• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 01/2020/JORNALISMO/DCOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 01/2020/JORNALISMO/DCOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 01/2020/JORNALISMO/DCOS

A comissão de estágio do curso de Jornalismo, do Departamento de Comunicação Social, no uso de suas atribuições e tendo em vista a Resolução nº 10/2018/CONEPE e a Resolução Nº 26/2020/CONEPE, torna públi14 a abertura do Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de vagas de estágio curricular obrigatório não remunerado, na modalidade remota, nos setores administrativos das unidades da UFS, de acordo com as definições deste edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

a) Estágio obrigatório é aquele definido como componente curricular obrigatório do Projeto Pedagógico do curso de Jornalismo (RESOLUÇÃO Nº 15/2017/CONEPE), dando cumprimento da carga horária pelo estudante para a integralização do curso, como requisito para a obtenção de seu diploma.

b) O Processo Seletivo Simplificado regido por este edital, promovido pelo curso de Jornalismo visa à seleção de candidatos para estágio curricular obrigatório para as unidades administrativos da UFS, na modalidade remota, durante o semestre 2020.1.

c) O processo seletivo se destina exclusivamente ao preenchimento de vagas para realização de estágio curricular obrigatório não remunerado para alunos de Jornalismo do DCOS/UFS.

d) Não constituem objeto do presente edital estágios não obrigatórios, sendo vedada a inscrição de estudantes que não estejam aptos à realização de estágio curricular obrigatório.

e) Estão aptos a se inscrever neste edital estudantes que possuam o pré-requisito para a atividade de Estágio Supervisionado em Jornalismo, ou seja, que tenham concluído a disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado I.

f) Ficará sob a responsabilidade da UFS, os benefícios relacionados ao seguro obrigatório contra acidentes pessoais para os estagiários regidos por este edital.

2. DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

a) O estágio terá a carga horária total de 240h.

b) O estágio de que trata o presente edital não gera vínculo empregatício de qualquer natureza com a UFS, encerrando-se toda e quaisquer relações tão logo

(2)

cumpridas às etapas nele previstas, sem direito à indenização a qualquer título que seja.

c) A carga horária semanal será de 20 (vinte) horas distribuídas nos horários de funcionamento das unidades da UFS e compatível com o horário acadêmico do estagiário.

d) O estágio poderá ser cancelado e rescindido o Termo de Compromisso nas ocorrências dos seguintes casos:

I. automaticamente, ao término do estágio;

II. a qualquer tempo no interesse e conveniência da Administração UFS ou a pedido do orientador do aluno;

III. por trancamento, dispensa de matrícula ou mudança de curso;

IV. a pedido do estagiário;

V. em decorrência do descumprimento de qualquer compromisso assumido na oportunidade da assinatura do Termo de Compromisso;

VI. pela interrupção do curso na UFS e

VII. por conduta incompatível com a exigida pela Administração.

e) Em qualquer das hipóteses dispostas no subitem precedente, o cancelamento do estágio deverá estar devidamente fundamentado e evidenciado os motivos.

3. DAS VAGAS E REQUISITOS

a) O processo seletivo destina-se ao preenchimento de 07 (sete) vagas para estágio curricular obrigatório, distribuídas conforme quadro abaixo:

UNIDADE ADMINISTRATIVA DE LOTAÇÃO Nº DE VAGAS ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO (ASCOM/UFS) 03

RÁDIO UNIVERSITÁRIA (DECAV/UFS) 03

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGCOM/DCOS)

01

b) Aos candidatos portadores de deficiência serão reservadas 10% das vagas, desde que as atividades sejam compatíveis com a deficiência declarada.

