• Nenhum resultado encontrado

DE JUNHO DE 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DE JUNHO DE 2013"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)1 .° DE JU NH O DE 201 3. 34567. QUANDO FICAREMOS LIVRES DO. PRECONCEITO?.

(2) 34567. 6. Vol. 134, No. 11. Semimonthly PORTUGUESE (Brazilian Edition). ESTA REVISTA, A Sentinela, honra ´ a Jeova Deus, o Governante do Universo. Consola as pessoas com as boas novas de que o Reino celestial de Deus em breve ´ acabara com toda a maldade e ´ ´ transformara a Terra num paraıso. ´ Incentiva a fe em Jesus Cristo, ´ que morreu para que pudessemos ´ ´ ter vida eterna e que ja esta governando como Rei do Reino de Deus. Esta revista, publicada ˜ sem interrupc¸ ao desde 1879, ˜ ´ ´ ` ´ nao e polıtica. Adere a Bıblia como autoridade.. (. ´ Tiragem de cada n umero: 44.978.000 EM 207 IDIOMAS. 1.° DE JUNHO DE 2013. ´ MAT ERIA DE CAPA. Preconceito — Um problema mundial. ´ PAGINA 3. QUANDO FICAREMOS LIVRES DO PRECONCEITO? 5. ´ ´ TAMB EM NESTE N UMERO ´ ˜ ´ Achegue-se a Deus — Jeova “nao e parcial” 8 ´ Um tesouro escondido por seculos 9 Devemos orar aos santos? 12. Gostaria de receber ˜ mais informac¸ oes ou ´ ter um curso bıblico gratuito em sua casa?. Ensine Seus Filhos — O que aprendemos do que aconteceu com um criminoso 14 ´ Perguntas Bıblicas Respondidas 16. Acesse www.jw.org ou escreva para um dos enderecos ¸ abaixo. BRASIL: ´ Testemunhas de Jeova Caixa Postal 92 ´ Tatuı, SP, 18270-970 PORTUGAL: ´ Testemunhas de Jeova Apartado 91 P-2766-955 Estoril. (s. LEIA MAIS ON-LINE  www.jw.org PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE ´ AS TESTEMUNHAS DE JEOVA ˆ ˜ — Voces respeitam outras religioes?. Para uma lista completa de enderecos ¸ em ´ outros paıses, acesse www.jw.org/contato. ˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙˙. ˜ ˜ ´ Esta publicac¸ ao nao e vendida. Ela faz parte ´ de uma obra educativa bıblica, mundial, mantida por donativos. A menos que haja ˜ ´ outra indicac¸ ao, os textos bıblicos citados ˜ ˜ sao da Traduc¸ ao do Novo Mundo das ˆ Escrituras Sagradas com Referencias. ´ A Sentinela e publicada quinzenalmente ˜ ´ pela Associac¸ ao Torre de Vigia de Bıblias e ´ Tratados. Sede e grafica: Rodovia SP-141, ´ km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901. ´ Diretor responsavel: A. S. Machado Filho. ´ Revista registrada sob o numero de ordem 508. 5 2013 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil.. (Acesse QUEM SOMOS/PERGUNTAS FREQUENTES.). r. 1 .° DE JU NH O DE 201 3. 34567. ´ BAIXE ESTA REVISTA EM VARIOS FORMATOS ON-LINE QUANDO FICAREMOS LIVRES DO. PRECONCEITO?.

(3) ´ MAT ERIA DE CAPA UM PROBLEMA MUNDIAL ´ ´ ´ Canada: “O paıs possui varias ´ ´ leis e polıticas publicas para proteger os direitos das diversas comunidades. Mesmo assim, o racismo continua a ser ´ um grande obstaculo aos direitos humanos.” — Informe 2012 da Anistia Internacional, sobre o ´ Canada.. Europa: “Quarenta e oito por cento dos europeus acreditam ´ que quase nada e feito para ˜ combater a discriminac¸ ao em ´ ´ seu paıs.” — Um relatorio europeu. Preconceito Um problema mundial JONATHAN, um americano filho de coreanos, sofreu preconceito racial quando era crianca. ¸ Depois de adulto, foi morar num lugar onde achava que as pes˜ ˆ soas nao o julgariam por sua aparencia ou origem. Ele ´ se tornou medico numa cidade no norte do Alasca, Estados Unidos, onde a fisionomia das pessoas era parecida com a dele. Jonathan tinha esperanca ¸ de que ali ele finalmente conseguiria escapar do preconceito. Mas ele perdeu todas as esperancas ¸ quando atendeu uma jovem de 25 anos que estava em coma. Quando a jovem acordou e viu Jonathan, o insultou ´ ˜ com varios palavroes, mostrando que desprezava profundamente os coreanos. Foi muito doloroso perceber que todas as suas tentativas de fugir do preconceito ˜ nao haviam adiantado nada. O que aconteceu com Jonathan revela uma triste realidade. Existe preconceito em todo lugar, onde quer que haja pessoas. ´ Embora seja muito comum, o preconceito e condenado pela maioria das pessoas. Mas como uma atitude. ˆ sobre intolerancia, preconceito e dis˜ criminac¸ ao, de 2011.. ´ ˆ Africa: “A violencia e discrimi˜ nac¸ ao contra as mulheres conti´ nua comum em muitos paıses.” — Informe 2012 da Anistia Internacional.. ´ Nepal: “Os dalit (“intocaveis”) ˜ sofrem grande discriminac¸ ao, ´ especialmente nas areas ecoˆ nomica, social e cultural.” ´ — Relatorio Mundial da Human Rights Watch, 2012.. Europa Oriental: “Hostilizados ´ ´ em outros paıses e vıtimas de ´ preconceito em sua propria terra, os romas da Europa Oriental ˜ sao um problema que nenhum ´ polıtico quer resolver.” — The Economist, 4 de setembro de 2010.. 1.° DE JUNHO DE 2013. . 3.

