• Nenhum resultado encontrado

ENCONTRO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENCONTRO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ENCONTRO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL:

Seminário: Encontro em Segurança Alimentar e Nutricional, Canada, Brasil e Angola.

Junho de 2006, na Ryerson University, em Toronto, Canada. Participantes total dos dois dias: 150 pessoas.

Tradução simultânea: Português e Inglês.

Cecilia Rocha: Agradece as organizadoras da conferência: Alison, Parnaz e Bernadete e os participantes presentes bem como o grupo visitante do Projeto: Construindo Capacidades em Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil e Angola.

Objetivos da Conferência:

1. Compartilhar experiências entre os três países: Canada, Brasil e Angola. 2. Dialogar / network.

3. Refletir na metodologia. Conferencistas:

Marlene Marques Avila:

Nutricionista e sanitarista, professora do Curso de Nutri da Universidade Estadual do Ceara (UECE), responsável pela disciplina Nutri ção e Saúde Pública, coordeno na UECE um grupo de estudos e pesquisa em Nutri ção e Saúde Pública (NENSP) e sou facilitadora em Fortaleza - Ceara do Projeto Construindo Capacidade em Segurança Alimentar no Brasil e Angola.

Marcio Carneiro dos Reis

Márcio Carneiro dos Reis, economista, mestre em economia e doutorando em Ciências Sociais pelo CPDA / UFRRJ, onde desenvolve tese cujo tema é desenvolvimento local. Professor do Curso I - Princípios e Conceitos em SAN e Coordenador de Pesquisa do Projeto Building Capacity in Food Security in Brazil and Angola.

Márcia Maria Pereira Muniz

Assistente Social, Coordenadora da equipe local do semi-árido do SASOP - Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais – ONG parceira da

(2)

região de Juazeiro e facilitadora do Projeto Construindo Capacidade em Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil.

Luciana Alves Siqueira da Silva

Nutricionista, formada pela Universidade Estadual do Ceará, técnica de campo do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional da Associação VIDA Brasil. Sou facilitadora local do projeto Building Capacity in Food Security in Brazil and Angola atuando na Associação VIDA Brasil em Fortaleza e aluno do curso de segurança alimentar.

José Moacir dos Santos

Técnico agricola, trabalha no Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA, www.irpaa.org.br É coordenador local de gênero do Projeto Criando Capacidades Locais em Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil e Angola, em Juazeiro - BA.

Milton Ávila

Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1983), com especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais –PUC-MG (1991); professor efetivo de Língua Portuguesa e suas Literaturas na Escola Estadual Industrial “São José”, de Ensino Médio (Araçuaí/MG); Assessor Institucional da Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha – FEVALE, com atuação no Pólo-Araçuaí. Membro fundador do FÊNIX – Instituto de Pesquisa,Educação e Assessoria, com sede em Araçuaí/MG; facilitador local do Projeto CIDA; aluno bolsista dos cursos de Segurança Alimentar promovidos pelo CERESAN/CPDA/UFRRJ/ Centre for Studies in Food Security - Ryerson University. Agente político no município de Araçuaí, de 1993 a 2003, nas funções de Vereador(1993-1996) e secretário municipal(1997-2003).

Maria Gorett Nogueira da Silva

Assistente Social estudante do mestrado profissional de Planejamento de Políticas Públicas da Universidade estadual do Ceará. Trabalhei por 20 anos com projetos sociais desenvolvidos por ONGs, os quais 8 anos foi com o tema Segurança Alimentar e Nutricional. Atualmente trabalho como Assistente Social do Programa Mesa Brasil Sesc, desenvolvendo ações de organização comunitária, Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e de geração de trabalho e renda junto às instituições cadastradas no programa. Participo como conselheira titular do Consea Estadual representando o Fórum Cearense de Segurança Alimentar e Nutricional e como Conselheira Suplente

(3)

do Consea Nacional. Estou como Facilitadora de Capacitação em Segurança Alimentar e Nutricional no Projeto: Construindo Capacidades em Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil e Angola.

Renato Sérgio Jamil Maluf

Professor do Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), onde coordena o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN). Formado em Ciências Econômicas pela UNIMEP, Piracicaba, São Paulo (1973); Mestre em Ciências Econômicas (1977); Doutor em Ciências Econômicas (1988) pela Unicamp.

Programas de pós-doutoramento: a) International Development Centre-Queen Elizabeth House, University of Oxford (UK), 1996/97; b) Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, Centre de Recherche sur le Brésil Contemporain, Paris (France), 2000/2001.

Áreas de pesquisa: Desenvolvimento econômico, sistema alimentar e segurança alimentar; estratégias de desenvolvimento, agricultura familiar e multifuncionalidade da agricultura; políticas municipais de segurança alimentar. Coordenador dos seguintes projetos de pesquisa em curso:

Projeto de pesquisa ‘Construção e promoção de sistemas locais de segurança alimentar e nutricional: aspectos produtivos, de consumo, nutricional e de políticas públicas’, financiado pelo CNPQ, 2004/2006; Instituições participantes: CPDA/UFRRJ (coord.), UFF; FIOCRUZ-ENSP; UERJ; Instituto PÓLIS; SASOP.

