• Nenhum resultado encontrado

Inovações Introduzidas pela. Lei Complementar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Inovações Introduzidas pela. Lei Complementar"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

Introduzidas pela

Lei Complementar

Inovações

(2)
(3)

tos autorais (Lei nº. 9.610).

Informações e Contato

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae

Unidade de Políticas Públicas

SGAS Quadra 605, Conjunto A – CEP: 70.200-904 – Brasília-DF

Telefone: (61) 3348-7233

www.sebrae.com.br

Presidente do Conselho Deliberativo Nacional

Roberto Simões

Diretor-Presidente

Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho

Diretor Técnico

Carlos Alberto dos Santos

Diretor de Administração e Finanças

José Claudio dos Santos

Gerente da Unidade de Políticas Públicas

Bruno Quick Lourenço de Lima

Gerente Adjunta da Unidade de Políticas Públicas

Inês Schwingel

Coordenação e elaboração da versão original

Gabriel Rizza Ferraz e Thiago Moreira da Silva

APRESENTAÇÃO

06

BREVES EXPLICAÇÕES

08

1.1. Desburocratização

09

1.2. Tributação

10

1.3. Microempreendedor Individual (MEI)

11

1.4. Outros

12

(4)

7

APRESENTAÇÃO

O Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº. 123, de 2006) é um dos maiores marcos sociais na história recente do país. Esta lei tirou da informalidade uma quanti-dade enorme de empreendedores, dando digniquanti-dade e condições para que os pequenos negó-cios pudessem prosperar.

Por conta desse caráter social, a LC 123/2006 sempre passou por regulares processos de atual-ização. Apenas como exemplo, podemos citar a Lei Complementar nº. 128/2008, responsável pela criação do microempreendedor individual, outro instituto responsável pela formalização de milhões de trabalhadores.

Essas constantes atualizações são sinais de que o Estatuto da Micro e Pequena Empresa é uma das legislações mais modernas em vigor no país. E, continuando fiel à modernidade proposta, foi sancionada, em 7 de agosto de 2014, a Lei Complementar nº. 147.

A LC 147/2014 foi a maior alteração no Estatuto já feita desde a sua criação. Podemos resumir as modificações desta nova lei complementar em quatro frentes: 1) desburocratização; 2) trib-utação; 3) blindagem do microempreendedor individual; e 4) demais alterações.

O presente trabalho se presta a apresentar essas alterações citadas, tendo como norte esses quatro eixos principais.

Muito ainda há por ser feito para que o ambiente legal das micro e pequenas empresas se torne ideal. As tabelas aplicadas a serviços, a transição de Microempreendedor Individual (MEI) para Micro e Pequenas Empresas (MPE) e, destas últimas, para o regime de lucro presumido, ainda soa gargalos de crescimento que precisam ser resolvidos.

Porém, o aperfeiçoamento da Lei Geral é uma constante. A Lei Complementar nº. 147 é o maior passo já dado desde a criação do Estatuto da Micro e Pequena Empresa. Esperamos que este passo abra as portas para mudanças ainda mais profundas e significativas.

A seguir serão apresentadas as alterações e, ao final do presente trabalho, teremos uma tabela explicativa contendo todas as alterações introduzidas.

(5)

9

BREVES

EXPLICAÇÕES

Antes de apresentar, artigo por artigo, as modificações introduzidas pela LC 147/2014, se fazem necessárias algumas explicações gerais sobre os principais eixos sobre os quais se fundaram as alterações.

A partir desse momento apresentamos, por tópicos, as principais alterações da já citada lei complementar.

1

.

1

.

Desburocratização

1.1.1. Obrigatoriedade de tratamento diferenciado, em todos os instrumentos legais, para os optantes pelo SIMPLES Nacional (Art. 1º, § 3º)

Todas as novas obrigações (leis e normas) que tenham impacto sobre as micro e pequenas empresas e sobre o microempreendedor individual deverão trazer, expressamente em seu texto, o tratamento diferenciado. Caso não especifiquem qual é o tratamento diferenciado, as novas obrigações não poderão ser exigidas das MPEs e do MEI.

1.1.2. Cadastro Único por CNPJ, dispensados os demais cadastros estaduais e municipais (Art.1º, Inciso IV)

Estabelece que o CNPJ seja o único cadastro necessário para as micro e pequenas empresas. Evita problemas como, por exemplo, de MEI, que eram impossibilitados de realizar operações de compra ou venda para fora do estado, em virtude da recusa das secretarias estaduais de fazenda em fornecer a inscrição estadual. Além disso, evita a multiplicidade de cadastros e toda burocracia necessária para efetuar essas inscrições.

1.1.3. Possibilidade do CGSN estabelecer forma, periodicidade e prazos diferenciados para as MPEs entregarem à Receita Federal do Brasil declarações referentes ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) (Art. 2º, § 9º, I e II)

Unificação e padronização da forma como as declarações são entregues à Receita Federal. Facilita a atividade das MPEs, que não mais precisam estar sujeitas a diferentes datas e procedimentos. 1.1.4. Centralização da determinação do grau de risco em nível federal, com exceções para os demais entes, conforme especificidades locais (Art. 6, § 3º)

Caso não existam leis estaduais ou municipais determinando o grau de risco de uma determinada atividade, será aplicada resolução do CGSIM.

1.1.5. Autorização de funcionamento mesmo em áreas sem habite-se (Art. 7º, Inciso I)

MEI e MPE localizados em áreas que não foram devidamente regularizadas poderão exercer suas atividades, mesmo não possuindo habite-se ou estando desprovidos de regularização fundiária. 1.1.6. Simplificação do controle de registro civil ou empresarial (Art. 8º e 9º)

As modificações simplificam os procedimentos para inscrição das MPEs, instituindo entrada única de dados e uso de um único número de cadastro por meio do CNPJ. Há também simplificação dos procedimentos para registro e baixa das MPEs.

(6)

10

11

1.1.7. Obrigações tributárias acessórias limitadas àquelas estipuladas pelo CGSN, exceto programas de cidadania fiscal (Art. 26, §4º)

Evita a criação de novas exigências tributárias acessórias (escrituração, livros contábeis etc.) para as empresas além daquelas determinadas pelo Comitê Gestor do Simples Nacional. 1.1.8. Invalidação de exigências e atos que não respeitarem a fiscalização orientadora e a dupla visita (Art. 55)

Torna nulos os autos de infração (multas) lavrados quando não for observado o critério da fiscalização orientadora (educativa e não punitiva) e a dupla visita (oferecer uma chance para o empresário regularizar sua situação) como, por exemplo, nos aspectos trabalhista, metrológico, sanitário, ambiental, de segurança etc.

1

.

2

.

Tributação

1.2.1. Limitação da aplicação da substituição tributária do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para optantes do SIMPLES Nacional (Art. 13) Reduz consideravelmente os segmentos do Simples sujeitos à aplicação da substituição tributária, promovendo uma desoneração e um aumento da competitividade das MPEs e MEI. Das 8,5 milhões de empresas optantes pelo SIMPLES, incluindo MEI, cerca de 400 mil (ME e EPP declarantes Simples Nacional) continuarão sofrendo impactos diretos, segundo a nova proposta. A proposta inicial apresentada pelo Confaz traria impacto para cerca de 2 milhões de empresas. O texto aprovado e encaminhado à sanção irá regulamentar a substituição tributária para as MPEs, diminuindo o impacto sobre esse setor produtivo.

1.2.2. Universalização do acesso ao Simples Nacional – inclusão de outros serviços e atividades intelectuais e inclusão de outra tabela (Art. 18)

Possibilidade de todas as atividades, com exceção das especificamente vedadas, serem optantes pelo Simples, tendo como critério único o teto de faturamento (atualmente de 3,6 milhões). Atividades de medicina, advocacia, psicologia, fisioterapia, academias, refrigerantes e águas saborizadas, e outros serviços auxiliares à área médica, por exemplo, terão a possibilidade de aderirem ao SIMPLES.

1.2.3. Inovações nas tabelas (Art. 18, §§ 5º, 5º-B, 5º-C, 5º-E, 5º-F e 5º-I)

A Lei Geral do Simples Nacional (Lei Complementar nº. 123/2006) em sua redação original traz 5 (cinco) tabelas com as alíquotas do imposto, assim discriminadas:

a) Tabela I – comércio; b) Tabela II – indústria;

c) Tabela III – serviços não relacionados nos §§ 5º-C e 5º-D do Art. 18, tais como lotéricas e locação de bens móveis;

d) Tabela IV – serviços previstos no § 5º-C do Art. 18, tais como obras de engenharia, serviços de vigilância e limpeza;

e) Tabela V – serviços previstos no § 5º-D do Art. 18, tais como academias, laboratórios e empresas montadores de estandes para feiras.

Em termos de valores, a Tabela III é a mais vantajosa.

Inovações: o PLP 221/2012, ao universalizar o SIMPLES Nacional, introduz a Tabela VI

para os novos serviços da Lei Geral. Esta tabela é muito criticada por ser mais onerosa, apresentando economias que variam de 0 a 6% do faturamento. Com a aprovação do PLP 221/2012, todos os novos serviços a serem incluídos no SIMPLES entrarão na Tabela VI, exceto: fisioterapia e corretagem de seguros, que serão tributados pela Tabela III; e serviços de advocacia, que serão tributados pela Tabela IV. Já locação de bens imóveis e corretagem de móveis deixarão de ser atividades cumulativas.

1.2.4. Redução de multas (Art. 38-B)

As multas aplicadas ao MEI deverão ser reduzidas em 90% e as multas aplicadas às MPEs deverão ter uma redução de 50%.

1.3. Microempreendedor Individual (MEI)

1.3.1. Simplificação e redução a zero de todos os custos, inclusive prévios, para a abertura e o encerramento do MEI (Art. 4º, § 1º e 3º)

Promove a redução de todos os custos para o MEI. Traz muitos benefícios, pois evita a criação de obrigações que afastam o MEI da formalidade. Com a nova redação, a efetividade da política de inclusão produtiva aumenta, aproximando os microempreendedores do poder público. 1.3.2. Exclusão do MEI por inatividade no período de 12 meses (Art. 18-A, § 15-B)

Em caso de inatividade do microempreendedor individual por período superior a 12 meses, sua inscrição poderá ser cancelada sem notificação prévia, visando preservar, dentro do sistema, aqueles que efetivamente serão beneficiados pela Lei Geral, evitando fraudes. 1.3.3. Vedação a cobranças de serviços privados e taxas pelos conselhos profissionais. Blindagem do MEI no processo de formalização, evitando cobranças excessivas e facilitando a formalização (Art. 18-A, § 19, 21, 22 e 23)

Dispositivo muito importante que busca coibir a atuação de instituições que agem de má-fé e enviam cobranças indevidas aos empreendedores de forma fraudulenta, muitas vezes em um curto período após a formalização.

1.3.4. Caráter social à formalização do MEI (Art. 18-E)

O MEI passa a ser considerado uma política pública de incentivo à formalização e à inclusão social, possuindo características diferenciadas que deverão ser reconhecidas por todas as legislações e todas as esferas de governo. Também traz, de forma expressa, que o MEI deve ser considerado como modalidade de MPE.

(7)

12

13

1.4. Outros

1.4.1. Vinculação do Comitê Gestor da Rede Nacional para Simplificação do Registro de Empresas e Negócios (CGSIM) à Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) (Art. 2º, Inciso III)

As matérias tratadas pelo CGSIM estão muito mais relacionadas às competências da SMPE do que ao MDIC, o que justifica a nova vinculação prevista no projeto de lei.

1.4.2. Equiparação do produtor rural pessoa física e do agricultor familiar à Lei 123/06 (Art. 3-A)

Estende aos produtores rurais benefícios da Lei Geral com relação a requisitos de fiscalização tributária, alvará, acesso a mercados, simplificação das relações de trabalho, fiscalização orientadora, estímulo a crédito, estímulo à inovação, protesto de títulos e acesso à justiça. 1.4.3. Aplicação dos benefícios previstos na Lei Geral do Simples (Lei Complementar nº. 123) a todas as MPEs, optantes ou não pelo regime tributário do Simples (Art. 3º-B)

Com exceção do tratamento tributário diferenciado, todos os demais benefícios concedidos pela Lei Complementar nº. 123 deverão ser estendidos a todas as microempresas e empresas de pequenos porte, não importando se são optantes pelo SIMPLES Nacional ou não.

1.4.4. Desvinculação da receita de exportação de mercadorias e serviços para fins de determinação da alíquota e da base de cálculo prevista nessa lei (Art. 3º § 14 e § 15)

Desonera as receitas de exportação e evita aumento da carga tributária para as MPEs exportadoras. As receitas de exportação passarão a ser contabilizadas de forma independente das receitas do mercado interno, para fins de adequação no SIMPLES Nacional e aplicação das alíquotas.

1.4.5. Notificação prévia com prazo de contestação em relação aos créditos não quitados do setor público (Art. 21-A)

Deve ser garantida a oportunidade de defesa ao MEI e às MPEs antes de sua negativação perante o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do setor público federal (Cadin). 1.4.6. Obrigatoriedade do tratamento diferenciado nas compras de todos os órgãos públicos (Art. 47) e critérios a serem seguidos para esse tratamento diferenciado (Art. 48)

Nas licitações realizadas pelo poder público, será obrigatória o tratamento diferenciado para contratação de MPE. Entre os critérios a serem seguidas nas licitações estão:

• Nas licitações no valor de até R$ 80.000,00 deverão ser realizadas exclusivamente com MPE;

• Nas licitações destinadas à aquisição de obras e serviços, a administração pública poderá exigir a subcontratação de MPE;

• No caso de aquisição de bens de natureza divisível, até 25% do objeto da contratação deverá ser de MPE.

1.4.7. Vedações ao Simples (Art. 17, Inciso VI)

O Inciso VI, do Art. 17, que vedava a inclusão no Simples Nacional de empresas de transporte, foi modificado para permitir que as MPEs de transporte fluvial ou de transporte de trabalhadores e estudantes possam ser incluídas no sistema.

1.4.8. Tratamento simplificado e célere para o acesso às linhas de crédito pelas empresas do SIMPLES (Art. 58, §2º)

Simplificação do acesso a linhas de crédito para MPE. 1.4.9. Garantias para credores MPE SIMPLES (Art. 60-B)

Fundos garantidores de crédito com participação da União deverão dar tratamento diferenciado às MPEs, sempre que possível.

1.4.10. Tratamento diferenciado às MPEs para exportação de seus produtos (Art. 49-A) O despacho aduaneiro e os demais procedimentos necessários para exportação – inclusive logística –, deverão ser realizados de forma mais simplificada nos casos das MPEs.

(8)

14

15

TABELA

COMPARATIVA

A tabela seguinte, elaborada pelos consultores do Sebrae, apresenta todas as alterações efetuadas na LC 123/2006 pela LC 147/2014. Trata-se de análise de artigo por artigo, contendo detalhes sobre as modificações legais. Também foram introduzidas, na tabela, comentários sobre a nova Resolução CGSN nº. 115/2014, publicada em 8 de setembro de 2014, que regulamenta a LC 147/2014.

LEI COMPLEMENTAR 123/2006 LEI COMPLEMENTAR 147/14

COMENTÁRIOS E CORRESPONDÊNCIA NA

RESOLUÇÃO CGSN CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DISPOSIÇÕES PRELIMINARESCAPÍTULO I Art. 1º Esta Lei Complementar

estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, especialmente no que se refere: (...)

IV - ao cadastro nacional único de contribuintes a que se refere o Inciso IV do parágrafo único do Art. 146, in fine, da Constituição Federal.

Efeitos a partir da publicação (D.O.U., de 8 de agosto de 2014).

Inciso adicionado para que a LC contemple o cadastro nacional único de contribuintes, substituindo todas as inscrições (federal, estadual ou distrital ou municipal), evitando a multiplicidade dos cadastros e possibilitando que a arrecadação, a fiscalização e a cobrança possam ser compartilhadas pelos entes federados, conforme prevê a CF/88. É necessária a implantação da REDESIM – vide Art. 8º da LC.

Até o momento, não regulamentado pelo CGSN e CGSIM.

§ 1º Cabe ao Comitê Gestor de que trata o Inciso I do caput do Art. 2º desta Lei Complementar apreciar a necessidade de revisão dos valores expressos em moeda nesta Lei Complementar.

Os valores expressos na LC, em moeda, podem ser revisados pelo CGSN. Exemplos: limites e sublimites de receita bruta, para fins de enquadramento e exclusão do Simples Nacional, valores fixos, limite mínimo da parcela, multas etc.

Norma sujeita à regulamentação pelo CGSN.

(9)

16

17

§ 3º Ressalvado o disposto no Capítulo IV, toda nova obrigação que atinja as microempresas e empresas de pequeno porte deverá apresentar, no instrumento que a instituiu, especificação do tratamento diferenciado, simplificado e favorecido para cumprimento.

Efeitos a partir da publicação (D.O.U., de 8 de agosto de 2014).

Novas obrigações somente poderão ser criadas prevendo tratamento favorecido para as MPEs.

§ 4o Na especificação do tratamento

diferenciado, simplificado e favorecido de que trata o § 3o, deverá constar prazo

máximo, quando forem necessários procedimentos adicionais, para que os órgãos fiscalizadores cumpram as medidas necessárias à emissão de documentos, realização de vistorias e atendimento das demandas realizadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte com o objetivo de cumprir a nova obrigação.

Efeitos a partir da publicação (D.O.U., de 8 de agosto de 2014).

Os órgãos fiscalizadores terão prazo máximo para cumprir o que lhe incumbir para que a nova obrigação possa ser cumprida pela MPE.

§ 5o Caso o órgão fiscalizador

descumpra os prazos estabelecidos na especificação do tratamento diferenciado e favorecido, conforme disposto no § 4o, a nova obrigação será

inexigível até que seja realizada visita para fiscalização orientadora e seja reiniciado o prazo para regularização.

Efeitos a partir da publicação (D.O.U., de 8 de agosto de 2014).

Impõe o cumprimento do prazo estabelecido para o órgão fiscalizador como condição para que a nova obrigação seja exigível, caso contrário, será necessária a visita da fiscalização orientadora (somente se aplicam aspectos trabalhista, metrológico, sanitário, ambiental, de segurança e de uso e ocupação do solo – vide Art. 55 da LC).

§ 6o A ausência de especificação do

tratamento diferenciado, simplificado e favorecido ou da determinação de prazos máximos, de acordo com os §§ 3o e 4o, tornará a nova obrigação

inexigível para as microempresas e empresas de pequeno porte.

Efeitos a partir da publicação (D.O.U., de 8 de agosto de 2014).

Impõe a especificação do tratamento favorecido e a determinação do prazo máximo direcionado às autoridades, como condições para que a nova obrigação seja exigível.

§ 7o A inobservância do disposto nos

§§ 3o a 6o resultará em atentado aos

direitos e garantias legais assegurados ao exercício profissional da atividade empresarial.

Efeitos a partir da publicação (D.O.U., de 8 de agosto de 2014).

A lei declara a violação aos direitos da MPE, nas hipóteses de instituição de novas obrigações em que não são observados os requisitos dos parágrafos anteriores.

Art. 2º O tratamento diferenciado

e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte de que trata o Art. 1º desta Lei Complementar será gerido pelas instâncias a seguir especificadas:

(...)

III – Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, composto por representantes da União, dos estados e do Distrito Federal, dos municípios e demais órgãos de apoio e de registro empresarial, na forma definida pelo Poder Executivo para tratar do processo de registro e de legalização de empresários e de pessoas jurídicas.

III – Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM), vinculado à Secretaria da Micro e Pequena

Empresa da Presidência da República,

composto por representantes da União, dos estados e do Distrito Federal, dos municípios e demais órgãos de apoio e de registro empresarial, na forma definida pelo Poder Executivo, para tratar do processo de registro e de legalização de empresários e de pessoas jurídicas.

Efeitos a partir da publicação (D.O.U. de 08.08.2014).

O CGSIM deixa de ser vinculado ao MDIC e passa à SMPE, casa especializada na Presidência da República.

§ 8º Os membros dos Comitês de que tratam os incisos I e III do caput deste artigo serão designados, respectivamente, pelos Ministros de Estado da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mediante indicação dos órgãos e entidades vinculados.

§ 8º Os membros dos Comitês de que tratam os incisos I e III do caput deste artigo serão designados, respectivamente, pelos Ministros de Estado da Fazenda e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência

da República, mediante indicação dos

órgãos e entidades vinculados.

Efeitos a partir da publicação (D.O.U., de 8 de agosto de 2014).

A SMPE passou a substituir funções antes do MDIC, como a designação de membros do CGSN e do CGSIM.

LEI COMPLEMENTAR 123/2006 LEI COMPLEMENTAR 147/14

COMENTÁRIOS E CORRESPONDÊNCIA NA

RESOLUÇÃO CGSN CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DISPOSIÇÕES PRELIMINARESCAPÍTULO I

LEI COMPLEMENTAR 123/2006 LEI COMPLEMENTAR 147/14

COMENTÁRIOS E CORRESPONDÊNCIA NA

RESOLUÇÃO CGSN CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DISPOSIÇÕES PRELIMINARESCAPÍTULO I

§ 9º O CGSN poderá determinar, com relação à microempresa e à empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, a forma, a periodicidade e o prazo:

I - de entrega à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) de uma única declaração com dados relacionados a fatos geradores, base de cálculo e valores da contribuição para a Seguridade Social devida sobre a remuneração do trabalho, inclusive a descontada dos trabalhadores a serviço da empresa, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e outras informações de interesse do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Conselho Curador do FGTS, observado o disposto no § 7º deste artigo; e

II - do recolhimento das contribuições descritas no Inciso I do FGTS.

Efeitos a partir da publicação (D.O.U., de 8 de agosto de 2014).

Ficará ao crivo do CGSN a regulamentação de como serão declaradas e recolhidas as contribuições previdenciárias incidentes sobre a folha de pagamento e o FGTS, em aplicativo único, substituindo as diversas obrigações atualmente impostas e evitando a multiplicidade de declarações (folha de pagamento digital ou eSocial da MPE).

Medida reduzirá consideravelmente o número de obrigações e declarações originadas da folha de pagamento, que atualmente são prestadas a diversos entes.

Norma pendente de regulamentação pelo CGSN.

(10)

18

19

§ 12. Na hipótese de recolhimento do FGTS na forma do Inciso II do § 9o deste

artigo, deve-se assegurar a transferência dos recursos e dos elementos identificadores do recolhimento ao gestor desse fundo para crédito na conta vinculada do trabalhador.

