• Nenhum resultado encontrado

Manual de Instruções

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Instruções"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Minikid

Manual de Instruções

Voltado para trás 9 - 25 kg Instalação com o cinto de

segurança do veículo

Testado e aprovado segundo a norma

(2)

Obrigado por escolher uma cadeira de segurança infantil de Axonkids. A equipa que desenvolveu Minikid tem mais de 30 anos de experiência em produtos de se-gurança para crianças, e pusemos toda essa experiência e todo o nosso esforço para fazer a sua cadeira de segurança Minikid a mais segura possível. A cadeira Minikid está testada e certificada segundo a norma ECE R44/04, a mais recente norma europeia sobre segurança infantil. Para maximizar a segurança do seu filho, lembre

Leia atentamente este manual de Instruções antes de instalar a cadeira de segurança infantil Minikid no seu veículo.

Leia atentamente este Manual de Instruções antes de instalar a cadeira Minikid. Se tiver qualquer dúvida, contacte com a sua loja, onde lhe assessorarão sobre uma instalação correcta. Uma instalação incorrecta pode pôr em perigo o seu filho. Nunca instale a cadeira de segurança no assento dum veículo com um airbag activo. Se quiser instalar Minikid de qualquer forma, o airbag deve ser desconectado por um serviço técnico autorizado, ou se o seu veículo está equipado com o interruptor que permite desconectar o airbag manualmente, use a chave para desconectá-lo. É importante comprovar sempre que o indicador luminoso do veículo mostre que o airbag está desconectado.

Use a cadeira de segurança Minikid sempre na posição “voltado para trás”. Diferen-tes estudos demostram que o risco dum acidente letal para uma criança pequena numa cadeira de segurança de auto é cinco vezes maior se vai voltado para frente, pelo que Axkid recomenda usar as cadeiras de segurança para automóvel na posição “voltado para trás” o maior tempo possível.

Use sempre a pata de apoio ao instalar Minikid. A pata de apoio é um elemento de segurança muito importante, desenhada para maximizar a segurança do seu filho no caso dum acidente.

No caso dum acidente de tráfico, ainda que seja pequeno, sempre substitua a cadeira de segurança de auto por uma nova. A cadeira poderia ter algum dano invisível que não se detecte a simples vista, e deste modo pôr seriamente em perigo a segurança do seu filho. Esta é outra razão pela que não recomendamos adquirir cadeiras de segurança de segunda mano. Axonkids recomenda sempre comprar uma cadeira de segurança nova em lojas especializadas.

(3)

1 Repousa-cabeças 2 Arnês interno

3 Botão de ajuste do arnês interno 4 Alavanca de ajuste da inclinação da cadeira

5 Palmilhas

6 Bolso para guardar o manual de in-struções

7 Sistema de sustentação a través de cor-reias superiores (ou sistema de ancoragem top tether)

8 Pata de apoio

9 Clips de bloqueio para o cinto de segu-rança do veículo

(4)

Voltado para trás, instalação com o cinto de

segurança do veículo

Importante

Nunca instale a cadeira de segurança no assento dum veículo com airbag activo. Se quiser instalar Mini-kid no assento dianteiro do veículo, o airbag deve ser desconectado por um serviço técnico autorizado, ou se o seu veículo está equipado com o interruptor que permite desconectar o airbag manualmente, use a chave para desconectá-lo. É importante comprovar sempre que o indicador luminoso do veículo mostre que o air-bag está desconectado.

