• Nenhum resultado encontrado

A Semana em Brasília INFORMA RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS LEGISLATIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Semana em Brasília INFORMA RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS LEGISLATIVO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

INFORMA

RELAÇÕES

GOVERNAMENTAIS

Destacamos abaixo as movimentações do Legislativo e Executivo que podem impactar o setor privado.

LEGISLATIVO

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Plenário:

O Plenário da Câmara dos Deputados pautou para esta semana, entre outras, as seguintes proposições legislativas:

Nova Proposta Energia. O Plenário da Câmara dos Deputados discutirá, em turno único, o Projeto de Lei nº 10.985/2018 que (i) estabelece multa a ser paga aos usuários do serviço de energia elétrica, (ii) estipula novas condições para a repactuação do risco hidrológico de geração de energia elétrica, (iii) cria o Fundo de Expansão dos Gasodutos de Transporte e de Escoamento da Pro- dução (Brasduto), (iv) trata sobre a destinação da receita advinda da comer- cialização do petróleo, do gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos destinados à União, e (v) reduz o prazo para solicitação de prorrogação de concessões. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Fundos patrimoniais. O Plenário da Câmara dos Deputados discutirá, em turno único, a Medida Provisória nº 851/2018 que autoriza a Administração Pública a firmar instrumentos de parceria e termos de execução de progra- mas, projetos e demais finalidades de interesse público com organizações gestoras de fundos patrimoniais. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

10 a 14 de dezembro

www.cesconbarrieu.com.br Para informações,

entrar em contato com:

Luciano Inácio de Souza D +55 61 3030 1952

luciano.souza@cesconbarrieu.com.br

A Semana em Brasília

(2)

Direitos Creditórios. Protesto Extrajudicial. O Plenário da Câmara dos Deputados discutirá, em turno único, o Projeto de Lei Complementar nº 459/2017 que (i) trata da cessão de direitos creditórios originados de créditos tributários e não tributários dos entes da Federação, (ii) prevê o protesto extrajudicial como causa de interrupção da prescrição e (iii) autoriza a administração tributária a requisitar informações a entidades e órgãos públicos ou privados. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Tributação. MEI. O Plenário da Câmara dos Deputa- dos discutirá, em turno único, o Projeto de Lei Com- plementar nº 420/2015 que altera o Estatuto da Mi- croempresa e da Empresa de Pequeno Porte, para garantir o crédito correspondente da substituição tributária que grave o Microempreendedor Individual - MEI ou o contribuinte optante do Simples Nacional.

Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Cadastro Positivo. O Plenário da Câmara dos Deputa- dos discutirá, em turno único, o Projeto de Lei Comple- mentar nº 441/2017 que altera a Lei do sigilo bancário e a Lei nº 12.414/2011 (disciplina a formação de históri- co de crédito) para dispor sobre os cadastros positivos de crédito e regular a responsabilidade civil dos opera- dores. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissões

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (“CCJC”)

A CCJC realiza em 10 de dezembro, às 15 horas, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Nova Proposta Registro de Nome Empresarial. O Projeto de Lei nº 7.070/2002 altera o Código Civil para esta- belecer normas para o registro de nome empresarial das sociedades anônimas e empresas. O relator des- te projeto é o deputado Efraim Filho (DEM-PB). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Nova Proposta Gestão Compartilhada. O Projeto de Lei nº 9.617/2015 institui a gestão compartilhada, destinada ao acompanhamento orçamentário, financeiro e físico da execução de obras, da prestação de serviços

