• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: SODIS NO CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: Biomedicina SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO AMPARENSE - UNIFIA INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): LUIS FERNANDO BARTHOLOMEU MARCHI AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ALINE GRITTI RODRIGUES, SERGIO DE MENDONÇA ORIENTADOR(ES):

(2)

1 Resumo

Com base em alguns artigos científicos e com experimentos laboratoriais microbiológicos, foi realizado um procedimento de desinfecção da água pelo método SODIS (Solar Desinfection) com amostras das águas do Rio Jaguarí em Pedreira – SP e da nascente Hermínio Gerbi em Amparo – SP, ambas pertencentes ao Circuito das Águas Paulista. Foram utilizadas garrafas PET (Politereftalato de Etileno) transparentes e incolores de 2L como recipientes, sendo duas garrafas para cada fonte, uma para Controle e outra para o SODIS, expondo uma garrafa de cada fonte sob o Sol por 6 h e depois dando seqüência a analise microbiológica. Analisadas as amostras das águas em meios de culturas, os resultados foram demonstrados numa tabela para comparar o efeito nocivo da radiação do SODIS sobre os microrganismos nas amostras, Controle e SODIS. Tendo como comparativo os saneamentos básicos que os órgão públicos fornecem, podemos ter o método SODIS como uma ótima opção, e para localidades rurais, comunidades que não hajam saneamento básico, uma ótima alternativa para consumo de água potável, promovendo redução de doenças e mortalidades provindas de águas contaminadas.

Introdução

Quando referimos à água, estamos nos referindo à vida, a um mineral de extrema importância pela vital necessidade que diversos seres vivos precisam para sobreviver.

Para consumo humano e de outros animais, a água precisa estar potável, livres de microrganismos patogênicos que contaminam e causam doenças para aqueles que a consomem, então é necessário que haja um tratamento de desinfecção para tornar essa água potável e ser consumida de forma saudável.

Em regiões urbanizadas providas de saneamento básico, trata-se a água de rios através de ETE (Estação de Tratamento Esgoto) com peneiramento e decantação das redes de esgoto antes de serem liberadas nos rios, e a potabilização é feita pela ETA (Estação de Tratamento de Água), onde se coleta a água de rios e faz-se a desinfecção com adição de Cloro, este, porém, é eficaz como desinfetante, mas não tão saudável para consumo humano e animais, também existe a fervura da água por 5 min. mas necessita de alguma forma de combustível para gerar fogo, e há outras

(3)

2 como ozônio, permanganato de potássio, peróxido de hidrogênio e iodo, porém, todas essas geram custos.

Existem muitas regiões do mundo, que por serem distantes dos centros urbanos ou por não terem nenhum recurso, são desprovidas de saneamento básico, favorecendo muitas doenças e enfermidades por consumirem água contaminada. Em 1980, o Professor Aftim Acra iniciou suas pesquisas sobre a desinfecção solar da água na Universidade Americana de Beirute e em 1984 apresentou um folheto publicado pela UNICEF (United Nations Children's Fund) sobre um tratamento de desinfecção da água pelos raios solares denominado em inglês de SODIS (Solar Desinfection), para várias regiões do mundo.

Objetivo

Obter água potável para consumo humano em áreas onde não há saneamento básico e assim reduzir doenças que são contraidas através da água contaminada.

Metodologia

Para coletar e aplicar o método SODIS com amostras de água, foram utilizadas garrafas PET (Politereftalato de Etileno) brancas transparentes de 2L, ambas higienizadas com água e detergentes comum, para se obter um resultado real ao método caseiro SODIS.

Foram coletadas duas garrafas de cada fonte: Rio Jaguarí em Pedreira – SP e a nascente Hermínio Gerbi em Amparo – SP. Sendo uma garrafa para Controle e outra garrafa para aplicação do método SODIS.

A garrafa Controle foi mantida ao abrigo de luz solar em temperatura ambiente e a garrafa SODIS foi exposta ao Sol, em cima do telhado por 6 hrs num dia quente sem nuvens para desinfecção solar.

