• Nenhum resultado encontrado

NVDA NonVisual Desktop Access

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NVDA NonVisual Desktop Access"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

NVDA – NonVisual Desktop Access

André C. dos Santos; Bruno C. de Oliveira; Caio C. L. Bastos; Dan Shinkai; Daniel B. Moreira; Daniel P. Barreto

Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP São Paulo

Keywords:

Acessibilidade, NVDA, navegação.

Abstract

This article was written based on the screen-reader NVDA (Nonvisual Desktop Access), an open-source software developed for the Windows platform. A viable alternative to commercial softwares, NVDA is freeware and easy to use by visually impaired users. Navigation methods and detailed functions will be aborted during this article.

Resumo

Este artigo descreve o software leitor de telas NVDA (Non-Visual Desktop Access), um aplicativo open-source desenvolvido para a plataforma Windows. Por ser gratuito, torna-se uma alternativa viável para ser usado por portadores de deficiência visual. A abordagem de métodos de navegação e detalhes do seu funcionamento será tratada no decorrer deste artigo.

(2)

1. Introdução

Pessoas portadoras de deficiência visual necessitam programas específicos para terem acesso ao computador. Existem diversas alternativas entre os programas comerciais: JAWS [1], VIRTUAL VISION [2], SUPERNOVA [3]. Estes softwares custam em torno de mil dólares (aproximadamente mil e oitocentos reais) o que resulta um tanto proibitivo para um significativo número de usuários. O NVDA é uma alternativa gratuita que garante aos portadores de deficiência visual o acesso a uma ferramenta essencial na utilização do computador no seu dia a dia. O NVDA é desenvolvido pela NV Access, uma organização não governamental, e está hoje em sua quarta versão estável, existindo uma quinta versão de testes RC1. Com alvo na plataforma Windows, o NVDA pode utilizar várias opções de sintetizadores de voz e tem suporte para inúmeras línguas diferentes. Funcionalidades equivalentes aos softwares comerciais e outras inovações fazem do NVDA uma ótima alternativa de software livre.

O NVDA é um software compatível com a plataforma Windows. Sua compatibilidade na versão 0.6p3.2 é garantida nos sistemas Windows 2000, Windows XP 32 bits e Windows Vista 32 bits. No Windows 7, o NVDA foi testado e funciona sem dificuldades, já que este último sistema operacional permite fazer a instalação com compatibilidade para versões anteriores do Windows. O programa está disponível para download no site: http://www.nvda-p r oject.org/wiki/Download .

(3)

2. Inicialização e Configurações

2.1 – Abrindo o NVDA

Você pode iniciar o NVDA apertando as teclas Ctrl+Alt+N ou pelo menu iniciar. Quando o NVDA terminar de carregar, você deverá ouvir “NVDA Started” (NVDA iniciou). Quando o NVDA iniciar pela primeira vez, você será recebido com uma caixa de diálogo contendo algumas informações básicas sobre as teclas modificadoras e menu do NVDA.

(4)

2.2 - Teclas de comandos do NVDA

A maioria dos comandos de teclado específicos do NVDA geralmente consiste em pressionar a tecla modificadora do NVDA, que é o “insert”, (você pode configurar o “capslock” para ser a tecla modificadora) juntamente com uma ou mais outras teclas.

A maneira fácil de explorar todas as diferentes teclas de comando é acionar a ajuda do teclado. Para utilizá-la pressione NVDA+1. Enquanto você estiver na ajuda do teclado, ao pressionar qualquer tecla, será anunciado o que a mesma faz. Não se preocupe, pois durante o modo de ajuda do teclado os comandos não vão funcionar efetivamente; sendo assim, podemos testar todas as teclas possíveis.

2.3 - Acessando o menu do NVDA

Para acessar o menu do NVDA enquanto o programa estiver funcionando, pressione NVDA+N. Aparecerá a janela correspondente.

Nela temos: o menu Preferências que nós permite configurar o NVDA do melhor jeito que desejarmos, o menu Ferramentas úteis para os programadores, e o menu Ajuda para acessar o guia do usuário. Possui também os itens Voltar à

configuração salva e Salvar configuração, responsáveis por reverter ou salvar sua

configuração atual respectivamente. Finamente, a opção Sair fecha o NVDA.

2.3.1 - O menu de Preferências

Possui diversas opções de configuração úteis. A seguir abordamos com algum detalhe aquelas que julgamos mais relevantes.

(5)

2.3.1.1 - Opções gerais

Você pode alterar as opções gerais entrando nesta opção que se encontra no menu de preferências. Ao clicar aparecera a tela correspondente:

Para configurar o idioma:

Basta escolher o idioma da sua preferência, localizado na caixa de dialogo superior. Para se mover entre as opções, use setas. A cada opção, o NVDA a lerá para você.

Outras opções:

Existem mais duas opções com caixa de checagens. Delas podemos escolher se queremos que o NDVA salve as configurações automaticamente ao sair do programa, e que avise antes de sair do programa.

A última opção, Grau de informações no log, refere-se àquilo que você quer que o NVDA registre em relatórios sobre suas atividades enquanto utiliza o programa, opção utilizada com frequência pelos desenvolvedores.

