• Nenhum resultado encontrado

A Semana em Brasília INFORMA RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS LEGISLATIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Semana em Brasília INFORMA RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS LEGISLATIVO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

INFORMA

RELAÇÕES

GOVERNAMENTAIS

Destacamos abaixo as movimentações do Legislativo e Executivo que podem impactar o setor privado.

LEGISLATIVO

CÂMARA DOS DEPUTADOS Plenário:

O Plenário da Câmara dos Deputados pautou para esta semana, entre outras, as seguintes proposições legislativas:

Cadastro Positivo. O Plenário da Câmara dos Deputados discutirá, em turno único, o Projeto de Lei Complementar nº 441/2017 que altera a Lei Complementar nº 105/2001 (Lei do sigilo das operações de instituições financeiras) e a Lei nº 12.414, de 9 de junho de 2011 (disciplina a formação e consulta a bancos de dados com informações de adimplemento para formação de histórico de crédito), para dispor sobre os cadastros positivos de crédito e regular a responsabilidade civil dos operadores. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

BACEN. Mandatos para Cargos de Diretoria e Presidência. O Plenário da Câmara dos Deputados discutirá, em turno único, o Projeto de Lei Complementar nº 200/1989 que dispõe sobre os requisitos necessários para o exercício dos cargos de Diretoria e Presidência do Banco Central do Brasil.

16 a 20 de abril

www.cesconbarrieu.com.br

Para mais informações, entrar em contato com:

Luciano Inácio de Souza

D +55 61 3030 1952

luciano.souza@cesconbarrieu.com.br

A Semana em Brasília

(2)

Regulamentação da Atividade de Lobby. O Plenário da Câmara dos Deputados discutirá, em turno único, o Projeto de Lei n° 1.202/2007 que disciplina a atividade de lobby e a atuação dos grupos de pressão ou de interesse no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Propriedade Industrial. Agravamento de Penas. O Plenário da Câmara dos Deputados discutirá o Projeto de Lei n° 333/1999 que altera a Lei nº 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial) para incluir penas mais severas para os crimes cometidos contra as marcas. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissões:

Comissão Especial do Projeto de Lei nº 1.292/1995 – Licitações

Audiência Pública. Licitações. A Comissão Especial realiza em 17 de abril, às 14h30min, audiência pública para tratar do Projeto de Lei nº 1.292/1995, que estabelece normas gerais de licitações e contratos administrativos no âmbito da administração direta e indireta. Foram convidados os senhores Álvaro Fakredin (presidente do Conselho Nacional de Controle Interno - CONACI), Wesley Rodrigo Couto Lira (diretor de Normas e Sistemas de Logística do Ministério do Planejamento), Telmo Lemos Filho (presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF - ANAPE), Luis Roberto Ponte (autor da Lei de Licitações), Pedro Roberto Jacobi (diretor presidente do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade), Magno Antonio Correia de Mello (consultor legislativo da Câmara dos Deputados), Manoel Galdino (diretor-executivo da Transparência Brasil) e a senhora Viviane Moura Bezerra (superintendente de Parcerias e Concessões do Estado do Piauí - SUPARC/Piauí). Audiência Pública. Licitações. A Comissão Especial realiza em 18 de abril, às 14h30min, audiência pública para tratar do Projeto de Lei nº 1.292/1995, que estabelece normas gerais de licitações e contratos administrativos no âmbito da administração direta e indireta. Foram convidados os senhores Floriano de Azevedo Marques (docente na USP), Jean Phierre

Vargas (presidente da Comissão de Advogados Publicistas - OAB/MS), Daniel Ferreira (professor de Direito Administrativo), João Paulo Lacerda da Silva (professor de Direito Administrativo da PUC/ SP), André Rosilho (professor da Pós-Graduação Lato Sensu da FGV Direito-SP), Abrão Miguel Árabe Neto (secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), Heleno Torres (professor de Direito Econômico), Guilherme Carvalho e Sousa (doutor em Direito Administrativo), Fábio Túlio Filgueiras Nogueira (presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON) e Eduardo Tadeu Pereira (presidente da Associação Brasileira de Municípios – ABM).

Comissão Especial do Projeto de Lei nº 3.139/2015 – Seguros Privados

Seguros Privados. A Comissão Especial realiza em 17 de abril, às 14h30min, reunião deliberativa para apreciação e votação do relatório do deputado Vinícius Carvalho (PRB-SP) no Projeto de Lei nº 3.139/2015, que trata dos requisitos para que as sociedades anônimas e as cooperativas atuem no mercado de seguros. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão Especial do Projeto de Lei nº 9.463/2018 – Desestatização da Eletrobrás

Audiência Pública. Eletrobrás. A Comissão Especial realiza em 17 de abril, às 14h30min, audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 9.463/2018, que dispõe sobre a desestatização das Centrais Elétricas Brasileira S.A. – Eletrobrás. Foi convidado o senhor Wilson Ferreira Jr (presidente da Eletrobrás).

Audiência Pública. Eletrobrás. A Comissão Especial realiza em 18 de abril, às 14h30min, audiência públi-ca para debater o Projeto de Lei nº 9.463/2018, que dispõe sobre a desestatização das Centrais Elétricas Brasileira S.A. – Eletrobrás. Foram convidados os senhores Gustavo Teixeira (economista do DIEESE), Luiz Alberto Rocha (professor Doutor em Direito Pú-blico da UFPA) e a senhora Fabíola Antezana (repre-sentante do Coletivo Nacional dos Eletricitários).

(3)

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (“CCJC”)

A CCJC realiza em 17 de abril, às 14h30min, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Radiodifusão. Alterações Societárias. O Pro-jeto de Lei nº 2.088/2015 altera o Código Brasileiro de Telecomunicações para tratar das alterações so-cietárias de empresas prestadoras de serviços de radiodifusão. O relator desse projeto é o deputado Hiran Gonçalves (PP-RR). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Crédito Rural. O Projeto de Lei nº 5.777/2013 altera os arts. 1.076, inciso I, e 1.085, parágrafo único, do Código Civil, para alterar o quórum decisório no âmb-ito das sociedades limitadas. O relator desse projeto é o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Locações. Lojistas e Shopping Center. O Projeto de Lei n° 3.239/2015 dá nova redação ao art.54 da Lei de Lo-cações, para submeter subsidiariamente as relações entre lojistas e empreendedores de Shopping Center ao Código Civil e ao Código de Processo Civil. O rela-tor desse projeto é o deputado Covatti Filho (PP-RS). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Aplicação de Multa. Inadimplemento. O Projeto de Lei n° 5.172/2013 altera o art. 52 da Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995 (Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais) para limitar o valor total da multa para a hipótese de inadimplemento. O relator desse projeto é o deputado Pastor Eurico (PHS-PE). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Direito ao Contraditório. O Projeto de Lei n° 7.771/2017 altera o Código de Processo Civil para garantir o contraditório no procedimento de produção antecipada de prova. O relator desse projeto é o deputado Júlio Delgado (PSB-MG). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Direitos da Personalidade. O Projeto de Lei n° 4.385/2016 dá nova redação ao art. 11 do Código Civil

para definir os direitos da personalidade como sendo absolutos, inatos, imprescritíveis, impenhoráveis e, com exceção dos casos previstos em lei, intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária. O relator desse projeto é o deputado Francisco Floriano (DEM-RJ). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Assistência Judiciária para MEI e ME. O Projeto de Lei n°4.520/2016 altera a Lei nº 1.060, de 5 de feverei-ro de 1950 (Lei da Assistência Judiciária), para incluir as pessoas jurídicas individuais ou Microempresári-os (ME) e Microempresári-os Microempreendedores Individuais (MEI) como beneficiários desta Lei. A relatora desse proje-to é a Dep. Gorete Pereira (PR-CE). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Minas e Energia (“CME”)

A CME realiza em 18 de abril, às 9h30min, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Nova Proposta Biogás. O Projeto de Lei nº 6.559/2013 dispõe sobre as atividades relativas a geração, trans-porte, filtragem, estocagem e geração de energia elétrica térmica e automotiva com biogás. O relator desse projeto é o deputado Altineu Côrtes (MDB-RJ). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Eficiência Energética. O Projeto de Lei nº 7.506/2014 altera a Lei nº 10.295/2001 (Política Nacional de Con-servação e uso Racional de Energia) para estabelecer níveis de classificação de eficiência energética com-patíveis com os padrões internacionais mais exigen-tes. O relator desse projeto é o deputado Fabio Garcia (Sem Partido-MT). Leia aqui o inteiro teor da proposta. Distribuidoras de Energia Elétrica. Extensão de Rede. O Projeto de Lei nº 4.987/2016 dispõe sobre o fornecimento de energia elétrica por concessionárias ou permissionárias de distribuição de energia elétrica caso seja necessária extensão de rede para unidade consumidora, localizada em propriedade ainda não atendida. O relator desse projeto é o deputado Marcelo Squassoni (PRB-SP). Leia aqui o inteiro teor da prosposta.

(4)

Política Nacional de Energia. O Projeto de Lei nº 7.728/2014 trata da Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, para estabelecer medidas de compensação tributária para indústrias de consumo eletrointensivo que reduzam espontaneamente a demanda de energia elétrica no processo produtivo. O relator desse projeto é o deputado Fábio Garcia (Sem Partido-MT). Leia aqui o inteiro teor da proposta. Mineração de Pequeno Porte. O Projeto de Lei nº 2.195/2015 institui o Programa Nacional para o For-talecimento da Mineração de Pequeno Porte (PRON-AMP), e cria o Fundo de Apoio à Mineração de Peque-no Porte (FAMP). O relator desse projeto é o deputado Carlos Andrade (PHS-RR). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Defesa do Consumidor (“CDC”)

A CDC realiza em 18 de abril, às 9h30min, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Ausência de Assistência Técnica. O Projeto de Lei nº 8.406/2017 altera o Código de Defesa do Consumidor para obrigar os fornecedores a informar eventual inexistência de assistência técnica no município em que será efetivada a comercialização do produto ou a contratação do serviço. O relator desse projeto é o deputado Márcio Marinho (PRB-BA). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Cláusula de Fidelização. O Projeto de Lei nº 8.626/2017 altera o Código de Defesa do Consumidor para estabelecer como abusiva a cláusula de fidelização nos contratos de prestação de serviços. O relator desse projeto é o deputado Rodrigo Martins (PSB-PI). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Finanças e Tributação (“CFT”)

A CFT realiza em 18 de abril, às 10 horas, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Fundos de Financiamento. Micro e Pequenas Empresas. O Projeto de Lei nº 3.446/2015 altera a Lei

cursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento para as atividades de micro e pequenas empresas. O relator desse projeto é o deputado Jorginho Mello (PR-SC). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Sociedades Por Ações. O Projeto de Lei nº 7.609/2015 altera a Lei das Sociedades por Ações para ampliar para R$ 10.000.000,00 o valor máximo admitido de patrimônio líquido para que a sociedade anônima de capital fechado tenha direito ao regime simplificado de publicidade de atos societários. O re-lator desse projeto é o deputado Covatti Filho (PP-RS). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Empréstimos de Bancos Públicos. O Projeto de Lei Complementar nº 70/2015 trata das medidas de empréstimos dos bancos públicos brasileiros para outros países. O relator desse projeto é o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comércio Exterior. O Projeto de Lei Complementar nº 382/2017 autoriza criação de sistema de registro e administração de garantias de comércio exterior brasileiro e trata da emissão da Letra de Comércio Exterior - LCE. O relator desse projeto é o deputado Lucas Vergílio (SD-GO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Sociedade de Advogados. O Projeto de Lei nº 3.736/2015 acrescenta dispositivos à Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994 (Estatuto da Advocacia), para dispor sobre o “escritório de advogados sócios” e o “advogado associado”. Em síntese, o projeto in-duz os escritórios de advocacia e seus advogados não sócios à formalização de suas associações. O relator desse projeto é o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA). Leia aqui o inteiro teor da proposta. Comissão Especial do Projeto de Lei nº 1.572/2011 – Código Comercial

Código Comercial. A Comissão Especial realiza em 18 de abril, às 14h30min, reunião deliberativa para apreciação e votação do relatório do deputado Paes Landim (PTB-PI) no Projeto de Lei nº 1.572/2011 que

Nova Proposta

(5)

SENADO FEDERAL Plenário:

O Plenário do Senado Federal pautou para esta semana, entre outras, a seguinte proposição legislativa:

Sessão de Debates – Dados Pessoais. O Plenário do Senado Federal realizará, no dia 17 de abril, às 11 horas, sessão de debates para discutir a proteção, o tratamento e o uso de dados pessoais, referente ao PLS nº 330, de 2013. Foram convidados os senhores Gleisson Cardoso Rubin (secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento), Bruno Giancarelli (titular da Unidade Internacional de Proteção de Fluxos de Dados da Comissão Européia), Maximiliano Martinhão (conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil), Rony Vainzof (diretor do Departamento de Defesa e Segurança da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP), Bruno Bioni (Pesquisador da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade – LAVITS), Marcio Cots (advogado especialista), Mario Viola de Azevedo Cunha (Eepecialista em privacidade e proteção de dados pessoais) e João Emílio Padovani Gonçalves (gerente-executivo de Política Industrial da Confederação Nacional da Indústria – CNI).

Comissões:

Subcomissão Temporária do Estatuto do Trabalho (“CDHET”)

Audiência Pública. Processo Trabalhista. A CDHET realiza em 17 de abril, às 9 horas, audiência pública para debater o Direito Processual do Trabalho. Foram convidados os senhores Alex Myller (representante do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho - SINAIT), Guilherme Guimarães Feliciano (presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho - ANAMATRA), Raimar Rodrigues Machado (vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais do Conselho Federal da OAB), a senhora Gisele Fernandes Góes (Procuradora Regional do Trabalho) e representante da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho - ANPT.

Comissão de Assuntos Econômicos (“CAE”)

A CAE realiza em 17 de abril, às 10 horas, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

PTAX. Câmbio. O Projeto de Lei do Senado nº 342/2017 determina a utilização da taxa de câmbio PTAX para a conversão em moeda nacional de pagamentos feitos em moeda estrangeira por meio de cartão de crédito. O relator desse projeto é o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

CADE. Sistema Financeiro Nacional. O Projeto de Lei do Senado nº 350/2015 define a competência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para analisar a concorrência no setor financeiro e a do BACEN para decidir os casos que acarretem risco sistêmico ao Sistema Financeiro Nacional. A relatora desse projeto é a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Extinção de Juros e Multas de Mora. O Projeto de Lei do Senado nº 105/2017 altera o art. 40 da Lei nº 6.830, de 22 de setembro de 1980 (Lei que trata sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública) para extinguir os juros e as multas de mora nas execuções fiscais suspensas em razão da não lo-calização de bens do devedor sobre os quais possa recair a penhora. O relator desse projeto é o sena-dor Otto Alencar (PSD-BA). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Meio Ambiente (“CMA”)

A CMA realiza em 17 de abril, às 11 horas, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Processo Administrativo Ambiental. Prazos. O Projeto de Lei do Senado nº 79/2016 altera a Lei dos Crimes Ambientais para estabelecer os seguintes prazos no processo administrativo ambiental: (i) 30 dias, prorrogável por igual período, para julgamento do auto de infração ambiental, contados do término

Nova Proposta Nova Proposta

(6)

da instrução do processo, e (ii) 20 dias para recorrer da decisão condenatória, contado da ciência ou divulgação oficial da decisão. O relator desse projeto é o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Extração de Recursos Minerais. O Projeto de Lei do Senado nº 63/2017 altera a Lei dos Crimes Ambientais para agravar a pena de quem extrair recursos minerais em desacordo ou sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença. O relator desse projeto é o senador Sérgio Petecão (PSD-AC). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Faixa Não Edificável. OO Projeto de Lei do Senado nº 408/2012 altera a Lei do Parcelamento do Solo Urbano para alargar a faixa não edificável ao longo das águas correntes e dormentes, além das faixas de domínio público das rodovias e ferrovias. O relator desse projeto é o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Faixa Não Edificável. O Projeto de Lei do Senado nº 66/2014 altera a Lei do Parcelamento do Solo Urbano para dispor sobre o estabelecimento de faixas não-edificáveis e limitações a edificações em loteamentos urbanos. O relator desse projeto é o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comuni-cação e Informática (“CCT”)

A CCT realiza em 17 de abril, às 14h30min, reunião deliberativa em que foi pautado, entre outros, o seguinte projeto:

Informações Técnicas. Serviços de Telecomunicações. O Projeto de Lei do Senado nº 662/2011 altera a Lei geral de telecomunicações para tornar obrigatória a organização e apresentação adequadas das informações técnicas e dos preços dos serviços de telecomunicações oferecidos aos usuários. O relator desse projeto é o senador Paulo Rocha (PT-PA). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Assuntos Sociais (“CAS”)

A CAS realiza em 18 de abril, às 9 horas, reunião de-liberativa em que foi pautado, entre outros, o seguinte projeto:

Seguros Privados de Saúde. O Projeto de Lei do Senado nº 525/2013 altera a Lei nº 9656/1998 (Lei dos planos e seguros privados de assistência à saúde) para estabelecer que a marcação de consultas, exames e quaisquer outros procedimentos deve ser feita de forma a atender às necessidades dos consumidores, privilegiando os casos de emergência ou urgência, assim como as pessoas com sessenta anos ou mais de idade, as gestantes, lactantes, lactentes e crianças de até cinco anos, vedadas a utilização de agendas com prazos de marcação diferenciados e qualquer discriminação ou diferenciação de prazo de marcação entre o paciente consumidor de plano ou seguro privado de assistência à saúde e o paciente custeado por recursos próprios. O relator desse projeto é o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (“CCJ”)

A CCJ realiza em 18 de abril, às 10 horas, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Partidos Políticos. Programa de Integridade. O Projeto de Lei nº 60/2017 altera a Lei nº 9.096, de 19 de setem-bro de 1995 (Lei dos Partidos Políticos) para aplicar aos partidos políticos as regras relativas à responsa-bilidade objetiva e compliance, além de estimular, no plano interno, código de conduta e programa de integ-ridade e auditoria. O relator desse projeto é o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Contratos de Desempenho. O Projeto de Lei do Sena-do nº 459/2016 regulamenta o art. 37 da Constituição Federal, para tratar do regime jurídico do contrato de desempenho. A relatora desse projeto é a senadora Simone Tebet (PMDB-MS). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

(7)

Licitação. Remuneração Variável. O Projeto de Lei do Senado nº 319/2017 altera a Lei de Licitações para possibilitar a remuneração variável do contratado com base em desempenho. O relator desse projeto é senador. Antonio Anastasia (PSDB-MG). Leia aqui o in-teiro teor da proposta.

Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (“CTFC”)

A CTFC realiza em 18 de abril, às 11 horas, reunião de-liberativa em que foi pautado, entre outros, o seguinte projeto:

Concessionárias. Divulgação de Valores. O Projeto de Lei da Câmara n° 166/2017 altera a Lei das Concessões de Serviços Públicos, a Lei da ANEEL e a Lei Geral de Telecomunicações para estabelecer que as concessionárias do serviço público de energia elétrica, as prestadoras de serviços de telecomunicações e as concessionárias de serviço público em geral deverão divulgar o valor das tarifas e preços, assim como as

re-visões ou reajustes dos últimos 5 anos. O relator desse projeto é o senador Cidinho Santos (PR-MT). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão Especial do Projeto de Lei do Senado nº 487/2013 – Reforma do Código Comercial

Audiência Pública. Código Comercial. A Comissão Es-pecial realiza em 18 de abril, às 14h30min, audiência pública para debater o fortalecimento das normas consuetudinárias e de autorregulação, soluções de conflitos empresariais e títulos de crédito. Foram convidados os senhores Arnoldo Wald (professor de Direito Civil da Universidade do Estado do Rio de Ja-neiro - UERJ), Sérgio Campinho (professor de Direito Comercial da Universidade do Estado do Rio de Janei-ro - UERJ), Newton de Lucca (desembargador federal do TRF da 3ª Região), Fernando Passos (representante da Confederação Nacional do Comércio) e a senhora Flávia Bittar Neves (presidente do Comitê Brasileiro de Arbitragem).

Nova Proposta

Novos Projetos de Lei

Seguem abaixo as novas proposições legislativas protocoladas no Congresso Nacional na semana passada e que são de interesse ao ambiente empresarial.

Câmara dos Deputadoss

Formas de Descarte

O Projeto de Lei nº 9.996/2018 torna obrigatória a impressão nos rótulos de artigos de consumo industrializados

comercializados no Brasil de informação relativa à forma de descarte ou de retorno da embalagem e do produto após o consumo. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Contagem de Prazo. Juizados

O Projeto de Lei nº 10.020/2018 altera a Lei nº 9.099/1995 (Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais) para

estabelecer que na contagem de prazo para a prática de qualquer ato processual, inclusive para a interposição de recursos, serão computados somente os dias úteis. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Processo

Administrativo O Projeto de Lei nº 10.023/2018 altera a Lei nº 9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo Federal) para dispor sobre as decisões no processo administrativo sancionador. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Securitização.

Energia Elétrica O Projeto de Lei nº 10.029/2018 trata da securitização do empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Senado Federal

Estatais. Regime de Monopólio

O Projeto de Lei do Senado nº 167/2018 altera a Lei nº 13.303/2016 (Lei das Estatais) para excluir do âmbito de

aplicação as empresas estatais prestadoras de serviço público e exploradoras de atividade econômica em regime de monopólio, eliminar vedações ao exercício de funções nos órgãos diretivos das empresas estatais que exerçam atividade econômica e assegurar tratamento isonômico entre estas e as empresas privadas no tocante às obrigações societárias. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

(8)

Licenciamento Ambiental

O Projeto de Lei do Senado nº 168/2018 cria a Lei Geral de Licenciamento Ambiental e estabelece normas gerais para

o licenciamento de atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação do meio ambiente e institui a avaliação ambiental estratégica (AAE). Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Manual de Operação. Licitação

O Projeto de Lei do Senado nº 171/2018 altera a Lei de Licitações para prever a elaboração de manual de operação, uso

e manutenção e de plano de manutenção de obras públicas. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Intimação

Eletrônica O Projeto de Lei do Senado nº 176/2018 altera o Código de Processo Civil para prever a intimação eletrônica por meio de aplicativo de mensagens multiplataforma. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

EXECUTIVO

Os Órgãos e Agências do Governo Federal conduzem consultas e audiências públicas em matérias de relevo para as atividades empresariais. Veja os detalhes das discussões que foram recentemente tornadas públi-cas:

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (“ANTAQ”)

Consulta/Audiência Pública Tema da Consulta/Discussão Prazo para Contribuição ANAC 1

Audiência Pública nº 6/2018

Debater a edição de emendas (i) ao Regulamento Brasilei-ro da Aviação Civil nº 175 (RBAC nº 175), intitulado “Trans-porte de artigos perigosos em aeronaves civis”, (ii) ao Re-gulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 121 (RBAC nº 121), intitulado “Requisitos operacionais: operações domésti-cas, de bandeira e suplementares”, e (iii) ao Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 135 (RBAC nº 135), intitulado “Requisitos operacionais: operações complementares e por demanda”.

7 de maio de 2018

ANATEL 2

Consulta Pública nº 6/2018 Proposta de Reavaliação do Modelo de Gestão do Espec-tro. 23 de abril de 2018 Consulta Pública nº 8/2018 Debater a Proposta de Indicadores Estratégicos Setoriais. 14 de maio de 2018

Audiência Pública nº 1/2018 – A ANTAQ realiza audiência pública para debater o aprimoramento das minutas jurídicas e técnicas necessárias à realização de certames licitatórios referentes aos arrendamentos do porto de Belém/PA e Vila do Conde/PA.

As contribuições poderão ser enviadas até 28 de maio de 2018. Leia aqui maiores informações da audiência pública.

Veja abaixo quadro com os prazos das principais discussões e consultas públicas em andamento nos Órgãos e Agências do Governo Federal, em matérias de relevo para as atividades empresariais e que se encerram entre abril e julho de 2018:

(9)

3 Agência Nacional de Energia Elétrica (“ANEEL”).

4 Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (“ANP”). 5 Agência Nacional de Transportes Aquaviários (“ANTAQ”).

6 Agência Nacional de Vigilância Sanitária (“ANVISA”).

ANEEL3

Consulta Pública nº 2/2018 Debater a estrutura tarifária aplicada às unidades consumidoras do Grupo B (Baixa Tensão) e os impactos

associados à sua aplicação. 11 de maio de 2018

ANP4 Consulta Pública nº 6/2018

Debater a alteração da resolução nº 65/2014, que estabelece os prazos e procedimentos que deverão ser observados no envio dos dados e informações dos sistemas de medição de produção e movimentação de petróleo, gás natural e água.

27 de abril de 2018

Audiência Pública nº 6/2018

Debater a alteração da resolução nº 65/2014, que estabelece os prazos e procedimentos que deverão ser observados no envio dos dados e informações dos sistemas de medição de produção e movimentação de petróleo, gás natural e água.

8 de maio de 2018

ANTAQ5 Audiência Pública nº 1/2018

Debater o aprimoramento das minutas jurídicas e técnicas necessários à realização de certames licitatórios referentes aos arrendamentos do porto de Belém/PA e Vila do Conde/PA.

18 de maio de 2018

ANVISA6 Consulta Pública nº 484/2018

Proposta de Resolução da Diretoria Colegiada que dispõe sobre os critérios para avaliação e classificação toxicológica de agrotóxicos, componentes, afins e preservativos de madeira, no âmbito da Anvisa.

23 de abril de 2018

Consulta Pública nº 500/2018

Debater a proposta de alteração da Resolução da Diretoria Colegiada nº 7/2015 que trata dos requisitos técnicos para a regularização de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

23 de abril de 2018

Consulta Pública nº 483/2018 Proposta de ato normativos que aborda informações toxicológicas para rótulos e bulas de agrotóxicos, afins e

preservativos de madeira, no âmbito da Anvisa. 24 de abril de 2018

BACEN7 Consulta Pública nº 60/2018

Proposta que discute critérios contábeis para constituição de provisão para perdas esperadas associadas ao risco de crédito pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

(10)

Consulta Pública nº 62/2018

Debater minuta de circular que altera o Regulamento anexo à Circular nº 3.682/2013, que disciplina a prestação de serviço de pagamento no âmbito dos arranjos integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), estabelecendo critérios para conversão de subcredenciadores em credenciadores.

21 de maio de 2018

Consulta Pública nº 63/2018 Debater minuta de circular que altera o Regulamento anexo à Circular nº 3.682/2013, disciplinando a

interoperabilidade entre arranjos de pagamento. 21 de junho de 2018 Consulta Pública nº 61/2018 Debater a minuta de circular que trata sobre a implantação de Comitê de Governança em arranjos de pagamento. 21 de julho de 2018

CVM8

Audiência Pública nº 1/2018 Debater a proposta de alteração da Instrução CVM nº 452/2007 que trata de multas cominatórias. 5 de maio de 2018

EPL9

Consulta Pública nº 1/2018 Debater o aprimoramento do "Plano Nacional de Logística - PNL", desenvolvido pela EPL. 20 de abril de 2018

7 Banco Central do Brasil (“BACEN”). 8 Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”). 9 Empresa de Planejamento e Logística (“EPL”).

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Referências

Documentos relacionados

Anderson, Schwager e Kerns (2006) caracterizaram seus estudos como pesquisas descritivas, enquanto, Wang, Wu e Wang (2009) indicam terem realizado um estudo exploratório.

D 02 a 05 de Maio de 2018 o CEPE participou na III Edição do Educa Moçambique, evento organizado pela Comunidade Académica para o Desenvolvimento da Educação (CADE) em parceria com

Considerando o fato de que a Psicologia Social estuda as influências do meio em vive o sujeito, bem como suas percepções, visando compreender o comportamento social e

a) As condições de acesso dos destinatários são aferidas à data da seleção dos mesmos pelos serviços de emprego do IEFP. b) Consideram-se elegíveis

A Comissão Especial realiza audiência pública no dia 5 de setembro, às 14h30min, para debater o Projeto de Lei Complementar n°.. 341/2017 que aperfeiçoa o Estatuto Nacional da

A CDC realizará no dia 13 de dezembro, às 9h30min, reunião deliberativa em que foi pautado, entre outros, o seguinte projeto de lei:..

A Comissão Especial realiza em 11 de dezembro, às 13 horas, reunião deliberativa para apreciação e votação do relatório do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) na Proposta

Audiência Pública nº 21/2017 - A ANAC realizará audiência pública para debater a proposta de Resolução que estabelece requisitos para a aceitação de sistemas digitais