• Nenhum resultado encontrado

RELAÇÃO GEOLOGIA E INDÍCES FÍSICOS DO SOLO NA AVALIAÇÃO DE VOÇOROCAS DO BAIRRO DO MUTANGE, MACEIÓ-AL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELAÇÃO GEOLOGIA E INDÍCES FÍSICOS DO SOLO NA AVALIAÇÃO DE VOÇOROCAS DO BAIRRO DO MUTANGE, MACEIÓ-AL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

5º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental

1

RELAÇÃO GEOLOGIA E INDÍCES FÍSICOS DO SOLO NA AVALIAÇÃO DE

VOÇOROCAS DO BAIRRO DO MUTANGE, MACEIÓ-AL

Marcos Antonio Santiago Soares¹, Regla Toujaguez²

Resumo – A erosão acelerada em encostas é o principal processo destrutivo do solo no nordeste do Brasil. Em Alagoas, o principal agente causador desse processo é a ocupação desordenada em áreas de alto risco geológico. Tendo como agravante as inundações durante as chuvas de inverno e o desconhecimento das particularidades do meio físico que potencializam o processo de erosão acelerada. No intuito de atender essa carência o objetivo deste trabalho consiste em estabelecer a relação geologia-tipo de solo-processo erosivo na grota da Borracheira. Realiza-se neste trabalho a caracterização do ambiente geológico e geomorfológico ao qual se associam as voçorocas na Grota da borracheira no bairro do Mutange, em Maceió município de Alagoas. Foram avaliados os aspectos geológicos (tipos de rocha e classes de solo associados) e geomorfológicos (relevo e características das voçorocas como principal feição erosiva na área). Coletaram se 5 amostras de solo na voçoroca de estudo, procedendo-se aos ensaios de índices físicos: granulometria e limites de consistência. Os resultados obtidos constataram predominância de um solo caracterizado como areia argilosa com baixa compressibilidade. Resultados estes que podem auxiliar à Defesa Civil do município e demais órgãos públicos responsáveis na tomada de decisões.

Abstract - The accelerated erosion on slopes is the main destructive process of soil in northeastern Brazil. In Alagoas, the main causative agent of this process is the disorderly occupation in high geological risk areas. Having as an aggravating floods during winter rains and ignorance of the peculiarities of the physical environment that enhance the accelerated erosion process. In order to meet this need the objective of this study is to establish the relationship geology-type soil-erosion process in the grotto of Borracheira. It is at this work to characterize the geological and geomorphological environment to which are associated the gullies in the Gully borracheira in the neighborhood of Mutange in Maceió city in Alagoas. We evaluated the geological aspects (types of rock and soil types associated) and geomorphological (topography and characteristics of the main erosive gullies feature in the area). 5 is collected soil samples in the gully study, proceeding to test fitness levels: particle size and consistency limits. The results found a predominance characterized as clay soil sand with low compressibility. These results that can help the county Civil Defense and other government agencies responsible decision-making.

Palavra-chave: Erosão; voçoroca; risco geológico

¹EEnngg..,,EEssttuudd..,,UUnniivveerrssiiddaaddeeFFeeddeerraallddeeAAllaaggooaass,,((8822))99664411--22440022,,mmaarrccoossssaannttiiaaggoo@@oouuttllooookk..ccoomm..bbrr

²

(2)

5º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental

2

1. – INTRODUÇÃO

A erosão constitui um processo natural que ocorre em solos de todas as paisagens com mais de 3º de declividade. Porém, encostas com alta declividade (superior a 17º) podem sofrer erosão acelerada durante chuvas fortes e subsequentes inundações (Jorge & Guerra, 2013).

De fato, é a erosão provocada pelo escoamento superficial e subsuperficial em encostas a que afeta o maior número de áreas em vários países incluído o Brasil. No nordeste, os estados de Pernambuco e Alagoas lideram a lista de áreas afetadas por erosão acelerada devido a enchentes e inundações bruscas e graduais durante o inverno (CEPED, 2012).

No estado de Alagoas, o principal agente causador desse processo é a ocupação desordenada em áreas de alto risco geológico (PPRM, 2007). Aliado ao desconhecimento sobre as propriedades do solo e do subsolo. Portanto, no intuito de atender essa carência realiza-se neste trabalho a caracterização física do solo em área de voçorocas na Grota da borracheira no bairro Mutange em Maceió-Al. Relacionando os aspectos físicos com o ambiente geológico e geomorfológico ao qual se associa o solo no bairro do Mutange, em Maceió, Alagoas.

2. - CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA ESTUDADA 2.1. - Localização da área.

O bairro do Mutange situa-se no município de Maceió no Estado de Alagoas, apresenta uma área aproximada de 0,54 km², o que representa 0,11% de Maceió. A associação dos mora dores do Mutange está localizada entre 9°38’10,92”S; 35° 44’ 35,41” W. A área-objeto deste estudo, o talude I, encontra-se na grota da Borracheira no Bairro Mutange (Fig. 1).

Figura 1. Localização do bairro Mutange (Imagens de satélite).

2.2. - Caracterização geológica-geomorfológica

A cidade de Maceió está inserida geologicamente na Bacia Sedimentar Sergipe-Alagoas assentada sobre rochas do embasamento cristalino. Nesse contexto, a área de estudo se encontra sobre sedimentos pouco ou mal consolidados da Formação Barreiras (ARAÚJO et al, 2006). (Fig.2). Geomorfológicamente, a área de estudo apresenta altitude de 8 a 10 metros, correspondendo a um terraço pleistocênico oriundo do penúltimo período glacial ocorrido 120.000 anos A.P. (MARQUES, 2006).

(3)

5º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental

3

a)

b)

FIGURA 2: Cor rosa avermelhada da rocha indicando presença de óxidos de ferro (a). Corte em talude da formação Barreiras na área de estudo(b).

3. - MATERIAIS E MÉTODOS

Ao longo do talude estudado (Talude I), no fundo de residência na grota da Borracheira, bairro Mutange, foram coletadas 5 amostras de solo das profundidades: 0 - 0,55m, 1 – 1,3m, 1,7- 2,4m, 3 – 4,5m, 4,5 – 6m. Nas mesmas foram realizadas análises físicas de granulometria e identificação do tipo de solo. Foram determinados também os índices de consistência do solo.

4. - RESULTADOS E DISCUSSÃO

Com os valores obtidos nos ensaios de granulometria e de limites de consistência, foi possível classificar as amostras de acordo com a Classificação Unificada (SUCS). Os resultados revelaram, em seu conjunto, que o solo possui uma granulação grossa, pois mais de 50% em peso ficou na peneira de diâmetro 0,075mm e classifica-se como areia, pois mais de 50% passou na peneira de diâmetro 4,8mm. (Fig. 3).

A resolução dos índices de consistência definiu que o solo em questão é de baixa compressibilidade, pois o limite de liquidez é menor que 50% e possuindo um índice de plasticidade maior que 7 caracteriza o solo como de baixa plasticidade (Tabela 1). As curvas granulométricas nos indicam que o solo é uma areia bem graduada, devido à boa distribuição de diferentes diâmetros de seus grãos.

(4)

5º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental

4 Figura 3. Comparação entre as amostras (ensaio de Granulometria).

Através da classificação SUCS, definiu-se que o solo é uma areia argilosa de baixa compressibilidade e baixa plasticidade (SC). Esses resultados confirmam a constituição geológica de materiais sedimentares pouco ou mal consolidados (ARAÚJO, et al. 2006). Também, guardam relação com os resultados da análise granulométrica de predomínio de material arenoso (NOBRE, 2006).

TABELA 1: Índices de Consistência dos horizontes do talude em porcentagem.

PROF. 0 - 0.55m PROF. 1 - 1.3m PROF. 1.7 - 2.4m PROF. 3 - 4.5m PROF. 4.5 - 6m

LIMITE DE LIQUIDEZ 32.46 29.98 24.12 25.8 20.7

LIMITE DE

PLASTICIDADE 23.86 21.35 16.71 16.9 15.9

ÍNDICE DE

PLASTICIDADE 8.6 8.6 7.4 8.9 4.8

Isto, aliado ao corte do talude, descaracterizando a geometria natural da encosta em baixa altitude (8-10 m) (MARQUES. 2006), sugere cuidado dobrado no uso desse solo para a construção de residências. Isto devido ao elevado aporte de sedimentos com risco de inundações e perda de vidas devido à proximidade da Laguna Mundaú.

5. - CONCLUSÃO

A relação geologia-tipo de solo- processo erosivo indica que no Talude I, a fragilidade geológica da área e o tipo de solo arenoso caracterizam a área como de alta susceptibilidade para a ocorrência de erosão acelerada com apertura de voçoroca. Portanto a mesma não está apta para a construção de residências. Recomenda se no lugar a recuperação do solo com a plantação de espécies nativas ou uso de bioengenharia.

(5)

5º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental

5

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, T. C. M. de. et al. Erosão e progradação do litoral brasileiro. Alagoas, 2006. Disponívelem:<http://www.mma.gov.br/estruturas/sqa_sigercom/_publicacao/78_publicacao1212 2008085112.pdf > Acesso em: 28 abril. 2015.

Marques, R F. Estudo da capacidade de cargas de estacas escavadas com bulbos, executadas

em solo não saturado da formação Barreiras da cidade de Maceió-AL. Universidade Federal de

Pernambuco, 2006.

PMRR. Plano Municipal de Redução de Risco. Ministério das Cidades. Maceió, AL. vol. 1-5. 2007 CEPED (Centro Universitário sobre Estudos e Pesquisas sobre Desastres/Universidade Federal de Santa Catarina). Atlas brasileiro de desastres naturais: 1991 a 2010. Volume Brasil. Florianópolis: CEPED/UFSC, 2012.

Jorge, M. C. O; Guerra, A. J. T. Erosão dos solos e movimentos de massa-recuperação de áreas degradadas com técnicas de bioengenharia e prevenção de acidentes. In: Processos erosivos e recuperação de áreas degradadas. Org. Guerra, A. J. T.& Jorge, M. C. O. SP- Oficina de Textos. 2013.

Nobre, R. C. M., Avaliação de risco para o uso e proteção de aquíferos. Estudo de caso:Região metropolitana de Maceió- AL, Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Federal do Rio de Janeiro, 2006.

Referências

Documentos relacionados

Potencialidades e desafios na utilização de coberturas vegetais em condições edafoclimáticas na Amazônia Taxas de liberações diárias de fósforo de resíduos vegetais nos

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Este ap´ os fazer a consulta ` a base de dados e carregar toda a informa¸ c˜ ao necess´ aria para o preenchimento da tabela envia-a para o Portal de Gest˜ ao onde a interface

Assim, existem gavetas destinadas aos cremes, géis e pomadas, outras destinadas aos enemas, supositórios e produtos de introdução vaginal, ainda as gavetas reservadas aos

Este trabalho consistiu na colheita de amostras de água superficial do rio Douro, com o objetivo de identificar a presença de espécies do género Staphylococcus, com perfis

Face à lacuna de dados empíricos sobre estas problemáticas, nomeadamente no contexto português, este estudo pretende ser um modesto contributo para compreender os

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +