• Nenhum resultado encontrado

Guia de Arquivos Pessoais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de Arquivos Pessoais"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - EEFFTO Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer - CEMEF

(2)

Apresentação

Origem

Doação de familiares e de ex-professores da EEFFTO/UFMG.

Descrição

Este acervo é composto de livros, periódicos, folders, folhetos, apostilas, correspondências, textos científicos, reportagens, fotografias, vídeos e documentos pessoais, que pertenceram a ex-professores da Escola de Educação Física da UFMG.

Uma vez que o CEMEF/UFMG recebe permanentemente doações, os arquivos pessoais existentes foram estabelecidos a partir de 2002 e, embora bastante diversos em espécies documentais, abrangem essencialmente às áreas de atuação e interesse de cada professor e o período em que os mesmos atuaram na EEFFTO/ UFMG. Constitui-se como um importante acervo para o estudo da trajetória docente dos professores, da história da Escola de Educação Física da UFMG, da natação, dança, recreação, ginática, entre outros temas.

Os Arquivos Pessoais estão organizados em Fundos e Coleções. O critério utilizado foi que os Fundos expressam conjuntos de documentos que refletem a trajetória pessoal (de vida, profissional e acadêmica) do indivíduo e as Coleções são conjuntos que evidenciam apenas parte de percurso, em geral uma reunião de documentos acadêmicos. Cada arquivo corresponde a um ex-professor, especificamente.

As descrições garantem a proveniência e cada Fundo ou Coleção manter a organicidade que lhe caracteriza. Alguns documentos se destacam, como livros do início e meado do século XX; filmes didáticos produzidos na Alemanha, apostilas e aulas produzidas pelos próprios professores, bem como o aparelho para reproduzir filmes didáticos de 8mm, que pertencem ao Fundo Professor Herbert de Almeida Dutra.

Organização

Este acervo está organizado em Fundos e Coleções que correspondem a acervos particulares de ex-professores da Escola de

(3)

Educação Física da UFMG. Cada Fundo/Coleção compreende um quadro de arranjo específico com seriações temáticas e seriações por espécie, conforme as características dos documentos, não tendo como prioridade a ordenação cronológica devido a limites da própria documentação. As séries e subséries não são as mesmas nos diferentes Fundos/Coleções, pois cada um apresenta singularidades que respondem as atividades e interesses de cada professor. Estas foram assim distribuídas:

• Correspondências: séries formadas por cartas, bilhetes, ofícios e informes agrupados por remetentes e destinatários e, quando possível, ordenadas cronologicamente.

• Cursos e Jornadas: séries compostas por boletins das Jornadas Internacionais de Educação Física e de campeonatos; folhetos de cursos; relação de participantes de eventos.

• Folhetos/Folders: séries compostas por folhetos, folders, cartazes de programas de atividade física, divulgação de federações esportivas, universidades e eventos em geral.

• Fotografias: séries que reúnem fotos incluídas nas coleções doadas.

• Impressos: compostas por recortes, reportagens completas, artigos e fragmentos de jornal e revista, abordando assuntos diversos, como modalidades esportivas, nutrição, saúde e decretos do diário oficial.

• Materiais Didáticos: constituídas basicamente por apostilas; trabalhos de alunos; programas de disciplina; formulários de avaliação e auto-avaliação; transparências; textos; figuras e outros recursos didáticos utilizados em atividades de ensino-aprendizagem. Não foi possível ordenar cronologicamente pela falta de referências de datas.

(4)

• Produções Intelectuais de Outros Autores: constituídas por artigos científicos, textos, capítulos de livros e relatórios de pesquisa de terceiros.

• Produções Intelectuais do Titular: constituídas por textos e artigos científicos, traduções realizadas e projetos de pesquisa do titular.

A primeira fase de organização do acervo foi iniciada em 2007. Nesta etapa foi feita uma identificação preliminar e um quadro de arranjo provisório. Entretanto não foi feita a higienização e o acondicionamento da documentação.

Atualmente está sendo feita a desinfecção da documentação e a revisão do sistema de arranjo de acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), para em seguida o acervo ser acondicionado adequadamente. Os acervos que estão nesse processo são: Fundo Professor Herbert de Almeida Dutra, Fundo Professor Odilon Ferraz Barbosa, Coleção Professora Nella Testa Taranto, Fundo Professor Fernando Campos Furtado, Coleção Professor Edson Martini Pisani.

