• Nenhum resultado encontrado

Revisão Reta Final (Fuvest-Unicamp-Unifesp) BIOLOGIA (Bioquímica 1) Prof. Landin

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revisão Reta Final (Fuvest-Unicamp-Unifesp) BIOLOGIA (Bioquímica 1) Prof. Landin"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Revisão Reta Final (Fuvest-Unicamp-Unifesp)

BIOLOGIA (Bioquímica 1) – Prof. Landin

01. (UNIFESP – discursiva) Considere as afirmações e o gráfico.

I. Nas carnes e vísceras, o ferro é encontrado na forma Fe2+. II. Nos vegetais, o ferro é encontrado na forma mais oxidada, Fe3+. III. A vitamina C é capaz de reduzir o ferro da forma Fe3+ para a forma Fe2+.

http://pt.scribd.com. Adaptado. A) Qual das formas iônicas do ferro é melhor absorvida pelo intestino humano?

Justifique.

B) As afirmações e o gráfico justificam o hábito do brasileiro, de consumir laranja junto com a feijoada? Justifique.

02. (UNESP – objetiva) Três consumidores, A, B e C, compraram, cada um deles, uma

bebida em embalagem longa vida, adequada às suas respectivas dietas. As tabelas abaixo trazem informações nutricionais sobre cada uma dessas três bebidas.

TABELA 1

Porção 100mL %VD Valor energético 86,3 Kcal 4% Carboidratos 21,3 g 7% Proteínas 0,0 g 0% Gorduras totais 0,0 g 0% Gorduras saturadas 0,0 g 0% Gorduras trans 0,0 g - Fibra alimentar 0,0 g 0% Sódio 12,1 mg 1% TABELA 2 Porção 100mL %VD Valor energético 51,5 Kcal 3% Carboidratos 1,9 g 1% Proteínas 4,1 g 5% Gorduras saturadas 1,8 g 8% Gorduras monoinsaturadas 0,9 g - Gorduras poliinsaturadas 0,1 g - Cálcio 143,1 mg 14% Vitamina A 22,5 μg 4% Vitamina C 0,9 mg 2% Magnésio 11,3 mg 4% Colesterol 13,8 mg - Lipídios 3,0 g - Sódio 51,6 mg 2%

Anotaçõe

s

(2)

R

EVISÃO

R

ETA

F

INAL

(F

UVEST

-U

NICAMP

-U

NIFESP

) –

Bioquímica 1 - Prof. Landin

TABELA 3

Porção 100mL %VD Valor energético 27,0 Kcal 1% Carboidratos 1,5 g 1% Açúcares 1,5 g - Proteínas 2,6 g 3% Gorduras totais 1,2 g 2% Gorduras saturadas 0,2 g 1% Gorduras trans 0,0 g - Gorduras monoinsaturadas 0,3 g - Gorduras poliinsaturadas 0,7 g - Fibra alimentar 0,4 g 2% Lactose 0,0 g - Colesterol 0,0 mg - Sódio 49,5 mg 2% www.tabelanutricional.com.br. Sabendo-se que o consumidor A tinha intolerância à lactose, o consumidor B era diabético e o consumidor C tinha altos níveis de colesterol, e que as bebidas compradas foram suco néctar de pêssego, bebida pura de soja e iogurte integral natural, assinale a alternativa que associa corretamente a bebida comprada com a respectiva tabela e o consumidor que a adquiriu.

A) Suco néctar de pêssego, tabela 1, consumidor A. B) Iogurte integral natural, tabela 2, consumidor C. C) Iogurte integral natural, tabela 1, consumidor B. D) Bebida pura de soja, tabela 2, consumidor A. E) Suco néctar de pêssego, tabela 3, consumidor B.

03. (UNICAMP – discursiva)

O consumo de fibras alimentares, sobretudo fibras solúveis, diminui os níveis de colesterol plasmático. Elas ligam-se a sais biliares, aumentando a sua excreção. Os sais biliares perdidos nas fezes são repostos a partir do colesterol, o que diminui o teor de colesterol circulante. Além disso, a fermentação das fibras pelas bactérias intestinais produz ácidos graxos de cadeia curta que parecem inibir a síntese de colesterol no fígado.

Adaptado de Anita Marzzoco e Bayardo B. Torres, Bioquímica Básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007, p. 249. A) Por que pode ser benéfico o consumo de um alimento que contribua para a redução do colesterol circulante? Além da ingestão de fibras, de que outra maneira pode-se reduzir o colesterol circulante?

B) Qual a função dos sais biliares na digestão dos alimentos?

04. (UNIFESP – discursiva) Analise a informação nutricional contida no rótulo de dois

alimentos, considerando que um deles será totalmente ingerido por uma pessoa que sofre de hipertensão arterial.

ALIMENTO 1 – Informação nutricional

Quantidade %VD (*) Valor energético 84kcal = 353kJ 4 Carboidratos 9,8g 3 Proteínas 2,1g 3 Gorduras totais 4,0g 7 Gorduras saturadas 2,3g 10

(3)

R

EVISÃO

R

ETA

F

INAL

(F

UVEST

-U

NICAMP

-U

NIFESP

) –

Bioquímica 1 - Prof. Landin

Gorduras trans 0g ** Fibra alimentar 1,2g 5 Sódio 1262mg 53 * Valores diários com base em uma dieta de 2000kcal ou

8400kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas

** VD não estabelecido

ALIMENTO 2 – Informação nutricional

Quantidade %VD (*) Valor energético 79kcal = 332kJ 4 Carboidratos 13g 4 Proteínas 1,2g 2 Gorduras totais 2,6g 5 Gorduras saturadas 1,4g 6 Gorduras trans 0g ** Fibra alimentar 4,8g 20 Sódio 612mg 26

* Valores diários com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas

** VD não estabelecido

A) Por qual dos dois alimentos um hipertenso deveria optar? Justifique.

B) Cite dois componentes do rótulo que podem influenciar no aumento da pressão arterial e explique de que forma exercem essa influência.

05. (FUVEST – objetiva) Os carboidratos, os lipídios e as proteínas constituem material

estrutural e de reserva dos seres vivos. Qual desses componentes orgânicos é mais abundante no corpo de uma planta e de um animal?

A) Proteínas em plantas e animais. B) Carboidratos em plantas e animais. C) Lipídios em plantas e animais.

D) Carboidratos nas plantas e proteínas nos animais. E) Proteínas nas plantas e lipídios nos animais.

06. (FUVEST – discursiva) O kwashiorkor e o marasmo são doenças infantis por deficiência

nutricional encontradas em regiões subdesenvolvidas. Kwashiorkor é uma palavra de origem africana que significa "doença que afeta uma criança quando nasce outra (uma irmã ou um irmão)". A doença caracteriza-se por retardo de crescimento, cabelos e pele descoloridos e inchaço do corpo, principalmente da barriga, devido ao acúmulo de líquido nos tecidos. Esse quadro decorre da falta quase completa de proteína na dieta, a qual é constituída, essencialmente de carboidratos. O marasmo, fraqueza extrema, caracteriza-se por atrofia dos músculos, ossos salientes e fácies de um velho; é um quadro de subnutrição completa causada por deficiência calórica e proteica.

A) Explique a relação entre a causa do kwashiorkor e o significado atribuído a essa palavra africana.

B) Por quer alimentos proteicos são fundamentais na composição da dieta das crianças?

C) Explique por que deficiência calórica faz a criança emagrecer.

Anotaçõe

s

(4)

R

EVISÃO

R

ETA

F

INAL

(F

UVEST

-U

NICAMP

-U

NIFESP

) –

Bioquímica 1 - Prof. Landin

07. (UNESP – discursiva) Em algumas marcas de refrigerante, consta na embalagem a

advertência:

ATENÇÃO FENILCETONÚRICOS: CONTÉM FENILALANINA.

A) A fenilalanina é um aminoácido natural ou um aminoácido essencial? Explique o que é um aminoácido natural ou explique o que é um aminoácido essencial.

B) Por que razão a fenilalanina não é indicada para pessoas portadoras de fenilcetonúria?

08. (FUVEST – discursiva) A pepsina é uma enzima digestiva cuja velocidade de reação é

influenciada tanto pelo pH quanto pela temperatura do meio. Fixada a temperatura, a velocidade de reação varia com o pH como mostrado no gráfico a seguir.

A) Planejou-se um experimento para verificar qual a temperatura que determina a velocidade máxima da reação. Cinco tubos de ensaio contendo pepsina e um substrato adequado são colocados em diferentes temperaturas. Complete a tabela I, indicando o valor do pH que deve ser usado em cada um dos tubos.

TABELA I Tubo Temperatura pH 1 20oC 2 30oC 3 40oC 4 50oC 5 60oC

B) Nas colunas A, B e C da tabela II são apresentados três conjuntos de resultados. Nas coordenadas a seguir, construa o gráfico correspondente à coluna de resultados corretos, relacionando a porcentagem de substrato digerido com a temperatura.

TABELA II

Tubo Temperatura % do substrato digerido

A B C 1 20oC 10 10 10 2 30oC 50 50 30 3 40oC 100 80 50 4 50oC 70 100 75 5 60oC 0 100 100

Anotaçõe

s

(5)

R

EVISÃO

R

ETA

F

INAL

(F

UVEST

-U

NICAMP

-U

NIFESP

) –

Bioquímica 1 - Prof. Landin

C) Justifique a resposta do item anterior.

09. (UNESP – objetiva) Uma das técnicas utilizadas para estudos em biologia molecular é a

reação de PCR (sigla em inglês para Reação em Cadeia da Polimerase). Nesta reação, a fita dupla hélice de DNA é aberta à temperatura de ± 90oC e cada fita simples serve de molde para que a enzima DNA polimerase promova a síntese de novas moléculas de DNA. O processo se repete várias vezes, sempre a temperaturas ao redor de 90oC, e produz milhares de cópias da fita de DNA. A mecanização e o emprego desta técnica permitiram o desenvolvimento do projeto Genoma Humano. Considerando que, nessa técnica, a enzima DNA polimerase deve manter-se estável e atuar sob temperatura elevada, é possível deduzir que essa enzima foi obtida de

A) alguma espécie de bactéria. B) vírus bacteriófagos.

C) algum tipo de vírus infectante de células eucariontes. D) células-tronco mantidas in vitro.

E) células de animais adaptados a climas quentes.

10. (UNESP – objetiva) Indique a alternativa que oferece uma refeição cujos alimentos

relacionam-se corretamente aos nutrientes e estes, corretamente às suas respectivas utilizações no organismo.

A) Arroz integral, cujos lipídios fornecerão matéria-prima para as membranas celulares; purê de batata, cujas proteínas serão utilizadas para a produção de energia; frutas, cujos carboidratos serão utilizados nas defesas do organismo.

B) Macarrão, cujos carboidratos serão utilizados para produção de energia; molho de carne, cujas proteínas fornecerão aminoácidos ao organismo; salada, que fornecerá vitaminas que atuarão no metabolismo dos aminoácidos.

C) Feijão, cujas proteínas serão utilizadas para a produção de energia; salada de folhas, cujas fibras serão utilizadas na produção de proteínas; filé de peixe, cujas gorduras serão armazenadas como reserva de energia.

D) Salada, que fornecerá vitaminas para o metabolismo dos ácidos nucléicos; queijo, cujos lipídios fornecerão aminoácidos ao organismo; frango, cujas gorduras fornecerão matéria-prima para as membranas celulares.

E) Frutas, que fornecerão vitaminas que mantêm a integridade dos epitélios; salada, que fornecerá fibras que auxiliam o organismo na movimentação do bolo alimentar; arroz, cujos carboidratos serão utilizados para produção de proteínas.

11. (UNESP – discursiva) Um determinado medicamento, recentemente lançado no

mercado, passou a ser a nova esperança de pessoas obesas, uma vez que impede a absorção de lipídios, facilitando sua eliminação pelo organismo. Como efeito colateral, os usuários deste medicamento poderão apresentar deficiência em vitaminas lipossolúveis, tais como A, D, E e K.

A) Qual é e onde é produzida a substância que realiza a emulsificação dos lipídios? B) Quais são os efeitos que a falta das vitaminas A e K pode causar ao homem?

Anotaçõe

s

(6)

R

EVISÃO

R

ETA

F

INAL

(F

UVEST

-U

NICAMP

-U

NIFESP

) –

Bioquímica 1 - Prof. Landin

12. (UNICAMP – discursiva)

Cada marinheiro da esquadra de Cabral recebia mensalmente para suas refeições 15kg de carne salgada, cebola, vinagre, azeite e 12kg de biscoito. O vinagre era usado nas refeições e para desinfetar o porão, no qual, acreditava-se, escondia-se a mais terrível enfermidade da vida no mar. A partir do século XVIII essa doença foi evitada com a introdução de frutas ácidas na dieta dos marinheiros. Hoje sabe-se que essa doença era causada pela deficiência de um nutriente essencial na dieta.

Adaptado de: Bueno, E. A VIAGEM DO DESCOBRIMENTO. Rio de Janeiro. Objetiva. 1998. A) Que nutriente é esse?

B) Que doença é causada pela falta desse nutriente?

C) Cite duas manifestações aparentes ou sintomas dessa doença.

Anotaçõe

s

Referências

Documentos relacionados

Em artigos como “Nossos feminismos revisitados” da brasileira Luiza Bairros há aportes específicos do feminismo negro como o questionamento de como a teoria

Enfocam-se os principais resultados dessa pesquisa, apre­ sentando o método adotado e suas restrições, como indicativos de questões a serem superadas no atual desafio

Ao revés, caso reste comprovado que o resultado ilícito ocorreu porque o Compliance Officer não agiu para evitar, identificar e remediar o ato ilícito ou aderiu a decisão

Considerando que, historicamente, a Associação Nacional de Política e Administração da Educação e a Revista Brasileira de Política e Administração da

Mecanismos Moleculares de Invasão Tumoral e da Metástase Fatores de Ligação Proteinases Inibidores Naturais de Proteinases Fatores de Motilidade Receptor de Laminina

Também serão considerados sem similar nacional os bens e mercadorias cuja inexistência de produção nacional tenha sido atestada pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério

Não existe um tipo ideal de solo para esses vegetais, porém a maioria das ervas medicinais se adapta melhor em solos férteis, leves e bem drenados, para que a raiz da planta

Base: 260 respondentes que afirmaram manterem em práticas sustentáveis Obs.: A questão admitia mais de uma alternativa como