• Nenhum resultado encontrado

Análise da Demonstração do Resultado Abrangente: Estudo de Caso da Minerva S/A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise da Demonstração do Resultado Abrangente: Estudo de Caso da Minerva S/A"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Análise da Demonstração do Resultado Abrangente: Estudo de Caso da Minerva S/A

Kalinkia Nunes Teixeira Chaves1, Luma Paula Sousa Rocha1, Geovane de Oliveira Pereira1, Luciana da Silva Moraes Sardeiro1

1Curso Ciências Contábeis – Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC)

Av. Filadélfia, 568 – 77816-540, Araguaína – TO – Brazil

kali.nunes08@gmail.com; lumapaulasousarocha@gmail.com; contábeis@itpac.br; lumoraes.ba@gmail.com

Abstract: The focus of this work is the DRA, Comprehensive Statement of Income, mandatory according to CPC 26. In order to study the DRA of the company Minerva SA in the period from 2013 to 2015. The method used is the inductive, with research qualitative / quantitative of the applied type, exploratory approach with documental and bibliographic research. Based on the problematic: if its demonstration is in accordance with the current legislation and what information is possible to extract from its analysis, what its importance and contribution to the set of statements in a managerial way. It is justified, based on the assumption that the financial statements should be loaded with useful and relevant information to assist them in making decisions. It was then possible to conclude that the entity presents the DRA in accordance with accounting legislation and practices, but failed to explore it within the Explanatory Notes for management purposes.

1 INTRODUÇÃO

Segundo o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, CPC 26, as demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial de uma entidade e seu objetivo é dar informações úteis aos seus usuários à cerca de seu patrimônio e desempenho, dentro de um determinado período, para auxiliá-los na tomada de decisão.

De acordo com o Financial Accounting Standards Board, o FASB, define o resultado abrangente como:

“resultado abrangente é uma alteração no patrimônio de uma empresa durante um período de transações e outros eventos e circunstâncias não originadas dos sócios. Inclui todas as alterações no capital próprio durante um período, exceto as resultantes de investimentos por parte dos sócios e distribuições aos sócios.” (FASB, Concept Statement Nº 6, 1985).

(2)

A Demonstração do Resultado Abrangente - DRA é, portanto, a representação de todas as alterações incorridas no patrimônio da entidade e não reconhecidas no resultado, sem ação dos sócios ou distribuição a eles por meio do pagamento de dividendos, registrando-se em seu patrimônio líquido.

Para estudo desta demonstração foram utilizadas as demonstrações da Minerva S.A., companhia de capital aberto que negocia suas ações na BM&FBOVESPA, tem por atividade principal o abate e processamento de carnes, comercialização de carnes in natura resfriadas, congeladas e processadas, e exportação de gado vivo. Sua sede social está localizada em Barretos (SP), com várias unidades de produção pelo país, uma delas em Araguaína (TO), sendo, portanto, de importância para economia e desenvolvimento local.

Este trabalho tem por objetivo estudar e analisar a DRA da companhia Minerva S.A. para extrair informações que comprovem a importância e utilidade desta demonstração para fins contábeis e gerenciais. Versa dentro do conteúdo do CPC 26 de Tópicos Emergentes em Contabilidade, interligado aos fundamentos de Auditoria Contábil, onde a DRA estudada responderá à problemática: se está de acordo com a legislação vigente e suas exigências e quais informações são possíveis extrair de sua análise, qual sua importância e contribuição para o conjunto das demonstrações de forma gerencial, à entidade em si e seus investidores.

Justifica-se, partindo do pressuposto que as demonstrações contábeis devem ser carregadas de informações úteis e de relevância para que auxiliem na tomada de decisões, com efeito, este trabalho demonstrará do que se trata e qual a relevância informacional da DRA para seus usuários neste estudo de caso.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O conceito de resultados abrangentes (comprehensive income) surgiu inicialmente pela publicação do FASB (Financial Accounting Standards Board) em Concepts Statement Nº 3 de 1980 (Elements of Financial Statements of Business Enterprises), substituído pelo Nº 6 (Elements of Financial Statements) em 1985. No CON3, Footnote 29, resultados abrangentes é tido como um conceito amplo, amplo o suficiente para incluir mudanças de preços, inclusive de preços de vendas de produtos, amortização de custos, entre outros, já em 1985, com a substituição pelo Concepts Statement Nº 6, esta menção ganha forma definida e clara tal qual a conhecemos hoje.

(3)

Apenas em 2007, o IASB (International Accounting Standards Board), publicou uma revisão do IAS 1 no intuito de promover a convergência ao US GAAP (“Generally Accepted Accounting Principles” ou Princípios Contábeis Geralmente Aceitos) para padronização das normas de contabilidade internacionais e incluindo a DRA.

Segundo o IAS 1 (International Accounting Standards), os itens de outros resultados abrangentes devem ser classificados de acordo com a sua natureza e representados em dois grupos distintos: aqueles que não serão reclassificados subsequentemente para o resultado do período; aqueles que poderão ser reclassificados para o resultado quando condições específicas forem atingidas.

As Notas Explicativas deverão apresentar, conforme IAS 1, no mínimo: informação sobre as políticas contábeis adotadas e sua base de preparação; procedimentos de aplicação das políticas contábeis da entidade relevantes a critério da administração; principais pressupostos relacionadas ao futuro e outras principais fontes de incertezas de estimativas que possuem risco significativo de provocar ajuste material nas demonstrações.

A obrigatoriedade da DRA e não é prevista pela Lei das S/A 6.404/76 e alterações Lei nº 11.638/07 e Lei nº 11.941/09, porém, advindo o a Resolução do CFC nº 1.185/09 e CPC 26, a DRA é obrigatória fazendo parte do conjunto das demonstrações contábeis, podendo ser apresentada em conjunto a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido - DMPL ou separada com notas explicativas.

De acordo com o CPC 26, Resultado abrangente - RA é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários.

3 MATERIAL E MÉTODOS

Este trabalho foi realizado através de pesquisa, primeiramente se a empresa selecionada atendia aos critérios necessários para contextualizar a problemática e o objetivo da mesma; o método de abordagem é o indutivo. A natureza da pesquisa é do tipo aplicada; classificada ainda como qualitativa e quantitativa e do tipo exploratória.

Os instrumentos técnicos utilizados para coleta de dados foram o estudo de caso com uso de pesquisa bibliográfica principalmente na legislação, pronunciamentos e divulgações no que tange ao assunto e documental sobre demonstrações contábeis da empresa estudada, a

(4)

pesquisa documental, as demonstrações contábeis, foi obtida no site do BM&FBOVESPA, utilizando o período de 2013, 2014 e 2015. Pesquisa esta, desenvolvida e aplicada durante o correr do segundo semestre de 2016.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Observa-se que, em todos os anos analisados apresentou resultado negativo, como reflexo do resultado do exercício que demonstrou prejuízo. Além de que os RA estão inseridos na DMPL.

A base de mensuração, conforme nota explicativa foi o custo histórico, exceto por alguns ativos e passivos na forma de instrumentos financeiros e mensurados pelo valor justo, em moeda funcional da controladora e por ser a mais influente na formação do preço de venda e na

A companhia Minerva S.A. atende ao exposto apresentando a DRA com o mínimo necessário, sendo composto quase que em sua totalidade dos Ajustes de Avaliação Patrimonial. Estes, por sua vez, representam os ajustes a valor justo dos instrumentos financeiros tal como passivos financeiros não derivativos: empréstimos, financiamentos, debêntures, fornecedores e contas a pagar.

Os resultados abrangentes “atualizaram” os resultados auferidos pela entidade ao longo dos anos estudados, seus valores são registrados no Balanço Patrimonial e não no resultado do exercício, fato este de relevância dentro do desempenho da entidade e de importância gerencial para os usuários, visto que, por mais que ainda não realizados, estes valores demonstram aos

(5)

acionistas e investidores as expectativas reais de valores do patrimônio líquido da companhia, conforme quadro abaixo.

No âmbito da auditoria, destaca-se que, os auditores emitiram opinião favorável e sem nenhuma ressalva em seu relatório às demonstrações, destacando que foi a mesma empresa de auditoria em todos os anos, desta forma, as mesmas estão representando adequadamente a situação patrimonial e financeira da entidade, elaboradas em conformidade com as práticas contábeis brasileiras e normas internacionais emitidas pelo IASB, dando confiabilidade aos valores e bases de mensuração.

Porém, as notas explicativas mencionaram a elaboração da DRA apenas para cumprir com a obrigação da legislação vigente, deixando de destacar sua importância, finalidade e deixando de evidenciar o que está inserido em sua composição, visto que as notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis e necessárias para sua melhor compreensão, sinalizando que esta demonstração não é utilizada para fins gerenciais ou como parte auxiliar na tomada de decisão dos acionistas controladores.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Contudo, respondendo a problemática, a entidade apresenta a DRA em conformidade com a legislação vigente e práticas contábeis, mas deixou de explorá-la dentro das Notas Explicativas para fins gerenciais, não dando retorno aos acionistas e investidores sobre a sua influência sobre os resultados da companhia em consolidado, sua composição e significado, conforme evidenciado anteriormente através de tabelas e gráfico.

(6)

Foi possível identificar a proporção em que a conta Outros Resultados Abrangentes influenciou na posição patrimonial da entidade, onde no período de 2013 a 2015 apresentou decréscimos e acréscimos ao Patrimônio Líquido, sendo 2015 o ano mais significativo, pois representa boa parcela do saldo negativo do PL. Os resultados abrangentes foram quase integralmente compostos por Ajuste de Avaliação Patrimonial, reflexo de ajustes a valor justo de ativos e passivos instrumentos financeiros. A DRA pode e deve ser vista como medida de desempenho que alarga o conceito de resultado econômico ou resultado contábil. Estas influências são de relevância às demonstrações contábeis, pois contribuem em seus resultados e atualizam a posição patrimonial da entidade para saldos mais realísticos em situações não diretamente relacionadas aos sócios e que devem ser retratados a eles.

REFERÊNCIAS

Banco Central do Brasil. Demonstração Contábil em padrão IFRS. Disponível em:

<http://www.bcb.gov.br/pre/evento/arquivos/2010_8_121/Demonstracao%20Contabil%20em %20Padrao%20IFRS%20Ibracon.PDF> Acesso em: 29 out. 2016.

BRASIL, Lei nº 6.404 de 15 dezembro de 1976. BRASIL, Resolução CFC 1.185/09 alt. 1.376/11.

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento Técnico CPC 26 (R1) Apresentação das Demonstrações Comtábeis, 2011.

FASB. Financial Accounting Standards Board. Concepts Statements. Disponível em: <http://www.fasb.org/home> Acesso em: 29 out. 2016.

MINERVA S.A. Informações Financeiras. Disponível em: MINERVA FOODS <http://portal.minervafoods.com/> Acesso em: 29 out. 2016.

Referências

Documentos relacionados

Justificativa: O elevado índice de cidadãos sem condições financeiras para arcar com os custos da contratação de um profissional particular para patrocinar os litígios decorrentes

Considerando que no calculo do valor das depreciações é utilizado o valor do veículo sem rodagem, ao valor total das aquisições e das vendas de veículos, em cada semestre,

A ingestão do colostro, sempre de alta qualidade, é de suma importância e deve ser fornecido o mais rápido possível, no máximo até 6 horas após o

72 Figura 4.32: Comparação entre a saída real e a saída calculada pela rede para todos os ensaios no treinamento, para o Modelo Neural 4b.. 75 Figura 4.35: Comparação entre

Não é esperado que o produto apresente toxicidade ao órgão-alvo específico por exposição repetida. Perigo por aspiração: Não é esperado que apresente perigo

Deve justificar a sua resposta com base nos valores próprios e vetores próprios (calcule os vetores próprios apenas quando necessário). c) Indique uma condição inicial não

Por meio da Tabela 5, observa-se que para a estação Rothera, o verão foi o único período do ano que a estação apresentou pequena tendência de resfriamento,

Assim, e através da interface gráfica, o utilizador é capaz de definir perfis de aquecimento, assim como fornecer ao controlador a informação relativa à ocupação dos