(4) ´ O QUE E PRECONCEITO?. ´ ´ Os pesquisadores acham difıcil definir o que e preconceito. Alguns ´ ˜ dizem que e “uma atitude ou sentimento negativo em relac¸ ao a al´ ´ guem so porque essa pessoa pertence a determinado grupo”. Outros ˜ dizem que essa atitude se baseia na “falta de informac¸ ao”, o que leva as pessoas a “prejulgar os membros de um grupo”. Seja qual for o caso, o preconceito pode se manifestar contra a pessoa por causa de ˜ raca, ¸ peso, sexo, idioma, religiao ou praticamente qualquer coisa que as pessoas encarem como diferente.. ˜ ˜ tao criticada pode ser ao mesmo tempo tao comum? Pelo visto, muitos que desaprovam o ˜ preconceito nao o percebem em si mesmos. ´ ˆ Sera que isso pode acontecer com voce? ˜ UMA QUESTAO PESSOAL. ´ ´ Muitas vezes e difıcil perceber se temos al´ gum tipo de preconceito. A Bıblia explica ˜ ´ o motivo: “O corac¸ ao e mais enganoso que qualquer outra coisa.” (Jeremias 17:9, Nova ˜ ´ ´ Versao Internacional) Assim, e facil nos enga˜ nar achando que nao somos preconceituosos ´ ou que temos motivos validos para ter um conceito ruim sobre pessoas de determinados grupos. ´ ´ Para ilustrar como e difıcil perceber se somos influenciados por algum preconceito, ˜ ˆ ´ imagine a seguinte situac¸ ao: Voce esta andan` do numa rua sozinho a noite. Dois homens ˆ que voce nunca viu antes se aproximam. Eles ˜ sao fortes, e um deles parece carregar algo na ˜ mao. ˆ Voce concluiria que´ esses homens repre˜ sentam uma ameaca? ¸ E claro que sua intuic¸ ao talvez lhe diga para ser cauteloso numa situa˜ ˜ ´ c¸ ao como essa. Mas nao ha como determinar ˜ ´ se esses homens sao realmente perigosos so ˜ ˜ com base em sua intuic¸ ao. Uma questao mais ´ importante seria: de qual raca ¸ ou grupo etˆ nico voce imaginou que esses homens eram? Sua resposta pode revelar muito. Pode indicar ´ ˆ ate que ponto voce foi afetado pelo preconceito.. 4. . A SENTINELA. ´ Na verdade, se pensarmos bem, todos nos somos influenciados por algum tipo de pre´ ´ conceito. A propria Bıblia menciona uma forma de preconceito muito comum: julgar as ˆ pessoas pela aparencia. (1 Samuel 16:7) Essa ´ ˆ e uma tendencia humana, e os resultados ˜ muitas vezes sao desastrosos. Em vista dis´ ´ ´ so, sera que e possıvel superar ou eliminar o preconceito? Algum dia ficaremos livres do preconceito?. ˆ COMO VOCE SENTIRIA AO SE DEPARAR COM UMA CENA ASSIM?.

(5) Quando ficaremos livres do. preconceito? 5 Bob Adelman/Corbis. ´ “EU TENHO um sonho.” Foi o que disse o lı´ der dos direitos civis Martin Luther King Jr. ha 50 anos, em 28 de agosto de 1963, no seu discurso mais famoso. Embora ele tenha dito essa frase cativante num discurso nos Estados Unidos, sua ideia de que um dia as pessoas estariam livres do preconceito racial tem sido adotada por pessoas ´ Martin Luther King Jr., de muitos paıses. em seu discurso sobre Em 20 de novembro direitos civis ˆ de 1963, tres meses de´ pois do discurso de King, mais de cem paıses ˜ ˜ assinaram a Declarac¸ ao das Nac¸ oes Unidas so˜ bre a Eliminac¸ ao de Todas as Formas de Dis˜ ´ criminac¸ ao Racial. Outras iniciativas elogiaveis ´ foram adotadas em todo o mundo nas decadas seguintes. Qual foi o resultado desses esforcos? ¸ ´ O secretario-geral da ONU, Ban Ki-moon, ´ disse em 21 de marco ¸ de 2012: “Ha muitos tratados e dispositivos, bem como um programa global, para impedir e erradicar o racismo, a dis˜ ˆ criminac¸ ao racial, a xenofobia e a intolerancia. Mas o racismo continua a causar sofrimento a ˜ milhoes de pessoas em todo o mundo.” ´ ´ ˆ Que dizer de paıses que ate certo ponto tem conseguido lidar com o racismo e outras formas ´ de preconceito? Sera que seus esforcos ¸ conse´ guiram eliminar os sentimentos por tras do preconceito? Ou apenas impediram a demonstra˜ c¸ ao desses sentimentos? Alguns acreditam que, ´ na melhor das hipoteses, o que se conseguiu foi ˜ ˜ apenas diminuir a discrimina ¸cao, mas nao elimi-. ˆ nar o preconceito. Por que? Porque a discrimina˜ ´ c¸ ao e um ato que pode ser visto e punido por lei, ˜ ao passo que o preconceito nao, pois tem a ver ˜ com emoc¸ oes e pensamentos profundos. Portanto, qualquer tentativa de eliminar o ˜ preconceito nao deve apenas impedir atos de ˜ discriminac¸ ao. Deve ser capaz de mudar os ´ pensamentos e sentimentos de alguem em rela˜ ` ´ ´ c¸ ao as pessoas de outro grupo. Sera que isso e ´ possıvel? Se for, como? Veja alguns casos reais que mostram que as pessoas podem mudar e o ´ que pode ajuda-las a fazer isso. ´ A BIBLIA OS AJUDOU A VENCER O PRECONCEITO. ´ Linda: Nasci na Africa do Sul. Eu achava que ˜ todo sul-africano que nao era branco era inferior, ignorante e desonesto, e apenas um empre˜ gado dos brancos. Eu nao fazia ideia do quanto estava sendo influenciada pelo preconceito. Mas minha atitude mudou quando comecei a ´ ˜ ´ estudar a Bıblia. Aprendi que “Deus nao e par˜ ´ cial” e que o corac¸ ao e mais importante do que a cor da pele ou o idioma da pessoa. (Atos 10:34, ´ 35; Proverbios 17:3) O texto de Filipenses 2:3 me ajudou a ver que, se considerasse os outros como superiores a mim, eu poderia vencer ´ ´ o preconceito. Aplicar princıpios bıblicos como esses tem me ajudado a tratar outras pessoas ˜ com considerac¸ ao sem me importar com a cor de sua pele. Agora estou livre do preconceito. ˜ Michael: Cresci numa regiao onde havia muitos australianos brancos e desenvolvi um precon´ ceito muito forte contra asiaticos, principalmente os chineses. Quando passava pela rua de carro e ´ ´ via alguem que parecia asiatico, eu gritava coisas ´ ofensivas como: “Volte para seu paıs, seu china!” 1.° DE JUNHO DE 2013. . 5.

(6) “Agora estou livre do preconceito.” — Linda. ´ Tempos depois, quando comecei a estudar a Bıblia, compreendi como Deus encara as pessoas. Ele as ama sem se importar com sua origem ou ˆ ´ aparencia. Esse amor me comoveu, e meu odio se transformou em amor. Nem acredito no quanto eu mudei. Hoje me sinto muito feliz por ter ami´ ´ ˜ gos de varios paıses e formac¸ oes. Isso amplia ´ meus horizontes e me da muita alegria. ˜ Sandra: Minha mae era de Umunede, no Es´ ´ tado de Delta, Nigeria. Mas a famılia do meu pai era do Estado de Edo e falava o idioma esan. ˜ Por causa dessas diferencas, minha mae sofreu ¸ ´ ´ forte preconceito da famılia do meu pai ate o dia de sua morte. Por isso, jurei que nunca teria ´ nada a ver com alguem que falasse esan nem ´ me casaria com alguem de Edo. Mas quando ´ comecei a estudar a Bıblia, passei a ver as coiˆ ´ ´ sas de um angulo diferente. Ja que a Bıblia diz ˜ ´ que Deus nao e parcial e que ele aceita qualquer pessoa que o teme, quem sou eu para odiar as pessoas por causa de sua tribo ou idioma? Mudei minha maneira de pensar e fiz as pazes com. 6. . A SENTINELA. “Compreendi como Deus encara as pessoas.” — Michael. ´ ´ ´ a famılia do meu pai. Aplicar os princıpios bı´ blicos me deu felicidade e paz mental. Tambem aprendi a me dar bem com outros sem levar em ˜ conta sua criac¸ ao, raca, ¸ idioma ou nacionalidade. E acabei me casando com quem? Com um homem de Edo que fala esan! ´ Por que a Bıblia ajudou essas e muitas outras ´ pessoas a vencer o odio e o preconceito? Porque ´ ´ a Bıblia e a Palavra de Deus. Ela tem o poder de mudar o que a pessoa pensa e como ela se sente ˜ ´ ´ em relac¸ ao a outros. Alem disso, a Bıblia mostra ´ como todo o preconceito acabara. ´ O REINO DE DEUS ACABARA COM TODO PRECONCEITO. ´ O conhecimento da Bıblia pode ajudar a con˜ trolar e eliminar fortes emoc¸ oes negativas, mas ´ ´ e necessario lidar com outros dois fatores para.

(7) “Mudei minha maneira de pensar e fiz as pazes.” — Sandra. que o preconceito deixe de existir por completo. ´ ˜ O primeiro fator e o pecado e a imperfeic¸ ao hu´ ˜ ´ mana. A Bıblia diz claramente: “Nao ha homem ˜ ˜ que nao peque.” (1 Reis 8:46) Assim, nao impor´ ta o quanto tentemos, todos nos temos o mes´ mo conflito interno que o apostolo Paulo tinha: ´ ´ “Quando quero fazer o que e direito, esta pre´ sente em mim aquilo que e mau.” (Romanos ˜ 7:21) Por isso, vez por outra nosso corac¸ ao im´ perfeito pode ter “raciocınios prejudiciais” que levam ao preconceito. — Marcos 7:21. ´ ˆ ´ O segundo fator e a influencia de Satanas, o ´ Diabo. A Bıblia o descreve como “homicida” e ´ diz que ele “esta desencaminhando toda a ter˜ ˜ ra habitada”. (Joao 8:44; Revelac¸ ao [Apocalipse] ´ ˜ 12:9) Isso explica por que o preconceito e tao ´ comum e por que a humanidade e incapaz de ˜ combater o fanatismo, a discriminac¸ ao, os ge´ ˆ nocıdios e outras formas de intolerancia racial, religiosa e social.. Portanto, para que o preconceito seja com´ pletamente eliminado, e preciso antes de tudo ˜ ˆ acabar com o pecado, a imperfeic¸ ao e a influen´ ´ ´ cia de Satanas, o Diabo. A Bıblia mostra que e ´ exatamente isso o que o Reino de Deus fara. Jesus Cristo ensinou seus seguidores a orar: “Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, ´ ´ como no ceu, assim tambem na terra.” (Mateus ´ 6:10) O Reino de Deus e o meio pelo qual as injusticas, incluindo todas as formas de precon¸ ˜ ceito, serao eliminadas. Quando o Reino de Deus assumir o contro´ ´ le da Terra, Satanas sera ‘amarrado’, ou fica´ ˜ ˜ ra totalmente fora de ac¸ ao, para que ‘nao mais ˜ ˜ desencaminhe as nac¸ oes’. (Revelac¸ ao 20:2, 3) ˜ ´ Entao havera uma “nova terra”, ou sociedade ´ humana, em que ‘morara a justica’.1 — 2 Pedro ¸ 3:13. Os que viverem nessa sociedade justa se tor˜ narao perfeitos, livres do pecado. (Romanos ´ ˜ 8:21) Como suditos do Reino de Deus, ‘nao fa˜ ˜ ´ ˆ rao dano, nem causarao ruına’. Por que? “Por´ que a terra ha de encher-se do conhecimento ´ ´ ´ de Jeova assim como as aguas cobrem o pro´ prio mar.” (Isaıas 11:9) Naquele tempo, toda a ´ ´ humanidade aprendera sobre Jeova Deus e imi´ ´ tara sua personalidade amorosa. Isso significara ˜ o fim de todo preconceito, “pois, com Deus nao ´ ha parcialidade”. — Romanos 2:11. ˇ ˜ 1 Para mais informac¸ oes sobre o Reino de Deus e o que ele ´ ´ ´ fara em breve, veja os capıtulos 3, 8 e 9 do livro O Que a Bıblia ´ Realmente Ensina?, publicado pelas Testemunhas de Jeova.. 1.° DE JUNHO DE 2013. . 7.

