• Nenhum resultado encontrado

ANGOLA 30 DIAS Março 2017 Research ATLANTICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANGOLA 30 DIAS Março 2017 Research ATLANTICO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

www.atlantico.ao

ANGOLA

30 DIAS

Março 2017

Research

ATLANTICO

(2)

Índice

Sumário executivo

Mercado Monetário

Inflação

Mercado Cambial

Finanças Públicas

Economia Real

Economia Regional

Cobertura de Noticias

Tabela de Indicadores

Outras Publicações

Research

ATLANTICO

(3)

01.

Sumário

Executivo

• O mês de Fevereiro ficou marcado pela deterioração das condições do mercado monetário. A baixa disponibilidade de liquidez no sistema financeiro reflecte sobre a generalidade dos agregados monetários. O M1 contraiu 3,40% em Fevereiro de 2017 face ao período homólogo, pela primeira vez em terreno negativo desde o inicio da série histórica em 2011, impactando inclusive sobre a disponibilidade de notas físicas colocadas nos ATM – Automated Teller Machine (multicaixas).

• Desde Janeiro do ano corrente até a primeira semana de Abril, altura em que esta newsletter foi elaborada, que o Banco Nacional de Angola (BNA) não publica, no seu site, as decisões do Comité de Política Monetária relativamente a reunião de Fevereiro e Março, não disponibilizando o instrumento que funciona como guia da evolução pretendida dos principais indicadores monetários na economia.

• Contudo, nada indica que houve alguma alteração das taxas de juro de referência do Banco Central, dada a a contínua tendência de queda do nível geral de preços na economia, como consequência da contracção da massa monetária.

• A taxa de juro de referência dos empréstimos entre bancos, Luibor, superou os 25% em Março.

• Os bancos públicos deverão beneficiar de liquidez adicional em 2017, injectada pelo Estado. A liquidez injectada deverá ascender a 107,44 mil milhões KZ, cerca de 647,62 milhões USD, e será obtida por via de emissão de Obrigações do Tesouro, segundo o Plano Anual e Endividamento de 2017.

• A banca continua em processo de expansão, tendo assistido a entrada de um novo banco, o Banco Postal, com quase um terço do seu capital pertencente ao Estado. Os analistas de mercado, o FMI e o BNA, são unânimes em defender a necessidade de um sistema bancário fortalecido, sendo necessário para o efeito uma maior concentração da banca (menos bancos e de maior dimensão) e reestruturação dos bancos públicos devido a relevância, dimensão e actual nível incumprimentos dos créditos concedidos nestes bancos.

• A taxa de inflação homóloga da capital do país, referência internacional, situou-se abaixo dos 40% pela primeira vez desde o final do terceiro trimestre de 2016 ao fixar-se em 39,45% em Fevereiro do corrente ano, reduzindo face aos 40,39% apurados em Janeiro.

• Entretanto, a taxa de inflação mensal cresceu pelo quarto mês consecutivo e atingiu 2,59% em Fevereiro de 2017, mais 0,30 p.p. do que em Janeiro. O nível alto do Índice de preços ao Consumidor em 2016 contribui para que a variação percentual em relação ao ano de 2017

diminua ao longo dos meses (variação homóloga), um efeito que não se verifica em relação às variações mensais.

• A taxa de câmbio mantém-se em 165 KZ por unidade de dólar, constante desde a segunda metade de 2016. • O aumento do volume de divisas vendidas pelo BNA nos

últimos meses, adicionado as restrições de política monetária adoptadas que enxugam os kwanzas disponíveis na economia, contribuem para a queda significativa da disponibilidade de kwanzas no sistema financeiro, reduzem a pressão sobre a taxa de câmbio e aproximam a taxa de câmbio de equilíbrio da taxa de câmbio formal

• O delay no ciclo de transacção de euros e kwanzas gerado pela rápida entrada de divisas, do Banco Central aos bancos comerciais, precedido pela demora no lado da entrada de kwanzas, dos clientes aos bancos comerciais, impacta negativamente sobre a liquidez em moeda nacional disponível no sistema financeiro. Destaca-se que prevalece o sistema de vendas directas de divisas, em detrimento do leilão de divisas, que permite ao banco central seleccionar os segmentos cuja relevância da actividade exercida, ou do bem transaccionado, garantem a prioridade no acesso às divisas.

• O total das receitas petrolíferas situaram-se em 110,55 mil milhões KZ em Fevereiro do corrente ano, sendo 56% correspondente as receitas da concessionária e os restantes 44% às receitas de impostos.

• A crise de liquidez no Sistema Financeiro tem tido o seu impacto sobre o mercado de títulos. O montante total movimentado em Fevereiro no Mercado de Bolsa de Títulos do Tesouro (MBTT) reduziu cerca de 46% face ao período homólogo. O volume transaccionado durante o mês de Fevereiro no MBTT reduziu cerca de 46%, tendo passado de 19,5 mil milhões KZ em Fevereiro de 2016 para 10,6 mil milhões KZ no mesmo mês do ano seguinte, entretanto, face ao mês de Janeiro a diminuição foi de 29%, quando em Janeiro atingiu 14,8 mil milhões KZ.

• Angola continua a liderar em Fevereiro como principal produtor de petróleo no continente africano, segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo. A produção angolana de petróleo bruto caiu de 1,659 milhões barris/dia em Janeiro para 1,641 milhões barris/dia em Fevereiro de 2017, acima dos 1,608 milhões barris/dia produzidos pela Nigéria.

• O crédito concedido aos diversos ramos da economia voltou a crescer após dois meses consecutivos de queda, registando um aumento de 0,11%.

(4)

02.

Mercado

Monetário

• O mês de Fevereiro ficou marcado pela deterioração das condições do mercado monetário. A baixa disponibilidade de liquidez no sistema financeiro reflecte sobre a generalidade dos agregados monetários. O M1 contraiu 3,40% em Fevereiro de 2017 em face ao período homólogo, pela primeira vez em terreno negativo desde o inicio da série histórica em 2011, impactando inclusive sobre a disponibilidade de notas físicas colocadas nos ATM – Automated Teller Machine(multicaixas) nas últimas semanas.

• A oferta de moeda medida pelo agregado monetário M2 passou de 6.416,86 mil milhões KZ em Janeiro para 6.303,12 mil milhões KZ em Fevereiro do corrente ano, representando uma contração de 2%, a mesma variação apurada no mês anterior.

• A taxa de juro de referência dos empréstimos entre bancos, Luibor, superou os 25% em Março. As taxas referente as maturidades de 1(overnight), 30, 90, 180, 270 e 360 dias situaram-se em 23,67%, 19,29%, 20,52%, 23,15% e 25,07%, respectivamente.

• Apesar da liquidez reduzida no sistema financeiro

afectar a generalidade do sector bancário, nada indica que os bancos privados deverão beneficiar de injecção de liquidez pelo Estado em 2017, ao contrário dos bancos públicos, antecipando-se que a liquidez injectada deverá ascender a 107,44 mil milhões KZ, cerca de 647,62 milhões USD, e que será obtida por via de emissão de Obrigações do Tesouro, segundo o Plano Anual e Endividamento de 2017.

• Não se antevê qualquer medida de ajuda aos bancos comerciais de menor dimensão, o que iria de acordo às recomendações do FMI.

• A banca continua em expansão, tendo assistido a entrada de um novo banco, o Banco Postal, com quase um terço do seu capital pertencente ao Estado. Os analistas de mercado, o FMI e o BNA, são unânimes em defender a necessidade de um sistema bancário fortalecido, sendo necessário para o efeito uma maior concentração da banca (menos bancos e de maior dimensão) e reestruturação dos bancos públicos devido a relevância, dimensão e actual nível incumprimentos dos créditos concedidos nestes bancos.

FONTE: BNA FONTE: BNA

LUIBOR Taxas de Juro do BNA

0% 5% 10% 15% 20%

abr/14 set/14 fev/15 jul/15 dez/15 mai/16 out/16 mar/17

TAXA BNA F.A.L 7 DIAS F.A. OVERNIG HT F.C. OVERNIGHT OMA 28 dias OMA 6 3 dias

5,0% 15,0% 25,0%

Overnigth 1 mês 3 meses 6 meses 9 meses 12 meses Luibor

(5)

03.

Inflação

• O índice de Preços no Consumidor Nacional registou uma variação de 2,30%, durante o período de Janeiro a Fevereiro de 2017. Entre as províncias que mais contribuíram para o crescimento do nível geral de preços destacam-se Luanda com variação de 2,59%, Lunda-Norte com 2,39% e Kwanza-Norte com 2,35%. As províncias com menor variação foram a Huíla com 0,95%, Bié com 1,15% e Huambo com 1,42%.

• A taxa de inflação homóloga da capital do país, referência internacional, situou-se abaixo dos 40% pela primeira vez desde o final do terceiro trimestre de 2016, ao fixar-se em 39,45% em Fevereiro do corrente ano, reduzindo face aos 40,39% apurados em Janeiro. • Entretanto, a taxa de inflação mensal cresceu pelo

quarto mês consecutivo e atingiu 2,59% em Fevereiro de 2017, mais 0,30 p.p. do que em Janeiro. O nível elevado do Índice de preços ao Consumidor em 2016 contribui para que a variação percentual em relação ao ano de 2017 reduza ao longo dos meses (variação homóloga), um efeito que não se verifica em relação às variações mensais.

• A classe “Educação” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços em Luanda, tendo suportado 0,78 p.p. dos 2,59% apurados no mês. A classe de “Alimentação e Bebidas Não alcoólicas” ocupou a segunda posição com 0,68 p.p. e “Bens e Serviços Diversos” com 0,31 p.p.

• A taxa de inflação homóloga dos bens vendidos pelos comerciantes grossistas reduziu de 28,94% em Janeiro a 28,82% em Fevereiro do corrente ano. Em termos mensais, tal como verificado como Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o nível de inflação apurado em Fevereiro, de 1,24%, superou o registo de 1,20% verificado no mês anterior. Destaca-se que a inflação acumulada (IPG) em 2016 situou-se em 29,85%.

• Tem-se verificado uma melhoria significativa do nível de preços na economia angolana nos últimos meses, associada à estabilidade da taxa de câmbio, perspetivando-se que a nova tendência do indicador se mantenha caso não se verifiquem mais desvalorizações do kwanza.

FONTE: INE e BNA FONTE: INE

Taxa de Inflação Homóloga (%) Taxa de Inflação e Massa Monetária (%)

0,0 1,5 3,0 4,5 0 15 30 45

mai/15 ago/15 nov/15 fev/16 mai/16 ago/16 nov/16 fev/17 Inflação Homóloga M2 Inflação mensal (dir.)

39,45 20,26 0 15 30 45

Jan. Fev. Mar. Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

(6)

04.

Mercado

Cambial

• A taxa de câmbio mantém-se em 165 KZ por unidade de dólar, constante desde a segunda metade de 2016. A medida visa contribuir para que sejam contidos os avanços do nível geral de preços na economia, o que já permitiu uma redução da taxa de inflação mensal de aproximadamente 4% para a metade deste valor. • O actual nível da taxa de câmbio é suportado pelo

incremento das receitas petrolíferas, com incremento de 28% no mês em Fevereiro em comparação ao período homólogo, com a recente melhoria do preço do crude após a implementação do acordo de corte da produção pela OPEP, e diminuição do volume de Kwanzas disponíveis no sistema financeiro.

• O volume de divisas vendidas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) aos bancos comerciais continua a aumentar, o último registo mensal divulgado pela instituição demonstra que vendeu-se 1.962,61 milhões EUR no mês de Março, aproximadamente 2.096,85 milhões USD, que representa o máximo vendido em um mês desde Junho de 2015. Entretanto, as Reservas Internacionais Líquidas (RIL) cresceram de Janeiro a

Fevereiro, de 20.310 a 20.889 milhões USD.

• O aumento do volume de divisas vendidas pelo BNA nos últimos meses, adicionado às restrições de política monetária adoptadas que enxugam os Kwanzas disponíveis na economia, contribuem para a queda significativa da disponibilidade de kwanzas no sistema financeiro, reduzem a pressão sobre a taxa de câmbio e aproximam a taxa de câmbio de equilíbrio da taxa de câmbio formal

• O delay no ciclo de transacção de euros e kwanzas gerado pela rápida entrada de divisas, do Banco Central aos bancos comerciais, precedido pela demora no lado da entrada de kwanzas, dos clientes aos bancos comerciais, impacta negativamente sobre a liquidez em moeda nacional disponível no sistema financeiro. Destaca-se que prevalece o sistema de vendas directas de divisas, em detrimento do leilão de divisas que permite ao banco central seleccionar os segmentos cuja relevância da actividade exercida, ou do bem transaccionado, garantem a prioridade no acesso às divisas.

FONTE: BNA FONTE: BNA

Volume de Divisas Vendidas pelo BNA (milhões USD)

RIL e Taxa de câmbio

100 120 140 160 180 20.000 22.000 24.000 26.000

fev/15 mai/15 ago/15 nov/15 fev/16 mai/16 ago/16 nov/16 fev/17

RIL (em milhões USD) Taxa de Câmbio AOA/USD (dir.)

0 1.000 2.000

(7)

05.

Finanças

Públicas

• O total das receitas petrolíferas situaram-se em 110,55 mil milhões KZ em Fevereiro do corrente ano, sendo 56% correspondente as receitas da concessionária e os restantes 44% às receitas de impostos.

• As receitas contraíram 30% de Janeiro a Fevereiro como resultado da redução da quantidade de barris exportados de 52,25 milhões barris para 47,33 milhões barris, menos 9%, uma contracção normal e cíclica face ao número de dias que cada um dos meses possui. • Em relação ao período homólogo, a produção de

Fevereiro de 2017 cresceu 28%, de 86,59 mil milhões KZ em 2016 para 110,55 mil milhões KZ em 2017, suportado pelo aumento do preço médio da rama angolana de 30,86 USD/barril em 2016 para 52,86 USD/barril no ano seguinte, como resultado do acordo de corte de produção pelos países da OPEP e a Rússia.

• As receitas diamantíferas situaram-se em 884,69 milhões KZ em Fevereiro de 2017, resultante da venda no valor de 89,05 milhões USD, inferior em 61% face ao registo de 2.243,69 milhões KZ apurados em Janeiro do

mesmo ano, este último como resultado das vendas avaliadas em 72,82 milhões USD.

• Em relação as receitas fiscais não ligadas a exploração de recursos minerais, destaca-se que a Administração Geral Tributária prevê um aumento de 16% da arrecadação do Imposto Predial Urbano (renda e património) em 2017, que corresponde a 36.068,9 milhões KZ, contra 31.052,1 milhões KZ arrecadado em 2016.

• A crise de liquidez no Sistema Financeiro tem tido o seu impacto sobre o mercado de títulos. O montante total movimentado em Fevereiro no Mercado de Bolsa de Títulos do Tesouro (MBTT) reduziu cerca de 46% face ao período homólogo. O volume transaccionado durante o mês de Fevereiro no MBTT reduziu cerca de 46%, tendo passado de 19,5 mil milhões KZ em Fevereiro de 2016 para 10,6 mil milhões KZ no mesmo mês do ano seguinte, entretanto, face ao mês de Janeiro a diminuição foi de 29%, quando em Janeiro atingiu 14,8 mil milhões KZ.

FONTE: Ministério das Finanças FONTE: Ministério das Finanças

Receitas Diamantíferas (milhões KZ) Receitas Petrolíferas (milhões KZ) 216.571 103.377 86.596 110.556 0 100.000 200.000 300.000

fev/14 ago/14 fev/15 ago/15 fev/16 ago/16 fev/17

231 509 77 885 0 1.000 2.000

(8)

06.

Economia

Real

• Angola continua a liderar em Fevereiro como principal produtor de petróleo no continente africano, segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo. A produção angolana de petróleo bruto caiu de 1,659 milhões barris/dia em Janeiro para 1,641 milhões barris/dia em Fevereiro de 2017, acima dos 1,608 milhões barris/dia produzidos pela Nigéria, actualmente o segundo maior produtor africano devido aos conflitos armados no país. O novo acordo da OPEP obriga Angola a uma produção a rondar 1,673 milhões barris/dia até Junho do corrente ano.

• O crédito concedido aos diversos ramos da economia voltou a crescer após dois meses consecutivos de queda, registando um aumento de 0,11%, situando-se em 3.582,03 mil milhões KZ. Em termos homólogos, o crédito reduziu cerca de 6%, tendo-se fixado em 3.810,92 mil milhões KZ em Fevereiro de 2016.

• O comércio por grosso e a retalho foi o ramo de actividade económica que maior crédito beneficiou em

Fevereiro. A actividade de comércio grossista e retalhista beneficiou de aproximadamente 832,41 mil milhões KZ, representando 23% do crédito total concedido nos diversos ramos da economia nacional em Fevereiro.

• Em relação ao período homólogo, o crédito a esta actividade registou um aumento de 11%, sendo que em Fevereiro de 2016 o mesmo situou-se em 753,13 mil milhões KZ.

• Apesar da evolução positiva dos indicadores acima descritos, a economia tem encontrado barreiras adicionais a expansão económica nos últimos meses. Entre os principais entraves à actividade económica no primeiro trimestre de 2017 destacam-se as quebras no fornecimento de energia eléctrica gerados pelo enchimento da albufeira do Laúca, que aumentou a procura por combustíveis, com impacto sobre o custo de produção das empresas e sobre as decisões de consumo e poupança das famílias.

FONTE: OPEP FONTE: OPEP e Economist Intelligence Unit

Produção de Petróleo (mb/d) Mil barris/dia Argélia 1.089 -50 1.039 Angola 1.751 -78 1.673 Equador 548 -26 522 Gabão 202 -9 193 Irã 3.975 90 3.797 Iraque 4.561 -210 4.351 Kuwait 2.838 -131 2.707 Catar 648 -30 618 Arábia Saudita 10.544 -486 10.058 Emirados Árabes Unidos 3.013 -139 2.874 Venezuela 2.067 -95 1.972 Nível de produção a partir de Janeiro País membro Nível de produção de referência Ajustamento

Quota de Produção de crude da OPEP

1,73 1,87 1,81 1,751,77 1,81 1,841,85 1,731,75 1,771,79 1,77 1,77 1,77 1,78 1,77 1,58 1,69 1,72 1,65 1,64

(9)

07.

Economia

Regional

• Nigéria: O Banco Central da Nigéria deixou a sua taxa de juro inalterada pela quarta reunião consecutiva, fixando-se em 14%, com o intuito de impulsionar a recuperação da economia face ao actual nível de inflação. A taxa de inflação, referente ao mês de Fevereiro desacelerou pela primeira vez em 16 meses, situando-se em 17,8%. Entretanto, ainda encontra-se acima do intervalo de 6% a 9% que constitui a meta do governo.

• Botswana: O Banco Central do Botswana manteve a taxa de juro de referencia em 5,50% e estimou uma inflação baixa e estável no médio prazo, consistente com a meta de 3-6%. Em Fevereiro a taxa de inflação situou-se em 3,4%, representando a maior taxa desde Fevereiro de 2015. O Banco reduziu a sua taxa em 50 p.b. em Agosto de 2016.

• África do sul: A taxa de juro do Banco Central da África do sul manteve-se inalterada pela sexta reunião consecutiva, fixando-se em 7%. O Comité de Política Monetária avançou que o ciclo de aperto de politicas poderá ter chegado ao fim, apesar de se manterem

alguns dos factores de pressão inflacionista sobre a economia. Cinco dos seis membros votaram para manter a taxa nos actuais níveis e apenas um voto foi a favor de um corte de 25 p.b. A última alteração ocorreu em Março de 2016. A taxa de inflação em Fevereiro reduziu para 6,3%, o que leva o banco central a projectar que a inflação se fixe em 5,9% no segundo semestre.

• Gana: O Banco Central reduziu a sua taxa de juro em 200 p.b., situando-se em 23,5%, impulsionada pela redução nos níveis de inflação.

• O banco pretende diminuir o custo dos empréstimos de modo a estimulá-los e, consequentemente, impulsionar a actividade económica, a medida que a inflação reduz. A queda no nível da taxa de juro é a maior desde Dezembro de 2016, tendo sido antecedida pela redução de 50 p.b. ocorrida em Janeiro. A meta de inflação estabelecida pelo Comité de Política Monetária para o médios prazo é de 8%. Em Fevereiro a inflação reduziu para 13,2%, mas o governo apresenta-se confiante de que até o final do ano a inflação atinja os 11,2%.

FONTE: BLOOMBERG FONTE: BLOOMBERG

Taxas de juro de Referência (%) Taxa de Inflação (%) 39,5 6,3 17,8 3,1 13,2 40,4 6,6 18,7 3,4 13,3

Angola África do sul Nigéria Botswana Gana jan/17 fev/17 16,0 7,0 14,0 5,5 23,5 16,0 7,0 14,0 5,5 25,5

Angola África do sul Nigéria Botswana Gana fev/17 mar/17

(10)

08.

Cobertura

de Noticias

• A taxa de inflação situou-se abaixo dos 40% pela primeira vez desde o final do terceiro trimestre de 2016. A taxa de inflação homóloga situou-se em 39,45% em Fevereiro do corrente ano, abaixo de 40% pela primeira vez desde Setembro de 2016, reduzindo face ao registo de 40,39% apurado em Janeiro de 2017. Entretanto, a taxa de inflação mensal cresceu pelo quarto mês consecutivo e atingiu 2,59% em Fevereiro de 2017, mais 0,30 p.p. do que em Janeiro. O nível elevado do Índice de preços ao Consumidor em 2016 contribui para que a variação percentual em relação ao ano de 2017 reduza ao longo dos meses, um efeito que não se verifica em relação às variações mensais.

• As receitas petrolíferas referente ao mês de Janeiro aumentaram cerca de 39%. As receitas petrolíferas referente ao mês de Janeiro situaram-se em 158,95 mil milhões KZ, um aumento de 39% contra os 114,54 mil milhões KZ arrecadados no mês de Dezembro de 2016. O país durante o primeiro mês do ano exportou cerca de 52.250 mil barris de crude a um preço médio de 51 USD/barril, sendo que a melhoria significativa no nível do preço foi o principal impulsionador para o aumento das receitas registado no período em análise.

• As Reservas Internacionais Líquidas (RILs) aumentaram 3% durante o mês de Fevereiro. As RILs referente ao mês de Fevereiro cresceram 3%, situando-se em 20.889 milhões USD, representando uma recuperação face a queda de 5% registada no mês anterior. A melhoria poderá ter sido influenciada pelo aumento do preço internacional do petróleo que pelo terceiro mês consecutivo manteve-se acima dos 50 USD/barril. Entretanto, face ao período homólogo a tendência foi inversa, tendo contraído 13%, quando em Fevereiro de 2016 as mesmas fixaram-se em 23.888 milhões USD. • O agregado monetário M2 contraiu em 1,65% no

primeiro mês do ano. Os meios de pagamentos representado pelo agregado monetário M2 registou uma redução de 1,65% em Janeiro face ao mês de Dezembro de 2016, tendo passado de 6.515 mil milhões KZ para 6.408 mil milhões KZ, respectivamente. Numa comparação anual a tendência foi contraria, registando um aumento de 7%, o mínimo desde Maio de 2015, ao ter atingido 6.001 mil milhões KZ em Janeiro de 2016. • Angola continuou a liderar em Fevereiro a lista dos

principais produtores petrolíferos no continente africano. A produção angolana de petróleo bruto caiu de 1,659 milhões barris/dia em Janeiro para 1,641

milhões barris/dia em Fevereiro de 2017, acima dos 1,608 milhões barris/dia produzidos pela Nigéria, actualmente o segundo maior produtor africano devido aos conflitos armados no país. O novo acordo da OPEP obriga Angola a uma produção a rondar 1,673 milhões barris/dia até Junho do corrente ano.

• A quantidade de moedas e notas em circulação reduziu pelo segundo mês consecutivo. A quantidade de notas e moedas em circulação reduziu em 12.059 milhões KZ, correspondendo a uma queda mensal de 3%, passando de 447,72 mil milhões KZ para 435,66 mil milhões KZ entre Janeiro e Fevereiro, representando a segunda queda consecutiva nos últimos três meses. Em relação ao período homólogo, o montante reduziu em 5%, face aos 460,32 mil milhões KZ apurados em Fevereiro de 2016.

• O Agregado Monetário M1 contraiu pela primeira vez desde o inicio da série histórica de 2011. A Massa monetária, medida pelo agregado monetário M1, contraiu 3,40% em Fevereiro de 2017 em comparação ao período homólogo, que representa a primeira redução desde o início da série histórica em 2011, reflexo da contracção da liquidez disponível no sistema financeiro.

• O montante de reserva livres dos bancos comerciais aumentou 47% no mês de Fevereiro. O montante de reservas livres que os bancos comercias mantêm no Banco Nacional de Angola situou-se em 244,42 mil milhões KZ durante o mês de Fevereiro, um aumento de 47% em comparação aos 166,22 mil milhões KZ verificados no mês anterior, que representou o quinto maior aumento nos últimos 2 anos, tendo o maior ocorrido no mesmo mês de 2015, com uma variação de 214%. Entretanto, face ao período homólogo, o aumento foi de apenas 8,75%, tendo os depósitos livres chegado aos 224,76 mil milhões KZ.

• Os depósitos dos bancos comerciais ao Banco Nacional de Angola em Janeiro reduziu 35%. As reservas livres que os bancos comerciais mantêm no BNA situou-se em aproximadamente 166,2 mil milhões KZ durante o mês de Janeiro do ano corrente representando uma contração de 35% face aos 255,6 mil milhões KZ registados no mesmo período de 2016. A tendência de redução, embora com menos intensidade ocorreu também sobre os depósitos obrigatórios com uma redução de 5% para 884,7 mil milhões KZ.

(11)

09.

Tabela de

Indicadores

Mercado Monetário e Mercado Cambial

FONTE: FMI

Indicadores Económicos de Países da África Subsariana

FONTE: BNA, INE e OPEP

2016 2017 2016 2017 2016 2017 2016 2017 2016 2017 2016 2017 2016 2017 2016 2017 ANGOLA 27,4 0,0 1,3 96,2 121,0 3.514,0 4.294,0 19,5 18,9 23,6 25,6 71,6 62,8 -4,3 -6,1 45,00 20,00 ÁFRICA DO SUL 55,9 0,1 0,8 280,4 288,2 5.018,2 5.074,1 29,9 30,0 33,7 33,8 51,7 53,3 -3,3 -3,2 6,70 5,50 BOTSWANA 2,2 3,1 4,0 10,9 11,0 5.082,5 5.068,9 34,9 32,5 38,3 36,4 16,9 15,3 4,1 3,7 3,30 3,60 CAMARÕES 23,7 4,8 4,2 30,9 33,1 1.303,4 1.364,1 16,2 16,1 22,4 21,0 31,6 33,8 4,2 -4,0 2,20 2,20 CONGO 4,5 1,7 5,0 8,8 10,3 1.980,7 2.255,3 31,3 32,6 38,9 34,2 69,3 61,2 -8,2 -2,1 4,57 3,50

REP. DEM. CONGO 84,1 3,9 4,2 39,8 41,9 473,3 483,4 13,5 17,8 15,4 15,1 20,0 22,6 -0,8 5,2 2,45 3,00

GANA 27,6 3,3 7,4 42,8 46,6 1.550,8 1.648,3 19,4 19,2 23,2 21,2 66,0 62,2 -6,3 -6,0 13,50 8,00 MAURÍCIA 1,3 3,5 3,9 11,7 12,5 9.321,6 9.904,6 22,9 22,9 25,7 25,8 58,9 58,3 -4,3 -4,5 2,00 2,20 MOÇAMBIQUE 28,8 4,5 5,5 12,0 11,4 418,9 387,5 25,9 27,7 31,7 31,7 112,6 103,2 -33,5 -28,3 20,00 12,20 NAMÍBIA 2,3 4,2 5,3 10,2 10,9 4.427,9 4.702,9 30,6 30,4 39,8 38,7 42,0 46,9 -12,5 -6,9 7,30 6,00 NIGÉRIA 183,6 -1,7 0,6 415,1 413,7 2.260,3 2.192,5 5,7 7,1 10,3 11,1 14,6 15,5 -0,7 -0,4 18,50 17,00 TANZÂNIA 48,6 7,2 7,2 46,7 50,5 960,2 1.017,5 16,4 16,9 20,4 21,5 38,3 39,7 -8,8 -8,8 4,99 5,00 QUÉNIA 45,5 6,0 6,1 69,2 74,7 1.521,9 1.599,4 19,6 19,8 27,0 26,2 52,7 53,0 -6,4 -6,1 5,63 5,51 ZÂMBIA 16,7 3,0 4,0 20,6 20,9 1.230,7 1.213,4 18,1 17,9 27,1 26,1 56,1 58,8 -4,5 -2,2 9,50 8,70 ZIMBABWE 14,5 -0,3 -2,5 14,2 14,6 978,7 978,4 25,1 23,4 30,0 26,4 58,9 57,6 -7,5 -6,1 -1,20 6,00 DÍVIDA PÚBLICA (%PIB) BALANÇA CORRENTE (%PIB) INFLAÇÃO (%)

PIB ( %) PIB NOMINAL (USD )

PIB PER CAPITA (USD) RECEITA PÚBLICA (%PIB) DESPESA PÚBLICA (%PIB) POPULAÇÃO 2 0 1 4 2 0 1 5

dez/14 dez/15 Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev

TA X A D E CÂ M B IO ( M ÉD IA ) AOA/USD 103,1 135,3 158,9 160,7 165,9 165,9 165,9 165,9 165,9 165,9 165,9 165,9 165,9 165,9 165,9 AOA/EUR 125,3 147,1 177,6 179,5 185,4 185,4 185,4 185,4 185,4 185,4 185,4 185,4 185,4 185,4 185,4 TA X A D E JUR O CR ÉD ITO ( 1 8 1 D A 1 A N O, %) EM PR ES A S MOEDA NACIONAL 13,88 15,11 15,18 15,21 15,24 15,27 15,1 15,55 15,38 15,17 15,38 15,32 15,26 16,85 15,32 MOEDA ESTRANGEIRA 10,64 12,97 - - - 9,80 9,80 8,50 8,20 8,29 PA R TICUL A R ES MOEDA NACIONAL 13,59 10,14 15,17 17,19 16,29 17,82 15,41 15,62 15,50 16,92 15,48 14,46 15,25 15,99 16,04 MOEDA ESTRANGEIRA 6,43 2,65 4,65 13,61 10,91 9,69 6,72 7,51 6,72 9,12 8,52 8,98 9 8,5 5,55 TA X A D E D EPÓS ITOS ( 1 8 1 D A 1 A N O, %) MOEDA NACIONAL 4,31 4,21 3,86 3,83 3,85 3,99 3,97 3,99 3,96 4,01 4,05 3,90 3,90 4,06 3,83 MOEDA ESTRANGEIRA 2,28 2,62 3,07 3,13 2,74 2,68 2,92 3,03 2,51 2,36 3,17 3,02 3,10 3,02 3,22 A G R EG A D OS M ON ETÁ R IOS ( US D ) M1 3.096,9 3.412,4 3.788,0 3.872,1 3.849,5 4.060,9 3.989,6 4.077,1 3.926,2 3.886,6 3.856,2 3.862,8 3.807,8 3.760,4 3.659,0 M2 5.103,5 5.703,7 6.042,8 6.304,5 6.350,7 6.523,4 6.567,4 6.643,1 6.576,5 6.534,3 6.469,2 6.457,3 6.446,7 6.408,7 6.303,1 M3 5.110,1 5.711,8 6.052,3 6.314,0 6.359,1 6.532,2 6.576,9 6.652,6 6.580,7 6.538,6 6.473,2 6.461,1 6.450,5 6.412,5 6.307,0

TA X A L UIB OR ( FIM D E PER IOD O, %)

O/N 6,143 11,31 11,3 11,01 14 13,92 1392,00% 13,93 13,93 14,47 14,26 22,65 23,35 23,66 23,67 30 DIAS 7,45 11,44 11,67 12,27 13,49 14,2 13,82 15,08 15,08 14,63 13,71 15,19 17,41 19,06 -90 DIAS 8,02 11,88 12,87 13,31 14,4 15,42 15,84 16,28 16,28 15,8 14,73 16,04 18,23 20,02 21,33 180 DIAS 8,5 12,21 13,44 14,01 15,18 16,43 16,71 17,34 17,34 16,48 15,22 16,36 18,30 20,26 -270 DIAS 8,93 12,56 13,87 14,61 15,79 17,29 17,24 17,06 17,06 16,96 16,45 17,71 19,65 21,3 23,35 360 DIAS 9,55 12,84 14,43 15,26 16,54 18,16 17,64 17,87 17,87 17,61 16,72 18,15 20,17 21,87

-TA X A B Á S ICA ( FIM -D E-PER IOD O, %) 9 11 12,00 14,00 14,00 16,00 16 16 16 16 16 16 16 16 16

TA X A IN FL A ÇÃ O ( FIM -D E-PER IOD O, Y / Y , %) 7,48 14,27 20,26 23,6 26,41 29,23 31,8 35,3 38,18 39,44 40,04 41,15 41,95 40,39 39,45

R ES ER VA S IN TER N A CION A IS ( US D ) 27.101 24.266 23.888 24.297 24.774 24.339 23.977 23.983 22.721 21.926 20.970 20.298 21.399 20.310 20.889

PR OD UÇÃ O D E PETR ÓL EO ( M B / D ) 1,62 1,85 1,75 1,77 1,79 1,77 1,77 1,77 1,78 1,77 1,58 1,69 1,72 1,65 1,64

IN D ICA D OR ES 2 0 1 6 2 0 1 7

(12)

10.

NEWSLETTER

DAILY

NEWSLETTER

PRIVATE

NEWSLETTER

OIL & GAS

Outras

Publicações

NEWSLETTER

WEEKLY

CONTRIBUTOS AO

JORNAL

O PAÍS

NEWSLETTER

CORPORATE

(13)

11.

Contactos

FALE COM A NOSSA EQUIPA

Jânio Ambrósio

Research Analyst janio.nascimento.ambrosio@atlantico.ao

Joyce Domingos

Research Analyst joyce.muturi.domingos@atlantico.ao

Anta Bandola

Research Analyst anta.bandola@atlantico.ao RESEARCH ATLANTICO

E-mail: research@atlantico.ao | Tel: 226 432 445 | 923 169 045

DISCLAIMER:

This document was created with information from sources considered to be reliable, but its accuracy may not be completely guaranteed. The content of this document does not represent a recommendation to invest, divest or hold investment in any stock herewith described or any other stock, and it may not be considered an offer, invitation or solicitation to purchase or sell the above mentioned stock. This document should not be used to evaluate the stocks herewith described and ATLANTICO cannot be held responsible for any loss, direct or potential, resulting from its use or contents. ATLANTICO, or its employees, may hold positions in any stock mentioned in this publication. The

Referências

Documentos relacionados

Para destacar em minha imaginação a imagem da amiga há muito tempo esperada, não quero anotar neste diário fatos banais do jeito que a maioria faz; quero que o diário seja

O caso descrito ilustra a presença de reces- sões gengivais em dentes decíduos relacionadas ao hábito de sucção de chupeta, presença de mordida aberta e deglutição

A oportunidade de expressar-se através dos desfiles, de expurgar determinados medos produzidos na experiência do diferir performático marcada, muitas vezes, por

O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, da Universidade Federal do Pará, é uma unidade acadêmica de formação superior no nível de pós-graduação, voltada para a

Dessa forma, objetivou-se quantificar o número de frutos e a matéria seca em frutos, folhas e caule de ramos produtivos de cafeeiro adubado e não adubado, coletados durante

Pressupondo-se que a declividade possa afetar o desempenho da operação de recolhimento mecanizado do café, objetivou-se neste trabalho avaliar, por meio das análises

Regista-se desde logo a importância que a administração central tem para as atividades de inovação tecnológica, uma vez que somente no setor dos produtos minerais não metálicos

de substâncias tóxicas ou de produtos de petróleo, envolvendo os proprietários ou ocupantes do imóvel Já foi realizada qualquer avaliação ambiental no imóvel que tenha indicado