públicos e da aquisição de materiais e equipamentos, por grupos de cidadãos organizados em aplicativos agregadores disponíveis na internet ou na telefonia celular. O relator deste projeto é o deputado Júlio Delgado (PSB-MG). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Nova Proposta ICMS. Energia Elétrica. O Projeto de Lei Complementar nº 62/2015 altera a Lei Kandir para tratar da não incidência de ICMS no adicional de energia cobrado por ocasião das bandeiras tarifárias de energia elétrica. O relator deste projeto é o deputado Hildo Rocha (MDB-MA). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Nova Proposta Sociedade de Advogados. O Projeto de Lei nº 3.736/2015 altera o Estatuto da Advocacia, para incluir dispositivos que reconhecem e disciplinam as figuras do “escritório de advogados sócios” e do “ad- vogado associado”. O relator do projeto é o deputado Fábio Sousa (PSDB-GO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Juizados Especiais. Agravo de Instrumento. O Pro- jeto de Lei nº 1.918/2015 altera a Lei nº 9.099/1995 (Juizados Especiais Cíveis e Criminais) para prever o cabimento de agravo de instrumento contra deci- são interlocutória. O relator do projeto é o deputado Marcos Rogério (DEM-RO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Compensação Tributária. O Projeto de Lei Comple- mentar nº 436/2008 altera o Código Tributário Na- cional para dar competência ao Poder Judiciário de decidir sobre o instituto da compensação tributária.

O relator deste projeto é o deputado Marcos Rogério (DEM-RO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão Especial da Proposta de Emenda à Consti- tuição nº 293/2004 – Reforma Tributária

Reforma Tributária. A Comissão Especial realiza em 11 de dezembro, às 13 horas, reunião deliberativa para apreciação e votação do relatório do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) na Proposta de Emenda à Constituição nº 293/2004, que altera o Sistema Tributário Nacional.

(3)

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (“CDEICS”)

A CDEICS realiza em 12 de dezembro, às 9h30min, reunião deliberativa em que foi pautado, entre outros, o seguinte projeto:

Nova Proposta Duplicata. Locação de Bens Móveis. O

Projeto de Lei nº 9.114/2017 altera a Lei das Duplicatas para possibilitar a emissão de fatura e duplicata a partir da locação de bens móveis. O relator deste projeto é o deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Nova Proposta Sociedades por Ações. O Projeto de Lei

nº 7.436/2017 altera a Lei das Sociedades por Ações para tratar sobre (i) a inserção de convenção arbitral no estatuto social e (ii) o direito de preferência dos acionistas da companhia controladora quando da conversão da subsidiária integral em sociedade comum. O relator deste projeto é o deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Desconsideração da Personalidade Jurídica. O Pro- jeto de Lei nº 3.401/2008 disciplina o procedimento de declaração judicial de desconsideração da perso- nalidade jurídica. O relator deste projeto é o deputa- do Vitor Lippi (PSDB-SP). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Defesa do Consumidor (“CDC”)

A CDC realiza em 12 de dezembro, às 9h30min, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Saneamento Básico. O Projeto de Lei nº 3.596/2015 altera a Lei do Saneamento Básico para estabelecer normas gerais relativas à cobrança de tarifas de esgoto sanitário pelas prestadoras. O relator deste projeto é o deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Rastreamento de Objetos Postados. O Projeto de Lei nº 10.052/2018 altera a Lei dos Serviços Postais e o Código de Serviços Postais e o Código de Defesa do Consumidor para estabelecer a obrigatoriedade de

oferta de mecanismo que permita o rastreamento da entrega de objetos postados, sempre que a contratação de fornecimento de produtos ocorrer fora do estabelecimento comercial. O relator deste projeto é o deputado Deley (PTB-RJ). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Honorários Advocatícios. O Projeto de Lei nº 8.737/2017 estabelece a obrigatoriedade de paga- mento de honorários advocatícios por fornecedores reincidentes. O relator deste projeto é o deputado Celso Russomano (PRB-SP). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (“CCTCI”)

A CCTCI realiza em 12 de dezembro, às 10 horas, reunião deliberativa em que foi pautado, entre outros, o seguinte projeto:

Nova Proposta Compartilhamento de Informação Falsa.

O Projeto de Lei nº 6.812/2017 trata da tipificação criminal da divulgação ou compartilhamento de in- formação falsa ou incompleta na internet. O relator deste projeto é o deputado Celso Pansera (PT-RJ).

Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Finanças e Tributação (“CFT”)

A CFT realiza em 12 de dezembro, às 10 horas, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Nova Proposta Recuperação Judicial. O Projeto de Lei nº 5.146/2016 permite às empresas em recuperação judicial quitar seus débitos parcelados com a Fazenda Nacional. O relator deste projeto é o deputado Jorginho Mello (PR-SC). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Nova Proposta Previdência Privada como Garantia. O

Projeto de Lei nº 6.723/2013 estabelece a possibilidade de se oferecer os recursos de previdência privada como garantia de operações de crédito. O relator deste projeto é o deputado Julio Lopes (PP-RJ). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

(4)

Divulgação de Incentivo Fiscal. O Projeto de Lei Complementar nº 280/2016 altera o Código Tributário Nacional para permitir a divulgação de informações sobre incentivo ou benefício de natureza tributária cujo beneficiário seja pessoa jurídica. O relator deste projeto é o deputado Esperidião Amin (PP-SC). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Fontes de Crédito em Recuperação Judicial e Falência. O Projeto de Lei nº 1.933/2015 altera a Lei de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência, com a finalidade de permitir novas fontes de crédito às empresas em recuperação judicial e falência. O relator deste projeto é o deputado Laercio Oliveira (PP-SE). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Liquidação de Boletos. O Projeto de Lei nº 7.474/2017 altera a Lei que regula a atuação das câmaras e dos prestadores de serviços de compensação e de liquidação, no âmbito do sistema de pagamentos brasileiro, para estabelecer a adoção da cronologia da percepção dos pagamentos pelas instituições financeiras recebedoras, e conferir prioridade no processamento daqueles que tenham sido provisionados para débito em conta bancária em data determinada. O relator deste projeto é o deputado Marco Antônio Cabral (MDB-RJ). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Fraude. O Projeto de Lei nº 2.458/2015 dispõe sobre mecanismos de prevenção contra fraudes envolvendo o uso indevido de nomes empresariais, marcas e outros sinais distintivos de instituições financeiras.

O relator deste projeto é o deputado Marco Antônio Cabral (MDB-RJ). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Minas e Energia (“CME”)

A CME realiza em 12 de dezembro, às 10 horas, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Nova Proposta Base de Cálculo. Energia Elétrica. O Pro- jeto de Lei nº 5.457/2016 trata da exclusão da base de cálculo das contas de energia elétrica da cobrança pela previsão de ligações clandestinas e inadimplên-

cia, e limita em 5% as compensações por perdas téc- nicas e não técnicas na transmissão e distribuição de energia elétrica. O relator deste projeto é o deputado Cabuçu Borges (MDB-AP). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Energia Elétrica. O Projeto de Lei nº 5.824/2016 institui a equalização das tarifas de energia elétrica no Brasil através da Conta Tarifa Elétrica Nacional (CTEN). O relator deste projeto é o deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Legislação Participativa (“CLP”)

Audiência Pública. Privatização da Petrobrás. A CLP realiza em 12 de dezembro, às 14h30min, audiência pública para debater o equacionamento do Plano Petros (PPS), a privatização da Petrobrás e as suas responsabilidades com o plano. Foram convidados os senhores Valdemar Moreira da Silva Filho (diretor- geral da Associação Nacional dos Petroleiros e Petroleiras - ANPP), Mário Eugênio da Silva (presidente da Federação Nacional das Associações de Aposentados da Petrobrás - FENASPE), José Maria Rangel (presidente da Federação Única dos Petroleiros - FUP), Adaedson Costa (secretário- geral da Federação Nacional dos Petroleiros – FNP) e Fábio Henrique de Sousa Coelho (diretor da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC).

Grupo de Trabalho – Mercado de Debêntures no Brasil (“GTDEBEN”).

Debêntures. O Grupo de Trabalho realiza em 12 de dezembro, às 14h30min, reunião deliberativa para apreciação e votação do relatório do deputado Pauderney Avelino (DEM/AM). O Grupo de Trabalho se destina a analisar a situação atual do mercado de debêntures no Brasil e propor estratégias para torná-lo acessível a todos os segmentos do mercado, independentemente do porte da empresa emissora dos títulos.

(5)

SENADO FEDERAL

Plenário:

O Plenário do Senado Federal pautou para esta semana, entre outras, a seguinte proposição legislativa:

Regime de Cessão Onerosa. O Plenário do Senado Federal discutirá, em turno único, o Projeto de Lei da Câmara nº 78/2018 que autoriza a Petrobras a transferir até 70% dos direitos de exploração de petróleo do pré-sal na área cedida onerosamente pela União para outras petroleiras, mantida a participação de 30% no consórcio, e flexibiliza a utilização do regime licitatório das sociedades de economia mista nas contratações de bens e serviços pelos consórcios integrados pela Petrobras. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissões:

Comissão de Serviços de Infraestrutura (“CI”)

A CI realiza em 11 de dezembro, às 9 horas, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Nova Proposta Distribuição de Energia Elétrica. O Projeto de Lei do Senado nº 393/2012 estabelece condições para implementação de microgeração e minigeração distribuídas no sistema de distribuição de energia elétrica. O relator do projeto é o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Fontes de Energia Renovável. O Projeto de Lei do Senado nº 712/2015 altera a Política Nacional sobre Mudança do Clima – PNMC para estabelecer meta de participação de fontes renováveis na matriz energética brasileira para o ano de 2040. O relator do projeto é o senador Lasier Martins (PSD-RS). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Aplicação da CIDE-Combustíveis em Projetos de Infraestrutura. O Projeto de Lei do Senado nº 11/2013 altera a Lei nº 10.636/2002 (Lei da Cide incidente

sobre a importação e a comercialização de petróleo, gás natural, álcool combustível e seus derivados) para determinar a aplicação de percentual mínimo do produto de arrecadação da Cide-Combustíveis em projetos de infraestrutura urbana de transportes coletivos não motorizados. O relator do projeto é o senador Valdir Raupp (MDB-RO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Investimentos Público em Infraestrutura. O Projeto de Lei do Senado nº 235/2014 altera a Lei do Sistema Nacional de Viação para determinar que os investimentos públicos em infraestrutura e operação dos serviços de transportes sejam regidos por critérios econômicos. O relator do projeto é senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Assuntos Econômicos (“CAE”)

A CAE realiza em 11 de dezembro, às 10 horas, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Nova Proposta Transporte Ferroviário. O Projeto de Lei do Senado nº 261/2018 trata sobre (i) a exploração indireta pela União do transporte ferroviário em in- fraestruturas de propriedade privada entre portos brasileiros e fronteiras nacionais, que transponham os limites de Estado ou Território, ou que se conec- tem às ferrovias federais, (ii) as atividades desempe- nhadas pelas administrações ferroviárias privadas, (iii) a autorregulação ferroviária e (iv) segurança do trânsito e do transporte ferroviário. A relatora deste projeto é a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Sistema Unificado de Licitações. O Projeto de Lei do Senado nº 35/2016 altera a Lei de Licitações para instituir o Sistema Unificado de Licitações. A relatora deste projeto é a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Leia aqui o inteiro teor da proposta.

CADE. Cartel. O Projeto de Lei do Senado nº 283/2016 altera a Lei do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência para aprimorar o caráter dissuasório da multa imposta pelo Conselho Administrativo

(6)

de Defesa Econômica (“CADE”) em condenações de empresas por infrações à ordem econômica, estimular o ajuizamento de ações privadas para cessação das infrações, bem como ressarcimento dos danos dela decorrentes. O relator deste projeto é o senador Armando Monteiro (PTB-PE). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Meio Ambiente (“CMA”)

