• Nenhum resultado encontrado

TATUAGENS QUE SÃO ACEITES ATE PELOS PAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TATUAGENS QUE SÃO ACEITES ATE PELOS PAIS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)

Equipa de investigadores portugueses e

norte--americanos desenvolveu tecnologia para produção de

tatuagens que podem ajudar a controlar a nossa saúde

TEXTOS

Tatiana Costa

INFOGRAFIA

Ana Gonçalves

4..

TATUAGENS QUE

SÃO ACEITES ATE

PELOS PAIS

(3)

TATIANA COSTA

tatiana.costa@ionline.pt

As tatuagens vieram para ficar. Hoje em dia é mais comum ver pessoas com uma ou mais partes do corpo tatuadas - com vários tamanhos c feitios, podem ser a cores ou a preto e branco. Mas as tatua-gens estão longe de ser apenas estética, algumas podem inclusivamente ser uma grande ajuda para medicina.

Diferentes das tatuagens tradicionais, uma vez que são temporárias e compos-tas por circuitos eletrónicos, escompos-tas ajudam a monitorizar a saúde. E a forma como são produzidas está a mudar.

Um grupo de investigadores da Univer-sidade de Coimbra e da UniverUniver-sidade nor-te-americana Carnegie Mellon conseguiu desenvolver um método de impressão -através de impressão a tinta - que ajuda a simplificar a produção e diminuir "radi-calmente o custo" das mesmas.

Ao i, Mahmoud Tavakoli, gestor cien-tífico do projeto e diretor do Laborató-rio de "Soft and Printed Microelectro-nic" (SPM-UC) do Instituto de Sistemas e Robótica (IRS) da Faculdade de Ciên-cias e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), explicou que o obje-tivo do grupo era "criar um método que, pela primeira vez, permitisse imprimir circuitos esticáveis".

De acordo com o investigador, como a nossa pele é elástica e estica durante os movimentos que fazemos, era necessá-rio adaptar os circuitos elétricos das tatuagens a esses movimentos. Contu-do, havia um problema era preciso trans-formar os circuitos em elásticos sem que estes perdessem a "condutividade". Este novo método de produção vem permitir isso mesmo.

Além disso, Mahmoud Tavakoli expli-cou que este novo método de impressão, para além de simples - porque permite imprimir as tatuagens numa impresso-ra 2D e a produção não demoimpresso-ra mais que dez minutos - tem três grandes vanta-gens: a produção é de "baixo custo",

podem ser produzidas "em grandes quan-tidades" e podem ser uma mais valia para a saúde dos utilizadores porque ajudam a vigiar constantemente os vários sinais do corpo humano.

Até então, os custos de fabrico deste tipo de tatuagens eram muito elevados e estas eram feitas exclusivamente em laborató-rios específicos.

AJUDAR A MONITORIZAR A SAÚDE

Mahmoud Tavakoli explicou ao i que estas tatuagens são feitas de "plásticos ultrafinos que aderem à pele". E são mui-to fáceis de aplicar - podem ser transfe-ridas para a pele ou para a roupa com água, assemelhando-se à forma como se aplica uma tatuagem temporária, com recurso a uma esponja húmida.

Quando aplicadas sobre a pele podem monitorizar de forma contínua a saú-de do utilizador, permitindo controlar fatores como: atividade muscular, res-piração, temperatura corporal, batimen-tos cardíacos, atividade cerebral e até as emoções.

E já mostraram ser bastante eficazes na monitorização da atividade muscu-lar. Segundo revelou Mahmoud Tavako-li, quando colocaram uma tatuagem no antebraço de uma pessoa com uma pró-tese na mão conseguiram comprovar que "é possível controlar a mão utili-zando sinais de músculos recebidos pelas tatuagens. Ao colocar a tatuagem no músculo certo, a tatuagem permite perceber quando este é ativado e se a mão fecha ou abre".

MEDICINA DO FUTURO? Contudo, o obje-tivo dos investigadores com a implemen-tação destas tatuagens na saúde vai mui-to além da monimui-torização de vários sinais do corpo humano.

De acordo com o investigador, o obje-tivo é para que passe a ser possível "inse-rir estas tatuagens dentro da pele e do corpo humano". E dá o exemplo: no futuro, o objetivo é que seja possível, nas pessoas que tenham sofrido lesões

Zoom // Investigação

As novas tatuagens

que podem ajudar

a monitorizar

a nossa saúde têm

mão portuguesa

Um grupo de

investigadores

portugueses (da

Universidade de

Coimbra) e

norte-americanos (de

Carnegie Mellon)

desenvolveram um

novo método de

produção mais barato

de tatuagens

eletrónicas. Estas

tatuagens têm várias

aplicações, entre as

quais ajudar a

monitorizar a saúde

(4)

01 As tatuagens eletrónicas podem ser colocadas sobre a pele ou a roupa das pessoas.

02 Os sinais que as tatua-gens ajudam a monitorizar são: atividade muscular, respiração, temperatura corporal, batimentos car-díacos, atividade cerebral e até as emoções.

na medula espinhal e tenham deixado de caminhar, criar uma maneira de inserir essas tatuagens na medula de maneira a estimulá-la para que os ner-vos sejam reativados e passem a fun-cionar novamente.

O investigador disse ainda ao i que estas tatuagens podem ser usadas por qual-quer pessoa. Mas, para já, ainda não estão a ser utilizadas em nenhum local do mun-do. "Os resultados são bastante recen-tes. Já patenteamos a tecnologia, mas vai demorar anos até chegar ao merca-do", afirmou, acrescentando que esta tec-nologia ainda precisa de ser validada medicamente.

Fora do panorama da saúde, estes cir-cuitos eletrónicos têm outras aplicações. Além de poderem ser colocados sobre a pele das pessoas, podem ainda ser apli-cadas em qualquer superfície 3D. Como, por exemplo, o painel de controlo de um carro - que permitirá ativar o controlo, através do toque, de várias funcionali-dades do mesmo, como o volume do rádio ou a temperatura.

As tatuagens estão a ser desenvolvidas no âmbito do projeto Strechtonics - uma das iniciativas de larga escala do Progra-ma Carnegie Mellon Portugal, financia-do pela Fundação para a Ciência e a Tec-nologia e coordenado pelo professor Aní-bal Traça de Almeida da FCTUC.

(5)

Homicídio de prostituta.

Supremo diz que Relação

de Guimarães não teve

em conta que assassino

amava a vítima

Arguido aguarda em liberdade reanálise do caso em segunda instância

Miguel Francisco Martins tinha sido condenado a 13 anos de prisão

pela morte da brasileira Poliana Ribeiro

PÁG. 10

PORTUGAL VIVE SEGUNDA TRAGEDIA

EM DOIS DIAS

Há dois mortos confirmados nas pedreiras de Borba e vários desaparecidos ii

PÁGS. 2-3

1,20 €// Terça-feira, 20 novembro 2018 // Ano 9 // Diário// Númem 2830 // Dretor. Mário Remires // Dir. exec.: Mor Rabino// Dir. exec adjuntaJosé Cabia Saraiva// Dir de arte: Francisco Alves

PSD ASSUSTADO COM

PROVÁVEL RESULTADO

NAS LEGISLATIVAS

São cada vez mais os militantes que acreditam

num desastre eleitoral "As divisões no PSD desacreditam

o partido", Guilherme Silva ao i

// PÁGS. 6-7

Nacionalização dava

para 291 alas do São João para crianças com cancro

O i recorda o dia em que Oliveira e Costa foi detido num inquérito do DCIAP

e da Inspeção Tributária de Braga

// PÃO& 24-25

Turismo.

Já foram

detidos 980

carteiristas

este ano

/1 PAG. 12

Mais de metade

das câmaras

municipais

pró-tourada

são do PS

// PÁGS. 9-5

Frente antifascista

criada em Braga

fará primeira

manifestação

a 1 de dezembro

// PÁG. 9

Tatuagens que

podem ajudar

a monrtorizar

a saúde têm

mão portuguesa

// PAGS. 20-23

Produção

automóvel

em Portugal

cresce 80%

até outubro

V PÁG. 48

Referências

Documentos relacionados

A complexidade adquirida por ambos, processo produtivo e ideologia, no curso do desenvolvimento histórico permite identificar algumas especificidades preponderantes em cada

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Podemos afirmar que a maioria dos médicos residentes dos Hospitais universitários de Londrina é portador de mais de 2 germes patogênicos na fossa nasal, com alta resistên- cia

Tendo em vista a problemática atual do uso de soluções de lavagem de cavidades e materiais restauradores sobre o complexo dentino-pulpar, a proposta do presente trabalho foi avaliar

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo