• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DAS ATIVIDADES"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

VIVÊNCIA E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – EDIÇÃO 2016.2 VER – SUS PARÁ/ MOSQUEIRO

VIVENTE: Benedita Rafaela Silva Barreiros FACILITADORA: Juliana

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O VER-SUS é um projeto do ministério da saúde voltado para o SUS, que ocorre no Brasil desde 2002, com foco na formação dos trabalhadores em saúde. Trata-se de uma atividade de Educação Permanente em Saúde que propicia aos estudantes de cursos de graduação e áreas afins, experimentarem os espaços de aprendizagem no SUS. Os estágios de vivências permitem aos estudantes experimentarem um novo ambiente de aprendizagem com base na observação do cotidiano de trabalhadores das organizações de saúde, contribuindo para a for-mação de profissionais envolvidos com as necessidades de saúde da população.

O estágio ocorreu no período de 11 a 17 de Dezembro de 2016, nesta edição no Estado do Pará, foram selecionados 22 viventes, os quais foram divididos em 2 grupos constituídos por 11 viventes cada, correndo concomitantemente nas cidades de Tucuruí e Belém – Mosqueiro, sendo Mosqueiro o local referido neste relatório. Contou com a participação de acadêmicos.

DIA 11/12/16

Os viventes selecionados encontraram se em Belém no Instituto de ciências da saúde (ICS), para se dirigirem aos respectivos locais de vivencia, Mosqueiro e Tucuruí. A equipe de Mosqueiro chegou ao local de hospedagem por volta de 12: 30. A facilitadora reuniu o grupo no fim da tarde para uma roda de conversa, onde foi apresentada pela facilitadora a finalidade da vivencia no sistema único de saúde e em seguida foi realizada uma dinâmica para o grupo se apresentar, sendo que cada participante relatou aos demais o motivo pelo qual se inscreveu no VER SUS. A atividade foi realizada com o intuito de conhecer, integrar o grupo e compartilhar ideias.

(2)

Imagem 1: saída de Belém para Mosqueiro

DIA 12/11/16

No dia 12 pela manhã, fomos direcionados à estratégia de saúde da família (ESF) Carananduba, onde foi exposta a proposta do VER SUS e sua finalidade e pudemos conhecer as equipes da ESF, em seguida no período da tarde, fomos á Unidade de Urgência e Emergência, onde pudemos conhecer o funcionamento do serviço.

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO CARANANDUBA – (Manhã)

Imagem 2: Viventes na ESF do Carananduba

A ESF do Carananduba, conta com duas equipes, atualmente apresenta uma equipe de profissionais capacitados e treinados: Enfermeiro, médico, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de contar com a equipe do Núcleo de apoio á saúde da família (NASF) de Belém, nas terças feiras.

(3)

Na estratégia os atendimentos realizados fazem parte dos programas do ministério da saúde, como: Hiperdia, Hanseníase, Tuberculose, Pré-natal, puericultura e PCCU, Proame, planejamento familiar, entre outros. As consultas são agendadas e os exames solicitados são encaminhados ao laboratório Habraim, os resultados são entregues em um período de 30 dias.

Dentre as principais dificuldades relatadas pelos profissionais está, a falta de equipamentos básicos nos consultórios, falta de medicamentos, quantidade insuficiente de ACS’s para uma área de abrangência de 5000 famílias, dificuldade no fluxo de atendimento, referencia e contra referência e insuficiente apoio do conselho de saúde.

UNIDADE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA – (Tarde)

Imagem 3: Viventes na Unidade de Urgência e Emergência

A Unidade de urgência e emergência, atualmente apresenta uma equipe de saúde composta por: Enfermeiro, médico, técnico de enfermagem e odontólogo. São realizados na unidade alguns serviços ambulatórias e odontológicos sendo que 26 fichas são tiradas para odontologia diariamente as quais são divididas nos turnos da manhã e da tarde. A unidade presta atendimento ao paciente grave de 8 à 12 horas na observação, após esse período o paciente é transferido para o Hospital Geral de Mosqueiro.

Dentre as principais dificuldades observadas estão: estrutura física inacabada e inapropriada para o serviço e falta de equipamentos essenciais para funcionamento dos serviços da unidade.

(4)

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - (Manhã)

Imagem 4: viventes no CAPS - I

O centro de atenção psicossocial CAPS - I foi inaugurado em 2012, o espaço é alugado, e conta com uma equipe composta por: assistente social, psicólogo, médico psiquiatra e clínico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e farmacêutico. Abrange toda a região de Mosqueiro, sendo a depressão a comorbidade mais prevalente no centro.