A CMA realiza em 11 de dezembro, às 11h30min, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Faixa Não Edificável. O Projeto de Lei do Senado nº 408/2012 altera a Lei do Parcelamento do Solo Urbano para alargar a faixa não edificável ao longo das águas correntes e dormentes, além das faixas de domínio público das rodovias e ferrovias. O relator do projeto é o senador Valdir Raupp (MDB-RO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Faixa Não Edificável. O Projeto de Lei do Senado nº 66/2014 altera a Lei do Parcelamento do Solo Urbano para dispor sobre o estabelecimento de faixas não- edificáveis e limitações a edificações em loteamentos urbanos. O relator do projeto é o senador Valdir Raupp (MDB-RO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão Temporária para Reforma do Código Comercial – (“CCC”)

Código Comercial. A CCC realiza em 11 de dezembro, às 14h30min, reunião deliberativa para apreciação e votação do relatório do senador Pedro Chaves (MDB- MS) no Projeto de Lei do Senado nº 487/2013, que reforma o Código Comercial.

Comissão Mista da Medida Provisória nº 852/2018 – (“CMMPV 852/2018”)

Gestão de Imóveis da União. A CMMPV realiza em 11 de dezembro, às 14h30min, reunião deliberativa para apreciação e votação do relatório do senador Dário Berger (MDB-SC) na Medida Provisória nº 852/2018 que trata (i) da transferência de imóveis do Fundo do

Regime Geral de Previdência Social para a União, (ii) da administração, a alienação e a gestão dos imóveis da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA e (iii) da gestão dos imóveis da União.

Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (“CTFC”)

A CTFC realiza em 12 de dezembro, às 14 horas, reunião deliberativa em que foi pautado, entre outros, o seguinte projeto:

Nova Proposta Defesa da Ordem Econômica. Companhias

de Transporte Aéreo. O Projeto de Lei do Senado nº 22/2013 altera o Código de Defesa do Consumidor e a Lei de Defesa da Concorrência, para proteger direi- tos dos usuários do transporte aéreo e dispor sobre infrações econômicas na exploração de linhas aéreas.

A relatora do projeto é a senadora Regina Sousa (PT-PI). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (“CCJ”)

A CCJ realiza em 12 de dezembro, às 10 horas, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Sistema Financeiro Nacional. O Projeto de Lei do Senado nº 312/2016 altera a Lei nº 7.492/1986 (Lei dos crimes contra o sistema financeiro nacional) para (i) enquadrar as entidades de previdência complementar à norma legal, (ii) permitir a verificação de ocorrência de crime à Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, e (iii) tipificar o crime de gestão fraudulenta e temerária. O relator do projeto é o senador Garibaldi Alves Filho (MDB-RN). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Atraso em Entrega de Imóvel. O Projeto de Lei do Senado nº 97/2012 altera o Código de Defesa do Consumidor, para disciplinar a aplicação de multa aos fornecedores por atraso na entrega do imóvel ao consumidor. A relatora do projeto é a senadora Rose de Freitas (PODE-ES). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

(7)

NOVOS PROJETOS DE LEI Câmara dos Deputadoss

Aproveitamento Energético e oprocessamento

O Projeto de Lei nº 11.102/2018 amplia a suspensão de contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins sobre resíduos destinados ao aproveitamento energético e ao coprocessamento. Leia aqui o avulso da matéria.

Programa Especial de Regularização Tributária

O Projeto de Lei nº 11.110/2018 permite a migração do pedido de adesão no Programa Especial de Regularização Tributária (Pert) de empresas que tenham aderido no órgão indevido em virtude de incorreção do destinatário do requerimento de adesão, ou de não segregação de débitos previdenciários e não previdenciários (demais débitos). Leia aqui o avulso da matéria.

Improbidade Administrativa

O Projeto de Lei nº 11.113/2018 altera a Lei de Improbidade Administrativa especificamente sobre as medidas de indisponibilidade e sequestro de bens por motivo de improbidade administrativa. Leia aqui o avulso da matéria.

Revogação da Lei Improbidade

Administrativa

O Projeto de Lei nº 11.114/2018 revoga a Lei de Improbidade Administrativa e propõe novo texto que trata sobre as medidas de (i) suspensão dos direitos políticos, limitada a até oito anos, (ii) perda da função pública, (iii) indisponibilidade de bens e (iv) ressarcimento ao erário, nos casos de atos de improbidade administrativa.

Leia aqui o avulso da matéria.

Suspeitas de Irregularidades Administrativas

O Projeto de Lei nº 11.116/2018 institui Programa Nacional de Proteção e Incentivo a Relatos de Suspeitas de Irregularidades no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com o fim de assegurar a participação da sociedade no relato de informações em defesa do interesse público. Leia aqui o avulso da matéria.

Acesso à Informação O Projeto de Lei nº 11.117/2018 altera a Lei de Acesso à Informação para criar o Instituto Nacional de Acesso à Informação. Leia aqui o avulso da matéria.

Participação Social no Processo Legislativo

O Projeto de Lei nº 11.121/2018 trata da participação da sociedade no processo legislativo, amplia a transparência durante a tramitação e votação das proposições legislativas, prevê assinatura digital para projetos de lei de iniciativa popular, reforça a autonomia do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Leia aqui o avulso da matéria.

Fraude em Licitações

O Projeto de Lei nº 11.122/2018 altera a Lei da Ação Popular para fixar parâmetros para a aferição do dano nos casos de fraudes em licitações e dos valores de indenização nas hipóteses de ajuizamento de ação popular preventiva e de propositura de ação popular para a reparação de danos decorrentes do fornecimento de produtos ou serviços deficientes. Leia aqui o avulso da matéria.

Programa de Prevenção da Corrupção

O Projeto de Lei nº 11.125/2018 estabelece as diretrizes para o Programa de Prevenção da Corrupção na gestão municipal. Leia aqui o avulso da matéria.

Medidas Anticorrupção O Projeto de Lei nº 11.126/2018 altera o Código Penal para estabelecer medidas penais e processuais penais anticorrupção. Leia aqui o avulso da matéria.

Medidas Anticorrupção O Projeto de Lei nº 11.127/2018 altera o Código Penal, o Código de Processo Penal e o Código de Processo Civil para tratar de medidas anticorrupção. Leia aqui o avulso da matéria.

Crimes Ambientais.

Maus Tratos O Projeto de Lei nº 11.132/2018 altera a Lei de Crimes Ambientais para aumentar a pena contra abuso e maus tratos à animais. Leia aqui o avulso da matéria.

Seguem abaixo as novas proposições legislativas protocoladas na Câmara dos Deputados e Senado Federal na semana passada e que são de interesse ao ambiente empresarial.

Transporte Individual de Passageiros. O Projeto de Lei do Senado nº 421/2017 estabelece que a empresa de transporte remunerado privado individual de passageiros não poderá se apropriar de mais que 10% do valor das viagens. A relatora do projeto é a senadora Regina Sousa (PT-PI). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Processo Administrativo. Suspensão de Prazo. O Projeto de Lei do Senado nº 35/2018 altera o Código de Processo Civil para assegurar a advogados o exame, mesmo sem procuração, de atos e documentos de processos e de procedimentos eletrônicos, e a obtenção de cópias, salvo nas hipóteses de sigilo ou segredo de justiça. A relatora do projeto é a senadora Marta Suplicy (MDB-SP). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

(8)

Senado Federal

Tarifa Social de Energia

Elétrica O Projeto de Lei do Senado nº 469/2018 altera a Lei da Tarifa Social de Energia Elétrica para estabelecer uma única faixa para os beneficiários dessa tarifa. Leia aqui o avulso da matéria.

Notícia Falsa O Projeto de Lei do Senado nº 471/2018 altera o Código Penal e o Código Eleitoral para tratar da definição das infrações penal, eleitoral e civil de criar ou divulgar notícia falsa. Leia aqui o avulso da matéria.

Cigarros Eletrônicos

O Projeto de Lei do Senado nº 473/2018 altera a Lei nº 9.294/1996 (Lei que restringe o uso e à propaganda de produtos fumígeros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas) para proibir a comercialização, a importação e a publicidade de dispositivos eletrônicos fumígenos. Leia aqui o avulso da matéria.

EXECUTIVO

Os Órgãos e Agências do Governo Federal conduzem consultas e audiências públicas em matérias de relevo para as atividades empresariais. Veja os detalhes das discussões que foram recentemente tornadas públicas:

Agência Nacional de Aviação Civil (“ANAC”)

Audiência Pública nº 25/2018 – A ANAC realiza audiência pública para debater a proposta de resolução que regulamenta o processo eletrônico no âmbito da Agência.

As contribuições poderão ser enviadas até 31 de dezembro de 2018. Leia aqui maiores informações da audiência pública.

Agência Nacional de Telecomunicações (“ANATEL”) Consulta Pública nº 44/2018 – A ANATEL realiza consulta pública para debater a alteração dos Planos Básicos de Distribuição de Canais de Televisão em VHF e UHF – PBTV, de Retransmissão de TV – PBRTV, de Televisão Digital – PBTVD, de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada – PBFM, de Radiodifusão Sonora em Onda Média – PBOM e do Plano de Referência para Distribuição de Canais do Serviço de Radiodifusão Comunitária – PRRadCom.

As contribuições poderão ser enviadas até 13 de dezembro de 2018. Leia aqui maiores informações da consulta pública.

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (“ANTAQ”)

Audiência Pública nº 14/2018 – A ANTAQ realiza audiência pública para debater a proposta de norma que regulamenta o cadastramento de usuário externo, o peticionamento e a Intimação Eletrônicos no âmbito da Agência.

As contribuições poderão ser enviadas até 8 de janeiro de 2019. Leia aqui maiores informações da audiência pública.

Agência Nacional de Transportes Terrestres (“ANTT”) Consulta Pública nº 2/2018 – A ANTT realiza consulta pública para debater minuta de resolução que regulamenta a atuação dos Conselhos de Usuários e a fiscalização por Comissão Tripartite, no âmbito da ANTT.

As contribuições poderão ser enviadas até 18 de janeiro de 2019. Leia aqui maiores informações da consulta pública.

Receita Federal do Brasil (“RFB”)

Consulta Pública nº 9/2018 – A Receita Federal realiza consulta pública para debater minuta de normativo que trata sobre os procedimentos de controle e verificação da origem de mercadorias importadas.

As contribuições poderão ser enviadas até 17 dezembro de 2018. Leia aqui maiores informações da consulta pública.

(9)

Veja abaixo quadro com os prazos das principais discussões e consultas públicas em andamento nos Órgãos e Agências do Governo Federal, em matérias de relevo para as atividades empresariais e que se encerram entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019:

Consulta/Audiência

Pública Tema da Consulta/Discussão Prazo para

Contribuição ANAC 1

Audiência Pública nº 25/2018 Debater a proposta de resolução que regulamenta o processo

eletrônico no âmbito da Agência. 31 de dezembro de 2018

ANATEL 2

Consulta Pública nº 44/2018

Debater a alteração dos Planos Básicos de Distribuição de Canais de Televisão em VHF e UHF – PBTV, de Retransmissão de TV – PBRTV, de Televisão Digital – PBTVD, de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada – PBFM, de Radiodifusão Sonora em Onda Média – PBOM e do Plano de Referência para Distribuição de Canais do Serviço de Radiodifusão Comunitária – PRRadCom.

13 de dezembro de 2018

ANP3

Audiência Pública nº 28/2018

Debater minuta de resolução que regulamenta os procedimentos a serem adotados nos processos de cessão de contratos de exploração e produção, nas alterações de controle societário e na constituição de garantias reais sobre direitos emergentes de contratos de exploração e produção.

11 de dezembro de 2018

Tomada Pública de Contribuições nº 6/2018

Coletar contribuições, dados e informações sobre promoção da concorrência e desverticalização na indústria de gás natural, assim como o aumento da oferta de gás natural ao mercado.

Consultar no link o calendário de prazos

para contribuição.

Tomada Pública de

Contribuições nº 9/2018 Debater os critérios a serem aplicados na delimitação de Área de

Campo de Petróleo ou Gás Natural. 4 de fevereiro de 2018

ANTAQ4

Audiência Pública nº 14/2018 Debater a proposta de norma que regulamenta o cadastramento de usuário externo, o peticionamento e a Intimação Eletrônicos no

âmbito da Agência. 8 de janeiro de 2019

ANTT 5

Consulta Pública nº 1/2018 Debater a proposta de normatização para padronização, implementação e operação de Sistema Semiautomático de

Arrecadação de Pedágio em rodovias federais concedidas. 7 de janeiro de 2018 Audiência Pública nº 15/2018 Debater a revisão da Resolução ANTT nº 3.665/2011, que atualiza o

Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos. 10 de janeiro de 2018

Consulta Pública nº 2/2018 Debater minuta de resolução que regulamenta a atuação dos Conselhos de Usuários e a fiscalização por Comissão Tripartite, no

âmbito da ANTT. 18 de janeiro de 2019

1Agência Nacional de Aviação Civil (“ANAC”).

2Agência Nacional de Telecomunicações (“ANATEL”).

3Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (“ANP”).

4Agência Nacional de Transportes Aquaviários (“ANTAQ”).

5Agência Nacional de Transportes Terrestres (“ANTT”).

(10)

6 Agência Nacional de Vigilância Sanitária (“ANVISA”).

7 Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (“INMETRO”).

8 Receita Federal do Brasil (“RFB”).

ANVISA6

Consulta Pública nº 572/2018

Debater a proposta de Guilhotina Regulatória, mecanismo de reforma do marco regulatório para identificação e revogação conjunta de atos normativos obsoletos, que correspondem a atos que não produzem mais efeitos, mas que ainda estão vigentes.

28 de janeiro de 2019

INMETRO 7

Consulta Pública nº 447/2018 Debater a proposta de portaria que aprova a revisão dos Requisitos de Avaliação da Conformidade para Recipiente Transportável para Gás Liquefeito de Petróleo - GLP.

22 de dezembro de 2018

RFB 8

Consulta Pública nº 9/2018 Debater minuta de normativo que trata sobre os procedimentos de

controle e verificação da origem de mercadorias importadas. 17 de dezembro de 2018

Consulta Pública nº 8/2018 Debater a instrução normativa que estabelece requisitos e condições para a realização de operações de importação por conta e ordem de terceiro e por encomenda.

22 de dezembro de 2018

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do

Referências

Documentos relacionados

A Comissão Especial realiza audiência pública no dia 5 de setembro, às 14h30min, para debater o Projeto de Lei Complementar n°.. 341/2017 que aperfeiçoa o Estatuto Nacional da

A comissão especial realiza, no dia 21 de junho, às 11 horas, reunião deliberativa para discutir o parecer do Relator do projeto, o PL 4567/2016, que altera a Lei nº 12.351, de 22

A CDC realizará no dia 13 de dezembro, às 9h30min, reunião deliberativa em que foi pautado, entre outros, o seguinte projeto de lei:..

LUIZ CARLOS HAULY (PSDB, PR - Pela ordem) - Matéria publicada pelo jornal Gazeta do Povo sobre declaração do Presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles,

Considerando o fato de que a Psicologia Social estuda as influências do meio em vive o sujeito, bem como suas percepções, visando compreender o comportamento social e

farmacoepidemiológica, dos principais problemas relacionados à saúde, dos fármacos prescritos e dos utilizados durante a prática da automedicação pelas gestantes

Os dois maiores gaps nas três carreiras são as competência “Ação Empreendedora” e “Desenvolvimento de Pessoas”. Na carreira de Gestão estão os gaps são mais críticos.

a) As condições de acesso dos destinatários são aferidas à data da seleção dos mesmos pelos serviços de emprego do IEFP. b) Consideram-se elegíveis