• Nenhum resultado encontrado

Guia do usuário. Câmeras H4 ES Avigilon H4A-G-B, H4A-G-BOIR, H4A-G-DO, H4A-G-DP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia do usuário. Câmeras H4 ES Avigilon H4A-G-B, H4A-G-BOIR, H4A-G-DO, H4A-G-DP"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Guia do usuário

Câmeras H4 ES Avigilon™

(2)

© 2016, Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. , o logotipo da AVIGILON, AVIGILON CONTROL CENTER e ACC são marcas registradas da Avigilon Corporation. Outros nomes de produtos mencionados aqui podem ser marcas comerciais dos respectivos proprietários. A ausência dos símbolos ™ e ® ao lado de cada marca comercial neste documento não significa isenção de propriedade da marca comercial em questão. A Avigilon Corporation protege suas inovações com patentes emitidas nos Estados Unidos e em outras

jurisdições em todo o mundo:http://www.avigilon.com/patents. A menos que seja expressamente concedida e por escrito, nenhuma licença será dada com relação a qualquer direito autoral, projeto industrial, marca

comercial, patente ou outros direitos de propriedade intelectual da Avigilon Corporation ou seus licenciadores.AVIGILON

Este manual foi compilado e publicado abrangendo as últimas descrições e especificações do produto. O conteúdo deste documento e as especificações destes produtos mencionados aqui estão sujeitos a alterações sem prévio aviso. A Avigilon Corporation se reserva o direito de fazer quaisquer alterações sem aviso prévio. Nem a Avigilon Corporation nem suas empresas afiliadas: (1) garantem a abrangência ou a precisão das

informações contidas neste documento; ou (2) é responsável por seu uso ou dependência dessas informações. A Avigilon não será responsabilizada por quaisquer perdas ou danos (incluindo danos consequenciais) causados pela confiança nas informações apresentadas aqui.

Avigilon Corporation http://www.avigilon.com PDF-H4ES-A Revisão: 1 - PT 20160505 2

(3)

Índice

Introdução 4

Arquitetura do sistema 4

Local com uma câmera 4

Local com várias câmera 5

Local com plataformas mistas 5

Configuração da câmera 7

Alteração da senha da câmera 7

Configuração do ACC 9

Configurações de interface da Web 9

Configuração de tempo 9

Alteração das portas de comunicação 10

Ativação do arquivamento de vídeo 10

Substituição do limite de login 11

Formatação da unidade de vídeo gravado 11

Reinicialização do ACC 11

Configurações do ACC Client 12

Alteração da senha do local 12

Criação de locais maiores 13

Criação de um local com várias câmera 13 Criação de um local de plataforma mista 13

Atribuição de um nome ao ACC 14

Conexões de câmera 15

Solução de problemas 16

Detecção de um local com câmeras H4 ES 16

Método do adaptador de Wi-Fi USB 16

Método de detecção de câmera 16

Para obter mais informações 17

(4)

Introdução

As câmeras Avigilon H4 Edge Solution (ES) são câmeras da Avigilon que contam com uma unidade de estado sólido integrada pré-carregada com o software Avigilon Control Center™ (ACC) Server.

Cada câmera H4 ES pode ser usada como uma câmera padrão ou acessada como seu próprio servidor de gravação de vídeo em rede com uma câmera pré-conectada. A câmera e o servidor existem no mesmo corpo, mas podem ser configurados separadamente. Você pode configurar as duas partes da câmera diretamente da interface da Web e do software Avigilon Control Center cliente.

Este guia descreve como configurar o sistema depois que a câmera for instalada e ligada conforme descrito no guia de instalação da câmera.

Arquitetura do sistema

O componente do servidor na câmera H4 ES pode ser vinculado a outros servidores e gerenciado junto como um local. As câmeras H4 ES quase sempre são instaladas com estas configurações:

Local com uma câmera

Figura 1:Local com uma câmera. Uma câmera H4 ES que pode ser acessada pelo ACC Client na rede local.

Um local com uma câmera é quando a câmera H4 ES opera sozinha para fazer fluxo de vídeo e gerenciar vídeos. Ao acessar o local pelo ACC Client pela primeira vez, você estará fazendo login em um local que recebe o mesmo nome da câmera. Por padrão, dois usuários do ACC podem estar conectados ao local da câmera simultaneamente.