Após o procedimento de desinfecção solar, já com a água em temperatura ambiente à sombra, preparam-se os meios de culturas, autoclavados em121ºC por 15 min. os Ágares: SMA, PCA, VB e EC Broth .

(4)

3 Foram semeadas em placas de Petri com Agar SMA, 0,1 ml da água Controle (AC) em 3 placas e 0,1 ml da água SODIS em 3 placas, utilizando a alça Drigalky para semeadura completa de superfície.

Para os tubos com meios de cultura líquido foram:

3 tubos EC Broth e 3 tubos VB para água Controle, e, 3 tubos EC Broth e 3 tubos VB para água SODIS, sendo adicionados 1 ml para cada tubo das respectivas amostras.

Em seguida as semeaduras ficaram nas estufas por 24hrs. As Placas de Petri com Agar SMA e os tubos VB à 36ºC e os tubos EC Broth à 42ºC

Método SODIS com amostras do Rio Jaguarí (Pedreira-SP) e nascente Hermínio Gerbi (Amparo-SP)

Desenvolvimento

Sendo a água uma necessidade vital para os seres vivos, tais como o homem, animais e as plantas dentre outros, alguns microrganismos também precisam desse mineral para sua sobrevivência, mas podendo acometer outros seres vivos de

(5)

4 doenças por ingestão de água contaminada com esses microrganismos patogênicos.

O homem é o que mais sofre por consumir água contaminada, principalmente as crianças.

Quando há saneamento básico, os esgotos e a água é tratada, a população se beneficia com qualidade de vida saudável, mas em áreas mais distantes dos centros urbanos, a precariedade se faz na contaminação da água.

O SODIS surgiu como uma alternativa de desinfecção da água por ser um método simples de ser feito e de baixíssimo custo para favorecer essas pessoas que estão sujeitas a contrair doenças por ingestão de água contaminada, pois se tratava de uma desinfecção através dos raios solares expondo água em recipientes de garrafas PET por no mínimo 6 horas.

Os raios Ultravioletas, invisíveis ao olho nu, destroem ou inativa grande parte de microrganismos causadores de doenças em humanos.

Há indícios de que a solarização da água já era aplicada a 2000 aC, mas não se sabe ao certo para qual propósito, pois desconheciam microrganismos, mas conheciam os resultados benéficos que essa prática gerava, conforme relatos do médico Hipócrates.

Os raios solares possuem em sua forma física, um leque de cores visíveis e outros raios invisíveis ao olho nu, e, são esses raios invisíveis, o ultra-violeta (UV) e o infra-vermelho (IV) que são desinfetantes, inativadores de microrganismos. Os raios UV são poderosos germicidas por ser uma radiação eletromagnética que danifica o DNA das bactérias, rompendo as ligações de átomos que mantém o agrupamento do DNA, e os IV são germicidas por elevarem a temperatura entre 42º C e 60ºC provocando desnaturação e morte de certos microrganismos, e sendo esses raios UV e IV vindos juntos de uma fonte natural que é o Sol, tornam uma ação desinfetante de microrganismos com grande eficiência. Expondo a água numa garrafa PET (Politereftalato de Etileno) por 6 horas ao Sol, obtem-se água potável para um consumo saudável e de custo praticamente zero, com o uso do método SODIS.

(6)

5 Após cultivo nos meios de cultura, observou-se as colônias de bactérias nas placas, e o turvamento com gás nos tubos das amostras de água Controle e as amostras de água que receberam o método SODIS ocorreu uma redução enorme de colônias de bactérias nas placas com SMA e inativação total nos meios de cultura líquido (VB e EC Broth).

Então, dos tubos que proliferam microrganismo foram semeados em placas de Petri com Agar PCA utilizando alça de platina e cultivadas por 24hrs na estufa à 36ºC para isolamentos de colônias, e, em seguida Coloração de Gram para análises de microscopia, onde se observou bactérias Gram (-).

Quadro 1. Resultados obtidos nas análises microbiológicas das águas

Os resultados são surpreendentes pelo método SODIS, a eficiência de desinfecção que os raios solares exercem na água, inativando e destruindo microrganismos patogênicos são de extrema confiança.

(7)

6 Considerações Finais

Foi muito significativa essa experiência, de ver o quanto o método SODIS é eficiente, de saber dos muitos trabalhos e pesquisas científicas que existem em torno dessa prática caseira de baixíssimo custo.

Os resultados foram equivalentes a aqueles obtidos por outros autores ao utilizar a solarização para a eliminação de outras espécies microbianas e demonstraram que a exposição da água, para consumo humano, à radiação solar pode ser utilizada para diminuir o risco de enfermidades de veiculação hídrica.

O método de desinfecção SODIS provou ser uma boa alternativa de baixo custo, simples e prática, para a desinfecção de águas para consumo humano e de animais, pois elimina os coliformes totais e fecais responsáveis por diversas doenças de alta morbidade e mortalidade infantil.

O SODIS ainda vai ser muito explorado como uma grande solução para redução de doenças causadas pela água contaminada onde ainda necessitam recursos hídricos.

Fontes Consultadas

1 - ACRA, A.; RAFFOUL, Z.; KARAHAGOPIAN, Y. Solar disinfection of drinking water and oral rehydratation solution- guidelines for households application in developing countries. Department of Environmental Health. Beirut. American University of Beirut. UNICEF, 1984.

2 - ACRA, A.; JURDI, M.; MU`ALLEM, H.; KARAHAGOPIAN, Y.; RAFFOUL, Z.; Water disinfection by solar radiation. Assessment and Application. Ottawa: International Development Research Centre, 1990.

3 - EAWAG/SANDEC. Desinfección Solar del Agua - Guia de Aplicación, Cochabamba, Bolívia. P.80. 2005.

5 - EAWAG/SANDEC. SODIS News No. 3. Suíça, 1998. Disponível em: www.sodis.ch. Último acesso em 19 de Novembro de 2017

6 - GALAL-GORCHEV . Desinfección del agua potable y subproductos de inter’s para la salud. In: La calidad del agua potable en america latina: ponderación de los riesgos microbiológicos contra los riesgos de los subproductos de la desinfeccíon química, Editado por Craun, G.F. e Castro, R., 89-100. ILSI Press, Washigton, EUA, 1996.

(8)

7 7 - OLIVEIRA, W.E. Importância do abastecimento de água na transmissão de doenças. In Técnicas de abastecimento e tratamento de água, Azevedo Netto et al.. Vol. 1. CETESB, São Paulo, Brasil, 550p. 1974.

8 - BRASIL. Ministério da Saúde. Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências. Portaria n. 518, de 25 de março de 2004. Disponível em:http://www.aguaseaguas.ufjf.br/. Acesso em: 19 de Novembro 2017 9 - http://www.bdtd.unitau.br/tedesimplificado/tde_arquivos/5/TDE-2008-02-11T084011Z-96/Publico/Eliana%20Araujo%20Mariano%20Silva.pdf Acesso em 19 de Novembro de 2017 10 - http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/258606/1/Silva_MarceloJacominiM oreirada_M.pdf Acesso em 19 de Novembro de 2017

11 - http://www.faperj.br/?id=940.2.4 Acesso em 19 de Novembro de 2017

12 - http://www.ehow.com.br/luz-uv-destroi-bacterias-como_5938/ Acesso em 19 de Novembro de 2017

Referências

Documentos relacionados

MONTAGEM DO ESQUELETO RÃ ASSEMBLING YOUR FROG SKELETON MONTAGE DEL ESQUELETO RANA.. Unir la columna vertebral y añadir el hueso de la cola y

Inscrições na Biblioteca Municipal de Ourém ou através do n.º de tel. Organização: Município de Ourém, OurémViva e grupos de teatro de associações e escolas do

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

A menor proporção de uso do SUS para exames preventivos e de diagnóstico precoce, em especial os cânceres de mama e próstata, sugere baixa cobertura populacional que pode

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

A análise da Figura 4 permite constatar que mesmo quando os valores de reflectância de superfície detectados pelo sensor MODIS/TERRA são muito baixos, os valores detectados

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Considerando a formação da equipe de trabalho, o tempo de realização previsto no projeto de extensão e a especificidade das necessidades dos catadores, algumas