• Nenhum resultado encontrado

Objetivo do Jogo Cada jogador procura, com a ajuda de 8 potencialmente valiosas construções, criar sua própria cidade. Para isto, o jogador se coloca

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Objetivo do Jogo Cada jogador procura, com a ajuda de 8 potencialmente valiosas construções, criar sua própria cidade. Para isto, o jogador se coloca"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

de Bruno Faidutti, para 2 a 7 jogadores a partir de 10 anos Tradução: Romir G. E. Paulino

A névoa se dispersa sobre os campos recobertos de orvalho, o sol já mostra no horizonte sua face, aquecendo a frutífera terra. Através da névoa é possível vê-los, os corajosos heróis que se preparam para libertar seu país e deixá-lo florir em toda a sua beleza. Ninguém conhece os verdadeiros motivos e intrigas que se escondem por trás desta cena. Como marionetes, os poderosos são utilizados para servirem aos interesses dos segundos heróis... (3° Livro do Escritório de Junan, 13° Trombeta, 1478)

Objetivo do Jogo

Cada jogador procura, com a ajuda de 8 potencialmente valiosas construções, criar sua própria cidade. Para isto, o jogador se coloca

65 Construções 20 verdes, 12 amarelas, 11 vermelhas, 11 azuis e

11 violetas

8 Personagens 1 Coroa com base

(2)

no lugar de diferentes personagens, de modo a utilizar as vantagens de cada um destes.

Preparação

A coroa é colocada na base. O jogador mais velho é declarado Rei para a primeira rodada e, como símbolo deste fato, a coroa é colocada à sua frente. Dois jogadores misturam, em montes separados, as construções e os personagens. Ambos os montes são colocados no meio da mesa, com o verso para cima, junto das 30 peças de ouro.

Cada jogador pega para si: • 4 construções do monte • 2 peças de ouro da mesa • 1 carta resumo do jogo As Cartas

1) As Construções

O objetivo do jogo é, através da colocação de construções na mesa, conseguir a maior quantidade de pontos. A colocação de uma construção na mesa custa ouro e traz pontos.

O custo e os pontos de cada carta são idênticos ao número de peças de ouro mostrados na mesma. Cada construção pertence a uma cor definida: Amarelo - traz ouro adicional para o rei Azul - traz ouro adicional para o pregador Verde - traz ouro adicional para o negociante Vermelho - traz ouro adicional para o soldado

Violeta - não traz ouro adicional para nenhum personagem específico. As construções violetas são, em média, mais caras e valiosas que as construções das quatro outras cores. O texto escrito possibilita, ao jogador que tiver esta construção na mesa, uma vantagem especial. Esta vantagem pode ser utilizada a cada rodada, quando for a vez do jogador.

2) Os Personagens

Cada um dos oito personagens possui uma habilidade especial que será explicada em detalhes posteriormente.

(3)

Andamento de uma Rodada (para 4-7 jogadores)

(As alterações para 2 ou 3 jogadores podem ser encontradas no final deste manual).

O rei é o jogador inicial. Ele mistura os personagens e coloca, dependendo da quantidade de jogadores, 0 a 2 cartas abertas no meio da mesa: Quantidade de Jogadores 4 5 6-7 Cartas Abertas 2 1 0

Caso o “rei” encontre-se entre as cartas abertas, então uma outra carta é colocada em seu lugar e o “rei” é misturado novamente com as cartas restantes.

Após a abertura destas duas cartas, o rei atual coloca mais uma carta, fechada, no centro da mesa.

Das demais cartas, ele procura um personagem e o coloca, fechado, à sua frente. As cartas restantes são passadas para o jogador à esquerda o qual também escolhe uma carta e a coloca, fechada, à sua frente, passando as cartas restantes novamente para frente. Para o último jogador restam apenas 2 cartas para escolha. Uma destas ele toma para si e a outra é colocada, fechada, no centro da mesa.

(Caso especial: Para 7 jogadores, o último jogador recebe apenas 1 carta do jogador anterior. Ele deve, então, pegar a carta fechada separada pelo Rei no início da rodada. Destas duas cartas ele escolhe uma para si e coloca a outra, fechada, no centro da mesa.) Para finalizar, o rei chama os personagens, um após o outro, na ordem mostrada na carta de resumo. Caso um jogador tenha escolhido o personagem chamado, então o mesmo deve se pronunciar, abrindo sua carta e realizando sua jogada. A carta é, então, colocada no centro da mesa. Caso nenhum jogador se pronuncie – porque o personagem encontra-se entre as cartas não

(4)

utilizadas ou porque o personagem tenha sido assassinado – então o rei chama o próximo personagem.

Quando todos os oito personagens tiverem sido chamados, começa uma nova rodada.

Andamento da Jogada de um Personagem

Quando um personagem se pronuncia, então começa sua jogada: • Ele pega para si 2 peça de ouro ou

• Ele pega para si 2 construções do monte de compra. Uma das duas ele mantém na mão e a outra ele descarta para o monte de descarte.

