuda de um

software inteligente.

SPAROS 609 é um anali-sador de sinal de referência, com um óptimo rigor de lei-turas precisas.

List of services (channels) available from the current transponders Special mode for aligning monoblocks

Satellite identified based on 4 pre-defined transponders

Manufacturer SPAUN Electronic, Singen, Germany

Fax +49 (0) 7731 – 8673-17

E-mail info@spaun.de

Model SPAROS 609

Function TV Signal Analyzer

Frequency range 45-865 MHz (terr.), 950-2150 MHz (sat.)

Level measurement range 20 ... 120 dBµV (terr.), 30 ... 110 dBµV (sat.)

Unit of level measurement dBµV, dBmV, dBm, V

Accuracy of level measurement + 2 dB + 0,05 dB/C° (terr.), + 3 dB + 0,05 dB/C° (sat.) TV Standards BG, D, K, I, L, M, N, FM, carrier, C-OFDM,

QAM PAL, SECAM, NTSC, DVB-S, DVB-S2, DSS

DiSEqC 1.0 / 1.1 / 1.2, 22 kHz, MiniDiSEqC, ToneBurst (Unicable available by request)

Digital measurements C-OFDM, QAM, DVB-S, DVB-S2

Video decoding MPEG 2

Power supply 110 - 240 VAC, 15 V / 4,5 A Output

Battery Li-Ion 10,8 V / 6,5 Ah (Autonomy: 3 hours typical)

Battery charger 1 hour for up to 80 %

Operating temperature 0 C° ... 40 C°

Dimensions Width= 215 mm, Hight= 300 mm, Depth=100 mm

Referências

Documentos relacionados

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Vale à pena destacar ainda, que de acordo com o pedagogo Paulo Freire, (1974 apud MOITA LOPES, 1996, p.134) sobre o ensino de leitura em língua estrangeira “[...] pode

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron &amp; Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Quando a luz acende, o console está sob a condição de monitoramento, com os medidores de nível principal mostrando o nível do sinal do canal do monitor e o sinal do canal é

Do projeto pedagógico foram extraídas treze competências, tomando como base, o método de Rogério Leme em sua obra: APLICAÇÃO PRÁTICA DE GESTÃO DE PESSOAS POR

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,