• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE GESTÃO 2015 LABORATÓRIOS CÂMPUS PALMEIRAS DE GOIÁS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE GESTÃO 2015 LABORATÓRIOS CÂMPUS PALMEIRAS DE GOIÁS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE GESTÃO 2015

LABORATÓRIOS CÂMPUS PALMEIRAS DE

GOIÁS

1 – Apresentação

Elaboração equipe técnica dos laboratórios: Nayra Rodrigues de Alcântara

(2)

O presente relatório técnico tem como principal finalidade realizar o levantamento situacional dos laboratórios do câmpus Palmeiras de Goiás, bem como, propor soluções alternativas para melhoria do ambiente de estudo, pesquisa e trabalho.

É importante pontuar que este documento inicia um período de intenso e ininterrupto trabalho em equipe, que, por sua vez, abrange etapas diferenciadas - umas sequenciadas e outras sobrepostas, como: levantamento estrutural, contagem e organização de vidrarias, contagem e separação de reagentes conforme sua incompatibilidade, mapeamento de reagentes, soluções e corantes conforme sua localização, teste com equipamentos, afim de solicitar concertos e manutenções, compilação dos dados, elaboração do relatório técnico. Após concluída a primeira etapa, os dados obtidos serão utilizados para auxiliar em tomadas de decisões, bem como, na implantação de uma gestão funcional nos laboratórios, pois as informações levantadas irão direcionar as condições atuais e possíveis ações organizadoras referentes ao atual e posterior momento dos laboratórios.

2 - Objetivos

2.1 Objetivo Geral:

Realizar levantamento de dados, compilar as informações e formular um documento tecnico para nortear tomadas de decisões quanto a melhoria do funcionamento dos laboratórios da UnU- Palmeiras de Goiás.

2.2 Objetivos Específicos:

 Realizar o levantamento quantitativo de vidrarias, equipamentos e materiais de consumo.

 Verificar funcionamento de cada equipamento afim de, enviar as devidas solicitações de concerto.

 Realizar a reorganização de cada laboratório, bem como, cada especificação.  Propor soluções para eventuais problemas encontrados atraves do relatório

tecnico.

(3)

02 – Descrição e Estrutura

Os Laboratórios da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Palmeiras de Goiás atendem as atividades práticas das disciplinas nas áreas de Agronomia e Ciências Biológicas. Além das aulas práticas sob orientação dos docentes das respectivas disciplinas, os laboratórios proporcionam ambiente para desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso e realização de projetos de pesquisa.

O bloco dos laboratórios é dividido em uma Central de Informática, 10 laboratórios, 4 salas, sanitário masculino, sanitário feminino, área de circulação, pátio externo e área verde, representando em seu total 1.243,75 m2.

O projeto do bloco foi elaborado inicialmente para atender somente a faculdade de agronomia, isso explica as alterações realizadas em suas distribuições após início de suas utilizações. Os Laboratórios contam com bancadas, cubas, armários e gavetas. Os armários e gavetas foram mapeados e identificados para facilitar a organização.

Atual distribuição dos laboratórios:

L01 – Laboratório de Taxidermia / Anatomia, Fisiologia Humana e Comparada: Conta com amplas bancadas, armários e cubas. O laboratório de Taxidermia é utilizado principalmente para a criação de coleção científica ou para fins de exposição, como resultado do trabalho expositivo, os animais taxidermizados são colocados na sala de Biodiversidade do Cerrado e expostos para comunidade (escolas).

L02 – Laboratório Multidisciplinar I:

Utilizado para a realização de aulas práticas do curso de Ciências Biológicas e Agronomia. Conta com equipamentos como estereomicroscópios, tela de projeção e quadro branco.

L03 – Laboratório Multidisciplinar II:

Utilizado para a realização de aulas práticas do curso de Ciências Biológicas e Agronomia. Nele há equipamentos, tais como microscópios ópticos e uma televisão, além de coleções anatômicas, computador e tela de projeção.

(4)

L4 – Laboratório de Química e Física:

O laboratório de química e física é destinado às aulas práticas de Química Aplicada à Biologia e Agronomia e Física Aplicada aos mesmos cursos e também para projetos. Sua estrutura física é composta de uma sala com 44.10m2 com armários, gavetas e bancadas, sendo, duas dessas centrais com calha e cubas. Os reagentes são armazenados nos armários e separados conforme sua incompatibilidade, além dos armários já existentes na estrutura do laboratório mais um armário de metal foi colocado para armazenar reagentes maior risco de acidente.

L5 – Laboratório de Solos:

O Laboratório de solos tem em seu total 44.10 m2 e conta com bancadas, armários e cuba. Atualmente tem a principal função de armazenar os equipamentos necessários para as disciplinas de solos e topografia sendo que, a maioria das aulas práticas são relizadas em campo. Além da realização de aulas práticas o espaço é destinado para realização tanto projetos de pesquisa quanto trabalhos de conclusão de curso.

L6 - Laboratório de Botânica, Morfologia e Fisiologia Vegetal/Tecnologia de Sementes.