(3)

c) São consideradas pessoas com deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no artigo 4° do Decreto Federal n° 3.298/99 e suas alterações e na Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça.

d) Quando da inexistência de candidato portador de deficiência aprovado, o preenchimento da vaga dar-se-á pelo próximo candidato da classificação geral, observada a ordem de classificação no processo seletivo.

e) O candidato portador de deficiência participará do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos quanto à avaliação e aos requisitos mínimos exigidos para todos os demais candidatos.

f) Os demais classificados integrarão o cadastro de reserva de estagiários do curso de Jornalismo Estágio Curricular Obrigatório não Remunerado nas Unidades Administrativas da Universidade Federal de Sergipe para o período 2020.1.

4. DAS INSCRIÇÕES

a) Poderão inscrever-se para a seleção somente alunos regularmente matriculados e com frequência efetiva no ensino regular nos cursos da UFS.

b) O discente deve possuir o pré-requisito para a atividade de Estágio supervisionado em Jornalismo, ou seja, ter concluído a disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado I.

c) A inscrição será realizada por meio do preenchimento da ficha de inscrição (Anexo I) juntamente com o envio da cópia do histórico escolar para o e-mail estagiojornalismo@academico.ufs.br

Parágrafo único: Todas as informações fornecidas pelo candidato são de sua inteira responsabilidade, que responderá por eventuais erros ou omissões.

5. DA SELEÇÃO

a) A seleção será realizada pela coordenação de estágio do curso de Jornalismo;

b) O processo seletivo compreenderá a análise do Histórico Escolar, observando-se o Índice de Eficiência Acadêmica – IEA e Média de Conclusão - MC.

(4)

a) O Termo de Compromisso para realização do estágio será emitido pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), após registro da atividade no sistema pela coordenação de estágio de curso de Jornalismo.

b) O professor orientador deverá elaborar em consenso com o supervisor técnico o plano de trabalho das atividades do aluno para inclusão no termo de compromisso.

c) Para o início das atividades a coordenação de estágio deverá encaminhar o aluno ao setor administrativo UFS, por meio de carta de apresentação.

d) A matrícula na atividade de Estágio Supervisionado em Jornalismo será efetivada somente após:

I. aprovação do resultado deste edital e distribuição dos professores orientadores pelo Colegiado do Curso de Jornalismo;

II. confirmação de que a carga horária semestral do(a) discente não ultrapassa as 450h máximas, previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo (Resolução Nº 15/2015/CONEP).

e) As instruções normativas que regem o estágio obrigatório no curso de Jornalismo/UFS, bem como modelos de formulários e relatórios estão disponíveis no site www.jornalismo.ufs.br

7. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO

CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO NO SEMESTRE 2020.1

DATA ATIVIDADE

14 a 25 set 2020 Abertura de Edital para preenchimento de vagas de estágio em unidades ou subunidades administrativas da UFS

19h00 do dia 25 set 2020

Prazo final para envio da solicitação de inscrição no Edital 01/JORNALISMO/DCOS para seleção de vagas de estágio em Jornalismo em setores da UFS para o E-mail

estagiojornalismo@academico.ufs.br

30 set 2020 Reunião do Colegiado de Jornalismo para apreciação do resultado do Edital para seleção para preenchimento de vagas de estágio em setores da UFS

(5)

CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO NO SEMESTRE 2020.1

DATA ATIVIDADE

02 out 2020 Divulgação do resultado do Edital para a seleção para vagas de estágio em unidades ou subunidades administrativas da UFS no site www.jornalismo.ufs.br

05 a 09 out 2020

Período para envio para a coordenação de estágio em Jornalismo dos planos de trabalho do estágio (Anexo II)

De 12 out a 16 de out 2020

Período de matrícula na atividade de Estágio Supervisionado em Jornalismo pela secretaria do DCOS

05 set a 16 out 2020

Período de preparação e assinatura dos Termos de Compromisso de estágio obrigatório na UFS e em organizações externas

19 out 2020 Início do semestre 2020.1 19 a 23 out

2020

Início das Atividades de estágio supervisionado em Jornalismo em 2020.1

01 a 05 fev 2021 Prazo para a entrega do relatório final e de frequência do discente ao professor orientador

13 fev 2021 Final do semestre 2020.1

Caso necessárias, retificações no Calendário geral das atividades de Estágio Supervisionado em Jornalismo no semestre 2020.1 serão publicadas no site do curso www.jornalismo.ufs.br

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Estágio em Jornalismo através do E-mail estagiojornalismo@academico.ufs.br

Profª Messiluce da Rocha Hansen Coordenadora de estágio em Jornalismo/UFS

(6)

ANEXO I

FICHA DE INSCRIÇÃO EDITAL Nº 01/2020/DCOS/UFS PARA O PERÍODO 2020.1

Nome Completo: _________________________________________________

Período: _______________________

Matrícula: ______________________

E-mail: ______________________________________ Telefone: ____________________________________

Pessoa com deficiência? SIM ( ) NÃO ( )

Setor para o qual deseja a realização do estágio em ordem de preferência:

( ) ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO (ASCOM/UFS)

( ) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGCOM) ( ) RÁDIO UNIVERSITÁRIA (DECAV/UFS)

DECLARAÇÃO

DECLARO, para fins de inscrição no processo seletivo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe, que preencho todas as condições estabelecidas e exigidas pelo Edital Nº 01/2020/DCOS/UFS e que entreguei a documentação solicitada. Manifesto ainda que tenho conhecimento das regras específicas que regem o Estágio Obrigatório do Curso de Jornalismo da UFS e me comprometo a cumprir as normas estabelecidas na Instrução Normativa de Estágio Obrigatório do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe.

_____________ (Cidade), / / 2020.

(7)

ANEXO II

MODELO DE PLANO DE TRABALHO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

1. IDENTIFICAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO Discente:

Matrícula na UFS:

Organização/setor da UFS em que se realizará o estágio:

Nome, cargo e formação do supervisor técnico da concedente (Jornalista):

E-mail do(a) supervisor(a) técnico(a) (Jornalista):

Telefone para contato do(a) supervisor(a) técnico(a) (Jornalista):

Área do estágio:

Período previsto em que se realizará o estágio:

Carga horária semanal, turno e horário do estágio:

(8)

2. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DO ESTÁGIO

3. IDENTIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS PELO ALUNO ESTAGIÁRIO

4. CRONOGRAMA DO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO PLANO DE TRABALHO

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE PERÍODO DE REALIZAÇÃO

DA ATIVIDADE

CARGA HORÁRIA

___________________(Cidade),______(Dia), ______(Mês), _________ (Ano)

Referências

Documentos relacionados

A inclusão do Projeto Comunitário como componente curricular obrigatório em todos os seus cursos articula-se com o que estabelece o seu Projeto Pedagógico

Levando-se em conta que essas ligas apresentam similares e até mesmo melhor resistência ao desgaste do que os fofos brancos, pode-se supor que os mecanismos de desgaste atuantes

O refino melhorou as propriedades mecânicas, entretanto o índice de rasgo reduziu em polpas submetidas ao refino com maior intensidade.. Por fim, o refino piorou as

a) Estágio obrigatório é aquele definido como componente curricular obrigatório do Projeto Pedagógico do curso de Jornalismo ( RESOLUÇÃO Nº 15/2017/CONEPE) ,

1.1. O estágio curricular obrigatório é aquele definido no projeto pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito essencial para a integralização do curso de

Como componente curricular obrigatório, o Estágio Curricular Supervisionado, no Curso de Licenciatura em Matemática, regido Deliberação do Nº 63/CEPE, de 06 de novembro de 2017

Acresce ainda referir que, não obstante a especificidade antigénica dos anticorpos monoclonais, a terapia farmacológica imunossupressora encontra-se associada a

Um portátil full-color touch-screen centro de comando do veículo, Bancos Bancos Bancos PowerPDA Bancos PowerPDA PowerPDA controles, PowerPDA monitores e funções de