• Nenhum resultado encontrado

Geografia. Novas realidades exigem soluções inovadoras. Expectativas acrescidas requerem compromissos mais fortes.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Geografia. Novas realidades exigem soluções inovadoras. Expectativas acrescidas requerem compromissos mais fortes."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Geografia

16. Leia o texto a seguir (este texto refere-se ao trecho do discurso pronunciado pelo então Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Luiz Felipe Lampreia na ONU):

"[...] a maioria das estruturas das Nações Unidas ainda são aquelas desenhadas há cinqüenta anos. Naquele momento, o mundo entrava em uma nova fase de política de poder que já não mais se aplica. [...].

Novas realidades exigem soluções inovadoras. Expectativas acrescidas requerem compromissos mais fortes.

Nada é mais emblemático da necessidade de adaptar as Nações Unidas às realidades do mundo pós-Guerra Fria do que a reforma do Conselho de Segurança. [...]."

(MOREIRA, J.C; SENE, E. de. Geografia para o Ensino Médio: "Geografia Geral e do Brasil". São Paulo: Scipione, 2002, p. 230) Sobre a posição dos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU, pode-se afirmar que esse país:

I - defende a ampliação da sociedade civil e dos parlamentos nas decisões referentes ao cumprimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

II - é favorável à entrada, como membros permanentes, do Brasil, de outros representantes dos países subdesenvolvidos e, ainda, do Japão.

III - tem adotado posições unilaterais, colocando em risco o prestígio e a própria existência das Nações Unidas.

Dentre as afirmativas acima, está(ão) correta(s) apenas: (A) I e II.

(B) II e III. (C) I e III. (D) I. (E) III.

(2)

17. "A nova doutrina de segurança norte-americana altera drasticamente o ordenamento político iniciado com o fim da Segunda Guerra Mundial e define (...) um estilo de exercício hegemônico fronteiriço à coerção (...). Com a disposição de usar a força de forma unilateral e preventiva, os Estados Unidos tentam transformar sua soberania em valor absoluto, marginalizando os países com quem dividiam _ ainda que formalmente _ as

responsabilidades pela regulação sistêmica mundial."

(DUPAS, G. A nova doutrina de segurança internacional dos Estados Unidos e os impasses na governabilidade global. In: SANTOS, T. et alii. (org.) Os impasses da globalização _ hegemonia e contra-hegemonia. São Paulo: Loyola, 2003.) BRASIL VAI GASTAR MAIS EM PORTOS PARA GARANTIR SEGURANÇA DOS EUA

WASHINGTON. O Brasil terá de gastar milhões de dólares para garantir a segurança dos americanos nos EUA. A campanha antiterrorismo do presidente George W. Bush vai obrigar o governo brasileiro a equipar seus dois principais portos _ o de Santos e o do Rio _ com aparelhos capazes de detectar se cargas destinadas ao Tio Sam estão contaminadas com produtos químicos ou biológicos ou, se em meio a elas, foram também empacotadas armas de destruição em massa. Todo o trabalho será monitorado por agentes americanos que passariam a residir no país. (...) Trata-se da chamada "política de extensão de fronteiras", com a qual o presidente Bush passou a considerar que os pontos de saída de outros países passaram a fazer parte limítrofe do território americano.

(Adaptado de PASSOS, J. M. O Globo, 08/09/2003.) A correlação entre estes textos evidencia que o novo papel assumido pelos Estados Unidos na ordem mundial de poder é expresso, principalmente, por:

(A) ampliação da importância dos blocos econômicos sob a sua hegemonia. (B) subordinação territorial das demais nações às suas decisões estratégicas. (C) imposição aos países aliados de gastos elevados com reforma administrativa. (D) combate ao terrorismo globalizado com a formação de pactos entre países amigos. (E) fortes relações de amizade entre Brasil e Estados Unidos.

18. O dia 11 de setembro de 2001 não será esquecido. Nessa data, o mundo se deu conta da sua fragilidade e de que alguma coisa havia mudado com relação ao século XX, no que diz respeito às relações internacionais. Trata-se de um acontecimento que expressa as

modificações que integram o processo iniciado com o fim dos regimes socialistas do Leste Europeu na passagem da década de 1980 para a de 1990. Esse processo pode ser

(3)

(A) polarização entre dois blocos econômicos, políticos e militares _ avanço da globalização sob a liderança dos EUA.

(B) intolerância religiosa entre países de origens culturais diferentes _ crescimento das religiões ocidentais em detrimento da cultura oriental.

(C) coexistência entre diversos continentes de poderio econômico equivalente _ acirramento da rivalidade ideológica entre capitalismo e comunismo.

(D) integração entre um mundo exportador de alimentos e um outro produtor de manufaturados _ isolamento crescente entre os grandes produtores internacionais.

(E) período de paz e integração global _ acirramento das polaridades entre árabes e cristãos. 19. A prisão do ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, em junho de 2001, foi mais um capítulo dos intensos conflitos separatistas e étnicos que eclodiram na Europa durante a década de 90 do século XX. Um dos elementos que contribuíram para a emergência desses conflitos foi:

(A) a intensificação do processo de repressão aos cultos religiosos por parte do governo central de Moscou.

(B) a entrada da Iugoslávia na OTAN, contrariando os interesses militares do bloco socialista na Europa.

(C) a formalização da União Européia, contrariando interesses da Iugoslávia e da Sérvia. (D) o fim da URSS, ampliando a autonomia das antigas repúblicas soviéticas.

(E) as disputas por terra entre colonos judeus e separatistas sérvios, em território iugoslavo. 20. Observe o mapa:

Com base no mapa, assinale a alternativa correta:

(A) Reino Unido e Alemanha são os dois países europeus com maior número de páginas na Internet.

(4)

(B) Espanha e Irlanda, comparadas, apontam equilíbrio no total de páginas. (C) Portugal tem menos páginas de Internet que a Lituânia e a Letônia juntas.

(D) Polônia e Suécia apresentam páginas de Internet regularmente distribuídas por seus respectivos territórios.

(E) França e Noruega perdem em páginas de Internet para a Finlândia.

21. A Grécia, ao sediar os Jogos Olímpicos de 2004, tornou-se foco da atenção mundial. Sobre a geografia deste país, apresentam-se as quatro afirmações seguintes:

I _ O Monte Olimpo, ponto culminante do país, localiza-se na cadeia montanhosa dos Pireneus, formada na Era Pré-Cambriana.

II _ Predomina o clima mediterrâneo, com invernos amenos e chuvosos, e com verão quente e seco.

III _ A região metropolitana de Atenas é a maior concentração demográfica, industrial e portuária do país.

IV _ A inserção da Grécia na União Européia é recente, por causa do predomínio de população muçulmana e de seu atraso econômico.

Estão corretas, apenas, as afirmações: (A) I e II.

(B) I e IV. (C) II e III. (D) I, II e III. (E) II, III e IV.

22. Com a desintegração do bloco socialista na década de 90, poder-se-ia esperar que o mesmo ocorresse com a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), porém a aliança militar atlântica defende a sua manutenção com o objetivo de:

I. combater organizações mafiosas e o narcotráfico.

II. conter Estados "hostis" que supostamente dispõem de armas de destruição maciça. III. conter ações terroristas que poderão ameaçar a Europa, a América do Norte, o Japão e Israel.

(5)

IV. ter controle bélico dos países do Leste Europeu e da América Latina, que ainda são apontados como fonte de perigo para os aliados.

Estão corretas: (A) somente I e II. (B) somente I e III. (C) somente II e IV. (D) somente III e IV. (E) I, II, III e IV.

(Fonte: Adapt. Castells, 2001.) 23. São características dos dois países representados:

_ As planícies são as formas de relevo predominante.

_ Apresentam grande população relativa e pequena superfície.

_ Graças ao elevado padrão técnico, são exportadores de produtos agropecuários. _ Fazem parte dos organismos econômicos: Benelux e União Européia.

Os países são:

(A) Noruega e Bélgica.

(B) Países Baixos e Dinamarca. (C) Países Bálticos e Países Baixos. (D) Bélgica e Países Baixos.

(6)

24. Sobre a Europa Ocidental, é correto afirmar:

(A) Sofre uma crise demográfica, decorrente do aumento da oferta de empregos, que não é acompanhado de aumento equivalente do número de europeus adultos.

(B) Vive uma crise social, decorrente da prosperidade das comunidades imigrantes, cujos membros ocupam os melhores empregos e salários, impedindo o acesso dos cidadãos europeus ao trabalho.

(C) Se, num passado recente, os imigrantes, pouco exigentes, serviram para cobrir o déficit de mão-de-obra para serviços menos qualificados, hoje, com a crise econômica local, o aumento do desemprego tem levado os europeus a se sentirem prejudicados com a presença desses trabalhadores.

(D) Ocorre um intenso processo de desindustrialização, ou seja, a migração de

trabalhadores do setor secundário para o setor terciário, e neste setor a oferta é pequena. (E) A crise econômica que a região vem sofrendo decorre da automação de determinados setores da atividade produtiva, como a agropecuária, que têm liberado o trabalhador, aumentando, desta forma, o número de desempregados.

25. Atualmente, a União Européia delineia-se como um dos três pólos em que se pode dividir o mundo. Da mesma forma que os Estados Unidos ou o Japão, organiza e controla sua respectiva periferia integrada, dentre outras áreas, formada:

(A) pelo leste asiático e boa parte da Oceania. (B) pelas Antilhas e inúmeras ilhas do Pacífico.

(C) por grande parte do sul da Ásia e antiga região da Indochina. (D) pelo Extremo Oriente e região do "chifre da África".

(E) por grande parte da África e região dos Bálcãs. 26.

(7)

O mapa anterior registra um zoneamento das áreas mais carentes da União Européia, evidenciando a necessidade de uma política regional.

Levando em conta o seu conhecimento sobre as diferentes regiões européias, no tocante às áreas do meio rural dos países assinalados no mapa, há predominância de estrutura

produtiva baseada em:

(A) sistemas do tipo plantation.

(B) atividades agropecuárias tradicionais. (C) sistemas agrícolas de propriedade coletiva. (D) práticas de cultivos altamente mecanizadas. (E) agricultura de jardinagem.

27. Sobre o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, é correto afirmar:

(A) As abundantes reservas carboníferas do Reino Unido, via bacia de Londres, permitiram um grande desenvolvimento industrial a partir da segunda metade do século XX.

(B) Na ilha da Irlanda situa-se a Irlanda do Sul ou Eire e a Irlanda do Norte ou Ulster, que se separou do Reino Unido em 1922.

(C) As ilhas Britânicas constituem um arquipélago situado a noroeste da Europa, sendo que a maior delas é a ilha da Irlanda situada a leste da ilha da Grã-Bretanha.

(D) O Reino Unido representa o Estado constituído pela Irlanda do Norte ou Ulster, País de Gales, Escócia e Inglaterra.

(E) O Império Colonial de que dispõe o Reino Unido é representado na Ásia pelas colônias de Hong-Kong e Macau.

28. É um pequeno país alpino no topo dos Pireneus, entre França e Espanha. A agricultura e o turismo são as atividades mais importantes. Os principais cultivos são de tabaco e batatas e a atividade pecuária concentra-se na criação de ovinos e bovinos. O fornecimento de hidreletricidade a regiões vizinhas, bem como a venda de selos e artigos isentos de impostos, é importante fonte de renda. Identifique o país de que se fala:

(A) Estado do Vaticano. (B) Andorra.

(8)

(D) Áustria. (E) Bulgária.

29. Vegetação arbórea que aparece nas altas latitudes européias e representa importante fonte de renda para os países nórdicos:

(A) estepes; (B) coníferas; (C) tundra; (D) savanas; (E) sahel.

(MAGNOLI, Demétrio. "União Européia _ história e geopolítica. São Paulo: Moderna,1994.) 30. É o mais importante rio europeu devido ao intenso transporte de matérias-primas e produtos industrializados. Em sua foz está situado o maior porto europeu, Roterdã (Holanda). Estamos nos referindo ao rio:

(A) Tâmisa. (B) Reno. (C) Sena. (D) Danúbio. (E) Tejo.

Referências

Documentos relacionados

Os volumes de cada solução foram calculados para que, da mesma forma que nos catalisadores híbridos, a razão mássica entre o catalisador de síntese de

Ao tempo em que se constituiu, o Conselho de Segurança era composto por 11 Estados-membros – 5 permanentes e 6 não permanentes – números que correspondiam a 21,56% dos 51

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Após as publicações do Manual do Colaborador, do Código de Conduta e do Código de Conduta Tecpron & Fornecedores onde apontamos precisamente nosso

Com a revelação dos crimes cometidos contra a comunidade judaica internacional, a necessidade de um lar-nação para o povo judeu retornou à pauta política mundial, assim como

A maioria das mulheres tem medo da dor do parto e anseiam pela utilização de medicamentos para a dor, especialmente quando o medicamento é tão efectivo como o bloqueio epidural para

Outra área em que não se esperam alterações será na do direito a veto, dentro do CSNU; Kofi Annan, por mais de uma vez, reconheceu que não será realista esperar que os cinco

Assentadas referidas premissas, cumpre enfatizar que o regimental não prospera, porquanto a interpretação almejada pelo agravante, que se coaduna com aquela adotada pelo