• Nenhum resultado encontrado

ELETROESTIMULAÇÃO TORÁCICA NO TRATAMENTO DA DOR EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ELETROESTIMULAÇÃO TORÁCICA NO TRATAMENTO DA DOR EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ELETROESTIMULAÇÃO TORÁCICA NO TRATAMENTO DA

DOR EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA

Electrical treatment of chest pain in patients with fibromyalgia Gislaine de Aguiar Domingos1

Ralph Fernando Roas2

1 Acadêmica do curso de Fisioterapia da UNISUL; 2 Docente do curso de Fisioterapia UNISUL

Curso de Fisioterapia, Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL, Tubarão SC

Gislaine de Aguiar Domingos. Rua José João Fernades, 191. Três de Maio. Capivari de Baixo – SC. gislaine.domingos@unisul.br / gih_tdb@hotmail.com

RESUMO

Objetivo: Analisar os efeitos da eletroestimulação torácica no tratamento da dor em pacientes com fibromialgia. Métodos: A pesquisa foi composta por 14 pacientes do sexo feminino, com o diagnóstico de fibromialgia, das quais 7 foram submetidas ao tratamento fisioterapêutico com a eletroestimulação nervosa transcutânea e 7 participaram do grupo controle. Para configurar este estudo, foi utilizado instrumento de avaliação da dor, uma escala de dor (ED). Toda a análise estatística foi utilizado o teste de Wilcoxon (α=0,05) a fim de verificar diferença estatística entre as médias da variável analisada. Resultados: Apesar de 71,4% das pacientes referirem diminuição da dor após um mês de tratamento, o teste de Wilcoxon demonstrou não haver diferença estatística entre a média da dor nos nove dias de atendimento e a ED após um mês do término do tratamento. Os resultados dessa pesquisa mostram que houve diminuição da dor, em relação à avaliação após um mês de tratamento, entretanto, a eletroestimulação pode constituir como um recurso analgésico para alívio da dor em pacientes com fibromialgia.

Palavras-chave: Eletroestimulação Nervosa Transcutânea. Fibromialgia. Dor. ABSTRACT

Objective: Analyze the effects of thoracic electrical pain treatment on patients with fibromyalgia. Methods: The sample was composed with 14 wemans that was observed with fibromyalgia, where 7 was submitted to physical treatment with electrical stimulation transcutaneous nerve (TENS) and 7 participated at control group To set this study, was used assassment tool of the pain, one scale of pain (SP). Every statistical analysis was utilized the Wilcoxon test (α=0,05) to verify the difference between avaverage variable analyzed. Results: Despite 71% of patient was inform that the pain decreased one month before the treatment, the Wilcoxon verified didn’t appoint difference between the pain on the nine days of attendance and the SP before one month of the final treatment. These survey results schow that was less pain in relation to assessment after one month of treatment however, electrical stimulation may be as a resource analgesic for pain relie in patients with fibromyalgia.

(2)

Introdução

A fibromialgia é considerada uma patologia crônica de difícil tratamento, que afeta, principalmente, mulheres entre 40 e 60 anos de idade, uma faixa etária de atividade profissional produtiva. É caracterizada por dores musculares difusas, presença de pontos dolorosos chamados “tender points”, distúrbios do sono, rigidez matinal e fadiga. A dor não possui origem inflamatória, não causa degeneração, nem é progressiva; é crônica e sistêmica1.

A fibromialgia possui uma sensação subjetiva de inchaço nas extremidades, tonturas vertiginosas ou não, precordialgia atípica e taquicardias2.

De uma maneira abstrata, a dor tem sido definida em termos de um espaço multidimensional compreendendo diversas dimensões sensoriais e efetivas. De uma maneira mais simples, a dor tem sido descrita como um incômodo que sentimos3.

Todo o pulso estimulador de nervos é chamado de estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS). Existem muitas formas de pulsos disponíveis. Poucos são monofásicos, ou seja, de pulso curto, mas, a maioria dos pulsos, é simétrico ou assimetricamente bifásico4.

A TENS é um método de produzir alívio de dor pela aplicação de uma onda retangular bifásica de pulso, através de eletrodos na pele. O princípio deste trabalho está relacionado com a teoria da comporta da dor4.

Alguns indivíduos sentem uma espécie de dor generalizada e persistente em todo o corpo, inclusive nas costas. As estimativas mais recentes mostram que em grupos de cem pessoas, duas a cinco delas apresentam essa queixa e terão o diagnóstico de fibromialgia, uma síndrome dolorosa5.

A presença de alguns sintomas é um indício forte da enfermidade. Quem não sabe que tem a síndrome corre o sério risco de passar a vida tomando antiinflamatórios e analgésicos sem obter alívio5.

O uso da TENS também é relatado como sendo eficiente no alívio da dor em pacientes com fibromialgia. Esse tipo de estimulação teria a capacidade de produzir informações sensitivas a partir de estímulos de baixo limiar, inibindo a transmissão da dor na medula espinhal através de inibição das células T, via células da substância gelatinosa6.

A eletroestimulação paravertebral pode ativar aferentes de grande diâmetro que poderiam modular a atividade neuronal dos segmentos espinhais e diminuir a dor, ou inclusive a espasticidade, como era o foco do estudo mencionado7.

A dificuldade de manter condições para realizar as atividades de vida diárias pode acarretar problemas psicossociais relevantes. Daí advém à importância de buscar recursos para minimizar o impacto que a fibromialgia impõe á suas portadoras8.

A dor é uma causa rotineira dentro de um consultório, as pessoas estão cada vez mais procurando clínicas de fisioterapia à procura da cura ou simplesmente de uma melhora parcial desta dor que tanto as incomodam.

O objetivo geral do presente estudo foi analisar os efeitos da eletroestimulação torácica no tratamento da dor em pacientes com fibromialgia.

Os objetivos específicos foram os seguintes: demonstrar os resultados da eletroestimulação torácica no tratamento da dor em pacientes com fibromialgia, através da escala de dor (ED) e identificar o seguimento dessas pacientes em

(3)

relação à dor, logo após o último dia de tratamento e após um mês de tratamento.

Matérias e métodos

Foram utilizados os seguintes materiais para os procedimentos:Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE); ficha de avaliação; ED; aparelho de analgesia Tensmed; quatro eletrodos adesivos (4X4cm); algodão e álcool em gel (assepsia) e maca com travesseiros e lençóis.

A população foi composta por 20 pacientes na fila de espera da Clínica Escola de Fisioterapia da Unisul (CEFU), localizada na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Como critérios de inclusão, foram permitidas somente mulheres, diagnosticadas com fibromialgia, idade entre 30 e 60 anos, que foram encaminhadas para o tratamento desta patologia, que apresentaram dor por mais de três meses e ao menos 11 dos 18 tenders points, que

possuíam disponibilidade de

comparecimento as 10 consultas de fisioterapia no período proposto de quatro semanas, que consentiram em participar do estudo e assinaram o TCLE.

A pesquisa contou com alguns critérios de exclusão como, o uso de implantes metálicos, marcapassos, gestante, possuir epilepsia, dor não diagnosticada e que estivessem realizando fisioterapia. De acordo com os critérios de exclusão, foram coletados dados de 14 pacientes.

O primeiro contato com as pacientes foi realizado via telefone, marcando então, uma avaliação. Foi realizado um sorteio entre as 14 pacientes que foram incluídas no estudo, onde através deste sorteio, 7 participaram do GE e 7 participaram do GC.

Como procedimento para coleta de dados foi utilizado o TCLE, uma ficha de avaliação, elaborada pela autora deste estudo e a ED. Após essa etapa, na qual foi explicado cada etapa realizada, deu-se

início a um encontro individual com cada paciente, aplicando em todos os encontros a ED e a TENS.

Durante todos os procedimentos, o pesquisador sempre orientou as pacientes de como iria ser realizados, as participantes foram atendidas todas individualmente, em uma sala de avaliação da CEFU, sem as vestimentas da parte superior do corpo na posição decúbito ventral, sobre uma maca, com um lençol, um travesseiro, sendo então, aplicada a TENS durante 5 minutos (tempo de acordo com a frequência da medula que baixa, cerca de 8 10Hz). Os eletrodos adesivos foram colocados na coluna torácica, entre T2 e T10. Foram utilizados os seguintes parâmetros: frequência de 100 Hz; largura de pulso 30 µs (microssegundos) e a intensidade foi subjetiva, de acordo com cada paciente.

Resultados

Para análise de dados, foi utilizado o teste de Wilcoxon com nível de significância de 5% a fim de verificar diferença estatística entre as médias das variáveis analisadas.

Este estudo foi analisado, através de dois grupos, o GE, o grupo que recebeu a eletroestimulação e o GC, o grupo que não recebeu nenhum tipo de tratamento, apenas respondeu as EDs, na avaliação e na reavaliação após um mês do procedimento realizado com o GE.

A média geral de dor dessas pacientes através das EDs foi de 6,35.

No estudo realizado, as pacientes A, C, D, F e G, obtiveram melhora na dor com o tratamento realizado, contudo, o

tratamento realizado com

eletroestimulação torácica nas pacientes com fibromialgia foi efetivo, pois após um mês de tratamento, apenas as pacientes B e E, relataram que a dor continua semelhante à anterior ao tratamento.

Apesar de 71,4% das pacientes que corresponde cinco pacientes, referirem melhora da dor após um mês de

(4)

tratamento com a eletroestimulação, o teste de Wilcoxon demonstrou não haver diferença estatística (p=0,75) entre a média da dor nos nove dias de atendimento e a ED após um mês do término do tratamento. Dentre as 7 pacientes que participaram do GC, durante a avaliação a paciente C referiu dor 9, o restante, todas referiram dor 10. Após um mês do término do tratamento com o GE, a pesquisadora entrou em contato via telefone com as pacientes do GC e GE, para coletar a ED com cada uma delas. Dentre essas sete pacientes do GC, a paciente A diminuiu a dor de 10 para 9, a paciente C, a dor passou de 9 para 10 e as outras cinco restantes, a dor permaneceu em 10

O teste de Wilcoxon para amostras independentes demonstrou não haver diferença estatística entre a avaliação e a reavaliação das pacientes do grupo controle (p=0,65).

Discussão

Sugere-se que o uso da eletroestimulação pode distorcer o funcionamento do sistema nervoso, ao interferir em algum de seus inputs ou informações, pois a estimulação das fibras aferentes alfa e beta de rápida condução podem inibir a entrada do estímulo doloroso conduzido pelas fibras C, não mielinizadas e de condução mais lenta, antes que o estímulo doloroso transite até a medula espinhal6.

Um estudo foi realizado

comparando os efeitos da

eletroestimulação e da hidroterapia, na dor, flexibilidade e qualidade de vida de pacientes com fibromialgia. O grupo tratado com eletroestimulação mostrou uma tendência à melhora da flexibilidade, embora não estatisticamente significante que pode ter ocorrido devido à redução da sintomatologia dolorosa, que é o principal fator limitante da amplitude de movimento6. No presente estudo algumas

das pacientes relaram melhora na

qualidade do sono e disposição para realizar suas atividades diárias, pode-se estar relacionado à melhora que obtiveram ao tratamento realizado.

Gashu e Marques9 utilizaram a

eletroestimulação como um recurso para melhorar a sensibilidade dolorosa dos

tender points, associado a um programa

de exercícios de alongamento muscular em pacientes com fibromialgia. As autoras verificaram melhora progressiva da sensibilidade dolorosa ao longo do tratamento, e ao final houve diminuição significativamente da dor difusa mensurada pela escala analógica visual. No estudo em questão as pacientes relataram ter diminuído grande parte das dores sentidas anteriormente ao tratamento realizado.

Ricce, Dias e Driusso10 afirmaram

que a eletroestimulação pode reduzir dores musculoesqueléticas localizadas nos indivíduos com fibromialgia.

A eletroestimulação consiste na aplicação de eletrodos percutâneos que emitem uma corrente elétrica com forma de onda tipicamente bifásica, simétrica ou assimétrica, com o objetivo de excitar as fibras nervosas, com mínimos efeitos adversos para o paciente. Apresenta como principal efeito, a analgesia11,12,13.

O estudo realizado por Wang, Chan e Tsai7 mencionam em sua

discussão que a eletroestimulação paravertebral pode ativar aferentes de grande diâmetro que poderiam modular a atividade neuronal dos segmentos espinhais e diminuir a dor, ou inclusive a espasticidade, como era o foco do estudo mencionado.

Apesar de não estar

completamente elucidado seu mecanismo fisiológico de ação, é postulado que o estímulo elétrico através da pele inibiria as transmissões dos impulsos dolorosos através da medula espinhal, bem como a liberação de opiácios endógenos, como endorfinas, pelo cérebro ou medula espinhal14.

(5)

Estudos laboratoriais têm demonstrado que a eletroestimulação

diminui a atividade nociceptiva evocada nas células do corno dorsal da medula, quando aplicada em áreas de receptores somáticos, ativando fibras nervosas mielinizadas aferentes de grosso calibre. As pequenas fibras C, não mielinizadas e de condução mais lenta, que por sua vez conduzem os estímulos dolorosos, tornam-se incapazes de transmitir sua mensagem15,16.

Rakel e Frantz17 realizaram um

estudo randomizado e controlado constituído por três grupos. Para o primeiro, foi oferecido analgesia farmacológica e a eletroestimulação, para o segundo, analgesia farmacológica e

eletroestimulação placebo e para o terceiro somente analgesia farmacológica. A utilização da eletroestimulação resultou em redução significante da dor no grupo controle, comparado ao grupo placebo. No grupo intervenção, a eletroestimulação

também produziu melhora significativa do que o grupo controle e o grupo placebo. Entretanto, não foi verificada diferença significativa entre os três grupos em relação à intensidade da dor.

Bernard, Prince e Edsall18,

verificaram que as pacientes relatavam maiores dificuldades em desempenhar tarefas motoras, como carregar ou segurar algum mantimento e correr, após o início dos sintomas. Entretanto, as pacientes que eram capazes de ajustar seu tempo de trabalho com sua percepção de capacidade física, ficavam menos exaustas durante as atividades de lazer e relatavam maior satisfação com a vida diária.

Considerações finais

A fibromialgia de uma forma significativa, afeta a qualidade de vida das pacientes, pois o principal sintoma desta síndrome é a dor. Ainda precisa-se de muitos estudos sobre tal condição reumática, visto que, o melhor

entendimento de sua etiopatogenia e diagnóstico levam consequentemente, a um melhor tratamento.

Os resultados dessa pesquisa mostram que houve diminuição da dor em cincos das sete pacientes, em relação à avaliação após um mês de tratamento. Contudo, o teste estatístico mostrou que não haver diferença estatística.

Levando em consideração as condições experimentais deste estudo, podemos concluir que a utilização da eletroestimulação pode constituir como um recurso analgésico para alívio da dor em pacientes com fibromialgia.

Referências bibliográficas

1 Bastos CC, Oliveira ME. Síndrome da fibromialgia: tratamento em piscina

aquecida. Rev. Lato & Sensu. Belém. Out 2003;4(1):3-5.

2 Sato EI. Guias de Reumatologia. 2ª edição. Barueri: Manole, 2004.

3 Nelson RM, Hayes KW, Currier DP. Eletroterapia clínica. 3ª edição. Barueri: Manole, 2003.

4 Low J, Red A. Eletroterapia explicada: princípios e prática. 3ª edição. São Paulo: Manole, 2001.

5 Goldenberg J. Coluna: ponto e vírgula. 7ª edição. São Paulo: Atheneu, 2007.

6 Silva TFG, Suda EY, Marçulo A, Paes FHS, Pinheiro, GT. Comparação dos efeitos da estimulação elétrica nervosa transcutânea e da hidroterapia na dor, flexibilidade e qualidade de vida de pacientes com fibromialgia. Rev.