O laboratório de Morfologia e Fisiologia Vegetal/ Tecnologia de Sementes conta com um espaço de 44.10m2, equipado com bancadas, armário e cuba, além de outros equipamentos para que o laboratório atenda a pesquisas e aulas práticas.

L7 – Laboratório de Microbiologia e Fitopatologia:

Com espaço físico de 44.10m² o laboratório de Microbiologia e Fitopatologia é destinado às aulas práticas de Microbiologia tanto para Agronomia quanto para Biologia; também são realizadas pesquisas para projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso. O laboratório conta com amplo número de armários usados para armazenamento de reagentes e de materiais de pesquisa, além de equipamentos.

(5)

Com 44.10m2 o laboratório de Zoologia e Entomologia possui bancadas, armários e cubas, onde são ministradas aulas práticas e desenvolvidos projetos de pesquisas e de conclusão de curso. Além da estrutura física o laboratório conta com exemplares de espécies que abrange desde o Filo Poríferas ao Filo Cordados, com maior quantidade em Artrópodes representando o laboratório de Entomologia.

L9 – Laboratório de Processamento de Alimentos:

Com uma área de 89.10m2 o Laboratório de Processamento de Alimentos conta com bancadas, armários e cubas. Conta ainda com fogão industrial, refrigerador, freezer, mesa, forno, liquidificador, micro-ondas.

L10 – Laboratório Geociências:

Com 44.10m² o laboratório de Geologia conta com coleções de rochas e fósseis para fins didáticos e de pesquisa.

L11- Laboratório de Agrometeorologia (Sala):

Este laboratório basicamente presta apoio a pesquisas, são estudos que visam determinar parâmetros de necessidades climáticas das culturas e padrões de resposta a modificações do ambiente físico. Conta com uma estação meteorológica, computadores e sensores. O laboratório possui a orientação do professor Diego Simões.

L12 – Laboratório de Herbário:

Neste laboratório acontece aulas práticas e projetos de pesquisa. Aqui destina-se a elaboração e o desenvolvimento de coleções vegetais para fins didáticos e de pesquisa.

L13 – Laboratório de Informática:

O laboratório de informática esta instalado em uma sala de 44.10m2 e conta com computadores dispostos em forma de fileiras, atendendo ao programa de Trilha Digital – Convênio/Processo N° 023277674. Este laboratório é utilizado para aulas práticas e complementares, principalmente para a aulas executadas na plataforma Moodle. É utilizado ainda para orientação de projetos de conclusão de curso.

(6)

L14 – Coordenação de Laboratórios e Almoxarifado:

Uma sala de 44.10m² utilizada para estocar materiais. Neste laboratório está concentrado a parte administrativa dos laboratórios.

3- Gestão de Pessoal

Quadro de Funcionários

Para desenvolvimento das atividades o Laboratório conta com equipe de duas profissionais sendo:

 Nayra Rodrigues de Alcântara

Bióloga, técnica em Meio Ambiente, especialista em microbiologia e Tecnologia Aplicada ao ensino de Biologia.

Cargo: Técnico Administrativo do Nível Superior Função: Coordenação e técnica de laboratório

 Jhayneffer dias de Godoy Técnica em Alimentos e Pedagoga.

Cargo: Técnico Administrativo do Nível Médio Função: Técnica de laboratório

Carga Horária: Segunda a sexta-feira 7:00 às 12:00 h, das 13:00 às 21:00 h (Até às 22:00 h em caso de reservas de aula), aos sábados das 7:00 às 12:00 h.

(7)

4 – Gestão funcional

Neste ano de 2015, foi realizado pela primeira vez o levantamento das atividades executados no laboratório, sendo assim, não é possível realizar comparativo com os anos anteriores, no entanto, tais dados serão utilizados para formar indicadores de gestão.

Segue dados 2015;

Tabela 01- Reservas de laboratórios campus Palmeiras de Goiás, 2015 (finalidade).

Reservas Quantidade Aulas 130 Projetos 482 Mini cursos 2 Eventos 2 Total 616

(8)

Tabela 02 – Relação mensal de reservas dos laboratórios câmpus Palmeiras de Goiaś, 2015.

Reservas mensais Quantidade

janeiro 21 fevereiro 16 março 73 abril 56 maio 91 junho 65 julho 15 agosto 73 setembro 83 outubro 58 novembro 59 dezembro 6

(9)

Tabela 03 – Relação de reserva de cada laboratório do câmpus Palmeiras de Goiás, 2015. Laboratório Descrição n* % 1 Taxidermia 36 6% 2 Multidisciplinar I (Microscopia) 69 11% 3 Multidisciplinar II (Anatomia) 10 2% 4 Físico química 5 1% 5 Solos 10 2% 6 Tecnologia de sementes 132 21% 7 Microbiologia e Fitopatologia 136 22% 8 Zoologia e entomologia 23 4% 9 Tecnologia de alimentos 16 3% 10 Geociências 5 1% 11 Agrometeorologia 131 21% 12 Herbário 43 7% *n = número absoluto

(10)

Tabela 04 – Retirada de materiais dos laboratórios câmpus Palmeiras de Goiás, 2015. Mês Quantidade Janeiro 0 Fevereiro 0 Março 2 Abril 12 Maio 9 Junho 13 Julho 2 Agosto 8 Setembro 16 Outubro 16 Novembro 25 Dezembro 3 Total 106

5 – Doações recebidas em 2015.

COOPERATIVA AGROPECUÁRIA MISTA PALMEIRAS LTDA

ITEM DESCRIÇÃO MARCA QUANT DESTINAÇÃO

01 Azul de Bromotimol 500ml Biolat 02 Lab. Tec Alimentos

02 Reagente “A” para cloretos 500ml Biolat 01 Lab. Tec Alimentos

03 Reagente “B” para cloretos 500ml Biolat 01 Lab. Tec Alimentos

04 Azul de metileno 500 ml Biolat 01 Lab. Tec Alimentos

05 Floroglucina 1,0% 500 ml Biolat 01 Lab. Tec Alimentos

06 Guaiacol 500ml Biolat 01 Lab. Tec Alimentos

07 Solução de Ácido Sulfúrico 50% 1000ml Cap-Lab 01 Lab. Tec Alimentos

08 Solução Dornic 1000 ml Biolat 01 Lab. Tec Alimentos

09 Lugol 500ml Biolat 01 Lab. Tec Alimentos

10 Kit Solução Padrão para Crioscópio 06 e 04 - 01 Lab. Tec Alimentos

11 Percloreto de Ferro 2% 1000ml Cap-Lab 01 Lab. Tec Alimentos

12 Fenolftaleína 1,0% 1000ml Biolat 02 Lab. Tec Alimentos

13 Álcool Amílico 1000ml Biolat 01 Lab. Tec Alimentos

(11)

JOÃO AUGUSTO DE ARAÚJO

ITEM DESCRIÇÃO MARCA QUANT DESTINAÇÃO

01 Banquetas para bancadas de laboratório 78 cm

- 30 Lab. Multidisciplinar

I e II

02 Mesas redondas 1,16D - 03 Lab. Multidisciplinar

I e II

Total 33

6 – Síntese das realizações mais relevantes

No ano de 2015, muitas foram às contribuições para a melhoria contínua no funcionamento laboratorial da UEG câmpus Palmeiras de Goiás. Além das atividades rotineiras como: preparo de aula, organização dos laboratórios, acompanhamento em projetos e TCCs, suporte técnico e etc, outras atividades foram relevantes como:

- Suporte em eventos acadêmicos; - Visita de escolas da rede pública;

- Abertura para aulas de colégio da rede privada; - Revisão do Plano de Gestão de Resíduos Químicos; - Revisão do Mapa de Riscos Ambientais;

- Sanitização e reorganização do sementário (laboratório de tecnologia de sementes);

- Envio dos Microscópios para manutenção;

- Envio de equipamentos para conserto (BODs, Phmetros); - Revisão do Regulamento dos laboratórios.

No decorrer de 2015, ao lado das facilidades, fizeram-se presentes dificuldades e riscos, no tocante às vulnerabilidade estruturais, administrativas e operacionais, o que exigiu esforço concentrado para gerenciar e minimizar os efeitos sobre o bom funcionamento dos laboratórios e se manifestaram como obstáculos e/ou dificuldades à realização das ações estratégicas . Destacam-se:

(12)

- Docentes e discentes deixando de cumprir as normas do regulamento de laboratórios;

- Falta de comunicação ao não comparecimento de aulas agendadas;

- Insistência de docentes para não atender ao regulamento, principalmente quanto ao uso de EPIs e prazos estipulados;

- Discentes sem o docente no laboratório e sem tempo de uso;

- Discentes trazendo familiares para os laboratórios sem comunicar a coordenação; - Reduzido quadro de pessoal dos laboratórios para atender as demandas da universidade ocasionando sobrecarga de trabalho gerando stress e conflitos interpessoais;

- Falta de comunicação entre direção e equipe técnica de laboratórios quanto a tomada de decisões operacionais.

7 – Ações estratégicas para 2016. - Elaboração dos POPs;

- Incentivo a participação de colégio e escolas no meio universitário, disponibilizando os laboratórios para uso em aulas práticas;

- Incentivo a aulas praticas e projetos no ambiente laboratorial;

Sugestões e críticas

__________________________________________________________

__________________________________________________________

_________

Referências

Documentos relacionados

Os laboratórios do Curso de Ciências Biológicas são: Laboratório de Anatomia, Laboratório de Química, Física, Biologia e Fisiologia Humana, Laboratório de

Os laboratórios do Curso de Biomedicina são: Laboratório de Anatomia, Laboratório de Química, Física, Biologia e Fisiologia Humana, Laboratório de Microbiologia

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

-não pode ser observada presença de gengivite ou formação de tecidos inflamatórios de granulação. Após extrações dentárias com comprometimento periodontal foram

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma. a) Vimos um cisne moribundo.. Assinala com um X o