(8) ACHEGUE-SE A DEUS. ´ ˜ ´ Jeova “nao e parcial” ˆ ´ ˜ ´ Voce ja sofreu discriminac¸ ao? Ja lhe negaram um pedido, um emprego ou o trataram com des´ prezo por causa de sua cor, origem etnica ou po˜ ´ ˆ ˜ sic¸ ao social? Se ja passou por isso, voce nao ´ ´ ´ e o unico. Esse tipo de atitude e comum entre as pessoas. Mas Deus nunca nos trataria des´ sa maneira. O apostolo Pedro disse com abso˜ ´ luta certeza: “Deus nao e parcial.” — Leia Atos 10:34, 35. Pedro disse essas palavras num lugar bem ´ improvavel: a casa de um gentio chamado Cor´ ´ nelio. Pedro era judeu e vivia numa epoca em que os judeus encaravam os gentios como impu˜ ros. Por isso, nao tinham nenhum tipo de con˜ tato com eles. Entao, por que Pedro estava na ´ ´ casa de Cornelio? Simplesmente porque Jeova ˜ havia providenciado isso. Numa visao divina, Pedro havia recebido a ordem: “Para de chamar de ˜ aviltadas as coisas que Deus purificou.” Ele nao ´ ´ sabia que no dia anterior Cornelio tambem ha˜ via recebido uma visao, em que um anjo o orientou a chamar Pedro. (Atos 10:1-15) Quando viu ´ ´ ˜ que Jeova estava por tras do assunto, Pedro nao ˆ pode se conter. “Certamente”, disse Pedro, “percebo que ˜ ´ Deus nao e parcial”. (Atos 10:34) A palavra grega traduzida “parcial” literalmente significa “aceitador de faces”. (The Kingdom Interlinear Transla˜ tion of the Greek Scriptures [Traduc¸ ao Interlinear do Reino das Escrituras Gregas]) Um erudito exˆ plica: “Esse termo se refere a um juiz que ve o ´ ˜ rosto de um homem e da o veredicto, nao pelos ´ ˜ ´ meritos do caso, mas por gostar ou nao do reu.” ˜ ´ Deus nao favorece a ninguem por causa de sua ˜ raca, ¸ nacionalidade, posic¸ ao social ou qualquer ´ outra caracterıstica externa.. 8. . A SENTINELA. ´ ˆ ´ Em vez disso, Jeova ve o que ha em nosso co˜ ´ rac¸ ao. (1 Samuel 16:7; Proverbios 21:2) Em se˜ guida, Pedro disse: “Em cada nac¸ ao, o homem ´ ´ que o teme e que faz a justica ¸ lhe e aceitavel.” (Atos 10:35) Quem teme a Deus o respeita, lhe ´ da honra e confia nele, evitando tudo o que o desagrada. ‘Fazer a justica’ ¸ envolve ter o desejo de ´ ´ fazer o que e direito aos olhos de Deus. Jeova se agrada da pessoa que demonstra profunda ˜ ´ admirac¸ ao por ele e faz o que e certo. — Deuteˆ ronomio 10:12, 13.. ´ Quando Deus nos olha la do ´ ˆ ceu, ele ve apenas uma raca: ¸ a raca ¸ humana ˆ ´ ˜ Se voce ja sofreu discriminac¸ ao ou preconceito, com certeza pode se sentir encorajado com ´ ´ as palavras de Pedro sobre Deus. Jeova esta ˜ ` atraindo pessoas de todas as nac¸ oes a adora˜ ˜ c¸ ao verdadeira. (Joao 6:44; Atos 17:26, 27) Ele ` ˜ escuta e atende as orac¸ oes de seus adoradores ˜ seja qual for sua raca, ¸ nacionalidade ou posic¸ ao social. (1 Reis 8:41-43) Podemos ter certeza de ´ ´ ˆ que, quando Deus nos olha la do ceu, ele ve ape˜ nas uma raca: ¸ a raca ¸ humana. Nao se sente motivado a aprender mais sobre esse Deus imparcial? ˇ. ˜ ´ SUGESTAOˆ DE LEITURA DA BIBLIA PARA O MES DE JUNHO. ˜ Joao 17–Atos 10.

(9) Um tesouro escondido ´ por seculos ˜ ˆ O erudito nao acredita no que ve. Com ´ todo o cuidado, ele examina vez apos vez ´ um texto antigo. A caligrafia e a gramatica ˜ o convencem: diante de si estao os frag˜ ´ mentos da mais antiga traduc¸ ao da Bıblia em georgiano de que se tem registro!. SSE tesouro foi descoberto no fim de dezemˆ ´ bro de 1922, quando o acad emico Ivan e Javakhishvili pesquisava o desenvolvimento do ´ alfabeto georgiano. Ele se deparou com uma co´ ´ pia do Talmude de Jerusalem. Ao examina-la, percebeu que sob o texto hebraico havia alguns caracteres georgianos parcialmente apagados.1 ´ O texto “escondido” no Talmude era uma co´ pia de um trecho do livro bıblico de Jeremias, ´ datada do quinto seculo EC. Antes dessa desco´ berta, o mais antigo manuscrito bıblico em geor´ giano conhecido era do nono seculo EC. Pouco depois, foram encontrados fragmentos de outros ´ ´ livros bıblicos datados do quinto seculo EC, ou ´ ate de antes disso. Imagine descobrir fragmen´ ´ tos bıblicos de apenas poucos seculos depois dos ´ dias de Jesus e dos apostolos! ˜ ´ Quem fez essa traduc¸ ao? Foi uma unica pes´ soa ou um grupo de dedicados tradutores? Ate. E. 1 Nos tempos antigos, os materiais de escrita eram poucos e caros. Por isso, era comum raspar o manuscrito para apagar o texto antigo e usar esse mesmo manuscrito para escrever um texto novo. Esse tipo de manuscrito era chamado de palimpsesto, que vem de uma palavra grega que significa “raspado novamente”. 5 The Bodleian Libraries, University of Oxford [Ms.Georg.c.1(P) Verso]; destaque: National Archives of Georgia. ˜ agora nao foi encontrado nenhum registro his´ torico que possa esclarecer isso. Seja qual for o ´ ´ caso, e evidente que a Bıblia, ou pelo menos par´ te dela, ja havia sido traduzida em georgiano, es´ tava disponıvel e era conhecida pelo povo geor´ giano desde o quarto seculo. O livro The Martyrdom of St. Shushanik the ´ Queen (O Martırio de Santa Shushanik, a Rai´ nha), escrito no fim do quinto seculo, mostra o quanto o povo georgiano estava familiarizado ´ com as Escrituras. O autor relata a tragica his´ ˜ toria da rainha Shushanik e faz citac¸ oes e reˆ ferencias a trechos dos Salmos, dos Evangelhos ´ ´ e de outros livros da Bıblia. Ele tambem conta que Varsken, marido de Shushanik e governante do reino georgiano de Kartli, havia abandonado o “cristianismo” para se converter ao zoroastrismo, num esforco ¸ de agradar aos soberanos persas. O rei exigiu que sua esposa fizesse o mesmo, ˜ senao a executaria. De acordo com o livro, ela se ` recusou a renunciar as suas crencas ¸ e encontrou consolo nas Escrituras nos momentos finais de sua vida. 1.° DE JUNHO DE 2013. . 9.

(10) ´ O NOME DIVINO NA BIBLIA EM GEORGIANO ´ O nome Jeova (em hebraico, 565 ), pelo qual Deus identifica a si ´ mesmo na Bıblia, aparece cerca de 7 mil vezes nos manuscritos no ˜ idioma original. A maioria das traduc¸ oes em georgiano substituiu ´ ˆ esse nome pelo tıtulo “Senhor”. Mas, no apendice da chamada ´ ´ Bıblia de Saba, Sulkhan-Saba Orbeliani da o significado do nome de Jesus desta forma: “Ieses: do hebraico: Ieova, o Senhor salvador”. ´ Felizmente, o nome de Deus, Jeova, aparece em todos os devidos ˜ lugares na Traduc¸ ao do Novo Mundo das Escrituras Sagradas em ´ georgiano, publicada em 2006 pelas Testemunhas de Jeova.. National Center of Manuscripts. ˜ ˜ ´ Pelo visto, a traduc¸ ao e reproduc¸ ao da Bıblia ´ em georgiano nunca parou desde o quinto secu´ lo. A grande quantidade de manuscritos bıblicos em georgiano comprova o esforco ¸ dos dedicados copistas e tradutores. Vejamos dois aspectos des´ ˜ sa emocionante historia: a traduc¸ ao e a impres˜ ´ sao da Bıblia. ˜ ´ GRANDE PROGRESSO NA TRADUC¸ AO DA BIBLIA. “Eu, Giorgi, um humilde monge, traduzi este livro dos Salmos do novo grego para o georgiaˆ ˜ no, com grande diligencia e esforco.” Essas sao ¸ as palavras de Giorgi Mtatsmindeli, monge geor´ ´ giano do seculo 11. Por que era necessario tradu´ ´ ˜ zir a Bıblia se ja existia uma traduc¸ ao em georgia´ no havia alguns seculos? ´ No seculo 11, apenas alguns manuscritos da ´ ˜ Bıblia em georgiano estavam em circulac¸ ao. Alguns livros haviam se perdido por completo. ´ Alem disso, o idioma havia mudado de tal modo ´ que era difıcil para os leitores entender as ver˜ ´ soes antigas. Embora varios tradutores tenham ´ se empenhado para restaurar a Bıblia em georgiano, o papel de Giorgi foi fundamental. Ele ˜ comparou as versoes existentes em georgiano com manuscritos em grego e traduziu os trechos que faltavam, chegando a traduzir livros inteiros. Durante o dia, ele cuidava de suas responsabili` dades como superior do mosteiro e, a noite, tra´ duzia a Bıblia.. 10. . A SENTINELA. ´ Ephrem Mtsire, que vivia na mesma epoca, le´ vou a obra de Giorgi mais alem. Ele elaborou o que veio a ser um guia para tradutores. Esse guia ´ ´ ˜ continha princıpios basicos de traduc¸ ao como, por exemplo, trabalhar a partir do idioma origi´ nal sempre que possıvel e seguir de perto o texto-fonte sem sacrificar a naturalidade. Ele tam´ ´ ´ bem iniciou a pratica de incluir notas de rodape ˆ ˜ e referencias marginais nas traduc¸ oes em geor˜ giano. Ephrem fez uma traduc¸ ao completamente ´ ´ nova de varios livros bıblicos. As obras de Giorgi e Ephrem se tornaram a base de outras tradu˜ c¸ oes. ´ ˜ ´ No seculo seguinte, a produc¸ ao literaria em ´ geral floresceu na Georgia. Foram criadas universidades nas cidades de Gelati e Ikalto. A maioria dos eruditos acredita que a chamada ´ Bıblia de Gelati, hoje mantida no Centro Nacional ´ ´ ˜ de Manuscritos da Georgia, e uma traduc¸ ao com´ pletamente nova da Bıblia, feita por um dos eruditos de Gelati ou Ikalto. ˆ Que influencia toda essa atividade de tradu˜ ´ ´ c¸ ao da Bıblia teve no povo georgiano? No seculo 12, o poeta georgiano Rustaveli escreveu Vepkhis-tqaosani (O Cavaleiro na Pele de Pan´ tera), uma obra que por seculos exerceu tamaˆ nha influencia a ponto de ser considerada a se´ gunda Bıblia dos georgianos. O erudito moderno Kekelidze observa que, quer o poeta tenha feito.

(11) ˜ ´ ˜ citac¸ oes diretas da Bıblia, quer nao, “algumas de ˜ suas opinioes refletem de modo exato o que di´ ´ zem varias passagens bıblicas”. O poema, emboˆ ra muito fantasioso, fala com frequencia sobre temas como amizade verdadeira, generosidade, ´ respeito pelas mulheres e amor altruısta por desconhecidos. Esses e outros valores ensinados ´ pela Bıblia influenciaram o modo de pensar dos ˜ ˜ georgianos por gerac¸ oes e ainda sao considerados parte de seus ideais morais.. O CRISTIANISMO ´ NA GEORGIA Quando o cristianismo ` ´ ´ chegou a Georgia? Ate ˜ agora nao foram encon´ trados registros confiaveis disso. Mas o livro de Atos menciona alguns judeus ´ ou proselitos de Ponto que estavam entre aqueles que ouviram as boas novas no Pentecostes de 33 EC. Eles talvez tenham ` retornado a sua terra e divulgado a mensagem cris˜ ta ali. Pelo visto, havia ˜ ˜ congregac¸ oes cristas em Ponto por volta de 62 EC. ´ No primeiro seculo, Ponto ˜ ficava na regiao nordeste da atual Turquia, na fron´ teira com a Georgia. — Atos 2:9; 1 Pedro 1:1.. ´ GEORGIA. ˜ Regiao da antiga Ponto. ´ Jerusalem. ´ A FAMILIA REAL˜ SE INTERESSA ´ PELA IMPRESSAO DA BIBLIA. ´ ´ ´ No fim do seculo 17, a famılia real da Geor´ gia estava ansiosa para que a Bıblia fosse impressa. Para isso, o Rei Vakhtang VI construiu uma ´ ´ grafica na capital, Tbilisi. Mas o texto da Bıblia ˜ ˜ nao estava pronto para a impressao. De certa for´ ma, a Bıblia em georgiano havia ficado escondida de novo. Somente manuscritos incompletos ´ estavam disponıveis, e o idioma usado era an˜ ˜ ´ tiquado. A revisao e restaurac¸ ao do texto bıblico foi confiada a um linguista especializado, Sulkhan-Saba Orbeliani. ´ Orbeliani levou esse trabalho a serio. Visto que sabia diversos idiomas, como grego e latim, ˆ ´ ´ ele pode consultar varias fontes alem dos manuscritos georgianos. Mas sua abordagem impar˜ cial nao agradou a Igreja Ortodoxa Georgiana. O clero o acusou de trair a igreja e conseguiu ˜ ´ convencer o rei a suspender a traduc¸ ao da Bıblia. ´ Segundo algumas fontes georgianas, num concılio da Igreja o clero forcou ¸ Orbeliani a queimar a ´ Bıblia em que ele havia trabalhado por anos! ´ ´ E interessante que uma copia do Manuscrito ´ ´ Mtskheta (Mcxeta), tambem conhecido como Bı´ ´ blia de Saba e que existe ate hoje, contem comen´ ` ˜ tarios de Orbeliani escritos a mao. No entanto, algumas pessoas duvidam que essa seja a mes´ ma Bıblia que foi atacada pelo clero. Apenas o ´ ˆ ´ ´ conteudo do apendice e atribuıdo a Orbeliani. ˜ ´ Apesar dos desafios, a impressao da Bıblia continuou sendo uma prioridade para alguns ´ ´ da famılia real. Trechos da Bıblia foram impressos entre 1705 e 1711. Gracas ¸ aos esforcos ¸ dos ´ ´ prıncipes georgianos Bakari e Vakhushti, a Bıblia completa finalmente foi impressa em 1743. Ela nunca mais ficaria escondida. ˇ. 1.° DE JUNHO DE 2013. . 11.

(12) Devemos orar aos santos? ´ A SE SENTIU ansioso e precisou da ajuda de ´ alguem? Dependendo do motivo de sua anˆ ´ siedade, voce deve ter escolhido alguem comˆ preensivo e que tivesse experiencia em lidar ´ com o assunto. De fato, alguem compassivo e ´ experiente e muito valioso. Algumas pessoas podem sentir o mesmo ` ˜ com respeito a orac¸ ao. Em vez de buscar a ajuda de Deus — que parece distante e amedron` tador —, elas se sentem mais a vontade para ´ apelar aos santos. Raciocinam que, ja que os ˜ santos passaram por situac¸ oes provadoras e sofreram como qualquer humano, eles podem ˆ compreende-las melhor. Por exemplo, se a pessoa perdeu algo muito importante, ela talvez ˆ ´ peca ¸ ajuda a “Santo” Antonio de Padua — padroeiro das coisas perdidas ou roubadas. Se ´ ˜ um animal esta doente, ela talvez escolha “Sao” ´ Francisco de Assis ou, se esta desesperada por ˜ uma causa perdida, pode ser que ore a “Sao” Judas Tadeu. ˜ Entao, como podemos saber se, de acordo ´ ´ com a Bıblia, e correto orar aos santos? Vis˜ to que queremos que nossas orac¸ oes cheguem ´ ate Deus, precisamos ter certeza de que ele as ´ escuta. Alem disso, devemos nos perguntar: como Deus se sente por orarmos aos santos?. J. 12. . A SENTINELA. ´ O PONTO DE VISTA DA BIBLIA. O costume de orar aos santos vem da doutri˜ ´ na da intercessao, ensinada pela Igreja Catolica. Segundo a New Catholic Encyclopedia (Nova ´ ´ ˜ ´ Enciclopedia Catolica), a intercessao e “um ato ´ ´ ` de suplica por parte de alguem que, a vista de Deus, tem direito a fazer isso, a fim de obter ´ ´ misericordia para alguem necessitado”. Assim, quem ora aos santos faz isso na esperanca ¸ de ˆ ˜ obter uma benc¸ ao especial por meio deles, por ˆ ˜ achar que os santos tem uma posic¸ ao privilegiada diante de Deus. ´ ´ Sera que a Bıblia ensina essa doutrina? Al´ guns dizem que o apostolo Paulo deu a entender em suas cartas que se deve orar aos san˜ tos. Por exemplo, ele escreveu aos cristaos em ˜ Roma: “Irmaos, por nosso Senhor Jesus Cristo e ´ pelo amor do Espırito, peco ¸ que lutem comigo ˜ ˆ nas orac¸ oes que voces dirigem a Deus em meu ´ ´ favor.” (Romanos 15:30, Bıblia Pastoral) Sera que Paulo estava pedindo a seus companheiros cris˜ taos que intercedessem por ele? Dificilmente. ´ Paulo estava mostrando que e apropriado pedir ˜ a um companheiro cristao que ore a Deus em ´ ´ nosso benefıcio. Mas isso e muito diferente de pe´ ´ ´ dir a alguem que supostamente esta no ceu que leve nossos pedidos a Deus. Como assim?.

(13) ´ ˜ No Evangelho do apostolo Joao, Jesus declara: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. ´ ˜ ˜ Ninguem vem ao Pai senao por mim.” (Joao ´ ´ 14:6) Ele tamb em disse: “O Pai dar a a voˆ ˆ ces qualquer coisa que voces pedirem em meu ˜ ˜ nome.” (Joao 15:16, BP ) Jesus nao disse que de´ verıamos orar a ele para que falasse a Deus em ´ nosso benefıcio. Em vez disso, para que nossas ˜ orac¸ oes sejam ouvidas, precisamos orar a Deus ´ por meio de Jesus e mais ninguem. ´ Quando os discıpulos pediram que Jesus lhes ensinasse a orar, ele respondeu: “Sempre que orardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome’.” (Lucas 11:2) Portanto, Jesus disse que, todas as vezes que orarmos, devemos orar ao ´ proprio Deus. Em vista desses ensinamentos ˜ ˜ ´ ´ tao claros, nao e logico concluir que devemos ˜ orar a Deus por meio de Jesus Cristo, e nao por meio de algum intercessor ou “santo”? ´ Orar e uma parte muito importante de nossa ˜ ˜ adorac¸ ao. Adorar qualquer outro que nao seja ´ ´ ´ Deus e obviamente contrario aos ensinos bı˜ ˜ blicos. (Joao 4:23, 24; Revelac¸ ao [Apocalipse] 19:9, 10) Por isso, devemos orar somente a Deus. DEVEMOS TER MEDO DE ORAR A DEUS?. ˜ Em seu Sermao do Monte, Jesus contou a ilus˜ trac¸ ao de um filho que pede a seu pai algo para ´ comer. Sera que um pai daria a seu filho uma pe˜ dra em vez de pao? Ou uma serpente em vez de um peixe? (Mateus 7:9, 10) Um pai amoroso jamais faria isso! ˜ Pense em uma ilustrac¸ ao parecida, mas agora do ponto de vista de um pai. Imagine que seu fiˆ lho quer lhe pedir algo muito importante. Voce tem um relacionamento achegado com ele e ` ˜ sempre esteve a disposic¸ ao quando ele precisou. ˜ Mas, por ter um medo infundado de sua reac¸ ao, seu filho pede que outra pessoa faca ¸ o pedido ˆ ˆ a voce. Como voce se sentiria? E se ele criasse ´ ˆ o habito de se comunicar com voce apenas por ˆ meio dessa pessoa? Voce ficaria feliz com isso? ˜ Claro que nao! Pais amorosos querem que seus. Assim como um pai amoroso, Deus quer que falemos com ele. filhos falem diretamente com eles e que se sin` tam a vontade para fazer isso sempre que precisarem. ˜ Aplicando a ilustrac¸ ao do filho que pede algo ` ˜ para comer, Jesus disse a multidao: “Portanto, ´ ´ ´ se vos, embora inıquos, sabeis dar boas dadivas a vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que ´ ´ ´ esta nos ceus, dara boas coisas aos que lhe pedi´ rem!” (Mateus 7:11) Sem duvida, um pai tem um forte desejo de dar boas coisas a seu filho. Mas o desejo de nosso Pai celestial de ouvir e aten˜ ´ der nossas orac¸ oes e mais forte ainda. Deus quer que oremos diretamente a ele, mesmo que nos sintamos aflitos por causa de ˜ nossas falhas. Ele nao escolhe outros para ouvir ˜ ´ nossas orac¸ oes. A Bıblia nos incentiva: “Lanca ¸ ´ ´ teu fardo sobre o proprio Jeova, e ele mesmo te ´ sustera.” (Salmo 55:22) Em vez de depender da ˜ intercessao de santos ou de qualquer outra pes˜ soa, nao seria muito melhor desenvolver uma ´ amizade achegada com Jeova Deus? Nosso Pai celestial se preocupa com cada um ´ de nos. Ele quer nos ajudar quando passamos por problemas e nos convida a nos achegarmos ´ a ele. (Tiago 4:8) Como e bom ter a oportunidade de nos aproximar de nosso Deus e Pai, o ˜ “Ouvinte de orac¸ ao”! — Salmo 65:2. ˇ 1.° DE JUNHO DE 2013. . 13.

(14) ENSINE SEUS FILHOS. O que aprendemos do que aconteceu com um criminoso ˆ ˆ ´ Voce ve o criminoso com quem Jesus esta conversando? Ele se arrependeu de seus crimes e pediu a Jesus: ‘Lembre-se de mim quando entrar no seu reino.’ Sabe o que Jesus disse? —1 Jesus ˆ ´ prometeu: ‘Voce vai estar comigo no Paraıso.’ ˆ ´ Como voce imagina que vai ser esse Paraıso? ´ — Para saber isso, vamos falar sobre o Paraıso que Deus fez para o primeiro homem e a primei˜ ´ ra mulher, Adao e Eva. Onde ficava aquele Paraı´ so? No ceu ou na Terra? — ˆ Voce acertou se disse que era na Terra. Quan´ do Jesus falou que o criminoso estaria no “Paraıso”, ele quis dizer que o criminoso vai viver aqui ´ na Terra quando ela se tornar um paraıso. Como ´ vai ser esse Paraıso? — Vejamos. ´ ˜ ´ Depois que Jeova Deus criou Adao e Eva, a Bıblia diz que ele colocou os dois num “jardim no ´ ˆ Eden” bem aqui na ´ Terra. Voce imagina como esse “jardim no Eden” era bonito? — Isso mesmo! Era o melhor lugar do mundo! E era mais bonito do que qualquer lugar que existe hoje. ˆ O que voce acha? Jesus vai estar na Terra com ˜ aquele homem que era criminoso? — Nao, Jesus ´ ´ ´ estara no ceu. Ele vai ser Rei sobre o Paraıso na ˜ Terra. Mas, entao, por que ele disse que vai estar com o criminoso? Porque ele vai ressuscitar ´ esse homem e cuidar dele no Paraıso na Terra. ˆ ˜ 1 Caso voce esteja lendo para uma crianca, ¸ o travessao serve como lembrete para dar uma pausa na leitura e incentivar a crianca ¸ a se expressar.. 14. . A SENTINELA.

(15) E por que Jesus vai deixar um homem que era ´ criminoso viver no Paraıso? — Vejamos. ´ E verdade que esse criminoso fez coisas muito ruins. Muitas pessoas que viveram na Terra ´ tambem fizeram coisas ruins. Mas a maioria de´ las fez coisas mas porque nunca aprendeu sobre ´ Jeova e o que ele queria que elas fizessem. Por isso, pessoas como essas, incluindo o cri˜ minoso com quem Jesus falou, vao ser ressusci´ tadas para viver no Paraıso aqui na Terra. Elas ˜ ´ vao aprender qual e a vontade de Deus. E depois ˜ ´ vao poder mostrar que amam a Jeova. ˆ ˜ Voce sabe como elas vao mostrar isso? — Por fazer o que Deus quer que elas facam. Como vai ¸ ´ ser bom viver no Paraıso e sempre estar com ´ ` pessoas que amam a Jeova e umas as outras! ˇ. ´ LEIA EM SUA BIBLIA. Lucas 23:32-43 ˆ Genesis 2:7-9 ˜ Revelac¸ ao [Apocalipse] 21:3-5.

(16) ´ PERGUNTAS B IBLICAS RESPONDIDAS. ´ Quem trara a paz na Terra? O Deus Todo-Poderoso prometeu estabelecer um ´ governo unico para toda a humanidade. Esse go´ verno substituira todos os governos humanos. ´ (Daniel 2:44) O Filho de Deus, Jesus, governara ´ ´ como o Prıncipe da Paz. Ele eliminara o mal de ´ ` toda a Terra e ensinara as pessoas o caminho da ´ paz. — Leia Isaıas 9:6, 7; 11:4, 9. ˜ ˜ Atualmente, sob a direc¸ ao de Jesus, milhoes ˜ em todo o mundo estao usando a Palavra de ´ Deus, a Bıblia, para ensinar as pessoas a serem ´ pacıficas umas com as outras. Em breve, a paz ´ ´ mundial sera uma realidade. — Leia Isaıas 2:3, 4; 54:13. VEJA MAIS RESPOSTAS A ´ PERGUNTAS BIBLICAS ON-LINE. s. n o. Arquivos gratuitos para download desta revista e de revistas anteriores. p. ´ ´ Bıblia disponıvel on-line em cerca de 50 idiomas. Apenas um governo que pode mudar ˜ ´ o corac¸ ao das pessoas sera capaz de trazer a paz mundial. ˜ Para mais ´ informac¸ oes, veja o capıtulo 3 deste livro, publicado pelas ´ Testemunhas de Jeova.. O QUE ´ A BIBLIA Realmente ENSINA?. Acesse www.jw.org ou capture ´ o codigo. wp13 06/01-T. ´ A Bıblia apresenta dois motivos principais. Primeiro, apesar de os humanos terem realizado coisas ˜ impressionantes, eles nao foram criados com a ´ capacidade de guiar seus proprios passos. Segun˜ ˜ do, os planos humanos nao dao certo porque o ´ ´ mundo inteiro esta sob o “poder do inıquo”, Sata´ nas, o Diabo. Assim, por mais que tentem, os hu˜ ˜ manos nao sao capazes de trazer a paz mundial. ˜ — Leia Jeremias 10:23; 1 Joao 5:19. ´ ´ ´ Tambem e difıcil conseguir a paz mundial por ´ ˜ causa do egoısmo e da ambic¸ ao dos humanos. Apenas um governo mundial que ensine as pes´ soas a amar o que e certo e a se importar umas ´ com as outras sera capaz de trazer a paz mundial. ´ — Leia Isaıas 32:17; 48:18, 22.. Fatmir Boshnjaku. ´ ˜ ´ Por que e tao difıcil conseguir a paz mundial?.

(17)

Referências

Documentos relacionados

Luciano Guimarães, Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil Mauro de Souza Ventura, Universidade Estadual Paulista, Bauru-SP, Brasil Raquel Paiva, Universidade Federal do Rio

Para outras obras intimadas pela Câmara Municipal (adicional de 100%, correspondente taxa de.. licença inicial

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

O empregador é obrigado a fornecer atestados de afastamento e salários ao empregado demitido, no ato da homologação da rescisão do contrato de trabalho. a) nos casos de aposentadoria

Invólucro campanulado, 8-10 mm alt., 13-15 mm diâm., trisseriado, brácteas involucrais dimorfas, as da série externa foliáceas, expandidas, de maior tamanho que as internas, às

Segundo os dados do universo do Censo Demográfico, referentes às entre- vistas feitas em todos os domicílios do país, 6.779 residentes no município do Rio de Janeiro, em 2010,

Grupo 2 – Foco: Pâmela; Daniela; Raquel; Tatiana (Ponte; Rolamento atrás de pernas unidas; Pino; Roda) Grupo 1 – Foco: André; Ana Marta; João Paulo; Filipa; Pedro Costa (Salto