Fisioterapia & Pesquisa. São Paulo. Abr 2008;15(2):118-24.

(6)

7 Wang RY, Chan RC, Tsai MW. Effects of thoraco-lumbar electric sensory

stimulation on knee extensor spasticity of persons who survived cerebrovascular accident (CVA). Journal of Rehabilitation Research & Development. Jan/Fev 2000;37(1):1-7.

8 Salvador JP, Silva QF, Zirbes MCGM. Hidrocinesioterapia no tratamento de mulheres com fibromialgia: estudo de caso. Rev. Fisioterapia & Pesquisa. Campo Grande. Jan/Abr 2005;11(1):27-35.

9 Gashu BM, Marques AP. Efeito da Estimulação Elétrica Nervosa

Transcutânea (TENS) sobre os tender points na Síndrome de Fibromialgia: Estudo preliminar. Rev. Bras. Fisioter. 1997;2:57-62.

10 Rice NA, Dias CNK, Driusso P. The use electrothermal and phototherapeutic methods for the treatment of fibromyalgia syndrome: a systematic review. Rev. Bras. Fisioter. Jan/FEB 2010,14(1):1-9.

11 Roriz et al. Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea na Modulação da Dor dos Tender Points na Síndrome de Fibromialgia: Estudo Caso.

Rev.Saúde.Com 2008;4(2):177-189.

12 Ferreira CHJ, Beleza ACS. Abordagem Fisioterapêutica na Dor Pós Operatória: A Eletroestimulação Nervosa

Transcutânea (Ent). Rev. Col. Bras. Cir. Mar./Abr. 2007;34(2):127-30.

13 Lampe GE. Estimulação elétrica nervosa transcutânea. In: O´Sullivan SB.

Fisioterapia: avaliação e tratamento. 2a ed. São Paulo: Manole; 1993:739-60.

14 Guirro E, Guirro R. Eletroterapia. In: Guirro E. Guirro R. Fisioterapia Dermato funcional: fundamentos, recursos e patologias. 3ª.ed. São Paulo: Manole; 2004:107-74.

15 Ferreira CHJ, Payno SMA.

Eletroestimulação nervosa transcutânea como recurso de alivio da dor no trabalho de parto. Femina. 2002;30(2):83-6.

16 Ferreira CHJ. Avaliação de dois recursos não-farmacológicos de alívio para o alívio da dor durante o trabalho de parto. [Dissertação]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 2004.

17 Rakel B, Frantz R. Effectiveness of transcutaneous electrical nerve

stimulation on postoperative pain with movement. J Pain. 2003;4(8):455-64.

18 Bernard AL, Prince A, Edsall P: Quality of life issues for fibromyalgia patients. Arthritis Care Res. February

Referências

Documentos relacionados

A visita inicia pela Palmeira Jumei- rah, passando pelo Atlantis The Palm; continuação para a Dubai Marina e passeio de barco (20m); prosseguimento para área residencial da

Os dados coletados apresentam-se com a finalidade de apresentar aos leitores e a sociedade em geral este processo, bem como instigar programas de intervenção e até mesmo

O Custeio Baseado em Atividade nas empresas de prestação de serviço, assim como na indústria, envolve os seguintes passos: os recursos consumidos são acumulados por

Porém, o autor evidencia o fenômeno da restrição informacional (filtro-bolha) como uma contrapartida ao excesso deste uso, em seu livro, como por exemplo,

Ao pressionar Opções nos menus Chamadas não atendidas, Chamadas recebidas e Números discados, você pode, por exemplo, visualizar a data e hora da chamada, editar ou excluir o

Dentre as causas da ocorrência de falsas rejeições, ao se seguir a estratégia para a detecção de transições abruptas proposta neste trabalho, constam, por exemplo: falha humana

Dessa maneira verifica-se que a eletroestimulação do nervo tibial posterior se mostra uma técnica não invasiva e com resultados satisfatórios no tratamento de bexiga

- Documentos para embarque: necessário apresentação do documento oficial com foto; - Não serão tolerados atrasos, programe-se;. - Valores e pacotes sujeito a alteração sem