(6)

2.3.1.2 - Opções de voz

Você pode alterar as configurações de voz entrando nesta opção que se encontra no menu de Preferências. Ao clicar aparecerá a tela correspondente.

Nesta tela, temos opções para alterar a Voz, Variante, Velocidade, Tom,

Inflecção (sic), e Volume, dentre outras. Usando sempre as setas nas opções, o NVDA

fará uma prévia de como ficará o resultado final. Para alterar a Voz, temos uma caixa combinada, que lista todas as vozes do sintetizador em uso. Você conseguirá ouvir cada opção usando as setas para se movimentar. Para alterar a Variante (opção somente válida para eSpeak), temos também uma caixa combinada, que lista as possíveis variações de vozes. Estas variações correspondem aos diferentes tipos de vozes (masculino, feminino, infantil, etc.) e sotaques que pode assumir a locução do NVDA. Para alterar a Velocidade, esta opção vai de zero (lento) a cem (rápido). Para alterar o

Tom, esta opção vai de zero (baixo) a cem (alto). Para alterar a Volume, esta opção vai

de zero (baixo) a cem (alto). Para alterar a Inflecção (sic), aumento e diminuição no tom, esta opção vai de zero (fraco) a cem (forte).

Existem mais quatro opções com caixas de checagem: Falar toda a pontuação,

Aumentar tom para maiúsculas, Dizer cap antes de maiúsculas e Bipar em maiúsculas. Estas opções são autoexplicativas e dispensam maiores comentários.

(7)

Você também pode configurar muitas opções a partir de qualquer local pressionando NVDA+Ctrl+(alguma das setas). As setas para cima e para baixo permitem que se altere o valor (aumentando ou diminuindo) nas opções. As setas para direita e esquerda alternam as opções possíveis a serem configuradas.

2.3.1.3 - Opções de teclado

(8)

3. Opções de Sintetizadores

Aqui escolhemos o sintetizador que gostaríamos de usar.

Existem diversas opções de sintetizadores de voz disponíveis para serem utilizadas pelo NVDA. Dentre estas temos o SAPI5 que é nativo do Microsoft Windows Narrator, mas que infelizmente não possui suporte para a língua portuguesa gratuitamente. A empresa AT&T [4] retém o direito comercial de uma versão SAPI5 em português denominada Raquel, que custa quarenta e cinco dólares. A empresa Loquendo [5] produziu o SAPI5 na voz Gabriela que também é paga. Outra opção para sintetizador de voz é o eSpeak, utilizado por padrão pelo NVDA e fornecido junto com ele.

O NVDA também funciona com o SAPI4, existindo mais duas opções de sintetizadores. O Display cuja principal funcionalidade é para mostrar aos desenvolvedores sem deficiência visual o que o NVDA está lendo para a realização de testes. Finalmente, existe o modo Silence, cuja única função é não emitir som.

Dentre as opções de voz, o eSpeak possibilita que se modifique a velocidade de pronúncia das palavras, o tom da voz, para mais agudo ou grave e também o volume. Há ainda configurações de leitura e de pontuações, como também configurações específicas de alertas em letras maiúsculas, mencionadas na seção 2.3.1.2 acima.

4. Navegação

O NVDA possibilita a navegação por meio do teclado ou pelo mouse. Assim, ele possibilita uma total integração com o sistema operacional e com seus usuários.

(9)

4.1 Navegando com o mouse

Quando se utiliza o mouse, o NVDA informa por padrão o nome do objeto que está sob o cursor. Quando suportado, o NVDA irá ler um parágrafo quando o mouse é colocado sobre um determinado trecho de texto. Também, o NVDA pode ser configurado para anunciar o tipo de controle ou do objeto que o mouse está movimentando. Um sistema inovador no NVDA permite que o usuário portador de deficiência visual saiba onde o cursor do mouse está na tela. À medida que o cursor move-se para cima na tela, um beep ira soar cada vez mais agudo. À medida que o cursor move-se para a direita ou para a esquerda, o beep ira se deslocar nas caixas de som. Para utilizar essa função é necessário que se ative esta função manualmente e é preciso ter caixas de som estéreo [6].

4.2 Foco

A navegação por foco é à base da navegação no sistema Windows. Através das teclas TAB (para frente) e SHIFT+TAB (para trás), a tecla ALT para abrir os menus da

(10)

janela e as setas (↑, →, ↓, ←) para cima e para baixo e para os lados, para percorrer os menus e por fim, a combinação ALT+TAB para alternar entre janelas. Quando o cursor chega a um objeto ele irá informar o nome do objeto, assim como o estado e o tipo [6].

4.3 System Caret

O Sistema Caret nada mais é do que um objeto com um cursor editor. Este sistema é utilizado principalmente em editores de texto. A navegação é a usual, com as setas, todas as direções e os comandos para direcionar para menus e alternar entre janelas. Quando se seleciona um trecho de texto, o NVDA alerta sobre a seleção, assim como a cada letra digitada, por palavra e por linha, no caso de uma linha em branco. Pode-se ler o texto todo com o comando NVDA+seta para baixo [6].

(11)

A navegação por objeto é um método para se locomover pelo sistema operacional. A idéia dessa movimentação é baseada em uma árvore sendo o desktop a raiz desta árvore e as aplicações que estão rodando no momento são os galhos. Esta árvore é organizada de maneira lógica e com o tempo torna-se fácil localizar a informação desejada. Esse tipo de organização não tem relação alguma com a interface gráfica, pois o NVDA não possui funções de vídeo. Para ver a lista completa de comandos desse tipo de navegação, vide Apêndice I da referência [6].

4.5 Revisando o texto

O NVDA permite que se leia o texto por caractere, por palavra ou por linha. Essa funcionalidade torna-se muito útil no DOS ou em objetos em que o cursor não é de edição. A leitura de texto em páginas protegidas e arquivos PDF são exemplos de tais situações. Para ver a lista completa de comandos desse tipo de navegação, vide Apêndice I da referência [6].

(12)

5. Conclusão

O NVDA é um software open-source e gratuito com muitas funcionalidades flexíveis, como as opções de voz, e diferenciadas como a usabilidade do mouse. A sua facilidade de utilização e seu constante aperfeiçoamento torna esse software altamente competitivo perante os softwares comerciais como o JAWS, VIRTUAL VISION e SUPERNOVA. Comandos simples, com poucas teclas e diversas opções de configuração de voz tornam o NVDA um software leitor de tela completo.

(13)

6. Referências

[1] JAWS, Freedom Scientific. <http://sales.freedomscientific.com/category.aspx? categoryID=11>. Acessado em 06/11/2009.

[2] VIRTUAL VISION inclusão digital para deficientes visuais. <http://www.virtualvision.com.br>. Acessado em 06/11/2009.

[3] SUPERNOVA, Dolphin delivering independence. <http://www.yourdolphin.com/>. Acessado em 06/11/2009.

[4] AT&T natural voices. <http://www.nextup.com/attnv.html>. Acessado em 06/11/2009.

[5] Loquendo vocal technology and services. <http://www.loquendo.com>. Acessado em 06/11/2009.

(14)

7. Apêndice: Alguns Atalhos de Teclado no NVDA

Comandos para revisão de texto:

Shift+numpad7: Linha superior

numpad7: Linha anterior

numpad8: Linha atual

numpad9: Próxima linha

Shift+numpad9: Linha inferior

numpad4: Palavra anterior

numpad5: Palavra atual

numpad6: Próxima palavra

Shift+numpad1: Começo de linha

numpad1: Caractere anterior

numpad2: Caractere atual

numpad3: Próximo caractere

Shift+numpad3: Fim de linha

numpad Plus: Ler todo texto

Comandos para navegação por objetos:

NVDA+numpad5: Informa o objeto atual

NVDA+numpad8: Move para o objeto pai (movendo em direção a raiz)

NVDA+numpad4: Move para o objeto anterior (o objeto anterior a esse no

(15)

NVDA+numpad6: Move para o próximo objeto (objeto diretamente seguinte no

mesmo nível)

NVDA+numpad2: Move para o primeiro objeto filho (o primeiro galho saído

do objeto)

NVDA+Shift+numpad4: Move para o objeto anterior no fluxo

NVDA+Shift+numpad6: Move paro o próximo objeto no fluxo

NVDA+numpadMinus: Move para o foco

NVDA+numpadEnter: Objeto atualmente ativo

NVDA+numpadDivide: Move o mouse para o atual objeto

NVDA+numpadMultiply: Move para o mouse

NVDA+Shift+numpad5: informa o tamanho do objeto atual em relação ao

tamanho da tela

NVDA+numpadPlus: Informa todos os objetos – começa a partir do objeto

Referências

Documentos relacionados

Caso este equipamento apresente alguma não conformidade, encaminhe-o para a Assistência Técnica Autorizada VONDER

pode agora olhar para as técnicas de leitura fria como eles podem aplicar em um contexto romântico. Esta seção não pretende ser uma contribuição para a sempre crescente,

Nessa disserta¸c˜ ao provaremos a existˆ encia e unicidade de solu¸c˜ ao global para um sistema n˜ ao linear do tipo termoel´ astico com condi¸c˜ oes de ac´ ustica sobre

Como pode ser observado nos exemplos acima, o gráfico da função linear também é representado por uma reta, mas esse gráfico apresenta uma particularidade em relação à

Paradoxalmente, o setor agropecuário como um todo (mensurado pelo rácio entre os trabalhadores ocupados neste setor e o total de ocupados no município), que é dominante na

Essa pesquisa foi realizada na Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho, localizada na cidade da Vitória de Santo Antão – PE, o jogo didático da memória

- Pasteuria nishizawae (isolado PN1) foi eficiente na dose 10 8 endósporos por planta, aplicados no sulco de plantio, para o controle inicial de Heterodera glycines, em

Realizar exercícios específicos de cinesioterapia laboral/ ginástica laboral para melhorar o desempenho e prevenir lesões osteomioarticulares; Realizar palestras/treinamento