§ 13. O documento de que trata o Inciso

I do § 9o tem caráter declaratório,

constituindo instrumento hábil e suficiente para a exigência dos tributos, contribuições e dos débitos fundiários que não tenham sido recolhidos resultantes das informações nele prestadas.

CAPÍTULO II DA DEFINIÇÃO DE MICROEMPRESA E DE EMPRESA DE PEQUENO PORTE

CAPÍTULO II DA DEFINIÇÃO DE MICROEMPRESA E DE EMPRESA DE PEQUENO PORTE

COMENTÁRIOS Art. 3º Para os efeitos desta Lei

Complementar, consideram-se microempresas ou empresas de pequeno porte a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário a que se refere o Art. 966 da Lei n°. 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme o caso, desde que:

(...)

§ 4º Não se inclui no regime diferenciado e favorecido previsto nesta Lei Complementar, para nenhum efeito legal, a pessoa jurídica:

(...)

XI – cujos titulares ou sócios guardem, cumulativamente, com o contratante do serviço, relação de pessoalidade, subordinação e habitualidade.

Efeitos a partir da publicação (D.O.U., de 8 de agosto de 2014).

O objetivo da nova hipótese de vedação ao Simples Nacional é a proteção das relações de trabalho, além de evitar a sonegação e o fenômeno da “pejotização” dos empregados: casos em que a empresa contrata uma pessoa jurídica que, na realidade, presta serviços com características de vínculo empregatício. Logo, essa PJ contratada não poderá ser enquadrada no Simples Nacional.

Resolução CGSN 115/14: acrescentou,

com redação idêntica à LC, a mesma vedação (Art. 15, XXVII, C e Art. 91, § 4º).

§ 14 Para fins de enquadramento como empresa de pequeno porte, poderão ser auferidas receitas no mercado interno até o limite previsto no Inciso II do caput ou no § 2o, conforme o caso,

e, adicionalmente, receitas decorrentes da exportação de mercadorias, inclusive quando realizada por meio de comercial exportadora ou da sociedade de propósito específico prevista no Art.

56 Desta Lei Complementar, desde

que as receitas de exportação também não excedam os referidos limites de receita bruta anual.

§ 14. Para fins de enquadramento como microempresa ou empresa de pequeno porte, poderão ser auferidas receitas no mercado interno até o limite previsto no Inciso II do caput ou no § 2o, conforme o caso e, adicionalmente,

receitas decorrentes da exportação de mercadorias ou serviços, inclusive quando realizada por meio de comercial exportadora ou da sociedade de propósito específico prevista no Art. 56 desta Lei Complementar, desde que as receitas de exportação também não excedam os referidos limites de receita bruta anual.

Efeitos a partir de 1 de janeiro de 2015.

O limite extra de R$ 3,6 milhões para exportações abrangia somente mercadorias.

O limite adicional para receitas de exportações passa a ser aplicável tanto para ME quanto para EPP, podendo ser relativo não somente a operações com mercadorias, mas também às relativas a serviços.

§ 15 Na hipótese do § 14, para fins de determinação da alíquota de que trata o § 1o do Art. 18, da base de cálculo

prevista em seu § 3o e das majorações

de alíquotas previstas em seus § 16, 16-A, 17 e 17-16-A, será considerada a receita bruta total da empresa nos mercados interno e externo.

§ 15. Na hipótese do § 14, para fins de determinação da alíquota de que trata o § 1o do Art. 18, da base de cálculo

prevista em seu § 3o e das majorações

de alíquotas previstas em seus §§ 16, 16-A, 17 e 17-A, serão consideradas separadamente as receitas brutas auferidas no mercado interno e aquelas decorrentes da exportação.

Efeitos a partir de 1 de janeiro de 2016.

Os limites deixarão de ter base única para serem independentes – limite interno: R$ 3,6 milhões; e limite externo: R$ 3,6 milhões.

As receitas de exportação deverão ser segregadas das receitas auferidas no mercado interno, o que evitará a exclusão por excesso dos limites e a aplicação de majorações de alíquota.

§ 16. O disposto neste artigo será

regulamentado por resolução do CGSN. Regulamentação do dispositivo ficará ao crivo do CGSN.

LEI COMPLEMENTAR 123/2006 LEI COMPLEMENTAR 147/14

COMENTÁRIOS E CORRESPONDÊNCIA NA

RESOLUÇÃO CGSN CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DISPOSIÇÕES PRELIMINARESCAPÍTULO I

CAPÍTULO II DA DEFINIÇÃO DE MICROEMPRESA E DE EMPRESA DE PEQUENO PORTE

CAPÍTULO II DA DEFINIÇÃO DE MICROEMPRESA E DE EMPRESA DE PEQUENO PORTE

COMENTÁRIOS

§ 10. O recolhimento de que trata o Inciso II do § 9o deste artigo poderá se

dar de forma unificada relativamente aos tributos apurados na forma do Simples Nacional.

§ 11. A entrega da declaração de que trata o Inciso I do § 9o substituirá, na

forma regulamentada pelo CGSN, a obrigatoriedade de entrega de todas as informações, formulários e declarações a que estão sujeitas as demais empresas ou equiparados que contratam trabalhadores, inclusive relativamente ao recolhimento do FGTS, à Relação Anual de Informações Sociais e ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

(11)

20

21

Art. 3o-A. Aplica-se ao produtor rural

pessoa física e ao agricultor familiar conceituado na Lei no 11.326, de 24 de

julho de 2006, com situação regular na Previdência Social e no Município que tenham auferido receita bruta anual até o limite de que trata o Inciso II do caput do Art. 3o o disposto nos Arts.

6o e 7o, nos Capítulos V a X, na Seção

IV do Capítulo XI e no Capítulo XII desta Lei Complementar, ressalvadas as disposições da Lei no 11.718, de 20

de junho de 2008.

Efeitos a partir da publicação (D.O.U., de 8 de agosto de 2014).

Equiparação do produtor rural pessoa física e do agricultor familiar mencionado no dispositivo, para fins dos benefícios da Lei Geral (alvará, acesso a mercados, fiscalização orientadora, estímulo ao crédito, à inovação, acesso à justiça etc.), com exceção ao regime tributário do Simples Nacional.

Parágrafo único. A equiparação de que trata o caput não se aplica às disposições do Capítulo IV desta Lei Complementar.

Art. 3o-B. Os dispositivos desta Lei

Complementar, com exceção dos dispostos no Capítulo IV, são aplicáveis a todas as microempresas e empresas de pequeno porte, assim definidas pelos incisos I e II do caput e § 4o do Art. 3o,

ainda que não enquadradas no regime tributário do Simples Nacional, por vedação ou por opção.

Efeitos a partir da publicação (D.O.U., de 8 de agosto de 2014).

Esclarece que o Estatuto e suas garantias e benefícios são aplicáveis a toda ME e EPP, independentemente da opção ou não pelo Simples Nacional.

CAPÍTULO III

DA INSCRIÇÃO E DA BAIXA DA INSCRIÇÃO E DA BAIXACAPÍTULO III COMENTÁRIOS Art. 4º Na elaboração de normas de

sua competência, os órgãos e entidades envolvidos na abertura e fechamento de empresas, dos 3 (três) âmbitos de governo, deverão considerar a unicidade do processo de registro e de legalização de empresários e de pessoas jurídicas, para tanto devendo articular as competências próprias com aquelas dos demais membros, e buscar, em conjunto, compatibilizar e integrar procedimentos, de modo a evitar a duplicidade de exigências e garantir a linearidade do processo, da perspectiva do usuário.

§ 1º O processo de abertura, registro, alteração e baixa do Microempreendedor Individual (MEI) de que trata o Art. 18-A desta Lei Complementar, bem como qualquer exigência para o início de seu funcionamento, deverão ter trâmite especial e simplificado, preferencialmente eletrônico, opcional para o empreendedor na forma a ser disciplinada pelo CGSIM, observado o seguinte:

§ 1º

O processo de abertura, registro, alteração e baixa da microempresa e empresa de pequeno porte, bem como qualquer exigência para o

início de seu funcionamento, deverão

ter trâmite especial e simplificado, preferencialmente eletrônico, opcional para o empreendedor, observado o seguinte:

Efeitos a partir da publicação (D.O.U., de 8 de agosto de 2014).

Na redação anterior, o benefício da simplificação dos registros da empresa era destinado apenas ao MEI, agora foi estendido às ME e EPP, o que vai representar um avanço na formalização de empresas no país, a partir da implantação efetiva da REDESIM (vide Art. 8º da LC).

I - poderão ser dispensados o uso da firma, com a respectiva assinatura autógrafa, o capital, requerimentos, demais assinaturas, informações relativas ao estado civil e regime de bens, bem como remessa de documentos, na forma estabelecida pelo CGSIM; e II - o cadastro fiscal estadual ou municipal poderá ser simplificado ou ter sua exigência postergada, sem prejuízo da possibilidade de emissão de documentos fiscais de compra, venda ou prestação de serviços, vedada, em qualquer hipótese, a imposição de custos pela autorização para emissão, inclusive na modalidade avulsa.

II – (REVOGADO) Efeitos a partir de 1 de janeiro de 2016.

O Inciso foi revogado, pois o cadastro estadual ou municipal será substituído pelo cadastro nacional único de contribuintes, previsto no Art. 1º, IV, LC.

CAPÍTULO II DA DEFINIÇÃO DE MICROEMPRESA E DE EMPRESA DE PEQUENO PORTE

CAPÍTULO II DA DEFINIÇÃO DE MICROEMPRESA E DE EMPRESA DE PEQUENO PORTE

COMENTÁRIOS DA INSCRIÇÃO E DA BAIXACAPÍTULO III DA INSCRIÇÃO E DA BAIXACAPÍTULO III COMENTÁRIOS

§ 3º Ficam reduzidos a 0 (zero) os valores referentes a taxas,

emolumentos e demais custos relativos à abertura, à inscrição, ao registro, ao alvará, à licença, ao cadastro e aos demais itens relativos ao disposto nos §§ 1º e 2º deste artigo.

§ 3º Ressalvado o disposto nesta Lei Complementar, ficam reduzidos a 0 (zero)

todos os custos, inclusive prévios, relativos à abertura, à inscrição, ao registro, ao funcionamento, ao alvará, à licença, ao cadastro, às alterações e procedimentos de baixa e encerramento e aos demais itens relativos ao microempreendedor individual, incluindo os valores referentes a taxas, a emolumentos e a demais contribuições relativas aos órgãos de registro, de licenciamento, sindicais, de regulamentação, de anotação de responsabilidade técnica, de vistoria e de fiscalização do exercício de profissões regulamentadas.

Efeitos a partir da publicação (D.O.U., de 8 de agosto de 2014).

Ampliou as hipóteses de isenções relativas à abertura, registro, alteração e baixa do MEI. Vide Art. 18-A, §§ 19 e 22, da LC.

Além do MEI, o produtor rural que trabalha em regime de economia familiar e o empreendedor de economia solidária também ficarão isentos de cobranças relativas à fiscalização da vigilância sanitária.

Favorece a formalização e as políticas de inclusão produtiva.

Exigência de contrato assinado pelo MEI e de autorização do CGSIM para emissão de boletos de cobrança bancária contra o MEI, para fins de prestação de serviços relativos aos registros empresariais ou cobrança associativa, sob pena de ser considerado ato ilícito.

§ 3o-A. O agricultor familiar, definido

conforme a Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006, e identificado pela Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) física ou jurídica, bem como o MEI e o empreendedor de economia solidária ficam isentos de taxas e outros valores relativos à fiscalização da vigilância sanitária.

(12)

22

23

§ 4o No caso do MEI, de que trata o Art.

18-A desta Lei Complementar, a cobrança associativa ou oferta de serviços privados relativos aos atos de que trata o § 3o deste

artigo somente poderá ser efetuada a partir de demanda prévia do próprio MEI, firmado por meio de contrato com assinatura autógrafa, observando-se que: I - para a emissão de boletos de cobrança, os bancos públicos e privados deverão exigir das instituições sindicais e associativas, autorização prévia específica, a ser emitida pelo CGSIM;

II - o desrespeito ao disposto neste parágrafo configurará vantagem ilícita pelo induzimento ao erro em prejuízo do MEI, aplicando-se as sanções previstas em lei.

Dispositivo vetado pela Presidência. O projeto de lei previa a obrigatoriedade de o ECAD observar o tratamento diferenciado e favorecido relativamente às MPEs que exerçam atividade em que a obtenção de receitas de atividades relacionadas à música não seja a atividade econômica principal.

Motivos do veto: o Art. 179 da CF/88 é destinado aos entes federativos, não se aplicando ao ECAD, que é entidade privada e não tem atribuição para tanto.

§ 5º (VETADO) Dispositivo vetado pela Presidência.

O projeto de lei previa a obrigatoriedade de o ECAD observar o tratamento diferenciado e favorecido relativamente às MPEs que exerçam atividade em que a obtenção de receitas de atividades relacionadas à música não seja a atividade econômica principal.

Motivos do veto: o Art. 179 da CF/88 é destinado aos entes federativos, não se aplicando ao ECAD, que é entidade privada e não tem atribuição para tanto.

Art. 6º Os requisitos de segurança

sanitária, metrologia, controle ambiental e prevenção contra incêndios, para os fins de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas, deverão ser simplificados, racionalizados e uniformizados pelos órgãos envolvidos na abertura e fechamento de empresas, no âmbito de suas competências.

(...)

§ 3º Na falta de legislação estadual, distrital ou municipal específica relativa à definição do grau de risco da atividade aplicar-se-á resolução do CGSIM.

Efeitos a partir da publicação (D.O.U., de 8 de agosto de 2014).

Simplifica o registro e legalização de empresa para que possa ser licenciada antes de comprovar cumprimento dos requisitos de segurança sanitária, metrológica, de controle ambiental e de prevenção de incêndios, desde que:

· a atividade seja classificada com baixo grau de risco pelo estado, DF ou município; ou · não havendo definição

pelo ente, aplicar-se-á a classificação de risco regulamentada pelo CGSIM.

§ 4o A classificação de baixo grau

de risco permite ao empresário ou à pessoa jurídica a obtenção do licenciamento de atividade mediante o simples fornecimento de dados e a substituição da comprovação prévia do cumprimento de exigências e restrições por declarações do titular ou responsável.

§ 5º O disposto neste artigo não é impeditivo da inscrição fiscal

Art. 7º Exceto nos casos em que o grau

de risco da atividade seja considerado alto, os municípios emitirão Alvará de Funcionamento Provisório, que permitirá o início de operação do estabelecimento imediatamente após o ato de registro.

Parágrafo único. Nos casos referidos no caput deste artigo, poderá o município conceder Alvará de Funcionamento Provisório para o microempreendedor individual, para microempresas e para empresas de pequeno porte:

I - instaladas em áreas desprovidas de regulação fundiária legal ou com regulamentação precária; ou (..)

