DESAFIO-ROTA 1 (DR) CEBRASPE
Julgue o item a seguir relativo ao processo de independência
do Brasil e aos períodos imperial e republicano da história
brasileira.
O alinhamento do Brasil aos países Aliados durante a Segunda
Guerra Mundial, que se deu com a garantia de apoio dos Estados
Unidos da América a projetos de modernização do país, significou
uma contradição
— a incoerência entre apoiar países que
combatiam o fascismo na Europa e manter um regime autoritário
no Brasil
— que contribuiu para o fim do Estado Novo.
( ) CERTO
( ) ERRADO
DESAFIO-ROTA 2 (DR) CEBRASPE
Por 322 anos, o Brasil foi colônia de Portugal. Latifúndio, monocultura e escravidão foram características marcantes da colonização e deixaram raízes no país. A Independência não alterou as estruturas coloniais básicas. No Brasil, única monarquia na América do Sul, a chegada da República se deu por golpe militar. Na Primeira República, autêntico teatro das oligarquias, poucos detinham o poder, havia inexpressiva participação política da população, alto índice de analfabetismo e profunda exclusão social. A Revolução de 1930, no rastro das manifestações tenentistas, trouxe o ar da modernidade. Com Vargas (1930-1945), o país começou a desenvolver a indústria pesada, conheceu os direitos sociais e sucumbiu ante a ditadura do Estado Novo (1937-1945). Entre 1946 e 1964, o aprendizado democrático avançou, em meio a muitas e dramáticas crises. A queda de João Goulart, em 1964, anunciava o início de duas décadas de regime autoritário.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História do Brasil, julgue o item seguinte.
Na Era Vargas, consolidou-se a democracia política no Brasil, mas não se avançou na aprovação de leis de proteção ao trabalho.
( ) CERTO ( ) ERRADO
DESAFIO-ROTA 3 (DR) CEBRASPE
Disputas imperialistas entre potências europeias e nacionalismo radical foram
fatores decisivos da Grande Guerra de 1914. Nas duas décadas seguintes, o
cenário foi de crise da democracia, vitória de regimes totalitários e emergência
de grande depressão econômica. Terminada a Segunda Guerra Mundial
(1939-45), o mundo viu-se dividido entre duas superpotências, situação que perdurou,
com algumas variações, até o colapso da União das Repúblicas Socialistas
Soviéticas (URSS).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item subsequente,
relativo à História Contemporânea.
No governo de Getúlio Vargas, o Brasil participou diretamente da Segunda
Guerra Mundial.
( ) CERTO
( ) ERRADO
DESAFIO-ROTA 4 (DR) CEBRASPE
No que se refere a períodos significativos da história do
Brasil, julgue o item subsequente.
Durante a ditadura do Estado Novo, Getúlio Vargas enviou tropas
brasileiras para lutarem ao lado dos alemães na II Guerra Mundial.
( ) CERTO
DESAFIO-ROTA 5 (DR) CEBRASPE
No que se refere a períodos significativos da história do
Brasil, julgue o item subsequente.
Após a ditadura do Estado Novo, o Brasil viveu uma experiência
democrática entre 1946 e 1964, sem crises políticas de maior
intensidade.
( ) CERTO
( ) ERRADO
DESAFIO-ROTA 6 (DR) CEBRASPE
O início da colonização do Brasil foi marcado por uma espécie de parceria entre o Estado português e a iniciativa privada que se expressa na criação das capitanias hereditárias, quando o litoral da colônia, incluindo o território do Espírito Santo, foi repartido em grandes lotes e entregues a particulares. Latifúndio, escravidão e monocultura exportadora foram aspectos essenciais desse modelo de exploração colonial. Ao ficar independente, em 1822, o Brasil não rompeu radicalmente com essa estrutura herdada da colônia. Assim, o café veio substituir, em importância econômica, a cana-de-açúcar, mas o poder permanecia em mãos de uns poucos. A escravidão somente foi abolida em 1888, às vésperas do golpe republicano. Até o advento da Revolução de 1930, o país pouco se modernizara e a exclusão política, social e econômica continuava a ser a regra. Um Brasil diferente começa a surgir na Era Vargas (1930-1945): introduzia-se a indústria de base, a vida urbana começa a expandir-se e conquistas sociais — como a legislação trabalhista — são obtidas.
A partir das informações acima e considerando aspectos significativos da história do Brasil, julgue os itens subsequentes.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) surgiu na Era Vargas. ( ) CERTO
DESAFIO-ROTA 7 (DR) CEBRASPE
A
partir
das
informações
acima
e
considerando
aspectos
significativos da história do Brasil, julgue o item subsequente.
A criação da Companhia Siderúrgica Nacional ocorreu no contexto da
Segunda Guerra Mundial e é o ponto de partida da indústria pesada no
Brasil.
( ) CERTO
( ) ERRADO
DESAFIO-ROTA 8 (DR) CEBRASPE
A contemporaneidade iniciou-se, entre fins do século XVIII e ao longo do XIX, sob o impacto de dupla revolução: a econômica, representada pela Revolução Industrial, e a política, com a Revolução Francesa de 1789 e as Revoluções Liberais Burguesas de 1820, 1830 e 1848. A moderna industrialização consolidou o capitalismo como sistema econômico dominante, expandindo-se rapidamente (imperialismo e neocolonialismo). Disputas entre potências levaram às duas guerras mundiais do século XX. O Brasil, independente em 1822, foi a única monarquia americana e manteve a escravidão até 1888. Proclamada a República, o país não deixou de ser elitista e socialmente excludente (República Velha). A Era Vargas iniciou a modernização do país. Entre 1945 e 1964, o Brasil viveu conturbado processo de democratização, interrompido por um golpe de Estado. Depois de 21 anos, a nação recuperou o sentido da democracia e procura avançar em termos de direitos sociais, o que a Constituição de 1988 procura expressar.
Ainda tendo o texto como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos à Era Vargas e à evolução histórica do Brasil pós-1945.
A Companhia Siderúrgica Nacional (Usina de Volta Redonda), cuja construção aproveitou-se das circunstâncias geradas pela Segunda Guerra Mundial, simboliza o ponto de partida da moderna industrialização brasileira.
( ) CERTO ( ) ERRADO