Figura 2:Como um local com uma câmera é exibido na guia Configuração do ACC Client.

(5)

Local com várias câmera

Figura 3:Local com várias câmera. Várias câmeras H4 ES podem ser consolidadas em um local.

Você pode consolidar várias câmeras H4 ES e gerenciá-las como um local. Um local com apenas uma câmera H4 ES pode incluir até 16 câmeras O número de usuários do ACC simultâneos aumenta proporcionalmente ao número de câmeras no local.

Figura 4:Como um local com várias câmeras é exibido na guia Configuração do ACC Client.

Local com plataformas mistas

Figura 5:Local misto que contém câmeras H4 ES e servidores.

Você pode conectar seu local da câmera H4 ES a outros locais de plataforma no sistema para criar uma família de locais. Os outros locais podem ter suas próprias conexões de câmera e funcionar como um local pai para gerenciar o local filho. Esteja ciente de que as câmeras H4 ES só podem fazer parte de um local filho, nunca de um local pai.

(6)

Um local com plataformas mistas pode oferecer suporte a até 16 servidores, 200 câmeras e 100 usuários definidos. O número de servidores pode incluir câmeras H4 ES, gravadores ACC ES HD e servidores ACC.

Figura 6:Como um local com plataformas mistas é exibido na guia Gerenciamento do site do ACC Client.

(7)

Configuração da câmera

A câmera H4 ES apresenta um componente da câmera e um componente do servidor. Você pode configurar as configurações de imagem e vídeo do componente da câmera como qualquer outra câmera da Avigilon.

Na interface da Web da câmera, você pode configurar as configurações de câmera padrão. A interface da Web é similar a outras interfaces Web da câmera da Avigilon, com a adição de uma seção do ACC ES para as configurações do componente do servidor. Para obter mais informações sobre interface da Web da câmera, consulte o Guia do usuário da interface da Web da câmera H.264 da Avigilon.

No software ACC Client, a câmera é exibida como uma câmera conectada a um local e a um servidor com o mesmo nome. Do software ACC Client, você pode configurar as análises de vídeo e gerenciar as conexões de câmera em locais maiores. Para saber mais, consulte Guia de Usuário do cliente da Avigilon Control Center.

Alteração da senha da câmera 7

Alteração da senha da câmera

O nome de usuário e a senha padrão da câmera é administrator, sem senha. É recomendável que você adicione uma senha o mais rápido possível para evitar problemas de segurança. Durante o processo de

instalação, talvez você já tenha alterado a senha por meio da Camera Configuration Tool ou o Adaptador de Wi-Fi USB. Se for o caso, você pode ignorar este procedimento.

OBSERVAÇÃO: Se você alterou a senha da câmera antes de acessar o ACC Client, poderá usar a nova senha

de câmera quando fizer o primeiro login no local.

Se ainda não tiver alterado a senha da câmera, você também pode fazer isso na interface da Web da câmera.

1. Faça login na interface do navegador da Web da câmera. Para obter mais informações, consulte o Guia do usuário da interface da Web da câmera H.264 da Avigilon.

2. No canto superior esquerdo, selecione o link Setup (Configuração).

A página General (Geral) será exibida.

3. No painel do menu à esquerda, selecione Users (Usuários).

A página Users (Usuários) será exibida.

4. Na lista User Name (Security Group) (Nome de usuário (grupo de segurança)), selecione e clique em

Modify (Modificar).Administrator (Administrador)

5. No campo Password (Senha), insira uma nova senha para o administrador.

6. No campo Confirm Password (Confirmar senha), insira mais uma vez a nova senha. 7. Clique em Apply (Aplicar).

Na próxima vez que acessar a interface da Web da câmera, você precisará insira a nova senha.

(8)

A senha do componente da câmera e o componente do servidor são separados, de modo que você possa atribuir uma senha diferente para acessar o local no ACC Client. Para obter mais informações, consulte Alteração da senha do local Na página 12.

(9)

Configuração do ACC

O componente do servidor da câmera H4 ES funciona como o ACC Server e permite que você controle vídeos e eventos gravados. Você pode configurar o componente do servidor como qualquer outro local no sistema do Avigilon Control Center.

Interface da Web da câmera funciona como a ferramenta de administração do sistema. Você pode definir as configurações de administração na seção do ACC ES. Para obter mais informações, consulte Configurações de interface da Web abaixo.

No software ACC Client, a câmera H4 ES inicialmente é exibida como um local, um servidor e uma câmera com o mesmo nome. Do software do ACC Client, você pode alterar o nome e a senha do local e conectar o local a locais maiores. Para obter mais informações, consulte Configurações do ACC Client Na página 12.

Configurações de interface da Web

Além de permitir que você defina as configurações de imagem da câmera, a interface da Web da câmera também funciona como a ferramenta de administração do sistema. Você pode alterar as seguintes configurações do componente do servidor na interface da Web:

Configuração de tempo 9

Alteração das portas de comunicação 10

Ativação do arquivamento de vídeo 10

Substituição do limite de login 11

Formatação da unidade de vídeo gravado 11

Reinicialização do ACC 11

Configuração de tempo

Como a câmera H4 ES está sempre conectada de maneira independente, é recomendável que você configure a hora da câmera para que o vídeo gravado exiba a hora correta.

1. Faça login na interface da Web da câmera.

2. Exiba a página Setup (Configuração) > Network (Rede).

3. Na área Time Settings (Configurações de tempo), selecione o fuso horário da câmera. 4. Clique em Apply (Aplicar).

5. No canto inferior da área Time Settings (Configurações de tempo), clique no Configure NTP Server

(Configurar servidor NTP)link .

Se não conseguir visualizar o link, selecione Network (Rede) no painel do menu à esquerda.

(10)

6. Na área NTP Server (Servidor NTP), certifique-se de que a caixa de seleção esteja marcada e escolha uma das opções a seguir:

l DHCP: selecione essa opção para usar automaticamente um servidor NTP na rede

l Manual: selecione essa opção para inserir manualmente um endereço de servidor NTP específico

no campo NTP Server (Servidor NTP). 7. Clique em Apply (Aplicar).

Se a câmera H4 ES estiver operando sozinha como um servidor e uma câmera, exibirá o mesmo horário que o servidor NTP configurado.

Se a câmera H4 ES estiver conectada a outro servidor ACC como uma câmera, usará esse servidor como sua fonte para definir a hora. Se não for possível se comunicar com o servidor, a câmera usará o servidor NTP configurado.

Alteração das portas de comunicação

O componente do servidor se comunica com o ACC Client por meio de um intervalo das portas UDP e TCP. Os intervalos só devem ser alterados se você precisar acessar duas ou mais instâncias do ACC Server que estão no mesmo dispositivo NAT (por exemplo, o roteador), ou se houver um conflito de porta na rede.

Você pode alterar essas configurações na página ACC ES > Setup (Configuração).

1. Nas áreas Service Ports (Portas de serviço) e RTP Ports (Portas RTP), você pode alterar a Base Port (Porta de base) usada para acessar o ACC Server.

2. Clique em Apply (Aplicar).

3. Quando o navegador exibir a seguinte mensagem de erro, clique em OK:

The new service base port or login limits will only take effect once Control Center Server is restarted. (A nova porta base de serviço ou os limites de login só entrarão em vigor depois que o Control Center Server for reiniciado.) Restart Control Center Server now? (Reiniciar o Control Center Server agora?) O componente de servidor é reiniciado. A câmera continuará com o fluxo de vídeo, mas não gravará nada até que o componente do servidor fique on-line novamente.

Ativação do arquivamento de vídeo

Para usar o recurso de arquivamento de vídeo do ACC, primeiro você deve ativá-lo na interface da Web. A página ACC ES > Archive (Arquivar) permite que você ative o recurso de arquivamento de vídeo e configure o local da rede onde o vídeo arquivado foi salvo.

1. Na página Archive (Arquivar), marque a caixa de seleção Enable Archive (Ativar arquivo). 2. Na lista suspensa Network Protocol: (Protocolo de rede:), selecione uma destas opções:

l CIFS — Sistema de arquivo da Internet comum. O caminho de rede geralmente apresenta este

formato: //<hostname or IP> / <path>

l NFS — Sistema de arquivo de rede. O caminho de rede geralmente apresenta este formato:

<hostname or IP> : <path>

3. No campo Network Path: (Caminho de rede:), insira o caminho para o local de arquivamento de vídeo de sua preferência.

(11)

4. Se o local de rede exigir autenticação, marque a caixa de seleção Authentication (Autenticação) e, em seguida, insira as credenciais nos campos Username (Nome de usuário) e Password (Senha).

5. Clique em Apply (Aplicar).

Agora você pode configurar o recurso Arquivo programado no ACC Client para permitir que o sistema arquive automaticamente vídeos gravados para o local de rede selecionado.

Substituição do limite de login

Se sua câmera H4 ES estiver configurada como um local com uma câmera, apenas 2 usuários podem fazer login no local ao mesmo tempo. Se precisar de acesso extra para usuários que não vão monitorar o vídeo, você pode substituir o limite de login recomendado.

OBSERVAÇÃO: Se mais de 2 usuários fizerem login no local ao mesmo tempo, esteja ciente de que,

dependendo de como esteja configurada, isso pode reduzir o desempenho da câmera.

Você pode alterar as configurações de limite de login na página ACC ES > Setup (Configuração).

1. Na área Login Limit (Limite de login), marque a caixa de seleção Override ACC Client Login Limit

(Substituir o limite de login do ACC Client).

2. NoLogin Limit: (Limite de login:) campo, insira como vários usuários gostariam de fazer login no local da câmera ao mesmo tempo.

3. Clique em Apply (Aplicar).

Formatação da unidade de vídeo gravado

Se precisar excluir todas as configurações e todos os dados de vídeos gravados do componente do servidor, você pode reinicializar o armazenamento.

Você pode reinicializar o armazenamento na página ACC ES > Setup (Configuração). 1. Para formatar a SSD, clique em Reinitialize Storage (Reinicializar armazenamento). 2. Quando o navegador exibir a seguinte mensagem de erro, clique em OK:

This will require the ACC ES application to restart and will delete all ACC ES configuration settings and data. (Isso exigirá que o aplicativo ACC ES seja reiniciado e excluirá todos os dados e as definições de configuração do ACC ES.) Are you sure you want to continue? (Tem certeza de que deseja continuar?) O componente de servidor é reiniciado. A câmera continuará com o fluxo de vídeo, mas não gravará nada até que o componente do servidor fique on-line novamente.

Reinicialização do ACC

Se o software ACC Server não estiver funcionando conforme o esperado, você pode reinicializar o componente do servidor para tentar solucionar o problema.

Você pode reiniciar o software ACC Server na página ACC ES > Setup (Configuração).

(12)

1. Na página Setup (Configuração), clique em Desativar ACC ES (Desativar ACC ES). 2. Clique em Apply (Aplicar).

A câmera encerra o software ACC Server.

3. Clique em Ativar ACC ES (Ativar ACC ES) para reiniciar o software ACC Server.

Esteja ciente de que a câmera não gravará vídeos até que finalize a reinicialização.

Configurações do ACC Client

No ACC Client, você pode configurar as configurações de local do componente do servidor. A maioria dos procedimentos de configuração do local são os mesmos utilizados em um local do ACC padrão, contudo, os procedimentos a seguir fornecem detalhes específicos às câmeras H4 ES.

Depois que fizer a configuração do ACC Client, você poderá monitorar vídeos ao vivo e gravados como qualquer outro sistema ACC.

Alteração da senha do local 12

Criação de locais maiores 13

Atribuição de um nome ao ACC 14

Conexões de câmera 15

Alteração da senha do local

O nome de usuário e a senha do local padrão da fábrica é administrator, sem senha. Se já tiver alterado a senha do componente da câmera, o local será convertido automaticamente para usar a senha da câmera quando você fizer login no local pela primeira vez.

A senha do componente da câmera e o componente do servidor são separados. É recomendável que senhas diferentes sejam usada para cada componente a fim de aumentar a segurança do sistema.

Após efetuar login no local do ACC Client, altere a senha do local:

1. Na parte superior da janela do aplicativo, clique em para abrir o menu Nova tarefa. Quando o menu

for exibido, clique em .

2. Na guia Configuração, clique em .

3. Na caixa de diálogo seguinte, selecione a guia o nome de usuário do administrador e clique em . 4. Clique em Alterar senha....

5. Na caixa de diálogo seguinte, insira uma nova senha e confirme a nova senha. 6. Clique em OK.

(13)

Criação de locais maiores

Além de manter sua câmera H4 ES em um único local com câmeras, você tem a opção de criar um local gerenciado com várias câmeras ou combinado maior.

Criação de um local com várias câmera

Para combinar várias câmeras H4 ES em um local, você deve vincular as câmeras do mesmo modo que deve ser feito em um local com vários servidor.

1. No software do ACC Client, faça login em todos os locais com câmera que você deseja vincular.

2. Na guia Configuração do local, clique em .

A guia Gerenciamento do site será exibida. Cada câmera H4 ES deve estar listada separadamente como seu próprio local e servidor.

3. Escolha um dos locais que será a base do novo local.

4. Arraste e solve os outros servidores para o local de base escolhido.

Depois que arrastar e soltar cada servidor, uma mensagem de confirmação será exibida para alertar que todos os dados de configuração serão mesclados. Clique em .Sim

Pode levar alguns instantes para vincular cada servidor ao novo local.

Criação de um local de plataforma mista

Você tem a opção de adicionar o local da câmera H4 ES a um local maior que inclua outros servidores de plataforma: como um servidor NVR, o Gravador de Vídeo de Alta Definição (HDVA) o Gravador ACC ES Ou então, você pode gerenciar o local da câmera H4 ES com base em uma relação pai/filho.

Antes de criar uma família de locais, esteja ciente dos requisitos a seguir:

l Somente os servidores ACC baseados em Windows podem funcionar como pai. l A câmera H4 ES não pode funciona como um local pai, pode ser apenas um local filho.

o Como a câmera H4 ES não funciona como um local pai, o componente de servidor também não

pode ser adicionado a um site que já é um local pai.

(14)

1. No software do ACC Client, faça login em todos os locais que você deseja vincular.

2. Na guia Configuração do local, clique em . A guia Gerenciamento do site é exibida.

3. Para criar um novo local com a câmera H4 ES e outros servidores de plataforma: a. escolha um dos locais que será a base de seu novo local.

b. Arraste e solve os outros servidores para o local de base escolhido.

Depois que arrastar e soltar cada servidor, uma mensagem de confirmação será exibida para alertar que todos os dados de configuração serão mesclados. Clique em Sim.

Pode levar alguns instantes para vincular cada servidor ao novo local.

4. Para criar uma relação de local pai-filho:

a. Selecione o local que inclui uma câmera ES H4.

b. No canto inferior direito, clique em Conectar ao local primário.

c. Na caixa de diálogo a seguir, selecione o local pai na lista suspensa Conectar a: . d. Na lista suspensa Classificação: , selecione uma classificação para o local filho. e. Clique em OK.

Uma mensagem de confirmação será exibida para alertá-lo de que todos os dados de gerenciamento do usuário serão sincronizados. Clique em Sim.

Pode levar alguns instantes para vincular o local filho ao local pai.

Atribuição de um nome ao ACC

Para ajudá-lo a identificar os dispositivos diferentes no ACC Client, você pode alterar o nome da câmera H4 ES. Esteja ciente de que você só pode alterar o nome do local e da câmera. O servidor usa automaticamente o mesmo nome da câmera.

O nome padrão da câmera H4 ES é o número do modelo de exibição e o número serial no seguinte formato: <número do modelo> - <número serial>.

1. No software do ACC Client, faça login no local. 2. Altere o nome do local:

a. Na guia Configuração do local, clique em .

b. Na caixa de diálogo a seguir, insira um novo nome no campo Nome do site:. c. Clique em OK para salvar o novo nome do campo.

(15)

3. Altere o nome da câmera:

a. Na guia Configuração da câmera, clique em .

b. Na caixa de diálogo Geral a seguir, insira um novo nome no campo Nome da câmera:. c. Clique em OK para salvar o novo nome do campo.

O system explorer exibirá agora os novos nomes. A alteração do nome da câmera também afeta o nome que é exibido na interface da Web.

Conexões de câmera

A câmera H4 ES é um sistema independente. Não é possível conectar câmeras externas ao local.

Enquanto estiver operando como um local com uma câmera, você não conseguirá visualizar a câmera H4 ES na guia Conectar/Desconectar câmeras.

Se a câmera H4 ES fizer parte de um local maior que inclua outros tipos de servidores, o componente da câmera é exibido na listaCâmeras descobertas. A câmera ainda pode estar gravando para o componente do servidor, mas é exibida na lista para que você possa configurar a gravação redundante.

(16)

Solução de problemas

Detecção de um local com câmeras H4 ES

Quando você abre o software do ACC Client, a guia Login no local exibe uma lista de todos os locais que foram detectados automaticamente na rede. Se o local da câmera H4 ES não estiver listado, pode ser conectado a uma sub-rede diferente e precisa ser detectado manualmente.

Existem dois métodos para detectar manualmente a câmera H4 ES no software do ACC Client: por meio do adaptador de Wi-Fi USB ou se você primeiro detectar o componente da câmera no ACC Client.

Método do adaptador de Wi-Fi USB

Se você tiver acesso a um adaptador de Wi-Fi USB, pode se conectar à interface da Web móvel da câmera e atribuir um endereço IP estático que pode ser usado para detectar o local no ACC Client.

Para obter mais informações sobre o adaptador de Wi-Fi USB e a interface da Web móvel, consulte o Guia do usuário do sistema de adaptador de Wi-Fi USB da Avigilon™.

1. Conecte o adaptador de Wi-Fi USB à câmera e faça login na interface da Web móvel.

2. Na interface da Web móvel, toque no ícone do menu no canto superior esquerdo e selecione Network

(Rede).

3. Na página Network (Rede), toque na gGENERAL (GERAL)uia .

4. Toque na chave Automatic Network Configuration (Configuração automática de rede) para desativar o endereço IP automático.

Após a desativação, a tela exibe as configurações de IP estático.

5. Insira o IP Address (Endereço IP), a Subnet Mask (Máscara de sub-rede) e o Default Gateway (Gateway Padrão) que você deseja usar.

6. Toque em SAVE (SALVAR). 7. Abra o software do ACC Client.

8. Na guia Login no local, clique emEncontrar site... .

9. Na caixa de diálogo a seguir, insira o endereço IP estático que você atribuiu à câmera. 10. Clique em OK.

A câmera H4 ES é detectada e adicionada à lista de locais. 11. Selecione o local detectado e faça login.

Método de detecção de câmera

Se não tiver um adaptador de Wi-Fi USB, primeiro você pode tentar localizar o componente da câmera na rede e, em seguida, detectar o local manualmente.

(17)

1. No software do ACC Client, faça login em um local que inclua outros locais de plataforma. 2. Abra a guia Configuração do site.

3. Clique em .

4. Clique em Localizar câmera....

5. Na caixa de diálogo Localizar câmera, insira as opções a seguir:

l Tipo de pesquisa: Faixa de endereço IP l Tipo de câmera: Avigilon

l Endereço IP de início: insira o primeiro endereço IP no intervalo que a câmera possa estar usando. l Endereço IP de fim: insira o último endereço IP no intervalo de que a câmera possa estar usando.

6. Clique em OK

A câmera H4 ES será adicionada à lista Câmeras descobertas. Faça a referência cruzada do endereço MAC listado na etiqueta com o número serial da câmera para confirmar que você encontrou a câmera correta.

7. Anote o endereço IP da câmera listada.

8. Abra a guia Login no local e clique em Encontrar site.... 9. Na caixa de diálogo a seguir, insira o endereço IP da câmera. 10. Clique em OK.

A câmera H4 ES é detectada e adicionada à lista de locais.

11. Selecione o local detectado e faça login.

Para obter mais informações

Para obter mais informações sobre os recursos de configuração disponíveis na interface da Web da câmera e no software Avigilon Control Center cliente, consulte:

l Guia do usuário da interface da Web da câmera H.264 da Avigilon l Guia do usuário do Avigilon Control Center Client

Referências

Documentos relacionados

[r]

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

As reações adversas ao medicamento mais graves relatadas com mais frequência (≥1%) em pacientes que receberam palbociclibe mais fulvestranto foram infecções

Os dados indicam que as crianças brasileiras têm uma alimentação com consumo excessivo de alimentos industrializados, podendo causar sobrepeso e obesidade na

A escolha do nome, conforme vimos em Guimarães (2002), é determinada sócio-historicamente, e nessa direção pode-se dizer, então, que historicamente a sociedade

É assim que, em Bréal, o elemento exterioridade faz parte do processamento do sentido: a exterioridade não é apenas um acessório ao sentido, “uma espécie de

Para Guimarães (2002), o funcionamento enunciativo é político porque distribui nos espaços de enunciação os lugares de dizer, quer seja, o político é a contradição

RESUMO - O objetivo do estudo é descrever os fatores de risco para meningite bacteriana em recém-nascidos e analisar a prevalência destes fatores, considerando-se a presença ou não