Projeto de pesquisa ‘Multifuncionalidade da agricultura e desenvolvimento territorial no Brasil’ Instituições participantes: UFRRJ/CPDA (coord.), UFSC/CCA, UFRGS/PGDR, UERGS, FEPAGRO, EMBRAPA, USP/ESALQ, UFES, UFCG, CIRAD (França), INRA (França), Apoio – NEAD/MDA, 200/2007.

Diretor brasileiro do projeto de extensão universitária ‘Criando Capacidades em Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil’, coordenado pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional/CPDA-UFRRJ, em cooperação com o Centre for Studies in Food Security/Ryerson University, 2004/2010, apoiado com recursos da Canadian International Development Agency, envolvendo as seguintes instituições no Brasil: DNS/UFF (RJ), UNEB (BA), UECE (BA), Vida Brasil (CE), SASOP (BA), Inst. Fênix (MG), FEVALE (MG).

(4)

Membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e assessor da Presidência do Conselho.

Luciene Burlandy Campos Alcantara

Nutricionista, com residência Mestrado e Doutorado em Saúde Publica com a área de concentração de Políticas Publicas em saúde. Trabalhou na Prefeitura do Rio de Janeiro - Secretaria de Desenvolvimento Social em áreas de baixa renda no Rio de Janeiro – (favelas) no período de 1987 a 1994. Desde então atua como professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense, integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional e Co-coordenadora do Centro de Referencia de Segurança Alimentar e Nutricional (CPDA/UFRRJ – UFF – IBASE)

Jamil Amim Galuppo Mattar

Assistente Social, pós graduado (stricto sensu) em Políticas Públicas pela Fundação Israel Pinheiro. Trabalho (concursado) desde 1993 na Secretaria Municipal de Abastecimento (SMAB) da PBH Coordenador do Comitê da Ação da Cidadania MG, contra a Fome, aMiséria e Pela Vida em 1994. Assessor Técnico da SMAB Gerente de Coordenação dos Programas de Assistência Alimentar (2003 e 2004)Gerente de Alimentação Escolar e Assistência Nutricional (a partir de 2005) Membrodo CONSEA MG (2002/2003) Membro do Conselho de Alimentação Escolar de Belo Horizonte - (2005 e 2006)Membro de Conselho Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte (2003 a 2006).

Maria Márcia de Mello

Assistente social e agrônoma. Participante do Instituto Fênix, é a coordenadora local degênero do Projeto Criando Capacidades Locais em Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil e Angola, em Araçuaí -MG.

Maristela Calvario Alvares Pinheiro

Engenheira Agrônoma, formada em 1994 pela Universidade Federal do Ceará.Trabalha deste 1995 no ESPLAR, ONG que presta assessoria à agricultores e agricultoras familiares do sertão do Ceará e que tem como eixos estruturantes do trabalho as temáticas Agroecologia, Gênero e Segurança Alimentar. Neste entidade atualmente exerce a função do coordenadora do Programa Convivência com o Semi-árido. Faz parte da Coordenação do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional. No Projeto Criando Capacidades em SAN, é Coordenadora Local de Gênero.

(5)

Maria Helena Cardoso

Formada em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul - SP, desde a década de 70, atuando no Vale do Jequitinhonha – MG. Primeira assistente social a atuar profissionalmente no município de Araçuaí, e na região, quando então assistente social era o/a profissional boazinha paga para ajudar aos pobres e quem sabe, garantir um lugar no céu...

A experiência no Vale sempre esteve voltada para as ações de organização social, debate e elaboração de políticas públicas nos diversos setores como educação, saúde assistência social e o desenvolvimento econômico sustentável.

Junto com uma equipe composta com alguns secretários municipais e representantes de outros segmentos da sociedade civil, sou uma das fundadoras do Fênix - Instituto de Pesquisa Educação e Assessoria, que tem como um dos princípios básicos trabalhar na linha da capacitação de lideranças formais e informais, no sentido de termos mais e mais pessoas capacitadas em busca do tão sonhado desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável.

Referências

Documentos relacionados

Espera-se também, como contribuição adicional, obter subsídios para a arquitetura de informação dos processos da Gestec, indo ao encontro do modelo proposto por

Nas avaliações sobre as vantagens e desvantagens das atividades realizadas pelo pai e pela mãe, no entanto, observam-se algumas diferenças entre as respostas dos rapazes e

As plantas resultantes do cultivo foram avaliadas para as características: altura da planta, número de raízes, peso das massas fresca e seca total.. Os melhores resultados para

11 Certamente, você e eu, não teríamos recebido o evangelho de Cristo para nossa salvação, se não fosse a paixão daquele apóstolo de Cristo e de outros milhares de seguidores

"[...] a maioria das estruturas das Nações Unidas ainda são aquelas desenhadas há cinqüenta anos. Naquele momento, o mundo entrava em uma nova fase de política de poder que já

partir de 60 dias após o plantio, acusando uma incidência de 50%. de " MeIa " e atingindo produtividades médias de 425

Para se obter informações sobre o uso de vespas sociais como bioindicadores e hábitos de nidificação desses insetos na floresta ripária, foi realizado estudo ao longo do rio

O valor de cada parcela, por ocasião do pagamento, será acrescido de juros equivalentes à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e Custódia