• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE FORMAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE FORMAÇÃO"

Copied!
53
0
0

Texto

(1)

2015-2016

(2)

FICHA TÉCNICA

Título

Plano de Formação 2015/2016 Editor

Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) Av. 24 de Julho, 134 1399-029 LISBOA, Portugal Tel.: +351 213 949 200 Fax: +351 213 957 610 E-mail: dgeec@dgeec.mec.pt URL: http:\\www.dgeec.mec.pt

(3)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Índice

1.

Introdução ...4

2.

Conceção e Metodologia do Plano de Formação...6

2.1.

Diagnóstico das necessidades formativas ... 6

2.2.

Alinhamento e seleção das ações de acordo com a estratégia da DGEEC ... 7

2.3.

Critérios de seleção de ações de formação ainda não previstas em plano ... 8

3.

Acompanhamento e Monitorização da Formação ...9

4.

Avaliação da Formação ...10

4.1.

Formas de Avaliar o Impacto e a Eficácia da Formação ... 10

5.

Plano Formativo 2015/2016...11

5.1.

Ações de formação definidas pela DGEEC, a desenvolver no ano de 2015/2016: ... 11

ADMINISTRAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS ...11

ASSUNTOS EUROPEUS E COOPERAÇÃO ...12

AUDITORIA, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE ...16

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PESSOAL ...16

CONTABILIDADE E FINANÇAS ...19

CONTRATAÇÃO PÚBLICA ...19

FORMAÇÃO DE DIRIGENTES ...22

GESTÃO DE PESSOAS ...25

GESTÃO ORGANIZACIONAL ...27

LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO PESSOAL ...32

(4)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ...34

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO ...36

OUTROS ...48

5.2.

Quadro resumo de encargos estimados para 2015 e 2016 ... 48

6. Anexos ...49

Processo de inscrição nas Ações de Formação que envolvam custos para a DGEEC ... 49

Processo de inscrição nas Ações de Formação que não envolvam custos para a DGEEC .... 50

(5)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

1. Introdução

O presente Plano de Formação, elaborado para a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), destina-se a ser concretizado durante os anos de 2015 e 2016.

A DGEEC assumiu como dimensão prioritária da sua política de recursos humanos a valorização profissional. A formação dos seus colaboradores, através da frequência de ações de formação externas e internas, é uma dimensão crucial dessa política. Deste modo, pela segunda vez, a DGEEC elaborou, de forma participada ouvindo trabalhadores e chefias, um plano de formação de carácter bianual que visa consolidar o compromisso do serviço nesta matéria, assegurar a continuidade da valorização profissional dos seus colaboradores e projetar em termos orçamentais o esforço de formação.

O objetivo deste plano é responder às necessidades de atualização profissional dos colaboradores e às necessidades de formação decorrentes dos projetos implementados na Direção-Geral no âmbito do seu Plano de Atividades. Visa, assim, dar resposta às necessidades de especialização e permanente atualização profissional dos recursos humanos na perspetiva de aumentar a eficácia, eficiência, qualidade e de melhorar o desempenho dos trabalhadores.

O exercício que aqui se apresenta não é o desejável, mas o possível, tendo em conta as limitações e constrangimentos atuais ao desenvolvimento pleno das organizações da Administração Pública.

(6)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Do ponto de vista da Organização

. Alteração de conteúdo funcional/reconversão profissional; . Colmatar deficientes competências técnicas;

. Colmatar deficientes competências comportamentais; . A melhoria da articulação entre equipas de trabalho; . O desenvolvimento de uma orientação para a qualidade e/ou objetivos;

. A melhoria dos métodos de gestão e de chefia; . O reforço da cultura da Organização; . Melhoria continua;

. Criar competências para a implementação de projetos estratégicos.

Do ponto de vista do trabalhador: . Alteração de conteúdo funcional/reconversão profissional; . O aperfeiçoamento profissional; . Realização pessoal; . A progressão na carreira; . Melhoria continua. OBJECTIVOS GERAIS:

. Proporcionar um desenvolvimento contínuo; . Preparar os colaboradores para a execução de atividades estratégicas da organização; . Melhorar o desempenho;

. Melhorar comportamentos e atitudes; . Melhoria continua.

(7)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

2. Conceção e Metodologia do Plano de Formação

Este plano operacionaliza a política de formação definida pela DGEEC.

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 89/2010, de 17 de novembro, veio reforçar a importância da formação profissional na Administração Pública, designadamente ao nível da Administração Central do Estado, contribuindo para a crescente consciencialização de que as pessoas são um elemento estratégico das organizações.

A metodologia deste plano tem implícita a filosofia orientadora do citado diploma, nomeadamente no que se refere a:

 garantir o acesso efetivo à formação profissional a todos os trabalhadores;

 adequar a oferta formativa às necessidades dos trabalhadores e dos serviços;

 avaliar o impacto da formação na qualidade dos serviços prestados e na produtividade dos trabalhadores.

Se, por um lado, os cursos selecionados para o plano de formação se baseiam numa pesquisa de soluções convencionais, pretende-se alcançar igualmente, tanto quanto possível, uma solução estratégica, levando em conta as necessidades dos destinatários, tendo um caráter regular e facilitando os processos de acompanhamento e avaliação dos resultados.

2.1. Diagnóstico das necessidades formativas

O diagnóstico das necessidades de formação, consiste em estabelecer uma relação entre as exigências do desempenho das funções desenvolvidas, e a forma como são desempenhadas, e/ou a verificação do desempenho/competências atuais e as desejadas, de forma a determinar as disfunções que possam ter uma solução formativa

O conhecimento real das necessidades está na posse formal e efetiva dos Quadros Dirigentes das Organizações, o que significa que estes constituem fontes essenciais de informação, ainda que não exclusivas. Assim, foi solicitado junto das Direções de Serviços e respetivas Divisões que identificassem as ações de formação necessárias para as suas equipas. O menu de formação apresentado foi o convencional que está disponível no INA e no INE. Contudo, registaram-se também necessidades não passíveis de ser colmatadas por esta via e que exigem, nomeadamente a conceção de formação à medida.

(8)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

No entanto, sendo conveniente diversificar as fontes a partir das quais recolhemos a informação, uma vez que se estas forem múltiplas é mais difícil uma apreciação subjetiva influenciar negativamente os resultados, neste sentido procurámos confrontar e comparar informação proveniente do maior número de fontes possível.

Assim, foi aplicado um questionário aos colaboradores da DGEEC, solicitando que:

 identificassem temáticas/competências que gostariam de ver abordadas nas ações de formação, por ordem de importância;

 identificassem que competências consideravam essenciais e necessárias para desempenhar as suas funções com um desempenho elevado;

 efetuassem sugestões e comentários.

Com os resultados obtidos foi efetuada uma triangulação e análise dos dados recolhidos nas propostas das chefias e dos questionários, que serviu de base para a elaboração do Plano de Formação e ponto de partida para as restantes fases do diagnóstico descritas no ponto 2.2

2.2. Alinhamento e seleção das ações de acordo com a estratégia da DGEEC

Partindo da análise dos objetivos estratégicos e operacionais da DGEEC identificaram-se as áreas essenciais em termos de competências transversais e específicas fulcrais para o cumprimento da missão e das atribuições do organismo.

O resultado deste trabalho traduziu-se numa elencagem das necessidades formativas a promover, sempre tentando ajustar o grau de adequabilidade entre a necessidade sentida pelo trabalhador e o seu alinhamento relativamente à estratégia do organismo. Consideram-se áreas de formação essenciais à prossecução da missão e da estratégia da DGEEC:

 a formação especializada em domínios diversos da informática;

 a formação especializada em domínios da estatística e da análise de dados;

 a formação nos domínios da contratação pública;

 a formação nos domínios da contabilidade pública;

 a formação no domínio da qualidade;

 a formação no domínio do atendimento;

(9)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Posteriormente, com a colaboração dos dirigentes das unidades orgânicas, procedeu-se ao levantamento das situações de décalage entre as competências necessárias e as existentes entre os recursos humanos disponíveis, sendo selecionadas as ações consideradas prioritárias ou sugeridas alternativas em função das necessidades das unidades orgânicas.

Finalmente, coube à Direção ajustar o conjunto de propostas apresentadas, considerando, não só o alinhamento estratégico da DGEEC, mas também as verbas disponíveis para o efeito.

2.3. Critérios de seleção de ações de formação ainda não previstas em plano

Apesar das contingências orçamentais, a DGEEC assume como prioridade garantir o acesso efetivo à formação profissional a todos os colaboradores ao longo da execução do plano.

Assim, considerando que o plano abrange um período de dois anos, há que ter em conta que não é possível nesta fase equacionar todas as variáveis, nomeadamente o orçamento de 2016, eventuais novas ofertas formativas e novas entradas de colaboradores, pelo que se encontram previstos critérios de seleção de ações ainda não programadas.

Conforme se procura demonstrar através da grelha Critérios de Seleção das Ações de Formação Elegíveis, no Anexo II, são suscetíveis de seleção as ações com melhor classificação, necessariamente igual ou superior a 0,500, de acordo com os critérios aí explicitados, levando em conta o grau de adequação às funções desempenhadas e à estratégia do organismo, entre outros. Naturalmente, sempre condicionadas à disponibilidade orçamental determinada para a formação profissional.

Sempre que o dirigente direto não aprove as ações propostas pelo trabalhador, compete-lhe fundamentar a sua decisão.

A autorização de frequência das ações não planeadas, que impliquem custos, só se verifica depois de aprovadas pela Direção.

(10)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

3. Acompanhamento e Monitorização da Formação

Tal como sucedeu no Plano anterior será efetuada uma monitorização da sua execução do ponto de vista físico e financeiro e, no final, realizar-se-á a sua avaliação global.

Ao longo do ano de 2015 e 2016, estão previstos dois momentos chave de monitorização relativamente à execução do plano e a avaliação final do mesmo.

No decorrer do 4º trimestre de 2015 será efetuada uma monitorização da execução física e financeira, a qual contribuirá para o ajustamento e a reprogramação do Plano para o ano seguinte.

Prevê-se um segundo momento de monitorização até final do 1º semestre de 2016. O objetivo é garantir que todos os colaboradores da DGEEC tiveram oportunidade de frequentar formação e garantir que para aqueles que não o fizeram se possa ajustar o planeamento do último semestre de 2016 para que esse objetivo seja concretizado.

Finalmente, no 4º trimestre de 2016, deverá ser efetuado um balanço geral, confrontando os dados constantes da planificação com o número de inscrições e as ações concluídas, reformulando, caso necessário, a previsão relativa a todos os cursos cancelados e redefinindo as ações passíveis de virem ainda a ser realizadas até final de execução do plano.

Para uma melhor compreensão de todo o processo de inscrição, seleção e realização das ações de formação, apresentam-se os fluxogramas do Anexo I.

(11)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

4. Avaliação da Formação

A avaliação da formação é um processo muito mais abrangente do que a mera avaliação da satisfação dos formandos e dos seus conhecimentos. Constitui um instrumento estratégico essencial, sem o qual não é possível:

 Regular o próprio processo;  Medir os resultados alcançados;

 Desenvolver e melhorar continuamente.

A avaliação permite:

 Determinar a eficiência e a eficácia das componentes da intervenção formativa;  Aferir impactos ao nível de desempenhos individuais e organizacionais;

 Determinar a continuidade, a redução, o desenvolvimento ou a eliminação de determinadas práticas de formação.

4.1.

Formas de Avaliar o Impacto e a Eficácia da Formação

Como forma de estimar de que modo a formação afeta o desempenho ou mesmo a atitude face à organização e/ou às funções por parte dos formandos, assim como o reflexo que os eventuais impactos têm nas equipas em que se encontram integrados, estão planificadas as seguintes ações:

 Inquérito aos formandos, nomeadamente ao nível de satisfação das expetativas;

 Inquérito de satisfação das expetativas/impacto da formação após um semestre da data de realização da ação de formação, ao respetivo superior hierárquico do trabalhador.

(12)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

5. Plano Formativo 2015/2016

5.1.

Ações de formação definidas pela DGEEC, a desenvolver no ano de 2015/2016:

Temática

ADMINISTRAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Nome da Ação de Formação

DESENHO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS

PÚBLICAS

Código

FORM15/16-22

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

280,00 €

Duração

28 Horas

Nº de Formandos estimados

2

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

EEEC – Eurydice

Objetivos

Enquadrar o ciclo das políticas públicas nos novos modelos de Estado e da administração;

Capacitar para a assessoria técnica da Administração no desenho, aplicação e avaliação de políticas públicas; Dotar os participantes de instrumentos, técnicas e ferramentas

que lhes permitam intervir no ciclo das políticas públicas.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

(13)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

ASSUNTOS EUROPEUS E COOPERAÇÃO

Nome da Ação de Formação

Curso de Bibliometria da European Summer School for

Scientometrics

Código

FORM15/16-60

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

900,00 €

Duração

6 dias

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

European Summer School for Scientometrics

Unidades Orgânicas envolvidas

DSECTSI

Objetivos

Aprofundar e desenvolver novas competências na área da bibliometria, quer teóricos quer práticos, aprofundando áreas

de produção de indicadores normalizados, de colaboração internacional e de análise de dados por autor. Abordar metodologias inovadoras, como por exemplo a utilização de

plataformas para análise de dados (Gephi).

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

Temática

ASSUNTOS EUROPEUS E COOPERAÇÃO

Nome da Ação de Formação

GESTÃO DE PROJETOS FINANCIADOS PELO

“PORTUGAL 2020”

Código

FORM15/16-65

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

280,00 €

Duração

28 horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSECTSI

Objetivos

Adquirir conhecimentos e competências sobre processamento administrativo e gestão de projetos com fundos comunitários para o período 2014-2020.

Pré-requisito:

-

(14)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

ASSUNTOS EUROPEUS E COOPERAÇÃO

Nome da Ação de Formação

REPORTE DE INFORMAÇÃO ÀS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS

Código

FORM15/16-47

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

210,00 €

Duração

21 Horas

Nº de Formandos estimados

5

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSEE

Objetivos

Adquirir conhecimentos que permitam estruturar os relatórios de reporte de informação às instituições

europeias;

Adquirir ferramentas que permitam a identificação e seleção de informação de qualidade

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

(15)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

ASSUNTOS JURÍDICOS

Nome da Ação de Formação

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A PROTEÇÃO DE DADOS

Código

FORM15/16-06

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

140,00 €

Duração

14 Horas

Nº de Formandos estimados

2

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSECTSI

Objetivos

Adquirir conceitos de “dado pessoal”, de “tratamento de dados pessoais”, bem como das restantes definições da Lei

n.º 67/98, de 26 de outubro;

Determinar os casos em que a Administração Pública tem ou não o dever de transmitir (a particulares ou a outras

entidades

administrativas) informação pessoal;

Determinar os casos em que a Administração Pública deve proceder ao registo ou ao pedido de autorização junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) relativamente

a tratamentos de dados pessoais;

Adquirir conhecimentos sobre os direitos essenciais na área da proteção de dados (em especial, direito de informação, direito de oposição, direito de acesso e direito de retificação

ou apagamento de informação desatualizada; Analisar as competências CNPD e da Comissão de Acesso aos Documentos da Administração (CADA) na sua relação

com a Administração Pública.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

(16)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

ASSUNTOS JURÍDICOS

Nome da Ação de Formação

DIPLOMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ASSUNTOS JURÍDICO,

ADMINISTRATIVOS

Código

FORM15/16-24

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

1.200,00 €

Duração

120 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSAFRH

Objetivos

Aprofundar conhecimentos técnicos especializados de Direito Administrativo, nomeadamente no que concerne

aos principais regimes que enquadram a atividade administrativa.

Pré-requisito:

Licenciatura em Direito

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

Temática

ASSUNTOS JURÍDICOS

Nome da Ação de Formação

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO PARA

JURISTAS

Código

FORM15/16-15

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

280,00 €

Duração

28 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSAFRH

Objetivos

Adquirir conhecimentos que capacitem para analisar e refletir sobre as questões fundamentais do procedimento

administrativo, com particular ênfase para as principais inovações que o código em apreço contém.

Pré-requisito:

Licenciatura em Direito

Destinatários:

Dirigentes

(17)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

AUDITORIA, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE

Nome da Ação de Formação

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE

(NORMA NP EN ISO 19011:2012)

Código

FORM15/16-27

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

280,00 €

Duração

28 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSAFRH

Objetivos

Reconhecer as auditorias internas da qualidade como metodologia

de diagnóstico organizacional, para a prevenção de não conformidades e para a melhoria contínua do desempenho

da organização;

Compreender conceitos, práticas e comportamentos necessários à realização de auditorias NP EN ISO 19011:2012;

Conduzir e participar em auditorias e elaborar as conclusões; Praticar conceitos e metodologias.

Pré-requisito:

Possuir formação em Gestão de Qualidade

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

Assistentes técnicos

Temática

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PESSOAL

Nome da Ação de Formação

ATENDIMENTO TELEFÓNICO DE QUALIDADE

Código

FORM15/16-10

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

210,00 €

Duração

21 Horas

Nº de Formandos estimados

2

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSEE – DSTSI

Objetivos

Desenvolver uma atitude de qualidade no atendimento, transmitindo uma boa imagem da organização; Utilizar a voz e expressar-se agradavelmente, procurando

criar uma imagem favorável no interlocutor; Adquirir uma atitude proativa face às necessidades e

comportamentos dos clientes

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

(18)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PESSOAL

Nome da Ação de Formação

DASHBOARD: COMUNICAR EFICAZMENTE A INFORMAÇÃO DE

GESTÃO

Código

FORM15/16-21

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

140,00 €

Duração

14 Horas

Nº de Formandos estimados

3

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSEE

Objetivos

Coordenar a implementação de dashboards; Selecionar e parametrizar gráficos para comunicação

de informação;

Dominar os princípios e técnicas fundamentais do design de informação.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

Temática

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PESSOAL

Nome da Ação de Formação

PREZI - APRESENTAÇÕES CRIATIVAS DE ALTO IMPACTO

Código

FORM15/16-40

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

140,00 €

Duração

14 Horas

Nº de Formandos estimados

5

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSEE - EEEC

Objetivos

Organizar, manipular e estabelecer ligações diversas na informação que se deseja transmitir de forma a construir apresentações criativas, profissionais e apelativas mas ao mesmo tempo transmitidas de forma concisa e com eficácia.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Técnicos superiores

Dirigentes

(19)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PESSOAL

Nome da Ação de Formação

SABER COMUNICAR COM PESSOAS DIFÍCEIS

Código

FORM15/16-49

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

140,00 €

Duração

14 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSTSI

Objetivos

Conhecer técnicas específicas para atingir o sucesso e reduzir o stresse, ao saber comunicar e trabalhar com

chefes, colegas e colaboradores;

Saber trabalhar mais eficazmente com pessoas difíceis, discordando sem antagonismo, lidando com o conflito e a agressividade e anulando um comportamento potencialmente

explosivo.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

Assistentes técnicos

Assistentes operacionais

Temática

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PESSOAL

Nome da Ação de Formação

TÉCNICAS DE REDAÇÃO ONLINE: INTERNET, INTRANET, E-

MAIL E NEWSLETTER

Código

FORM15/16-56

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

140,00 €

Duração

14 Horas

Nº de Formandos estimados

2

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSTSI

Objetivos

Conhecer as regras de redação para um ambiente multimédia alinhada com os princípios do português claro;

Redigir conteúdos numéricos eficazes;

Gerir e dinamizar a evolução das publicações online da organização

Pré-requisito:

-

(20)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

CONTABILIDADE E FINANÇAS

Nome da Ação de Formação

PLANO OFICIAL DE CONTABILIDADE PÚBLICA (POCP)

AVANÇADO

Código

FORM15/16-63

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

350,00 €

Duração

35 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSAFRH

Objetivos

Adquirir conhecimentos que permitam o tratamento das operações patrimoniais e orçamentais complexas;

Enumerar as operações de fecho;

Conhecer os preparativos de consolidação de contas.

Pré-requisito:

Possuir formação em POCP

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

Assistentes técnicos

Temática

CONTRATAÇÃO PÚBLICA

Nome da Ação de Formação

ACORDOS QUADRO E CENTRAIS DE COMPRAS

Código

FORM15/16-01

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

140,00 €

Duração

14 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSAFRH

Objetivos

Adquirir conhecimentos que permitam utilizar os acordos quadro como instrumento facilitador das compras públicas;

Proporcionar aos participantes uma visão da importância das centrais de compras enquanto entidades agregadoras das necessidades e a sua contribuição para a racionalização

dos gastos públicos.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

(21)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

CONTRATAÇÃO PÚBLICA

Nome da Ação de Formação

CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS

Código

FORM15/16-16

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

280,00 €

Duração

28 Horas

Nº de Formandos estimados

2

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSAFRH

Objetivos

Adquirir conhecimentos jurídicos sobre contratação pública, sobretudo numa vertente prática, que habilitem a conduzir toda a atividade administrativa na formação dos contratos, Incluindo a redação das peças procedimentais e a resolução

dos problemas práticos mais comuns.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

Temática

CONTRATAÇÃO PÚBLICA

Nome da Ação de Formação

REGIME LEGAL DE AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS

Código

FORM15/16-45

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

140,00 €

Duração

14 Horas

Nº de Formandos estimados

2

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSAFRH

Objetivos

Compreender os conceitos fundamentais do Regime Legal de Aquisição de Bens e Serviços; Conhecer, através de exemplos

práticos, o conteúdo do normativo de contratação e compras públicas; Saber aplicar os normativos no âmbito da aquisição de bens e serviços; Saber aplicar ou interpretar critérios de escolha

de diversos procedimentos

(22)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

CONTRATAÇÃO PÚBLICA

Nome da Ação de Formação

SABER ELABORAR CONVITES E CADERNOS DE ENCARGOS

Código

FORM15/16-50

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

140,00 €

Duração

14 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSAFRH

Objetivos

Adquirir conhecimentos jurídicos sobre as normas do código dos contratos públicos que habilitem a elaborar as peças do procedimento através de exemplos práticos e trocas de

experiências.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

Temática

CONTRATAÇÃO PÚBLICA

Nome da Ação de Formação

SABER FAZER AJUSTES DIRETOS

Código

FORM15/16-51

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

140,00 €

Duração

14 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSAFRH

Objetivos

Adquirir conhecimentos jurídicos sobre as normas do código dos contratos públicos, que habilitem a lançar e conduzir procedimentos de ajuste direto.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

(23)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

FORMAÇÃO DE DIRIGENTES

Nome da Ação de Formação

AUDITORIA, RENEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONTRATOS DE TIC

Código

FORM15/16-12

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

240,00 €

Duração

24 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSTSI

Objetivos

Adquirir os conceitos necessários para analisar, renegociar, contratualizar e gerir contratos informáticos nos seus múltiplos aspetos

Pré-requisito:

Posse do FORGEP/CADAP; Comissão de serviço subsequente à

Exercício atual de funções dirigentes de nível intermédio;

conclusão da referida formação

Destinatários:

Dirigentes

Temática

FORMAÇÃO DE DIRIGENTES

Nome da Ação de Formação

CURSO AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA (CAGEP)

Código

FORM15/16-20

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

600,00 €

Duração

50 Horas + 25 horas e-learning

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

Direção

Objetivos

Desenvolver competências técnicas transversais dos titulares de cargos dirigentes;

Potenciar uma liderança forte e mobilizadora em sintonia com as exigências da moderna gestão pública.

Pré-requisito:

Exercício de funções dirigentes de nível superior.

(24)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

FORMAÇÃO DE DIRIGENTES

Nome da Ação de Formação

GESTÃO DE BENEFÍCIOS DO INVESTIMENTO EM SI/TIC

Código

FORM15/16-30

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

200,00 €

Duração

20 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

Direção

Objetivos

Adquirir conhecimentos sobre o que é e como implementar uma metodologia de gestão dos investimentos em SI/TIC

orientada para a valorização dos benefícios a obter; Esta metodologia, conhecida por Gestão de Benefícios de Cranfield, será tratada numa lógica de resolução de casos.

Pré-requisito:

Exercício atual de funções dirigentes de nível superior;

Posse do CAGEP/CADAP;

Comissão de serviço subsequente à conclusão da referida

formação.

Destinatários:

Dirigentes

Temática

FORMAÇÃO DE DIRIGENTES

Nome da Ação de Formação

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (FORGEP)

Código

FORM15/16-41

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

1.300,00 €

Duração

120 horas presenciais + 60 horas e-learning

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSTSI

Objetivos

Desenvolver competências técnicas transversais dos titulares dos cargos de direção intermédia, tendo em vista a melhoria

do perfil, experiência e conhecimentos profissionais; Potenciar uma liderança forte e mobilizadora em sintonia

com as exigências da moderna gestão pública.

Pré-requisito:

Exercício de funções dirigentes de nível intermédio

(25)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

FORMAÇÃO DE DIRIGENTES

Nome da Ação de Formação

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Código

FORM15/16-61

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

200,00 €

Duração

20 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

ESIGO

Objetivos

Sensibilizar para as questões de segurança da informação; Conhecer as normas e boas práticas correntes no quadro do uso de informação pública e privada no contexto aplicável

ao setor público e à iniciativa privada

Pré-requisito:

Exercício atual de funções dirigentes de nível superior;

Posse do CAGEP/CADAP; Comissão de serviço subsequente à

conclusão da referida formação

Destinatários:

Dirigentes

Temática

FORMAÇÃO DE DIRIGENTES

Nome da Ação de Formação

VANTAGENS E ARMADILHAS DAS MEDIDAS

DE DESEMPENHO

Código

FORM15/16-62

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

200,00 €

Duração

20 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSAFRH

Objetivos

Adquirir competências para a tomada de decisão, nomeadamente

em metodologias de análise custo-benefício, aplicadas a programas e projetos de investimento em contextos

variados.

Pré-requisito:

Exercício atual de funções dirigentes de nível intermédio;

Posse do FORGEP/CADAP; Comissão de serviço subsequente à

(26)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

GESTÃO DE PESSOAS

Nome da Ação de Formação

LEI GERAL DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS (LTFP)

Código

FORM15/16-35

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

0,00 €

Duração

21 Horas

Nº de Formandos estimados

3

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

SG Mec

Unidades Orgânicas envolvidas

DSAFRH

Objetivos

Debater o processo de laboralização do emprego público ocorrido nos últimos anos até à aprovação da Lei Geral do

Trabalho em Funções Públicas;

Analisar as especificidades da LTFP relativamente ao direito laboral comum, bem como os principais institutos do Código

do Trabalho que lhe são aplicáveis;

Registar os aspetos comuns e aqueles em que se registam diferenças entre a LTFP, por um lado, e a Lei n.º 12-A/2008,

de 27 de Fevereiro (LVCR) e a Lei n.º 59/2008, de 11 de Setembro (RCTFP), por outro.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

Assistentes técnicos

Temática GESTÃO DE PESSOAS

Nome da Ação de Formação PARENTALIDADE: A PROTEÇÃO NA MATERNIDADE,

PATERNIDADE E ADOÇÃO

Código FORM15/16-38

Tipo de Ação de Formação Externa

Preço unitário 140,00 €

Duração 14 Horas

Nº de Formandos estimados 1

Regime de Formação Presencial

Entidade Formadora Protocolo INA

Destinatários:

Dirigentes Técnicos superiores Assistentes técnicos

Unidades Orgânicas envolvidas DSAFRH

Objetivos

Conhecer os fundamentos da proteção na maternidade, paternidade e adoção no Direito Constitucional; Distinguir as áreas da proteção na maternidade, paternidade

e adoção (parentalidade);

Contextualizar a proteção na maternidade, paternidade e adoção no sistema de Segurança Social;

Conhecer os direitos de âmbito laboral e as prestações sociais que concretizam a proteção social.

(27)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

GESTÃO DE PESSOAS

Nome da Ação de Formação

RECRUTAMENTO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Código

FORM15/16-44

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

280,00 €

Duração

28 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSAFRH

Objetivos

Enquadrar o recrutamento e seleção no âmbito da reforma da Administração Pública (AP);

Conhecer o quadro legal do recrutamento na AP; Aplicar o regime a situações concretas, desde a abertura do procedimento até à ocupação dos postos de trabalho; Diferenciar os métodos de seleção em função dos critérios

e das competências a avaliar.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

Assistentes técnicos

Temática

GESTÃO DE PESSOAS

Nome da Ação de Formação

REGIMES DE FÉRIAS, FALTAS E LICENÇAS

Código

FORM15/16-46

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

210,00 €

Duração

21 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSAFRH

Objetivos

Conhecer o regime da duração e organização do tempo de trabalho, com a exclusão do regime de parentalidade; Adquirir conhecimentos teórico-práticos indispensáveis à correta aplicação das normas sobre a duração e organização

do tempo de trabalho (férias, faltas e licenças).

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

(28)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

GESTÃO DE PESSOAS

Nome da Ação de Formação

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO:“NORMATIVOS LEGAIS

APLICADOS À ATIVIDADE ADMINISTRATIVA”

Código

FORM15/16-54

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

400,00 €

Duração

30 horas presenciais + 20 horas e-learning

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSAFRH

Objetivos

Interpretar e aplicar a legislação, regulamentos e normas relativos à Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

Assistentes técnicos

Assistentes operacionais

Temática

GESTÃO ORGANIZACIONAL

Nome da Ação de Formação

ARQUIVO: ORGANIZAÇÃO E MANUTENÇÃO

Código

FORM15/16-09

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

210,00 €

Duração

21 Horas

Nº de Formandos estimados

2

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSEE - DSAFRH

Objetivos

Aplicar as regras de funcionamento do arquivo, de acordo com as técnicas de tratamento de informação documental.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Técnicos superiores

Dirigentes

(29)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

GESTÃO ORGANIZACIONAL

Nome da Ação de Formação

CONCEÇÃO, GESTÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS

Código

FORM15/16-18

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

280,00 €

Duração

28 Horas

Nº de Formandos estimados

3

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSEE

Objetivos

Enquadrar a abordagem da gestão do ciclo do projeto, articulando as fases de conceção, implementação e avaliação;

Usar a abordagem do Logical Framework na conceção e avaliação de projetos; Definir o planeamento operacional do projeto e o sistema de acompanhamento, com base no Logical

Framework e usando métodos ágeis.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

Temática

GESTÃO ORGANIZACIONAL

Nome da Ação de Formação

GESTÃO ADMINISTRATIVA E MATERIAL DE STOCKS

Código

FORM15/16-28

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

280,00 €

Duração

28 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSAFRH

Objetivos

Adquirir os conhecimentos técnicos que permitam maior eficiência da gestão de stocks; Aplicar as regras de gestão

administrativa e de stocks; Identificar as variáveis de organização e armazenagem de material e de stocks; Aplicar os critérios de valorimetria das existências.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Técnicos superiores

(30)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

GESTÃO ORGANIZACIONAL

Nome da Ação de Formação

IMPLEMENTAÇÃO E CERTIFICAÇÃO (NORMA NP EN ISO

GESTÃO DA QUALIDADE: DESENVOLVIMENTO,

9001:2008)

Código

FORM15/16-29

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

210,00 €

Duração

21 Horas

Nº de Formandos estimados

3

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSECTSI

Objetivos

Adquirir as competências necessárias para a implementação de programas de qualidade nos serviços públicos, através dos referenciais da ISO 9001:2008 ou da Common

Assessement Framework (CAF);

Distinguir as respetivas diferenças e complementaridades, possibilitando a opção pelo referencial que mais se ajusta

às estratégias de melhoria contínua das organizações

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

Assistentes técnicos

Temática

GESTÃO ORGANIZACIONAL

Nome da Ação de Formação

GESTÃO DE PROJETOS: CERTIFICAÇÃO IPMA (Módulos 1 e 2)

Código

FORM15/16-32

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

600,00 €

Duração

60 Horas (2 módulos de 30 horas)

Nº de Formandos estimados

2

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

Direção - DSTSI

Objetivos

Adquirir os conceitos fundamentais sobre os Métodos, Técnicas, Procedimentos de Planeamento e Controlo de Projetos; Adquirir conceitos sobre as competências contextuais e

comportamentais que lhes estão associadas;

Praticar, de forma estruturada, a realização de todas as etapas da elaboração dum plano de projeto e o controlo da sua execução. Os conteúdos do curso estão conformes com o NCB

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

(31)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

GESTÃO ORGANIZACIONAL

Nome da Ação de Formação

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO DIGITAL

Código

FORM15/16-31

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

280,00 €

Duração

28 Horas

Nº de Formandos estimados

2

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSEE - DSAFRH

Objetivos

Reconhecer a importância da gestão de documentos de arquivo; Conhecer as características dos documentos de arquivo

eletrónicos e as questões que se colocam à sua gestão; Compreender a preservação dos documentos de arquivo

eletrónicos como um processo proactivo e contínuo; Inferir as soluções e mecanismos utilizados na gestão e

preservação dos documentos de arquivo eletrónicos.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

Assistentes técnicos

Temática

GESTÃO ORGANIZACIONAL

Nome da Ação de Formação

PLANOS DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E

INFRAÇÕES CONEXAS

Código

FORM15/16-39

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

140,00 €

Duração

14 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSAFRH

Objetivos

Elaborar e atualizar planos de gestão de riscos de corrupção e infrações conexas e monitorizar os planos criados de forma a fornecer informações e indicadores relevantes

que permitam a prevenção e/ou atuação.

Pré-requisito:

-

(32)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

GESTÃO ORGANIZACIONAL

Nome da Ação de Formação

SECRETARIADO DE DIREÇÃO

Código

FORM15/16-52

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

210,00 €

Duração

21 Horas

Nº de Formandos estimados

2

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

Direção - DSEE

Objetivos

Adquirir competências de gestão das atividades de secretariado e dos fluxos de informação na organização;

Conhecer as técnicas de organização, arquivo e comunicação; Aprender a utilizar as regras do protocolo e a adotar uma

atitude proativa face aos públicos internos e externos da organização.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Técnicos superiores - Assistentes técnicos

Temática

GESTÃO ORGANIZACIONAL

Nome da Ação de Formação

SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA

AP

Código

FORM15/16-55

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

280,00 €

Duração

28 Horas

Nº de Formandos estimados

4

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSEE - DSAFRH

Objetivos

Compreender os principais conceitos e saber as principais características de um sistema de gestão e avaliação de

desempenho, designadamente, o SIADAP;

Saber como se avalia e gere o desempenho por competências e objetivos; Adquirir ou consolidar competências técnicas na definição de objetivos; Conhecer e saber aplicar as normas

legais dos três subsistemas do SIADAP

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

(33)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Nome da Ação de Formação

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE APOIO ADMINISTRATIVO

Código

FORM15/16-36

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

170,00 €

Duração

21 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSEE

Objetivos

Adquirir competências de organização do trabalho e de gestão do tempo, de agendas profissionais e de atendimento;

Aplicar métodos e práticas de planificação e de organização de tarefas;

Aplicar técnicas de atendimento e receção de visitantes.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Assistentes técnicos

Assistentes operacionais

Temática

LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Nome da Ação de Formação

RESILIÊNCIA: SABER LIDAR COM SITUAÇÕES DE TRABALHO

DIFÍCEIS

Código

FORM15/16-48

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

140,00 €

Duração

14 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSEE

Objetivos

Compreender o conceito de resiliência;

Reconhecer a importância estratégica de adotar uma atitude resiliente; Aprender a criar oportunidades para transformar positivamente os efeitos nocivos da adversidade; Desenvolver fatores de proteção em situações de sobrecarga, instabilidade e

mudança no local de trabalho.

Pré-requisito:

-

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

Assistentes técnicos

(34)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Nome da Ação de Formação

INGLES PARA APRESENTAÇÕES, REUNIÕES E NEGOCIAÇÕES

Código

FORM15/16-34

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

225,00 €

Duração

28 Horas

Nº de Formandos estimados

4

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSECTSI

Objetivos

Adquirir técnicas para estruturar uma apresentação oral para uma reunião ou uma conferência; Adquirir a linguagem específica das reuniões e negociações.

Pré-requisito:

Possuir conhecimentos de Powerpoint, possuir conhecimentos

de inglês oral e escrito e capacidade de manter uma

conversação profissional em inglês.

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

Temática

LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Nome da Ação de Formação

INGLÊS

Código

FORM15/16-67

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

1.200,00 €

Duração

90 Horas

Nº de Formandos estimados

1

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

British Council

Unidades Orgânicas envolvidas

DSECTSI

Objetivos

Desenvolvimento e aperfeiçoamento para participação em grupos de trabalho, encontros e reuniões internacionais

Pré-requisito:

-

(35)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

Nome da Ação de Formação

ANÁLISE DE DADOS AVANÇADA COM SPSS

Código

FORM15/16-07

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

280,00 €

Duração

28 Horas

Nº de Formandos estimados

20

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

EEEC - DSEE - DSECTSI

Objetivos

Desenvolver competências com vista à seleção dos instrumentos de análise de dados e da sua interpretação em duas

vertentes:

a) análise bivariada: testes para diferentes modelos;

b) análise multivariada: métodos de dependência e métodos de interdependência.

Pré-requisito:

Possuir o curso de “análise de dados com SPSS”

ou conhecimentos equivalentes

Destinatários:

Dirigentes

Técnicos superiores

Temática

MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

Nome da Ação de Formação

ANÁLISE DE DADOS COM SPSS

Código

FORM15/16-08

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

350,00 €

Duração

35 Horas

Nº de Formandos estimados

19

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSTSI - DSEE - DSECTSI - Rede Eurydice

Objetivos

Adquirir competências necessárias para efetuar análise de dados com recurso à utilização de um software de estatística (SPSS). O curso está organizado em dois blocos:

1) gestão de dados quantitativos;

2) elaboração de um plano de relatório preliminar de análise de dados.

Pré-requisito:

Possuir o curso “Estatística: os números, tratamentos

e interpretações” ou conhecimentos equivalentes.

Dirigentes

(36)

PLANO DE FORMAÇÃO 2015/2016

Temática

MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

Nome da Ação de Formação

Estatística Bayesiana

Código

FORM15/16-64

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

132,00 €

Duração

45 horas

Nº de Formandos estimados

2

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Unidades Orgânicas envolvidas

EEEC

Objetivos

Introduzir as ideais fundamentais da metodologia bayesiana, compará-la em termos das suas vantagens e desvantagens relativamente à metodologia clássica para resolver problemas

de inferência estatística. No final os formandos devem ser capazes de construir um modelo bayesiano para um problema

específico, implementá-lo usando software adequado, tirar e interpretar corretamente as conclusões.

Pré-requisito:

Possuir conhecimentos de Inferência Estatística

Destinatários:

Técnicos superiores, docentes, outros

Temática

MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

Nome da Ação de Formação

ESTATÍSTICA: OS NÚMEROS, TRATAMENTO E

INTERPRETAÇÕES

Código

FORM15/16-25

Tipo de Ação de Formação

Externa

Preço unitário

210,00 €

Duração

21 Horas

Nº de Formandos estimados

13

Regime de Formação

Presencial

Entidade Formadora

Protocolo INA

Unidades Orgânicas envolvidas

DSECTSI - DSEE

Objetivos

Adquirir os conhecimentos que permitam um bom desempenho com recurso a técnicas de estatística descritiva.

Pré-requisito:

Conhecimentos, e experiência de trabalho, básicos em

Excel.

Destinatários:

Técnicos superiores

Dirigentes

Referências

Documentos relacionados

Clínica Geral 15º Curso de Pós-graduação em Medicina do Trabalho (2011/2013) Curso de Formação Contínua em Atualização em Medicina Preventiva - Cuidados de Saúde

espaço onde os principais nomes da gestão da atualidade discutem os rumos do segmento e apresentam conceitos, cases, ferramentas e soluções para os mais variados cenários e

Os estudos nacionais e internacionais relativos ao desempenho dos alunos em Matemática revelam a necessidade de desenvolver medidas que ajudem a melhorar as

[r]

Tendo como referência o enquadramento jurídico a que se encontra vinculado (Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores), o Plano de Formação tem como

O Município de Maragojipe/BA, através de seu Pregoeiro, faz saber que realizará licitação na modalidade Pregão Presencial Nº 004-PRP/2017, objeto: REGISTRO DE PREÇOS, para futura

32521 22-Fev 9h00/18h00 8 Aspetos práticos da contabilidade para microentidades

32521 22-Fev 9h00/18h00 8 Aspetos práticos da contabilidade para microentidades