Como instalar a cadeira Minikid

A maneira mais fácil de meter a cadeira Minikid no veículo é metendo primeiro o encosto. Coloque a cadeira Minikid no assento do veículo de forma que o encosto da cadeira olhe para a parte dianteira do veículo. As alças da cadeira de segurança (1) devem apoiar-e so-bre o borde do assento do veículo. A parte saliente das alças deve estar alinhada verticalmente com o extremo do assento do veículo. Se você tem um veículo pequeno, ou se o seu filho ainda é pequeno e não precisa espaço adicional para as pernas, pode instalar a cadeira com as alças em cima do assento do veículo. Quando instale Minikid no assento dianteiro do veículo, é possível, ai-nda que não necessário, que o encosto da cadeira de se-gurança toque o painel do veículo. Para ajustar o ângulo de inclinação da cadeira Minikid, pressione a alavanca de ajuste da inclinação (2) para baixo. Mantendo esta alavanca na posição aberta, pode ajustar a cadeira sele-cionando uma das 5 posições de inclinação. O ângulo de inclinação deve ser o mais vertical possível, mas a cri-ança deve poder sujeitar a sua cabeça por si sozinha, e a cabeça da criança não deve cair para diante se ficar dor-mida. A regra geral é que quanto maior é a criança, mais verticalidade pode ter a cadeira de segurança. Tenha em conta que a cadeira Minikid inclinará-se ligeiramente para baixo quando a sujeitemos com o cinto de segu-rança do veículo e se afunde no assento do veículo.

4

1

(5)

Como apertar o cinto de segurança do veículo Abra os clips de bloqueio para o cinto de segurança do veículo (3) aos dois lados de Minikid. Pegue o cinto de segurança do veículo e tire da cinta. A cinta para o quadril do cinto deve ter como mínimo 70-80 cm de comprimento.

Passe o cinto de segurança do veículo pela ranhura (4) e empurre-o por debaixo da tela até que saia pelo outro lado. Se o preferir, pode levar o cinto de segurança dum lado a outro por encima da tela.

Aperte o cinto de segurança do veículo. Tire com força do cinto de segurança para que fique tenso e não fique frouxa nenhuma parte. Com o fecho mais perto à fivela do cinto de segurança, sujeite o cinto de quadril e o cinto de ombro.

Com o fecho do lado contrário só tem que sujeitar o cinto de quadril.

Como colocar as correias de sustentação inferiores (incluídas ao comprar Minikid)

É possível que o seu veículo tenha dois pontos de an-coragem nos trilhos dos assentos dianteiros, ou se faz a instalação no assento dianteiro, que os pontos de ancora-gem estejam diante do assento dianteiro.

Se o seu veículo não tem esses pontos de ancoragem, deve usar as correias de sustentação inferiores subminis-tradas com Minikid, para criar novos pontos de ancora-gem. Se instalar a cadeira no assento traseiro do veículo, passe um extremo da correia de sustentação inferior ou a través da parte traseira dos trilhos do assento dianteiro, ou a través de outro ponto de fixação do assento dianteiro. As imagens da página seguinte mostram exemplos de como instalar as correias de sustentação inferiores. O ponto de ancoragem deve estar o mais perto possível do chão. Eleja um comprimento adequado para a correia de sustentação inferior, e a seguir faça um nó corrediço e passe-o a través duma das aberturas dessa correia.

Tire da correia de sustentação superior que sai do rolo de ancoragem (5) até obter o comprimento apropriado.

5

4

(6)
(7)
(8)

8

Comprove que as marcas brancas nessa correia este-jam visíveis (6), no caso contrário, tente cruzar as cor-reias e dar-lhes algo de comprimento adicional, para poder ver as marcas brancas. Aperte a correia de sus-tentação superior no chassi do veículo ou na correia de sustentação inferior. Repita no outro lado. Mova a cadeira várias vezes ligeiramente dum lado a outro.

Desdobre a pata de apoio (7) até o seu máximo comprimento. Mova o trinco superior (8) para desdo-brar a pata de apoio, e estenda-a até que toque o chão do veículo. Se a pata de apoio não chega ao chão, repi-ta a operação com o trinco inferior (8). Mova de novo a cadeira de lado a lado, esta vez com um pouco mais de força. As correias de sustentação estenderão auto-maticamente. É importante que o ângulo da pata de apoio (Desenho 1) tenha mais de 80º, porque assim a cadeira oferece maior segurança no caso duma colisão. Mova a cadeira ligeiramente de lado a lado varias vez-es, esta vez um pouco mais forte. Deste modo, as cor-reias de sustentação superiores estenderão automatica-mente. É importante comprovar que as cintas fiquem tensas e bem apertadas ao fazer a instalação.

Se você instalou Minikid no assento traseiro, mova o assento dianteiro até uma posição confortável. O encosto da cadeira de segurança pode, embora não seja necessário, tocar o encosto do assento dianteiro.

5

3

6

7

8

Desenho 1

(9)

9

Ajuste do arnês interno

Sente a criança na cadeira de segurança. Coloque os braços da criança entre os suspensóri-os, de modo que os suspensórios colguem sobre o peito e o estômago da criança. Coloque bem os suspensórios nos ombros da criança, junte am-bos suspensórios, tire deles e aperte-os no fecho do arnês entre as pernas da criança. Tire da cinta de ajuste do arnês (9). É importante que tire da cinta do arnês para frente em linha recta. No caso contrário, pode acontecer que a cinta do arnês fique atolada na alavanca metálica (9). Isto este-nderá o arnês, e o repousa-cabeças deslizará para baixo automaticamente até a altura apropriada. Para afrouxar o arnês, mantenha pulsado o botão de ajuste do arnês e tire de ambos suspensórios. Pressione o botão vermelho do arnês interno, na entreperna, para despertar o arnês.

Ajuste do repousa-cabeças

O repousa-cabeças da cadeira Minikid está equipado com um freio de posição. Para activar o freio, baixe o repousa-cabeças à altura desejada. Solte o repousa-cabeças quando ouvir um “click”, e a seguir assegure-se de que não seja possível mover mais o repousa-cabeças para baixo. Active o freio movendo a alavanca (10) para o repousa-cabeças até a direita. Não tire do repousa-repousa-cabeças com o freio posto.

9

(10)

Garantia e uso

Se quiser substituir a capa da cadeira de segurança Minikid, por favor, asse-gure-se de usar só produtos originais de Axonkids. Se usar outros produtos, a cadeira de segurança pode ficar afectada e ocasionar lesões graves na criança e até a morte no caso dum acidente.

A capa da cadeira Minikid pode ser tirada e lavada a máquina. Use o programa de lavado para roupas delicadas (máximo 30º C). Não use a secadora, já que isto pode danar o tecido. Não use nunca a cadeira Minikid sem a capa. Pode limpar os componentes de plástico da cadeira Minikid com um deter-gente suave e água. Para a sua limpeza, não use produtos químicos agressivos que contenham dissolventes, porque estes podem danar o plástico e pelo tanto comprometer a segurança da cadeira.

Os materiais usados na fabricação da cadeira Minikid são recicláveis e devem ser reciclados e eliminados segundo a sua legislação local.

Não faça nenhuma reparação nem ajuste à cadeira Minikid, excepto os descri-tos neste manual de instruções. Siga atentamente as Instruções deste manual. A cadeira de segurança infantil Minikid está coberta por uma garantia. Para qualquer problema com a garantia, sempre guarde o ticket de compra e leve a cadeira à loja onde a comprou.

Todos os materiais usados na fabricação da cadeira Minikid têm uma resistên-cia muito alta à luz ultravioleta UV. Porém, a radiação ultravioleta do sol é muito agressiva, e à larga pode afectar a cor do tecido da cadeira. Isto não está coberto pela garantia, já que é considerado um desgaste normal.

Nunca deixe a criança sozinha desatendida no veículo.

Assegure-se de que qualquer bagagem ou carga que você levar no veículo fique bem segurado. Assim evitará lesões à criança e aos outros passageiros, no caso duma colisão.

Guarde este manual de Instruções no bolso destinado a este fim na cadeira de

segurança infantil Minikid. 1008111

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Os Investidores, ao aceitarem participar da Oferta, por meio da assinatura do Pedido de Reserva, serão convidados, mas não obrigados, a outorgar, de forma física ou

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia