• Nenhum resultado encontrado

EMENTAS DISCIPLINAS ELETIVAS 12/2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EMENTAS DISCIPLINAS ELETIVAS 12/2"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EMENTAS DISCIPLINAS ELETIVAS 12/2

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

Pré-requisito: Direito do Trabalho I (7º período) EMENTA

Seguridade Social. Evolução mundial dos sistemas de proteção. Histórico da seguridade no Brasil e nos demais países ocidentais.Técnicas de proteção social. Conceitos. Fontes. Autonomia do Direito da Seguridade Social. O sistema capitalista e o homem previdente. A seguridade social na Constituição de 1988. As reformas (Emendas Constitucionais 20/98. 41/2003, 47/2005). Custeio. Prescrição e decadência. Infrações e disposições penais. Procedimentos administrativos na Previdência Social e na Receita Federal do Brasil na execução fiscal. Previdência Complementar fechada e aberta. Regimes próprios. Críticas e dificuldades do sistema.

Ênfase na qualidade de segurado e formação para o SAJE. Os benefícios da seguridade social e as reformas (Emendas Constitucionais 20/98, 41/2003, 47/2005). Beneficiários da seguridade. Benefícios em espécie e serviços. Carência e prescrição em relação à prescrição e decadência. Contagem recíproca de tempos de serviços. Perda do valor dos benefícios.

CÁLCULOS TRABALHISTAS

Pré-requisito: Direito do Trabalho II (8º período) EMENTA

Cálculos de horas extras. Cálculo de correção monetária e juros de mora. Cálculo de adicional noturno. Cálculo de diferenças salariais mensais diversas. Cálculo de indenização por estabilidade. Cálculos de contribuição previdenciária. Cálculo de Imposto de Renda.

DIREITOS HUMANOS

Pré-requisito: Direito Constitucional III (4º período) EMENTA

Conceito. Evolução Histórica. Gerações. Fundamentos. Fontes. Técnicas Internacionais De Proteção. Proteção Universal. Proteção Regional. Direitos Humanos No Brasil.

DIREITO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

Pré-requisito: Direitos Reais (5º período) EMENTA

Relevância econômica dos bens de natureza intelectual. Classificação dos direitos de propriedade intelectual. Propriedade industrial. Direitos autorais. Registro e proteção. Contratos de propriedade intelectual.

(2)

LEIS PENAIS ESPECIAIS

Pré-requisito: Direito Penal IV (5º período) EMENTA

A descentralização legislativa e a proliferação de leis penais incriminadoras. Contravenções penais. Crimes contra a criança e o adolescente. Crime organizado. Crime de tortura. Crimes de trânsito. Estatuto do desarmamento. Crimes de violência doméstica contra a mulher. Crimes de tóxicos. Crimes de licitação. Crimes de prefeitos.

DIREITO DAS FINANÇAS PÚBLICAS

Pré-requisito: Drt. Constitucional III (4º período) EMENTA

Estatuto constitucional do orçamento. Plano plurianual. Lei das Diretrizes Orçamentárias. Lei Orçamentária Anual. Orçamento fiscal. Orçamento de investimento. Orçamento da Seguridade Social. Processo legislativo orçamentário. Tribunal de contas e controle financeiro do Estado. Lei de Responsabilidade Fiscal. Lei das finanças públicas. Repartição de receitas. Controle financeiro, contábil, orçamentário, operacional e patrimonial.

DIREITO SINDICAL E COLETIVO DO TRABALHO

Pré-requisito: Direito do Trabalho I (7º período) EMENTA

Generalidades. Evolução Histórica do Direito Coletivo do Trabalho. Evolução Histórica do Movimento Operário. Princípios. Negociação Coletiva de Trabalho. Sindicatos. Convenção e Acordo Coletivo. Direito de Greve. Dissídio Coletivo.

DIREITO ROMANO

Pré-requisito: Direito e História (2º período) EMENTA

O Direito Romano: Origens, métodos, objetivos. A evolução histórica do Direito Romano: Direito e Política, ontem e hoje. A importância do estudo crítico das fontes: o problema das interpolações na obra de Justiniano e suas consequências na atualidade. As três grandes fases na evolução histórica de Roma – Realeza, República e Império – e suas repercussões nos atuais ordenamentos jurídicos. Sua estrutura interdisciplinar.

DIREITO ADMINISTRATIVO NA SOCIEDADE DE RISCOS Pré-requisito: Drt. Administrativo II (5º período)

EMENTA

Princípio de Legalidade. (In)disponibilidade dos Bens e Interesses Públicos. Administração Pública e a Realização dos Preceitos Constitucionais. O Direito Administrativo numa Sociedade de Riscos.

(3)

DIREITO TRIBUTÁRIO APLICADO

Pré-requisito: Direito Tributário II (7º período) EMENTA

Norma Jurídica. Norma Jurídica Tributária. Regra-Matriz de Incidência Tributária. Hipótese de Incidência Tributária. Conseqüência: Obrigação Tributária. Norma de Isenção Tributária. Aplicações da Regra-Matriz de Incidência Tributária: Imposto sobre Produtos Industrializados, Imposto de Renda, Imposto de Importação, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, Imposto sobre Serviços.

DIREITO CONCORRENCIAL

Pré-requisito: Direito Empresarial III (8º período) EMENTA

Fundamentos constitucionais e legais do Direito Concorrencial. Concorrência Desleal. Condutas da concentração de atividades econômicas. Estrutura do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência – SBDC. Procedimentos processuais para análise dos atos de concentração. Sanções decorrentes das leis antitrustes.

GARANTIAS CONSTITUCIONAIS

Pré-requisito: Drt. Constitucional III (4º período) EMENTA

Teoria e Prática: Mandado de Segurança; Mandado de Segurança Coletivo; Habeas Data; Habeas Corpus; Ação Popular; Mandado de Injunção; Ação Civil Pública.

DIREITO DAS CIDADES

Pré-requisito: Direito Administrativo II (5º período) EMENTA

Meio ambiente artificial – cidades. Teoria Geral do Urbanismo e Direito Urbanístico Aspectos constitucionais do Urbanismo no Brasil – direitos fundamentais e direitos sociais. Planejamento Urbanístico e suas espécies. Lei 10.257/200 – Estatuto das Cidades. A função social da propriedade urbana. Gestão Democrática das cidades. Cidades sustentáveis. Instrumentos do Planejamento Urbanístico Brasileiro. Plano Diretor do Município. Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV. Responsabilidade do Gestor Público Municipal.

PROCESSO ELETRÔNICO

P

Prréé--rreeqquuiissiittoo: Processo Civil III

E

EMMEENNTTAA

A informatização judicial no Brasil. Processo eletrônico e teoria geral do processo eletrônico. Sociedade da informação e direito. O direito e as novas tecnologias. Direito material

(4)

eletrônico e direito processual. A inserção do processo eletrônico. O processo eletrônico não desumaniza a relação. As regulamentações do CNJ e do TST.

TEORIAPOLÍTICA

Pré-requisito: Drt. Constitucional II (3º período) EMENTA

Teoria clássica das elites (Mosca, Pareto, Michels). Teorias neoelitistas (Mills). Teorias pluralistas (Schumpeter, Downs, Dahl). Teorias neomarxistas (Poulantzas, Offe, Przeworski, Elster). Teorias institucionalistas (Skocpol, Tilly). Teoria democrática.

DIREITO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO Pré-requisito: Drt. do Trabalho I (7º período)

EMENTA

A Sociedade Pós-Industrial e o Direito do Trabalho. Globalização e Implicações nas Relações de Trabalho. Dos Princípios do Direito do Trabalho no Mundo Contemporâneo. Flexibilização dos Direitos Trabalhistas. Surgimento das Novas Modalidades de Relação de Emprego (Teletrabalho, Trabalho Intelectual, Trabalho a Tempo Parcial e Terceirização). Releitura dos Requisitos da Relação de Emprego.

PRÁTICA EM PROCESSO ADMINISTRATIVO Pré-requisito: Drt. Tributário II (7º período)

EMENTA

Processo Administrativo no âmbito federal. Processo licitatório. Sindicância e processo administrativo disciplinar. Processo expropriatório. Processo administrativo fiscal (federal, estadual e municipal).

LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVO Pré-requisito: Drt. Administrativo II (5º período) EMENTA

Licitações; Contratos Administrativos;

PSICOLOGIA FORENSE

Pré-requisito: Direito e Psicologia (2º período) EMENTA

Definição, origem e desenvolvimento da Psicologia Jurídica no Brasil. Relação entre Psicologia e Direito. Responsabilização e reparação. Temas específicos de Psicologia nos tribunais. Atuação do psicólogo nas diversas Varas.

(5)

ELEMENTOS CRÍTICOS DOS DIREITOS DE PERSONALIDADE Pré-requisito: Direito de Família (6º período)

EMENTA

Evolução histórica e conceituação dos direitos de personalidade. Fundamentos dos direitos de personalidade. Teorias dos Direitos de Personalidade. Situações jurídicas subjetivas. Classificação dos direitos de personalidade. Direitos de personalidade em espécie. Integridade física. Honra. Dados sensíveis e imagem.

DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS Pré-requisito: Drt. Constitucional III (4º período) EMENTA

As Relações Internacionais como área de estudo e suas origens. Os principais atores internacionais contemporâneos e suas implicações para o Direito Internacional. Relações pacíficas e relações conflituosas. Relações diplomáticas ou de reciprocidade. Relações de cooperação. Relações de integração ou blocos econômicos. Estado Nação – conceito, classificação e hierarquia internacional do Estado. Organizações internacionais – conceito, classificação e evolução. Empresas transnacionais – conceito, classificação e evolução. Sistema internacional. Conflitos e resoluções de conflitos.

HERMENÊUTICA JURÍDICA Pré-requisito: Ética (6º período) EMENTA

A construção do discurso Jurídico. As bases históricas da verdade jurídica: a interpretação da verdade entre os gregos e na Idade Média; a racionalidade no direito moderno e suas consequências para o Direito Positivo. Direito e Linguagem: um novo paradigma para a fundamentação da verdade Jurídica. A contribuição do pensamento contemporâneo para uma nova hermenêutica jurídica (sintaxe, semântica e pragmática). A Hermenêutica fundada na palavra.

AÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Pré-requisito: Drt. Constitucional III (4º período)

EMENTA

A disciplina comporta o estudo de instrumentos processuais constitucionais (mandado de segurança, habeas corpus, mandado de injunção, habeas data, bem como a ação popular e a ação civil pública) e a fiscalização concreta e abstrata de constitucionalidade das leis e atos normativos do estado, através do estudo de base fundamental teórica e análise de casos concretos.

(6)

QUESTÕES POLÊMICAS DE BIODIREITO Pré-requisito: Drt. Constitucional III (4º período) EMENTA

Biodireito e Biotética. Biotecnologia. Princípios e correntes. Experimentos em seres humanos. Consentimento esclarecido. Proteção de dados de saúde. Pesquisas com células-tronco. Eutanásia. Clonagem. Reprodução humana medicamente assistida.

SOCIEDADE, MÍDIA E VIOLÊNCIA

Pré-requisito: Sociologia e Antropologia do Direito (5º período) EMENTA

Cultura e sociedade: a mídia e a identidade cultural. O processo de representação e a representação através da mídia. A construção da esfera pública e os meios de comunicação. II. Industria cultural e teorias da mídia. III. Violência e representação da violência: a importância da mídia. Banalização do mal e mídia. Sociedade do espetáculo e desejo de violência. IV. Meios de comunicação: controle estatal e novas formas de mídia.

Referências

Documentos relacionados

O tiro lateral é cobrado com os pés, a bola deve ser colocada sobre a linha ou até 25 centímetros fora da quadra, o jogador que cobrar o tiro lateral não pode estar com. os pés

Séries a ser ofertada: 1ºs, 2ºs e 3ºs Anos do Ensino Médio.. Ementa: Introdução ao pensamento complexo de Edgar

Séries a ser ofertada: 1ºs, 2ºs e 3ºs Anos do Ensino Médio. Ementa: A Arte em línguas estrangeiras tem por

A inserção de conteúdos e medidas de segurança e saúde do trabalho nas instituições de ensino e em organizações visa destacar a importância de conciliar a

Séries a ser ofertada: 1ºs, 2ºs e 3ºs Anos do Ensino Médio.. Ementa: Propiciar ao aluno do Ensino Médio conhecimentos sobre saúde individual e coletiva; Saúde pública;

Séries a ser ofertada: 1ºs, 2ºs e 3ºs Anos do Ensino Médio.. Podemos dizer que o termo é, na realidade, um grande guarda-chuva, pois abrange toda a obra que é produzida com

, Empenhado referente adiantamento para despesas de alimentação e hospedagem na cidade de São Paulo para participação no 57º Fórum Nacional de Rei tores da ABRUEM realizado

Logo após colocar os produtos no carrinho de compras e informar seu e-mail e senha, você será direcionado para a tela de pagamento do pedido... 1) Selecione a E-Wallet