Além disso, está sendo realizada a catalogação dos livros de cada Fundo/Coleção no Sistema Pergamum, adotado pelas bibliotecas da UFMG. Os outros documentos estão sendo quantificados, identificados e descritos, resultando na organização dos quadros de arranjo, em construção.

Fundo Código de Referência Professor Herbert de Almeida Dutra BR CEMEF HD Professor Odilon Ferraz Barbosa BR CEMEF OB Professor Fernando Campos Furtado BR CEMEF FF

Coleção Código de Referência Professora Nella Testa Taranto BR CEMEF NT Professor Edson Pisani Martini BR CEMEF EP

(5)

FUNDO PROFESSOR ODILON FERRAZ BARBOSA

APRESENTAÇÃO

Este Fundo é constituído por livros, fotografias, convites, bilhetes, boletins, cadernos de resumos, certificados, fotografias, correspondências, medalhas e placas de homenagem entre outros.

O acervo foi doado em 2005 pela família e é composto por documentos que se referem tanto à vida acadêmica quanto à vida pessoal do professor.

Esse acervo constitui-se importante fonte para o estudo da recreação, folclore e brinquedos populares. Destacam-se, no acervo, apostilas, diários de brinquedos cantados e danças folclóricas bem como livros de autoria do Prof. Odilon, como “Danças e brinquedos mineiros” (1973) e “Recreação” (19-), que escreveu em parceria com Nella Testa Taranto e Eva Moreira de Assis.

O material está em bom estado de conservação. Há, no entanto, alguns livros danificados e sem capa. Para sua organização, em um primeiro momento foram realizadas higienização, quantificação e identificação dos documentos. Depois a análise tipológica e temática que resultou na organização das séries e subséries.

A ordenação dos documentos não é cronológica. Para finalizar a estruturação do acervo, estão sendo realizadas ações de descrição e acondicionamento de todo o material.

As séries e subséries foram constituídas a partir das temáticas e espécies. Há as seguintes séries: Material Didático, Cursos e Jornadas, Documentos de Marco Antônio Barbosa – filho do Prof. Odilon Barbosa, Correspondências, Produção Intelectual de Outros Autores, Fotografias, Objetos Tridimensionais, Periódicos/Revistas e Livros.

FICHA TÉCNICA Fundo: Professor Odilon Ferraz Barbosa

Código: BR CEMEF OB

(6)

Doador: Família

Data da doação: 2005

Conteúdo: livros, periódicos, apostilas, fotografias, correspondências, dossiês, artigos científicos, folder e folhetos e documentos pessoais

Gênero documental: textual, bibliográfico, iconográfico e tridimensional Dimensão: 1,64 m de documentos textuais; 2 medalhas; 13 placas de homenagem; 62 volumes de periódicos e revistas e 149 livros.

DADOS BIOGRÁFICOS

O professor Odilon Ferraz Barbosa nasceu em 20 de fevereiro de 1922 e morreu em 14 de junho de 1988.

Formou-se nas primeiras turmas da Escola de Educação Física de Minas Gerais, na década de 50, da qual tornou-se professor logo em seguida. Lecionou nessa Escola até a década de 80, especialmente em disciplinas de Recreação, área em que teve projeção em nível Estadual, Nacional e Internacional. Em 1968 foi responsável pela palestra sobre o tema Recreação, na Quinta Jornada Internacional de Educação Física, evento que foi um marco para Escola de Educação Física, pois antes dessa edição somente professores estrangeiros tinham abordado o assunto.

Sua presença foi constante em Ruas de Recreio organizadas pela Escola de Educação Física no final da década de 50. Essas atividades aconteciam na capital e em cidades do interior e pareciam ser muito importantes. Foi também responsável por cursos sobre jogos, brincadeiras e danças folclóricas, realizados fora de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais. Vale dizer que o Prof. Odilon Barbosa era muito respeitado por seu notável conhecimento desses conteúdos. Outra área de seu interesse foi o Futebol de Salão (Futsal), conteúdo sobre o qual ministrou disciplinas.

Além da EEFFTO/ UFMG, o Prof. Odilon atuou também por muito tempo na Escola Estadual Milton Campos, conhecida como Estadual Central, em Belo Horizonte.

Era uma pessoa muito popular, extrovertido e professor muito querido. Há no acervo sob a guarda do CEMEF várias homenagens feitas a ele por alunos bem como agradecimentos de organizadores de cursos que ele ministrou.