I - instaladas em área ou edificação

desprovidas de regulação fundiária e imobiliária, inclusive habite-se; ou

Efeitos a partir da publicação (D.O.U., de 8 de agosto de 2014).

Amplia as hipóteses em que o município poderá conceder ao MEI e à MPE o alvará de funcionamento provisório para incluir, além das áreas sem regulação fundiária, as edificações sem regulação imobiliária e sem habite-se.

CAPÍTULO III

(13)

24

25

Art. 8º Será assegurado aos

empresários entrada única de dados cadastrais e de documentos, resguardada a independência das bases de dados e observada a necessidade de informações por parte dos órgãos e entidades que as integrem.

Art. 8º Será assegurado aos empresários

e pessoas jurídicas: Efeitos a partir da publicação (D.O.U., de 8 de agosto de 2014).

A entrada única de dados de registro era assegurada apenas ao MEI, tendo sido estendida para abranger a ME e a EPP. Os registros serão feitos através da REDESIM, que está sendo implantada em muitos estados, a fim de simplificar, uniformizar e evitar a duplicidade de exigências nos processos de abertura, alteração e baixa das empresas, além de permitir o compartilhamento de informações.

Após a implantação da REDESIM, o cadastro nacional único substituirá as inscrições nos estados e municípios, conforme referido em nota ao Art. 1º, IV da LC.

As entidades não poderão estabelecer exigências adicionais isoladamente.

I - entrada única de dados e documentos; II - processo de registro e legalização integrado entre os órgãos e entes envolvidos, por meio de sistema informatizado que garanta:

a) sequenciamento das seguintes etapas: consulta prévia de nome empresarial e de viabilidade de localização, registro empresarial, inscrições fiscais e licenciamento de atividade;

b) criação da base nacional cadastral única de empresas;

III - identificação nacional cadastral única que corresponderá ao número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

§ 1º O sistema de que trata o Inciso II do caput deve garantir aos órgãos e entidades integrados:

I - compartilhamento irrestrito dos dados da base nacional única de empresas; II - autonomia na definição das regras para comprovação do cumprimento de exigências nas respectivas etapas do processo.

§ 2º A identificação nacional cadastral única substituirá para todos os efeitos as demais inscrições, sejam elas federais, estaduais ou municipais, após a implantação do sistema a que se refere o Inciso II do caput, no prazo e na forma estabelecidos pelo CGSIM. § 3º É vedado aos órgãos e entidades integrados ao sistema informatizado de que trata o Inciso II do caput o estabelecimento de exigências não previstas em lei.

§ 4º A coordenação do desenvolvimento e da implantação do sistema de que trata o Inciso II do caput ficará a cargo do CGSIM.

Art. 9º O registro dos atos constitutivos,

de suas alterações e extinções (baixas), referentes a empresários e pessoas jurídicas em qualquer órgão envolvido no registro empresarial e na abertura da empresa, dos 3 (três) âmbitos de governo, ocorrerá independentemente da regularidade de obrigações tributárias, previdenciárias ou trabalhistas, principais ou acessórias, do empresário, da sociedade, dos sócios, dos administradores ou de empresas de que participem, sem prejuízo das responsabilidades do empresário, dos sócios ou dos administradores por tais obrigações, apuradas antes ou após o ato de extinção.

(...)

Art. 9º O registro dos atos constitutivos,

de suas alterações e extinções (baixas), referentes a empresários e pessoas jurídicas em qualquer órgão dos 3 (três) âmbitos de governo ocorrerá independentemente da regularidade de obrigações tributárias, previdenciárias ou trabalhistas, principais ou acessórias, do empresário, da sociedade, dos sócios, dos administradores ou de empresas de que participem, sem prejuízo das responsabilidades do empresário, dos titulares, dos sócios ou dos administradores por tais obrigações, apuradas antes ou após o ato de extinção.

Efeitos a partir da publicação (D.O.U., de 8 de agosto de 2014).

Continua sendo possível a baixa da empresa mesmo que a mesma ou seus titulares, sócios e administradores possuam débitos tributários, previdenciários ou trabalhistas, a qualquer tempo. Evita a existência de empresas sem atividades e a correção de débitos durante esse período.

A LC 147 incluiu, didaticamente, os “titulares” de empresas como responsáveis pelas pendências das empresas baixadas.

§ 3º No caso de existência de obrigações tributárias, previdenciárias ou trabalhistas referidas no caput, o titular, o sócio ou o administrador da microempresa e da empresa de pequeno porte que se encontre sem movimento há mais de 12 (doze) meses poderá solicitar a baixa nos registros dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais independentemente do pagamento de débitos tributários, taxas ou multas devidas pelo atraso na entrega das respectivas declarações nesses períodos, observado o disposto nos §§ 4º e 5º.

§ 3º (REVOGADO) A revogação do § 3º se deu em razão

de que as suas disposições foram realocadas para o § 2º, não sendo mais exigido que a empresa esteja sem movimento há mais de doze meses, para que possa solicitar a baixa com pendências.

§ 4º A baixa referida no § 3º não impede que, posteriormente, sejam lançados ou cobrados impostos, contribuições e respectivas penalidades, decorrentes da simples falta de recolhimento ou da prática comprovada e apurada em processo administrativo ou judicial de outras irregularidades praticadas pelos empresários, pelas microempresas, pelas empresas de pequeno porte ou por seus titulares, sócios ou administradores.

§ 4º A baixa do empresário ou da pessoa jurídica não impede que, posteriormente, sejam lançados ou cobrados tributos, contribuições e respectivas penalidades, decorrentes da falta do cumprimento de

obrigações ou da prática comprovada

e apurada em processo administrativo ou judicial de outras irregularidades praticadas pelos empresários, pelas pessoas jurídicas ou por seus titulares, sócios ou administradores.

A baixa com pendências importa, automaticamente, na responsabilidade solidária dos empresários, dos titulares (acrescido pela LC 147), dos sócios e dos administradores no período da ocorrência dos respectivos fatos geradores.

Correções de vocábulos técnicos: de “impostos” para “tributos”, tornando mais abrangente o débito eventualmente pendente.

Trocou “microempresas, pelas

empresas de pequeno porte” por

pessoas jurídicas”, passando a

abranger também o MEI.

§ 5º A solicitação de baixa na hipótese prevista no § 3º deste artigo importa responsabilidade solidária dos titulares, dos sócios e dos administradores do período de ocorrência dos respectivos fatos geradores.

(...)

§ 5º A solicitação de baixa do empresário ou da pessoa jurídica

importa responsabilidade solidária dos empresários, dos titulares, dos sócios e dos administradores no período da ocorrência dos respectivos fatos geradores.

CAPÍTULO III

(14)

26

27

§ 8º Excetuado o disposto nos §§ 3º a 5º deste artigo, na baixa de microempresa ou de empresa de pequeno porte aplicar-se-ão as regras de responsabilidade previstas para as demais pessoas jurídicas.

§ 8º (REVOGADO) Dispositivo revogado, em razão de

haver o estabelecimento de regras próprias, qual seja, a responsabilidade solidária.

§ 9º Para os efeitos do § 3º deste artigo, considera-se sem movimento a microempresa ou a empresa de pequeno porte que não apresente mutação patrimonial e atividade operacional durante todo o ano-calendário.

§ 9º (REVOGADO) Dispositivo revogado em razão de

extinção da condição de que a empresa esteja há mais de doze meses sem movimento, para solicitar a baixa – regra que constava no § 3º, também revogado.

§ 10 No caso de existência de obrigações tributárias, previdenciárias ou trabalhistas, principais ou acessórias, o MEI poderá, a qualquer momento, solicitar a baixa nos registros independentemente do pagamento de débitos tributários, taxas ou multas devidas pelo atraso na entrega das respectivas declarações nesses períodos, observado o disposto nos §§ 1º e 2º.

§ 10º (REVOGADO) Dispositivos revogados, uma vez que o

MEI e seu titular foram abrangidos pelo “caput” e parágrafos seguintes, com as mesmas regras aplicáveis às MPEs, seus sócios e administradores.

§ 11 A baixa referida no § 10 não impede que, posteriormente, sejam lançados ou cobrados do titular impostos, contribuições e respectivas penalidades, decorrentes da simples falta de recolhimento ou da prática comprovada e apurada em processo administrativo ou judicial de outras irregularidades praticadas pela empresa ou por seu titular.

§ 11º (REVOGADO)

§ 12 A solicitação de baixa na hipótese prevista no § 10 importa assunção pelo titular das obrigações ali descritas.

§ 12º (REVOGADO) CAPÍTULO IV DOS TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES CAPÍTULO IV DOS TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES COMENTÁRIOS SEÇÃO II

Das Vedações ao Ingresso no Simples Nacional

SEÇÃO II

Das Vedações ao Ingresso no Simples Nacional

Art. 13 O Simples Nacional implica

o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, dos seguintes impostos e contribuições: (...) § 1o O recolhimento na forma deste

artigo não exclui a incidência dos seguintes impostos ou contribuições, devidos na qualidade de contribuinte ou responsável, em relação aos quais será observada a legislação aplicável às demais pessoas jurídicas: (...)

CAPÍTULO III

DA INSCRIÇÃO E DA BAIXA DA INSCRIÇÃO E DA BAIXACAPÍTULO III COMENTÁRIOS

CAPÍTULO IV DOS TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES CAPÍTULO IV DOS TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES COMENTÁRIOS SEÇÃO II

Das Vedações ao Ingresso no Simples Nacional

SEÇÃO II

Das Vedações ao Ingresso no Simples Nacional

XIII – ICMS devido:

a) nas operações ou prestações sujeitas ao regime de substituição tributária;

(...)

XIII – ICMS devido:

a) nas operações sujeitas ao regime de substituição tributária, tributação concentrada em uma única etapa (monofásica) e sujeitas ao regime de antecipação do recolhimento do imposto com encerramento de tributação, envolvendo combustíveis e lubrificantes; energia elétrica; cigarros e outros produtos derivados do fumo; bebidas; óleos e azeites vegetais comestíveis; farinha de trigo e misturas de farinha de trigo; massas alimentícias; açúcares; produtos lácteos; carnes e suas preparações; preparações à base de cereais; chocolates; produtos de padaria e da indústria de bolachas e biscoitos; sorvetes e preparados para fabricação de sorvetes em máquinas; cafés e mates, seus extratos, essências e concentrados; preparações para molhos e molhos preparados; preparações de produtos vegetais; rações para animais domésticos; veículos automotivos e automotores, suas peças, componentes e acessórios; pneumáticos; câmaras de ar e protetores de borracha; medicamentos e outros produtos farmacêuticos para uso humano ou veterinário; cosméticos; produtos de perfumaria e de higiene pessoal; papéis; plásticos; canetas e malas; cimentos; cal e argamassas; produtos cerâmicos; vidros; obras de metal e plástico para construção; telhas e caixas d’água; tintas e vernizes; produtos eletrônicos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos; fios; cabos e outros condutores; transformadores elétricos e reatores; disjuntores; interruptores e tomadas; isoladores; para-raios e lâmpadas; máquinas e aparelhos de ar-condicionado; centrifugadores de uso doméstico; aparelhos e instrumentos de pesagem de uso doméstico; extintores; aparelhos ou máquinas de barbear; máquinas de cortar o cabelo ou de tosquiar; aparelhos de depilar, com motor elétrico incorporado;

Efeitos a partir de 1 de janeiro de 2016.

Limitação da aplicação das sistemáticas de substituição tributária, tributação concentrada e regime de recolhimento antecipado do ICMS, que somente serão permitidos nas hipóteses elencadas na Lei. Nova regra reduz os segmentos sujeitos aos regimes que fazem com que o imposto não esteja abrangido pelo Simples, resultando em tributação da MPE com o mesmo ônus aplicável às empresas do regime geral, ou seja, sem favorecimento.

A inclusão de novos segmentos nessas sistemáticas somente será possível mediante alteração na LC nacional, ou seja, os Estados não poderão ampliar a lista isolada e indiscriminadamente, como vinha ocorrendo.

(15)

28

29

XIII – ICMS devido:

a) nas operações ou prestações sujeitas ao regime de substituição tributária; (...)

aquecedores elétricos de água para uso doméstico e termômetros; ferramentas; álcool etílico; sabões em pó e líquidos para roupas; detergentes; alvejantes; esponjas; palhas de aço e amaciantes de roupas; venda de mercadorias pelo sistema porta a porta; nas operações sujeitas ao regime de substituição tributária pelas operações anteriores; e nas prestações de serviços sujeitas aos regimes de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do imposto com encerramento de tributação;

(...)

Efeitos a partir de 1 de janeiro de 2016.

Limitação da aplicação das sistemáticas de substituição tributária, tributação concentrada e regime de recolhimento antecipado do ICMS, que somente serão permitidos nas hipóteses elencadas na Lei. Nova regra reduz os segmentos sujeitos aos regimes que fazem com que o imposto não esteja abrangido pelo Simples, resultando em tributação da MPE com o mesmo ônus aplicável às empresas do regime geral, ou seja, sem favorecimento. A inclusão de novos segmentos nessas sistemáticas somente será possível mediante alteração na LC nacional, ou seja, os Estados não poderão ampliar a lista isolada e indiscriminadamente, como vinha ocorrendo.

§ 7o O disposto na alínea a do Inciso

XIII do § 1o será disciplinado por

convênio celebrado pelos estados e pelo Distrito Federal, ouvidos o CGSN e os representantes dos segmentos econômicos envolvidos.

Efeitos a partir de 1 de janeiro de 2016.

A substituição tributária, a tributação concentrada e a antecipação do ICMS serão disciplinadas por convênio celebrado pelos Estados e pelo Distrito Federal, através do CONFAZ, ouvidos o CGSN e os representantes dos segmentos econômicos envolvidos.

Regulamentação pendente até o momento.

§ 8o Em relação às bebidas não

alcóolicas, massas alimentícias, produtos lácteos, carnes e suas preparações, preparações à base de cereais, chocolates, produtos de padaria e da indústria de bolachas e biscoitos, preparações para molhos e molhos preparados, preparações de produtos vegetais, telhas e outros produtos cerâmicos para construção e detergentes, aplica-se o disposto na alínea a do Inciso XIII do § 1o aos

fabricados em escala industrial relevante em cada segmento, observado o disposto no § 7o.

Efeitos a partir de 1 de janeiro de 2016.

Em relação aos produtos listados no § 8º, a substituição tributária, o regime concentrado e a antecipação do ICMS somente serão aplicáveis aos produtos que sejam fabricados em escala industrial relevante em cada segmento, observado o convênio que tratará da matéria, no âmbito do Confaz.

Regulamentação pendente até o momento.

SEÇÃO II

Das Vedações ao Ingresso no Simples Nacional

SEÇÃO II

Das Vedações ao Ingresso no Simples

Nacional COMENTÁRIOS Art. 17 Não poderão recolher os

impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou a empresa de pequeno porte:

(...)

VI – que preste serviço de transporte intermunicipal e interestadual de passageiros;

VI – que preste serviço de transporte

intermunicipal e interestadual de passageiros, exceto quando na modalidade fluvial ou quando possuir características de transporte urbano ou metropolitano ou realizar-se sob fretamento contínuo em área metropolitana para o transporte de estudantes ou trabalhadores;

Efeitos a partir de 1 de janeiro de 2015.

Permite a inclusão no Simples das MPEs que prestam serviços de transporte

intermunicipal e interestadual de

passageiros, desde que:

· na modalidade fluvial; ou · no caso dos fretamentos

contínuos para estudantes e trabalhadores, na região metropolitana.

Essas atividades serão tributadas pelo Anexo III, deduzida a parcela

correspondente ao ISS e acrescida a parcela correspondente ao ICMS prevista no Anexo I (vide § 5º-E do

Art. 18, da LC), tendo em vista a competência estadual para a cobrança do ICMS.

Cuidado: a atividade de transporte

municipal de passageiros já era

permitida no Simples, sendo tributada pelo Anexo III, que inclui a cobrança do ISS, tendo em vista a competência municipal para a cobrança do imposto (vide Art. 18, § 5º-B, XIII, da LC).

VII – que seja geradora, transmissora, distribuidora ou comercializadora de energia elétrica;

Mantidas essas vedações.

VIII – que exerça atividade de importação ou fabricação de automóveis e motocicletas;

IX – que exerça atividade de importação de combustíveis; CAPÍTULO IV DOS TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES CAPÍTULO IV DOS TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES COMENTÁRIOS SEÇÃO II

Das Vedações ao Ingressono Simples Nacional

SEÇÃO II

Das Vedações ao Ingresso no Simples Nacional

(16)

30

31

X – que exerça atividade de produção ou venda no atacado de:

a) cigarros, cigarrilhas, charutos, filtros para cigarros, armas de fogo, munições e pólvoras, explosivos e detonantes;

b) bebidas a seguir descritas: 1 – alcoólicas;

2 – refrigerantes, inclusive águas saborizadas gaseificadas;

3 – preparações compostas, não alcoólicas (extratos concentrados ou sabores concentrados), para elaboração de bebida refrigerante, com capacidade de diluição de até 10 (dez) partes da bebida para cada parte do concentrado;

4 – cervejas sem álcool;

X - que exerça atividade de produção ou venda no atacado de:

a) cigarros, cigarrilhas, charutos, filtros para cigarros, armas de fogo, munições e pólvoras, explosivos e detonantes;

b) bebidas a seguir descritas: 1 – alcoólicas;

2 – (REVOGADO); 3 – (REVOGADO);

4 – cervejas sem álcool;

Efeitos a partir de 8 de agosto de 2014 (revogações).

Não será mais vedada a opção pelo Simples das empresas produtoras ou comercializadoras de refrigerantes, águas saborizadas gaseificadas, preparações compostas, não alcoólicas descritas, uma vez que as mesmas poderão ser tributadas na forma do Anexo I (comércio) ou II (indústria), podendo aderir:

· empresas em início de atividades: a partir de 08 de agosto de 2014; ou

· empresas já existentes: a partir de janeiro de 2015.

Resolução CGSN 115/14:

· excluiu do ANEXO VI – Códigos previstos na CNAE impeditivos ao Simples Nacional, da Resolução CGSN 94/11, a subclasse 1122-4/01, denominada “Fabricação de refrigerantes” e a subclasse 4635-4/02, denominada “comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante”. · excluiu do ANEXO VII

– Códigos previstos na CNAE que abrangem, concomitantemente, atividade impeditiva e permitida ao Simples Nacional, a subclasse 4635-4/02, denominada “comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante”. · acrescentou o Art. 72-A

à Resolução CGSN 94/11, delegando à RFB a regulamentação da forma com que a ME ou EPP envasadora de bebidas não alcoólicas, optante do Simples Nacional manterá equipamentos de contadores de produção que possibilitem a identificação do tipo de produto, de embalagem e sua marca comercial.

XI – que tenha por finalidade a prestação de serviços decorrentes do exercício de atividade intelectual, de natureza técnica, científica, desportiva, artística ou cultural, que constitua profissão regulamentada ou não, bem como a que preste serviços de instrutor, de corretor, de despachante ou de qualquer tipo de intermediação de negócios;

XI – REVOGADO Efeitos a partir de 1 de janeiro de 2015.

Atividades passaram a ser permitidas no Simples, enquadrando-se no Anexo VI.

XII – que realize cessão ou locação de

mão de obra; Vedações mantidas Exceções: vedação não se aplica para atividades do § 5º-C (construção de imóveis e obras de engenharia em geral, inclusive sob a forma de subempreitada, execução de projetos e serviços de paisagismo, bem como decoração de interiores; serviço de vigilância, limpeza ou conservação). Vide Art. 18, § 5º-H, da LC.

XIII – que realize atividade de

consultoria; XIII – REVOGADO Efeitos a partir de 1 de janeiro de 2015.

Passou a ser permitido o enquadramento no Simples Nacional de empresas que exercem atividades de consultoria – Anexo VI (vide Art. 18, § 5º-I, da LC).

XIV – que se dedique ao loteamento e à

incorporação de imóveis. Vedações mantidas.

XV – que realize atividade de locação de imóveis próprios, exceto quando se referir a prestação de serviços tributados pelo ISS;

Vedações mantidas. Apenas a administração ou locação de imóveis

de terceiros será permitida no Simples

Nacional (vide Art. 18, § 5º-D, da LC).

Resolução CGSN 115/04: nova redação

aos Art. 15, § 2º, XXV e XXVI, da Resolução CGSN 94/11.

XVI – com ausência de inscrição ou com irregularidade em cadastro fiscal federal, municipal ou estadual, quando exigível.

(...)

Vedações mantidas.

Resolução CGSN 115/04: nova redação

aos Arts. 75 e 76 da Resolução CGSN 94/11.

SEÇÃO II

Das Vedações ao Ingresso no Simples Nacional

SEÇÃO II

Das Vedações ao Ingresso no

Simples Nacional COMENTÁRIOS

SEÇÃO II

Das Vedações ao Ingresso no Simples Nacional

SEÇÃO II

Das Vedações ao Ingresso no

Referências

Documentos relacionados

Assim é que, numa tentativa de democratizar o controle concentrado brasileiro das normas, principalmente, tendo em vista a desvalorização do controle difuso de constitucionalidade

Perguntei aos meus companheiros quem era aquele, e me disseram: “Segue, segue!” E prosseguimos a nossa viagem até chegarmos em um jardim que estava cheio de flores primaveris, e em

033/2014, FIRMADO ENTRE A CODER - COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE RONDONÓPOLIS E A EMPRESA: PARATI LUBRIFICANTES E FERRAMENTAS LTDA EPP PARA: AQUISIÇÃO DE FERRAMENTAS

Porém, os pesquisadores encontraram diferenças entre os sexos em relação aos escores pré-transplante 64 .Outros autores observaram uma melhoria de 20% na percepção de qualidade

Dar qualquer quantidade de medi amentos a um pa iente om uma doen a psi ossom ati a apenas. resulta em um al  vio

Sagrando-se vencedora do certame microempresa ou empresa de pequeno porte, beneficiária do regime diferenciado da Lei Complementar n o 123/06, cuja habilitação

Na forma da Lei Complementar 123/06, no caso de Microempresa - ME / Empresa de Pequeno Porte – EPP / Cooperativa – COOP, havendo restrição na regularidade fiscal,

OBS: A Empresa de Pequeno Porte (EPP) e Microempresa (ME) que pretender se utilizar dos benefícios previstos na Lei Complementar nº 123/2006, deverá apresentar