As consultas são agendadas, sendo a maioria dos atendimentos por demanda espontânea. O centro presta atendimentos individuais e no momento estão com algumas dificuldades em realizar atividades grupais, como rodas de conversa, além de estarem sem terapeuta ocupacional há três meses. Ocorrem em média 5 a 6 acolhimentos por dia, geralmente quem acolhe é um profissional de nível superior, o qual se torna o responsável técnico do paciente.

Geralmente os pacientes vêm referenciados de outros locais e o centro não conta com medicamentos de emergência, todos os pacientes em surto são encaminhados para o Hospital Geral de Mosqueiro.

HOSPITAL GERAL DE MOSQUEIRO - (Tarde)

O Hospital Geral de Mosqueiro, conta com serviços de cardiologia, ginecologia, obstetrícia, urologia, ultrasson, laboratório, urgência e emergência 24 horas e farmácia de segunda á sexta feira. No momento a ala de internação não está funcionante, devido á reforma.

O hospital conta com uma equipe composta por: médicos especialistas e generalistas, enfermeiro, técnico de enfermagem, técnico de laboratório, assistente

(5)

social, farmacêutico e bioquímico, o profissional nutricionista está ausente no serviço.

O HRT também é referência no atendimento de gestação de alto risco, possuindo uma sala de parto com estrutura para três partos, sendo que apenas uma estrutura está funcionante.

Imagem 5: Viventes no Hospital Geral de Mosqueiro

DIA 14/12/16

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMILIA DO AEROPORTO - (Manhã)

Na ESF do Aeroporto os atendimentos realizados fazem parte dos programas do ministério da saúde, como: Hiperdia, Hanseníase, Tuberculose, Pré-natal, puericultura e PCCU, Proame, planejamento familiar, entre outros. Os profissionais do Nasf, educador físico, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional e assistente social, atendem os grupos: Saúde em movimento, Refuncionar e Melhor gestar, nos espaços da ESF.

Os viventes participaram da confraternização da equipe do Nasf na ESF. Foi realizada uma grande roda de conversa pela psicóloga, a qual discorreu sobre diversos temas incluindo depressão.

A equipe do Nasf teve seu projeto piloto em 2013 e em 2014 foram inaugurados 14 Nasf’s, sendo o maior desafio até hoje, segundo os profissionais, montar os grupos, devido à medicina curativa.

(6)

Imagem 6: Viventes na casa Recriar

A casa recriar foi criada em 2002, devido á necessidade de se ter um local em Mosqueiro para a reabilitação dos pacientes. A casa não tem habilitação do ministério da saúde para funcionar, e por isso, fica impossibilitado o repasse de verba para a instituição. Atualmente conta com uma equipe composta por: técnico de enfermagem, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.

A casa presta atendimento neuroinfantíl para pacientes de 0 á 18 anos, sendo que a maioria dos atendimento é para pacientes de 0 à 12 anos. A finalidade da casa é fazer a reabilitação e a prevenção secundária dos pacientes. Os casos mais atendidos são: paralisia cerebral, paralisia do plexo braquial, hipóxia de parto, má formação congênita, autismo, hidrocefalia e epilepsia. São admitidos pacientes que fazem acompanhamento médico em outros locais, devido a falta de médico na casa há 4 anos.

Os principais problemas relatados pelos profissionais incluem a estrutura física inadequada e com problemas estruturais que prejudicam os atendimentos nos consultórios, falta de equipamentos básicos para os profissionais, falta de alguns profissionais, problemas no fluxo de atendimento e referencia e contra referencia. DIA 15/12/16

(7)

Imagem 7: Viventes na visita domiciliar na Baía do sol

Na ESF da baía do sol, os atendimentos realizados fazem parte dos programas do ministério da saúde, como: Hiperdia, Hanseníase, Tuberculose, Pré-natal, puericultura e PCCU, Proame, planejamento familiar, entre outros. Os profissionais da ESF baia do sol são: Enfermeiro, médico, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de contar com a equipe do Núcleo de apoio á saúde da família (NASF) de Belém.

Os viventes foram divididos em três equipes para acompanhar os profissionais do Nasf na visita domiciliar, com a proposta de trocarmos os conhecimentos ao fim da tarde. Os profissionais foram: psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, médico e técnico de enfermagem.

O caso que acompanhei, foi na visita realizada pela psicóloga e assistente social. O paciente era idoso, hipertenso e residia sozinho em uma casa de apenas 1 cômodo, com banheiro externo, o mesmo também tinha osteoporose e apresentava dificuldades em deambular o que aumenta o risco de quedas, além disso, apresentava fatores de risco para a depressão.

No período da tarde foi realizada discussão dos casos acompanhados nas visitas domiciliares.

DIA 16/12/16

UMS DO MARACAJÁ - (Manhã)

Os viventes foram divididos em três equipes para acompanhar os trabalhos dos profissionais nos consultórios, com a proposta de trocarmos os conhecimentos

(8)

ao fim da tarde. A assistente administrativa nos direcionou aos espaços da UMS maracajá.

Na UMS do maracajá, os atendimentos realizados fazem parte dos programas do ministério da saúde, as consultas são agendadas. A unidade também presta atendimento de ginecologia, dermatologia e oftalmologia e nutricionista. São realizados também testes rápidos para sífilis, hepatite B e C.

Dentre as principais dificuldades relatas pelos profissionais está a estrutura física inapropriada, pois a obra da nova unidade está inacabada, ausência de farmacêutico no momento, desvio de função e falta de internet para utilizar o E – SUS, além de não estarem sendo realizadas capacitações e nem reuniões para os profissionais há um ano.

Em seguida fomos encaminhados para conhecer o Centro especializado de assistência social (CREAS), com o intuito de também compreender o serviço social prestado na região.

Imagem 8: viventes na UMS do Maracajá

(9)

Imagem 9: viventes no CREAS

O CREAS conta com uma equipe de 16 funcionários. Segundo relatado pelos profissionais, ocorre um índice muito elevado de abuso sexual e trabalho infantil, principalmente no período do ano em que o distrito recebe maior quantidade de turistas.

O serviço de proteção especial do CREAS de média complexidade realiza o PAEF – serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos, o serviço especializado em abordagem social, serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida (LA) e de prestação de serviços à comunidade.

O penúltimo dia, na parte da tarde, foi direcionado para discussão e atividades integradas. Realizamos também uma dinâmica onde cada participante produziu um material que sintetizasse suas reflexões durante a vivência. Além disso, tivemos uma entrega de um premio simbólico para cada participante.

DIA 17/12/16

Após passar uma semana na vivência do VER SUS, pude perceber a importância do projeto, as experiências foram bastante enriquecedoras e foram fundamentais para produzir a mudança na visão dos acadêmicos.

Foram dias de bastante trabalho, construção de vínculos de amizades que fortaleceram o conceito de trabalho em equipe, a experiência fez florescer ainda mais a vontade de se prestar um exercício profissional com base na ética e de uma maneira responsável e compromissada com a população, e certamente fizeram acreditar que as mudanças são possíveis.

(10)

Nesta semana de vivência, pude observar as deficiências no sistema de saúde, que não são novidades, entretanto aprendi que estas limitações não são capazes de derrubarem o SUS. A defesa do SUS é um ato prático demonstrado por tantos profissionais da área da saúde e também de áreas afins.

Pela manhã os viventes retornaram para Belém.

Imagem 10: Finalização da vivência

REFERÊNCIAS

Brasil. LEI Nº 12.871, DE 22 DE OUTUBRO DE 2013. Institui o Programa Mais Médicos, altera as Leis no 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e no 6.932, de 7 de julho de 1981, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/L12871.htm>. Acesso em 20 de dez de 2016.

REDE GOVERNO, o que é VER- SUS? Publicado em 05/04/2014, disponível em: http://www.redegovernocolaborativo.org.br/pastas-antigas/projetos/ver-sus-brasil.

Referências

Documentos relacionados

As marcas Intermarché São 2000 produtos para todas as necessidades identificados com o nosso

Conforme mencionado anteriormente, a partir de questões já estudadas pelo professor Manzini, aqui também reflete-se sobre o debate contínuo das comunidades criativas; o metadesign;

Nota: (1) Múltiplo obtido com base em EBITDA dos últimos 12 meses findos em 30/06/11 de R$ 74,5 milhões, não auditado, conforme reportado pela Schio (2)

Desse modo, não se pode desconsiderar as soluções técnicas que apresentam volumes de reservatório inferiores a 11 m³, uma vez que a os indicadores econômicos são

Um programa de ginástica facial desenvolvido três vezes por semana, durante seis semanas, demonstrou não ser eficaz para promover a recuperação dos movimentos e

Manutenção e conservação dos espaços verdes do Parque.. Urbano

mente o sistema de equaçSes diferenciais a derivadas parciais. Embora o mutoüo e conseqüentes resultados se apliquem ao. modelo original de Landou, tem-se em mente um modelo

(A) Médico Generalista ou especialista em Saúde da Família, Enfermeiro Generalista ou especialista em Saúde da Família, Dentista, Técnico de Enfermagem e