(7)

QUADRO DE ARRANJO

(Em construção)

Série Subsérie Notação 1. Material Didático

2. Cursos e Jornadas 3. Documentos de Marco Antônio Barbosa – filho do Prof. Odilon Barbosa

5.1 - Correspondências Recebidas 4. Correspondências 5.2 - Correspondências de Outros 5. Produção Intelectual de outros autores 6. Fotografias 7. Objetos Tridimensionais 8. Periódicos/Revistas 9. Livros ARRANJO DO ACERVO Série 1 – Material Didático

Essa série é composta por materiais didáticos que apresentam referências aos espaços em que eram utilizados, como o nome da escola bem como as pessoas que utilizavam o material, como o professor e também materiais sem referência. A maioria do material está relacionada à temática recreação, dança, música e brincadeira infantil.

Série 2 – Cursos e Jornadas

Essa série é composta por boletim, folder, caderno de resumo e relatório relacionados a cursos e jornadas dos quais o professor Odilon participou ou teve acesso.

Série 3 – Documentos de Marco Antônio Barbosa – filho do Prof. Odilon Barbosa

(8)

Essa série é composta por documentos que pertenceram ao filho do professor Odilon Barbosa, Marco Antônio Barbosa, que também é professor de Educação Física. Eles se encontram na Coleção provavelmente porque na doação do acervo foram entregues junto ao material do Prof. Odilon. De qualquer forma, considerou-se importante mantê-los e identificá-los.

Serie 4 – Correspondências

Esta série contém correspondências recebidas pelo Professor Odilon, além de correspondências que pertenciam a outras pessoas, mas que diziam respeito a ele. Foi dividida em duas sub-séries: a primeira, nomeada Correspondências Recebidas, contém apenas um documento; a segunda, Correspondência de Outros, possui sete documentos dos quais o Prof. Odilon não era remetente nem destinatário. Todavia, essas correspondências são sobre ele ou têm relação com o seu trabalho.

Sub-série 5.1 – Correspondências Recebidas Sub-série 5.2 – Correspondências de Outros

Série 5 – Produção Intelectual de Outros Autores

Essa série é composta por artigos científicos e capítulos de livro produzidos por outros autores, que não o Prof. Odilon Barbosa. Alguns temas são recorrentes, como treinamento esportivo, folclore e brinquedos populares.

Série 6 – Fotografias

Essa série é composta por fotografias relacionadas tanto a vida acadêmica quanto a vida pessoal do Prof. Odilon.

Série 7 – Objetos Tridimensionais

Esta série é composta por quinze objetos, como medalhas e placas de homenagens, recebidos pelo Prof. Odilon Barbosa.

Série 8 – Periódicos/Revistas

Esta série é composta por cerca de vinte títulos e sessenta e dois volumes.

(9)

Série 9 – Livros

Esta série é composta por cerca de cento e quarenta e nove livros, acadêmicos e literários, que abordam temas diversos.

Inventário

Exemplo do inventário que está sendo elaborado

Notação Descrição Data-limite Endereço topográfico OB.1 - 001 Apostila 1 do Curso de

Atualização de Métodos e Processos.

(10)

FUNDO PROFESSOR HEBERT DE ALMEIDA DUTRA

APRESENTAÇÃO

Este Fundo é constituído por livros, dissertações, impressos, documentos pessoais, correspondências, periódicos, textos científicos, dentre outros documentos que foram doados, em 2002, por Edweiss Dutra, esposa do Prof. Herbert.

Os documentos tratam de temáticas diversas, como natação, saúde, caminhada, esportes, atividade física, alimentação, treinamento esportivo e assuntos relativos a Escola de Educação Física de Minas Gerais e a Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais.

O acervo constitui-se como importante fonte para o estudo da natação. Entre os documentos que se destacam encontram-se exemplares de livros com dedicatórias dos autores para o Prof. Herbert.

Vale lembrar que por vezes, no Sistema Pergamum, aparece a anotação Herbert Dutra.

FICHA TÉCNICA Fundo: Professor Hebert de Almeida Dutra Código: BR CEMEF HD

Período da documentação: 1946-2001 Doador: Família

Data da doação: 2002

Conteúdo: livros, pastas, filmes, documentos oficiais, folder, periódicos Gênero documental: textual, audiovisual, fonográfico.

Dimensão: 2,88m de documentos textuais; 19 filmes; 130 livros e um projetor de películas.

DADOS BIOGRÁFICOS

Formado pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil, foi Professor da Escola de Educação Física de Minas Gerais, da qual foi Diretor na década de 60. Foi um dos principais

(11)

pertencer à UFMG em 1969. Hebert foi professor de disciplinas relacionadas à modalidade natação. Ele também integrou a Secretaria Nacional de Educação Física e Desportos do Ministério da Educação, na década de 70. Retornou à Escola na década de 80, reassumindo suas disciplinas. Faleceu em Belo Horizonte, em 11 de junho de 2001.

QUADRO DE ARRANJO

(em construção)

Série Sub-série Notação 1. Material Didático

2. Folder/Folheto 3. Impressos

4. Correspondências Correspondências enviadas Correspondências recebidas Correspondências de outros 5. Produção Intelectual de Outros Autores 6. Produção Intelectual do Titular Textos científicos Traduções

7. Filmes Didáticos de Natação 8. Objetos Tridimensionais

9. Periódicos/Revistas 10. Livros

(12)

COLEÇÃO PROFESSORA NELLA TESTA TARANTO

APRESENTAÇÃO

O acervo é constituído basicamente por livros. São cerca de trinta e sete títulos que abrangem assuntos diversos como Educação Física, jogos e ginástica, sendo que se destacam alguns temas, como estudo e ensino da Educação Física, Educação Física para crianças, esporte para crianças, esportes escolares, esporte infantil, folclore, recreação, jogos e jogos infantis.

Há volumes com dedicatórias e com anotações manuscritas feitas pela Professora Nella. Na obra “Jogos para recreação na escola primaria (subsidio a pratica da recreação infantil)” (1959) há dedicatória da profa. Nella Testa Taranto para o Centro de Memória da Educaçao Física da UFMG.

No acervo, encontram-se obras a partir da década de 30 do século XX, como os “Bailados do folklore internacional”, de autoria de F. G. Gaelzer, publicada em 1935. Há obras de autoria da profa. Nella Taranto, como o segundo volume do “Curso de educação física por correspondência: para professores do ensino colegial-normal” (1971), escrito com Lila Leila Marcelos, que também foi professora da EEFFTO/ UFMG.

A professora é autora de outras obras, como “Planejamento anual de educação física para as classes dos cursos pré-primário e primário” (19-), que se encontram no acervo geral da biblioteca da EEFFTO/ UFMG. Junto com o professor Odilon Ferraz Barbosa e Eva Moreira de Assis, a profa. Nella escreveu várias obras com o título “Recreação” que se encontram no acervo geral da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e também no Fundo Odilon Ferraz Barbosa da Coleção Professores (CP), sob a guarda CEMEF. Destacam-se publicações com o mesmo título realizadas junto com o Prof. Odilon Ferraz Barbosa e o Prof. Fernando Campos Furtado, ambos ex-professores da EEFFTO da UFMG, cujos acervos pessoais também estão sob a guarda do CEMEF.

O acervo está organizado conforme a normas do Sistema Pergamum adotada pelas bibliotecas da UFMG. Não está em ordem alfabética, pois o relatório gerado por essa base não traz essa forma de ordenamento.

(13)

Nota-se que os títulos das obras e outras informações não comportam acentos gráficos.

FICHA TÉCNICA Fundo: Professor Nella Testa Taranto

Código: BR CEMEF NT

Período da documentação: 1937-1981 Doador: Filha

Data da doação: 2002 Conteúdo: livros

Gênero documental: bibliográfico Dimensão: 37 livros

DADOS BIOGRÁFICOS

A professora Nella atuou na Escola de Educação Física de Minas Gerais desde a década de 60 até a década de 80, especialmente em disciplinas de Recreação, sua principal área de interesse. Faleceu em Belo Horizonte, na década de 80.

(14)

FUNDO PROFESSOR FERNANDO CAMPOS FURTADO

APRESENTAÇÃO

O professor Fernando Campos Furtado doou o acervo deste Fundo ao CEMEF no ano de 2007, após participar de seções, nesse Centro, para identificar junto com outros ex-professores da Escola de Educação Física da UFMG, fotografias pertencentes à Coleção Iconográfica.

O acervo está sendo identificado e descrito e foi dividido nas seguintes séries: Dossiê, Periódicos/Revistas e Livros.

As séries Periódicos/Revistas e Livros estão identificadas e quantificadas, todavia os itens ainda não foram inseridos no Sistema Pergamum, não possuindo, por isso, notação específica.

FICHA TÉCNICA Fundo: Professor Fernando Campos Furtado Código: BR CEMEF FF

Período da documentação: ainda não identificado Doador: Fernando Campos Furtado

Data da doação: 2007

Conteúdo: dossiês, livros, periódicos

Gênero documental: textual, bibliográfico Dimensão: aproximadamente 1,2m

DADOS BIOGRÁFICOS

Fernando Campos Furtado, filho do juiz de direito Joaquim Henriques Furtado Mendonça e de Presciliana Campos Furtado de Mendonça, nasceu na Fazenda São José, em Descoberto, Zona da Mata, Minas Gerais. Desde a infância morou em diversas cidades mineiras, como São João Nepomuceno, Bom Sucesso, Rio Novo, Pará de Minas, Ouro Preto, Cataguases e Belo Horizonte.

É professor de Educação Física, formado no Rio de Janeiro pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil, na turma de 1952. Atuou como professor da Escola de Educação Física de

(15)

Minas Gerais na década de 60 e como professor de Educação Física, por mais de quarenta anos, em várias escolas de Belo Horizonte, como o Colégio Municipal, Colégio Marconi e Colégio Santo Antônio, destacando-se o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG), até aposentar-se na década de 90. Atuou também no América Futebol Clube e na Diretoria de Esportes de Minas Gerais. Na Escola de Educação Física da UFMG, atuou na década de 60.

Como atleta, foi goleiro de seleções universitárias, jogador de basquete e de vôlei. QUADRO DE ARRANJO (em construção) Série Notação 1. Dossiê 2. Periódicos/ Revistas 3. Livros

(16)

COLEÇÃO PROFESSOR EDSON PISANI MARTINI

APRESENTAÇÃO

O acervo foi doado pela família e é constituído por livros, fotografias e artefatos, entre outros. Muitos sobre ginástica olímpica, ginástica geral e similares.

Até o momento foi realizada a higienização, quantificação e iniciada a identificação da documentação mediante a contagem e separação por espécie documental, estando ainda em processo de organização. O CEMEF recebeu parte do acervo. Identificamos algumas possíveis séries, como Fotografias, Livros, Objetos tridimensionais e Outros.

FICHA TÉCNICA Fundo: Professor Edson Pisani Martini

Código: BR CEMEF EP

Período da documentação: ainda não identificado Doador: Família

Data da doação: 2007

Conteúdo: livros, fotografias e objetos tridimensionais Gênero documental: textual, iconográfico e tridimensional Dimensão: aproximadamente 1,2m

DADOS BIOGRÁFICOS

Nascido em 1944, Edson Pisani formou-se em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais em 1969. Antes mesmo de concluir a graduação, foi convidado para ser professor dessa Escola. Na universidade ministrou as disciplinas de Ginástica Masculina I, II e III; Futebol de Campo e Métodos e Processos do Treinamento. Entre outras atividades exercidas nessa instituição, coordenou o Colegiado do Curso de Educação Física.

Foi também professor de Educação Física da Rede de Ensino de Belo Horizonte, sendo efetivo na Prefeitura. Atuou em Escolas Municipais, como São Cristóvão, na região da Lagoinha, e Luiz Gatti, na região do Barreiro, da

(17)

qual foi diretor de 1980 a 1990. Nessas escolas desenvolveu vários projetos, entre eles o de treinamento em Ginástica Olímpica. Em 1991, trabalhou na Secretaria de Educação. Foi também juiz internacional de ginástica olímpica e técnico dessa modalidade na Associação Cristã de Moços (ACM). Em sua homenagem, seu nome foi dado à Escola Municipal Edson Pisani Martini, em Belo Horizonte.

Como professor de Educação Física e como técnico de Ginástica foi referência importante para várias turmas formadas na Escola de Educação Física da UFMG nas décadas de 70 e 80 do século XX.

Faleceu em 1992, em pleno exercício profissional.

QUADRO DE ARRANJO (em construção) Série Notação 1. Fotografias 2. Livros 3. Objetos tridimensionais 4. Outros

Referências

Documentos relacionados

firmada entre o Sinduscon-AL e Sindticmal e que não tiver nenhuma ausência em cada período de aferição, bem como contar com 3 (três) meses ou mais de vigência de contrato de

O canabidiol é um composto presente na planta Cannabis sativa, que promove diversos benefícios à saúde humana, como por exemplo sobre as doenças neurológicas como epilepsia,

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

Um senhorio é um território, pertencente a um Senhor (do Clero ou da Nobreza), em que podemos encontrar terras cultivadas pelos camponeses que vivem no senhorio,

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

O padre veio para eles e abraçou-se também, subitamente perturbado por uma analogia, assim dissera o italiano, Deus ele próprio, Baltasar seu filho, Blimunda