• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: REGULAMENTAÇÃO INTERNACIONAL DOS DRONES

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

ÁREA:

SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): ANA BEATRIZ ALVES VANSOLINI

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ALCIDES EDUARDO DOS REIS PERON

(2)

PROPOSTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Orientador

Alcides Eduardo dos Reis Peron

Doutor em Política Científica e Tecnológica Tel: 19 991799542

E mail: dudperon@gmail.com

Escola de Administração

Vinculado ao Curso de Relações Internacionais Lattes: http://lattes.cnpq.br/1322134900075878

Candidato à bolsa

Ana Beatriz Alves Vansolini RA: 20723361

Contato: (16)99199316

E-mail: bia.vanzolin@hotmail.com Curso: Relações Internacionais Semestre: 6°; Campus: Paulista 1

(3)

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

ANA BEATRIZ ALVES VANSOLINI

REGULAMENTAÇÃO INTERNACIONAL

DOS DRONES

Pré-projeto de pesquisa apresentado ao Regime de Iniciação Científica do CONIC.

(4)

RESUMO

Este projeto consiste em analisar a utilização dos drones como armamento militar, qual o contexto tecnológico, político-social e segurança em que foi desenvolvido, como também quais seriam os futuros uso desta tecnologia. Devido as grandes discussões no âmbito internacional, se os drones são considerados ou não armas legais, o projeto busca discutir se é possível uma regulamentação internacional e quais seriam suas supostas premissas, identificando as principais propostas em jogo, e os principais atores conduzindo esse debate.

INTRODUÇÃO

A Guerra Fria foi o momento em que os temas defesa e ameaças eram discutidos assiduamente e focados principalmente no setor militar. Com o final do conflito, os Estados Unidos ficaram sem sua principal ameaça externa, a União Soviética, tendo assim que adotar uma nova política de segurança.

O cenário pós-Guerra Fria foi marcado por uma maior cooperação entre países e surgimento de organizações internacionais, como também a continuidade do poder norte americano em campos militar, ideológico e econômico, o que levou muitos teóricos e analistas a pensarem que o sistema internacional, junto do conselho de segurança, estava preparado para evitar conflitos. Porém um novo conceito de segurança seria formado, problemas como crises econômicas, tráficos de drogas, fluxo migratório, sustentabilidade, diferenças religiosas e étnicas seriam colocadas na nova pauta de segurança, uma vez que estes poderiam ameaçar a estabilidade dos Estados de inúmeras maneiras e escalas.

Outro momento na história dos Estados Unidos que os fazem repensar a suas políticas de segurança é o ataque terrorista de 11 de setembro. O atentado fez o país declarar guerra ao terrorismo, mudando drasticamente à estratégia ao inimigo. Os órgãos dedicados à segurança aumentaram, e gastos mais que duplicaram em investimentos nas novas formas de combate, prevenção e novas tecnologias.

Grande exemplos de investimento de tecnologia nesta área atualmente seria a utilização de drones em operações militares. A primeira utilização de Veículos

(5)

Não Tripulados (VANT) foi em 1959 como espionagem pelos Estados Unidos, e admitida pelas Forças Aéreas em 1973. Já em nos anos 90 os drones carregados de armas começaram a ser testados, dando origem a aeronave Predator. Os Estados Unidos admitem a utilização de drones em combates a partir de 2001 na invasão ao Iraque, continuando o uso na Líbia e Paquistão, atacando lugares específicos em que se suspeita de indivíduos ligados a terrorismo.

Todavia muito vem sendo discutido sobre a regulamentação dos drones e sua forma de uso, ataques não reconhecidos e secretos em países que não são considerados zona de guerra, como Somália e Paquistão, infringiriam as leis internacionais.

Desta forma é possível pesquisar mais afundo e tentar compreender a adoção desta tecnologia no campo militar, como discutido no texto Artefatos têm política? (Winner, 2008), analisar não apenas no contexto em que foram criadas, mas considerar como um fenômeno político em que toda sua construção tem influências de cunho político-social e conseguem impactar todo sistema, conduzindo assim a debates mais específicos, como o objeto de pesquisa deste trabalho, a legalização internacional do drones.

Objetivos

O objetivo desta pesquisa é debater uma possível regulamentação internacional da utilização dos drones em combate, como também compreender o contexto de sua criação e futuras empregabilidades e impactos na política de segurança dos países.

JUSTIFICATIVA

Pesquisar sobre a utilização e desenvolvimento de tecnologias na área militar, no caso o objeto de estudo deste trabalho, o drone, é relevante para o Sistema Internacional, pois afeta não apenas a política de segurança o dos Estados Unidos, como a dos outros países. O debate sobre regulamentação desta tecnologia faz refletir sobre a integridade desta tecnologia, quais seriam a posições de outros autores? Seria o drone uma arma legal? Quais seriam a propostas de uma regulamentação internacional?

(6)

METODOLOGIA

A pesquisa tende a ter caráter explicativo, uma vez que se utilizarão de artigos científicos, livros e documentos sobre a história da segurança dos Estados Unidos para compreender sua essência. Buscaremos, através de bibliografias, documentos oficiais e teorias de relações internacionais, compreender a formação da Política de Segurança dos Estados Unidos pós-Guerra Fria e pesquisar sua influência na sua atual posição na aérea de segurança. Em conjunto se pretende também estudar o a utilização dos drones na área militar, discutir sua situação de regularização internacional e suas aplicações em um novo conceito de segurança. Posteriormente irá ser pesquisado os atores que debatem a regulamentação dos drones como, ICRAC, Anistia Internacional e Cruz Vermelha e compreender suas propostas.

RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS

Espera-se que o projeto traga melhor entendimento sobre a posição dos Estados Unidos no assunto segurança, podendo assim trazer um debate de quais seriam suas futuras tomadas de decisões no sistema internacional. Almeja-se compreender os motivos político-sociais na construção e utilização da tecnologia drone como arma de guerra e discutir se há uma possível regularização internacional deste.

CRONOGRAMA

Objetivamos com esse plano, o desenvolvimento de atividades fundamentais para iniciar o aluno nas práticas de pesquisa, desenvolvimento, analise e escrita de trabalhos científicos. Desse modo, as atividades desenvolvidas por ele envolverão tanto a leitura de textos e documentos, como o debate com outros pesquisadores acerca de temas correlatos.

Jul-Ago Set-Out Nov- Dez Jan- Fev Mar- Abr Jun- Jul Leituras X X X X X

Comentado [AP1]: Diga tmbm que em seguida irá mapear

os principais atores internacionais que tem discutido a regulamentação dos drones... ICRAC, anistia internacional, cruz vermelha, e quais são as suas propostas, etc...

(7)

Pesquisa e Levantamento de Dados X X X X X Redação de Relatório Final X X X Redação de Artigo X X BIBLIOGRAFIA

BAYLIS, John; WIRTZ, James; COHEN, James; GRAY, Colin S. Strategy in the Contemporary World: An introduction to Strategic Studies. Oxford: Oxford University Press, 2002.

BUZAN, Barry; WEAVER, Ole. Regions and Powers: The Structure of International security. Cambridge: Cambridge University Press. Cap. 11 EU-Europe: The European Union and its “near abroad”.

BUZAN, B; HANSEN, L. A Evolução dos Estudos de Segurança Internacional. São Paulo: UNESP,2012. Cap. 1. Definindo os estudos de segurança internacional.p. 33-50.

CRUZ, Sebastião Velasco. Os Estados Unidos no desconcerto do Mundo. São Paulo: UNESP, 2012.

GOMES,Luís Eduardo. Drones: o lado oculto da guerra contra o terror. Disponível em:< http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/drones/>. Acesso em :16/06/2017.

JACKSON, Robert e Sorensen, Heorg. Introdução às Relações Internacionais. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. Cap. 1 e 3

MIYAMOTO, Shiguenoli. Geopolítica, Ciência Política e Relações Internacionais. Acta Geográfica, 2014. p. 11-32.

MORAN, Daniel (2002) Strategic Theory and the History of War. In Strategy in the Contemporary World. Nova Iorque: Oxford. Pp. 17 a 44

NYE, Joseph. O Equilíbrio de Poder e a Primeira Guerra Mundial. Cooperação e conflito nas relações internacionais: Uma leitura essencial para

Comentado [AP2]: Verificar o modo que eu cito as

(8)

entender as principais questões da politicas mundial. São Paulo: Gente, 2009. p. 73-103

PERREIRA, Paulo José dos Reis. Securitização do Crime Organizado Transnacional nos Estados Unidos na década de 1990. Campinas, SP: Unicamp, 2011.

SHIMABUKURO, Alessandro. Concepções Estratégicas dos Estados Unidos sobre a segurança Internacional dos Governos de Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama. In: AYERBE, Luis Fernando (org.) De Clinton a Obama: Políticas dos Estados Unidos para a América Latina. São Paulo: UNESP, 2009.

THE WHITE HOUSE. President Barack Obama, The 2015 Nacional Security Strategy. Disponível em: < https://obamawhitehouse.archives.gov/the-press-office/2015/02/06/fact-sheet-2015-national-security-strategy > . Acesso em: 17/03/2017

(9)

Referências

Documentos relacionados

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Este capítulo tem uma abordagem mais prática, serão descritos alguns pontos necessários à instalação dos componentes vistos em teoria, ou seja, neste ponto

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

We propose a conformance testing theory to deal with this model and describe a test case generation process based on a combination of symbolic execution and constraint solving for