• Finalizando, ele pode baixar uma construção da mão para a mesa, de modo a aumentar sua cidade. Ele paga tantas peças de ouro quanto o custo mostrado na carta para a mesa (caixa). Exemplo:

Ele pode utilizar a vantagem de seu personagem a qualquer momento durante a sua jogada. Ele só pode utilizar a vantagem do personagem uma vez por jogada (veja também: três exemplos de vantagens de personagens).

As 8 Vantagens de Personagens 1) Assassino (Meuchler)

Ele escolhe um personagem que será assassinado nesta rodada. Quando o personagem escolhido for chamado este não se pronunciará e não poderá realizar nenhuma ação nesta rodada. Caso o assassino tenha, por exemplo, escolhido o negociante (Händler), então este estará fora da rodada.

2) Ladrão (Dieb)

Ele escolhe o personagem que ele irá roubar nesta rodada. Ele não pode escolher o assassino nem o personagem assassinado.

Quando o personagem escolhido for chamado, ele A igreja (Kirche) foi construída. O jogador deve pagar 2 peças de ouro para o caixa.

(5)

deverá se pronunciar e dar, imediatamente, todo o seu ouro para o ladrão. Caso o ladrão tenha escolhido, por exemplo, o pregador, então este deve dar todo seu estoque de ouro para o ladrão. O ouro que o personagem roubado ganhar durante a respectiva rodada pode ser mantido por este.

3) Mago (Magier) Ele pode ou

- trocar suas cartas de mão com as cartas de mão de um oponente (podem ser quantidades de cartas diferentes), ou

- colocar uma quantidade qualquer de cartas de mão no monte de descarte e comprar a mesma quantidade do monte de compra. 4) Rei (König)

Ele pega a coroa para si e adquire os seguintes direitos e deveres: Direito: ele é o jogador inicial da próxima rodada. Deveres: Após ele ter realizado sua rodada ele deve chamar os próximos personagens.

O rei ganha uma peça de ouro para cada construção amarela que estiver aberta na sua cidade.

Caso não haja nenhum novo rei para se pronunciar (porque sua carta foi descartada fechada ou porque ele foi assassinado), então o rei atualmente no poder mantém os direitos e deveres de Rei também para a próxima rodada.

Caso especial:

a) Caso o rei tenha sido assassinado, então o rei atual permanece até o final da rodada com o poder. Para o início da próxima rodada a coroa passa a ser do jogador que teria sido o rei, caso ele não tivesse sido assassinado.

b) Caso o rei tenha sido descartado, então o reinado do atual rei permanece por mais uma rodada.

5) Pregador (Prediger)

Suas construções não podem ser destruídas pelo soldado.

O pregador ganha uma peça de ouro para cada construção azul que estiver aberta na sua cidade.

(6)

6) Negociante (Händler)

Ele ganha 1 peça de ouro.

O negociante ganha uma peça de ouro para cada construção verde que estiver aberta na sua cidade.

7) Construtor (Baumeister)

Ele ganha 2 construções (cartas). O construtor pode, em sua jogada, baixar até 3 construções. Assim o construtor pode, no final da sua jogada, possuir mais de 8 construções em sua cidade.

8) Soldado (Söldner)

Ele pode destruir uma construção dos oponentes. Construções que custem 1 peça de ouro podem ser destruídas sem nenhum custo. Para outras construções ele deve pagar 1 peça de ouro a menos do que a quantidade que o proprietário pagou para sua construção. O ouro vai para o caixa (mesa). Caso ele destrua uma construção, esta vai para o monte de descarte. O soldado também pode destruir construções do personagem que foi assassinado. Ele não pode atacar nenhuma cidade que já possua 8 construções. O soldado ganha uma peça de ouro para cada construção vermelha que estiver aberta na sua cidade.

Atenção, por favor: além destas vantagens, cada personagem pode pegar ouro ou construções e baixar uma construção para a mesa (veja na carta de resumo: “Andamento do Jogo”).

Três exemplos para deixar clara a utilização dos personagens

• O negociante tem, no início de sua jogada:

0 ouros, 1 Kontor na mão (verde, custa 3 ouros) e, entre outras construções, também 2 construções verdes em sua cidade. Ele joga nesta ordem:

Ele pega 1 ouro (vantagem do negociante) + 2 ouros (ganho que todos recebem); então ele baixa por 3 ouros seu Kontor; finalmente ele pega, pelas 3 construções verdes que agora encontram-se em sua cidade, 3 ouros.

(7)

Ele pega 1 ouro (vantagem do negociante) + 2 ouros (por suas duas construções verdes) + 1 carta de construção (no lugar do ganho); agora ele baixa o Kontor por 3 ouros.

Deste modo ele não fica com nenhum ouro no final de sua jogada, mas com uma carta na mão.

• O mago tem, no início de sua jogada:

2 ouros e um castelo (Schloss) na mão (custa 4 ouros). Ele realiza a seguinte jogada:

Ele pega 2 ouros (ganho que todos recebem); então ele baixa o castelo por 4 ouros (todos os personagens podem baixar uma construção por rodada); então ele troca as 0 cartas de sua mão com um oponente que, por exemplo, tenha 3 cartas na mão (vantagem do mago). Ao final da jogada ele possui 3 cartas na mão e o oponente, nenhuma.

Final do Jogo e Ganhador

O jogo acaba assim que um jogador tenha 8 ou mais (possível apenas com o construtor) construções na sua cidade.

A rodada ainda é jogada até o fim. Cada jogador ganha, então, os seguintes pontos:

• Os pontos de todas as construções em sua cidade.

• 3 pontos quando o jogador possuir construções de todas as 5 cores diferentes em sua cidade.

• 4 pontos para aquele jogador que baixou primeiro 8 construções.

• 2 pontos para todos os demais jogadores que, na mesma rodada, também conseguiram baixar 8 construções.

O ouro e as cartas na mão não trazem nenhum ponto.

O ganhador é o jogador que somar a maior quantidade de pontos. Em caso de empate, ganha o jogador que conseguir somar a maior quantidade de pontos somente com construções.

Alterações para 2 ou 3 Jogadores

2 jogadores: A (o jogador mais velho) é nomeado rei e recebe a coroa. Ele mistura os 8 personagens, e coloca o primeiro, fechado, no meio da mesa. Permanecem 7 cartas. Destes A pega um e passa os seis restantes para B. B pega um personagem para si e coloca outro, também fechado, no centro da mesa. Permanecem 4 cartas que ele passa novamente para A. A pega mais um personagem para

(8)

si e descarta um no centro da mesa, passando os dois últimos para B, que repete o procedimento. Cada jogador tem, desta forma, 2 personagens. A, como rei, começa a chamar os personagens. 3 jogadores: A (o jogador mais velho) é nomeado rei e recebe a coroa. Ele mistura os 8 personagens, e coloca o primeiro, fechado, no meio da mesa. Sobram 7 personagens. Destes A escolhe um para si e passa os seis restantes para B. B escolhe um personagem para si e passa os cinco personagens restantes para C. C escolhe 1 para si e passa as quatro cartas que sobram para A e assim por diante.

C, como último jogador, recebe 2 cartas, escolhendo uma para si e colocando a outra, fechada, no centro da mesa. Cada jogador tem, desta forma, 2 personagens. A, como rei, começa a chamar os personagens.

Andamento do Jogo: O jogo funciona exatamente igual ao jogo para 4 a 7 jogadores: o rei chama os personagens na ordem definida. A diferença é que cada jogador tem a vez duas vezes por rodada e pode utilizar isto taticamente, economizando os ganhos de um personagem para baixar uma construção cara com o outro personagem.

Por inúmeros jogos de teste, idéias e sugestões, o autor agradece a Nadine Bernard, Pascal Bernard, Maud Bissonnet, Scarlett Bocchi, Frank Branham, David Calvo & Muriel Sitruk, Brent & Maryann Carter, Fabienne Cazalis, Pitt Crandlemire, Isabelle Duvaux, Thierry Fau, Nathalie Grégoire, Philippe Keyaers, David Kuznik, Serge Laget, Myriam Lemaire, Pierre Lemoigne, Tristan Lhomme, Hervé Marly, Bernard Mendiburu, Hélène Michaux, Steffan O’Sullivan, Philippe dês Pallieres, Jean-Marc Pauty, Pierre Rosenthal, Fred Savart, Mik Svellov, Irene Villa, Alan Moon e os participantes do 10° Gathering of Friends.

Ilustrações: Julien Deval, Florence Magnin, Jean-Louis Mourier Gráficos: Cyrille Daujean

O autor e a editora agradecem à firma Adlung-Spiele (Remseck) e ao autor Marcel-André Casasola Merkle pela amistosa disponibilidade de utilizar os elementos de distribuição do jogo VERRÄTER (© 1998).

(9)

© 2000 Hans im Glück Verlags-GmbH Você tem dúvidas, perguntas ou críticas? Escreva para nosso endereço de E-Mail: info@hans-im-glueck.de ou

por correio: Hans im Glück Verlag Birnauerstr. 15

80809 München Fax: 089/302336

Variantes, dicas e notícias sobre o jogo, o autor e nosso programa podem ser encontrados em nossa Homepage:

http://www.hans-im-glueck.de

Tradução: Romir G. E. Paulino romir.blogspot.com

Esta é uma tradução livre. Em caso d e d ú v i d a s , l e v e s e m p re e m consideração as regras originais, em alemão.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O destaque da proposta são os alunos, uma vez que o processo de escuta sobre as expectativas de aprendizagens, a participação nas aulas, os questionamentos, a

Este trabalho acadêmico visa apresentar de forma clara a objetiva o planejamento e criação da Ação dos Observadores, item que compõe a campanha publicitária proposta para

Cantor criou uma teoria verdadeiramente genial, mostrando que há diversos tipos de conjuntos com infinitos elementos; há o conjunto dos números naturais (uma