• Nenhum resultado encontrado

Questão 45. Questão 47. Questão 46. alternativa E. alternativa B

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questão 45. Questão 47. Questão 46. alternativa E. alternativa B"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O mundo contemporâneo necessita de novas fontes de energia para substituir as convencio-nais. Os países buscam formas alternativas de produzir energia de acordo com suas caracte-rísticas geográficas, como ocorre, por exemplo, I – no Japão, onde as marés são usadas como fonte de energia elétrica.

II – na Islândia, onde o vulcanismo é aprovei-tado para gerar energia por calor.

III – na França, onde os extensos rios são uti-lizados para a construção de hidrelétricas. IV – na Alemanha, onde os ventos são empre-gados para produzir eletricidade.

Está correto apenas o que se afirma em a) I, II e III.

d) II, III e IV.

b) I, II e IV. e) II e IV.

c) I e III. alternativa B

Não é a extensão do rio que lhe confere o poten-cial hidrelétrico e sim os seus desníveis ao longo do percurso e o seu volume de água, além do que, hidroeletricidade é uma fonte de energia convencional.

O aumento da dívida externa na América La-tina, evidenciado no gráfico, ocorreu, princi-palmente, devido

Banco Mundial, 2002

b) ao desequilíbrio comercial em relação aos países ricos.

c) ao importante incremento do capital espe-culativo.

d) à queda do PIB e à valorização das “commodities”.

e) ao aumento das taxas de juros externos. alternativa E

A dívida externa latino-americana elevou-se devi-do, principalmente, ao aumento de juros interna-cionais, que passam de fixos para flutuantes, fa-zendo com que a dívida cresça mais rapidamente do que a economia dos países, podendo levá-los à inadimplência.

Du Mortier, 2003 Assinale a alternativa na qual estão correta-mente associados os países I, II e III com as religiões neles predominantes.

I II III a) Rússia – Cristianismo-ortodoxo Bangladesh – Islamismo Vietnã – Budismo b) China – Budismo Índia – Hinduísmo Tailândia – Budismo c) China – Budismo Bangladesh – Cristianismo-ortodoxo Índia – Islamismo

Questão 45

Questão 46

Questão 47

(2)

d) Rússia – Islamismo Índia – Taoísmo Tailândia – Hinduísmo e) Rússia – Cristianismo-ortodoxo Tailândia – Islamismo Vietnã – Cristianismo-ortodoxo alternativa A

Na Rússia (I), Bangladesh (II) e Vietnã (III) predo-minam, respectivamente, as seguintes religiões: cristianismo ortodoxo, islamismo e budismo.

Nos últimos anos, o MERCOSUL

a) dificultou relações econômicas com países andinos.

b) influenciou na consolidação da ALCA. c) enfrentou dificuldades políticas para conso-lidar-se.

d) evitou conflitos econômicos regionais. e) foi reconhecido na ONU como foro multila-teral.

alternativa C

Dentre as dificuldades para a consolidação do Mercosul, podemos destacar os conflitos de inte-resses nas relações políticas e econômicas entre Brasil e Argentina.

Intemperismo é o nome que se dá ao conjunto de processos que modificam as rochas, frag-mentando-as (intemperismo físico) ou alte-rando-as (intemperismo químico). O predomí-nio de um tipo em relação a outro, nas diver-sas regiões da Terra, vai depender das tem-peraturas, combinadas ao volume das preci-pitações e do estado físico da água.

Observando o mapa, é correto afirmar que nas regiões A, B e C, há predomínio, respecti-vamente, do intemperismo:

A B C

a) químico físico químico b) físico químico químico c) químico químico físico d) físico físico químico e) químico físico físico

alternativa D

Nas áreas quentes e úmidas predomina o intem-perismo químico. Nas áreas secas, tanto frias quanto quentes, predomina o intemperismo físico.

O gráfico aponta o total de investimentos rea-lizados na União Européia entre 1989 e 1999.

Achcar, 2003 Pode-se afirmar que o aporte de capital feito I – à Bélgica-Luxemburgo está relacionado à presença da sede da União Européia em Bru-xelas.

II – à Península Ibérica foi menor que 250 bi-lhões de dólares em função de sua distância dos centros financeiros europeus.

III – ao Reino Unido foi reforçado pelo apoio à política externa dos Estados Unidos. IV – à Escandinávia foi menor que 150 bi-lhões de dólares, apesar da presença de em-presas de alta tecnologia.

Está correto apenas o que se afirma em a) I e II.

d) II e IV.

b) I e III. e) II, III e IV.

c) I, III e IV.

alternativa B

Os fatores que favorecem a atração do capital estrangeiro num país são, entre outros: potencial do capital hu-mano, potencial de expansão do mer-cado consumidor, capacidade da es-trutura econômica e tecnológica e custo relativo da mão-de-obra. E nos países escandinavos os inves-timentos foram superiores a 150 bi-lhões de dólares.

Questão 48

Questão 49

(3)

Durante a industrialização brasileira ocorre-ram diversas etapas. Inicialmente,

verifi-I

cou-se a presença de indústrias ___, devido ao II

capital acumulado ___ . Depois, assistiu-se à III

chamada ____ . Na década de 1990, houve IV

uma mudança caracterizada pela ____ . Assinale a alternativa que completa correta-mente a frase. I II III IV a) em São Paulo pelos cafeicultores privatiza-ção da eco-nomia concentra-ção indus-trial b) no Nordeste pelo governo Vargas substituição de importa-ções concentra-ção indus-trial c) em São Paulo pelos cafeicultores substituição de importa-ções desconcen-tração industrial d) no Nordeste pelos produtores de açúcar abertura econômica desconcen-tração industrial e) em São Paulo pelo governo Vargas privatiza-ção da eco-nomia desconcen-tração industrial alternativa C

A economia cafeeira gerou as bases do desenvol-vimento industrial (infra-estrutura de transportes, concentração de capitais e populacional, etc.), de-terminando a sua concentração no Sudeste do país. O modelo básico foi o de substituição de im-portações, com a forte presença de empresas multinacionais. Atualmente vivenciamos uma "desconcentração" com o desenvolvimento de no-vos centros industriais, sobretudo no Nordeste e no Sul do Brasil.

Pode-se afirmar que os dados populacionais do período indicado no gráfico são caracterís-ticos de alguns municípios

IBGE, 1960, 1970, 1980, 1990, 2000 a) do noroeste do Paraná, devido principal-mente à modernização da agricultura. b) do sudoeste de Rondônia, que observou sig-nificativa substituição de lavouras.

c) do sul de Mato Grosso, devido principal-mente à substituição da pecuária por agro-in-dústria.

d) do sertão piauiense, devido à entrada de modernas técnicas de irrigação.

e) da região metropolitana de São Paulo, com forte decadência do setor terciário.

alternativa A

Os dados correspondem ao noroeste do Paraná, área que no passado era dominada pela monocul-tura cafeeira e pela pecuária extensiva. A partir da década de 1970, passou a caracterizar-se pela modernização e diversificação agrícola, com a in-trodução de novos cultivos: soja, algodão, cana-de-açúcar, entre outros. Essa modernização intensificou os processos do êxodo rural e da ur-banização da região.

Adap. Ferreira, 2000

Questão 51

Questão 52

(4)

Os climogramas I e II correspondem, respec-tivamente, às áreas assinaladas no mapa com as letras a) A e B. d) C e D. b) A e D. e) D e A. c) B e C. alternativa B

O climograma I corresponde ao clima equatorial, típico do domínio amazônico (A), e o climograma II corresponde ao clima tropical, presente, princi-palmente, no domínio do cerrado (D).

Um Projeto de Lei (PL), enviado ao congresso brasileiro em 2002, preocupou um dos maio-res geógrafos brasileiros, Aziz Ab’Saber. A princípio, o referido PL permitiria, de manei-ra sustentável, a explomanei-ração das Flonas (Flo-restas Nacionais). Pode-se afirmar que a preocupação do geógrafo justifica-se, pois, I) a preservação de ecossistemas pressupõe a conservação integral de vastas superfícies. II) pode haver uma super-exploração das Flo-nas em áreas mais próximas às estradas, in-viabilizando a idéia de exploração sustentá-vel.

III) as Flonas, sob exploração seletiva, pode-rão levar o mesmo tempo de regeneração que as áreas de exploração integral.

Está correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

alternativa D

As áreas de exploração seletiva podem se rege-nerar mais rapidamente do que as de regiões de-vastadas integralmente.

No Brasil, o setor agroindustrial prevê au-mento significativo da produção de cana-de-açúcar para os próximos anos. Isso pode ser atribuído

a) à maior flexibilidade da nova regulamenta-ção ambiental, que implicará uma importan-te diminuição de custos.

b) ao atual acréscimo de subsídios governa-mentais para a produção de álcool, chegando a valores semelhantes aos do Pró-álcool na década de setenta.

c) à diminuição gradativa de áreas de produ-ção da soja transgênica, aparecendo a cana como alternativa econômica e ambientalmen-te viável.

d) à recente ampliação da demanda externa por todos os subprodutos da cana devido à desvalorização do real nos últimos dois anos. e) ao aumento do interesse internacional por fontes renováveis de energia, em função do Protocolo de Kyoto.

alternativa E

A previsão de aumento da produção de cana-de-açúcar no Brasil está relacionada principalmente ao interesse pelo consumo do álcool combustível não só no plano nacional, como no internacional.

Adapt. IPT/DAEE, 2005 Considere o mapa e selecione a alternativa que apresenta corretamente as característi-cas das áreas mais suscetíveis a esse processo erosivo.

Características Solo Uso ou

Ocupação Chuvas a) argiloso agrícola irregulares b) argiloso agrícola e

urbana irregulares

Questão 54

Questão 55

(5)

c) arenoso agrícola e urbana intensas d) arenoso vegetação original irregulares e) argiloso vegetação original intensas alternativa C

As áreas onde os solos se apresentam "sem proteção", ou seja, com a retirada da cobertura vegetal, geralmente substituída por algum tipo de

cultura agrária, ou ainda para formar loteamentos para construção de residências, quando expostas a intensas precipitações pluviais, são propícias à formação de voçorocas (escavação ou rasgão do solo ou de rocha decomposta). Em solos areno-sos o processo é intensificado.

Referências

Documentos relacionados

Java EE esten- de a Java Platform, Standard Edition (Java SE), fornecendo uma API para mapeamento objeto-re- lacional, arquiteturas multicamada e distribuídas e web-services.

Toxicidade para órgãos-alvo específicos Não classificado com base nas informações disponíveis.. (STOT) - exposição repetida: Toxicidade por

ECOSSIS- TEMA MANGUE- ZAIS LAGOS CERRA- DO CAATIN- GA 1 Raízes pro- fundas; Espinhos Pneuma- tóforos Espinhos; Caules tortuosos Pneumató- foros 2 Raízes-es- cora; Glândulas de

Contabilizando os dados coletados pelo QFF, sem considerar ainda nenhum contexto, a variante mais utilizada é a alveolar, corroborando com os dados de Cruz (2004) no

• Caso a presente proposta não mereça acolhimento, propõe-se que, no mínimo, seja estipulado – à semelhança do que já se encontra previsto na presente Proposta

Para obter um efeito ardente, aplique uma sombra de pigmentação mais profunda da paleta de Veluxe Pearlfusion sobre o Smolder Pencil por toda a parte inferior dos olhos e misture

Como em muitas outras cidades, Cachoeira abrigou um sentimento de repulsa à escravidão e ao se inserir no movimento cultural e político em favor da liberdade

As Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores: 2002; 2015 e 2019 Diniz-Pereira (2016) afirma que, em resposta à nova regulamentação da LDBEN, que delegou às