• Nenhum resultado encontrado

PROJETOS CULTURAIS. África do Sul (Copa do Mundo) 3 0 a O - fu dame tal. Justificativa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETOS CULTURAIS. África do Sul (Copa do Mundo) 3 0 a O - fu dame tal. Justificativa"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

3 0 a˜O - fu˜dame˜tal

África do Sul

(Copa do Mundo)

P

R

O

JE

T

O

S

C

U

L

T

U

R

A

IS

  Justificativa

Em tempo de Copa do Mundo, os alunos se sentem motivados a buscar informações sobre os países e as seleções participantes. A escola, espaço de formação e informação, deve estimular e intermediar, neste momento, a aquisição de novos conteúdos e conhecimentos, de modo a inserir os alunos em um universo cultural maior, possibilitando-lhes compreender os acontecimentos do momento para que usufruam das manifestações nacionais e univer-sais, referentes, neste caso, à Copa do Mundo, que, em 2010, será realizada na África do Sul.

Â

 conteúdos

Conceituais

• Aprender conteúdos necessários para conhecer a realidade e saber participar de acontecimentos diversificados, condições essenciais para o exercício da cidadania. • Utilizar as diferentes linguagens como meio para compreender, interpretar e

pro-duzir novos conhecimentos.

• Entender o esporte como uma forma universal de expressão cultural e uma possi-bilidade de intercâmbio entre os povos.

• Interpretar, analisar e relacionar informações sobre novos conhecimentos.

Procedimentais

• Utilizar diferentes fontes de informação e recursos para adquirir e construir co-nhecimentos e fazer uso de diferentes linguagens como meio para expressar e comunicar ideias.

• Aprender a compartilhar os conhecimentos, elaborar e confrontar opiniões; posi-cionar-se diante do grupo, de maneira crítica, responsável e construtiva nas dife-rentes situações.

• Demonstrar interesse em ampliar os conhecimentos sobre outras culturas, povos e países.

Atitudinais

• Valorizar a atitude cidadã durante os jogos, o respeito e a obediência às regras esportivas. • Refletir sobre a postura das equipes e da torcida; preocupar-se em praticar espírito

esportivo diante do perder ou ganhar.

• Perceber que o maior propósito das competições esportivas é o intercâmbio cul-tural, o convívio e a confraternização entre as pessoas.

  Público-alvo 3º ano   temPoÂestimado Aproximadamente 15 dias.

(2)

PROJETO CULTURAL

África do Sul

(Copa do Mundo)

Â

 materialÂnecessário

• Tesoura sem ponta;

• Papéis coloridos (crepom, cartão, cartonado), EVA • Durex

• Cola branca • Lápis de cor

• Tinta guache (verde, amarelo, azul)

Â

 desenvolvimento

O projeto “África do Sul (Copa do Mundo)” deve possibilitar não apenas conhecimen-tos mas também curiosidades sobre o país sede da competição e os países participantes; estimular a busca de dados, leituras e informações sobre o tema.

Deve garantir situações de discussão e reflexão sobre a importância da prática do esporte e de uma atitude cidadã e respeitosa tanto das equipes quanto das torcidas.

Seria interessante propor um campeonato interclasses para envolver os alunos e co-locar em prática as reflexões sobre a importância do espírito esportivo, uma postura que de-monstra controle emocional e elevado grau de cultura social.

Â

 avaliaçãoÂ

A avaliação deverá considerar o interesse e envolvimento do aluno diante das ati-vidades propostas, a participação e mobilização durante a aquisição dos conhecimentos, as atitudes de respeito ao esporte e às regras desportivas.

Â

 orientaçõesÂaoÂ(à)ÂProfessor(a)

Como o tema é muito atual e de interesse dos alunos, é possível que o projeto se estenda por vários dias, ou mesmo que acompanhe os jogos da Copa. As curiosidades deve-rão ser muitas, tanto em relação aos países participantes quanto à própria África do Sul e sua diversidade.

Estimule pesquisas sobre o tema e, se sua escola tiver laboratório de informática, pro-ponha atividades de busca em sites (e são muitos) para enriquecer o trabalho e ajudar seus alunos a utilizarem diversas fontes de informação.

Use as novas informações e tabelas dos jogos para realizar atividades significativas e desafiadoras. Levante questões diariamente, lance desafios para o dia seguinte, traga curiosi-dades sobre as equipes e seus países. Os meios de comunicação em massa têm apresentado muitas reportagens sobre a Copa do Mundo e a África do Sul.

Organize uma exposição com objetos de vários países. As famílias dos alunos costu-mam ter objetos de seus antepassados e/ou de viagens.

Com a ajuda do professor de educação física, proponha um campeonato de futebol. Seria a culminância de um trabalho sobre o espírito esportivo.

• Sobre as atividades propostas: usar a bandeira brasileira como modelo para que

as crianças pintem-na ou colem sobre ela bolinhas de crepom. As figuras para os quebra-cabeças, o desenho do leão para o trabalho com colagem e os moldes para as máscaras estão nas figuras em anexo. Elas poderão ser feitas em um papel mais resistente ou em EVA.

• Para saber mais: conversar com os alunos sobre questões referentes à Copa do

(3)

PROJETO CULTURAL

África do Sul

(Copa do Mundo)

De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países se reúnem para disputar esse grande campeonato mundial. Durante quatro semanas, o país que sedia a Copa é o centro do mundo. A Copa de 2010 terá início em 11 de junho, quando, então, todos os olhares estarão voltados para a África do Sul; é a 1ª Copa do Mundo no continente africano.

Quando a Copa do Mundo começar, o mundo vai entender por que a África do Sul é chamada de nação arco-íris. É por causa da mistura de raças. Ali existem brancos, morenos e negros. Até determinada época, brancos e negros não podiam se misturar, resultado de uma política do governo chamada apartheid (fala-se apartaide). Ela só acabou quando o líder negro Nelson Mandela foi libertado, depois de anos na prisão, e eleito o presidente da África do Sul.

Adaptado de Fábio Zanini, Folhinha de S.Paulo, 27 mar. 2010.

Zakumi, mascote da Copa de 2010, é um leopardo de cabelos verdes. O nome vem

dos termos “ZA”, abreviatura de África do Sul, (“Zuid-Afrika”, em holandês) e “Kumi”, que sig-nifica dez (o ano da copa) em várias línguas africanas. A palavra “Zakumi” também pode ser entendida como “vem aqui” em várias línguas sul-africanas.

A bola oficial é chamada de JABULANI. Ela tem 11 cores diferentes, cada uma re-presentando os dialetos (o jeito de falar de cada povo ou lugar) e etnias (as diferentes raças) da África do Sul. O nome da bola significa “trazendo alegria para todos”, em Isizulu, uma das muitas línguas faladas no país.

A equipe sul-africana é conhecida por BAFANA BAFANA, que significa “os rapazes, os rapazes”, em Isizulu. Os torcedores gostam de fazer muito barulho durante as partidas de futebol. Para isso, usam uma corneta grande de plástico, de cores vivas, que os fãs sopram a plenos pulmões e, o tempo todo. O nome da corneta é VUVUZELA. Ela provoca um som forte e irritante.

Professor(a), para obter mais informações e algumas imagens, você pode acessar si-tes de busca e, ainda, as referências a seguir:

www.educacao.uol.com.br www.wikipedia.org www.pt.fifa.com www.pt.wikipedia.com www.africa.turismo.com www.animais.com www.duplipensar.net

(4)

PROJETO CULTURAL

África do Sul

(Copa do Mundo)

É época de Copa do Mundo! Todo o Brasil se veste de verde e amarelo para torcer para a nossa seleção, cantar o nosso hino nacional e balançar, com orgulho, nossa bandeira. Vamos colorir a bandeira do Brasil?!

Escreva uma frase de incentivo para a seleção brasileira ser hexacampeã, ou seja, vencer a copa pela ……… vez:

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

(5)

PROJETO CULTURAL

África do Sul

(Copa do Mundo)

A África é um grande continente, com muitas belezas, animais e paisagens muito bonitas, mas também muitos problemas sociais e contradições. A África do Sul é um país independente, do tamanho do estado do Pará, situado bem ao sul do continente africano e banhado pelos oceanos Atlântico e Índico.

No mapa abaixo, localize e pinte a África do Sul:

OCEANO ATLÂNTICO Mar Mediterrâneo Mar Vermelho OCEANO ÍNDICO ARGÉLIA LÍBIA EGITO MAURITÂNIA NÍGER SUDÃO MALI CHADE NIGÉRIA ETIÓPIA CAMARÕES SOMÁLIA QUÊNIA TANZÂNIA ANGOLA MOÇAMBIQUE MADAGASCAR NAMÍBIA ÁSIA EUROPA MARROCOS ERITREIA CABO VERDE BURKINA FASSO GÂMBIA DJIBUTI GUINÉ BENIN GUINÉ--BISSAU LIBÉRIA COSTA DO MARFIM GANATOGO

REP. CENTRO -AFRICANA UGANDA CONGO GUINÉ EQUATORIAL

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE GABÃO RUANDA

BURUNDI COMORES SEYCHELLES ZÂMBIA MALAVI ZIMBÁBUE BOTSUANA SUAZILÂNDIA LESOTO REP. DEMOCRÁTICA DO CONGO (ex-Zaire) TUNÍSIA SENEGAL SERRA LEOA SAARA OCIDENTAL ÁFRICA DO SUL Trópico de Capricórnio Meridiano de Gr eenwich Equador Trópico de Câncer

A nossa ligação com a África é muito forte. De lá vieram para cá muitos negros escravizados que ajudaram a construir o nosso país, por isso temos a influência dos africanos em muitos costumes e tradições. Os portugueses, nossos colonizadores, também dominaram e colonizaram alguns países da África, o que nos torna ainda mais parecidos no jeito de ser e de viver do povo africano. Os mais antigos traços da humanidade foram encontrados no continente africano, portanto é um continente que merece respeito.

Pinte, no mapa acima, os países em que a língua portuguesa é o idioma oficial: Cabo Verde, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial. Descubra palavras de origem africana que usamos no dia a dia e escreva-as aqui:

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

Fonte: editoria de arte.

(6)

PROJETO CULTURAL

África do Sul

(Copa do Mundo)

Toda Copa tem sua mascote:

a) Pesquise sobre as mascotes das Copas.

b) Procure, no dicionário, o signifi cado da palavra MASCOTE:

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

Meninos e meninas de diferentes etnias da África do Sul aguardam ansiosos pelo início da Copa e falam de suas tradições e preferências no esporte. O jornalista Fábio Zanini (Folhinha de S.Paulo, 27 mar. 2010) conversou com algumas delas. Leia um pouco dessas histórias interessantes!

“O garoto Ntuthuko Khoza tem 11 anos, mas já está se planejando para o momento mais importante na vida de um zulu, o grupo étnico mais numeroso da África do Sul. Quando alguém da sua tribo completa 21 anos, a família faz uma festa chamada “umemulo”. O aniversariante ganha presentes e uma permissão especial: agora, já pode sair de casa e casar. Ele gosta de praticar rúgbi, um esporte parecido com o futebol americano. ‘O rúgbi me ajuda a ficar forte.’ ”

“Thando Njilo, 12, que é da etnia soto, não vê a hora de a Copa do Mundo começar. Ela joga futebol com as amigas e diz que gosta muito da festa de casamento, chamada ‘lenyalo’. Segundo ela, um boi inteiro é morto como oferenda para os espíritos. Outro prato favorito é o ‘pap’, uma espécie de purê de milho, misturado com legumes, frango ou carne. Muitas vezes, numa mesma bacia de ‘pap’, comem várias pessoas ao mesmo tempo, usando só as mãos.”

“Quando a família de Melusi Mangena,12, se reúne, o garoto já sabe que é dia de ‘morogo’, uma comida forte à base de espinafre misturado com batatas, um pouco de arroz e bastante pimenta. Ele diz que é uma delícia. Melusi é da etnia suati, gosta de futebol, mas adora o críquete, um esporte que lembra o beisebol.”

“Como a maioria dos sul-africanos brancos, Minke Swart, 11, gosta mais de outros esportes do que de futebol. Ela é craque em ‘softball’ (um tipo de beisebol) e ‘napalm’ (espécie de queimada). Minke acha que a Copa do Mundo será importante para a África do Sul. Ela é africâner, um grupo étnico que descende dos holandeses que chegaram ao país no século XVII. Ela gosta de comer ‘boerewors’, uma espécie de linguiça temperada que é bastante tradicional entre os africâneres.”

b) Procure, no dicionário, o signifi cado da palavra MASCOTE:

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

FIF A

(7)

PROJETO CULTURAL

África do Sul

(Copa do Mundo)

a) Você gostou dessas histórias? Conte um pouquinho da sua história, agora! Escreva sobre o seu esporte preferido, tradições, curiosidades, costumes da sua família.

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

b) Assinale, no texto, os esportes citados pelos meninos e meninas da reportagem.

“Os cinco maiores” (The Big Five)

Você sabe o que significa a expressão inglesa “Big Five”?

É chamado de “cinco maiores” um grupo de mamíferos que representa a maior atração turística de vários países africanos. Muitos turistas visitam as savanas africanas especialmente para ver essas cinco espécies de animais: búfalos, elefantes, leões, leopardos e rinocerontes.

Pesquise sobre esses grandes animais da África e escreva um pouco sobre eles:

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

(8)

PROJETO CULTURAL

África do Sul

(Copa do Mundo)

Faça o quebra-cabeça anexo 1. Recorte e cole em uma folha de papel sulfite. Observe esta imagem e responda:

a) Qual desses animais não vive nas savanas africanas?

__________________________________________________________

b) Por quê?

__________________________________________________________

__________________________________________________________

(9)

PROJETO CULTURAL

África do Sul

(Copa do Mundo)

Procure, no caça-palavras, oito palavras que têm relação com a Copa do Mundo e a África do Sul:

JABULANI – VUVUZELA – ZAKUMI – ELEFANTE – BúFALO LEãO – RINOCERONTE – FUTEBOL

W

L

K

S

C

O

L

B

A

L

S

A

S

C

V

A

J

O

S

S

A

F

J

A

B

U

L

A

N

I

K

W

U

U

O

Ú

V

R

Ã

O

A

T

Y

T

X

N

F

U

I

O

L

L

U

T

E

V

L

A

Z

A

K

U

M

I

Y

B

R

E

L

E

F

A

N

T

E

J

O

T

Ã

O

L

J

O

A

N

A

K

L

L

O

T

A

O

S

L

L

M

O

L

M

P

A

A

S

O

A

I

Ã

S

P

R

I

N

O

C

E

R

O

N

T

E

Vamos fazer uma máscara “animal”? Use o(s) molde(s) dos anexos 2, 3 e 4 para confeccionar seu trabalho.

Que tal fazer um pompom de crepom para torcer durante os jogos da Copa?! É fácil. Material necessário:

• Papel crepom nas cores de sua preferência; • Durex (ou outra fita adesiva);

• Tesoura sem ponta;

Procedimentos:

• Sem abrir a folha de papel crepom, corte-a em tiras finas.

• Abra as tiras e vá dobrando até que fiquem no tamanho desejado. • Corte as pontas e fixe um dos lados com o durex.

(10)

PROJETO CULTURAL

África do Sul

(Copa do Mundo)

Forme um coração, colocando uma mão sobre a outra. Assim:

Passe tinta guache amarela, azul ou verde na palma das mãos (pode-se usar também uma cor para cada mão).

Carimbe-as, uma de cada vez, fazendo a sobreposição para formar um coração.

Monte um painel, junto com as mãozinhas de seus colegas, formando muitos e pequenos corações.

(11)
(12)
(13)
(14)

Referências

Documentos relacionados

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus