• Nenhum resultado encontrado

INFORMAÇÃO GERAL INSTRUÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMAÇÃO GERAL INSTRUÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

INFORMAÇÃO GERAL

Os Frigoríficos ORIMA FR 240 e FR 275 de tipo 2 portas – estão desenhados para curtos períodos de tempo para a preservação de alimentos frescos no compartimento de fresco e para longo períodos de tempo no compartimento de congelação onde tembém se poderá fazer gelo. Os frigoríficos ORIMA estão à temperatura do clima classe “N” e são dedicados exclusivamente ao uso doméstico.

Os fabricantes garantem que as temperaturas dos respectivos frigoríficos funcionam no tipo do meio ambiente rondando temperaturas desde 16 até 32 oC e humidade relativa não superior a 70 %.

Os frigoríficos ORIMA obedecem a todos os requisitos domésticos e eléctricos.

Todas as reparações e arranjos feitos nos respectivos aparelhos deverão ser feitos por agentes especializados.

Dado que este tipo de frigorífico é sujeito a constantes modificações para o seu melhor aprovei-tamento, essas mesmas alterações não serão dadas a conhecer neste Manual.

INSTRUÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA

Antes de ligar o Frigorífico verfique se a extensão se encontra danificada.

A tomada deverá encontrar-se em perfeitas condições, para evitar risco de choques.

Este Frigorífico faz-se acompanhar de uma extensão apropriada que só poderá ser substituída pelo mesmo tipo e somente pelo seu fornecedor.

Depois de instalar o Frigorífico verfique se a tomada está num local acessível.

Limpe a parte de trás do Frigorífico com uma escova macia ou aspirador pelo menos uma vez por ano.

Não colocar em cima do Frigorífico, utensílios que o possam danificar, tais como líquidos corro-sivos ou objectos que produzam calor.

AVISO:

● Manter o Frigorífico num local arejado.

● Não usar qualquer meio não indicado para acelerar o processo de descongelação. ● Não danificar o circuito do Frigorífico.

(3)

● Não usar qualquer aparelho no seu interior.

● Não deixar a porta do Frigorífico aberta mais tempo que o necessário. ● Quando o estiver a descongelar não esquecer de desligá-lo da corrente.

● Será preciso esperar como mínimo 15 minutos antes de ligar o frigorífico depois de havê-lo desligado /para limpeza, para colocá-lo em outro lugar, etc/.

ESTRUTURA DO FRIGORÍFICO ORIMA

Antes de ler o texto descrito em baixo, observe com atenção as figuras.

Ele é constituído por duas áreas: Congelador “A” – baixa temperatura e Frigorífico “B” para alimentos frescos.

O evaporador dos dois compartimentos se encontra escondido na esponja. O da área de ali-mentos frescos se encontra na parte de trás do mesmo compartimento. O evaporador está constantemente a derreter, quando o compressor não se encontra a funcionar.

Por essa razão a parede de trás poderá estar coberta de gelo. A aqua derretida está constante-mente a correr para o recipiente que se encontra por cima do compressor.

1 Botões de controle 8 Suporte para ovos

2 Prateleiras 9 Prateleira

3 Botão de limpeza 10 Compressor

4 Prateleira de vidro 11 Recipiente

5 Recipiente 12 Condensador

6-7 Prateleira Porta

! Os acessórios do aparelho listados abaixo podem diferir em quantidade e construção dos acessórios do aparelho que comprou. Esta descrição está adaptada ao grupo completo de frigorífico-congelador.

MUDAR A DIRECÇÃO DE ABERTURA DAS PORTAS

Recomendamos que a mudança da direcção de abertura das portas seja feita por duas pesso-as. Vai precisar de duas chaves N.º 8 e N.º 10 e de uma chave de parafusos Philips.

(4)

horizon-tal. Execute as acções a seguir pela ordem enumerada:

AVISO! Desligue o aparelho no interrup-tor e a ficha da tomada.

1. Desaparafusar os parafusos de aperto da tampa (1) e (3) (2 unid. na frente e 2 unid. atrás) e retirar a tampa;

2. Desaparafusar e retirar o suporte supe-rior da porta (5), retirar o eixo (7) juntamente com a porca (6) e as arruelas (8) e colocar todo o conjunto na parte oposta do suporte; 3. Retirar a porta superior (18). Desapara-fusar os parafusos de aperto (11) do suporte (10);

4. Retirar o suporte interior (10) juntamente com as arruelas do eixo e a peça interme-diária (9). Retirar a porta inferior (13); 5. Desaparafusar e retirar o suporte inferior da porta (14), retirar o eixo (15), dar a volta ao suporte e ao eixo, e colocá-los no lado oposto. Aparafusar e apertar o suporte infe-rior (14);

6. Retirar o amortecedor da porta superior (19) e o amortecedor da porta inferior (16) e colocá-los no lado oposto da porta;

7. Retirar os amortecedores da zona trans-versal do móvel (17) e colocá-los na parte oposta do móvel;

8. Colocar a porta inferior (13) no eixo do suporte inferior (15);

9. Depois de haver colocado o eixo do su-porte na porta inferior, aparafusar o susu-porte interior (10) no lado oposto do móvel usando para isso o jogo de arruelas e intermedia-rios. Colocar a porta superior (18) no eixo do suporte interior (10);

10. Depois de haver colocado o eixo do su-porte na porta superior, aparafusar o supor-te superior (5) usando para isso o jogo de arruelas;

a. Desaparafusar os parafusos (21), retirar o tirador (20) , e com os mesmos parafusos fixar o tirador na parte direita da porta depois de haver retirado o amortecedor (22).

b. Colocar o amortecedor (22) no lugar onde estava o tirador.

11. Colocar a tampa e aparafusá-la usando para isso os parafusos de aperto (2 unid. na frente e 2 unid. atrás).

Observação: se for preciso, depois de haver desaparafusado os parafusos de aperto do supor-te da porta inferior, é possível regular a colocação da porta inferior.

(5)

LOCAL IDEAL PARA O SEU FRIGORÍCO ORIMA

Tire os dois suportes 1 dos sacos e introduza-os nas ranhuras

2 que se encontram na parte de trás do electrodoméstico lo-calizada na parte superior do mesmo.

O Frigorífico deverá ser colocado num local seco e bem ven-tilado.

Não é recomendável colocá-lo em locais próximos de aparel-hos que produzam calor, tais como fogões, aquecedores, etc. ou directamente a apanhar raios solares.

O frigorífico não deve estar em contacto com sistemas de aquecimento, tubos de gás ou outros tipos de tubos, nem es-tar perto de aparelhos eléctricos .

Se não for possível encontrar outro local use um painel iso-lante.

Caso o seu refrigerador tenha as maçanetas enroscadas, para evitar que se quebrem não empurre nem levante o refri-gerador agarrando nas suas maçanetas.

Se o seu frigorífico leva prateleiras de vidro, puxe a prateleira no sentido da flecha 1 e tire o soporte vermelho de transporte da prateleira no sentido da flecha 2

VENTILAÇÃO

ATENÇÃO: Mantenha sempre o Frigorífico bem ventilado, caso isto não aconteça a temperatura do Frigorífico aumenta consumindo assim mais energia.

Quando a porta do frigorífico não se fecha bem, é preciso cambiar a hermetização da porta.

Aviso! Não tapar as aberturas superiores. Espaço necessário para o Frigorífico ORIMA

(6)

CONTROLES E LÂMPADAS INTERIORES

Para ligar ou desligar o Frigorífico basta pôr ou puxar a extensão da corrente. NOTA: Ao desligar o termostato só o compressor se encontra desligado. 1. Botão do termostato

2. Dispositivo dos botões 3. Lâmpada

4. Tampa p/lâmpada 5. Pantilha

● Quando a lâmpada se fundir e para sua substituição retire a capa da mesma.

● A temperatura do compartimento da zona de alimentos frescos é controlada pelo botão do termostato.

● O termostato se encontra desligado qu-ando estiver na posição “O”. Para ligá-lo vire o botão no sentido relógio esolhendo a tem-peratura que mais Ihe convir.

CONGELAÇÃO

A temperatura do congelador depende da temperatura ambiente, posição do botão do termosta-to e quantidade dos alimentermosta-tos. Todos os alimentermosta-tos destinados à congelação deverão ser postermosta-tos na parte inferior da prateleira do mesmo compartimento.

A prateleira deverá ser mudada para a posição superior (no Frigorífico FR 275) se encontra na posição inferior. O botão do termostato deverá ser posto no máximo e deixar estar por 24 horas seguidas. Depois das 24 h. já estará pronto a ser utilizado

A quantidade máxima não deverá exceder os 2 Kg para os FR 240 e os 3 Kg para os FR 275. Passadas sa 24 horas o botão do termostato deverá ser posto na posição “4”.

É aconselhável dividir em pequenas porções os alimentos que se destina à congelação, visto ser mais rápido o seu congelamento, e mais prático para ser usado.

Película plàstica, folhas de alumínio ou recipients de plástico poderão ser usados para o referi-do processo. Cada embalagem deverá ter uma etiqueta onde se encontra indicareferi-do o nome referi-do alimento e a data.

Para o compartimento de alimentos frescos ao início o botão do termostato deverá estar na posição “4”, se estiver muito frio, então mude para a posição “1”, depois poderá es-colher a temperatura que mais se adapta aos alimentos que lá colocar.

Recomenda-se que os alimentos deverão estar bem condicionados afim de evitar odores inde-sejados.

Antes de colocar os alimentos no frigorífico estes deverão estar em temperatura ambiente.

DESCONGELAÇÃO

O congelador deverá ser descongelado manualmente, se o evaporador estiver coberto de gelo de grossura superior a 5 mm, o evaporador estará a funcionar constantemente.

Para a sua descongelação deverá: ● Desligar o Frigorífico da corrente.

● Tirar os alimentos que lá se encontram, pô-los em recipientes, tapà-los bem e colocá-los num local fresco.

● Deixa a porta do congelador aberta. ● Limpar a áqua que se vai descongelando.

(7)

Lembre-se que durante o período de descongelamento o tempo de conservação dos pro-dutos é menor.

O processo de descongelamento poderá ser acelerado se colocar um recipiente com aqua qu-ente dentro do compartimento.

Depois de descongelado deverá ser lavado com água quente com sabão ou soda, limpo e dei-xálo secar naturalmente.

NOTA: Não limpar as etiquetas com líquidos que contenham álcool.

Limpar os frigoríficos de cor de aluminio ou cor de metal com um pano suave e productos de limpeza neutrais e não agressivos em cuja composição haja álcool. Não usar productos de limpeza em pó ou cremes de limpeza.

Informamos de que existem sons que são normais no fun-cionamento do aparelho, como indicamos a seguir. 1. Verificação de som pelo funcionamento do motor do com-pressor eléctrico que se notará com mais intensidade durante o seu inicio.

2. Verificação de som devido à movimentação do Gás pelos tubos.

Durante o seu funcionamento se verificar o aparecimento de problemas, verifique primeiro se estes não são situações que você mesmo poderá resolver. Use a tabela abaixo indicada para o efeito.

Informação: Caso não consiga resolver o problema, desligue-o da corrente, abra a porta e chame um Técnico qualificado

PROBLEMAS DE FUNCIONAMENTO E SUAS SOLUÇÕES

(DETECÇÃO DE AVARIAS)

E se …

● O frigorífico mesmo ligado a corrente não funciona. Verifique se a instalação eléctrica em sua casa está a funcionar correctamente. Verifique se a ficha está inserida correctamente na tomada.

● O ruído ficar mais alto. Verifique se o aparelho está estável num lugar plano. Para nivelá-lo regule os pés da frente. Verifique se o aparelho está encostado a mobiliário e se alguma parte do sistema de refrigeração na parte de trás do corpo do aparelho está a tocar na parede. Afaste o aparelho do mobiliário ou das paredes. Verifique se a causa do ruído crescente se deve a garrafas, latas ou pratos no aparelho que podem estar em contacto entre si.

● Aparecer água na parte debaixo do compartimento do frigorífico. Verifique se o espaço do canal de água de descongelação não está bloqueado. Limpe o espaço do canal de água de descongelação com um produto de limpeza para esse efeito.

● Aparecer água nas prateleiras de vidro temperado. Produtos ou pratos com alimentos no compartimento de refrigeração estão a tocar na parede do fundo do compartimento. Não deixe que produtos ou pratos com alimentos toquem na parede do fundo.

● Aparecer água debaixo do aparelho. O tabuleiro de recolha de água de descongelação escorregou para fora do compressor. Coloque o tabuleiro em cima do compressor.

● Quando a porta do aparelho é aberta, a junta vedante de borracha é puxada para fora. A junta está suja com alimentos pegajosos (gordura, geleia). Limpe a junta vedante e a respec-tiva ranhura com água quente contendo sabão ou detergente de lavar a loiça e depois passe um pano para secar. Monte a junta vedante de borracha no lugar.

● Temperatura elevada no aparelho, as pausas de funcionamento do aparelho são cur-tas. Veja se a porta do aparelho está a fechar bem, se não esteve aberta durante mais tempo

(8)

do que o necessário ao tirar ou a colocar alimentos ou se foi colocada uma grande quantidade de comida quente no aparelho.

● A parte de cima do aparelho tem condensação em cima. A humidade relativa do ar am-biente é superior a 70%. Ventile a divisão onde se encontra o aparelho e, se possível, retire a causa da humidade.

ASSISTÊNCIA PRESTADA AO ABRIGO DA GARANTIA

! SE O APARELHO NÃO ESTIVER A

FUN-CIONAR BEM, VEJA SE CONSEGUE SER VOCÊ A RESOLVER O PROBLEMA DO MAU FUNCIONAMENTO. Se não conseguir resolver o problema sozinho, contacte o rep-resentante de assistência do frigorífico mais perto de si por telefone ou por escrito. Qu-ando entrar em contacto, indique o modelo 1 e o número 2 do frigorífico. Encontrará estes dados no rótulo do produto

(Fig. 8), que está colado na parede esquerda

do compartimento do frigorífico, junto das gavetas da fruta e dos legume.

INFORMAÇÃO PARA PROTECÇÃO DO AMBIENTE

Este símbolo indica que quando o aparelho já não for preciso, não pode ser eliminado juntamente com outro lixo municipal diverso. Deve ser recolhido e eliminado separada-mente, isto é, em contentores especialmente marcados com este símbolo em áreas de recolha de lixo de grandes dimensões, utilizando o serviço de recolha de monstros. Para obter informações completas sobre onde deixar o aparelho velho com segurança, contacte as autoridades governamentais locais, a loja onde comprou o aparelho ou os representantes do fabricante.

Se decidiu deitar fora o aparelho, torne impossível a sua utilização para evitar quaisquer possíveis acidentes. Desligue a ficha na tomada e depois corte o cabo. Rasgue e tire a junta vedante. Parta o fecho da porta, se tiver um.

(9)
(10)
(11)

Referências

Documentos relacionados

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..